PDA

Ver Versão Completa : F-1000 trocando o motor mwm 229-4 por um mwm 229-6

Páginas : [1] 2

micheltakashima
27/10/2014, 18:51
Olá boa tarde a todos.
Estou com um projeto em mente, e já tenho o motor em mãos, em colocar o motor mwm 229-6 do f-12000 na minha f1000
feita as devidas medições junto ao meu mecânico constatamos que teoricamente o motor cabe, e deduzi que os 152 kg a mais do motor maior não serão exatamente um problema para a pick up tendo em vista a capacidade de carga original e que eu não uso a f1000 para carregar peso, quanto ao porque de colocar um mwm 229-6 pesado e tão antigo na frente, puro capricho primeiro por ser praticamente um plug-and-play segundo por continuar sendo o bom e velho conhecido mwm 229 fácil de reparar e de manutenção barata, terceiro porque um ronco de um 6cc é lindo, e quarto para transformar a f1000 quase um sleeper com um 6cc turbinado sob o capô.
O diferencial pretendo colocar uma relação 14x40
o cambio pretendo manter o clark 260f - talvez colocando peças forjadas fabricadas pela mutante offroad
Pretendo colocar 4 amortecedores na dianteira uma vez que não há a necessidade de adaptações pois já existem os suportes é só colocar.

Minha dúvida está em relação a caixa de cambio suportar o torque
e quando a caixa de direção hidráulica arriar com o peso extra.
e claro a opnião de você, obrigado.

BrunoDallanora2013
27/10/2014, 20:27
Olá boa tarde a todos.
Estou com um projeto em mente, e já tenho o motor em mãos, em colocar o motor mwm 229-6 do f-12000 na minha f1000
feita as devidas medições junto ao meu mecânico constatamos que teoricamente o motor cabe, e deduzi que os 152 kg a mais do motor maior não serão exatamente um problema para a pick up tendo em vista a capacidade de carga original e que eu não uso a f1000 para carregar peso, quanto ao porque de colocar um mwm 229-6 pesado e tão antigo na frente, puro capricho primeiro por ser praticamente um plug-and-play segundo por continuar sendo o bom e velho conhecido mwm 229 fácil de reparar e de manutenção barata, terceiro porque um ronco de um 6cc é lindo, e quarto para transformar a f1000 quase um sleeper com um 6cc turbinado sob o capô.
o cambio pretendo manter o clark 260f - talvez colocando peças forjadas fabricadas pela mutante offroad
Pretendo colocar 4 amortecedores na dianteira uma vez que não há a necessidade de adaptações pois já existem os suportes é só colocar.

Eu vi de perto uma que o cara colocou o 229 6 cilindros o cara é conhecido meu ,mas mora em outra cidade , eu vi ela só por fora não abri o capô , mas ele me disse que ficou boa para viajar , mas o diferencial tem que alongar se não fica curta , o consumo aumenta também a frente ele teve que calcar e reforçar e mesmo assim fica com a frente bem bicada pro chão !

não sei se é uma boa adaptação , já que vai botar um motor grande colocaria um com maior desempenho !

Troller-a-vista
27/10/2014, 21:07
de qto eh essa potencia a mais? quais numeros de desempenho de um pra outro?

BrunoDallanora2013
27/10/2014, 22:00
de qto eh essa potencia a mais? quais numeros de desempenho de um pra outro?

não sei quanto , mas pelo tamanho do motor tem outro com mesmo tamanho menor peso e mais potencia ! tem outras opções ! quanto ao numero de desempenho do 229 4c pro 229 6 não sei dizer !

micheltakashima
27/10/2014, 22:26
O que está nela é maçarico e desenvolve 83 cv, o outro que pretendo colocar é turbo e desenvolve 160 cv

micheltakashima
27/10/2014, 22:32
Olá então sobre a questão de ficar bicuda pensei em colocar as molas da f4000, e bacana saber que alguém já fez algo parecido, e sobre a questão de colocar um com maior desempenho, a intenção é fazer um engine swap, trocar o motor por um maior mas da mesma família, assim como fazem com carros preparados, só que aqui a brincadeira vai ser com uma f1000.
Você que já teve contato com uma f1000 assim teria mais algo que observou para compartilhar?

BrunoDallanora2013
27/10/2014, 22:44
Olá então sobre a questão de ficar bicuda pensei em colocar as molas da f4000, e bacana saber que alguém já fez algo parecido, e sobre a questão de colocar um com maior desempenho, a intenção é fazer um engine swap, trocar o motor por um maior mas da mesma família, assim como fazem com carros preparados, só que aqui a brincadeira vai ser com uma f1000.
Você que já teve contato com uma f1000 assim teria mais algo que observou para compartilhar?

bem a camioneta é do Pai do Marido da minha Prima , o pai dele mora em uma cidade proxima , mas eu não tenho contato com o pai do cara,o Marido da minha Prima é militar e ta morando longe, no natal passado ele teve aqui com a f1000 do pai dele não cheguei a olhar a camioneta, mas ele falou alguns detalhes como a direção ter ficado pesada e a suspenção dura por causa das molas mais duras e do cambio que não tava aquentando mas o dele era outro cambio não era o 260 clark !

micheltakashima
27/10/2014, 22:50
bem a camioneta é do Pai do Marido da minha Prima , o pai dele mora em uma cidade proxima , mas eu não tenho contato com o pai do cara,o Marido da minha Prima é militar e ta morando longe, no natal passado ele teve aqui com a f1000 do pai dele não cheguei a olhar a camioneta, mas ele falou alguns detalhes como a direção ter ficado pesada e a suspenção dura por causa das molas mais duras e do cambio que não tava aquentando mas o dele era outro cambio não era o 260 clark !

essa questão da direção que me preocupa, até pensei em pegar a caixa de direção do f12000 também...
quanto a caixa 260f usam essa caixa em arrancadao para carros de 400cv mas mesmo assim nao possuem o mesmo torque
por isso minha duvida se ela vai aguentar.... mas bacana saber disto

BrunoDallanora2013
27/10/2014, 23:01
O que está nela é maçarico e desenvolve 83 cv, o outro que pretendo colocar é turbo e desenvolve 160 cv

pois é um MWM x10 4 cil com intercooler consegue 160 cv ! quanto pesa o 229 6 cil ?

micheltakashima
27/10/2014, 23:39
pois é um MWM x10 4 cil com intercooler consegue 160 cv ! quanto pesa o 229 6 cil ?

cerca de 570 quilos

F100 corrente
27/10/2014, 23:48
Colega vai ficar muito forte, em questão do eixo dianteiro eu te indicaria o eixo da 97 a 98 da f1000, ate estou fazendo essa adaptação o único problema que barra de direção fica na frente dos eixo e esse modelo da tu f1000 e atrás do eixo ai tem que passar caixa de direção para frete se fazer alteração do eixo, sobre motor é que tu já tem, mas ficaria bom o motor F 250 6 cilindro ficava muito forte e uma mecânica mais nova. Esse é meu objetivo futuro!
Valeu

Daniel.Shimomoto
28/10/2014, 00:01

x2 Bruno quanto ao 4.10T!!!!!

cerca de 570 quilos

Michel, MWM D-229/6 pode pesar até 650kg se turbinado!

Faço das palavras do BRuno, o 4.10T você consegue os mesmos 160cv! E considerando que sua F- é bem bonita, dá até dó em pensar em "estragar" colocando um motor de "locomotiva" na sua picape!

No seu lugar, pensaria em outras hipoteses, se me permite considerar, elenco abaixo:

1-) MWM 4.10T. Uma preparação leve dá para tirar até uns 160cv dele sem abusar demais, sem fumaça, sem comprometer a vida util. Lembrando que no caminhão VW 13-150, o mtoor era o 4.10TCA turbo-intercooler e 145cv, uma potencia conservadora para um veiculo projetado para andar carregado e cujo motor precisa de durabilidade

2-) MWM Sprint 6.07: Dispensa maiores comentários. Além do motor caber direitinho no cofre da F-, o Sprint não faz barulho. Toca musica! 180cv com intercooler (regulagem F-250).

3-) MWM 4.12TCE Acteon. Motor bom, derivado do 4.10 mas de cilindrada aumentada de 4.3L para 4.8L e até 200cv e dá para mecanizar o motor

4-) Cummins ISBe4. Rende até 190cv em cilindradas entre 3.9L e 4.5L

5-) Cummins MaxPower da F-250. rende 203cv e tem uma suavidade impar.

São as hipoteses que eu pensaria no lugar do D-229/6. Outra alternativa é mexer no seu D-229. O TD 229 da F-1000 rende 122cv nas versões 1992-1995. Se intercolar, porque não pensar nuns 15cv a mais? É mais vantajoso que colocar o motorzão na F que está tão arrumada!

Abs!!!

ricarvalhal
28/10/2014, 06:50
Isto parece ser desejo que vem de longa data.... quando eu era moleque e não entendia nada... sempre achei que ficaria muito louca uma F1000 com motor de caminhão grande ... Se eu tivesse esse 229-6 eu com certeza instalaria na F-1000...

depois conte ai o que tem que mudar para fixar este 229-6 no lugar do 229-4 ...

Tudo de bom !!

Olá boa tarde a todos.

Troller-a-vista
28/10/2014, 08:03
gosto é gosto, se o teu gosto é maior que a razao, vai fundo.

eu nao faria, alem do q ja falaram ai no topico, vc vai estar com um motor obsoleto, acredite, esses 160cv nao serao iguais 160cv atuais ou atualizados.

um s4tplus intercoolado passa desses 160cv tranquilo

se um 229-4 ja eh barulhento e vibrador, imagino um 229-6

vc pode por molas, levantar com calcos etc... isso soh vai mudar o visual, vai continuar com um peso absurdo a frente do carro, vai piorar a dirigbilidade, frenagem, vai desgastar todas as buchas, pivos etc...fora q vai ficar pesado pra virar, ai pode esperar quebras nas pontas do chassi...

sei nao, pode ficar um tesao pra brincar por causa do ronco, mas nao vai ser nada d+ no desempenho. alem do que, em curvas q vc entra hj por exemplo a 80, vai enrtar a 60 ou menos.

dudu83
28/10/2014, 09:49
serai mais prudente e interesante "enevenenar" o atual motor...

duardobruno
28/10/2014, 10:26
Caras, acho que entendi o objetivo do cara:

1) sonho de infância de colocar um motor de caminhão em uma F1000. (Já sonhei isso tb) Sonho não se discute.
2) Quer manter a manutenção barata e simples do 229.
3) Ele já tem o 229-6 lá, que já pesa bastante.
4) É meio que plug & Play.

É claro que um 2.8 powerstroke, deixaria a F mais esperta, um 4.10T chegaria na potência que ele quer tb ou até mesmo dar uma envenenada no próprio 229-4 que está nela. Massss.... é assim que nascem os carros personalizados.

Abco.

BrunoDallanora2013
28/10/2014, 11:23

Faço das palavras do BRuno, o 4.10T você consegue os mesmos 160cv! E considerando que sua F- é bem bonita, dá até dó em pensar em "estragar" colocando um motor de "locomotiva" na sua picape!

No seu lugar, pensaria em outras hipoteses, se me permite considerar, elenco abaixo:

1-) MWM 4.10T. Uma preparação leve dá para tirar até uns 160cv dele sem abusar demais, sem fumaça, sem comprometer a vida util. Lembrando que no caminhão VW 13-150, o mtoor era o 4.10TCA turbo-intercooler e 145cv, uma potencia conservadora para um veiculo projetado para andar carregado e cujo motor precisa de durabilidade

2-) MWM Sprint 6.07: Dispensa maiores comentários. Além do motor caber direitinho no cofre da F-, o Sprint não faz barulho. Toca musica! 180cv com intercooler (regulagem F-250).

