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Ver Versão Completa : Trocar uma Pajero TR4 11/12 MT por Jimny for all14/14



mark_4x4
28/10/2014, 14:05
Boa tarde a todos

Estou analisando a possibilidade de trocar de viatura para uma possível contenção de despesas, como seguro que hoje esta na casa dos 3200 (TR4) e do Jimny (1600-1800), consumo, que segundo relatos do meu cunhado que tem um, ano 12/12 chega a fazer 13km/l na estrada e 9,5 a 10 na cidade. IPVA (Jimny um pouco mais barato). Gostaria de saber do custo de manutenção(principalmente peças) do jimny se também seria mais em conta que a pajero. Gosto dos dois carros , já dirigi o jimny e sei que é uma ótima viatura também. Se alguém já fez esse tipo de troca e puder me falar se valeu a pena fico grato! 73/51

Rainer 89
29/10/2014, 23:42
O jimny até uns 4 anos de uso não da manutenção nenhuma só as preventivas das revisões que ficam em média de R$600 a R$800 (já com as peças e óleo que é trocado a cada revisão), são feitas a cada 10mil km ou a cada 6 meses (pra não perder a garantia) valores no Rj.

Att,

jhugor
30/10/2014, 05:04
olha mano, sou proprietario de jimny, com 7k km, ja andei na tr4 de uma amiga.
pra mim existem vantagens e desvantagens

por exemplo, a fama/complexo/chacota de toy em cima do jimny existe, logo, voce terá que aceitar isto se quiser estar satisfeito;

acho que na trilha e na mecanica a suzuki ganha da tr4 ( analisando e vendo dados, videos e relatos ), mas isto vai ser importante se voce realmente faz trilha ( no meu caso uso pra trabalho e algumas pequenas diversoes )

o meu modelo é o sport, pneus mud, o carro nao tem arrancada! outro dia fui subir um morro mais ingrime com 4 pessoas adultas dentro, arrancando no meio do morro, tive que usar a reduzida. ou seja, o motor 1.3 pro jimny 4sport é fraco, ele precisa realmente de um motor 1.6 pra ficar legal ( minha opiniao )

um ponto que acho que teria que ser melhorado tambem no jimny é o motor flex.

o jimny é pequeno, entra em muitas vagas e tem um giro muito bom na direcao.

porem, o espaço interno é muito comprometido.

sobre consumo, vou te ser sincero, meu sporte nunca deu 9km por litro. dirijo como preciso dirigir e nada de ficar andando a 60km peh leve na descida. e com ar ligado sempre.

finalizando, eu recomendaria que voce pudesse dirigir um o dia inteiro no seu dia a dia.

minha principal reclamacao é motor fraco!

quanto a manutencao, com 6 meses paguei 600 reais da primeira revisao.

o que te digo com sinceridade é que, quando for trocar meu jimny, vou dar um jeito te der uma experiencia real com a tr4, pois o proximo vai ser jimny ou tr4.


( o renegado da fiat ( jeep ), ta chegando no mercado, quero ver tambem com é que vai ser )

muitos falam de fiat, mas eu tenho um uno 2006 que comprei zero na epoca, esta comigo ate hoje. a embreagem durou 130k km. o motor esta 100% ate hoje. pecas baratas, so me deu manutencao normal e olha que moro em local com estrada de terra.

meu pai, quando anda comigo sempre diz assim "A FIAT É MUITO BOA, PORQUE PRA AGUENTAR VOCE NESTA ESTRADA DE TERRA DESTE JEITO QUE DIRIGE nem willys te aguenta"

enfim, abri um leque maior ai, com base em minhas vivencias que sao poucas mas sinceras

e finalizando mesmo, ainda quero dizer que, apesar de tudo, meus olhos sempre brilham quando vejo um troller!

kakakakakakak. nao acostumei ainda com o visual do t4.

bom, acho que talvez deixei voce com mais duvidas ainda ne?

kekekekekeke

como disse, espero que tenha ajudado de alguma forma.

nao sou mecanico, so usuario!

grande abraco

mark_4x4
30/10/2014, 13:26
Beleza Rainer89, quanto a manutenção até não estaria tão preocupado pois o meu carro ainda é bem novo, o jimny assim como quase todo carro japonês é muito robusto. Obrigado pelas informações!

