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Ver Versão Completa : Troller 2.8 c/ motor fundido e refeito vale a pena?



jmscf
27/10/2014, 22:27
Caros Trolleros.

Tem um conhecido que está vendendo um Troller 2.8 com motor refeito depois de fundir por problema na válvula.
O preço ta abaixo do mercado. O motor tinha quase 200 mil km, agora tá "zero"..

Será que vale?
Nunca fundi motor..fica igual novo, ou fica enfraquecido?
O que preciso testar pra saber se ficou bem feito?



Abraços

heartland
27/10/2014, 22:49
Quanto abaixo?

Não sei você mas eu tenho alguma coisa que me impede de comprar alguma VTR assim.

jmscf
27/10/2014, 23:42
Quanto abaixo?

Não sei você mas eu tenho alguma coisa que me impede de comprar alguma VTR assim.

Tá 10 mil abaixo de um do mesmo ano na concessionária da Troller, anunciado como "revisado" e com 140 mil KM.

Eu ja sou naturalmente desconfiado, por isso tô aqui perguntando aos universitários que já fundiram motor..

heartland
28/10/2014, 04:03
10 mil abaixo só? ah não. eu pegaria um sem ter sido refeito. mas essa´e minha opnião apenas

AndréAngra
28/10/2014, 07:15
Tudo vai depender da oficina mecanica que fez esse motor.......
Esse motor aceita bem a retifica, se feito, conforme manda o manual!!!

Rammster
28/10/2014, 08:01
Eu pegaria sem problemas se foi feito numa retífica de qualidade

te garanto que muito carro vendido como "revisado" "otimo estado" as vezes são os piores

a pessoa fala que não compraria um com motor refeito mas nunca sabe o que tem dentro do capo

RogérioNunes
28/10/2014, 08:19
Na verdade o que chamam de fundido nesse caso, não foi nada mais que a válvula que quebrou e danificou o algumas partes internas do motor.
Já reparei MWM com esse problema e o motor já está com 120 mil depois do reparo. Como alguns amigos disseram, tudo vai depender da qualidade do serviço que fizeram incluindo aí peças,retífica e montagem.

jmscf
28/10/2014, 08:46
Já agradecendo todos os colegas que responderam até aqui, toda as opiniões são bem vindas.

O André tocou no ponto que eu queria saber, se o MWM aceitava bem retífica.

Existe o lado que muitos falaram e Rogério exemplificou, depende do tipo de serviço, daí vc pega um motor "zerado".
Ainda assim fico com o "canil" atrás da orelha como o colega heartland ..

O atual dono informou que está desenbolsando quase 10 mil pra refazer o motor, com peças MWM e retífica em loja especializada em diesel. Vou ter a chance de ver a VTR no findi.



Na verdade o que chamam de fundido nesse caso, não foi nada mais que a válvula que quebrou e danificou o algumas partes internas do motor.
Já reparei MWM com esse problema e o motor já está com 120 mil depois do reparo. Como alguns amigos disseram, tudo vai depender da qualidade do serviço que fizeram incluindo aí peças,retífica e montagem.

Rogério, quanto saiu o teu reparo? Vc sentiu diferença no antes e depois?
Qual é o tempo de garantia que normalmente se dá pelo serviço, 3 meses?

AndréAngra
28/10/2014, 10:19
Ele está gastando a média para fazer, de forma decente esse motor....
Aproveita que o motor está aberto, e faz uma visita na mecanica......veja se é de qualidade....se os caras são bem conceituados na cidade......

Quanto ao motor....não se preocupe...aguenta retífica sem problemas....foi projetado pensando nisso!!!

Alcione
28/10/2014, 10:37
Bom dia;

Este motor é super robusto, suporta sim retífica, mas tem que cuidar como foi feita esta retífica.

Eu confio mais num motor destes bem retificado que num "revisado" com muiiiiito km rodados.

Detalhe : tenho um MWM 2.8 sprint retificado no meu jipe !!

Sds,
Alcione

Fabio_Roberto
28/10/2014, 13:11
Não é que o motor aceita retifica, ele foi feito para isso, ja esta no projeto do motor e com a retifica feita em oficina credenciada dentro dos parâmetros e tolerâncias fornecidas pelo fabricante funciona perfeitamente como novo.

