Conectar

Ver Versão Completa : Troller 2015 - Soldas Estruturais

M_Henrique
04/11/2014, 13:26
Pessoal,

Após um ano sem o meu ex T4-11/11, foi com grande espectativa que fui conhecer o novo Troller 2015 no salão do automóvel neste ultimo sábado. Bom, eu trabalho com dimensionamento estrutural (AISC) e soldas certificadas AWS (American Welding Society ) a mais de 17 anos, e ao ver o resultado das soldas do chassi do Troller 2015, fiquei horrorizado e triste, confesso. (sem ao menos avaliar o dimensionamento).
É difícil acreditar que a Ford/Trller não tenha certificado / aplicado o processo de soldagem AWS de soldas estruturais, pois em inspeção visual apenas geométrica Cap.6.1(AWS) não seriam aprovadas por terem vasta quantidade de mordeduras geometria variavel que saltam aos olhos.(tenho fotos detalhadas).

Ford não custa mais caro fazer direito. Ford você não tem preocupação com as garantias que podem enfrentar a curto/ médio prazo com a propagação de trincas estruturais do chassis do novo T4-2015 e denegrir a imagem deste belo conceito OFFroad?

Ao novo Troller 2015, se houver atitude de melhoria neste quesito, terei você no modelo 2016, isso, confiando na superação Ford!!!.

Aos que já adquiriram o Troller 2015, abram o olho nas condições das soldas do seu Troller.

Paulo Renato Macedo
04/11/2014, 13:37
Só por curiosidade, já que sou totalmente leigo no assunto, tem como vc postar uma foto de uma solda semelhante mas feita de forma correta?

Fabio_Roberto
04/11/2014, 15:10
Pessoal,

Após um ano sem o meu ex T4-11/11, foi com grande espectativa que fui conhecer o novo Troller 2015 no salão do automóvel neste ultimo sábado. Bom, eu trabalho com dimensionamento estrutural (AISC) e soldas certificadas AWS (American Welding Society ) a mais de 17 anos, e ao ver o resultado das soldas do chassi do Troller 2015, fiquei horrorizado e triste, confesso. (sem ao menos avaliar o dimensionamento).
É difícil acreditar que a Ford/Trller não tenha certificado / aplicado o processo de soldagem AWS de soldas estruturais, pois em inspeção visual apenas geométrica Cap.6.1(AWS) não seriam aprovadas por terem vasta quantidade de mordeduras geometria variavel que saltam aos olhos.(tenho fotos detalhadas).

Ford não custa mais caro fazer direito. Ford você não tem preocupação com as garantias que podem enfrentar a curto/ médio prazo com a propagação de trincas estruturais do chassis do novo T4-2015 e denegrir a imagem deste belo conceito OFFroad?

Ao novo Troller 2015, se houver atitude de melhoria neste quesito, terei você no modelo 2016, isso, confiando na superação Ford!!!.

Aos que já adquiriram o Troller 2015, abram o olho nas condições das soldas do seu Troller.

M.Henrique

Concordo contigo, sou engenheiro mec. e conheço muito bem de solda e processos de soldagem, inclusive já fui qualificado inspetor visual de soldas pela Petrobras e acho esse acabamento é terrível, visualmente não passaria em nenhuma inspeção em minha área de atuação (vasos de pressão), nem para suporte de plaqueta. Não quer dizer obrigatoriamente que o material não esteja fundido corretamente. Apenas o visual não esta bom. Mas dependendo do tipo de descontinuidade apresentada no acabamento pode resultar em uma trinca no futuro, como foi bem colocado em seu relato e eu assino embaixo.

Mesmo o processo não sendo automatizado imagino que a Ford possua profissionais e procedimentos qualificados onde as diferenças dimensionais no acabamento da solda devem estar conforme o procedimento aplicado, imagino eu, que as soldas foram inspecionadas e liberadas pela qualidade, pq a responsabilidade é muito grande.

O Jipão merecia um acabamento melhor e mais atenção nesse ponto.

Abraço!!

Fabio_Roberto
04/11/2014, 15:28
Só por curiosidade, já que sou totalmente leigo no assunto, tem como vc postar uma foto de uma solda semelhante mas feita de forma correta?

Paulo

Essa solda não é de chassis mas serve como exemplo, é estrutural e feita por processo manual MAG.
482706

JAIME
04/11/2014, 15:57
Prezados,

Não ha como discordar, não passaria na inspeção visual. O pulo do gato é que, calculem a área de solda, certamente é superabundante e supera em muito os valores necessários de projeto, por isto resistem. Solda em construção civil é um pavor e pelo mesmo motivo que citei acima, resistem.

Felipebrandao
04/11/2014, 18:10
Pois é estava procurando sobre essas soldas do novo Troller e me espantei em ver que a até a nova ranger lá fora vem com esse mesmo "detalhe" nas soldas inclusive nos modelos raptor.482730

Felippe
04/11/2014, 19:48
Não sou nem de longe engenheiro mas também estranhei esse visual... meio grosseiro mas se até a Raptor tem esse bacalhau então quem sabe tá "serto" !!

heartland
04/11/2014, 20:39
M_Henrique (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/92217.html)

Mas isso apresentaria potencial de falhas ou é reprovação apenas estética?

JJS789
04/11/2014, 20:44
M Henrique, isso significa que o chassi não irá aguentar? ou é apenas estético?
abs

JJS789
04/11/2014, 21:04
Creio eu que sejam superdimensionadas essas soldas...
Apenas ficou feio...

JJS789
04/11/2014, 21:04
Pra dizer se aguenta ou não, apenas com análise?

Troller-a-vista
04/11/2014, 21:51
Estatísticas 4x4 Brasil - Portal Off-RoadTópicos 139,539 Posts 2,173,021 Usuários 86,134Boas-vindas a André Krauss (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/92262.html)

e essa é a primeira vez que vejo um topico / post a respeito da qualidade e conformidade de soldas...

acha que a ford esta preocupada?

uma pena... parabens pela colocao

Sergio c
04/11/2014, 23:45
Paulo

Essa solda não é de chassis mas serve como exemplo, é estrutural e feita por processo manual MAG.
482706

Fabio, como diz o ditado popular, isso sim é solda de tirar o chapéu............

JJS789
05/11/2014, 06:42
A solda que o Fabio postou recebeu acabamento!!!
E a do Troller não...

Fabio_Roberto
05/11/2014, 11:04
A solda que o Fabio postou recebeu acabamento!!!
E a do Troller não...

JJ A solda não recebeu acabamento, ele foi feita a mão livre, pode acreditar, a ponta foi esmerilhada mas a solda não.

pauloalberto
05/11/2014, 12:18
Independente de as soldas serem bem feitas ou não, o que me chama a atenção é o forista ter acabado de se cadastrar no forum, e o primeiro posters é para falar mal do troller e da Ford.
isso me lembra uns "fakes" que entraram só para falar mal do T4 TGV ou daquele outro forista que odeia o Troller, fala mal de todas as formas em especial da segurança e possui uma defender.....(carro que considero maravilhoso..)

AndréAngra
05/11/2014, 12:49
Gente, se vocês vissem as soldas aqui da construção naval, também reprovariam na hora...
E no entanto, suportam pressões absurdas (chapas de 5 ton soldada com outras chapas de 5 ton) e tudo isso vai para o mar, e fica lá, 25, 30, 40 anos......volta, faz reparo e fica mais uns 15 anos produzindo.......

