Ver Versão Completa : Perda de Potência do Troller 3.0 2010
Leandro Taquari
02/11/2014, 13:30
Meus amigos, estou em alguns momentos perdendo a potência do Troller T4 3.0 2010 e do nada fica ok, alguém tem alguma dica?
heartland
02/11/2014, 16:21
explique como acontece. que momentos?
Giovanni Morano
02/11/2014, 20:17
Explica ai. Para cada caso é um caso.
PERIODONTISTA
08/11/2014, 20:05
Pode ser Bico Injetor !!! Tive o mesmo problema no meu 2010 e aí precisei trocar os 4 bicos na semana passada. O carro tá ótimo agora.
Leandro Taquari
15/11/2014, 09:51
Grato pela ajuda
heartland
15/11/2014, 09:55
Perdão mas como te ajudar se vc nao diz como é a perda de potencia? Pode ser um milhão de coisas mas fica dificil sem uma descrição detalhada.
Leandro Taquari
15/11/2014, 09:57
Giovanni, bom dia. A perda de potência acontece do nada, como coloco o carro a noite na garagem em condições normais e no outro dia de manhã quando ligo e coloco a rodar o carro já esta diferente, sem potência, parece com algum calço (escuto um ruído seco), onde não consigo desenvolver marcha, sendo necessário a troca de marcha em tempo curto para que o carro ande.
heartland
15/11/2014, 10:32
Isso aconteceu com o meu depois de atropelar um cachorro. Descobri que tinha vazado oleo do cambio para o motor (pelo menos foi o que a concessionaria disse). Eles substituiram os retentores e ficou tudo ok.
Se isso faz sentido ou não eu não sei te dizer mas apenas passando a minha experiencia.
Leandro, dê uma verificada na bomba da água, ela pode estar com defeito e faz com que entre em modo de segurança ocasionando perda de potência.
Bandinho
02/12/2014, 14:17
Está acontecendo com o meu 2010, é sempre numa serra quando exige mais do motor, aí perde potência mas não para continua subindo mas sem aumentar o giro, do nada recomeça a subir o giro e fica normal. Já troquei filtro do diesel, o de ar é novo. Não acende luz nenhuma no painel, vou passar o scanner amanhã de manhã.
Abs.
jipeiroMT
03/12/2014, 12:55
Está acontecendo com o meu 2010, é sempre numa serra quando exige mais do motor, aí perde potência mas não para continua subindo mas sem aumentar o giro, do nada recomeça a subir o giro e fica normal. Já troquei filtro do diesel, o de ar é novo. Não acende luz nenhuma no painel, vou passar o scanner amanhã de manhã.
Abs.
Acho que não vai adiantar passar scanner, já que a luz não acendeu. Uma boa dica é andar com um scanner plugado e verificar se não há aumento na temperatura durante a perda de potência, o que indicaria problema na bomba d'água. Isso se não for turbina ou mangueira furada, etc.
Está acontecendo com o meu 2010, é sempre numa serra quando exige mais do motor, aí perde potência mas não para continua subindo mas sem aumentar o giro, do nada recomeça a subir o giro e fica normal. Já troquei filtro do diesel, o de ar é novo. Não acende luz nenhuma no painel, vou passar o scanner amanhã de manhã.
Abs.
Bandinho.
Tudo bem?
Tive um toller 3.0 por 4 anos e um problema igual ao relatado por você aconteceu comigo 3 vezes.
em todas as vezes foi a mesma causa: bomba d'água.
uma vez ela perdeu quase todas aletas que giram a agua e nas outras duas a bomba perdeu as ranhuras que a prendiam no eixo, fazendo com que, quando eu exigia do motor, o eixo da bomba girava, mas as aletas não mandavam água para frente fazendo com que a temperatura aumentasse quase imperceptivelmente e o carro entrasse em modo de segurança.
Espero ter ajudado.
homerohermida
03/12/2014, 15:49
Já reparou se, durante a perda de potência, o ar condicionado também para de funcionar?