Portanto acho que o ponto principal é onde foi feita a retifica.

homerohermida
28/10/2014, 15:17
Se fosse meu e estivesse bom, não venderia. Usando o raciocínio análogo...

Walter da Camper
28/10/2014, 15:36
É isso que precisa ser visto. Quando alguém retifica para vender, geralmente opta pelo mais barato. Nesses casos, quando o cliente escolhe fazer um serviço meia boca as retíficas não dão garantia.
Se for uma retifica conceituada e tiver dado garantia por escrito, é indício que o carro vai estar bem melhor do que muito carro de loja que o vendedor diz que era de uma velhinha e nunca viu terra.




Se fosse meu e estivesse bom, não venderia. Usando o raciocínio análogo...

heartland
28/10/2014, 17:28
Eu pegaria sem problemas se foi feito numa retífica de qualidade

te garanto que muito carro vendido como "revisado" "otimo estado" as vezes são os piores

a pessoa fala que não compraria um com motor refeito mas nunca sabe o que tem dentro do capo

Cara...eu estou falando de um motor DECLARADAMENTE retificado. Se ele pode comprar um usado não retificado, com 10 mil a mais, parece logico optar pelo não retificado. ISSO SE o não retificado estiver excelente.

É tudo muito lógico, pelo menos pra mim. Mas como eu disse, é minha opinião apenas, longe de ser a verdade certo?

jmscf
28/10/2014, 20:06
A VTR não tá pronta ainda mas eu não vou poder ir na retífica como o André sugeriu.
Imagino que vá existir nota fiscal com o detalhamento dos serviços, inclusive com a garantia.
Proprietário foi bem sincero, logo de cara mencionou o problema que o motor teve, ele poderia ter omitido a retífica do motor se tivesse optado por fazer meia boca.. eu nem ia desconfiar pq não sou mexânico.

De qlqr forma pretendo levar algum em algum outro mecânico especialista em diesel antes de fechar negócio, só preciso achar alguém aqui na região..


Cara...eu estou falando de um motor DECLARADAMENTE retificado. Se ele pode comprar um usado não retificado, com 10 mil a mais, parece logico optar pelo não retificado. ISSO SE o não retificado estiver excelente.

É tudo muito lógico, pelo menos pra mim. Mas como eu disse, é minha opinião apenas, longe de ser a verdade certo?

heartland, vc não pegaria um motor declaradamente retificado de uma Troller que tinha 200 mil KM pra pagar 10 mil a mais num com 145 mil KM, que vc nem saberia se foi retificado ou não? Falo isso pq no meu caso eu não saberia identificar um motor retificado de um não retificado, já tive Jeep mas nunca uma VTR diesel..



Só uma observação, estou procurando Troller tem uns meses já, e é engraçado.. todo anuncio diz que a VTR não fez trilha ou só fez trilha leve.. algumas com guincho de 12000.. Pô, vou começar a achar que Trollero é mentiroso! Ou gosta de levar guincho pra passear no Shopping.. rs rs

Walter da Camper
28/10/2014, 21:00
Esse lance do carro estar equipado com guincho, pneuzão, lift, rádio PX, bússola... não significa mais nada hoje em dia.
O off-road..., ou melhor dizendo..., o visual off-road virou moda e muita gente compra um carro desses, equipa com o que há de melhor e mais caro e nunca chega perto de uma trilha.
O próprio termo "trilha" também foi relativizado, podendo significar desde um passeio por estradas rurais até percursos com piscinões de lama de 1,5m de profundidade e erosões em que o carro entra e sai de lado esfregando no barranco.
O melhor jeito de avaliar é colocando num elevador e fazendo uma inspeção minuciosa à procura de trincas no chassi, soldas, amassados, gambiarras, parafusos com cabeças espanadas de tanto fuçar... além de um bom teste drive.



A VTR não tá pronta ainda mas eu não vou poder ir na retífica como o André sugeriu.
Imagino que vá existir nota fiscal com o detalhamento dos serviços, inclusive com a garantia.
Proprietário foi bem sincero, logo de cara mencionou o problema que o motor teve, ele poderia ter omitido a retífica do motor se tivesse optado por fazer meia boca.. eu nem ia desconfiar pq não sou mexânico.