mark_4x4
30/10/2014, 14:22
Blz Jhugor, Rapaz estamos quase no mesmo barco kkkkkkkk, só que você de jimny e eu de tr4, ambos olhando pro carro do outro e todos de olho no troller e renagado kkkkkkkkkk. Eu achei muito interessante as configurações do Fiat, mas acho que não será pro meu bolso. O Troller é meu sonho de consumo, andei num 09 e num 13/13 zerado e adorei os dois mas é uma viatura inviável pra mim, seguro exorbitante e manutenção, por ser diesel, mais cara. Quanto ao Jimny eu acho ele show, não ligo para as opiniões mesmo porque geralmente são de inveja, meu cunhado tem um já dirigi e comparando com a tr4 ele é um pouco mais "lerdo" principalmente em retomadas o motor realmente poderia ser o 1.6, ficaria perfeito, talvez até mais econômico pois não necessitaria de andar sempre com giro alto. Mesmo assim acho o carro excelente e só não comprei um pois na época não havia ainda uma concessionária aqui no ES, sendo assim as revisões teriam que ser feitas em outro estado o que me complicaria demais. Mas sou fã do Suzuki, gosto de carro pequeno e o jimny é na conta certa. Outra coisa que estranhei no jimny foi a diferença de estabilidade acima dos 130, a tr4 é mais estável e mesmo em curvas ela surpreende. Olha Jhugor, o consumo sendo esse, já que pelo jeito temos perfis parecidos de condução rsrsr, acho que não vai mudar muito, eu reclamo mas tenho o pé um pouco pesado!!! o maior impacto mesmo é o seguro que hoje beira os 3500, isso tá me arrebentando. Mas beleza você me deu boas dicas e opiniões valeu, vamos ver o que decido até o fim do ano. abraço e obrigado!

Paulo Renato Macedo
30/10/2014, 17:20
Cara eu passei por essa mesma situação sua. Vendi minha tr4 2010 pra investir em um imóvel, minha primeira opção de compra era uma tr mais antiga mas apareceu um Jimny hr 2010 com um preço excelente e acabei fechando o negocio.

Quanto ao consumo meu Jimny faz 8.5 no máximo 9 km/l uso pneu bfgoodrich mud 215/75, minha tr4 com pneu original atr eu conseguia fazer uns 7 / 7.5 km/l

Quando a manutenção, apesar da tr4 ser muito resistente, o Jimny me passa uma sensação de maior robustez. A tr4 tem uns problemas chatos como as boias do tanque divido que para de marcar combustível direito ou o solenoide da tração, a minha ex tr nunca deu esses problemas. Enfim, até agora só andando 1 ano com o carro e correndo 2 etapas do cearense de rally nele só fiz a manutenção básica.

O espaço interno é realmente reduzido, pense nisso antes de comprar.

Quando ao desempenho acho satisfatório para o carro, no 4x4 acho até melhor que a tr4 por ser mais leve. Aqui no Ceará gostamos de subir dunas muito íngremes e sinto falta de motor no Jimny nessas subidas da mesma forma que sentia na tr4, agora na lama acho o Jimny melhor.

A estabilidade realmente é bem pior.

Outra desvantagem é a falta de abs e airbag, mas vc não vai ter esse problema se pegar um Jimny mais novo.

mark_4x4
30/10/2014, 21:51
Blz Paulo Renato, obrigado pela dica, esse consumo é na cidade né? O jimny do meu cunhado é 2012 consegue fazer 10km/l na cidade e 13 na estrada. A minha tr4 deve fazer uns 7 ou menos. Qual o valor do seu seguro, aqui o jimny zero sai por 1500 mais ou menos. Obrigado, abraço.

jhugor
31/10/2014, 09:11
mark, o consumo de 8,5 é cidade

se levar peh leve e estrada ai sobe, ja fiz 11

realmente a estabilidade não é boa, porem isto pra mim nao é problema, quando quero chegar rapido a algum lugar vou em outro carro

entendo que jipe é diversao, voce tem prazer em dirigir e quanto mais tempo atras do volante melhor, kekekekeke

lendo o que os amigos disseram acima, sinceramente, o jimny ta ganhando no meu conceito

agora uma coisa indiscutivel

a mecanica da suzuki é fantastica

e o pos venda deles é coisa de 1o mundo


ontem estive na ccs, um tecnico veio da fabrica pra ver minha reclamacao de vibracao no carro

corrigiram calibragem, adicionaram uma arruela no pinhao e o carro virou outro

dai eu falei pro tecnico assim: poxa, porque as letras brancas do pneu vao pra dentro? prefiro pra fora

ele respondeu, se o sr quiser que mude mudo pro sr sem custo.

sinceramente, fiquei impressionado!

nao mandei mudar por falta de tempo, mais nos somos ganhados nao é pelo que esperamos do fornecedor em geral mais sim do que nao esperavamos


suzuki, eu te amo!