É como ouvi uma vez: Solda, não precisa ser bonita, tem que ser resistente!

E outra, se o projeto prevê determinados reforços, e esses são satisfatórios para suportar forças de torção e não quebrar nos pontos de fragilidade (solda), tá tudo certo! Não precisa ter acabamento de vazo de pressão nem de uma Árvore de Natal Molhada...........

Giovani
05/11/2014, 13:18
Gente, se vocês vissem as soldas aqui da construção naval, também reprovariam na hora...
E no entanto, suportam pressões absurdas (chapas de 5 ton soldada com outras chapas de 5 ton) e tudo isso vai para o mar, e fica lá, 25, 30, 40 anos......volta, faz reparo e fica mais uns 15 anos produzindo.......

É como ouvi uma vez: Solda, não precisa ser bonita, tem que ser resistente!

E outra, se o projeto prevê determinados reforços, e esses são satisfatórios para suportar forças de torção e não quebrar nos pontos de fragilidade (solda), tá tudo certo! Não precisa ter acabamento de vazo de pressão nem de uma Árvore de Natal Molhada...........

Alguém viu aquele episódio da Dupla do Barulho (GasMonkey Garage) onde eles reformam uma F40?
Aquela armação de galinheiro pintada com spray preto fosco é o chassi duma FERRARI!

Mas concordo que faltou capricho nesse chassi. O anterior era mais bem acabado. O novo tem marcas de esmeril por todo lado...
Mas grande parte disso não é culpa de quem executa, mas sim de quem projetou o chassi. Tem tanta chapa sobreposta que parece que foram montando sem pensar muito.
Faltou um suporte? Bzzzzzz... Pronto. Ah, precisa mais um? Bzzzzz... Feito! :lol:

[]'s

M_Henrique
05/11/2014, 13:28
Paulo

482706

Paulo e Fabio e demais, segue também um exemplo muito comum de filetes prequalificados AWS usuais em estruturas AISC , mesmo que em condições estáticas, notem a diferença

Estamos de acordo que para a Ford não seria nenhum impeditivo financeiro em se alcançar o nivel de processo/qualidade que já uma realidade no mercado brasileiro que possui um nivel alto de qualificação de solda/soldadores.

Outro fato é que pode ser um problema mais gerencial desse processo não requerendo a devida qualidade e sim tempo de execução.

Mais um fato é que este processo pode estar sendo a curto medio prazo em ser automatizado (gabaritos) o que eliminaria o temerario fator humano. (Se o time do Fortaleza perder no domingo, solda ruim na segunda kkk)

Enfim, como disse, o intuito de meu post é de alerta e melhoria, pois vou comprar novo Troller , mas não aceito essa grosseria feito exatamente no chassi, vou esperar que melhore!!!

Felipebrandao
05/11/2014, 13:51
Alguém viu aquele episódio da Dupla do Barulho (GasMonkey Garage) onde eles reformam uma F40?
Aquela armação de galinheiro pintada com spray preto fosco é o chassi duma FERRARI!

Mas concordo que faltou capricho nesse chassi. O anterior era mais bem acabado. O novo tem marcas de esmeril por todo lado...
Mas grande parte disso não é culpa de quem executa, mas sim de quem projetou o chassi. Tem tanta chapa sobreposta que parece que foram montando sem pensar muito.
Faltou um suporte? Bzzzzzz... Pronto. Ah, precisa mais um? Bzzzzz... Feito! :lol:

[]'s

Concordo Giovanni parece que o projeto original era x e no final ao ir fazendo os testes foram adicionando chapas e suportes até conseguirem um resultado " satisfatório" que ficou feio ficou, mas duvido muito que vou chegar a ver um t4 na rua ou aqui no forum quebrado por causa de solda no chassi, visto que foram bem generosos na solda.

AndréAngra
05/11/2014, 17:15
Uma coisa é certa......a solda é feia....Mas quebrar, não quebra!!!

RcPM
05/11/2014, 19:03

[]'s

Giovani,

Sem defender a Troller, onde as soldas são feitas nas coxas mesmo e essa versão parece ter mais bacalhau do que o anterior, bem descrito por você.
Quando à qualidade, o povo quer solda bonita.
Prefiro 10 soldas feias com penetração total do que 1 solda bonita onde o pinga-fogo vem só caldeando pra deixar a solda bonita e quando faz gamagrafia tem um tunel entre as chapas 1mm abaixo da solda (casca) lisinha.
Cansei de ver isso bem como inspetor chato que acaba atrasando a produção porque que solda como as das fotos.
Aprendi nesta vida que o ótimo é inimigo do bom e chassi não é corrimão de shopping.
Depois de 25 anos na área de montagem industrial, ainda não caiu nada e não são "soldinhas" de chassi não.

JJS789
05/11/2014, 19:34
Ainda bem que temos pessoas sensatas aqui!!
Bola pra frente ! Tenho certeza que esse chassi e essas soldas irão aguentar.
Temos vários amigos foristas aqui que trabalham com isso, e se eles estão falando que não precisa ser bonito , tem que ser forte, é porque eles sabem do que estão falando!!
Abraço a todos! E vamos pensar bem antes de sair por aí criando novos tópicos, falando mal de um carro sobre o qual você nunca andou, sequer testou.

JJS789
05/11/2014, 19:35
Você pode estar denegrindo atoa a imagem do carro... Sem ao menos ter andando no carro, sem ter analisado nada... Só pq achou as soldas feias... Pqp

heartland
06/11/2014, 02:41
Caramba aonde que ele falou mal do carro? Voces também estão levando isso pro lado pessoal, não vi nada demais no que ele falou.

Ele apenas disse sobre a solda nao disse nem se fica fraca ou não, falou apenas de acabamento. Calma galera.

Bernardo Hoelz
06/11/2014, 09:29
Caramba aonde que ele falou mal do carro? Voces também estão levando isso pro lado pessoal, não vi nada demais no que ele falou.

Ele apenas disse sobre a solda nao disse nem se fica fraca ou não, falou apenas de acabamento. Calma galera.

x2, isso ai, a galera precisa ser mais sensata!
Pior são alguns que tem ou vão comprar o troller 2015 e não aceitam a opinião de algumas pessoas experientes em jipes e off road, e são arrogantes ao ponto de falarem que as outras não possuem $$$ pra comprar o 2015. Isso não foi relatado a mim, por que nem perco tempo discutindo com esses imbecis.

Walter da Camper
06/11/2014, 09:50
Quem acompanha esse forum há algum tempo deve ter percebido que as discussões técnicas relevantes estão escasseando e dando lugar às banalidades.
Quando aparece alguém disposto a debater coisas de real importância (ao menos para quem é do meio), logo aparecem uns malas acusando de estar falando mal do carro. Aí o cara que tinha valioso conteúdo técnico para compartilhar se aborrece e vai embora.
Em breve os tópicos vão estar falando apenas sobre multimídia e xenon.

Thiago Pereira
06/11/2014, 10:10
Ainda bem que temos pessoas sensatas aqui!!
Bola pra frente ! Tenho certeza que esse chassi e essas soldas irão aguentar.
Temos vários amigos foristas aqui que trabalham com isso, e se eles estão falando que não precisa ser bonito , tem que ser forte, é porque eles sabem do que estão falando!!
Abraço a todos! E vamos pensar bem antes de sair por aí criando novos tópicos, falando mal de um carro sobre o qual você nunca andou, sequer testou.

