Ver Versão Completa : Troller para expedições
Salve , salve amigos foristas!
Beleza?
Gostaria de saber como o Troller se comporta em expedições?
É um carro confiável para expedições?
Quais modificações devo fazer para expedições?
Abs:safari-rig:
Fabio_Roberto
28/10/2014, 17:36
Beleza?
JJ
Depois do natal vou fazer uma de 4000 km..
482008
Vai ser minha primeira mas me preparei da seguinte forma...
Autonomia: O Troller é tranquilo, roda 700 km, no meu caso com qq tipo de diesel então nem me preocupei com isso.
Suspensão: Amortecedores offshox e molas novas
Pneus: Vou de BF AT 33, vai bem em qq situação.
Bloqueio: Traseiro 75% eaton truetrac e dianteiro por enquanto nada... mas até lá vou tentar colocar o mesmo na frente.
Equipamentos: Guincho, patesca, pá, hi-lifti, cinta, anilhas.
Bancos: Esse assunto é crucial o original do troller acho uma grande merda, vou de Rallydesign, ja esta encomendado.
Acho que é isso.. talvez eu leve algumas peças como fusível, mangueiras etc.. ainda não pensei nisso.. mas é por ai..
Fabio, mas o jipe é confiável para expedições?
Tem uma boa mecânica para tal coisa?
ABS
homerohermida
28/10/2014, 19:17
Fabio, mas o jipe é confiável para expedições?
Tem uma boa mecânica para tal coisa?
ABS
Confiável é pouco para o Troller.
Giuberto
28/10/2014, 21:51
Confiável é pouco para o Troller.
x2 :concordo:
Eu tb penso em comprar um Troller p/ expedições..
O lance que me preocupa é a dirigibilidade dele no asfalto a 110-120 Km/h, ter que ficar corrigindo pra andar em linha reta como tantos reclamam.
Estava na dúvida entre um X-terra MWM e o Troller mesmo motor, mas o lance de precisar usar no dia a dia, achar vagas e manobrar na minha garagem que é pequena, pesou o tamanho reduzido do Troller. Mas sei que pra expediçoes o X-terra seria beeem mais confortável e seguro.
Fabio_Roberto
29/10/2014, 08:58
O lance que me preocupa é a dirigibilidade dele no asfalto a 110-120 Km/h, ter que ficar corrigindo pra andar em linha reta como tantos reclamam.
Estava na dúvida entre um X-terra MWM e o Troller mesmo motor, mas o lance de precisar usar no dia a dia, achar vagas e manobrar na minha garagem que é pequena, pesou o tamanho reduzido do Troller. Mas sei que pra expediçoes o X-terra seria beeem mais confortável e seguro.
O meu eu não tenho que ficar corrigindo nada, vai igual carro de passeio...
Troquei amortecedor e molas, pneus novos, alinhamento técnico e amortecedor de direção da F250.. Ficou muito bom..
O meu eu não tenho que ficar corrigindo nada, vai igual carro de passeio...
Troquei amortecedor e molas, pneus novos, alinhamento técnico e amortecedor de direção da F250.. Ficou muito bom..
Tava lendo o tópico aqui do forum "Instabilidade Direcional no T4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4.html)" e já tem 27 páginas e nenhuma solução unânime..
Sempre brinquei que meu CJ5 não tinha folga na direção, tinha licença prêmio. Mas lembro que o lance de ter que freiar com antecedência e ficar corrigindo em linha reta, me faziam evitar percursos longos com o Jeepinho.
Fabio, pra ter uma idéia, quanto saiu o jogo de amortecedores e molas novos?
Vc sente muita dificuldade em frenagens repentinas no asfalto?
Beleza?
Minha experiencia:
Janeiro 2011 - Curitiba - Deserto do Atacama = 6700km / 20 dias- Sem problemas;
Janeiro 2013 - Curitiba - Serra Sta. Catarinha e Rio Grande do Sul = 4500km / 20 dias - Sem problemas;
Dezembro 2013 - Curitiba - Ushuaia (incluindo a Carretera Austral e parte da Ruta 40 sem asfalto) 12400km / 35 dias - Sem problemas.
Obs.: As viagens sempre foram planejadas para maior percurso em estradas de terra.
Modificações? Tire o banco traseiro e faz um limitador de bagagens apoiado nos furos de fixação dos bancos. Se vc procurar no fórum, tem um tópico sobre isto.
abs,
Reinaldo
Bandinho
29/10/2014, 22:22
Minha experiência:
Ago/2013: Rio/Acre/Peru/Chile/ARG/Foz/Rio.
11600km - Troller 2005, bancos do honda fit, sem os bancos de trás, único problema ar cond.deu pau, recuperado em Rio Branco, AC.
Agosto de 2014:
Rio/chapada viadeiros/jalapão/alter do chão/ pantanal/ rio-9200km
Troller 2010, bancos originais, pneus mud 33, guincho, sem bancos de trás. Zero de problemas.
Abs.
Giuberto
30/10/2014, 00:46
Tava lendo o tópico aqui do forum "Instabilidade Direcional no T4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4.html)" e já tem 27 páginas e nenhuma solução unânime..
Sempre brinquei que meu CJ5 não tinha folga na direção, tinha licença prêmio. Mas lembro que o lance de ter que freiar com antecedência e ficar corrigindo em linha reta, me faziam evitar percursos longos com o Jeepinho.
Fabio, pra ter uma idéia, quanto saiu o jogo de amortecedores e molas novos?
Vc sente muita dificuldade em frenagens repentinas no asfalto?
Não tem, nem vai ter.