Bandinho
03/12/2014, 19:31
Blz Gbratz, o problema é que não ocorre aumento de temperatura nem entra em modo de segurança.
Fala Homero,com ou sem o ar ligado acontece. Tá parecendo mais problema de na linha de alimentação do diesel. Amanhã vou mandar tirar o tanque pra começar dali a revisão na linha de alimentação. Se achar o problema informo o que encontramos.
Abç.
Blz Gbratz, o problema é que não ocorre aumento de temperatura nem entra em modo de segurança.
Fala Homero,com ou sem o ar ligado acontece. Tá parecendo mais problema de na linha de alimentação do diesel. Amanhã vou mandar tirar o tanque pra começar dali a revisão na linha de alimentação. Se achar o problema informo o que encontramos.
Abç.
Bandinho, no meu caso o ponteiro da temperatura mudava MUITO pouco, eu só reparei que ele alterava a temperatura depois que descobri o problema.
Esperimenta "forçar" o acontecimento do problema com o ar ligado. Se o ar desligar durante o problema, provavelmente é o mesmo que ocorria com o meu. Ele somente cortava um o giro pra no máximo 2000 rpm e uns 70 km/h, não acendia nenhuma luz no painel.
homerohermida
04/12/2014, 20:19
Bandinho, no meu caso o ponteiro da temperatura mudava MUITO pouco, eu só reparei que ele alterava a temperatura depois que descobri o problema.
Esperimenta "forçar" o acontecimento do problema com o ar ligado. Se o ar desligar durante o problema, provavelmente é o mesmo que ocorria com o meu. Ele somente cortava um o giro pra no máximo 2000 rpm e uns 70 km/h, não acendia nenhuma luz no painel.
Bandinho, o ponteiro da temperatura do Troller é de utilidade questionável… Um dos sinais mais importantes de superaquecimento são os citados acima, quando causado pela bomba d'água.
Bandinho
08/12/2014, 19:30
O problema acontece com o ar ligado e ele não desliga. Limpamos o tanque, pré filtro, e bomba de baixa, o problema continua. É como se acabasse o diesel a velocidade vem caindo direto, alivia o pé ele aos poucos retoma e volta ao normal. Tá estranho.
Abç.
jipeiroMT
08/12/2014, 20:03
O problema acontece com o ar ligado e ele não desliga. Limpamos o tanque, pré filtro, e bomba de baixa, o problema continua. É como se acabasse o diesel a velocidade vem caindo direto, alivia o pé ele aos poucos retoma e volta ao normal. Tá estranho.
Abç.
E a bomba d'água? Relatos idênticos ao seu já apareceram e nem o mecânico nem o dono acreditavam que era a bomba d'água. E no fim era ela mesmo que roletava, a água não circulava, o sensor da carcaça percebia o aumento abrupto de temperatura devido a falta d'água e limitava a potência. Tirando o pé, o motor esfriava um pouco e isso se repetia.
Cheque ou troque (custa uns R$ 300-R$ 400) a bomba d'água. Troque a água do radiador colocando aditivo correto e água limpa ao trocar a bomba d'água.
Quando ela dá defeito, há casos em que a luz acende da injeção acende ao limitar a potência, e há casos em que não.
E a bomba d'água? Relatos idênticos ao seu já apareceram e nem o mecânico nem o dono acreditavam que era a bomba d'água. E no fim era ela mesmo que roletava, a água não circulava, o sensor da carcaça percebia o aumento abrupto de temperatura devido a falta d'água e limitava a potência. Tirando o pé, o motor esfriava um pouco e isso se repetia.
Cheque ou troque (custa uns R$ 300-R$ 400) a bomba d'água. Troque a água do radiador colocando aditivo correto e água limpa ao trocar a bomba d'água.
Quando ela dá defeito, há casos em que a luz acende da injeção acende ao limitar a potência, e há casos em que não.
Concordo!!!
RANGER FEDERAL
10/12/2014, 18:44
Acompanhando aqui o tópico. Muito boas as dicas.
