PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre Ackermann



MarcusBaja
01/11/2014, 01:40
Boa noite galera, estou começando estudar a geometria de Ackermann e surgiu uma dúvida. Na literatura diz que devemos seguir essa geometria:

482306

Mas quando passo para um modelo tridimensional da manga de eixo não sei onde fica o ponto 1. Onde ele está ao longo do pino mestre? Na metade da distancia entre os pivôs?
Aqui vão algumas imagem da minha peça:
482307

Flávio Cadore
01/11/2014, 22:27
Não sou engenheiro mecânico, sou técnico mecânico e acredito que neste caso em que os pivôs não estão perpendiculares ao eixo vc deva considarar a altura em que o eixo está...nos casos em que os pivôs estão perpendiculares as eixo esta posição não é considerada.

Flávio Cadore
02/11/2014, 01:22
Pensando melhor, quando os pivôs não são perpendiculares ao eixo é um "Deus nos acuda". Quando vc esterça, a altura do braço de direção muda, talvez a suspensão seja calculada visando a posição de trabalho.

Gomes Neto
02/11/2014, 20:56
No geral fica um pouco abaixo do centro (da distancia entre pivôs) mas já vi de todo tipo, no centro pouco abaixo e muuuito abaixo, veja as fotos...
482462482463482464482465

O fato é que se você quer que sua direção volte a posição "linha reta" após uma curva, realmente vc tem que aplicar, não só a inclinação no eixo dos pivôs como também a inclinação do caster.

482466

Flávio Cadore
03/11/2014, 09:48
Boa noite galera, estou começando estudar a geometria de Ackermann e surgiu uma dúvida. Na literatura diz que devemos seguir essa geometria:

482306

Mas quando passo para um modelo tridimensional da manga de eixo não sei onde fica o ponto 1. Onde ele está ao longo do pino mestre? Na metade da distancia entre os pivôs?
Aqui vão algumas imagem da minha peça:
482307

Marcus, vc é estudante de alguma engenharia?

pedro bonadio
05/11/2014, 11:52
Marcus, a altura do braço em relação aos pivôs não tem grande importância. Geralmente, quando o braço da manga de eixo vem pela frente ele fica na parte inferior. Quando o braço vem por trás ele vem na parte superior. No livro Race Car Vehicle Dynamics do Milliken tem esquemas que mostram isso. O que importa no ackermann é o trapézio que formará e sua variação durante o curso de suspensão e esterçamento juntamente com o efeito Bumpsteer.

MarcusBaja
05/11/2014, 21:42
Flávio Cadore
Pensando melhor, quando os pivôs não são perpendiculares ao eixo é um "Deus nos acuda". Quando vc esterça, a altura do braço de direção muda, talvez a suspensão seja calculada visando a posição de trabalho.


Flávio, vc diz a altura do ball joint da barra de direção que vai na manga de eixo? Tava seguindo essa ideia: mantenho as bandejas nas posições de equilíbrio, tiro as outras medidas e vejo o comportamento quando a suspensão movimenta.
E sobre o curso, eu faço eng. mecânica :grin: Participo de uma equipe de baja na universidade, por isso to sapeando por aki xD


pedro bonadio
Marcus, a altura do braço em relação aos pivôs não tem grande importância. Geralmente, quando o braço da manga de eixo vem pela frente ele fica na parte inferior. Quando o braço vem por trás ele vem na parte superior. No livro Race Car Vehicle Dynamics do Milliken tem esquemas que mostram isso. O que importa no ackermann é o trapézio que formará e sua variação durante o curso de suspensão e esterçamento juntamente com o efeito Bumpsteer.
Pedro, fui dar uma lida no Milliken e encontrei o esquema :concordo: brigadao hein
482885
Segundo o autor o ponto fica no pino mestre na altura do ball joint que liga a barra de direção à manga de eixo


Gomes Neto
No geral fica um pouco abaixo do centro (da distancia entre pivôs) mas já vi de todo tipo, no centro pouco abaixo e muuuito abaixo, veja as fotos...
Anexo 482462 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/482462-duvida-sobre-ackermann-images.jpg)Anexo 482463 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/482463-duvida-sobre-ackermann-manga.jpg)Anexo 482464 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/482464-duvida-sobre-ackermann-s_mlb_v_v_f_172580998_3214.jpg)Anexo 482465 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/482465-duvida-sobre-ackermann-sad.jpg)

O fato é que se você quer que sua direção volte a posição "linha reta" após uma curva, realmente vc tem que aplicar, não só a inclinação no eixo dos pivôs como também a inclinação do caster.

Anexo 482466 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/482466-duvida-sobre-ackermann-3e.jpg)
Gomes, vlw pela dica cara, vou dar uma estudada sobre o auto-alinhamento. Agora o caster... acha que 8° é muito? Quando fizemos o nosso baja não tínhamos muitas referencias, então partimos desse valor que seria um inicial máximo.

Galera, muito obrigado pela ajuda
Já já volto ai com mais dúvida kkkkk

Flávio Cadore
05/11/2014, 22:04
Marcus, deixe seu e-mail para eu te mandar um arquivo que pode te ajudar.
É, eu me referia a altura do ball joint ( terminal de direção ). Fazendo os pivôs perpendiculares ao eixo fica mais fácil determinar a geometria Ackermann.
Para pista ( asfalto ) acho que quando os pivôs são perpendiculares ao eixo proporciona mais estabilidade e aderência do que o do outro tipo, este quando esterça, a roda deita mais e deve proporcionar menos contato com o solo...visto também que é menos usado.

Gomes Neto
06/11/2014, 11:59
Agora o caster... acha que 8° é muito? Quando fizemos o nosso baja não tínhamos muitas referencias, então partimos desse valor que seria um inicial máximo.


Bom, um Gol quadrado tem de 1° e 15' a 2° e 45' de caster, acredito que para uso off-road e considerando diâmetros de pneus abaixo de aro 13" 3 graus estaria bom.

Gomes Neto
06/11/2014, 12:05
AAAA, tem um detalhe, no caso de veículos com pouco peso na dianteira como kart cross o exagero do caster não é tão mal vindo haja visto que o peso do veiculo e que faz o efeito possível.

pedro bonadio
06/11/2014, 13:29
Marcus, também sou de uma equipe de Baja SAE, cuidado pois no regulamento diz que o projeto e a construção deve ser toda por parte da equipe e os valores de seu carro precisam ter base num projeto. Não é achismo. 8º pode ser muito ou muito pouco dependendo de seu projeto. Angulação de King Pin também influência o auto-alinhamento.

Usamos mais de 15º de cáster, só para ilustrar. Com certeza seu carro terá o diferencial bloqueado, até porque se não for bloqueado ele sofrerá muito nas provas... Contrapondo isto o diferencial permitiria um raio de curvatura menor, mas o "bloqueio" só nos deixa fazer curva escorregando e assim seu projeto deve ser de um carro oversteer ou sobre esterçante. Para isso seus ângulos de cáster devem ser "altos" em relação à um carro de produção em massa.

Procure a figura 17.17 do Milliken que explica a altura do braço da direção.

Outra advertência, na figura a imagem explica a caixa de direção posicionada por trás da linha do eixo. Quando se passa para frente o trapézio se inverte.

Me procure no nacional, sou da Equipe Tec-Ilha da Unesp de Ilha Solteira