Esse cara aqui, eu e diversos usuários e amigos que conheço não precisam ficar corrigindo a direção o tempo inteiro não.
Troller 3.0 a 190 km/h
Troller 190 km/h x Capitiva deserto do Chile (gmorra1984) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UfgYXhCM1Gc)
O único problema é que se precisar freiar, o jeito é olhar pro céu e gritar F....!
PERIODONTISTA
30/10/2014, 02:03
Paulo Roberto, vi que vc usa amortecedores off shock e molas novas. Como vai de pneu 33' gostaria de saber algo. Tenho um troller 2010 recém comprado e ainda todo original. Gostaria de trocar os amortecedores e se necessário as molas para deixá-lo mais confortável em longos percursos e tb no dia a dia. Qual o modelo de amortecedores e molas comprar (tamanho original ou maior) visando no futuro tb passar para pnues 33". obrigado
Não tem, nem vai ter.
Esse cara aqui, eu e diversos usuários e amigos que conheço não precisam ficar corrigindo a direção o tempo inteiro não.
Troller 3.0 a 190 km/h
O único problema é que se precisar freiar, o jeito é olhar pro céu e gritar F....!
Sou mais um que não precisa ficar corrigindo a direção o tempo todo.
Quanto ao freio, é assim mesmo!
Paulo Roberto, vi que vc usa amortecedores off shock e molas novas. Como vai de pneu 33' gostaria de saber algo. Tenho um troller 2010 recém comprado e ainda todo original. Gostaria de trocar os amortecedores e se necessário as molas para deixá-lo mais confortável em longos percursos e tb no dia a dia. Qual o modelo de amortecedores e molas comprar (tamanho original ou maior) visando no futuro tb passar para pnues 33". obrigado
A sua pergunta foi dirigida ao Paulo, mas vou comentar.
Eu comecei instalando os Rancho - a viatura fica muito macia em contrapartida fica uma M… em estradas. Eles transmitem uma insegurança em curvas e vc acaba tendo que reduzir demais a velocidade porque deixam rolar a carroceria mais do que deveria - Já falei sobre isso em outro tópico.
Insatisfeito com os Rancho, comprei os Offshox - a viatura ficou muito firme em estradas e velocidades acima de 90km/h em contrapartida um cabrito em baixas velocidades. No geral gostei do desempenho deles.
Ai começou a rotina de a cada 6 meses ter que enviar os Offshox para revisar, por vazamento ou o mais chato: Os coxins dos olhais desmancham e o fabricante considera item de desgaste. No começo eram buchas bi-partidas e eu trocava em casa. Depois passaram para bucha fixa e ai tem que enviar para Sta. Catarina para troca.
Resumo da historia: Voltei pros originais e não mexo mais nisso.
Quanto a molas considerando pneu 33: Se vc não for meter o carro em trilhas pesadas não mexe nisso. Apenas troca as rodas pois as originais são muito estreitas.
Resumo, o Troller é um JIPE, portanto é duro, pula que nem cabrito, etc, e a despeito de paixões, considero a série 3.0 (2009 - 2011) a melhor disponível. O meu já rodou 83.000 km e confio 100% nele.
- Quer mais conforto ….. compra um Cherokee, BMW, etc., porque Troller, Defender, Wrangler, Band, Willys são jipes e não há meio termo nisso. Ninguém gosta de jipe, é paixão ou ódio.
Abs,
Reinaldo
A Band também deve ser top para expedições, não?
Tem uma mecânica forte, apesar de que a carroceria se acaba em ferrugem/podre.
Giuberto
31/10/2014, 13:12
A Band também deve ser top para expedições, não?
Tem uma mecânica forte, apesar de que a carroceria se acaba em ferrugem/podre.
É sim. A carroceria sofre mesmo. Não é raro vermos bands nem tão velhas assim, sendo reformadas. E não sai barato a reforma - entre R$ 10 mil e R$ 20 mil - uma boa reforma.
Mas, achando uma inteira, é uma boa pedida para expedições, especialmente a longa.
Eu não sei qual é o ano do seu troller. Eu vou, a cada 15 dias pela BR 101, Rio de Janeiro x Farol de São Tomé (via Barra do Furado) e nunca tive problema de dirigibilidade. A minha esposa que nunca tinha dirigido um troller, na Carvalho Pinto chegou a 140 km/h, e só não foi mais além pq eu pedi pra ela aliviar o pé. Segundo ela o carro é gostoso de dirigir que nem sente a velocidade e que agora ela entende pq eu prefiro viajar com o troller em vez da zafira.
Gui Nehring
12/11/2014, 00:04
JJ,
Acabei de retornar de uma viagem solo ao Atacama e salar de Uyuni, foram 7.200 km onde o único problema foi um pneu furado, o Troller se comportou perfeitamente, chegamos a altitude de 5.030 m e temperatura de -10° C durante a noite, mesmo com aditivo anticongelante no diesel pela manhã demorava pegar, mas a bateria zerada 80 A deu conta do recado.
Carro:
Troller 2008 3.0; pneus 32" mud; guincho Warn 10.000 L
Acessórios:
Macaco Hi lift 1,5; pá; cambão; cintas de reboque e manilhas; caixa de ferramentas; relês e fusíveis extras; dois tanques de combustíveis extras de 23 L; filtro de combustível extra; compressor de ar; kit reparo de pneu e etc.
Modificações:
Fixação de argola para cambão na dianteira; gancho extra na dianteira, iluminação de led no porta malas; retirada do banco individual traseiro e colocação de três caixas plásticas tipo supermercado fixadas com cintos de seguranças extras.
Para mais detalhes entre no blog.