De qlqr forma pretendo levar algum em algum outro mecânico especialista em diesel antes de fechar negócio, só preciso achar alguém aqui na região..



heartland, vc não pegaria um motor declaradamente retificado de uma Troller que tinha 200 mil KM pra pagar 10 mil a mais num com 145 mil KM, que vc nem saberia se foi retificado ou não? Falo isso pq no meu caso eu não saberia identificar um motor retificado de um não retificado, já tive Jeep mas nunca uma VTR diesel..



Só uma observação, estou procurando Troller tem uns meses já, e é engraçado.. todo anuncio diz que a VTR não fez trilha ou só fez trilha leve.. algumas com guincho de 12000.. Pô, vou começar a achar que Trollero é mentiroso! Ou gosta de levar guincho pra passear no Shopping.. rs rs

homerohermida
28/10/2014, 21:59
Esse lance do carro estar equipado com guincho, pneuzão, lift, rádio PX, bússola... não significa mais nada hoje em dia.
O off-road..., ou melhor dizendo..., o visual off-road virou moda e muita gente compra um carro desses, equipa com o que há de melhor e mais caro e nunca chega perto de uma trilha.
O próprio termo "trilha" também foi relativizado, podendo significar desde um passeio por estradas rurais até percursos com piscinões de lama de 1,5m de profundidade e erosões em que o carro entra e sai de lado esfregando no barranco.
O melhor jeito de avaliar é colocando num elevador e fazendo uma inspeção minuciosa à procura de trincas no chassi, soldas, amassados, gambiarras, parafusos com cabeças espanadas de tanto fuçar... além de um bom teste drive.
x2! O meu, por exemplo, tem guincho e só faço passeios na roça e na praia. Nunca em erosões e/ou alagados e afins… Uma olhada por baixo não terá nada que desabone. O segredo é o que foi dito acima.

heartland
29/10/2014, 04:06
Olha quando voce relatou os dois veiculos que tinha como escolha eu automaticamente penso que voce ja viu tudo que era preciso ver. Por isso dei minha opiniao no veiculo 55 mil kms menos rodado e sem retifica. Entendo eu que voce ja andou nas duas viaturas, ja levou ao seu mecanico, ja chegou a compressao do motor etc etc

Eu tive um troller por 28 mil km (quase um ano) e nunca fiz trilha. Nao gosto de trilhas gosto de estradas terra seca ou um barro leve apenas. Mas como bem disseram eh relativamente facil ver um carro de trilha.

Segura a ansiedade ou entao se esses dois carros satisfazem o que procura manda ver num deles. Sera seu veiculo unico ou sera apenas pra trilha

jmscf
29/10/2014, 08:59
..Sera seu veiculo unico ou sera apenas pra trilha

Será meu único veículo sim, fora o dia a dia, só pretendo fazer expedições e trilhas bem leves..
Pode deixar que minha ansiedade tá bem controlada.. investir ~50 mil em qlqr coisa não é algo que deve ser feito de forma impulsiva.
Até pq ainda tenho que vender meu atual carro antes, caso o vendedor não aceite como parte do pagamento.

Valeu as dicas, Homero e Walter.

Só pra esclarecer que estava brincando com o lance dos anúncios.. É claro que tem mto boy e mta madame dando banda de Troller com guincho e tdo só pelo visual.. Não é à toa que esses carrinhos ridículos com visual "adventure" vendem tanto. É a maior margem de lucro das montadoras.. Botam adesivos, um bando de "prásticos c/ rebite", um rack e no máximo levantam um pouco mais o carro. Daí chamam de versão off-road..

heartland
29/10/2014, 09:09
Bom pelo visto vc ficou de alguma forma incomodado com minha opinião. Se nao ficou, então perdoe-me, entendi errado. Boa sorte de qualquer forma.

jmscf
29/10/2014, 09:39
Bom pelo visto vc ficou de alguma forma incomodado com minha opinião. Se nao ficou, então perdoe-me, entendi errado. Boa sorte de qualquer forma.

Imagina, heartland! Não me incomodei nada, só fiquei curioso com tua opinião radicalmente contrária.

Como falei antes toda opinião é bem vinda, e o ideal é isso mesmo analisar ponto e contraponto pra ter uma decisão embasada e não se arrepender depois.

E outra, tem Troller zero que deu e dá mto problema.. imagina carro usado! No fundo é uma aposta que se faz..

