PDA

Ver Versão Completa : Uso combinado de guinhos



isaianet
17/01/2006, 17:37
All,

Tava imaginando a seguinte situaçao agora de tarde. Estás com dois jipes fortemente atolados um de frente para o outro a digamos 50m de distancia um do outro. Como o guincho de nenhum deles tem comprimento suficiente se decide liberar o cabo de ambos e engatar o gancho de um no outro, e assim colocar AMBOS guinchos para tracionar.

O que acaba acontecendo primeiro: O cabo do guincho arrebenta ou ambos guinchos páram por falta de força?

Visto que ambos guinchos tem a mesma traçao, os cabos estao perfeitos e os carros nao se mechem do lugar.

Abs

lhf75
17/01/2006, 18:52
caro amigo se os cabos estiverem dimensionados para a tração do guincho teremos então a seguinde ipotese
ambos os guinchos tenderão a produziz 100% de sua força de tração so que estando os carros firme sem se mover teremos o travamento dos dois guinchos pois mesmo que os dois façam força ela não será cumulativa , e do mesmo jeito que vç colocar o cabo de um guincho em uma arvore firme que ão rebente e acionar oo guincho.

espero que nao esteja confuso . blz
Leandro

leopoldo
17/01/2006, 20:48
..... estando os carros firmes, sem se mover, teremos o travamento dos dois guinchos .....

Ou então, um acaba cedendo e se livrando do atoleiro ..... e desatolando o colega depois.



..... mesmo que os dois façam força, ela não será cumulativa.....

:pensativo: é cumulativo sim.

e se o cabo está dimensionado para um guincho, vai estourar .....

faça a seguinte experiência:

fique de lado, frente a frente com uma pessoa (da mesma forma), estiquem os braços, distancie um pé do outro e um ancore a mão na mão do outro.
"puxe" o seu braço com a outra pessoa "parada" e veja a força necessária a se movimentar.
agora peça para a outra pessoa te puxar ao mesmo tempo que você "se puxa".

entendeu a diferença?

mas voltando ao caso dos atolados, vamos torcer para um sair do atoleiro primeiro, ou que tenham lembrado de colocar um peso sobre os ganchos, tenham aberto os 2 capôs, e ninguém sai ferido.

isaianet
17/01/2006, 21:51
Leopoldo,

Que a força necessária não seria a mesma de que se guinchar em uma arvore parada eu tinha certeza que era.

Sendo 2 guinchos de 9000lbs a força resultante no cabo seria então de 18k lbs certo? Ou seja, acabaria arrebentando (não sei qual a força máxima que um cabo aguenta em média). É essa a teoria então?

Abs tentando lembrar das aulas de física..

leopoldo
18/01/2006, 00:29
Sim, supondo os veículos cravados ao solo ( senão um dêles vai voar)...... e o ponto fraco será o gancho, depois a amarração no gancho.

veja a resistência:

http://www.wirerope.com/pqraircg.htm

por ex:

o cabo do meu M9000 (e do meu M6000) é 5/16, galvanizado, 7x19, qualidade aeronáutico ..... tem resistência mínima de: 9 800 lbs.


Ambos usam gancho de 3/8 com resistência: depois eu procuro !

fabricado pela http://www.cmworks.com/

Wallace
19/01/2006, 19:29
Lembrando que neste caso se um deles não acionar o guincho pode danificar o freio do mesmo, pois guincho não pode ser usado como cinta.

LLeeoo
19/01/2006, 23:49
Ué... não entendi a lógica

Qual a diferença entre prender o guincho em uma árvore ou prender o guincho em outro jipe atolado. E se o outro jipe não estivesse atolado, estivesse amarrado na árvore? Que diferença faz para o guincho que está tracionando? Aliás, que diferença faz o guincho estar no jipe ou na árvore?

leopoldo
20/01/2006, 00:20
O que o Wallace quer dizer:

Não é muito saudável para o carretel do guincho/freio do carretel ser usado como parte estática no processo de guinchamento/desatolamento. O certo seria usar uma cinta/corda/cabo preso ao chassis ....... e disso para o guincho do jeep que vai puxar.

ou seja

Evitar usar o cabo do guincho como ponto de ancoragem de um jeep atolado.