3-) MWM 4.12TCE Acteon. Motor bom, derivado do 4.10 mas de cilindrada aumentada de 4.3L para 4.8L e até 200cv e dá para mecanizar o motor

São as hipoteses que eu pensaria no lugar do D-229/6. Outra alternativa é mexer no seu D-229. O TD 229 da F-1000 rende 122cv nas versões 1992-1995. Se intercolar, porque não pensar nuns 15cv a mais? É mais vantajoso que colocar o motorzão na F que está tão arrumada!

Abs!!!

o 229 6 cilindros vai ter problema com o peso elevado e com o giro mais baixo que o motor tem !

Daniel quanto pesa o fto 6.6 do cargo ? eu diria que se fosse colocar num eu botaria ele na F1000 pega 185 cv facil até 190 com intercooler . e tem rotação até uns 3100 rpm mas acho que pesa bastante !

ou o fto 4.4 turbo intercolado tambem seria bom !

BrunoDallanora2013
28/10/2014, 11:26
se não estou errado não chegou a sair uma f1000 que era com motor perkins 6 cilindros ? chamado de perkins argentino ! ou perkão !

Zé V8
28/10/2014, 11:32
Motor MWM 229 vibrador? Se fosse um Perkins com bomba CAV ainda vai. Tá louco, no meu 229 posso por um copo dágua emcima que não vibra.

micheltakashima
28/10/2014, 13:35

Abs!!!

Olá Daniel, pensei em todos esses motores também, mas a ideia é fazer uma preparação que faça alusão a época que ela foi fabricada e nenhum desses motores são do mesmo período, a intenção do projeto é dar um ar vintage, nas fotos ainda não consta mas eu já adquiri a grade da f100 americana ano 67 com faróis redondos bem parecida coma nossa, como pode ver ela já possui os retrovisores da americana bem como pretendo instalar os frisos originais. Por isso a opção pelo infame 229/6.

micheltakashima
28/10/2014, 13:39
Isto parece ser desejo que vem de longa data.... quando eu era moleque e não entendia nada... sempre achei que ficaria muito louca uma F1000 com motor de caminhão grande ... Se eu tivesse esse 229-6 eu com certeza instalaria na F-1000...

depois conte ai o que tem que mudar para fixar este 229-6 no lugar do 229-4 ...

Tudo de bom !!

exatamente ricarvalhal é um sonho de criança, alias desde os meus 16 anos, com muito esforço adquiri essa f1000 aos 20 anos e agora cinco anos depois estou para terminá-la e sempre tendo certeza de como queria as coisas, mas agora essa questão do motor me pegou de jeito, pois eu achava impossível instalar um 229/6 no cofre e agora vejo que é possível, mas não tenho certeza das consequências.

micheltakashima
28/10/2014, 13:45
serai mais prudente e interesante "enevenenar" o atual motor...

Mais prudente e mais fácil, aliás aqui na minha Região fica a cidade de Maripá-PR famosa pelo evento anual de arrancadão de tratores, existem muitas oficinas por lá especializadas em envenenar motores diesel, e em uma breve conversa com o Ivanir Maraskin muito conhecido no meio... ele disse que tira fácil 160 cv do 220-4 original da minha f1000, eera essa minha intenção original, porém como nem só de razão vive um homem, um motor 6 cilindros de caminhão em uma picape soa como uma heresia digna quase irresistível.

Walter da Camper
28/10/2014, 16:00
Todas as opiniões dadas foram sensatas e tecnicamente corretas, mas se fossemos levar a razão ao pé da letra não estaríamos andando e investindo nessas coisas velhas que tanto gostamos.
O prazer de ter um veículo exclusivo, idealizado por você e montado de acordo com sua vontade não tem preço e nem encontra respaldo na lógica convencional.
Para quem curte motor de alto torque e baixa rotação, não adianta mostrar ficha técnica de motor mais leve e cheio de cavalos... Confesso que já passei perto de comprar um cavalo Scania 76 com motor DS14 (V8 diesel de 14 litros) e alongar a transmissão só para curtir na estrada... Sorte (ou azar) que não cabia na garagem...
Vamos aproveitar para sonhar enquanto é tempo. No passado só existia tração animal e no futuro tudo será elétrico e sem graça. Temos muita sorte de ter nascido na era do motor a pistão.

Daniel.Shimomoto
28/10/2014, 21:24
o 229 6 cilindros vai ter problema com o peso elevado e com o giro mais baixo que o motor tem !

Daniel quanto pesa o fto 6.6 do cargo ? eu diria que se fosse colocar num eu botaria ele na F1000 pega 185 cv facil até 190 com intercooler . e tem rotação até uns 3100 rpm mas acho que pesa bastante !

ou o fto 4.4 turbo intercolado tambem seria bom !

Grande Bruno!!!! Não tinha pensado nisso!!!!!

Vou pesquisar mais mas ouvi dizer em foruns americanos que o FTO6.6 pesa em torno de 520kg, uns 100kg a mais que o MWM 4 cilindros! E o FTO6.6, como bem falou, dá para tirar uns 190cv sem grandes esforços!

O FTO 4.4 cabe direitinho na F-1000 e não precisa de grandes adaptações. Uma coisa que pode ser estudada e ver se é plug and play é a colocação do Virabrequim do motor Genesis BSD450, que APARENTEMENTE é um FTO4.4L com um curso de pisão de 127mm, num motor virando 5L de deslocamento.

Se tivesse que bombar e mexer num motor, pensaria no FTO4.4L, muito melhor e mais robusto que o MWM.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
28/10/2014, 21:28
Motor MWM 229 vibrador? Se fosse um Perkins com bomba CAV ainda vai. Tá louco, no meu 229 posso por um copo dágua emcima que não vibra.

x2!!!!

O MWM D229/4 veicular e agricola tem compensador de massas, é tranquilo. O D229/6 também não é um motor de grande vibração. Meu F-11000 que o diga!

BrunoDallanora2013
28/10/2014, 21:56
Grande Bruno!!!! Não tinha pensado nisso!!!!!

Vou pesquisar mais mas ouvi dizer em foruns americanos que o FTO6.6 pesa em torno de 520kg, uns 100kg a mais que o MWM 4 cilindros! E o FTO6.6, como bem falou, dá para tirar uns 190cv sem grandes esforços!

O FTO 4.4 cabe direitinho na F-1000 e não precisa de grandes adaptações. Uma coisa que pode ser estudada e ver se é plug and play é a colocação do Virabrequim do motor Genesis BSD450, que APARENTEMENTE é um FTO4.4L com um curso de pisão de 127mm, num motor virando 5L de deslocamento.

Se tivesse que bombar e mexer num motor, pensaria no FTO4.4L, muito melhor e mais robusto que o MWM.

Abs!!!

o 4.4 tem menas rotação se não me engano , o 6.6 para mim taria perfeito e daria varias caixas de marchas , para ser mais seguro acho que seria melhor numa f250 ja com cambio zf diferencial dana 60 na f1000 da mas se o cara encher o pé vai torcer tudo ! imagina um 7.8 que chega a 290 cv!

F100 corrente
28/10/2014, 22:00
Todas as opiniões dadas foram sensatas e tecnicamente corretas, mas se fossemos levar a razão ao pé da letra não estaríamos andando e investindo nessas coisas velhas que tanto gostamos.
O prazer de ter um veículo exclusivo, idealizado por você e montado de acordo com sua vontade não tem preço e nem encontra respaldo na lógica convencional.
Para quem curte motor de alto torque e baixa rotação, não adianta mostrar ficha técnica de motor mais leve e cheio de cavalos... Confesso que já passei perto de comprar um cavalo Scania 76 com motor DS14 (V8 diesel de 14 litros) e alongar a transmissão só para curtir na estrada... Sorte (ou azar) que não cabia na garagem...
Vamos aproveitar para sonhar enquanto é tempo. No passado só existia tração animal e no futuro tudo será elétrico e sem graça. Temos muita sorte de ter nascido na era do motor a pistão.

Show de bola tuas palavras, vamos sonhar e fazer!

Ramon Pires
31/10/2014, 01:15
Mas pensando bem esse " motorzinho " MWM 6 caneco é filhote perto dos 7.3 TD que os previlegiados dos americanos usam nas F's deles e o mais engraçado que la as camionetes nao quebram e nem acontece nada... imagina a torção de um motor desse? Sera que o ferro de la é mais duro que o daqui? Na minha opinião da pra por sim, e 150 kg a mais pra uma F1000 não é nada... a unica coisa que me preocupa é a caixa e o diferencial, esse vai te q troca, O Dana 46 das f mais nova aguentaria, relação 18x49 com pneu até 33 fica na medida, mas a caixa que seria o problema, até nem sei o que sugerir, derrepente a mesma do caminhao...
Tambem tem que trocar os semieixos pelos da de 90 p cima, com as molas da f250 p compensar o que vai baixar a frente por causo do peso do motor... Tem que mexer em um par de coisas... mas que da certo da...

robson010203
31/10/2014, 08:05
E pensar que os 7.3 foram fabricados no Rio Grande do Sul e mandados para a grigolândia, saíram também muitas f250 com esse motor, e que eram mandadas para a Austrália.

Imperador!
31/10/2014, 09:25
Acompanhando o tópico... Só aprendendo :concordo: :pipoca:

bbmoro
31/10/2014, 17:49

Olha Walter, concordo com tudo que falaste! Que sejamos felizes fazendo o que temos vontade!
Abraço

bbmoro
31/10/2014, 17:50
E pensar que os 7.3 foram fabricados no Rio Grande do Sul e mandados para a grigolândia, saíram também muitas f250 com esse motor, e que eram mandadas para a Austrália.

Conte mais sobre isso Robson. Não sabia dessa! Abraço

BrunoDallanora2013
31/10/2014, 18:45

qual 7.3 que foi para gringolandia ?

robson010203
31/10/2014, 20:19
depois que a International comprou a MWM, eles começaram a fabricar eles aqui no Brasil, mandavam os motores para os USA e forneciam para a Ford, eram aplicados nas f250 destinadas para a Austrália, não sei até quando fabricaram, parece que até por volta de 2002

robson010203
31/10/2014, 20:21
qual 7.3 que foi para gringolandia ?
Power Stroke 7.3 v8

Zé V8
01/11/2014, 21:41
Gurizada, o 7.3 V8 ainda é fabricado a cerca de 20kms aqui de casa, na cidade de Canoas-RS. Produção exclusiva para exportação. O chefe do departamento de engenharia é meu amigo pessoal e por várias vezes incomodávamos ele para arrumar alguns para nós, por óbvio que se tratava de algo impossível. Certa vez até comentou uma possibilidade remota de adquirir algum motor de lote devolvido por queda do container no mar, no porto, acidente com o caminhão transportador, etc. A verdade é que jamais conseguimos sequer entrar na empresakkkkkkkk. Outra verdade são as F250 que eram produzidas para a Austrália com os tais 7.3 e cabine extendida com direção do lado "errado". Ford abraço galera. Ps, sempre que vou a Porto Alegre passo em frente a fábrica e fico olhando pra lá pra ver se vejo algo, igual a criança em frente ao parque de diversões.