Mas duas coisas que não podem faltar no troller e vou instalar no meu, sobretudo que ando muito no asfalto 1300 km por semana.
1. Termômetro digital desses que vendem no Mercadolivre mesmo. Esse marcador do painel fica inerte até a temperatura subir muito.
2. Sensor de falta de água no reservatório expansão. Vou colocar uma boia ligada na luz de freio.
São meios relativamente baratos de se evitar prejuízos maiores.
Bandinho
12/12/2014, 09:39
Alguns amigos tem dito que o forum não é mais o mesmo. Discordo, apesar de não postar muito leio quase que diariamente. Gosto muito, o que falam de bobagem passo por cima e aproveido os bons comentários. Obrigado aos colegas que insistiram pra eu verificar a bomba dágua. BINGO, bomba dágua quebrada, o mecânico ficou bobo, não aceitava essa hipótese, pra ele o problema era no sistema de alimentação. Mais uma vez agradeço aos que insistiram.
Bandinho
12/12/2014, 09:46
Foto da bomba dágua
homerohermida
12/12/2014, 11:53
Alguns amigos tem dito que o forum não é mais o mesmo. Discordo, apesar de não postar muito leio quase que diariamente. Gosto muito, o que falam de bobagem passo por cima e aproveido os bons comentários. Obrigado aos colegas que insistiram pra eu verificar a bomba dágua. BINGO, bomba dágua quebrada, o mecânico ficou bobo, não aceitava essa hipótese, pra ele o problema era no sistema de alimentação. Mais uma vez agradeço aos que insistiram.
No Brasil os mecânicos costumas ter este defeito de não aceitar sugestões, críticas ou novas idéias. Quando li aqui no fórum isto da primeira vez, confesso que achei estranho, mas perguntei ao mecânico do PAT, que fez o curso do motor, e confirmou a informação.
RANGER FEDERAL
12/12/2014, 12:10
Alguns amigos tem dito que o forum não é mais o mesmo. Discordo, apesar de não postar muito leio quase que diariamente. Gosto muito, o que falam de bobagem passo por cima e aproveido os bons comentários. Obrigado aos colegas que insistiram pra eu verificar a bomba dágua. BINGO, bomba dágua quebrada, o mecânico ficou bobo, não aceitava essa hipótese, pra ele o problema era no sistema de alimentação. Mais uma vez agradeço aos que insistiram.
É isso ai Bandinho. Aqui no fórum há muita gente disposta a ajudar. Lendo os comentários dos colegas mais experientes, dá para aprender muita coisa boa. Coisas que nem os mexânicos sonham. O seu caso foi um exemplo. Esse feedback também é muito importante.
Alguns amigos tem dito que o forum não é mais o mesmo. Discordo, apesar de não postar muito leio quase que diariamente. Gosto muito, o que falam de bobagem passo por cima e aproveido os bons comentários. Obrigado aos colegas que insistiram pra eu verificar a bomba dágua. BINGO, bomba dágua quebrada, o mecânico ficou bobo, não aceitava essa hipótese, pra ele o problema era no sistema de alimentação. Mais uma vez agradeço aos que insistiram.
Bandinho.
Que bom que tu descobriu.
Espero que não seja o teu caso, mas para mim o problema ocorreu mais de uma vez.
Pelo menos nas outras descobri um pouco mais rápido.
O lado bom desse problema, no caso do Troller, é que o carro entra em modo de segurança, por isso diminui a potência, mesmo a temperatura tendo alterado muito pouco. Isso evita que o motor seja fundido. Não sei se é verdade, mas o mecânico que trocou a bomba do meu me disse que a Ranger com o mesmo motor 3.0 não tem esse sistema de segurança e ele citou alguns problemas cabeludos com algumas delas.
Abraços.
Bandinho
12/12/2014, 22:27
Espero q a solução seja duradoura. Já estava ficando preocupado. Quando é pra tirar um defeito, não levo em mecânico sem antes dar uma consultada aqui no forum.Sempre tem alguma dica valiosa.