AndréAngra
29/10/2014, 10:05
Só pra esclarecer que estava brincando com o lance dos anúncios.. É claro que tem mto boy e mta madame dando banda de Troller com guincho e tdo só pelo visual.. Não é à toa que esses carrinhos ridículos com visual "adventure" vendem tanto. É a maior margem de lucro das montadoras.. Botam adesivos, um bando de "prásticos c/ rebite", um rack e no máximo levantam um pouco mais o carro. Daí chamam de versão off-road..


Nunca ví um negócio tão bom quanto esse.....
Quando crescer, vou montar uma montadora, só para vender carro "TIPO" off road para o Brasil.............
Mete um monte de "prárdigo" no carro, "toto frex", adesivos off road.....R$ 20mil a mais no preço....e pronto....receita de sucesso!!!

heartland
29/10/2014, 10:19
Não, não é radicalmente contrária, é entre as duas opções que você dispoe. Se voce tivesse apenas essa opção e o motor estiver bom, não vejo problema nenhum.

jmscf
29/10/2014, 13:17
Nunca ví um negócio tão bom quanto esse.....
Quando crescer, vou montar uma montadora, só para vender carro "TIPO" off road para o Brasil.............
Mete um monte de "prárdigo" no carro, "toto frex", adesivos off road.....R$ 20mil a mais no preço....e pronto....receita de sucesso!!!

E tem quem pague.. Vc vai ficar rico.

Por isso que eu gosto da famosa frase que diz: um otário e seu dinheiro nunca passam muito tempo juntos..

RogérioNunes
29/10/2014, 15:05
Rogério, quanto saiu o teu reparo? Vc sentiu diferença no antes e depois?s
Qual é o tempo de garantia que normalmente se dá pelo serviço, 3 mese?

Meu amigo, sou reparador diesel e esse motor que mencionei foi retificado em 2010. A viatura é de um cliente e sentimos sim diferença, ficou excelente pois antes estava com funcionamento irregular e com rendimento baixo.
A garantia normalmente é de 3 meses.

Walter da Camper
29/10/2014, 15:36
Rogério, me tira uma dúvida: Esse motor utiliza pistões sobremedida ou só permite a troca das camisas?
Se for aquele esquema que sempre usa pistão STD, fica difícil descobrir se o motor já foi retificado, mesmo abrindo para ver.
Abçs.

Fabio_Roberto
29/10/2014, 17:20
Rogério, me tira uma dúvida: Esse motor utiliza pistões sobremedida ou só permite a troca das camisas?
Se for aquele esquema que sempre usa pistão STD, fica difícil descobrir se o motor já foi retificado, mesmo abrindo para ver.
Abçs.


Walter veja este video... acho que responde muitas perguntas... quem quiser baixe logo que o link não vai ficar muito tempo disponível.

VIDEO MANUTENÇÃO MOTORES MWM PARTE 1 - MOTOR SPRINT

https://www.dropbox.com/s/gblzsqr82cg8het/Manuten%C3%A7%C3%A3o%20Motores%20%20MWM.mp4?dl=0

RogérioNunes
29/10/2014, 18:50
Rogério, me tira uma dúvida: Esse motor utiliza pistões sobremedida ou só permite a troca das camisas?
Se for aquele esquema que sempre usa pistão STD, fica difícil descobrir se o motor já foi retificado, mesmo abrindo para ver.
Abçs.

Walter, o esquema é esse mesmo de pistão STD. Quando houver necessidade de reparo e estando os pistões dentro dos parâmetros pode trocar somente as camisas. Mas como é um gasto considerável de peças e mão de obra, a prática comum é trocar o kit de pistão e camisas.
Mas mesmo os cilindros sendo STD é possível saber se foi retificado pela medida dos casquilhos dos mancais fixos e móveis.

heartland
29/10/2014, 19:42
Caramba obrigado pelo Link Fabio. Sera que as oficinas realmente checam TUDO isso?

Walter da Camper
29/10/2014, 23:34
Fabio. Excelente vídeo. Obrigado.

Rogério, para saber a medida dos casquilhos é preciso desmontar para medir, certo? Por outro lado, se o motor tiver sido feito só a parte de cima (meia sola) não tem como descobrir, já que o pistão sempre será STD.
Me lembro da época em que eu mexia em motos de cross, bastava tirar o cabeçote e ler a medida que vinha gravada no topo do pistão (0.25, 0.50... etc) para saber quantas vezes foi retificado.