Você pode estar denegrindo atoa a imagem do carro... Sem ao menos ter andando no carro, sem ter analisado nada... Só pq achou as soldas feias... Pqp

Ainda bem que tem pessoas sensatas mesmo, pena que aparentemente você não faz parte desse grupo.

Postagens técnicas são cada vez mais escassas, eu mesmo evito ao maximo pq sempre alguem leva para o pessoal, principalmente ao sugerir que a imagem de um CARRO pode ter sido denegrida. :parede:
Logo mais vamos ter agentes especializados em atender CARROS sofrendo de disturbios psicológicos!!!

Fabio_Roberto
06/11/2014, 10:14
O novo Troller vai trazer um publico novo, por isso não é justo apedrejar um usuário novo que tem 1 post falando no novo Troller. Isso vai ser cada dia mais comum, vejo que o publico do novo Troller não é o mesmo do antigo, apesar de algum comprarem para fazer o mesmo tipo de uso (trilhas).

Não estou julgando se o jipe novo é bom ou ruim, apenas falando que o pessoal que não conhece muito de trilha, jipe e etc vai estar cada vez mais presente por aqui e o pessoal tem que respeitar.

Achei justo e pertinente a colocação sobre as soldas, para quem é do ramo sabe que esse acabamento é terrível inaceitável e por isso o espanto de uma montadora aceitar esse padrão, mas penso que se está lá é pq aguenta o tranco então ok!

Abraço!

heartland
06/11/2014, 11:11
Pelo visto estão achando normal aceitar um acabamento que poderia ser melhor num carro de mais de 110.000 reais?

zeca_cj
06/11/2014, 11:24
Sai a técnica, entra o achismo.

Ta forda!

TCHEIGOR
06/11/2014, 12:02
Eu acho que o Troller é robusto, os donos é que são sensíveis!
(não deu pra resistir à piada)
E bola pra frente porque to de olho nessa máquina!

AndréAngra
06/11/2014, 12:16
Enfim, voltando ao assunto, não se preocupem com as soldas......

O chassi tem reforços estruturas suficientes para suportar torções e o próprio peso do veiculo....a fibra vai rachar antes de uma solda dessa!
E a solda tá de boa, apesar do acabamento não ser de primeira!!! Está bem isolada com a pintura!!!
Podem ficar despreocupados!!!

Recebemos tempo atrás, uma plataforma de perfurações, que atua no Golfo do México, para reforma.....
Ela foi construída em 1972....toda feita com eletrodo revestido.....todas as soldas do Lower Hull dela tinham trincas, falta de fusão e mordedura.....e estava lá....abrindo poço há 40 anos....e ia perfurar mais 5 anos antes de virar sucata!!!

M_Henrique
06/11/2014, 13:24
Pessoal, através de um contínuo esforço de tentativa de conscientização do que nós, brasileiros, consumidores, trabalhadores devemos exigir o minimo de qualidade nos bens que adquirimos, segue a envidencia normativa AWS para quem tiver interesse em ler e comparar com os detalhes e assim chegar a conclusão que o chasssi do Troller 2015 exposto no salao do automovel não atende as exigencias minimas da AWS na inspeção visual/geometrica das soldas estruturais, e se usado as premissas da ASME mais regiões seriam reprovadas. Outros testes não destrutivos como Particula Magnetica ou Liquido penetrante + Ultrason (regiões de penetração total) poderiam mostrar ainda mais a ineficiencia utilizada neste processo, que considero ''grosseiro'' para para qualquer tipo de veiculo/estrutura

O veiculo está lá exposto no Anhembi para qualquer um ir constatar (se ninguem da Ford ainda não sacou e escondeu), aproveite e veja as soldas do chassi do Suzuki Jymny exposto tombado, dai vcs chegarão a mesma conclusão que eu.

Abraços

ESTEBAN
06/11/2014, 14:26
Algum aloprado vai dizer que você é pago pela Suzuki RSRS

Pessoal, através de um contínuo esforço de tentativa de conscientização do que nós, brasileiros, consumidores, trabalhadores devemos exigir o minimo de qualidade nos bens que adquirimos, segue a envidencia normativa AWS para quem tiver interesse em ler e comparar com os detalhes e assim chegar a conclusão que o chasssi do Troller 2015 exposto no salao do automovel não atende as exigencias minimas da AWS na inspeção visual/geometrica das soldas estruturais, e se usado as premissas da ASME mais regiões seriam reprovadas. Outros testes não destrutivos como Particula Magnetica ou Liquido penetrante + Ultrason (regiões de penetração total) poderiam mostrar ainda mais a ineficiencia utilizada neste processo, que considero ''grosseiro'' para para qualquer tipo de veiculo/estrutura

O veiculo está lá exposto no Anhembi para qualquer um ir constatar (se ninguem da Ford ainda não sacou e escondeu), aproveite e veja as soldas do chassi do Suzuki Jymny exposto tombado, dai vcs chegarão a mesma conclusão que eu.

Abraços

heartland
06/11/2014, 16:20
O fato de aguentar não quer dizer que está correto. Se existe um padrão internacional a ser seguido, então deveria ser seguido. Pelo menos penso assim mas pro Brasil tá bom. Pro Brasil poderia ser solda de estanho.

Sergio c
06/11/2014, 16:24
Não entendo muito da coisa, mas esse chassi do novo troller não parece ser do tipo estampado-dobrado com os de jeeps, rurais e bandeirantes, parece que foi feito daqueles tubos de 6 metros retos, sendo cortado no angulo desejado e soldado.

Outra coisa, quem viu os vídeos da fabricação do troller, essas soldas no chassi são feitas por funcionários ou é feita por robos?

Felipebrandao
06/11/2014, 16:43
Pois é nos videos que eu recebi da fabrica os chassis já estavam lá prontos, tem a possibilidade de estarem sendo fabricados na argentina junto aos chassis da nova ranger, onde é feito por maquinário.

heartland
07/11/2014, 02:37
Gostaria de saber o seguinte, o fato de ser assim enfraqueceria a solda ou é só uma questão de padronização/estética?

AndréAngra
07/11/2014, 07:48
Estética!

Essa estrutura não vai sofrer as pressões e torções que as normas ASME e AWS contemplam!
Isso não é uma plataforma de petróleo que vai ficar 25 anos no mar.....nem uma linha de gás que vai suportar pressões altíssimas!

Não quer dizer que uma solda não possa se romper.....isso pode ocorrer em qualquer carro!!!
Mas quantos casos já ouvimos falar?

RcPM
07/11/2014, 08:53
Estética!

Essa estrutura não vai sofrer as pressões e torções que as normas ASME e AWS contemplam!
Isso não é uma plataforma de petróleo que vai ficar 25 anos no mar.....nem uma linha de gás que vai suportar pressões altíssimas!

Não quer dizer que uma solda não possa se romper.....isso pode ocorrer em qualquer carro!!!
Mas quantos casos já ouvimos falar?

Resumindo, mais um tópico inútil.
Passa a régua

Claudio 90
07/11/2014, 09:44
Passa a régua

X2!!!!!!!!!

AndréAngra
07/11/2014, 09:44
Acho que a troca de idéias é valida....
A preocupação que apareceu por aqui, é útil para futuros compradores do carro entenderem melhor....