BrunoDallanora2013
02/11/2014, 17:02
Power Stroke 7.3 v8

capaz ? i se eu soubesse disto antes tinha que te conseguido uns para nos bota nas F ! como que pode fazeram aqui e não usar nas nossas F ? que falta de respeito da Ford !

robson010203
02/11/2014, 17:07
A uns dias passei no Largo São Bento em SP, havia um evento do Sebrae, mas isso é o de menos, dando apoio tinha uma ambulância ford, fiquei anestesiado com a sinfonia que vinha dentro do capô, pense em um som bonito que tem esse v8! era um modelo semelhante a esse da foto.
482420

BrunoDallanora2013
02/11/2014, 17:09
Gurizada, o 7.3 V8 ainda é fabricado a cerca de 20kms aqui de casa, na cidade de Canoas-RS. Produção exclusiva para exportação. O chefe do departamento de engenharia é meu amigo pessoal e por várias vezes incomodávamos ele para arrumar alguns para nós, por óbvio que se tratava de algo impossível. Certa vez até comentou uma possibilidade remota de adquirir algum motor de lote devolvido por queda do container no mar, no porto, acidente com o caminhão transportador, etc. A verdade é que jamais conseguimos sequer entrar na empresakkkkkkkk. Outra verdade são as F250 que eram produzidas para a Austrália com os tais 7.3 e cabine extendida com direção do lado "errado". Ford abraço galera. Ps, sempre que vou a Porto Alegre passo em frente a fábrica e fico olhando pra lá pra ver se vejo algo, igual a criança em frente ao parque de diversões.

nos conseguimos um eixo marmon herrington que ta vindo do volks 4x4 este exo é importado do E.U.A o nosso deve ter caido no transporte e amassou um pouco os tambor de freio e já descartaram ai tava a venda na JR diesel , em Porto Alegre eu vi um furgão Ford Americano igualas ambulancias dos filmes e era umv8 diesel que deve ser o 7.3 mas mecanico tem o eletronico , em que eles ainda usam o 7.3 ? porqueonde sei as novas f250 usa o 6.0 turbo diesel !

Zé V8
02/11/2014, 23:14
Bruno, o furgão que tu viu em POA não foi um amarelo? De qualquer forma deve ser alguma ex ambulancia da Ulbra, assim como o amarelo que pertence a um amigo meu e serve de carro oficina para apoio em km de arrancada. Transporta nada mais nada menos que peças para um Maverick GT. Aqueles onibus escolares americanos que foram doados principalmente para SC também possuem o mesmo 7.3 com injeção mecanica e caixa automática. Outro amigo meu colocou em um F4000 motor home uma mecanica destas, inclusive com a caixa automática. É o motor home mais rápido que conheçokkkkkk.

Miranda
03/11/2014, 07:25
Tem muitas Ecoline com motor V8 diesel aqui
Ford Econoline E 350 Van Furgão V8 Diesel Automatico - Ano 1993 - 140000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-590415901-ford-econoline-e-350-van-furgo-v8-diesel-automatico-_JM)

Daniel.Shimomoto
03/11/2014, 07:37
Galera, esse V8 Powerstroke 7.3L saiu no Brasil em pequenas quantidades: Trata-se do motor International DT466 que equipou as poucas unidades do caminhão International 4700 que saiu no inicio dos anos 2000.

No caminhão, esse motor é 100% mecanico (na F-250, o V8 tem injeção mecanica de gerenciamento eletronico, estilo L-200 Outdoor), acoplado num cambio EATON mecanico.

Não foi bem sucedido no caminhão porque esse V8 não é um propulsor para funcionar 100% do tempo em alta carga.

Abs!!!

Walter da Camper
03/11/2014, 09:53
Uma coisa que eu nunca consegui entender é porque a Ford e a GM nunca investiram no segmento de vans e furgoes no Brasil.
Por décadas a única opção foi a Kombi, e havia uma brecha de mercado tão grande que nos anos 90 os coreanos deitaram e rolaram por aqui com suas Bestas e Topics. Quando as grandes montadoras acordaram com suas Traffic e etc... já era tarde.
O resultado é que hoje não temos bons furgões antigos para comprar, já que os coreanos, descartáveis que eram, viraram todos sucata.

Ford Econoline E 350 Van Furgão V8 Diesel Automatico - Ano 1993 - 140000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-590415901-ford-econoline-e-350-van-furgo-v8-diesel-automatico-_JM)

Palozo
04/11/2014, 22:22

Abs!!!

Daniel

As opções que você deu são tão boas que dá para escolher qualquer uma de olho fechado. O problema está no preço.
O mais baratin deve ficar por uns R$ 15.000,00 que é o caso do MWM 6.07 somente porque não se encontra mais esse motor novo, do contrário pode chutar aí uns R$ 35.000,00 para esse desejado motor se houvesse novo. Daí pare para pensar. Se o cara tem um motor encostado na garagem e ele quer fazer estripulia então faz ué! Eu também não faria isso naquela pick-up mas gosto é gosto

Daniel.Shimomoto
04/11/2014, 23:51
Daniel

As opções que você deu são tão boas que dá para escolher qualquer uma de olho fechado. O problema está no preço.
O mais baratin deve ficar por uns R$ 15.000,00 que é o caso do MWM 6.07 somente porque não se encontra mais esse motor novo, do contrário pode chutar aí uns R$ 35.000,00 para esse desejado motor se houvesse novo. Daí pare para pensar. Se o cara tem um motor encostado na garagem e ele quer fazer estripulia então faz ué! Eu também não faria isso naquela pick-up mas gosto é gosto

Então Palozo, nenhum diesel atualmente anda barato...mas mesmo esse D-229/6 se for vendido, paga a despesa de aquisição de qualquer um desses motores! O D-229/6 tem boa aceitação no mercado, assim como o D-229/4 atual.

Agora colocar o D-229/6 apenas porque está parado pela solução de prateleira pode representar um gasto muito maior que R$20 mil. Pode representar a perda do carro em caso de uma conversão que não fique boa. É preciso pensar muito nas hipoteses!

Fosse eu, eu colocaria um 4.10T e bombaria ele para tirar o máximo de cv que ele suporta!

Abs!!!

ricarvalhal
05/11/2014, 08:28
Se pensar somente com a razão, da pra comprar uma F250 diesel 99/00 por R$ 40.000.

Abraços !!!

Então Palozo, nenhum diesel atualmente anda barato...mas mesmo esse D-229/6 se for vendido, paga a despesa de aquisição de qualquer um desses motores! O D-229/6 tem boa aceitação no mercado, assim como o D-229/4 atual.

Agora colocar o D-229/6 apenas porque está parado pela solução de prateleira pode representar um gasto muito maior que R$20 mil. Pode representar a perda do carro em caso de uma conversão que não fique boa. É preciso pensar muito nas hipoteses!

Fosse eu, eu colocaria um 4.10T e bombaria ele para tirar o máximo de cv que ele suporta!

Abs!!!

BrunoDallanora2013
05/11/2014, 23:39
Bruno, o furgão que tu viu em POA não foi um amarelo? De qualquer forma deve ser alguma ex ambulancia da Ulbra, assim como o amarelo que pertence a um amigo meu e serve de carro oficina para apoio em km de arrancada. Transporta nada mais nada menos que peças para um Maverick GT. Aqueles onibus escolares americanos que foram doados principalmente para SC também possuem o mesmo 7.3 com injeção mecanica e caixa automática. Outro amigo meu colocou em um F4000 motor home uma mecanica destas, inclusive com a caixa automática. É o motor home mais rápido que conheçokkkkkk.

kkk ta conhecido o furgão amarelo ! sim eu encontri ele num posto ! inclusive ainda tinhas as luzes no teto e um escrita fraca de ambulância !

e as peças se quebrar o motor ? se fosse facil de encontrar as peças eu queria um motor desses ! um 7.3 todo eletronico chega berar 350 cv ! vi na internet um pega entre um dodge ram e um f250 1996 a cabine é a mesma da f1000 ! a dodge tomo um pau só , e a dodge era toda chipada e coisa e a outra tinha poucas modificaçãoes !

BrunoDallanora2013
05/11/2014, 23:42

muito show esta ! toda forrada dentro ! e ainda tem banco para mais 2 atras da para 5 lugares ?

Ramon Pires
06/11/2014, 00:51
Galera, esse V8 Powerstroke 7.3L saiu no Brasil em pequenas quantidades: Trata-se do motor International DT466 que equipou as poucas unidades do caminhão International 4700 que saiu no inicio dos anos 2000.

No caminhão, esse motor é 100% mecanico (na F-250, o V8 tem injeção mecanica de gerenciamento eletronico, estilo L-200 Outdoor), acoplado num cambio EATON mecanico.

Não foi bem sucedido no caminhão porque esse V8 não é um propulsor para funcionar 100% do tempo em alta carga.

Abs!!!

Eu acho que esse DT 466 não é mesmo 7.3 por que esses international 4700 eram 6 cc, se nao me engano era um motor amarelo da CAT... mas nao era v8, os unicos 7.3 que tem por ai são esses das Ecoline. Nunca ouvi dizer que tinha algum dando sopa...

edwint
06/11/2014, 08:21
vai de X10 da f250 ou silverado... ae sim!!!

Imperador!
06/11/2014, 09:21
Se você vendesse esse MWM-229-6 ou usasse ele numa base de troca de outro motor tão parrudo quanto seria bem melhor, e iria fazer a suspensão e terminais de direção sofrerem bem menos.

Esse motor acho que se vende tranquilamente por uns 15.000 (e olha se não for mais!)... com esse dinheiro dá pra você colocar qualquer conjunto motor+câmbio que quiser...

edwint
06/11/2014, 09:32
tenho um d229/6 acho muitíssimo pesado, sera que a suspensão vai aguentar?

edwint
06/11/2014, 09:34
A uns dias passei no Largo São Bento em SP, havia um evento do Sebrae, mas isso é o de menos, dando apoio tinha uma ambulância ford, fiquei anestesiado com a sinfonia que vinha dentro do capô, pense em um som bonito que tem esse v8! era um modelo semelhante a esse da foto.
482420

Ano passado tinha algumas dessas em leilão!!

micheltakashima
06/11/2014, 13:51

O tão falado motor 7.3 v8 seria esse? realmente a caixa é automomática.
482918482919482920

Esta com o segundo cilindro do lado esquerdo fundido.

micheltakashima
06/11/2014, 13:57
Se você vendesse esse MWM-229-6 ou usasse ele numa base de troca de outro motor tão parrudo quanto seria bem melhor, e iria fazer a suspensão e terminais de direção sofrerem bem menos.

Esse motor acho que se vende tranquilamente por uns 15.000 (e olha se não for mais!)... com esse dinheiro dá pra você colocar qualquer conjunto motor+câmbio que quiser...

Olá Imperador!, então a idéia era colocar o 229/6 por ele ser 229 e por ser algo diferente do que fazem por ai, talvez se não fosse o peso até já teria colocado, a ideia em si não é realmente a potência, mas o quão absurdo soa a ideia, mas apesar do entusiasmo o motor pesado pode acabar se tornando um fardo, afinal uso essa camionete todos os dias, e rodo com ela mais de 7 mil km por mês, gosto da série 229 pela robustez e simplicidade mecânica, sem falar o custo baixíssimo de manutenção. Abraços.

micheltakashima
06/11/2014, 13:58
tenho um d229/6 acho muitíssimo pesado, sera que a suspensão vai aguentar?

Pois é também tenho essa dúvida e é só por isso que ele ainda não está na camionete.

edwint
06/11/2014, 14:30
482918482919482920

Uai Michel, esse busão esta a venda também?

micheltakashima
06/11/2014, 14:55
Uai Michel, esse busão esta a venda também?

Olha eu não sei te dizer, eu cresci brincando dentro desse ônibus, e nunca dei importância a ele, agora depois desse post voltei lá na vila do meu avô para dar uma olhada, esse ônibus pertencia a companhia elétrica Eletrosul, certa vez avia um projeto em minha cidade para a construção de uma barragem, obra que foi abandonada por superfaturamento, foi construida uma mini cidade que hoje é uma vila, onde moravam os funcionários que estavam, trabalhando na obra, e este ônibus fazia o transporte dos estudantes lá, haviam mais deles, mas só restou este. Meu tio é presidente da vila hoje e ele iria entrar em contato com o antigo encarregado da Eletrosul, que até hoje possui uma casa na vila, mas só vem final de ano, mas ao que parece o ônibus não é de ninguém.