Abs.
jipeiroMT
13/12/2014, 07:27
Espero q a solução seja duradoura. Já estava ficando preocupado. Quando é pra tirar um defeito, não levo em mecânico sem antes dar uma consultada aqui no forum.Sempre tem alguma dica valiosa.
Abs.
O problema na verdade é o rotor de plástico. Já existe uma versão dessa bomba d'água com rotor de alumínio.
O segredo para não quebrar o rotor de plástico é manter o líquido de arrefecimento impecável. Eu colocaria água desmineralizada ou apenas limpa e aditivo etilenoglicol (50% / 50%) como manda o manual e trocaria como manda o manual de 50 em 50 mil km.
Quando quebrou a bomba d'água de um dos meus 3.0, achei que seria uma manutenção comum para cada 100 mil km. E não foi, troquei 1 vez, junto com o líquido e nunca mais. E no outro 3.0, nunca troquei. Se, ou, quando, quebrar o rotor novamente, buscarei a de rotor de alumínio.
Bandinho
13/12/2014, 12:00
A que coloquei é com rotor de alumínio. Vou trocar o líquido e colocar aditivo. Não troquei de imediato pra verificar se não ficou nenhum vazamento. Custou $400,00.
Abs.
homerohermida
13/12/2014, 13:43
A que coloquei é com rotor de alumínio. Vou trocar o líquido e colocar aditivo. Não troquei de imediato pra verificar se não ficou nenhum vazamento. Custou $400,00.
Abs.
É original?
Tinha me esquecido desse detalhe. Sempre que eu troquei coloquei o rotor de plástico novamente. Talvez por isso o problema persistiu. Um amigo meu trocou no dele e colocou de metal também e nunca mais deu problema.
Homero, se não me engano é original no motor da ranger, mas no troller não. Foi o que me falaram.
Abraços
homerohermida
13/12/2014, 21:31
Eu estando sorte... Minha bomba tem 126.000 km!
pauloalberto
14/12/2014, 21:05
Homero,
Sempre tive medo desse motor NGD e sua caixa de distribuição...
Arrumei um excelente mecânico e pedi para inspecionar minha caixa de distribuição(havia uma pequenissima perda de agua do radiador por algum lugar...). Desmontamos e estava tudo em perfeitas condições inclusive bomba dagua e V.V..
Mas meio neurotico, acabei substituindo a bomba e a V.T., jogo de juntas, por outras originais compradas na JS peças e fazendo aquele trabalho de encher toda a cavidade da tampa com a junta 999. Coloquei petronas UP na proporção de 50/50. Ficou perfeito.
Voce tinha razão quando me aconselhou a nao mexer no que estava bom...mas nao resisti.....mas hoje ando com o carro com total confianca e segurança.
O defeito dos NGD 3.0 é a falta de aditivo, que corroe a caixa, bomba, V.T. e radiador!!!. Se usar o aditivo correto, na proporção correta, substituido-o de tempos em tempos. Substituir oleo e todos os filtros aos 5.000km...teremos motor por muito tempo.
Voce é um exemplo de manutenção bem feita.....
abraços
paulo
homerohermida
14/12/2014, 21:29
Homero,
Voce é um exemplo de manutenção bem feita.....
abraços
paulo
Nem tanto Paulo, nem tanto… rsrsrsrsrs Tem gente muito mais criteriosa aqui! Nunca usei água destilada, não uso aditivo na proporção correta e não troco o óleo com 5.000km! Uso água da torneira, coloco no máximo 2L de Petronas UP (mas troco com 30.000km) e o óleo e filtro com 10.000km.
homerohermida
24/12/2014, 01:16
Diz o velho ditado: não se pode elogiar! Acho que minha bomba d'água quebrou e estou em Muqui-ES, a 400km da minha casa! Rodei uns 200km depois do primeiro corte @2000 rpm ao forçar uma subida na estrada. Pior é que MWM mais perto daqui fica em Campos dos Goytacazes, a uns 100km. Vou tentar comprar da Ranger na concessionária Ford em Cachoeiro do Itapemirim amanhã cedo!