Aventuras 4x4 Nehring (http://aventuras4x4nehring.blogspot.com.br/)
483557
Abs.
Para com isso. O meu eh 2010 comprado recentemente. O que mais me surpreendeu nao foi o comportamento no barro, tinha Band. Na estrada parece um carro de passeio, eh incrivel. Viagei a120, 130, sem nenhum problema, sem desvios, sem barulhos, suave, excelente,espetacular. Pra mim esta historia de desvio eh algum problema especifico. Agora nao tenha duvidas que a X terra eh uma muito mais confortavel, ta mais para SUV do que para Jipe.
Nao comparem Band com Troller para expediçao. Tive uma com motor 306 e outra com 364 muitos anos. Para andar bem na estrada tive que engenheirar a bruta. Mandei fabricar coroa e pinao e substitui estes inernos dos diferenciais alongando relaçao de marchas. Nao ha conforto em estradas. Agora tenho o Troller e a diferença eh do fusca para o Corolla, sem desmerecer o Fusca, meu filho tem um e eh um carro lendario assim como a Band, agora projetos evoluem e estes dois sao dos anos 50, para ficar na memoria e serem reverenciados como ancestrais.
Castelan
12/11/2014, 08:20
Bom dia a todos.
Entre dezembro/2013 e janeiro/2014, realizei, com minha esposa e filhos, uma expedição Rio-Ushuaia-Rio, no meu Troller 2009.
Foram mais de 15.000 Km rodados em 32 dias.
Durante a viagem fui escrevendo um blog com todas as informações que julguei serem relevantes para quem desejar fazer uma viagem desse tipo.
No blog registrei fotos, custos, câmbio, documentos necessários para o carro e para as pessoas, roteiro, atrações existentes em cada lugar que estive etc.
Para quem quiser mais informações o endereço é: Expedição 2013 / 2014 - Rio de Janeiro a Ushuaia, de Troller ! (http://expedicaorioushuaiadetroller.blogspot.com.br)
Espero, de alguma forma, ter contribuído para este tópico.
Bom dia a todos.
Entre dezembro/2013 e janeiro/2014, realizei, com minha esposa e filhos, uma expedição Rio-Ushuaia-Rio, no meu Troller 2009.
Durante a viagem fui escrevendo um blog com todas as informações que julguei serem relevantes para quem desejar fazer uma viagem desse tipo.
No blog registrei fotos, custos, câmbio, documentos necessários para o carro e para as pessoas, roteiro, atrações existentes em cada lugar que estive etc.
Para quem quiser mais informações o endereço é: Expedição
2013 / 2014 - Rio de Janeiro a Ushuaia, de Troller ! (http://expedicaorioushuaiadetroller.blogspot.com.br)
Simplesmente espetacular o Blog, nada mais. Embora nao va viajar agora vou ler todo, tamanha a riqueza de detalhes e o interesse que desperta em todos nos Jipeiros.
JJ,
Acabei de retornar de uma viagem solo ao Atacama e salar de Uyuni, foram 7.200 km onde o único problema foi um pneu furado, o Troller se comportou perfeitamente, chegamos a altitude de 5.030 m e temperatura de -10° C durante a noite, mesmo com aditivo anticongelante no diesel pela manhã demorava pegar, mas a bateria zerada 80 A deu conta do recado.
Carro:
Troller 2008 3.0; pneus 32" mud; guincho Warn 10.000 L
Acessórios:
Macaco Hi lift 1,5; pá; cambão; cintas de reboque e manilhas; caixa de ferramentas; relês e fusíveis extras; dois tanques de combustíveis extras de 23 L; filtro de combustível extra; compressor de ar; kit reparo de pneu e etc.
Modificações:
Fixação de argola para cambão na dianteira; gancho extra na dianteira, iluminação de led no porta malas; retirada do banco individual traseiro e colocação de três caixas plásticas tipo supermercado fixadas com cintos de seguranças extras.
Para mais detalhes entre no blog.
Aventuras 4x4 Nehring (http://aventuras4x4nehring.blogspot.com.br/)
483557
Abs.
Fiz a praticamente a mesma viagem e no mesmo periodo (13/12/2013 - 08/01/2014) apenas no sentido inverso: De Santa Rosa (ARG) fomos a Junin de Los Andes.
Veja o "porta-malas" que fiz para o meu. Ajudou bastante a organizar a bagunça no carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/110770-troller-para-expedicao-3.html#post1792049
Simplesmente espetacular o Blog, nada mais. Embora nao va viajar agora vou ler todo, tamanha a riqueza de detalhes e o interesse que desperta em todos nos Jipeiros.
Não fiz blog, mas a viagem é fantástica!!! Bem melhor do que ler (sem desmerecer as info contidas). Também li muitos blogs pra montar a minha viagem.
483579
Bom dia a todos.
Para quem quiser mais informações o endereço é: Expedição 2013 / 2014 - Rio de Janeiro a Ushuaia, de Troller ! (http://expedicaorioushuaiadetroller.blogspot.com.br)
15000 Km em 32 dias eh muita coisa, quase 500Km por dia, eh sufoco, praticamente o tempo todomdehtro do carro. Rodei 7500Km em 20 dias nos EUA, com carro automatico e estradas excelentes e nao eh facil.
Pergunto a voce
Como foi o cansaço, especialmenten para sua esposa e filhos. Teve dia que vc rodou 10000Km, 16 h.
Seu Troller tinha bancos especiais, tipo Rallie Design?
Ondenforam as bagagens? Nao vi
Castelan
12/11/2014, 14:34
Boa tarde Jaime,
Dirigir na Argentina e no Chile é bem diferente de dirigir aqui no Brasil.