E claro, nenhuma dessas soldas está livre de se romper......só que não é caso específico do Novo Troller......isso pode ocorrer em qualquer outra carro em que o chassi seja soldado!
Essas descontinuidades que aparecem, de fato não são para se deixar de lado, mas como o chassi não vai sofrer como um equipamento de alta pressão, duvido que essas soldas se quebrem!

Sergio c
07/11/2014, 09:53
Passa a régua
Boa viagem de volta, é só não ler esse tópico e ler os outros. Um abraço.

Walter da Camper
07/11/2014, 10:08
Resumindo, ao que tudo indica, a qualidade da solda é suficiente no quesito resistência e a questão estética apenas reflete a falta de zelo do fabricante, postura que infelizmente parece ser bem adequada ao mercado brasileiro onde os clientes acham inúteis as discussões e análises técnicas.

RcPM
07/11/2014, 10:27
Resumindo, ao que tudo indica, a qualidade da solda é suficiente no quesito resistência e a questão estética apenas reflete a falta de zelo do fabricante, postura que infelizmente parece ser bem adequada ao mercado brasileiro onde os clientes acham inúteis as discussões e análises técnicas.
Companheiro, conheço um pouquinho do assunto, depois de 25 anos na área.
E te digo uma coisa, analisar e atestar a qualidade de soldas por foto não acontece. Uma foto pode até indicar a necessidade de efetuar uma gamagrafia ou outro ensaio não destrutivo para comprovar a eficiência. Cansei de ver inspetor de qualidade derrubando soldas pela aparencia e depois dos ensaios comprovou-se que não havia problemas ao passo que já derrubei tanques de 3000m3 por falhas irrecuperáveis nas soldas como descrevi na minha primeira msg neste tópico.
Voltando ao Troller, ao que tudo indica, as soldas são feitas na MIG, cujo processo é complicado de fazer soldas de boa aparência em chapas finas como as do chassi em questão. Isto de forma nenhuma condena as soldas.
Esta discussão aqui não vai levar a nada sem que sejam realizados ensaios nas peças em questão, portanto SIM, a discussão baseada em palpites, fotos e "achismos" aqui é inútil.

Walter da Camper
07/11/2014, 11:58
RcPM, Quase tudo que tem no forum é baseado na experiência prática daqueles que se dispõe a colaborar com os demais praticantes do esporte. Como ninguém irá se dispor a fazer um ensaio técnico, muito menos a fábrica, que se os faz, não divulga os resultados, somente nos resta, como intusiastas e interessados, aplicar a analogia em relação a situações parecidas que já vivenciamos, como você e outros aqui fizeram. E acredite, isso foi bastante útil, porque a utilidade de um tópico não se resume àqueles que participaram da discussão.
Daqui a alguns anos, alguém que acabou de comprar um Troller vai olhar embaixo do carro e achar que foi premiado com o chassi que foi soldado na segunda-feira depois da derrota do time de futebol. Ao pesquisar na internet encontrará esse tópico empoeirado, e verá que isso é normal e todos são daquele jeito e em outra pesquisa saberá que vários carros foram torcidos nas trilhas e não quebraram as soldas.
Pelas suas postagens em outros tópicos, sei que és praticante de off-road e, assim como eu, já deve ter se beneficiado de informações que outros julgaram inuteis.

Grande abraço e boas trilhas.

M_Henrique
07/11/2014, 13:39
Walter, muito sensato seu posicionamento.

Bom, avaliando os pareceres e opinões de todos da constatação que fiz do chassi Troller 2015, relato que é fato e por conduta tecnica profissional em não ser conivente ao não atendimento de procedimentos padronizados internacionamente e realizar a disponibilização deste a venda.
Sou profissional credenciado para estar dando este parecer, e quando alguns correlacionam unicamente torções do chassi de um veiculo como o Troller , estão amplamente enganados, temos imperativamente flexo tração combinados a cisalhamento, digamos que a torção seria um elemento de segunda ordem.

Mas enfim, aos que tem conhecimento e interesse de melhorias em todos ambitos de nossa industria, grato pelas opinões, aos que por ignorancia refletem suas opinões sem embasamentos, fica a minha compreensão.

Abraços

solanocardia
07/11/2014, 14:12
Walter, muito sensato seu posicionamento.

Bom, avaliando os pareceres e opinões de todos da constatação que fiz do chassi Troller 2015, relato que é fato e por conduta tecnica profissional em não ser conivente ao não atendimento de procedimentos padronizados internacionamente e realizar a disponibilização deste a venda.
Sou profissional credenciado para estar dando este parecer, e quando alguns correlacionam unicamente torções do chassi de um veiculo como o Troller , estão amplamente enganados, temos imperativamente flexo tração combinados a cisalhamento, digamos que a torção seria um elemento de segunda ordem.

Mas enfim, aos que tem conhecimento e interesse de melhorias em todos ambitos de nossa industria, grato pelas opinões, aos que por ignorancia refletem suas opinões sem embasamentos, fica a minha compreensão.

Abraços

Tópico interessante, para mim que não entendo "Xongas" de solda já aprendi alguma coisa.

dojao campeao
07/11/2014, 17:12
Mas que é cada solda feia da porra, é!

JJS789
07/11/2014, 18:53
Amigos, você esta dando parecer que "vai quebrar"? É isso mesmo?!
não entendi.

JJS789
07/11/2014, 19:30
Não entendi quando o amigo Valter disse sobre o cara pensar que foi premiado... Você diz sobre as soldas feias ou sobre quebras?

Thiago Pereira
07/11/2014, 19:40
Amigos, você esta dando parecer que "vai quebrar"? É isso mesmo?!
não entendi.

Não entendi quando o amigo Valter disse sobre o cara pensar que foi premiado... Você diz sobre as soldas feias ou sobre quebras?

O texto está claro e objetivo, então leia novamente, umas 100 vezes se for preciso... Quem sabe consegue interpreta-lo corretamente.

JJS789
07/11/2014, 19:58
Eu lhe tratei mal em algum momento?
Eu só estou perguntando, e foi pro Valter. E não desrespeitei ele.
Não lhe desrespeitei e nem lhe tratei mal em momento algum. Apenas estou perguntando, e que eu saiba perguntei diretamente ao autor do texto!

JJS789
07/11/2014, 19:59
Você não é o autor do texto, favor deixar que o autor responda.

heartland
07/11/2014, 21:29
Na minha opinião inútil é quem fica ofendidinho com o que compra e não aceita sequer uma discussão. Isso pq não estão nem falando mal do carro. Desculpem-me mas fazendo isso vocês parecem crianças.

Eu tenho interesse em saber e fiquei muito interessado no tópico pois estou aprendendo. Então se não gostou é só não participar do tópico é muito simples.

Tudo na vida tem procedimento e agora eu quero saber se qualquer solda tem procedimento ou se apenas as de plataforma de petróleo.

JJS789
07/11/2014, 21:38
Não estou ofendido...rsrsrs
Pelo contrário, também estou interessado no tópico.
Proponho aos amigos ficarmos todos em paz.
Também não tenho o carro, porém muito me interessa, por isso que quis saber o certo o que o amigo Valter quis dizer.
Enfim... Acompanhando....