BrunoDallanora2013
06/11/2014, 16:34
482918482919482920

da para arrumar ? consegue peças ? ta vendendo ?

micheltakashima
06/11/2014, 16:41
da para arrumar ? consegue peças ? ta vendendo ?

As peças consegue fácil no ebay, não sei como está dentro acredito que dê para arrumar sim, se a biela não atravessou o bloco ou algo do tipo.

BrunoDallanora2013
06/11/2014, 20:52
As peças consegue fácil no ebay, não sei como está dentro acredito que dê para arrumar sim, se a biela não atravessou o bloco ou algo do tipo.

ta vendendo ? ele é de trocar as camisas ? (camisa umida ) ou tem que retificar ?

micheltakashima
07/11/2014, 00:06
ta vendendo ? ele é de trocar as camisas ? (camisa umida ) ou tem que retificar ?

tem que retificar, quanto a venda não achamos o dono ainda, pois pertencia a companhia e esta abandonado, e a companhia eletrosul já foi embora da cidade a mais de 20 anos

edwint
07/11/2014, 11:18
Olha eu não sei te dizer, eu cresci brincando dentro desse ônibus, e nunca dei importância a ele, agora depois desse post voltei lá na vila do meu avô para dar uma olhada, esse ônibus pertencia a companhia elétrica Eletrosul, certa vez avia um projeto em minha cidade para a construção de uma barragem, obra que foi abandonada por superfaturamento, foi construida uma mini cidade que hoje é uma vila, onde moravam os funcionários que estavam, trabalhando na obra, e este ônibus fazia o transporte dos estudantes lá, haviam mais deles, mas só restou este. Meu tio é presidente da vila hoje e ele iria entrar em contato com o antigo encarregado da Eletrosul, que até hoje possui uma casa na vila, mas só vem final de ano, mas ao que parece o ônibus não é de ninguém.

caso vc tenha alguma informação, gentileza me comunique. Obrigado

Walter da Camper
07/11/2014, 12:02
Dê uma pesquisada sobre "usucapião de bem móvel". Pode valer à pena.

BrunoDallanora2013
07/11/2014, 12:53
tem que retificar, quanto a venda não achamos o dono ainda, pois pertencia a companhia e esta abandonado, e a companhia eletrosul já foi embora da cidade a mais de 20 anos

bah que coisa ! esse nunca mais encontra ! pode até estar na justiça !

Daniel.Shimomoto
07/11/2014, 21:41

"Pegue a coroa para si antes que algum aventureiro o faça"

(D. João VI)

Juliano_SBO
08/11/2014, 06:49
Me recordo de ter comprado a revista 4 Rodas, há alguns (muitos) anos atrás, pois uma das matérias trazia como título "F250 V8 fabricada no Brasil", onde fizerem um test drive com a bruta, mas foi muito decepcionante ler somente no final da matéria que o modelo era destinado somente para exportação para a Austrália, alegando que lá o consumidor preferia esse tipo de motor.

Sempre digo, se embrulhar "m" e colocar a venda o brasileiro compra, por isso esse descaso das montadoras com esse povo.

Sobre o 229-6, seria como retirar o motor 4 cilindros de um Opalão para adaptar o 6 canecos, um sonho de consumo pra muita gente. Se você não utilizasse essa F como veículo principal eu lhe incentivaria a fazer, e ainda tentar arrancar mais uns 40HP (imagina o torque).

BrunoDallanora2013
08/11/2014, 22:25
Me recordo de ter comprado a revista 4 Rodas, há alguns (muitos) anos atrás, pois uma das matérias trazia como título "F250 V8 fabricada no Brasil", onde fizerem um test drive com a bruta, mas foi muito decepcionante ler somente no final da matéria que o modelo era destinado somente para exportação para a Austrália, alegando que lá o consumidor preferia esse tipo de motor.

Sempre digo, se embrulhar "m" e colocar a venda o brasileiro compra, por isso esse descaso das montadoras com esse povo.

Sobre o 229-6, seria como retirar o motor 4 cilindros de um Opalão para adaptar o 6 canecos, um sonho de consumo pra muita gente. Se você não utilizasse essa F como veículo principal eu lhe incentivaria a fazer, e ainda tentar arrancar mais uns 40HP (imagina o torque).

O pessoal tinha que se revoltar e não comprar mais , enquanto não ofereceram outra com motor melhor !

robson010203
08/11/2014, 23:23
Atualmente estão vendendo "caminhonetes" com motor 2.0, e tem muitos compradores satisfeitos (eu acho um absurdo, ainda mais pelo preço que se paga). Eu estou partindo para um 3.9 cummins, pena que aqui eles não vendem o 4.0 v8, que a nissan usa nas caminhonetes da gringolândia. Do lado de baixo do equador a nissan vende caminhonetes com motor 2.5, que entre os "brasucas" tem aceitação.

Digaum
09/11/2014, 08:40
Michel...

"Mais vale um gosto do que tostão no bolso". Autor desconhecido

Independente do que fizer, inclusive se não fizer nada, terá consequências boas e ruins. Se estiver disposto a assumi-las, toque o barco, faça acontecer e seja feliz!

Confesso que desconheço por completo motores a diesel, nunca tive um na vida nem na família, mas conheço as consequências de se alterar a originalidade de um veículo. O bom é que ele fica com a SUA cara. Não vão mais falar: "olha que F1000 maneira!". Mas sim: "kra, olha só o que o Michel fez na F1000 dele!!!". Sentiu a diferença?

Isso, sem contar o prazer de ter feito algo diferente e provado que é possível. E claro, se no meio do projeto identificar que não dá para fazer isto ou aquilo, altere, mas cumpra o objetivo de ter seu veículo com a sua kra! O céu é o limite...

Abraços

Troller-a-vista
09/11/2014, 10:57
alguns adendos ao topico:

a) o carro nao é de ninguem... em algum lugar isso esta documentado, se a empresa faliu, esqueceu, desistiu, continua sendo deles, pegar isso, consertar, arrumar, etc, nao vai te dar o direito legal de usa-lo e nenhum detran da vida vai te dar o carro como usucapiao.
b) nao sabendo que era impossivel foi lá e fez
c) todo mundo incentiva o cara a pular, mas ninguem vai la e pula ehehhe

Walter da Camper
09/11/2014, 17:24
Quem reconhece a propriedade de alguém que pegou algo que estava abandonado (usucapião) não é o Detran, é a Justiça. A sentença serve como documento para registro no Detran.

Mesmo que o veículo estiver registrado em nome de alguém (pessoa ou empresa), se provar que o dono o abandonou há vários anos, esse abandono causa a perda da propriedade em favor daquele que tomou a posse de forma mansa e pacífica (sem ameaçar ninguém, nem quebrar cadeados, nem esconder o bem, etc...)

É um processo chato e demorado, mas para quem quer ser dono daquele bem pode valer à pena.

alguns adendos ao topico:

a) o carro nao é de ninguem... em algum lugar isso esta documentado, se a empresa faliu, esqueceu, desistiu, continua sendo deles, pegar isso, consertar, arrumar, etc, nao vai te dar o direito legal de usa-lo e nenhum detran da vida vai te dar o carro como usucapiao.
b) nao sabendo que era impossivel foi lá e fez
c) todo mundo incentiva o cara a pular, mas ninguem vai la e pula ehehhe

Zé V8
11/11/2014, 00:37
Contribuindo, o usucapião de bem móvel tem como condição que o requerente já esteja de posse do bem de forma mansa e pacífica e como se fosse seu por no mínimo três anos. A prova desta posse normalmente se dá testemunhalmente. Logo, o tal veículo em discussão não se encontra na posse específica de alguém e sim abandonado. Assim, vejo um empecilho na empreitada pretendida. Observem que o bem encontra-se em abandono sim, mas dentro da propriedade de seu titular. Ademais, corrijam-me se eu estiver errado, a Eletrosul é empresa pública e sendo desta natureza jurídica não existe forma de usucapir propriedade de empresa pública. O que pode ocorrer é a aquisição do bem através de leilão, se é que já não foi leiloado e o adquirente ainda não o retirou do local. Minha sugestão é que coletem o numeral do chassi e solicitem ao Detran informações atualizadas sobre o veículo. Outra coisa, não esqueçam que o adquirente, seja através de usucapião ou outra forma, adquire também os débitos do veículo, onde o Estado poderá cobrar apenas os últimos dois anos. Espero ter contribuído. Ford abraço.

micheltakashima
11/11/2014, 09:50
Eu acho que estão dando muito importância a este motor, penso que o gasto para fazê-lo funcionar novamente compense trazer um dos USA, agora voltando ao tópico estava pensando em colocar as molas da f-2000 na dianteira para compensar o peso extra do motor, e também colocar o diferencial da f-1000 x10 (dana 60 salvo engano).

ricarvalhal
11/11/2014, 14:00
Michel, vc usará os suportes dos coxins do chassis nas posições originais e o motor também ficara com os coxins nas posições originais ?
Ou tem que colocar o 229-6 mais perto do radiador ?

obrigado

micheltakashima
11/11/2014, 14:30
Michel, vc usará os suportes dos coxins do chassis nas posições originais e o motor também ficara com os coxins nas posições originais ?
Ou tem que colocar o 229-6 mais perto do radiador ?

obrigado

Apenas os suportes de trás serão os mesmos na frente terá que colocar outros suportes, e tem um problema ali do cárter também por causa do seu formato pega na travessa do motor, pensei até em usar cárter seco, mas desconheço seu uso em motores diesel, e ele ficará quase encostado no radiador (pois optei por não recuar o cambio para caso resolvesse colocar o motor original de volta nao ter muito trabalho) que será trocado por um mais fino de alumínio, e terei que usar ventoinhas elétricas.

Waldir Carlos
11/11/2014, 15:00
...e também colocar o diferencial da f-1000 x10 (dana 60 salvo engano).

Dana 44_IFS.

[]s

micheltakashima
11/11/2014, 15:16
Dana 44_IFS.

[]s

Desculpa Waldir errei ali, dana 46, na x10 dana 44 acho que apenas na 4x4 pelo que sei.

Waldir Carlos
11/11/2014, 15:22
Desculpa Waldir errei ali, dana 46, na x10 dana 44 acho que apenas na 4x4 pelo que sei.

Ôpa, Michel! Sim. Na F-1000 > 96 [bem lembrado: 4x4], eixo dianteiro: Dana 44_IFS.

[]s

micheltakashima
12/11/2014, 14:42
Colega vai ficar muito forte, em questão do eixo dianteiro eu te indicaria o eixo da 97 a 98 da f1000, ate estou fazendo essa adaptação o único problema que barra de direção fica na frente dos eixo e esse modelo da tu f1000 e atrás do eixo ai tem que passar caixa de direção para frete se fazer alteração do eixo, sobre motor é que tu já tem, mas ficaria bom o motor F 250 6 cilindro ficava muito forte e uma mecânica mais nova. Esse é meu objetivo futuro!
Valeu

Fala F100 corrente quanto ao eixo dianteiro da f1000 97-98 que sugeriu achei esses hoje por um acaso, me pediu R$ 800,00 no conjunto completo, mas os terminais de direção são na frente então fiquei meio assim vou dar a resposta mais tarde.
483589

E agora uma foto do motor que vai ser aberto e revisado.
483590
bem pequeno o ser. abraços.

ricarvalhal
12/11/2014, 15:29
Acredito que esteja ganhando em relação a suspensão original: o freio a disco duplo ventilado e complexidade na adaptação da caixa de direção.

O que o pessoal diz em relação a vantagem/desvantagem da troca do embuchamento da manga de eixo pelo sistema de pivos ?

abraço

Fala F100 corrente quanto ao eixo dianteiro da f1000 97-98 que sugeriu achei esses hoje por um acaso, me pediu R$ 800,00 no conjunto completo, mas os terminais de direção são na frente então fiquei meio assim vou dar a resposta mais tarde.
483589

E agora uma foto do motor que vai ser aberto e revisado.
483590
bem pequeno o ser. abraços.