As estradas são simplesmente ótimas, sem buracos, muitas retas, pouquíssimo tráfego e sem moradores e construções às suas margens.
Isso permite que você rode numa velocidade bem mais alta, quase sem perceber, fazendo 700 Km no mesmo tempo de Rio - São Paulo, aproximadamente.
Aprendi que no Troller o segredo é dividir as bagagem em mochilas, pois assim é possível aproveitar melhor todos os cantos do "porta luva" até a altura dos encostos de cabeça. Logo, uma mochila continha casacos, outra calçados, outra blusas e assim por diante. Embaixo dos bancos estavam ferramentas e caixa de primeiros socorros.
A única mala, que também não era tão grande foi deitada entre o banco traseiro e os bancos da frente. Como meus filhos tinham 8 e 11 anos, na época, eles não ficavam apertados no banco de trás e essa mala ainda servia de mesa para apoiar alguma coisa e manter um separado do outro evitando aquelas brigas chatas de irmãos.
É preciso frisar que não levamos roupas para o período todo. O macete era lavar na própria banheira do hotel e, como o clima naquela região é bastante seco, de manhã estava tudo pronto para guardar e/ou usar.
Como você pode perceber no blog, em determinados trechos da viagem foi basicamente deslocamentos pois não havia nenhum atrativo para ver e em outros ficamos mais de um dia.
Quanto ao cansaço, não sentimos nada. A empolgação de realizar o passeio era tanta que nada incomodava.
Quando estávamos chegando no Rio havia um silêncio sepulcral dentro do carro, pois estava acabando a aventura e o assunto passou a ser qual seria o novo destino nas próximas férias.
Grande abraço.
Parabéns pelo Blog Castelan, muito bem detalhado.
Eu tenho um 3.2 de julho de 2013 e rodei 20.000 Km em duas viagens longas: Curitiba-São Luis-Jalapão-Curitiba e uma outra de 52 dias (14.000 Km) Curitiba-Chile (do Atacama até a Patagônia chilena pela Carretera Austral-Patagônia argentina-Uruguai, e nada de defeito.
Abs
Evanio Machado
PERIODONTISTA
12/11/2014, 23:52
Bom dia a todos.
Caro Castelan,
Comecei a ler seu relato hoje as 13:30 mas como tinha que ir pro consultório fiquei louco pra voltar pra casa e continuar a ler. Acabo de ler tudo e são 23:48h aí no Rio e confesso que estou estasiado. Esse é o tipo de aventura off road que me atrai demais e dou os parabéns pela iniciativa e riqueza de detalhes. A um mês comprei um troller 09-10 todo original com apenas 13.000km e sem Snorkel aqui em Salvador e com ele pretendo ter muitas aventuras. Já pensou na próxima aventura ? Parabéns !!!!!
Boa tarde Jaime,
Dirigir na Argentina e no Chile é bem diferente de dirigir aqui no Brasil.
As estradas são simplesmente ótimas, sem buracos, muitas retas, pouquíssimo tráfego e sem moradores e construções às suas margens.
Isso permite que você rode numa velocidade bem mais alta, quase sem perceber, fazendo 700 Km no mesmo tempo de Rio - São Paulo, aproximadamente.
Aprendi que no Troller o segredo é dividir as bagagem em mochilas, pois assim é possível aproveitar melhor todos os cantos do "porta luva" até a altura dos encostos de cabeça. Logo, uma mochila continha casacos, outra calçados, outra blusas e assim por diante. Embaixo dos bancos estavam ferramentas e caixa de primeiros socorros.
A única mala, que também não era tão grande foi deitada entre o banco traseiro e os bancos da frente. Como meus filhos tinham 8 e 11 anos, na época, eles não ficavam apertados no banco de trás e essa mala ainda servia de mesa para apoiar alguma coisa e manter um separado do outro evitando aquelas brigas chatas de irmãos.
É preciso frisar que não levamos roupas para o período todo. O macete era lavar na própria banheira do hotel e, como o clima naquela região é bastante seco, de manhã estava tudo pronto para guardar e/ou usar.
Como você pode perceber no blog, em determinados trechos da viagem foi basicamente deslocamentos pois não havia nenhum atrativo para ver e em outros ficamos mais de um dia.
Quanto ao cansaço, não sentimos nada. A empolgação de realizar o passeio era tanta que nada incomodava.
Quando estávamos chegando no Rio havia um silêncio sepulcral dentro do carro, pois estava acabando a aventura e o assunto passou a ser qual seria o novo destino nas próximas férias.
Grande abraço.
Mas os bancos do seu Troller sao originais?
Castelan
13/11/2014, 09:18
Obrigado, pessoal, pelos elogios acerca do blog. Fico feliz que tenham gostado. Lendo os comentários é impossível não ficar motivado para escrever outro na próxima expedição.
Jaime, esqueci de mencionar mas os bancos eram originais sim.
Peridontista, a próxima expedição será para o Atacama. A minha maior dificuldade é conciliar as férias escolares dos meus filhos com a da minha esposa e, claro, com as minhas. Por isso ainda não tenho uma data definida mas sem dúvida essa viagem terá que ocorrer no início do ano ou no meio por causa dos meus filhos.
Grande abraço.
Show de bola....
Parabéns pela expedição, por elaborar o blog e compartilhar conosco.
Abraços
PERIODONTISTA
13/11/2014, 14:29
Obrigado, pessoal, pelos elogios acerca do blog. Fico feliz que tenham gostado. Lendo os comentários é impossível não ficar motivado para escrever outro na próxima expedição.
Jaime, esqueci de mencionar mas os bancos eram originais sim.