Será que pedindo a Papai Noel adianta?
homerohermida
25/12/2014, 23:11
Era a bomba... Rodei 650km com ela quebrada. Comprei da Ranger, mas veio de plástico mesmo...
Carolino
25/12/2014, 23:32
Pra trocar a bomba de agua, o que tem que retirar no motor, da muito trabalho?
homerohermida
26/12/2014, 08:40
Pra trocar a bomba de agua, o que tem que retirar no motor, da muito trabalho?
Tem que soltar o duto de ar (entre o filtro e a turbina), mangueira d'água fina da parte de cima do radiador, mangueira de ar entre o intercooler e o coletor de admissão, parte superior da coifa do radiador, ventilador e a correia do motor. Considero de média complexidade pois para soltar o ventilador, necessita-se de uma chave 32mm grande e uma ferramenta especial para travar a polia da bomba d'água. Fora isto, usa-se chaves comuns tipo de fenda, soquetes, fixas e estrias de tamanhos corriqueiros.
Carolino
26/12/2014, 13:53
Tem que soltar o duto de ar (entre o filtro e a turbina), mangueira d'água fina da parte de cima do radiador, mangueira de ar entre o intercooler e o coletor de admissão, parte superior da coifa do radiador, ventilador e a correia do motor. Considero de média complexidade pois para soltar o ventilador, necessita-se de uma chave 32mm grande e uma ferramenta especial para travar a polia da bomba d'água. Fora isto, usa-se chaves comuns tipo de fenda, soquetes, fixas e estrias de tamanhos corriqueiros.
Homero, então e tranquilo uai, eu mesmo consigo fazer ne....
Abs e obrigado!
homerohermida
26/12/2014, 15:06
Homero, então e tranquilo uai, eu mesmo consigo fazer ne....
Abs e obrigado!
Se eu consegui, qualquer um consegue!😄😄😄
Carolino
26/12/2014, 18:44
Se eu consegui, qualquer um consegue!
kkkkkkkkkk
Homero, se isto te consola, também andei uma quilometragem expressiva com a minha quebrada. Nem eu nem o mecânico notamos qualquer problema no motor. Mas não recomendo!
Bernardo Hoelz
27/12/2014, 12:35
Será que vale a pena trocar preventivamente a bomba d'água pela de rotor de alumínio para evitar problemas futuros?
homerohermida
27/12/2014, 14:16
Será que vale a pena trocar preventivamente a bomba d'água pela de rotor de alumínio para evitar problemas futuros?
Se for original e/ou primeira linha, talvez valha. Se bem que 128.000 km que durou a minha, acredito ser até razoável.
Bernardo Hoelz
28/12/2014, 00:06
Se for original e/ou primeira linha, talvez valha. Se bem que 128.000 km que durou a minha, acredito ser até razoável.
A minha é original, meu carro tem pouco mais de 52mil km. Acho que no início do ano vou fazer essa troca. Estou marcando de ir a São Paulo fazer o pinheirinho e sempre fiquei com pé atrás sobre os relatos da bomba d'água.
miguel mattos
20/01/2016, 07:39
Bom a todos. Eu estou com um pequeno problema, assim penso. De vez em quando a potência do motor vai embora, cerca de 1 segundo, não acende luz no painel. Normalmente isso acontece quando passou em um desnível do asfalto. Fica dias sem acontecer e nessa semana andei com ele todos os dias e pelo menos um vez por dia aconteceu esse problema de perca de potência. Não sei se poderá ser algum problema no chicote elétrico, combustível? Já fiz a troca do óleo e dos filtros. Minha preocupação é em uma ultrapassagem acontecer esse perda na potência. Um ótimo 2016 a todos e agradeço a atenção. Um até breve.
Walter da Camper
20/01/2016, 19:45
Qual o ano e km rodada?
A primeira coisa é fazer uma leitura com scanner e ver se foi gravado algum código de erro.