Walter da Camper
12/11/2014, 15:33
Sempre achei interessante esse sistema de cabeçotes separados... Vocês que manjam de caminhão o que dizem? É melhor ou pior para a manutenção?

Ramon Pires
12/11/2014, 17:39
483590

É motor pra mais de metro!!

robson010203
12/11/2014, 18:54
Sempre achei interessante esse sistema de cabeçotes separados... Vocês que manjam de caminhão o que dizem? É melhor ou pior para a manutenção?
Só como exemplo, tem um cliente meu que tem um gerador com um MWM 226 4 cilindros, a uns dias estourou uma mangueira do radiador, o motor aqueceu tanto que apagou, deixamos esfriar, colocamos água novamente e ele está trabalhando como se nada tivesse acontecido, se fosse um motor de cabeçote único ele teria virado um arco. Se queimar uma junta você pode trocar somente de um cilindro e fica como original.

micheltakashima
13/11/2014, 14:29
Desisti da ideia da suspensão da f-1000 98, apesar de parecer simples existem muitas diferenças entre elas, tais como a posição do amortecedor e da direção, que na mais nova se posiciona na frente, e a caixa de direção acaba se tornando um problema por não haver um suporte para o mesmo, e a questão da suspensão antiga aceitar 4 amortecedores uma vez que já existem os suportes é só parafusar. Penso em trocar as molas apenas pelas molas da f-2000 ou apenas calçar as da f-1000 mesmo para compensar a altura.

abraço[/QUOTE]

micheltakashima
21/11/2014, 15:57
Alguém sabe me dizer as vantagens e desvantagens da tração positiva? aproveita as mesmas pontas de eixo ou tem que trocar?
por 500 reais esta caro? 484476

Walter da Camper
21/11/2014, 16:05
Esse sistema é bom quando novo, Numa subida de terra batida molhada evita que o carro fique parado com um dos lados patinando.
Mas depois de uns 30.000 Km perde a eficiência devido ao desgaste dos discos. Terá que gastar outros 500,00 para trocar o reparo.
Quanto à ponta de eixo, precisa verificar, pois acho que a F-1000 saiu com diferenciais deferentes, conforme o ano.

Alguém sabe me dizer as vantagens e desvantagens da tração positiva? aproveita as mesmas pontas de eixo ou tem que trocar?
por 500 reais esta caro? 484476

micheltakashima
03/12/2014, 16:50
Olá depois de alguns contratempos vamos dar continuidade ao projeto, sabe-se que para uma boa dinâmica um veiculo deve ser equilibrado, logo um motor mais potente exige cambio, diferencial, suspensão e freios ao mesmo nível.
Como sei que o cambio vai suportar (duvidas quanto ao diferencial, se quebrar eu troco), temos a suspensão e o freio, no caso do freio sei que os mesmo são dimensionados para a antiga potência da f100 v8 (170cv) mas mesmo assim colocarei um kit de freios a disco traseiros, hoje precisei mexer no embuchamento da direção (que está será feito em poliuretano) e já estou aproveitando para dar inicio ao reforço na suspensão dianteira que se resume em 4 amortecedores de maior pressão.
Seguem fotos da desmontagem.
485752485753485754
Como podem ver na terceira foto descobri uma solda no chassi que agora esta me preocupando pois fica bem próximo a suspensão e os novos suportes do motor serão quase 20 cm para frente do original, o que vai oferecer um estresse bem maior sob o chassi e consequentemente essa solda.

Troller-a-vista
03/12/2014, 18:25
cuidado com PU nylon e outros, alguns incham com umidade e agua, oleo, graxa etc.. pesquise a respeito. em lugares onde ha folgas minimas isso se faz importante saber.

É comum usar esse procedimento em manches nauticos (de veleiros), qdo no seco, na montagem td fica perfeito, ai o cara vai pra agua, em 10 ou 20 min trava td e precisa ser rebocado, chega na marina, no outro dia ta perfeito o sistema... e por ai vai..

imagina vc passando por chuvas, poças, ou o proprio lubrificante travando sua direcao e suspensao... pense a respeito...

sobre soldas...bom solda é solda, eh um elo fraco, mesmo que bem feito. Se ja houve uma quebra no local é uma comprovacao que ali nao se tem a estrutura perfeita para aguentar o peso original, se vai aumentar o peso e estresse, tem que repensar td...

micheltakashima
03/12/2014, 19:12
não tinha conhecimento disto, e quanto ao technyl?

drosssor51
04/12/2014, 11:39
Michel ... parabéns pela empreitada... eu desconfio que tem uma mwm 229 - 6cil rodando por aqui no meu bairro... qquer dia eu paro o cara para conversar com ele..kk

... Eu uso poliuretano na minha suspa... faz uns 3 anos... sem problemas e sem desgaste aparente..
Se quiser dar uma olhada.. são os primeiros posts do tópico de manutenção.

Acompanhando....abç

Troller-a-vista
04/12/2014, 14:48
michel, como eu disse, pesquise a respeito, eu li isso numa revista nautica, tem alguns tipos de PU e nylon e semelhantes que tem essa caracteristica, nao lembro qual é.. vou procurar a revista mas duro é achar..

micheltakashima
04/12/2014, 14:55
Olá drossor para o cara e tira umas fotos hahaha... ia ser de grande ajuda! finalmente estarei colocando um motor de caminhão na minha camionete, bem que dizem que homens nunca crescem, o que cresce é o tamanho dos brinquedos.

Michel ... parabéns pela empreitada... eu desconfio que tem uma mwm 229 - 6cil rodando por aqui no meu bairro... qquer dia eu paro o cara para conversar com ele..kk

... Eu uso poliuretano na minha suspa... faz uns 3 anos... sem problemas e sem desgaste aparente..
Se quiser dar uma olhada.. são os primeiros posts do tópico de manutenção.

Acompanhando....abç

micheltakashima
04/12/2014, 15:03
Então Troller depois do seu alerta eu pesquisei e descobri que existem diversos tipos de pu, com características diferentes que vão além da dureza, para o uso que eu preciso no caso seria numeração 300, não lembro bem as identificações.
E descobri que o technyl (que também é um tipo de polimero) para o meu caso é a melhor opção. Agradeço o seu alerta pois sem ele eu não teria pesquisado sobre o assunto e poderia ter tido os problemas citados.

michel, como eu disse, pesquise a respeito, eu li isso numa revista náutica, tem alguns tipos de PU e nylon e semelhantes que tem essa caracteristica, nao lembro qual é.. vou procurar a revista mas duro é achar..

Múcio Luiz
04/12/2014, 15:21
Michel, boa tarde!

Uso buchas de PU no feixe de molas e no jumelo da Explorer há um ano (17 mil km). Nenhum problema aparente, ficou até melhor a traseira, mais firme. Claro que deve ser feita a lubrificação correta, senão é só rangido. No meu caso comprei o kit no site Página Principal (http://www.autobuchas.com.br). Acredito que se as buchas de PU forem feitas por alguém que entende do assunto, com material de qualidade, não há porque temer.

[]s!

Zé V8
04/12/2014, 16:39
Michel, como bem disse o Troller, é importante saber qual PU utilizar. Existe um tipo de PU que é auto lubrificante, ou seja, na sua formulação contém um aditivo lubrificante que o deixa mais resistente ao atrito e suaviza o movimento. Procure uma empresa especializada em venda de PU, normalmente os caras sabem exatamente o material para a aplicação que deseja. Quanto aos quatro amortecedores na dianteira, quando comprei minha F1000 84 ela veio equipada desta forma. Era bem firme sim, mas procurei em desmanches e encontrei o estabilizador dianteiro que equipa as F1000 de 86 em diante e instalei, aí ficou perfeita. Ford abraço.

micheltakashima
04/12/2014, 17:00
Zé poderia me mandar uma foto deste tal estabilizador? E a minha acredito que também utilizava 4 amortecedores pois os suportes tem marcas de uso

Michel, como bem disse o Troller, é importante saber qual PU utilizar. Existe um tipo de PU que é auto lubrificante, ou seja, na sua formulação contém um aditivo lubrificante que o deixa mais resistente ao atrito e suaviza o movimento. Procure uma empresa especializada em venda de PU, normalmente os caras sabem exatamente o material para a aplicação que deseja. Quanto aos quatro amortecedores na dianteira, quando comprei minha F1000 84 ela veio equipada desta forma. Era bem firme sim, mas procurei em desmanches e encontrei o estabilizador dianteiro que equipa as F1000 de 86 em diante e instalei, aí ficou perfeita. Ford abraço.

ricarvalhal
04/12/2014, 21:06
Ha um tempo atras, meu pai tinha na f1000 4 amortecedores dianteiros, mas eram todos velhos e ruins... acho qeu ate funcionavam..... os suportes para fixar na parte inferior acho que eram os originais mais 2 colocados invertidos, e na parte de cima, acho que so furou do lado das molas.....

se quiser tento mandar amanha foto da barra estabilizadora.... pois o Ze nao poe foto da BALA DE PRATA !!!! :)

atenciosamente

Zé poderia me mandar uma foto deste tal estabilizador? E a minha acredito que também utilizava 4 amortecedores pois os suportes tem marcas de uso

micheltakashima
05/12/2014, 12:20
Verdade o Ze não se habituou as tecnologias ainda kkk então ricarvalhal se puder postar umas fotos eu agradeço.
E meu chassi está trincado na solda bem onde vai a caixa de direção

Ha um tempo atras, meu pai tinha na f1000 4 amortecedores dianteiros, mas eram todos velhos e ruins... acho qeu ate funcionavam..... os suportes para fixar na parte inferior acho que eram os originais mais 2 colocados invertidos, e na parte de cima, acho que so furou do lado das molas.....

se quiser tento mandar amanha foto da barra estabilizadora.... pois o Ze nao poe foto da BALA DE PRATA !!!! :)

atenciosamente

ricarvalhal
05/12/2014, 13:51
O que o pessoal diz sobre esta trinca é que ela ocorre devido ao esforço da própria caixa de direção, por exemplo, quando a roda esta travada/enconstada nas barras que suportam as twin I beam (devido à falta de regulagem de algum batente), e continuasse a esterçar o volante, este procedimento realizado muitos vezes ( e deve ser mesmo, pois o raio de giro da F-1000 eh muito grande) causa este esforço excessivo, causando a trinca. No meu ponto de vista, se a solda estiver sem trincas, é só se preocupar com os batentes, mas eu não tenho informação sobre isso. Alguém com mais experiência pode comentar se existe isso originalmente.

o noite coloco as fotos.. Guaíra fica longe de Londrina ?

abraço

Verdade o Ze não se habituou as tecnologias ainda kkk então ricarvalhal se puder postar umas fotos eu agradeço.
E meu chassi está trincado na solda bem onde vai a caixa de direção

micheltakashima
05/12/2014, 15:39
Estou preocupado com essa solda vou olhar ela melhor, londrina não é muito perto não se for por Maringá são 4h de viagem, por que?