Peridontista, a próxima expedição será para o Atacama. A minha maior dificuldade é conciliar as férias escolares dos meus filhos com a da minha esposa e, claro, com as minhas. Por isso ainda não tenho uma data definida mas sem dúvida essa viagem terá que ocorrer no início do ano ou no meio por causa dos meus filhos.
Grande abraço.
Castelan já vi muitas fotos de Troller com guincho no Fim do Mundo. Realmente é necessário a remoção ? AH ! vi que foi de BF goodrich all Terraim. Usou 32 ou 33' ?
Castelan já vi muitas fotos de Troller com guincho no Fim do Mundo. Realmente é necessário a remoção ? AH ! vi que foi de BF goodrich all Terraim. Usou 32 ou 33' ?
Levei uma mordida de R$ 300 na Ruta 14, depois de apenas 20 minutos na Argentina por conta do quebra-mato que segundo eles é ilegal. Mas a Ruta 14 é assim mesmo. Depois disso durante os outros 20 dias não me incomodaram mais.
No caminho do Atacama, também não me encheram o saco.
O que eles incomodam muito são os farois de milha destampados e isto vale para Argentina e Chile.
Armindo Neto
13/11/2014, 19:17
Não entendi o porque do guincho(não o acessório)...
Quebras? Ou foi rebocado por algo ilegal?
Castelan
14/11/2014, 09:09
Periodontista, meu Troller, aqui no Rio, está com rodas de 10", pneus Savero GT Mud, quebra mato, guincho, faróis de milha e outros acessórios, como você pode ver na foto que está no 4º tópico do meu blog.
Na preparação da viagem, li muitos relatos que, principalmente em algumas regiões da Argentina (Entre Rios) os Policiais usam qualquer motivo para tentar te achacar e, por isso, resolvi retirar o quebra-mato, o guincho e recolocar as rodas originais (pneus 33 x 12,5) para evitar qualquer problema.
Segundo as pesquisas que fiz antes da viagem, o carro não pode ter nada que ultrapasse seus limites originais. Logo, rodas para fora do pára-lamas, pino bola para reboque, quebra mato e até mesmo o guincho acabam avançando à frente dos para-choques e, para reduzir ao máximo o risco de aborrecimento com as autoridades locais, decidi retirá-los antes de partir.
Quanto aos pneus 33, tive um completamente dilacerado quando trafegava em uma estrada de rípio. Coloquei o estepe, que era igual aos demais, e achei que na primeira "gomeria" (borracheiro) compraria outro, do mesmo tamanho, para repor o estepe. Acontece que pneus 31 ou maiores são quase impossíveis de achar na Patagônia.
Para não ficar sem estepe, acabei comprando um pneu menor e, por muita sorte, no Chile, encontrei um jogo de pneus 33 bem desgastados e fiz uma troca com o dono da borracharia.
Fica a minha dica então, se o seu pneu for 31 ou maior e tiver condição de levar mais de um estepe faça isso, porque vale a pena se precaver.
Periodontista, meu Troller, aqui no Rio, está com rodas de 10", pneus Savero GT Mud, quebra mato, guincho, faróis de milha e outros acessórios, como você pode ver na foto que está no 4º tópico do meu blog.
Na preparação da viagem, li muitos relatos que, principalmente em algumas regiões da Argentina (Entre Rios) os Policiais usam qualquer motivo para tentar te achacar e, por isso, resolvi retirar o quebra-mato, o guincho e recolocar as rodas originais (pneus 33 x 12,5) para evitar qualquer problema.
Segundo as pesquisas que fiz antes da viagem, o carro não pode ter nada que ultrapasse seus limites originais. Logo, rodas para fora do pára-lamas, pino bola para reboque, quebra mato e até mesmo o guincho acabam avançando à frente dos para-choques e, para reduzir ao máximo o risco de aborrecimento com as autoridades locais, decidi retirá-los antes de partir.
Quanto aos pneus 33, tive um completamente dilacerado quando trafegava em uma estrada de rípio. Coloquei o estepe, que era igual aos demais, e achei que na primeira "gomeria" (borracheiro) compraria outro, do mesmo tamanho, para repor o estepe. Acontece que pneus 31 ou maiores são quase impossíveis de achar na Patagônia.
Para não ficar sem estepe, acabei comprando um pneu menor e, por muita sorte, no Chile, encontrei um jogo de pneus 33 bem desgastados e fiz uma troca com o dono da borracharia.
Fica a minha dica então, se o seu pneu for 31 ou maior e tiver condição de levar mais de um estepe faça isso, porque vale a pena se precaver.
Castelan,
A informação de Entre Rios é procedente, principalmente na Ruta 14, sendo o pior trecho entre Colón e Gualeguaychú.
Um pouco antes desta cidade, no entrocamento com a RP 20 está o posto policial mais temido nesse sentido, inclusive pelos hermanos.
Indo para o Atacama, tem muito guarda na estrada mas querem mais saber de documentos e o pessoal entre Pampa de Infierno e Salta quer morder mesmo, não importa o motivo, mas não incomodam por causa dos acessórios.
Detalhe, o quebra-mato (soldado - não tem como tirar) e o guincho do meu são paralelos com o parachoque, mas mesmo assim morderam na R 14.
Castelan
15/11/2014, 12:26
Apenas para ilustrar o que eu disse no post #25 sobre o uso de mochilas para aproveitar todos os espaços possíveis do 'porta luvas' do Troller.
eduardodesaa
16/11/2014, 15:26
Parabéns pelo Blog Castelan, muito bem detalhado.