Fabio_Roberto
30/10/2014, 10:19
Caramba obrigado pelo Link Fabio. Sera que as oficinas realmente checam TUDO isso?

Por isso que eu disse, o importante é onde foi feita a retifica, tem que ter ferramentas especiais, calibradores, procedimentos específicos, controle de qualidade e etc...

Muita gente manda em qualquer mecânico diesel, principalmente se for vender depois...

Abraço!!

RogérioNunes
30/10/2014, 20:54
Fabio. Excelente vídeo. Obrigado.

Rogério, para saber a medida dos casquilhos é preciso desmontar para medir, certo? Por outro lado, se o motor tiver sido feito só a parte de cima (meia sola) não tem como descobrir, já que o pistão sempre será STD.
Me lembro da época em que eu mexia em motos de cross, bastava tirar o cabeçote e ler a medida que vinha gravada no topo do pistão (0.25, 0.50... etc) para saber quantas vezes foi retificado.


Sim Walter, só tirando o cárter e desmontando a capa da biela ou mancal fixo pra saber a medida dos casquilhos.
Hoje em dia com a mão de obra qualificada escassa e um volume muito grande serviço, a qualidade dos serviços de retífica devem ser sempre motivo de desconfiança para quem for montar um motor.
Conferir se as medidas estão dentro da tolerância e usar peças de qualidade são fundamentais para que o motor tenha vida longa. Agora veja qual oficina tem micrômetro, relógio comparador, súbito e alguém que saiba usá-los para conferir as medidas de um eixo, altura de camisa com relação a face do bloco? Pouquíssimas...
Retífica também erra, retífica tem instrumentos de medição surrados que raramente passam por aferição e se o reparador não estiver ligado nisso pode levar a culpa pelo erro dos outros.

jmscf
30/10/2014, 22:07
Conferir se as medidas estão dentro da tolerância e usar peças de qualidade são fundamentais para que o motor tenha vida longa. Agora veja qual oficina tem micrômetro, relógio comparador, súbito e alguém que saiba usá-los para conferir as medidas de um eixo, altura de camisa com relação a face do bloco? Pouquíssimas...
Retífica também erra, retífica tem instrumentos de medição surrados que raramente passam por aferição e se o reparador não estiver ligado nisso pode levar a culpa pelo erro dos outros.

Bom.. seu eu precisava de mais um motivo pra não comprar a Trolha retificada agora vc me deu..
Valeu, Rogério.:curtir:

RogérioNunes
30/10/2014, 23:02
Bom.. seu eu precisava de mais um motivo pra não comprar a Trolha retificada agora vc me deu..

Meu amigo, imagina quantos carros estão rodando hoje e que já tiveram seus motores retificados.
Você pode encontrar um outros motivos para não comprar mas com certeza por conta do reparo no motor não justifica.
Se informe bem sobre tudo que foi feito e veja a nota fiscal das peças e do serviço que foi feito na retífica.Qualquer dúvida pergunta que tentaremos ajudar.

heartland
30/10/2014, 23:19
Bom.. seu eu precisava de mais um motivo pra não comprar a Trolha retificada agora vc me deu..
Valeu, Rogério.:curtir:

Ele exemplificou muito melhor do que eu, mas tá vendo pq eu teria medo também?

Quanto sera que custa uma retifica feita da forma correta?

jmscf
31/10/2014, 00:20
.Qualquer dúvida pergunta que tentaremos ajudar.

Agradeço mto sua atenção, Rogério.

No momento o que me preocupa mais ainda, além de motor retificado, é a capacidade de frenagem da Troller, considerando que meu objetivo são expedições e usar no dia a dia. Parece ser unanimidade aqui no forum que o sistema de freios da Troller é subdimensionado. Gastar 60 mil numa VTR e ainda ter que trocar/adaptar, flexíveis, discos e pinças de freio da Toy é meio complicado.. Sem falar em bancos mais confortáveis, amortecedores, modificação nas barras de direção.. Pelo visto a Troller foi feita mesmo pra lama.

Já vi que nessa faixa de preço vou ter que partir pra uma Xterra ou uma SW4.