Depois verificar se o chicote dos bicos e sensores (aquele que corre sobre a tampa do cabeçote) apresenta sinais de desgaste na isolação dos fios por estar roçando em algum outro componente. Se estiver solto, amarre o chicote com fita hellermann (enforca-gato).
Bom a todos. Eu estou com um pequeno problema, assim penso. De vez em quando a potência do motor vai embora, cerca de 1 segundo, não acende luz no painel. Normalmente isso acontece quando passou em um desnível do asfalto. Fica dias sem acontecer e nessa semana andei com ele todos os dias e pelo menos um vez por dia aconteceu esse problema de perca de potência. Não sei se poderá ser algum problema no chicote elétrico, combustível? Já fiz a troca do óleo e dos filtros. Minha preocupação é em uma ultrapassagem acontecer esse perda na potência. Um ótimo 2016 a todos e agradeço a atenção. Um até breve.
miguel mattos
21/01/2016, 10:31
Bom dia Walter e já vou agradecendo pela resposta. O ano do troller é 2007 e a quilometragem hoje é 57.848km. Vou fazer isso hoje mesmo e depois repasso no fórum. Só tenho agradecer aos participantes desse fórum, sou novo aqui e tenho pouca experiência mas na medida que vou aprendendo, compartilho com todos as sugestões para sanar ( problemas e peças ) e me oriento com os participantes, que sempre foram generosos em compartilhar o seu conhecimento e experiência. Um até breve. Meu muito obrigado Walter.
Bom dia Walter e já vou agradecendo pela resposta. O ano do troller é 2007 e a quilometragem hoje é 57.848km. Vou fazer isso hoje mesmo e depois repasso no fórum. Só tenho agradecer aos participantes desse fórum, sou novo aqui e tenho pouca experiência mas na medida que vou aprendendo, compartilho com todos as sugestões para sanar ( problemas e peças ) e me oriento com os participantes, que sempre foram generosos em compartilhar o seu conhecimento e experiência. Um até breve. Meu muito obrigado Walter.
Miguel, em geral, 99,9% dos casos de troller 3.0 em módulo de segurança são bomba d'água quebrada (que gera bastante confusão aos novatos que não entendem como o carro não indicou aquecimento no painel e não ferveu sem a bomba d'água circular a água) que por sinal, faz o motor entrar em modo de segurança (perdendo potência) mas não acende luz nenhuma no painel e, mais comum, restrição no fluxo de combustível. A restrição no fluxo, que eu saiba, sempre acende a luz da injeção, o que não parece ser o seu caso.
Um teste infantil que você pode fazer pra testar sua bomba d'agua (que talvez não esteja quebrada, mas já esteja em vias de quebrar, rachada, circulando menos água ou algo assim) é ligar o AC e verificar se ocorre mais vezes essa perda de potência. E se durante a perda de potência, o compressor do ar não desarma (a luz do ac pode continuar acesa, mas o ar não funciona). Se isso acontecer, é certeza de bomba d'água.
Por último, realmente pode ser também um chicote danificado ou sensor mal conectado, porém nestes casos, a luz de injeção deveria acender. Relembre se você permitiu que no lava-jato, por exemplo, jogassem água sobre alta pressão no motor. Isso pode furar até mangueiras, quanto mais danificar um chicote. Mas, não creio que seja o seu caso. Eu apostaria em bomba d'água.
miguel mattos
25/01/2016, 20:53
Boa tarde aos participantes e em especial ao Walter e ao Jorgão que me ajudaram com seus conhecimentos e experiência. Levei ao mecânico na quinta feira na primeira hora da tarde e no final de tarde por volta das 19hs peguei o possante. O mecânico que trabalhava antes numa oficina autorizada da troller e que hoje tem a sua própria oficina disse que fez uma revisão e limpeza no chicote. Já rodei 400km desde de lá por vias urbanas, estradas e rodovias. O compressor do ar condicionado não desarmou e o possante não perdeu potência em nenhum momento. O ar gela muito. Até esse exato momento me parece que tá tudo beleza. Uso pneus 32 falken AT em rodas 15x8 off set -25. Agradeço pela atenção. Um abraço.
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