Walter da Camper
07/11/2014, 22:05
Traduzindo para o colega:
"Premiado" no sentido irônico. Significa o sujeito achar que só o carro dele sofreu falha na montagem. Ao descobrir que o que parecia falha é um padrão da fábrica e que muitos carros saíram daquele jeito e não houve quebra, o sujeito se tranquiliza e segue a vida.
Você deve ser um cara jovem e por isso nunca ouviu falar numa antiga lenda do mundo automobilístico que diz que os carros montados às segundas-feiras pós derrota dos times de maior torcida, tem maior probabilidade de sair com defeito de fabricação.

JJS789
07/11/2014, 22:07
Hahahahahaha entendi.
Gostei dessa da lenda...rsrsrs
obrigado pela ajuda! E estou de olho!
Abração!

RcPM
07/11/2014, 22:14
Na minha opinião inútil é quem fica ofendidinho com o que compra e não aceita sequer uma discussão. Isso pq não estão nem falando mal do carro. Desculpem-me mas fazendo isso vocês parecem crianças.

Eu tenho interesse em saber e fiquei muito interessado no tópico pois estou aprendendo. Então se não gostou é só não participar do tópico é muito simples.

Tudo na vida tem procedimento e agora eu quero saber se qualquer solda tem procedimento ou se apenas as de plataforma de petróleo.

Pelo correto, toda solda deveria ter uma EPS (Especificação Para Soldagem) mas obviamente quando se solda uma grade para cerca ou janela, um suporte para eletroduto, entre outros exemplos sem riscos maiores se utiliza apenas a experiência.
Em se tratando de soldas de responsabilidade, toda e qualquer solda tem EPS e o soldador deverá ser qualificado para este procedimento, as soldas são rastreadas assim como os materiais de consumo (eletrodos) e materiais básicos. Toda esta documentação vai para o Data-book do equipamento, pois em caso de falhas tudo pode ser rastreado e o responsável apontado.
Bom, este é o procedimento é exigido e adotado em instalações industriais sérias, não apenas na área de petróleo.
Obviamente a indústria petroquimica (não apenas plataformas) e quimica, são as mais exigentes devido aos riscos envolvidos e portanto os procedimentos e aplicação dos mesmos são mais exigidos.
Em contra-partida há muita empresa que continua fazendo tudo nas coxas.

Trazendo isto para o carro, para ser homologado todos os cálculos estruturais, EPS, qualidade dos materiais, etc são apresentados além dos resultados dos ensaios, teste de rigidez etc e tal.

A aplicação destes procedimentos cabe ao setor de controle de qualidade aprovar e é ai que a porca torce o rabo muitas vezes. Algumas empresas adotam a seguinte postura: Elaboram um mapa de risco, estabelecem a contingência para erros e falhas que possam ocorrer e deixam o barco rolar, pois a qualidade total custa mais do que remediar algo que passou no controle de qualidade. Essa tendência é mundial e não exclusividade do Brasil.

Thiago Pereira
07/11/2014, 22:26
Eu lhe tratei mal em algum momento?
Eu só estou perguntando, e foi pro Valter. E não desrespeitei ele.
Não lhe desrespeitei e nem lhe tratei mal em momento algum. Apenas estou perguntando, e que eu saiba perguntei diretamente ao autor do texto!

Tratar mal, desrespeitar? Quem? Como? Onde? Não sei de onde tirou isso...

Não sou o Walter (com W), mas soube interpreta-lo perfeitamente pq como disse: o texto era obvio e claro, e se quer tratar particularmente, use a mensagem privada, pois ao postar em um fórum o objetivo é que todos possam responder e comentar.

JORGE DELMANTO
07/11/2014, 23:26
M_Henrique,

Bem vindo ao time daqueles que querem melhorias nos produtos , mas aqui sao taxados de recalcados por Trolles lovers.

Passei por isso meses ate conseguir o recall do 3.2 formando um grupo de donos lesados. Tivemos duas vitorias na Justica. Mesmo assim, sou criticado por pessoas que nao me conhecem....e se acham donos da razao aomficar defendnedo uma marca que desrespeitou e muito seus clientes.

Torco para que, todas as nossas criticas, sejam analisadas como na era Araripe...e que estes apntamentos tragam melhorias!

Volto a repetir, o novo trolle como suv e um bom veiculo. Como jipe offroad, precisa mudar muito!

abreu
07/11/2014, 23:34
M_Henrique,

Bem vindo ao time daqueles que querem melhorias nos produtos , mas aqui sao taxados de recalcados por Trolles lovers.

Passei por isso meses ate conseguir o recall do 3.2 formando um grupo de donos lesados. Tivemos duas vitorias na Justica. Mesmo assim, sou criticado por pessoas que nao me conhecem....e se acham donos da razao aomficar defendnedo uma marca que desrespeitou e muito seus clientes.

Torco para que, todas as nossas criticas, sejam analisadas como na era Araripe...e que estes apntamentos tragam melhorias!

Volto a repetir, o novo trolle como suv e um bom veiculo. Como jipe offroad, precisa mudar muito!

Estava demorando! Kkkkkk...

Cade o Wrangler? Pegou fogo!? =0

Olhae, você está melhorando, agora de Marruá.

Agora vá instalar uma caixa de redução nesse Marruá vá Delmanto! Essa primeira reduzida do Marruá e as outras longas não dá.

=***

RcPM
08/11/2014, 07:28
Jorge Delmanto, abreu e M_Henrique,

Primeiramente ninguém aqui está defendendo o Troller, segundo o Wrangler não pega tanto fogo quanto se imagina.
A discussão aqui é sobre soldas, portanto se mantenham focados no assunto.

Realmente as soldas no chassi do Troller não são bonitas (esteticamente falando), quanto a condenar as mesmas baseados APENAS EM FOTOS é outra história e ai eu pergunto:
O especialista em soldas e o advogado irão construir um laboratório de testes, contratar uma equipe para desmontar um Troller, pegar o chassis investir uma fortuna para fazer todos os ensaios para tentar provar que está correto, e no caso de conseguir estes resultados, passar ao advogado correr atras de um processo que irá empoerar por 20 anos no sistema judiciário e provavelmente irá cair no esquecimento ou resultará num acordo tipo "cala-a-boca" para 1 ou 2 interessados e pronto? Durante esse período todo o defensor do Troller vai ficar organizando manifestações em frente ao laboratório de testes ou vai vender o carro diante do primeiro problema que aparecer?

Seria hilário esta cena. Mas ninguém vai fazer porcaria nenhuma e sabem porque? Porque é muito fácil ficar atras de uma M… de teclado bradando aos 4 ventos que "o meu é maior" ,"dou 5 sem tirar de dentro" e na hora H não fazem NADA.

Eu particularmente não gostei do novo T4 mas isto é outro assunto e é um carro ainda não testado no limite pelo prazo que está disponível no mercado.

Quanto ao chassi antigo, entendo que não há mais o que se provar em termos de resistência, de tanto que levou porrada nas trilhas do Brasil afora.

Resumindo, o T4 é um veiculo artesanal com chassi soldado portanto nunca terá o acabamento de um chassi estampado, simplesmente pelo processo de fabricação.

Poderiam melhorar bastante, nisso eu concordo mas isto irá acontecer pelo fato de nós estarmos discutindo aqui?