Eu tenho um 3.2 de julho de 2013 e rodei 20.000 Km em duas viagens longas: Curitiba-São Luis-Jalapão-Curitiba e uma outra de 52 dias (14.000 Km) Curitiba-Chile (do Atacama até a Patagônia chilena pela Carretera Austral-Patagônia argentina-Uruguai, e nada de defeito.
Abs
Evanio Machado
E Mac, blz
Vc comentou que foi com o seus 3.2 pro Atacama, Uruguai e Patagônia... É fácil achar o Diesel S10 pra esses lugares? Tenho noção que no Uruguai é fácil, né?
Abraço
Castelan
16/11/2014, 19:35
Na Argentina, o óleo diesel é chamado de gasoil e a gasolina de nafta.
Além do diesel comum, eles vendem o diesel S10, conhecido como eurodiesel. No Chile só tem S10.
O único trecho na Argentina que não encontrei o eurodiesel foi de El Calafate até Los Antiguos.
PERIODONTISTA
17/11/2014, 17:37
Castelan vc usou alargador de roda para os pneus 33' ? Não ficou pra fora ? Os hermanos costumam implicar com isso.
Não tive problema em encontrar diesel S10 no Chile, Argentina e Uruguai. No Uruguai me falaram que era o S50 em abril/2014. Mas se era ou não eu não senti a menor diferença
teretroller
18/11/2014, 07:44
Não tive problema em encontrar diesel S10 no Chile, Argentina e Uruguai. No Uruguai me falaram que era o S50 em abril/2014. Mas se era ou não eu não senti a menor diferença
E.Mac., como foi o desempenho do 3.2 nesta viajem, pois pretendo fazer agora passando por estes países com o meu 3.2 tvg
E.Mac., como foi o desempenho do 3.2 nesta viajem, pois pretendo fazer agora passando por estes países com o meu 3.2 tvg
O meu 2013/2013 (e fui só, sem outra viatura a título de companhia) foi excelente, o único senão foi o para-brisa que trincou em um trecho de rípio, mas quando eu cheguei em Bariloche consegui fazer uma reparo com um especialista, já que é fato muito comum naquela região.
Quando cheguei em Curitiba, o pessoal da Troller me falou que normalmente o pessoal costuma colocar uma ou mais película, por for e por dentro, de insulfim incolor como forma de proteger mais um pouco. Penso que vale a pena pesquisar. sobre o assunto.
Castelan
19/11/2014, 08:46
Periodontista, os pneus 33 montados no aro original do Troller, sem alargadores, ficaram exatamente no limite dos para-lamas.
PERIODONTISTA
20/11/2014, 08:38
Periodontista, os pneus 33 montados no aro original do Troller, sem alargadores, ficaram exatamente no limite dos para-lamas.
Mas não raspa em nada ? estou querendo por 33 e dizem que deve-se mudar a roda para off set negativo ou usar alargadores.
Fabio_Roberto
20/11/2014, 09:58
Mas não raspa em nada ? estou querendo por 33 e dizem que deve-se mudar a roda para off set negativo ou usar alargadores.
Se andar no asfalto, jipe vazio e sem fazer manobras não raspa, ou seja, impossível, raspa tanto na frente como atras. Alargadores de 32 mm ja resolvem, mas é melhor trocar as rodas.
ja fiz viagem longa com um troller 2003 com rodas originais e pneus 33. só tinha calços de 3 cm na traseira.
nao pegava em nada.
para o pessoal que foi recentemente a arg, chile, peru e bolivia. alguem usou radio PY? tiveram problemas com policia em função disso? nao sei se eles pedem a carteira de radio amador...
Gui Nehring, aonde comprou essa "rede" do porta malas? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/92422.html)
homerohermida
20/11/2014, 12:37
Exato. Ou uma coisa ou outra, se não, raspa. Limitando o giro, até resolve a raspada na dianteira, mas pra manobrar...
ja fiz viagem longa com um troller 2003 com rodas originais e pneus 33. só tinha calços de 3 cm na traseira.
nao pegava em nada.
para o pessoal que foi recentemente a arg, chile, peru e bolivia. alguem usou radio PY? tiveram problemas com policia em função disso? nao sei se eles pedem a carteira de radio amador...
Gui Nehring, aonde comprou essa "rede" do porta malas? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/92422.html)
Amigo,
Eu viajei fev/mar e abril de 2014, mas não tinha rádio PY ou cidadão, mas creio que fui um ponto fora da curva, pois não fui parado em lugar algum pelos guardas, em que pese vários relatos a respeito. Aliás, em várias viagens de moto que fiz pela América do Sul eu somente fui parado umas duas ou três vezes e nunca tive problema, e olha que fiz Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Perú.
Abs
nao pegava em nada.
Em 3 viagens (argentina uruguay e chile) ninguém me incomodou por causa do radio e não conheço ninguém que tenha sido incomodado por conta disso. Não tenho informações sobre o peru e na bolivia não entro mais de carro nem Fu….
Aliás tem 2 paises que não entro de carro e recomendo ninguém entrar: Bolivia e Paraguay.
Beleza?
Nobre viajante, me permita responder com quatro fotos.
Bom proveito.:concordo:
IsmaelMatos
21/11/2014, 09:08
Amigo,
Eu viajei fev/mar e abril de 2014, mas não tinha rádio PY ou cidadão, mas creio que fui um ponto fora da curva, pois não fui parado em lugar algum pelos guardas, em que pese vários relatos a respeito. Aliás, em várias viagens de moto que fiz pela América do Sul eu somente fui parado umas duas ou três vezes e nunca tive problema, e olha que fiz Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Perú.
