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Ver Versão Completa : Quebra mato ou parachoque de impulsão?



Digaum
29/10/2014, 10:03
Senhores,

Procurei no fórum mas não achei nenhum tópico relacionado, portanto se tiver algum sobre o assunto por favor me indiquem. Queria instalar na VTR um quebra mato como este da foto abaixo, do usuário TBDELIA:

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Arregacei as mangas, alonguei os dedos e vamos pesquisar na internet... Semanas se passaram e não acho em lugar algum. E quando acho, varia dos nomes de "Mata Cachorro", "Quebra Mato"e "Para-choque de Impulsão". Uma verdadeira bagunça. Bom, pesquisa dali, olha daqui e resolvi dar uma arrumada na bagunça. Por definição do nome e forma, acredito que cheguei a uma conclusão e me corrijam se estiver errado:
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Mata Cachorro
Utilizado em motos para proteger os pés e pernas dos motociclistas contra colisões de pequena monta (animais terrestres de pequeno porte ou objetos pequenos).


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Quebra mato
Acessório usado na dianteira do automóvel para empurrar ou impulsionar outro veículo ou objeto que estivesse no caminho (como troncos, pedras ou até mesmo animais). Por este motivo este acessório acabou ganhando o apelidado de "quebra mato". Hoje este acessório é utilizado para instalar faróis auxiliares, guincho elétrico ou manual e para transportar e utilizar o macaco hi-lift (muito usado no meio off road), mas na maioria dos casos o fim é apenas estéticos.



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Para-choque de impulsão

Criado para proteger a frente do automóvel contra pequenos impactos, também utilizado para para instalar faróis auxiliares.


Se estou correto ou não, apenas os amigos poderão dizer, agora algumas dúvidas:

1) Qual é permitido segundo a nossa legislação atual?
2) Aonde acho para comprar um que de certo na VTR?
3) Quais os prós e contras de ter um (bem) instalado?

Rammster
29/10/2014, 11:30
Eu concordo com vc nos termos

é que talvez muita gente não conheça a terminologia correta e acaba trocando os nomes

1) Eu nunca tive problema com Para Choque de Impulsão ou Quebra Mato seja ele feito artesanalmente ou pronto

2) Em algum site especializado em Off deve ter um modelo para seu carro

3) qualquer encostão se torna um belo prejuizo mas em contra partida pouco acontece no seu carro

2 situações parecidas

num passeio/trilha vc perde o controle do carro e bate numa arvore com um quebra mato bem colocado e bem feito pouco (ou nenhum) dano ao Jipe

na cidade no anda e para vc de desliga e bate no carro da frente o que poderia ser apenas uma pintura de para choque, será uma tampa amassada, lanterna quebrada, porta malas afundado e por ai vai. Mas como sempre andei com seguro pra terceiro isso nunca me incomodou

Troller-a-vista
29/10/2014, 11:32
1- acredito que nenhum, quando houve a mudanca das leis de transito, muitas coisas foram proibidas, em especiais aquelas que em caso de colisão com animais poderia aumentar os danos , por exemplo bater a cabeca numa quina dessas, isso explica por que os carros estao ficando arredondados , com capo mais alto (para evitar ter um ponto pqno apenas de contato, quebrar ou arrancar as pernas por exemplo, frentes afuniladas como dos antigos diablos nao podem existir mais, nem farois escamotaveis), tb ha necessidade de haver uma altura maior entre o capo e as torres dos amortecedores, pois nauqela area há grande incidencia de cabeçadas, e com uma altura maior teria um amortecimento melhor, enfim, tem varias normas hoje...
2- maioria de lojas de picapes, capotarias, tunings, som , rodas tem isso...
3- furar o chassi, instalacao ruim, ineficiencia de todos os sensores de air bag , completa e total ineficacia das zonas de deformacao programaveis (vc altera toda forma programada da engenharia ao bater o caso por pressionar antes pontos ou sobrefadigar outros, enfim, vc muda a forma como é programada pro carro deformar), simples batidinhas de ate 15km/h irao amassar o chassi ou onde esta preso (coisa que nao aconteceria sem isso, pois o parachoque é obrigatorio por lei a nao ter problemas estruturais se encostar ate 15km/h... ou seja, amortece e volta). e por fim e nao menos importante, é a ineficiencia de tais aderecos, a grande maioria é afixado por simples pedacos de lata que se rompem ao menor esforço, embora visualmente parecam bem parrudos, lembrando que, uma batidinha simples com isso, provavelmente vai entortar, riscar e estragar seu capo, farois, e parachoques....

traduzindo: melhor ficar sem... mas q eh legal é ...