Infelizmente não vai ou vocês acham que o modelo tampão (3.2) saiu de linha de tanto que foi reclamado aqui?
O projeto do novo estava pronto desde 2011 e nós não sabemos o que houve para o atraso no lançamento, mas para continuar fabricando o T4, fizeram o modelo tampão e todos conhecemos sua história.

heartland
08/11/2014, 07:51
eu nao me importaria com chassi feio, nao vou ve-lo, o que me preocuparia seria a durabilidade. se o problema é só estético então não é um problema. mas é interessante saber que existem protocolos!

JORGE DELMANTO
08/11/2014, 09:15
Estava demorando! Kkkkkk...

Cade o Wrangler? Pegou fogo!? =0

Olhae, você está melhorando, agora de Marruá.

Agora vá instalar uma caixa de redução nesse Marruá vá Delmanto! Essa primeira reduzida do Marruá e as outras longas não dá.

=***

Abreu,

Vc parece PTista, não sabe o que fala e fala besteira sempre para defender a troller.

Se gosta de kichute não tem pq experimentar um Nike....

E sobre a minha Marrua, nao se preocupe, pois onde ando crianças nao chegam perto! E acho que com cambio e reduzida da Pantanal (aquela carro da troller que foi recolhido por problemas graves nos chassis) acho que ela tem reduzida sim...

Sergio c
08/11/2014, 09:42
Calma pessoal, todo mundo pode dar sua opinião neste fórum, e devemos deixar de "espetar", mesmo que sutilmente, nossos colegas de forum e 4x4.

solanocardia
08/11/2014, 10:28
O tópico estava indo tão bem, não entendo porque sempre acaba em "mimimi"!?

AndréAngra
08/11/2014, 12:50
Simples...pq não se pode falar, debater ou discutir sobre o Novo Troller de Salto Alto T4.....

Não dá para trocar uma idéia aqui!!!
Vou voltar para os tópicos dos 2.8 que a rapaziada lá só anda de carro velho mesmo e todo mundo sabe que aquilo é uma porcaria.....kkkkkkkkkkk.....e no fina estamos no mesmo barco!!!!
Tchau!

JORGE DELMANTO
08/11/2014, 13:38
Srs,

Peco desculpas se causei discussaomaqui. O interesse e apenas forcar a ford a aprimorar o produto...apenas isso.

Mas considero absurdo nao poder criticar - com razao - os defeitos, sem ser pixado, taxado de recalcado.....ainda maismpor quem nao faz trilha e nao conhece os apertos e necessdade in loco de uma boa trilha
pesada!

abc

Policarpo
08/11/2014, 15:08
Também fiquei com uma péssima impressão daquelas soldas no chassi do novo Troller.

O jipe melhorou em vários aspectos, reconheço, mas no meu pto de vista a evolução deveria ser contínua, nunca retroceder, mesmo que seja um impacto visual, é uma regressão.

Vi também que o perfil do chassi "afinou" em relação ao antigo Troller e essas soldas de péssima impressão.

O aspecto visual faz parte do quesito qualidade e precisa estar nos detalhes de robustez de um jipe, o chassi principalmente.

Agora, o Troller é um caso de mestrado aqui no Brasil...a Ford/Troller pode fazer "pioria" que vai ter muita gente defendendo como se fossem sócios...não consigo entender isso, definitivamente isso não contribui em nada.

Sergio c
08/11/2014, 22:43
Por acaso, no facebook de um amigo castelhano, ele postou essa foto com o título "belo trabajo", foto retirada página da AWS também do facebook. Nem sabia que a AWS tinha página no face.

heartland
09/11/2014, 08:07
E acho que com cambio e reduzida da Pantanal (aquela carro da troller que foi recolhido por problemas graves nos chassis) acho que ela tem reduzida sim...

Dizem que não havia problemas e que a FORD simplesmente quis tirar de circulação uma Pickup com dana 60 que custava 70 mil reais para não concorrer com sua linha própria. Se é verdade ou não, eu não sei.

robson010203
09/11/2014, 14:24
Quando a Ford comprou a troller ela interrompeu a fabricação da Pantanal, o que se comenta no mercado é que a Ford optou por recolher o modelo, pagando uma indenização aos proprietários correspondente ao valor da camionete segundo a tabela FIPE, a fim de não precisar manter uma estrutura de peças de reposição e atendimento por vários anos.

ESTEBAN
09/11/2014, 16:41
Tiraram de circulação

Giuberto
09/11/2014, 20:47
Dizem que não havia problemas e que a FORD simplesmente quis tirar de circulação uma Pickup com dana 60 que custava 70 mil reais para não concorrer com sua linha própria. Se é verdade ou não, eu não sei.

Tem certas coisas que se contradizem. Vocês acham mesmo que a ford seria tão preocupada assim com o consumidor? Acham mesmo que ela testaria o chassi de uma picape que vendeu pouquíssimas unidades (nenhum relato de problemas em chassi nestas)? Não faz sentido.

É óbvio que não havia problema algum com o chassi da pantanal. Até porque, se houvesse, isso não seria motivo pra ford tirar a picape de linha. Provavelmente iam fazer uma solda muito mais feia que a do novo troller e continuar a fabricação. Alguém discorda?

Eles tiraram de linha pois não faria sentido fazer propaganda da ranger como pickup offroad, tendo uma picape com 2 eixos rígidos, dana 44 e dana 60 flutuantes, ângulos melhores, de fibra, com maior capacidade de carga e muito mais rústica. Considero a ranger a picape mais offroad de todas do mercado neste segmento de picapes pequenas, e nem vejo ponto de concorrência entre ela e a pantanal.

A pantanal vinha com um objetivo claro segundo o prórprio Araripe! Que era ocupar o lugar deixado pela picape toyota bandeirante!

É como tentar comparar ranger, l200, s10, etc com defender 130, toyota band picape, agrale am100, etc. Mas, o preço é que acaba determinando a concorrência pra grandes parcelas dos consumidores, e isso iria afetar diretamente as vendas de ranger, além de gerar problemas devido a carência de conforto, controle de qualidade, custo de manter a reposição de peças e etc da pantanal, trazendo apenas dor de cabeça para a ford.

homerohermida
09/11/2014, 21:38
Tem certas coisas que se contradizem. Vocês acham mesmo que a ford seria tão preocupada assim com o consumidor? Acham mesmo que ela testaria o chassi de uma picape que vendeu pouquíssimas unidades (nenhum relato de problemas em chassi nestas)? Não faz sentido.

É óbvio que não havia problema algum com o chassi da pantanal. Até porque, se houvesse, isso não seria motivo pra ford tirar a picape de linha. Provavelmente iam fazer uma solda muito mais feia que a do novo troller e continuar a fabricação. Alguém discorda?

Eles tiraram de linha pois não faria sentido fazer propaganda da ranger como pickup offroad, tendo uma picape com 2 eixos rígidos, dana 44 e dana 60 flutuantes, ângulos melhores, de fibra, com maior capacidade de carga e muito mais rústica. Considero a ranger a picape mais offroad de todas do mercado neste segmento de picapes pequenas, e nem vejo ponto de concorrência entre ela e a pantanal.

A pantanal vinha com um objetivo claro segundo o prórprio Araripe! Que era ocupar o lugar deixado pela picape toyota bandeirante!

