Ver Versão Completa : IO - TR4 - molas da blindada na não blindada - alguém?
Tio Eddie
03/11/2014, 16:21
All,
Estou negociando uma Pajero IO e já pensando no que fazer nela.
Por acaso alguém já usou as molas das blindadas nas comuns?
Estou pensando nesta alternativa como opção para lift, pois as molas mais duras da blindada devem ceder menos deixando o carro mais alto (em tese ao menos)
Aguardo....
[]s
Alô, maninho, tudo justo?
Na minha humilde opinião, de quem já teve uma normal, não blindada 2005, acho que ela não ficará mais alta, mas a mola deve ser mais dura e pode ser que evite aquela batida na traseira que tanto me irritava. Mas acho que vale a tentativa e deve ficar melhor pra dar de pau nas trilhas e não dar tanto o fim de curso.
TFA!
Tio Eddie
03/11/2014, 21:32
Alô, maninho, tudo justo?
Na minha humilde opinião, de quem já teve uma normal, não blindada 2005, acho que ela não ficará mais alta, mas a mola deve ser mais dura e pode ser que evite aquela batida na traseira que tanto me irritava. Mas acho que vale a tentativa e deve ficar melhor pra dar de pau nas trilhas e não dar tanto o fim de curso.
TFA!
Tudo perfeito Mano
Segundo o pessoal da fabrini as molas da tr4 blindada são:
Diainteira - 1,0cm mais altas e devem erguer o carro no mínimo 1,5 cm
Traseira - 2,0 cm mais altas e devem erguer o carro no minimo 2,0cm
Esses relatos recorrente de fim de curso na traseira me preocupam, ainda mais porque devem piorar com o carro lotado. Além disso, pela experiência com a Milona tenho preferido soluções que não envolvam calços.
Vamos ver se mais alguém tem algo a contribuir.
TFA
Mano, não sei se vc já tá com a TR4, mas a minha batia com eu e a cunhada junto ao passar quebra bolas meio embalado e alguma ondulação mais acentuada na beira da praia! Mas acho que com essa medida aí, ela deve ser somente mais alta, nem tanto mais dura. Tenta verificar a "dureza" dela, se isso é factível.
Boa sorte aí!
TFA!
Tio Eddie
03/11/2014, 22:17
Mano, não sei se vc já tá com a TR4, mas a minha batia com eu e a cunhada junto ao passar quebra bolas meio embalado e alguma ondulação mais acentuada na beira da praia! Mas acho que com essa medida aí, ela deve ser somente mais alta, nem tanto mais dura. Tenta verificar a "dureza" dela, se isso é factível.
Boa sorte aí!
TFA!
Ainda não estou com a viatura, aliás, estou esperando o dono trazer pra ver se vai dar negócio, mas como a pajero tem cerca de 160 k km (SIC) imagino que precisarei mexer com molas e amortecedores, então resolvi me antecipar um pouco.
As blindagens, pelo que li pesam na média 200kg e a que sai de fábrica blindada, segundo a mit, pesam 27% menos - assumindo que os valores estão corretos, pesaria 146 kg a mais, o que equivaleria a dois adultos magros o tempo todo na viatura. Logo as molas devem ser ligeiramente mais duras (tipo constant load)
estou lendo o que tem no fórum, mas pouco tem me ajudado pois a solução tem sido calço + mola de outro carro + amortecedor de um terceiro.
Vi que o Adams tem molas +2" e kits +3" mas com o mesmo K da mola original, o que deve bater elo ou baixar quando carregada (MHO)
Vamos ver.....seja como for, estudar e colocar os duendes para se mexer é bom.
TFA
leonardo andrade
04/11/2014, 01:40
será se o fato da molas para blindadas deixarem mais alta não afetará os amortecedores, ocasionando diminuição da vida útil?
As molas helicoidais para a Pajero Sport blindadas tem o mesmo tamanho mas são mais espessas, passando de 14 para 15 mm. Acredito que para a IO/TR4 deve ser a mesma coisa, molas iguais mas mais espessas.
Se precisar, encontrei um fabricante de molas industrias que fabrica a mola que quiser, bastando levar a original como modelo.
Tio Eddie
04/11/2014, 13:27
As molas helicoidais para a Pajero Sport blindadas tem o mesmo tamanho mas são mais espessas, passando de 14 para 15 mm. Acredito que para a IO/TR4 deve ser a mesma coisa, molas iguais mas mais espessas.
Se precisar, encontrei um fabricante de molas industrias que fabrica a mola que quiser, bastando levar a original como modelo.
Digaum,
Se o arame realmente for 1mm mais grosso (como eu imagino que seja) e as molas são um pouquinho mais compridas (segundo o site do fabricante) deve realmente erguer o carro.
As perguntas são:
Quanto sobe e se fica muito duro.
[]s
Digaum,
Se o arame realmente for 1mm mais grosso (como eu imagino que seja) e as molas são um pouquinho mais compridas (segundo o site do fabricante) deve realmente erguer o carro.
As perguntas são:
Quanto sobe e se fica muito duro.
[]s
Então Eddie, não sei se são maiores e mais espessas, vou saber quando compara-las. Mais duro acredito que fique pois a carga sobre elas não alterará e ela será mais resistente. Se forem maiores e mais duras, para mim ótimo, tenho mais carga que o normal no porta-malas por usar GNV.
Abraços
Tio Eddie
04/11/2014, 13:55
Então Eddie, não sei se são maiores e mais espessas, vou saber quando compara-las. Mais duro acredito que fique pois a carga sobre elas não alterará e ela será mais resistente. Se forem maiores e mais duras, para mim ótimo, tenho mais carga que o normal no porta-malas por usar GNV.