O que o pessoal diz sobre esta trinca é que ela ocorre devido ao esforço da própria caixa de direção, por exemplo, quando a roda esta travada/enconstada nas barras que suportam as twin I beam (devido à falta de regulagem de algum batente), e continuasse a esterçar o volante, este procedimento realizado muitos vezes ( e deve ser mesmo, pois o raio de giro da F-1000 eh muito grande) causa este esforço excessivo, causando a trinca. No meu ponto de vista, se a solda estiver sem trincas, é só se preocupar com os batentes, mas eu não tenho informação sobre isso. Alguém com mais experiência pode comentar se existe isso originalmente.

o noite coloco as fotos.. Guaíra fica longe de Londrina ?

abraço

Zé V8
07/12/2014, 00:12
KKKKKKK Gurizada, to meio atrapalhado com a modernidade e to devendo sim muitas fotos da Bala de Prata. É que tenho trabalhado muito, mas o melhor está por vir, 50 dias de férias entre vencidas e a vencer e tenho de tirar pelo menos 20 dias. Estou as voltas com um novo projeto profissional dentro da área da segurança pública além da minha função. Dentre várias especializações na minha atividade, uma delas é a pilotagem policial de viaturas. Fiz uma parceria com o samu de minha cidade e desenvolvi um curso especifico para motoristas de ambulancia visando qualificar e aperfeiçoar a condução buscando um atendimento rápido mas sem manobras aventureiras. Assim se trabalha com segurança e tranquilidade tanto para o motorista como para tripulantes e principalmente o paciente que deve sentir o mínimo da viagem. Então na tarde de ontem iniciei as aulas teóricas e práticas e tenho como objetivo propagar isto para o país todo. Para isto, preciso trabalhar muito para alcançar minha meta. Mas ainda vou postar as fotos, tenho certeza que a patroa vai me ajudarkkkkkkk.

Matheus C.
07/12/2014, 11:16
Michel, Acredito que seja esse o estabilizador que o Zé fala, No tópico a seguir segue fotos, e discussão sobre assunto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113290-f1000-4x4-xl-97-97-mclaren-62.html

micheltakashima
08/12/2014, 15:42
Valeu pela dica Matheus, verifiquei e meu chassi tem o furo lá na ponta também e já estou providenciando a tal barra agulha, depois posto fotos dos reparos junto do reforço com a barra.

Michel, Acredito que seja esse o estabilizador que o Zé fala, No tópico a seguir segue fotos, e discussão sobre assunto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113290-f1000-4x4-xl-97-97-mclaren-62.html

Matheus C.
08/12/2014, 20:58
As ordens michel! Acompanhando!
[]'s

ricarvalhal
08/12/2014, 22:22
Eu achei a barra que o Ze falava era a estabilizadora... mas entendi que eh um reforco no chassis....

eu morava em Londrina....

tudo de bom

Estou preocupado com essa solda vou olhar ela melhor, londrina não é muito perto não se for por Maringá são 4h de viagem, por que?

bgtn
09/12/2014, 12:13
Michel,

esse é um projeto que quase fizemos, destruí o motor que tinhamos na F1000 e, como tinhamos um d229-6 parado, pensamos em colocar nela.
Para resolver o problema de muito torque e transmissão reduzida, a ideia era colocar uma outra caixa de cambio, invertida após o cambio original. Como a caixa (não sei o modelo, só sei que era de uma F350 v8) tinha a 4ª 1:1 , colocando invertida, teriamos desmultiplicação da relação, conforme fossemos trocando as marchas da 2ª caixa.

Essa ideia surgiu porque iriamos fazer tudo na fazenda mesmo, e tinhamos tudo isso lá (motor, caixa adicional, mais ferramentas/equipamentos), e, na época, estavamos apertados, dava para a gente mesmo fazer quase tudo na fazenda e não iamos gastar muito.

Mas achamos um 229-4 e demos um jeito de abraçar....

Mas ficou a pulguinha atrás da orelha, como teria ficado? Se bem que, "queixo-duro", sem DH, e esse peso adicional na frente, ia virar academia de musculação mesmo....

bgtn
09/12/2014, 12:27
Ah! tínhamos pensado em um sistema de refrigeração do óleo do diferencial, também, usando um radiador e bomba tocado pelo próprio eixo (que também tínhamos no "ferro velho" da fazenda)...

Zé V8
09/12/2014, 14:45

Ola Matheus, esta imagem que anexaste é de um reforço no chassi. A barra estabilizadora também é presa no chassi e suas extremidades na suspensão. Até 1992 passa pela frente da suspensão. Ainda to com problemas para baixar as fotos. Ford abraço.

Matheus C.
09/12/2014, 15:23
Ola Matheus, esta imagem que anexaste é de um reforço no chassi. A barra estabilizadora também é presa no chassi e suas extremidades na suspensão. Até 1992 passa pela frente da suspensão. Ainda to com problemas para baixar as fotos. Ford abraço.

Ah, entendi Zé, achei que fosse essa porque estavam falando da trinca no chassi e esforço da caixa de DH. Sei qual você diz, mas essa não tenho referências. Abraço!

micheltakashima
11/12/2014, 23:52
Galera estou com um problema em relação ao comprimento do motor, provável que eu tenha que empurar o cambio mais para trás coisa que eu não quero fazer, o motor vai ficar a 3 cm do parachoque tenho um radiador de alumino finissimo mas mesmo assim nao ira caber, pensei em mandar fazer um mais largo e mais baixo para colocar logo atras da grade, a questão é funciona? acredito que nao

ricarvalhal
12/12/2014, 08:29
Olá Michel, infelizmente vc tera que testar para verificar se esse novo radiador funcionara..... mas uma coisa que me passou pela cabeça, é que vc pode colocar uma hélice com maior capacidade de ventilação.....

Coloca umas fotos !!!!

Galera estou com um problema em relação ao comprimento do motor, provável que eu tenha que empurar o cambio mais para trás coisa que eu não quero fazer, o motor vai ficar a 3 cm do parachoque tenho um radiador de alumino finissimo mas mesmo assim nao ira caber, pensei em mandar fazer um mais largo e mais baixo para colocar logo atras da grade, a questão é funciona? acredito que nao

Zé V8
12/12/2014, 09:53
Que tal ventoinha elétrica? Ganharás um grande espaço.

drosssor51
12/12/2014, 12:31
Michel... com esse motor de navio...kkk acho que precisará ganhar espaço, recuando o câmbio.... qualquer cm é valioso...

Vc já desmontou a efe? ou está reunindo peças para o transplante.?

micheltakashima
12/12/2014, 14:02
Ainda não desmontei, comecei pelo básico revisei toda a suspensão troquei os embuchamentos, amortecedores, fiz o suporte para o segundo par de amortecedores dianteiros (que só vou instalar quando trocar o motor, mas o suporte está pronto), estou fazendo aquela barra de reforço para o chassis bem como o reparo na região da caixa de direção onde verificamos uma trinca já na solda que foi feita anteriormente pelo antigo proprietário, já consegui o radiador de alumínio e estamos estudando o suporte do motor, eu não posso recuar o motor por causa da volta no cárter do motor que fica exatamente na frente da travessa do motor atual que eu não pretendo mexer e soldar em outro lugar, comprei também outro painel central (aquele no qual vai fixado o radiador) pois acho que este será cortado e adaptado, como a fechadura do capô ocupa quase 10cm ali na frente e eu preciso deste espaço ao que me parece a solução para que eu não seja obrigado a recuar cambio e fazer muitas adaptações no chassi será remove-la e mudar a direção de abertura do capô assim como nessa f100 486777

Zé eu havia previsto a necessidade de ventoinhas elétricas e estas já estão em mãos, enquanto eu me desdobro para fazer o motor caber sem ter que mudar nada no chassi nem cortar nem soldar, outras questões começam a me preocupar relacionadas ao comportamento dinâmico uma vez que a posição correta dos motores é atrás dos eixos e esse novo motor ultrapassa o eixo dianteiro em 28 cm, as baterias irão migrar para o chassi próximo ao eixo traseiro para compensar o peso extra na frente, e também serão maiores provável duas de 150 ou 200 amp, para conferirem mais peso. ao passo é isso e vamos estudando pois é difícil tentar melhorar uma camionete que já é tão perfeita ( ao menos para nós ) kkk.. Ford abraços

Michel... com esse motor de navio...kkk acho que precisará ganhar espaço, recuando o câmbio.... qualquer cm é valioso...

Vc já desmontou a efe? ou está reunindo peças para o transplante.?

micheltakashima
14/02/2015, 15:56
Hoje depois de fazer toda a manutenção básica troca de fluidos, filtros, uma pequena regulagem demos a partida no motor mwm 229/6.

http://www.youtube.com/watch?v=ohs69MMwFG0&feature=youtu.be

O ronco do motor na lenta é muito bonito, ali estava marcando 4 kg na lenta.

http://www.youtube.com/watch?v=hJQ0ihVhS0A&feature=youtu.be

Depois dessas aceleradas desisti de turbina-lo, o motor é violento e minha clark 260f não vai aguentar, agora é só esperar passar esse feriado de carnaval para finalmente realizarmos o transplante. Ford abraços!

Troller-a-vista
14/02/2015, 19:24
nao achei nada d+ esses videos, vai me desculpar, mas motor sem escape, vai sempre roncar alto e potente, ate um 1.0 fiat fiasa...

torcer para os lados, mesmo se estivesse sobre uma bancada iria fazer.

o que vai dizer se tua caixa vai aguentar ou nao é unicamente a capacidade dela de receber o torque, ai vai ter que olhar no manual.

eu turbinaria sem dó.

kole. é um 229 ! motor antigo, nao é nenhuma ferrari f40 bi-turbo ehhehe só tem 2 pistoes a mais.

Coophamat
15/02/2015, 01:00
Vai ficar bem legal depois de pronto. Temos um trator com esse motor, mas e turbo (muller tm14) e é um motor de muito torque já em baixa rotação ele já mostra sua força. Mas eu faria ele turbo, maçarico perde um pouco a graça.

Eu já vi uma f4000 com motor om352 e tem videos no YouTube de uma c10 com motor om366.

Meu sonho de criança era ter uma f1000 4 faróis prata com motor om352.

micheltakashima
15/02/2015, 01:37
Esse também eh um sonho de criança que agora depois de três longos anos de trabalho estou terminando, foram reforma da funilaria toda a parte mecânica de suspensão diferencial e câmbio, elétrica e estofamento, agora vem a parte final que eh a instalação do bendito 229/6, eu ia colocar ele turbinado se não fosse o pequeno detalhe do torque maximo de entrada da caixa de 40 kgfm e o motor aspirado já gera 37, o turbo vai ter que esperar pois terá que vir acompanhado de um kit de engrenagens para o câmbio.

BrunoDallanora2013
16/02/2015, 14:14
Hoje depois de fazer toda a manutenção básica troca de fluidos, filtros, uma pequena regulagem demos a partida no motor mwm 229/6.

http://www.youtube.com/watch?v=ohs69MMwFG0&feature=youtu.be

O ronco do motor na lenta é muito bonito, ali estava marcando 4 kg na lenta.

http://www.youtube.com/watch?v=hJQ0ihVhS0A&feature=youtu.be

Depois dessas aceleradas desisti de turbina-lo, o motor é violento e minha clark 260f não vai aguentar, agora é só esperar passar esse feriado de carnaval para finalmente realizarmos o transplante. Ford abraços!

pode turbinar sim ! tem uma cara aqui que conheco com uma branca com esse motor e a caixa 4 marchas da gasolina !

Zé V8
16/02/2015, 22:09
Kralho, este motor turbinado com caixa de 4 marchas da gasolina? Mas então é uma Clarck 4 marchas por que o da F100 4 cilindros voaria os cacos na primeira arrancada. Se considerarmos o torque em kilos e o fato de que a Clarck 4 marchas é praticamente a mesma que equipava os Dodges e Mavericks V8 que se equivalem em torque ao seisão deve funcionar sim. Ford abraço e segue em frente com teu sonho amigo. Analise apenas as criticas construtivas e coerentes e não de bola para deboches, principalmente daqueles que andam de carro de plástico.

drosssor51
17/02/2015, 15:04
Michel... esse é o seu motor ? que vai ser instalado na efe?

Ronca bonito demais.... parabéns.. se for um 260f... acredito que aguente o 6 canecos.. (como o pessoal já tinha comentado)..

Múcio Luiz
17/02/2015, 18:22
Analise apenas as criticas construtivas e coerentes e não de bola para deboches, principalmente daqueles que andam de carro de plástico.