Wallace
20/01/2006, 13:13
Uma certa vez tinhamos uma 110 bem atolada.
Uma outra 110 foi tirar com o guincho dela mas acabava indo para cima da primeira.
Ai eu coloquei o cabo do guincho da minha XJ na traseira da 110 que estava guinchando a 110 atolada, mas quando ele acionava o guincho dele eu também acionava o meu para não ter dano no meu guincho.
Resultado a 110 atolada foi tirada do atoleiro enquando a 110 que guinchava ficou paradinha e a minha XJ freiada era arrastada pelo meu guincho para cima da 110 que guinchava. E nenum dano aos guinchos, o que poderia ter ocorrido se eu não acionase o meu guincho também.
Poderia ter esticado meu cabo até a 110 atolada, mas daria mais trabalho. :mrgreen:

Arnaldo Tomazetti
20/01/2006, 22:35
Mais um palpite: Os dois Jeeps estão um de frente pro outro. A idéia é o Jeep 1 tirar o Jeep 2, mas com a agravante de que estão fortemente atolados e suspeita-se que os cabos não aguentem...para duplicar a resistência à ruptura dos cabos eu colocaria patescas, ou seja, o cabo sai do guincho, vai até a patesca e volta pra ancorar no próprio Jeep.
abs

garbage!!!
21/01/2006, 07:42
Isaias, a situação que voce descreveu, com dois jipes, um guincho em cada jipe e o cabo deste preso ao outro jipe é a mesma coisa que se tivessemos dois jipes, um dos jipes com dois guinchos e os dois cabos presos ao outro jipe( agora é mais fácil de visualizar, pelo menos eu acho).
Supondo que cada guincho tenha força maxima "F" e que os jipes nao vao desatolar, a força exercida entre os jipes é de 2F e como temos dois cabos a tensao em cada cabo será de "F" e portanto estará dentro do especificado pelo fabricante e nao deverá estourar.
Numa situação parecida à que o Wallace descreveu, apenas adicionando uma ancoragem ao jipe do Wallace ficando assim...jipe do Wallace ancorado a uma arvore e com o guincho preso a 110 livre que tem o guincho preso a 110 atolada( que nao vai desatolar). Considerando cada guincho com força "F".
Perceba que a força na 110 atolada será de de 2F mas como entre as duas 110 só exite um cabo e este cabo é quem exerce essa força, neste cabo a tensao será 2F oque é o dobro da força de trabalho do guincho e talvez fora do suportado pelo cabo que poderá romper. Perceba que se tivessemos ligado o guincho do Wallace na 110 atolada e o guincho da 110 livre na 110 atolada a força na 110 atolada seria de 2F, mas este seria ditribuido entre dois cabos ficando cada cabo com tensao F.
As patescas funcionam assim, tendo um jipe atolado( e que nao vai desatolar) com guincho e o cabo desde passando por uma patesca presa a uma arvore e o cabo voltando para o jipe. Nessa situação temos o guincho puchando o cabo com força F, porem temos esse cabo amarrado duas vezes ao jipe que recebera uma força 2F( cada F de cada ponta do cabo), repare que o cabo estara sujeito a uma tensao F e nao rompera, em compensaçao o guincho tera sua velocidade diminuida pela metade. Se tivessemos uma situação em que o cabo romperia sem a patesca, patescar ajudaria, na situação do Wallace adaptada, se patescassemos o cabo entre as 110 teriamos uma força resultante de 3F e cada ponta do cabo teria tensao 1,5F oque esta acima da tensao de trabalho.
abraços
Gui