Abraços
Digaum,
Molas para veículos GNV são mais duras (arame mais grosso) ou K diferente. Minha experiência usando molas para siena com GNV num siena sem GNV é que a traseira fica mais alta, arria menos e fica mais firme, sem ficar desconfortável. Porém os cilindros de gnv ficam, em geral, na traseira do veículo, dai só se acha molas traseiras para gnv.
Nos blindados, o peso afeta o veículo como um todo.
Estou amadurecendo a ideia, pois se der certo o negócio esta pode ser uma opção que usarei na troca de molas. Se não devo partir para algo tipo Sandro Adams ou Ironman
[]s
Digaum,
Molas para veículos GNV são mais duras (arame mais grosso) ou K diferente. Minha experiência usando molas para siena com GNV num siena sem GNV é que a traseira fica mais alta, arria menos e fica mais firme, sem ficar desconfortável. Porém os cilindros de gnv ficam, em geral, na traseira do veículo, dai só se acha molas traseiras para gnv.
Nos blindados, o peso afeta o veículo como um todo.
Estou amadurecendo a ideia, pois se der certo o negócio esta pode ser uma opção que usarei na troca de molas. Se não devo partir para algo tipo Sandro Adams ou Ironman
[]s
Eddie, vou trocar as minhas molas de 15 mm por outras mais espessas de 16 mm porque quero fazer um lift de 2". As Sport japas são bem baixas, usam molas com 14 mm de espessura originalmente. No mercado encontrei molas de no máximo 15,5 mm de espessura, vendidas para carros blindados. Sei que existem ainda as molas da versão nacional que não tenho informação se são maiores e/ou mais espessas. E ouvi dizer que as molas dianteiras da D20 dariam certo...
Enfim, vou no simples que dá certo: molas novas com 16 mm feitas no molde da antiga que estava instalada, e amortecedores Off-shox FX-5 com 2" a mais de curso. Receitinha básica que li aqui mesmo no fórum e pelos meus cálculos custará 40% menos do que um kit Iron Man.
Abraços.
O colega forista Mariofwt, no post 629 desse tópico <http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/35498-body-lift-calco-na-pajero-tr4-53.html> usou e aprovou as molas da blindada, amortecedores originais na frente junto com rancho na traseira. É o que penso em fazer na minha assim que tiver que trocar os pneus.
neilsonhenriques
17/12/2014, 10:33
Se o arame realmente for 1mm mais grosso (como eu imagino que seja) e as molas são um pouquinho mais compridas (segundo o site do fabricante) deve realmente erguer o carro.
As perguntas são:
Quanto sobe e se fica muito duro.
Eddie,
Tudo bem por aí nessa cidade feia ? :mrgreen:
O arame é mais grosso. Não sei dizer quanto. Aparentemente, não fica muito mais alta. Uma normal do lado de uma blindada, não dá pra notar a diferença, talvez por causa do peso, mas não acho que seja tanto a ponto disso. A TR4 da minha mulher tem GNV (2 cilindros de 7 m³) e os equipamentos não alteraram em absolutamente nada a altura.
E vai ficar mais duro sim, o que deve ser bom porque as molas originais do TR4 são uma grande bosta. Passou qualquer coisa nas rodas traseiras, é pancada na certa... quem não está acostumado vai achar que quebrou alguma coisa.
De qualquer forma, eu iria fácil de IronMan ou Adams.
Tudo de bom, meu brother ! :concordo:
Neilson
All,
Estou negociando uma Pajero IO e já pensando no que fazer nela.
Por acaso alguém já usou as molas das blindadas nas comuns?
Estou pensando nesta alternativa como opção para lift, pois as molas mais duras da blindada devem ceder menos deixando o carro mais alto (em tese ao menos)
Aguardo....
[]s
Então galera boa tarde, eu também estou querendo levantar a traseira da minha TR4 Automática com GNV, usando as molas originais da tigre para GNV, cedeu com 2 meses de uso, então está reprovada para lift, eu não quero usar calços na traseira, ouvi dizer que a melhor opção é a do Escort zetec com Ar condicionado. código Fabrini (IFO 0350). ninguém me passou experiência sobre o uso dessas molas com a viatura tendo GNV no porta malas, mais sem GNV, estão dizendo que é a melhor opção para quem não quer usar calços na traseira....
Luhan Tr4
20/08/2016, 00:09
Então galera boa tarde, eu também estou querendo levantar a traseira da minha TR4 Automática com GNV, usando as molas originais da tigre para GNV, cedeu com 2 meses de uso, então está reprovada para lift, eu não quero usar calços na traseira, ouvi dizer que a melhor opção é a do Escort zetec com Ar condicionado. código Fabrini (IFO 0350). ninguém me passou experiência sobre o uso dessas molas com a viatura tendo GNV no porta malas, mais sem GNV, estão dizendo que é a melhor opção para quem não quer usar calços na traseira....
Chorão, tudo certo meu brother?
Ok fiz na minha 2008 manual foi substituir a mola traseira, pela mola dianteira da Ford Courier!
Eliminou aquela batida seca que dava no fim de curso, ficou cerca de 2cm mais alta e esta muito melhor no molejo!
josias azevedo
09/04/2017, 23:27
Fala galera!
Usei molas do Escort Zetec, ótima opção, fica macio , porém como tenho GNV acabei perdendo na altura. Elevei a bandeja onde encaixa a mola, ficou assim:
Calço tecnil na dianteira e molas dianteiras do Escort Zetec p/ ar na traseira da TR.
Mas não estou sentindo firmeza.
E tbm estou com a mesma altura na frente e traseira, 85cm.
Ou seja continuo a leitura nos tópicos,rsrs
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