X2!

Michel, tem gente aqui no fórum que só abre a boca (ou tecla) pra falar esgoto. Debochado é pouco! :curtir_nao:

Sua viatura vai ficar muito bruta, vc está conseguindo realizar seu sonho de criança. Parabéns!!! :concordo:

[]s!

Coophamat
17/02/2015, 20:34
Como eu disse a pouco, temos um muller tm14 com esse motor, ele usa um cambio clarck de 5 marchas com a primeira para baixo, acontece que a primeira a terceira não são sincronizadas mas o tamanho do cambio não e grande e nem pesado, deve pesar uns 80 kg. Esse cambio deve ser fácil de achar e aguenta muito torque.

micheltakashima
18/02/2015, 09:28
Kralho, este motor turbinado com caixa de 4 marchas da gasolina? Mas então é uma Clarck 4 marchas por que o da F100 4 cilindros voaria os cacos na primeira arrancada. Se considerarmos o torque em kilos e o fato de que a Clarck 4 marchas é praticamente a mesma que equipava os Dodges e Mavericks V8 que se equivalem em torque ao seisão deve funcionar sim. Ford abraço e segue em frente com teu sonho amigo. Analise apenas as criticas construtivas e coerentes e não de bola para deboches, principalmente daqueles que andam de carro de plástico.

Oi Zé a quanto tempo, vi que irá se desfazer da bala de prata por uma 4x4, esses dias passei pelo mesmo impasse, era uma 4x4 também, no caso uma mwm x10 98 no fim não tive coragem. Obrigado pelas palavras de incentivo, mas eu não desanimo não já estou na reta final do meu projeto de restauração, sei que é um motor de concepção antiga mas a ideia é essa algo como se fosse uma "preparação" de época. E vamos em frente que até final da semana que vem quero ver esse motor rodando.

Ah Zé tu sabes me dizer onde consigo o coletor de escapamento do 229 de 3 cilindros?

micheltakashima
18/02/2015, 09:32
Michel... esse é o seu motor ? que vai ser instalado na efe?

Ronca bonito demais.... parabéns.. se for um 260f... acredito que aguente o 6 canecos.. (como o pessoal já tinha comentado)..

Fala Drossor, sim esse é o meu motor "de navio" que vou colocar na efe, já está tudo pronto só começar o transplante, o câmbio vai aguentar sim, entrei em contato com o Rogério da recuperg, e ele me garantiu que aguenta, e se não aguentar ele vende kit's de engrenagens para arrancada para até 1100cv no clark 260f, realmente o ronco do 6 canecos me surpreendeu muito bonito! e vamos que vamos!

micheltakashima
18/02/2015, 09:35
X2!

Michel, tem gente aqui no fórum que só abre a boca (ou tecla) pra falar esgoto. Debochado é pouco! :curtir_nao:

Sua viatura vai ficar muito bruta, vc está conseguindo realizar seu sonho de criança. Parabéns!!! :concordo:

[]s!

Olá Mucio, fazer o que opinião é opinião, e se nós aqui ligássemos para o que os outros pensam também andariamos em carrinhos de plástico não é verdade? Ford abraço!

micheltakashima
18/02/2015, 09:39
Como eu disse a pouco, temos um muller tm14 com esse motor, ele usa um cambio clarck de 5 marchas com a primeira para baixo, acontece que a primeira a terceira não são sincronizadas mas o tamanho do cambio não e grande e nem pesado, deve pesar uns 80 kg. Esse cambio deve ser fácil de achar e aguenta muito torque.

Oi Coophamat, o muller tm14 não é aquele trator enorme? fiquei impressionado em saber que o cambio é um clark com primeira trator, mas quanto ao cambio minhas duvidas foram sanadas e o 260f vai aguentar o tranco como previsto, a duvida agora é em relação ao diferencial, não sei se coloco a 14x40 (2,85) ou a 14x43 (3,07) meu medo é que as marchas fiquem muito longe uma da outra. abraço e obrigado a dica do câmbio.

sallespickup
18/02/2015, 09:44
TB sou adepto de 6cc nas picapes, agora não deixa de turbinar, pois se alguem não tiver de aguentar sera é o diferencial, o cambio andando civilizadamente( sem cantadas de pneus) que acredito sera o seu uso, vai muito bem, ja o diferencial..., mais depois de andando vai-se fazendo os ajustes conforme as quebras ou barulhos, quanto ao radiador tenta o da C20 e D20 colocado entre a grade e o painel frontal ACREDITO que vai caber

abs carlos

micheltakashima
18/02/2015, 11:06
TB sou adepto de 6cc nas picapes, agora não deixa de turbinar, pois se alguem não tiver de aguentar sera é o diferencial, o cambio andando civilizadamente( sem cantadas de pneus) que acredito sera o seu uso, vai muito bem, ja o diferencial..., mais depois de andando vai-se fazendo os ajustes conforme as quebras ou barulhos, quanto ao radiador tenta o da C20 e D20 colocado entre a grade e o painel frontal ACREDITO que vai caber

abs carlos

Oi Salles, pois então eu não deixarei de turbinar, apenas não vou turbinar agora por não ter tudo o que eu preciso, como o intercooler e as peças de reforço para câmbio e diferencial eee $$$ kkk, quanto ao radiador a solução vai ser exatamente essa que você mencionou só não sei ainda como farei o sistema da tranca do capô pois terei que arrancar o batente para colocar o radiador de aluminio (mais fino) que adquiri, e por enquanto é isso vou postando fotos para o pessoal dar idéia.

Coophamat
18/02/2015, 13:26
Oi Coophamat, o muller tm14 não é aquele trator enorme? fiquei impressionado em saber que o cambio é um clark com primeira trator, mas quanto ao cambio minhas duvidas foram sanadas e o 260f vai aguentar o tranco como previsto, a duvida agora é em relação ao diferencial, não sei se coloco a 14x40 (2,85) ou a 14x43 (3,07) meu medo é que as marchas fiquem muito longe uma da outra. abraço e obrigado a dica do câmbio.

O TM14 é grande sim, articulado e com 8 pneus igual aos engesas. Em relação ao diferencial, um amigo meu tem um, f1000 com o d229-4 porem ele fez algumas alterações, a f1000 dele deve ter entre 180 e 200 cv e o cambio é o original com a primeira para baixo, ele usa a relação 2,85 com pneus 33 e mesmo assim ele acha que está um pouco curto, ele está procurando o diferencial da 98 com a relação mais longa. O diferencial da dele é o original e a f1000 já perdeu a roda traseira uma vez em movimento.

O motor d229-6 gira pouco, no máximo até 2200 rpm, se usar uma relação não muito longa vai andar pouco.

Esse é um vídeo dele acelerando a f1000 dele.

http://youtu.be/tn0ur75UyPg

micheltakashima
18/02/2015, 13:57
O TM14 é grande sim, articulado e com 8 pneus igual aos engesas. Em relação ao diferencial, um amigo meu tem um, f1000 com o d229-4 porem ele fez algumas alterações, a f1000 dele deve ter entre 180 e 200 cv e o cambio é o original com a primeira para baixo, ele usa a relação 2,85 com pneus 33 e mesmo assim ele acha que está um pouco curto, ele está procurando o diferencial da 98 com a relação mais longa. O diferencial da dele é o original e a f1000 já perdeu a roda traseira uma vez em movimento.

O motor d229-6 gira pouco, no máximo até 2200 rpm, se usar uma relação não muito longa vai andar pouco.

Esse é um vídeo dele acelerando a f1000 dele.

http://youtu.be/tn0ur75UyPg

Acho que irei de 14x40 (2,85) mesmo, esse negocio de perder a roda já ouvi falar várias vezes, já me aconteceu de estourar o rolamento 2 vezes mas a roda nunca saiu, quanto a rotação depende muito a aplicação do motor, nos tratores esteira mesmo o 229-6 gira bem pouco e tem a potencia maxima de 96 cv a 1600 rpm, o meu foi retirado de um f22000, segundo os dados da ford ele rende 127 cv a 2800 rpm, e quando ainda estava no caminhão ele ia até 3500 rpm no conta giros só não sei se estava certo, mas acredito que vá até 3 mil pelo menos.

drosssor51
18/02/2015, 21:53
Michel.... vai de relação 2.72.... é original da efe 1000 turbo de fábrica... tem torque e potência parecidos com o mwm 229/6 .... com certeza vai ficar bom..

sallespickup
19/02/2015, 12:50
eu iria alem, ja ia de 2,60 da engrecom logo, pois potencia tem de sobra, nos 4cc só fica bom se for turbo, ja no 6cc

micheltakashima
19/02/2015, 13:55
Só tem um probleminha nessas relações citadas, meu eixo é dana 44 a melhor que tenho disponivel eh o 14x40 (2,85) da engrecon, a relação 2,72 e 2,60 só vai ter para o dana 46 e o braseixos 406, diferenciais caros e difíceis de achar =\

sallespickup
19/02/2015, 21:14
Michel, tem emgrecon 2.60 pra dana 44, é só pedir pra F1000 88 abaixo

Zé V8
21/02/2015, 00:22
[QUOTE=micheltakashima;2244786]Oi Zé a quanto tempo, vi que irá se desfazer da bala de prata por uma 4x4, esses dias passei pelo mesmo impasse, era uma 4x4 também, no caso uma mwm x10 98 no fim não tive coragem. Obrigado pelas palavras de incentivo, mas eu não desanimo não já estou na reta final do meu projeto de restauração, sei que é um motor de concepção antiga mas a ideia é essa algo como se fosse uma "preparação" de época. E vamos em frente que até final da semana que vem quero ver esse motor rodando.

Olá Michel. Andei meio distante, férias e muito trabalho ao retornar. Bem, quanto ao coletor de escapamento do 229-3, aqui no RS o maior distribuidor de peças MWM é a empresa Orbid com lojas nas principais cidades do estado. De outra banda, se eu descobrir algo com meus camaradas daqui te falo. Este motor é mais usado em geradores e se na me engano o jipe Javali também usa. Confesso que me dá um nó na garganta de me desfazer da Bala de Prata, mas é a única maneira de eu conseguir comprar a 4x4 pois preciso fazer dinheiro. Mesmo que eu pudesse somente comprar a 4x4 sem me desfazer da Bala de Prata aí eu teria de arrumar outro lugar para morar porque seria expulso de casakkkk. Estou me empenhando para vender, mas se a 4x4 for vendida antes disto desisto na hora de vender a Bala. Ford abraço e boa sorte amigo, qualquer coisa to em QAP.