:)

jhugor
31/10/2014, 09:14
ah, quero ainda contar uma coisa, a galera no forum falou sobre os suspiros da transmissao, e ate baixei um manual passo a passo para a melhora do mesmo

comentei isto com o sac da suzuki, me solicitaram este passo a passo, repassei pra eles e eles me mandaram uma informacao que ja encaminharam o guia pros responsaveis e vai estar sendo analisado


outra coisa, so pra complementar, meu carro foi pra fazer revisao e aproveitei e solicitei algumas adequacoes, na conversa e negociacao a suzuki me liberou ate carro reserva porque a ccs tava meia garrada


suzuki i love you too

:)

mark_4x4
31/10/2014, 13:10
Blz Jhugor, o carro é ótimo não há o que duvidar, ontem deu um dilúvio aqui na grande vitória se não estivesse de carro alto teria ficado agarrado mais de 2h no trânsito, parece que a cada ano a coisa tá piorando. O comentário que fiz da estabilidade é só efeito de comparação mas o jimny é muito bom dentro das características do carro, tudo depende do costume e habilidade do condutor. Já vi muita gente reclamando da tr4 mas fiz uma viagem para a Chapada Diamantina e como lá tem muitas retas andava, as vezes, de pé em baixo e nunca me senti receoso da estabilidade do carro, deve ser o costume com carro alto talvez. A Suzuki realmente me parece mais atenciosa no pós venda, coisa que a Mitsubishi normalmente não é e isso com certeza torna-se um diferencial na aquisição de um jimny. Valeu, vou amadurecendo ou não a ideia, quem sabe parto pra um Troller de vez :lol:!!!!!!!!!!!!

JimnyRV
31/10/2014, 22:47
Apenas para alertar que nem tudo são "flores", tive um péssimo pós-venda de uma concessionária Suzuki de São Paulo, para inclusive não querer chegar nem perto de um carro da marca nunca mais. Nem camelô me trata com um pós venda tão ruim.
Se Suzuki for a unica opção, que compre usado e de particular e, se precisar, compre peças fora da rede.

Paulo Renato Macedo
02/11/2014, 18:30
Blz Paulo Renato, obrigado pela dica, esse consumo é na cidade né? O jimny do meu cunhado é 2012 consegue fazer 10km/l na cidade e 13 na estrada. A minha tr4 deve fazer uns 7 ou menos. Qual o valor do seu seguro, aqui o jimny zero sai por 1500 mais ou menos. Obrigado, abraço.

É na cidade sim, o seguro do meu Jimny 2010 saiu pelos 1900. Precisando de mais informações é só perguntar!

mark_4x4
07/11/2014, 08:25
Blz, obrigado! É justamente o seguro da TR4 que esta me arrebentando.

Leko-4sport
07/11/2014, 17:31
Cara, só o lance do seguro que acho melhor você pesquisar direitinho, pq achei o seguro do Jimny bem caro. O meu seguro 4Sport foi uns R$ 2.400,00 isso pq fechei com a própria Suzuki, meu corretor só achou de R$ 4.000 pra cima. De resto é um bom carro na cidade e muito valente fora de estrada.

Paulo Renato Macedo
07/11/2014, 17:42
Cara, só o lance do seguro que acho melhor você pesquisar direitinho, pq achei o seguro do Jimny bem caro. O meu seguro 4Sport foi uns R$ 2.400,00 isso pq fechei com a própria Suzuki, meu corretor só achou de R$ 4.000 pra cima. De resto é um bom carro na cidade e muito valente fora de estrada.

Realmente é bom falar com o corretor. Dependendo do perfil pode ficar mais salgado o valor.

Jimny S.Luis
11/12/2014, 13:18
Pessoal!! tombei meu jimny HR, levou uma pancada no lado direito e tombou e empenou os eixos, sendo que ta comendo os pneus traseiros somente de um lado, fui levar na DESEMPENADORA só que o cara falou que possivelmente os pneus estão gastando errado por conta de cambagem e não dos eixos empenados, ai fiquei meio receoso, ainda não desempenei, mais antes de tombar era normal, só queria saber de alguém mais experiente se depois de desempenar os"eixos" pode continuar assim...? Obrigado!