Quanto sera que custa uma retifica feita da forma correta?

heartland,
Será que é mais do que os quase 10 mil entre peças MWM originais e mão de obra, segundo info do proprietário?
Se bem que não tive acesso às notas fiscais ainda.

Tem que levar em consideração que muitas vezes o mecânico pode terceirizar parte do serviço por falta de ferramental.. Daí o preço aumenta mas não necessariamente significaria um trabalho de qualidade.

Giuberto
31/10/2014, 03:26
Agradeço mto sua atenção, Rogério.

No momento o que me preocupa mais ainda, além de motor retificado, é a capacidade de frenagem da Troller, considerando que meu objetivo são expedições e usar no dia a dia. Parece ser unanimidade aqui no forum que o sistema de freios da Troller é subdimensionado. Gastar 60 mil numa VTR e ainda ter que trocar/adaptar, flexíveis, discos e pinças de freio da Toy é meio complicado.. Sem falar em bancos mais confortáveis, amortecedores, modificação nas barras de direção.. Pelo visto a Troller foi feita mesmo pra lama.

Já vi que nessa faixa de preço vou ter que partir pra uma Xterra ou uma SW4.




heartland,
Será que é mais do que os quase 10 mil entre peças MWM originais e mão de obra, segundo info do proprietário?
Se bem que não tive acesso às notas fiscais ainda.

Tem que levar em consideração que muitas vezes o mecânico pode terceirizar parte do serviço por falta de ferramental.. Daí o preço aumenta mas não necessariamente significaria um trabalho de qualidade.

Dirija um pra tomar a decisão. O troller vale a pena para expedições pelo pantanal, transamazônica, etc. Também vale a pena para expedições muito grandes, devido a confiabilidade da mecânica. Mas, não é o forte dele. É um jipe pra 2 pessoas com espaço apenas pra tralha de trilha. Quase um willys, na minha opinião. Dá pra forçar a barra, enfiar umas coisas atrás e dar a volta ao mundo, mas de longe, essa não é a especialidade dele. E SW4 e Xterra são grandes tentações dependendo do tipo de expedição que se pretende.

O freio do troller é algo que assusta no início, mas depois de acostumado, dá pra levar tranquilo. A não ser quando você usa pneu 37", 38" ou 40". Nesses casos, o troller freia igual ou pior que um ônibus comum. Acho que o que ameniza o problema, é que não fica ninguém na frente, então é fácil se acostumar.

Para expedição, não vejo nenhum problema com o freio pois a tocada deveria ser bem defensiva e tranquila.

heartland
31/10/2014, 04:21
jmscf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/89343.html)

Pensei exatamente este valor. Agora diga: 10 mil ou mais, não compensa comprar um novo motor por 13 ou 14 mil como vemos vendido esse 2.8? Então......se eu fosse gastar 10 mil eu compraria um motor novo por 13. É como eu penso.

jmscf
31/10/2014, 10:34
jmscf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/89343.html)
Pensei exatamente este valor. Agora diga: 10 mil ou mais, não compensa comprar um novo motor por 13 ou 14 mil como vemos vendido esse 2.8? Então......se eu fosse gastar 10 mil eu compraria um motor novo por 13. É como eu penso.

Um MWM novo sai por 14 mil fora a MO de instalação + vistoria e legalização no DETRAN?
Quem já teve que trocar motor poderia dizer quanto sai a brincadeira toda.

Pra mim o problema continua sendo a dificuldade de saber se um motor foi bem retificado, ou até mesmo se ja foi retificado alguma vez.. Carro usado é uma caixinha de supresas.

jmscf
31/10/2014, 10:47
Dirija um pra tomar a decisão...
Para expedição, não vejo nenhum problema com o freio pois a tocada deveria ser bem defensiva e tranquila.

Valeu, Gilberto.

Lembro que meu CJ5 eu dirigia olhando uns 3 carros mais baixos na frente.. quando luz de freio acendia lá na frente eu já tava com o pé no freio.. Não instalei kit a disco na época então era foda. Hoje com meu carrinho "normal" dirijo que nem um psicopata viciado em crystal meth, mas a gente se adapta a nova realidade se for o caso. rs

Minha intenção de expedição é pouca coisa.. Quero fazer Ushuaia-Alaska via Panamericana.. hehehe
Não é brincadeira não, o plano é esse mesmo.