AirtonLieuthier
29/10/2014, 15:31
De acordo com a RESOLUÇÃO do Contran Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 , que regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, em seu Artigo 3º, diz:
"Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:

I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
V – referência a esta resolução;
VI – identificação do registro da empresa no INMETRO."

Então, aquele feito à mão, como o colega disse acima, não são mais aceitáveis. Então, se ele for homologado pela Contran, ele pode ser instalado sim na vtr.
Abraços

Rammster
29/10/2014, 15:44
De acordo com a RESOLUÇÃO do Contran Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 , que regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, em seu Artigo 3º, diz:
"Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:

I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
V – referência a esta resolução;
VI – identificação do registro da empresa no INMETRO."

Então, aquele feito à mão, como o colega disse acima, não são mais aceitáveis. Então, se ele for homologado pela Contran, ele pode ser instalado sim na vtr.
Abraços

o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

legislação vaga gera interpretações

o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga

RValle
29/10/2014, 22:20
Uma coisa que eu li não lembro aonde é que o quebra mato também é usado para abrir porteira das fazendas, por isso que ele abrange toda a frente do carro.... não lembro a fonte.

Digaum
30/10/2014, 09:26
o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

legislação vaga gera interpretações

o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga

Obrigado pelas respostas amigos Rammster, AirtonLieuthier e Troller-a-vista... esta é uma pergunta que me faço: o que é quebra-mato pela legislação?

Pois dependendo do que a lei disser, poderá me balizar para a futura decisão de qual comprar e aonde, se achar, o que não está fácil

Abraços!

AirtonLieuthier
30/10/2014, 11:40
o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

legislação vaga gera interpretações

o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga

Não, não é vaga....só coloquei acima uma parte do que diz a resolução 215...
Se vc olhar atentamente, na parte do "Anexo" da resolução, ele mostra como deve ser, tamanho, peso, curvatura, etc.
Isso sem contar na famosa plaqueta de identificação...que deve conter fabricante, tipo de veículo utilizado, peso do conjunto, etc...
Segue abaixo o texto do Anexo da referida resolução...

Anexo

Procedimentos de Construção e Montagem




Os dispositivos “quebra-mato” devem ser construídos de tal forma que todas as superfícies rígidas que possam ser tocadas por uma esfera de 100 mm de diâmetro (figura 1) tenham um raio de curvatura mínimo de 5 mm.





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Figura 1




A massa total do dispositivo “quebra-mato”, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg.




A altura do dispositivo “quebra-mato” quando montado em um veículo, não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor, medidos num plano longitudinal vertical ao veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade.

















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Figura 2



4) O dispositivo “quebra-mato” não deve aumentar a largura do veículo em que for montado. Se a largura total do “quebra-mato” exceder a 75% da largura do veículo, as extremidades do dispositivo devem ser viradas para dentro, na direção da superfície exterior, de modo a minimizar os riscos de se enganchar. Considera-se que este requisito foi cumprido se o dispositivo estiver encaixado ou integrado na carroçaria ou se a extremidade do dispositivo não puder ser tocada por uma esfera de 100 mm de diâmetro e o intervalo entre a extremidade e a carroçaria circundante não exceder 20 mm.

5) Sem prejuízo ao disposto no item 4, o intervalo entre os componentes do “quebra-mato” e a superfície exterior subjacente não deve exceder 80mm. Devem ser ignoradas as descontinuidades locais no contorno da carroçaria, tais como grades, entradas de ar, etc.

6) A distância longitudinal entre a parte mais avançada do pára-choque e a parte mais avançada do “quebra-mato” não deve exceder 100 mm, admitindo-se uma tolerância de 20%.

7) O “quebra-mato” não deve reduzir de modo significativo a eficácia do pára-choque. Considera-se que este requisito foi cumprido, se não existirem mais de dois componentes verticais e dois componentes horizontais do “quebra-mato” que se sobreponham ao pára-choque.

8) O “quebra-mato” não deve estar inclinado para frente relativamente à linha vertical. As partes superiores do “quebra-mato” não devem ultrapassar mais de 50 mm para cima ou para trás (na direção do pára-brisa), a linha de referência da borda dianteira da tampa do compartimento do motor do veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade. Cada ponto de medição é feito num plano vertical longitudinal que atravessa o veículo neste ponto."

Então, se o seu dispositivo não estiver de acordo com essas referências, ele estará em desacordo com a regulamentação, entendeu?

Espero ter ajudado.
Abraços