É como tentar comparar ranger, l200, s10, etc com defender 130, toyota band picape, agrale am100, etc. Mas, o preço é que acaba determinando a concorrência pra grandes parcelas dos consumidores, e isso iria afetar diretamente as vendas de ranger, além de gerar problemas devido a carência de conforto, controle de qualidade, custo de manter a reposição de peças e etc da pantanal, trazendo apenas dor de cabeça para a ford.
Concordo em gênero, número e grau. Parabéns pela constatação! Realmente é ridículo acreditar que a Ford estava preocupada com meia dúzia de consumidores de Pantanal e se lixando para centenas de TGVs! rsrrsrsrsrsrs

abreu
09/11/2014, 22:37
Abreu,

Vc parece PTista, não sabe o que fala e fala besteira sempre para defender a troller.

Se gosta de kichute não tem pq experimentar um Nike....

E sobre a minha Marrua, nao se preocupe, pois onde ando crianças nao chegam perto! E acho que com cambio e reduzida da Pantanal (aquela carro da troller que foi recolhido por problemas graves nos chassis) acho que ela tem reduzida sim...

De Pantanal né, SEI... (É de Troller mesmo, aquele que você tanto critica).

Pessoal liga não, é que ADORO aperriar o Delmanto.

Esse mês o "carro do mês" dele é o Marruá. Já foi Defender, já foi Wrangler.
Próximo mês veremos qual será o "The Best Car of Month".

=**

abreu
09/11/2014, 22:49
Quem acompanha esse forum há algum tempo deve ter percebido que as discussões técnicas relevantes estão escasseando e dando lugar às banalidades.
Quando aparece alguém disposto a debater coisas de real importância (ao menos para quem é do meio), logo aparecem uns malas acusando de estar falando mal do carro. Aí o cara que tinha valioso conteúdo técnico para compartilhar se aborrece e vai embora.
Em breve os tópicos vão estar falando apenas sobre multimídia e xenon.

Técnica?

Discutir solda por fotos é técnica agora?
Afirmar que as soldas de um chassi vão quebrar analisando FOTOS?
Nossa, a que ponto chegamos...

abreu
09/11/2014, 22:54
Eu não comentei o tópico porque não precisa.

Se me fosse cobrado analisar o chassi do Troller, eu usaria um ultrasom para poder afirmar se as soldas passam ou não na inspeção. A inspeção visual serve apenas para identificar falhas GROSTESCAS, coisa que não vejo no chassi do Troller.

Por fotos é IRRESPONSÁVEL afirmar que um chassi vá ou mesmo possa ter problemas.

Concordo que há excesso de material nas soldas do chassi do Troller, mas disso para afirmar uma possível quebra?
Ai já é demais!

É como já disseram aqui, "Se você visse as soldas do mercado naval, não aprovaria nenhuma".

Solda de chassi não precisa ser bonita, precisa ser resistente.
O Troller não é carro de exposição.

Abraços.

Giuberto
09/11/2014, 23:06
Concordo em gênero, número e grau. Parabéns pela constatação! Realmente é ridículo acreditar que a Ford estava preocupada com meia dúzia de consumidores de Pantanal e se lixando para centenas de TGVs! rsrrsrsrsrsrs

Exatamente!! kkkkkkkkk

heartland
10/11/2014, 09:06
Técnica?

Quem falou que vai quebrar?

Walter da Camper
10/11/2014, 10:16
Pô Abreu!?!? Estamos num forum de internet. Qual a outra forma de ilustrar o que estamos discutindo sem ser por foto?
Alguém vê algo ao vivo, tira foto, coloca aquí e cada um dá seu parecer com base na experiência que tem.
Francamente, velho... vc é jipeiro!... deixa a frescura para aqueles que estão chegando agora e não sabem nada de jipe.

Técnica?

Fabio_Roberto
10/11/2014, 11:03
Pô Abreu!?!? Estamos num forum de internet. Qual a outra forma de ilustrar o que estamos discutindo sem ser por foto?
Alguém vê algo ao vivo, tira foto, coloca aquí e cada um dá seu parecer com base na experiência que tem.
Francamente, velho... vc é jipeiro!... deixa a frescura para aqueles que estão chegando agora e não sabem nada de jipe.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas:

Giovani
10/11/2014, 12:15
As marcas de esmeril que me referi em outro post...

Detalhe para os pontos de ancoragem dianteiros, fixados com rosca na própria chapa. O aço não é mais que um SAE 1020, com 6,35mm de espessura. Se não cuidar na hora de montar os acessórios, espana a rosca bem fácil. Atrás não tem espaço para colocar porcas.

[]'s

Vermeio
10/11/2014, 13:44
crédo, que coisa feia...
setor de auditoria e inspeção de qualidade da fabrica deve ser nota 10!

Sergio c
10/11/2014, 13:50
E tudo isso a partir de 110.000,00, à vista, hehehehehe

pedro bonadio
10/11/2014, 14:28
E tudo isso a partir de 110.000,00, à vista, hehehehehe

A melhor até o momento! hahahahahahaha

Armindo Neto
10/11/2014, 15:43

Detalhe para os pontos de ancoragem dianteiros, fixados com rosca na própria chapa. O aço não é mais que um SAE 1020, com 6,35mm de espessura. Se não cuidar na hora de montar os acessórios, espana a rosca bem fácil. Atrás não tem espaço para colocar porcas.

[]'s
Tem ferrugem aí na história ou é impressão minha?
abs,
Armindo.

HelioPE
10/11/2014, 18:00
Infelizmente ainda continua sendo fabricado em oficina de fundo de quintal e cobrando a partir de R$ 110.000,00. Um bom soldador teria vergonha de fazer soldas e acabamentos dessa qualidade. E ainda continuam tentando convercer que é uma das maravilhas do planeta!!!

RcPM
10/11/2014, 18:23

[]'s

As marcas de lixadeira são ajustes finos do tipo, não "cabeu" usa uma marreta maior, peraí melhor a lixadeira porque a marreta vai "amaçar" a chapa.
Bem no espirito, "a 100km/h cheio de barro ninguém vai ver" ou ainda "pra quem é e pra onde vai, tá bão"

Paulo Fogaça
10/11/2014, 20:06
Padrão Ford de Qualidade!!! Que coisa horrível!!!

Armindo Neto
10/11/2014, 20:11
E sobre os ferrugens galera???
Não os preocupa? Não compromete o chassi?
Abraços,
Armindo Neto.

heartland
10/11/2014, 21:01
Nada que um eletrodo de sacrificio não resolva. os land não tinha tb chassis com furos absurdos por causa de oxidação devido à corrente galvânica?

Giovani
10/11/2014, 21:03
Também não é fim do mundo... Só poderiam fazer com um pouco mais de carinho.

Fazer bem feito, no fim das contas, custa menos.

A ferrugem que aparece é bem superficial. Nada que preocupe, pois as chapas são grossas.

[]'s

heartland
10/11/2014, 21:26
Tambem acho que essa ferrugem nao é nada, é natural e superficial e nao deve sair disso.

Armindo Neto
10/11/2014, 21:39
Então caso eu compre, posso curtir minha viatura sem se preocupar com essas ferrugens?

Armindo Neto
10/11/2014, 21:40
Eo que seria eletrodo de sacrifício ?
Desculpa a ignorância...rs

abração,
Armindo Neto.

heartland
10/11/2014, 21:42
Perdao nao é eletrodo, falei errado, é anodo de sacrificio:https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=anodo+sacrificio

Giovani
10/11/2014, 22:03
Então caso eu compre, posso curtir minha viatura sem se preocupar com essas ferrugens?