Abs
É melhor sempre saber como funcionam as coisas, principalmente quando estamos longe de casa, seguindo regras diferentes das nossas aqui. Entendo que o Brasil participe no Tratado IARP (vide INTER-AMERICAN CONVENTION ON AN INTERNATIONAL AMATEUR RADIO PERMIT (http://www.oas.org/juridico/english/treaties/a-62.html) e INTER-AMERICAN CONVENTION ON AN INTERNATIONAL AMATEUR RADIO PERMIT (http://www.oas.org/juridico/english/sigs/a-62.html)) de reconhecimento recíproco com a Argentina e outros países, mas o Chile não participa. Nunca procurei informações sobre outros paises. Melhor consultar a ANATEL para confirmar os detalhes de tal Tratado.
Para operar na Argentina, devemos usar o prefixo "LU/" mais o nosso indicativo.
Para o Chile, é importante entrar em contato com o Radio Clube antecipadamente para preparar qualquer papelada.
Vale a pena dar uma olhada nos sites, incluindo as frequências e localização das repetidoras, legislação, plano de bandas, etc.:
- Radio Clube Argentino: RCA Web Site (http://www.lu4aa.org)
- Radio Clube de Chile: La Casa de Todos Radio Club de Chile (http://www.ce3aa.cl/)
Saudações a todos,
Nobre viajante, me permita responder com quatro fotos.
Bom proveito.:concordo:
Vendo estas fotos da vontade de partir para a estrada. De onde são estas da região nevada? Seu aquecimento funcionou direito, porque o meu não vale nada.
PERIODONTISTA
21/11/2014, 13:46
Castelan seu roteiro foi de sua autoria ou vc foi com alguma empresa especializada em expedições ?
Castelan
21/11/2014, 14:54
Periodontista, o roteiro foi da Nômade Expedições. A propósito, acerca da pergunta sobre os pneus 33 sem alargadores, eles raspam sim mas muito pouco e praticamente no final do último quarto de volta do volante.
É melhor sempre saber como funcionam as coisas, principalmente quando estamos longe de casa, seguindo regras diferentes das nossas aqui. Entendo que o Brasil participe no Tratado IARP (vide INTER-AMERICAN CONVENTION ON AN INTERNATIONAL AMATEUR RADIO PERMIT (http://www.oas.org/juridico/english/treaties/a-62.html) e INTER-AMERICAN CONVENTION ON AN INTERNATIONAL AMATEUR RADIO PERMIT (http://www.oas.org/juridico/english/sigs/a-62.html)) de reconhecimento recíproco com a Argentina e outros países, mas o Chile não participa. Nunca procurei informações sobre outros paises. Melhor consultar a ANATEL para confirmar os detalhes de tal Tratado.
Para operar na Argentina, devemos usar o prefixo "LU/" mais o nosso indicativo.
Para o Chile, é importante entrar em contato com o Radio Clube antecipadamente para preparar qualquer papelada.
Vale a pena dar uma olhada nos sites, incluindo as frequências e localização das repetidoras, legislação, plano de bandas, etc.:
- Radio Clube Argentino: RCA Web Site (http://www.lu4aa.org)
- Radio Clube de Chile: La Casa de Todos Radio Club de Chile (http://www.ce3aa.cl/)
Saudações a todos,
Bem legal a informação Ismael. No meu caso específico eu não faço uso de Rádio PY, mas sempre me preocupo viajar atendendo todas as normas. Por exemplo, na Bolívia vale ter o cuidado firmado pelo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, veja o link a seguir:
Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42)
e tb a recomendação abaixo:
Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=151)
Abs
Evanio Machado
Vendo estas fotos da vontade de partir para a estrada. De onde são estas da região nevada? Seu aquecimento funcionou direito, porque o meu não vale nada.
Essa foi uma expedição ano passado, ao Chile.
As fotos na neve são do Valle Nevado e Farellones.
O Troller é de um amigo. Eu estava de SW4 1998, diesel.
Tínhamos ainda uma SW4 1997, gasolina, seis cilindros.
Nenhuma das três viaturas com problema de partida à frio.
Verifique as velas aquecedoras ou fusível da sua viatura.:concordo:
Me referi ao aquecimento interno do Troller que é, normalmente, muito ruim. Na neve, ja viu. Viagei ppelo norte dos EUA no inverno e se o aquecimento não funcionasse morreriamos congelados.
Me referi ao aquecimento interno do Troller que é, normalmente, muito ruim. Na neve, ja viu. Viagei ppelo norte dos EUA no inverno e se o aquecimento não funcionasse morreriamos congelados.
Entendi.
Bom, durante toda a viagem não houve reclamação sobre esse assunto.
Aparentemente, tudo normal e funcionando.:concordo:
Caiogaucho
23/11/2014, 15:10
RcPM, Qual a melhor opção para amortecedor de direção para o Troller 2009/2010? Alguns falam no mesmo da F250 (ano?) O que vc acha, já que é bem mais experiente em Troller! Tenho o Meu há seis meses mas ainda não o coloquei em estradas de terra. O meu está praticamento original só com pneus 33.
abs
A sua pergunta foi dirigida ao Paulo, mas vou comentar.
Eu comecei instalando os Rancho - a viatura fica muito macia em contrapartida fica uma M… em estradas. Eles transmitem uma insegurança em curvas e vc acaba tendo que reduzir demais a velocidade porque deixam rolar a carroceria mais do que deveria - Já falei sobre isso em outro tópico.
Insatisfeito com os Rancho, comprei os Offshox - a viatura ficou muito firme em estradas e velocidades acima de 90km/h em contrapartida um cabrito em baixas velocidades. No geral gostei do desempenho deles.