Morando no litoral, só precisa dar uma atençãozinha com a maresia. A princípio nada além do que faria com qualquer outro carro. Manter limpo e lubrificado.

[]'s

Walter da Camper
10/11/2014, 23:00
Salvo engano, anodo de sacrifício (proteção catódica) não funciona ao ar livre porque a peça a proteger precisa estar imersa em um meio condutor da corrente (água ou enterrado) para fechar o circuito.
Alguém confirma essa informação?

Perdao nao é eletrodo, falei errado, é anodo de sacrificio:https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=anodo+sacrificio

abreu
11/11/2014, 01:57
Minha nossa, isso é um Troller ou um barco?

Querem um chassi de inox também?

Eu fiz minhas contas aqui, com todas as modificações solicitadas pelos usuários do Fórum 4x4 Brasil o novo Troller vai chegar no mercado ao preço de R$229.900,00 (Duzentos e nove mil e novecentos reais).
Completo com todos os acessórios, ficará por R$279.900,00.

heartland
11/11/2014, 02:52
Salvo engano, anodo de sacrifício (proteção catódica) não funciona ao ar livre porque a peça a proteger precisa estar imersa em um meio condutor da corrente (água ou enterrado) para fechar o circuito.
Alguém confirma essa informação?

Não sei dizer. Não me aprofundei no assunto pois quando eu comecei a ler sobre o assunto logo em seguida tive o Troller furtado (isso foi em 2009). Mas vou ler a respeito amanha ou quarta.

solanocardia
11/11/2014, 08:08
Não dá para entender por que a Ford, uma empresa gigantesca, não se deu ao trabalho de desenvolver um chassi para o novo Troller.
Não resta dúvida que o novo Troller deve ser um baita jipe como foram os outros, ou até melhor. Com grande potencial até de exportação se tudo ocorrer bem.
Mas uma coisa é a antiga Troller desenvolver um carro quase que artesanal, do zero e apresentar problemas. Tb bem, gente releva pelo esforço e pelas dificuldades de um pequena empresa começar do zero um projeto desses e ao longo do tempo ir aprimorando. Como a gente relevou os Engesa, Camper, JPX e outras bravas iniciativas.
Agora uma empresa como a Ford é inadmissível.

zeca_cj
11/11/2014, 11:00
Quem acompanha minha novela de transformação do Taxi (meu Troller) sabe que estou fazendo sua gaiola... Estudando a risca o anexo J da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que regulamenta gaiolas de proteção, olha o que eu achei...
Bem a cara desse tópico, não?!

8.3.4 - Guidance on welding
"Although good external appearance of a weld does not necessarily guarantee its quality, poor looking welds are
never a sign of good workmanship. "

(Traduzido)

Indicações para a soldadura:
"...Ainda que uma boa aparência exterior não seja necessariamente uma garantia de qualidade das soldaduras, as soldaduras com mau aspecto nunca são sinal de um bom trabalho..."

Fonte: http://www.fia.com/sites/default/files/regulation/file/253%20%2814-15%29_12.09.2014.pdf

zeca_cj
11/11/2014, 11:02
Minha nossa, isso é um Troller ou um barco?

Querem um chassi de inox também?

Eu fiz minhas contas aqui, com todas as modificações solicitadas pelos usuários do Fórum 4x4 Brasil o novo Troller vai chegar no mercado ao preço de R$229.900,00 (Duzentos e nove mil e novecentos reais).
Completo com todos os acessórios, ficará por R$279.900,00.

Nem vou comentar sobre isso... Vai que é doença :putz:

Paulo Fogaça
11/11/2014, 20:47
Kkkkkk!!!! :karate:
Só tem louco no Fórum!!!!

Abraços!!!

Nem vou comentar sobre isso... Vai que é doença :putz:

Policarpo
11/11/2014, 22:20
Concordo 100% com essa frase zeca_cj!

Como disse Woody Allen..."A realidade é enigmática, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife."

Quem acompanha minha novela de transformação do Taxi (meu Troller) sabe que estou fazendo sua gaiola... Estudando a risca o anexo J da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que regulamenta gaiolas de proteção, olha o que eu achei...
Bem a cara desse tópico, não?!

8.3.4 - Guidance on welding
"Although good external appearance of a weld does not necessarily guarantee its quality, poor looking welds are
never a sign of good workmanship. "

(Traduzido)

Indicações para a soldadura:
"...Ainda que uma boa aparência exterior não seja necessariamente uma garantia de qualidade das soldaduras, as soldaduras com mau aspecto nunca são sinal de um bom trabalho..."

Fonte: http://www.fia.com/sites/default/files/regulation/file/253%20%2814-15%29_12.09.2014.pdf

abreu
11/11/2014, 22:57
O pessoal desse fórum é tão pessimista, mas tão pessimista, que até as soldas dos carros que vocês veem são piores.

Como já analisei o Troller com cuidado, já havia percebido que as minhas soldas não são tão feias quanto as postadas aqui.

Vai ver esse chassi postado aqui foi feito na segunda de manhã pós feriadão!
O meu deve ter saído em um bela manhã após um café da manhã reforçado.

Seguem algumas fotos:

http://i62.tinypic.com/1rtdmc.png

http://i58.tinypic.com/2a6us0i.jpg

http://i61.tinypic.com/9pyjr8.jpg

http://i57.tinypic.com/2eyyvyp.jpg

homerohermida
11/11/2014, 23:10
Vai ver esse chassi postado aqui foi feito na segunda de manhã pós feriadão!
O meu deve ter saído em um bela manhã após um café da manhã reforçado.

kkkkkkkk x2!

heartland
12/11/2014, 10:25
Realmente o seu está bem melhor de aspecto sim!

Willian Del Piero Rocha
12/11/2014, 11:39
Agora seria interessante ver fotos de outros chassis ,de pessoal aqui do fórum que já está com o novo troller ,quem sabe o que foi fotografado ,foi feito as pressa para colocar no salão , ,e que realmente todos estão como o do Abreu ,que é o que deveria ser.

M_Henrique
12/11/2014, 13:06
Abreu,

São atitutudes como essa, que levaram você, ir constatar e partilhar parte das soldas do chassi do seu Troller que trazem crescimento e melhoria para todos nós que apreciamos o Troller, pelo menos foi exatamente esse o teor da minha intenção ao abrir este tópico.

Realmente as soldas que constatei ao vivo no T4 do Anhembi ''em forma comparativa'' são de qualidade inferiores as do T4 adquirido por você.

Mas não sendo transigente, vejo que em uma região, existe o não atendimento a AWS de forma muito clara, veja o detalhe que fiz em cima das fotos que vc disponibilizou.

rsszabo
12/11/2014, 19:37
Não manjo nada de soldas rsrs mesmo elas estando feias, se guentarem "o pega" ta bão.

Amanha vou lavar o meu e tiro foto das soldas dele e mando pra vcs.

abs

Martin427
14/11/2014, 12:57
Eu já soldei, com eletrodo grosso, um braço de suspensão de um carrinho de fórmula SAE.

Ficou uma verdadeira nojeira, pingou solda pra todo lado, usamos uma moeda (!!!!!!!!!!!) para pontear e eu ainda queimei o dedo duzentas vezes durante o trabalho.

Quebrou na primeira curva - e nem era pro lado em que estava o braço soldado.

Qualé? Não estavam achando que solda porca é resistente, né?

Abraço,

Martin