Ai começou a rotina de a cada 6 meses ter que enviar os Offshox para revisar, por vazamento ou o mais chato: Os coxins dos olhais desmancham e o fabricante considera item de desgaste. No começo eram buchas bi-partidas e eu trocava em casa. Depois passaram para bucha fixa e ai tem que enviar para Sta. Catarina para troca.
Resumo da historia: Voltei pros originais e não mexo mais nisso.
Quanto a molas considerando pneu 33: Se vc não for meter o carro em trilhas pesadas não mexe nisso. Apenas troca as rodas pois as originais são muito estreitas.
Resumo, o Troller é um JIPE, portanto é duro, pula que nem cabrito, etc, e a despeito de paixões, considero a série 3.0 (2009 - 2011) a melhor disponível. O meu já rodou 83.000 km e confio 100% nele.
- Quer mais conforto ….. compra um Cherokee, BMW, etc., porque Troller, Defender, Wrangler, Band, Willys são jipes e não há meio termo nisso. Ninguém gosta de jipe, é paixão ou ódio.
Abs,
Reinaldo
RcPM, Qual a melhor opção para amortecedor de direção para o Troller 2009/2010? Alguns falam no mesmo da F250 (ano?) O que vc acha, já que é bem mais experiente em Troller! Tenho o Meu há seis meses mas ainda não o coloquei em estradas de terra. O meu está praticamento original só com pneus 33.
abs
Vou ficar te devendo uma resposta, pois o meu ainda está com o amortecedor original.
A viatura pode até ficar melhor, mas eu até hoje não senti necessidade de mexer nisso, portanto está como saiu da fábrica.
Por usar o meu muito para viagens longas, acabei voltando para quase original novamente.
Teve um feriadão aqui essa semana e fiz uma viagem um pouco mais longa no Troller. Não chegou a ser uma expedição, mas rodei 1.200Km.
Minhas considerações:
Eu gosto da forma com que o novo Troller se comporta na estrada, mas acredito que nem todo mundo partilharia da mesma opinião.
Em relação ao antigo melhorou bastante, mas continua sendo um Troller.
Minha velocidade confortável é 110Km/h real (GPS). Em 6a marcha faz-se qualquer coisa a essa velocidade. Até a subida mais ingrime é possível mante-lo em 6a marcha sem perder velocidade.
Acima dessa velocidade para mim o carro torna-se cansativo. O barulho aumenta bastante, não o do motor, pois esse não se escuta. O maior barulho é do vento contra a carroceria e dos pneus mud no asfalto. As curvas também já não são tão seguras e é preciso reduzir sempre.
É preciso segurar a direção do carro com uma certa firmeza, pois ao passar em buracos ela "abana" um bocado. Isso piora com o tamanho dos pneus, quanto maior, pior.
Os desníveis da estrada, ainda são passados para dentro o interior do carro. Para que está acostumado com o antigo, melhorou bastante, mas ainda está longe de carros com suspensão independente. A suspensão é tipo assim: Bateu nela, ela joga para carroceria, e você sentando lá em cima no banco, sente cada ondulação da estrada.
O freios melhoraram bastante, mas em pista molhada com pneus MUD ainda é preciso muita atenção. Apesar do ABS não permitir o travamento das rodas, a distancia para parar os quase 2.200Kg do carro é longa. Requer atenção. Com pneus originais ou AT isso deve melhorar um pouco.
Não estou satisfeito com o consumo, é alto. Quanto maior a velocidade, pior ele fica.
A melhor média é por volta de 80Km/h (GPS), mas é muito lento para mim.
A partir dessa velocidade, quanto mais rápido, pior o consumo.
A 110km/h o consumo ficou em 7.8km/l. Ruim, eu concordo.
A Pajero, automática diesel, reprogramada com quase 300cv, faz nessa velocidade no mínimo 9,8km/l.
A Sorento, gasolina 3.5 V6 AWD com 278cv, que com 4 pessoas mais bagagem rodando acima de 140Km/h faz 7.9km/l.
Ele ganhou "mimos" em relação ao Troller anterior, mas ainda é um carro alto, com eixo rígido e com a aerodinâmica de uma porta.
Comprar um Troller para expedições, é paixão, não é razão.
Eu sou um apaixonado, mas não sou cego. Para quem não é apaixonado, recomendo pesquisar outros carros para expedição.
Para quem é apaixonado, vai em frente, mesmo andando lento, consumindo muito, pulando bastante, vale a pena viajar no "bugão".
Ps. De "lento" o novo Troller não tem nada, mas é cansativo andar em altas velocidades com ele.
Ps2. Ele é limitado a 179Km/h. Um passarinho pousou na minha janela e me contou na BR em uma reta sem ninguém por perto.
Abraços.
Abreu, a moto japonesa Gold Wing eh bem mais confortavel e tem uma aerodinamica bem melhor do que uma Harley Davidson. Agora pergunta pra um HARLISTA se ele troaca a moto dele pela japonesa. Quando viajo com a patroa, (viagens longas) vou de troller, mas quando as filhas vao juntos, tem que ser de Zafira. Elas detestam viajar no troller. Fazer o que?
AJAngelo
25/11/2014, 09:23
Eu sou um homem feliz quando estou dirigindo o bugão.
Foi sempre assim com todos eles 2.8 3.2 e agora mais ainda com o 14/15
Com certeza viajar longas distancias com o bugao é paixao. Eu mesmo estou planejando ir ao Atacama e Machu Picchu agoara no comeco do ano, e mesmo com uma confortavel e confiavel hilux na garagem, advinha com qual viatura eu vou hehehehe
Abracos