BrunoDallanora2013
22/02/2015, 13:47

bem o cara usa mas não da pra apertar muito ! a caixa ele ja fez varias vezes ! ta buscando uma melhor mais forte ! mas o que ele me falou foi de usar uma caixa ou relação longa no diferencial apreoveitando o torque do 229 e para viagens pode ser mais economica que o 4cil !

micheltakashima
26/03/2015, 09:17
Fala galera a dias que não atualizo o andamento do projeto, bom hoje chegou uma peça muito bacana aqui para mim, mais tarde posto fotos, e finalmente segunda (30/03/2015) estarei encostando a F para o transplante, seja o que deus quiser! Abraços.

ricarvalhal
26/03/2015, 10:24
Posta sim Michel !!! to curioso :concordo:

Fala galera a dias que não atualizo o andamento do projeto, bom hoje chegou uma peça muito bacana aqui para mim, mais tarde posto fotos, e finalmente segunda (30/03/2015) estarei encostando a F para o transplante, seja o que deus quiser! Abraços.

micheltakashima
26/03/2015, 14:38
Como prometido as fotos
497115
A alavanca
497116
Trata-se de uma alavanca sequencial (in-line - a troca de marchas é feita apenas movendo a alavanca para frente e para trás) com acionamento a cabo, o que dá maior liberdade na hora da instalação podendo ficar mais próxima do motorista e em uma posição mais elevada, melhorando muito a ergonomia. Então até segunda com fotos do desmonte da "megera" (nome carinhoso dado a efe quando ela só vivia na oficina) por enquanto é isso, abraços.

micheltakashima
27/03/2015, 13:30
Um video de como ela funciona

https://www.youtube.com/watch?v=5qp-o7y_STU

Troller-a-vista
27/03/2015, 14:15
pra mim esse tipo de cambio eh show em competicoes, arrancadas etc, onde vc nao tira a mao do cambio ou precisa de rapidez total, e as marchas sao sempre sobe e desce sequenciais, ou seja, nao precisa saber qual marcha esta, se tera trafego logo a frente, se tem uma carroca do lado, etc . no dia a dia ele pode ser pouco pratico....

mas que é looocoo bagarai é,,.,

micheltakashima
27/03/2015, 15:14
pra mim esse tipo de cambio eh show em competicoes, arrancadas etc, onde vc nao tira a mao do cambio ou precisa de rapidez total, e as marchas sao sempre sobe e desce sequenciais, ou seja, nao precisa saber qual marcha esta, se tera trafego logo a frente, se tem uma carroca do lado, etc . no dia a dia ele pode ser pouco pratico....

mas que é looocoo bagarai é,,.,

Fala troller essa questão do pouco pratico também me incomoda um pouco, mas olha um doido ai usando na rua em um opala
https://www.youtube.com/watch?v=t_66qZCIRc0

micheltakashima
30/03/2015, 16:08
Começamos o transplante! mais tarde fotos da empreitada.

FabioMedeiros78
31/03/2015, 17:30
Michel estou achando bem bacana essa transformaçao sua.
Eu pretendo mais adiante, dar um UP no meu 229 aspirado, tipo (turbinar, intercooler sob medida, radiador de óleo sob medida, aumento do debito, etc)
E para isso como minha caixa de marchas é a mais fraca (cl2205b) e o diferencial 405DL 4/1 terei que trocar primeiro a caixa e a relação do diferencial para aguentar essa mudança na potencia, caso tenha alguma ideia e opinião, dá uma olhada no meu tópico da reforma, acompanhando o seu!!

micheltakashima
31/03/2015, 18:09
Michel estou achando bem bacana essa transformaçao sua.
Eu pretendo mais adiante, dar um UP no meu 229 aspirado, tipo (turbinar, intercooler sob medida, radiador de óleo sob medida, aumento do debito, etc)
E para isso como minha caixa de marchas é a mais fraca (cl2205b) e o diferencial 405DL 4/1 terei que trocar primeiro a caixa e a relação do diferencial para aguentar essa mudança na potencia, caso tenha alguma ideia e opinião, dá uma olhada no meu tópico da reforma, acompanhando o seu!!

Fala Fábio, que bom que gostou do projeto, a maioria acha loucura ou perda de tempo, sobre essa questão de turbinar e intercoolar estou com o mesmo problema, tenho as peças na mão mas meu cambio e diferencial não aguentariam.
Amanhã postarei fotos! Ford abraços

sallespickup
01/04/2015, 12:02
michel, como é vc que andará com o carro, não tem essa de aguentar, é mandar turbina e intercooler, e em não dando cantadas de pneus vai longe mesmo com o torque, pois afinal o 260f ,,ta cheio de carro com 700 cv e ele aguenta, ja o 2205 do colega esse quebra mesmo

FabioMedeiros78
01/04/2015, 12:12
michel, como é vc que andará com o carro, não tem essa de aguentar, é mandar turbina e intercooler, e em não dando cantadas de pneus vai longe mesmo com o torque, pois afinal o 260f ,,ta cheio de carro com 700 cv e ele aguenta, ja o 2205 do colega esse quebra mesmo
Infelizmente esse cambio que está na minha parece cambio de bicicleta.... quebra muito facil pra aguentar um repotenciamento que pretendo fazer tenho que trocar a caixa com certeza, agora qual delas casaria bem com a furaçao do 229? a zf 5s-420 aguenta 58kg de torque e a da ranger 2001 traçada fso-2405f aguenta 54kg de torque e a diferença de uma pra outra é de 1000 reais em media.

FabioMedeiros78
01/04/2015, 12:15
já com isso a relaçao do meu diferencial está em 4.01 braseixos 405DL, e a caixa tem relaçao bem curta, já essas duas que citei sao mais longas com a 4ta e 5ta longas, dai tem que encurtar o diferencial pra dar boa relaçao.

Dá uma olhada no meu topico pra nao poluir o do Michel aqui, obg

FabioMedeiros78
01/04/2015, 12:18
Começamos o transplante! mais tarde fotos da empreitada.

No aguardo das fotos :violao:

reslima
01/04/2015, 14:53
MIchel, onde comprou essa alavanca? Curti ein...
Abs.

Um video de como ela funciona

https://www.youtube.com/watch?v=5qp-o7y_STU

micheltakashima
02/04/2015, 14:07
MIchel, onde comprou essa alavanca? Curti ein...
Abs.

Olá eu comprei no mercado livre, pois no site do fabricante ninguém responde e nem conseguia contato pelo telefone ai não achei confiável, ai dei sorte de achar para venda no mercado livre o modelo que eu queria. Segue o site http://mutante4x4shop-omline.webnode.com.br/

micheltakashima
02/04/2015, 14:44
Fala galera como prometido umas fotos...
497772
O câmbio já com a nova tampa com os engates para os cabos.
497773
A infame "Megera" desmontada, ai vão me perguntar cadê o motor? depois posto fotos pois eu levei ele em outra oficina para trocar algumas peças como capa seca, bomba de vácuo pois o outro motor veio de um ford f22000.
497774
E ai sou eu trocando a tampa do câmbio (muito chique de óculos numa baita de uma ressaca) pois o meca falou que não mexia com essa "gambiarras" kkk
Vlw. FORD abraços!

drosssor51
02/04/2015, 23:59
Belo serviço Michel.... quando é feito pelo dono é melhor...kkk os mecas tem medo de inovar... !

sallespickup
03/04/2015, 00:21
michel, mais a graça é agente mesmo funfar.... eu como faço as minhas, to acostumado, mais confesso que to ficando velho rsrsrsr

micheltakashima
04/04/2015, 13:04
Fala galera... sei que ainda estou devendo as fotos do motor mas calma.
Salles, realmente a graça é fazer nós mesmo assim podemos chamar o projeto de nosso, e falando em projeto ai vai o projeto do suporte do motor.
497945

Quem tiver uma ideia melhor da um help ae, vou fazer esse segunda, vai parafusado no chassi, por hoje é isso vlw. FORD abraço.

micheltakashima
04/04/2015, 13:08
Belo serviço Michel.... quando é feito pelo dono é melhor...kkk os mecas tem medo de inovar... !

x2!! tanto é que para fazer essa troca eu estou tendo que fazer em três oficinas, uma para desmontar o motor, outra que só mexe com motores para fazer as trocas das peças necessárias ( bomba de vácuo, o outro é com compressor de ar, bomba da direção hidráulica, volante embreagem e capa seca ), e outra que solda chassi para fazer o suporte. Mas vamos lá dando os jeitinhos! FORD abraços.

sallespickup
04/04/2015, 18:44
acredito que vc tera de colocar o motor no lugar na posição de trabalho pra ir pensando nos suportes, eu achava que os do 4cc dianteiros iam dar, coloca os suportes que são parafusados do 4cc no 6cc, não daria, to falando sem medir ou ver como ficaria, fotos com o bichão dentro ja montado com o cambio pra mim seria essencial

Edintruder
05/04/2015, 12:02
PQP! Como eu não tinha visto esse tópico ainda??????

Michel, tu é muito doido mesmo!!! krleo!!!

Não te preocupa muito com o cambio, pois se ele aguentar queimar pneus, a cada pico de torque do 229-6 ele deverá suportar esse destracionamento. O resto do torque se vai pela fumaça dos pneus. Ele só deverá quebrar se pisares forte com carga na caçamba ou se deres trancos nas arrancadas e trocas de marchas. O teu fusível imediato serão os próprios pneus perdendo aderência. Se fosse picape de trabalho aonde anda sempre com carga, daí nem compensaria perder tempo montando esse câmbio.

Bah velho, eu tenho uma vontade doida de colocar um 6 cilindros na minha F1000 também. Sendo 6 diesel pode ser qualquer coisa desde que NÃO SEJA SPRINT! Estou olhando por aí os FTO6.6 que o Bruno me apontou. Vai que algum dia emplaque essa ideia.

Em relação ao peso e estrutura, fica tranquilo que ela suporta bem. No peso bastaria colocar as molas dianteiras da F4000 que fica boa.

Em relação à direção, basta tomar cuidado em manobrar com as rodas em movimento. Evita torcer o jogo com as rodas totalmente paradas. Questão de hábito apenas.

Mal poso esperar para ver um vídeo desse motor no lugar com cano aberto!

Aliás, filtra o que lês por aí...

micheltakashima
05/04/2015, 12:50
PQP! Como eu não tinha visto esse tópico ainda??????

Michel, tu é muito doido mesmo!!! krleo!!!

Não te preocupa muito com o cambio, pois se ele aguentar queimar pneus, a cada pico de torque do 229-6 ele deverá suportar esse destracionamento. O resto do torque se vai pela fumaça dos pneus. Ele só deverá quebrar se pisares forte com carga na caçamba ou se deres trancos nas arrancadas e trocas de marchas. O teu fusível imediato serão os próprios pneus perdendo aderência. Se fosse picape de trabalho aonde anda sempre com carga, daí nem compensaria perder tempo montando esse câmbio.

Bah velho, eu tenho uma vontade doida de colocar um 6 cilindros na minha F1000 também. Sendo 6 diesel pode ser qualquer coisa desde que NÃO SEJA SPRINT! Estou olhando por aí os FTO6.6 que o Bruno me apontou. Vai que algum dia emplaque essa ideia.

Em relação ao peso e estrutura, fica tranquilo que ela suporta bem. No peso bastaria colocar as molas dianteiras da F4000 que fica boa.

Em relação à direção, basta tomar cuidado em manobrar com as rodas em movimento. Evita torcer o jogo com as rodas totalmente paradas. Questão de hábito apenas.

Mal poso esperar para ver um vídeo desse motor no lugar com cano aberto!

Aliás, filtra o que lês por aí...

Fala Edin! Que bom que gostou pois a maioria acha loucura! Esse é meu projeto sem sim da "Megera", essa semana vamos terminar o transplante, pensei em colocar as molas da 4 mil, vou ver se não ficar muito baixo vou deixar assim por enquanto pois o projeto é fazer um SL 6", colocar um 4x4, turbinar e intercoolar, alias a turbina e o intercooler já estão em mãos.

E vamos que vamos... mexendo nessas f mil que nunca ficam prontas!
FORD abraços.

Edintruder
05/04/2015, 22:33
Na minha F1000 eu uso as molas da F4000 antiga mais calços de 10cm. Posso te dizer que ficou bem dura de dianteira mesmo usando guincho de 12000 na frente. Mas acho que com o peso extra dos dois cilindros no teu caso deve ficar mais macio. Outra opção intermediária que casará melhor com os 2 amortecedores extras acho que é da F250. Deve compensar legal mantendo a mesma altura atual. Se conseguires umas molas emprestadas acho que valeria a instalação para teste.
As molas da F4000 com 4 amortecedores acho que ficará bem dura.
A minha está dura a ponto de me fazer colocar banco de molas da F100. Nada desconfortável, mas para encarar buracos as molas da F250 estavam melhores.

micheltakashima
05/04/2015, 23:35
acredito que vc tera de colocar o motor no lugar na posição de trabalho pra ir pensando nos suportes, eu achava que os do 4cc dianteiros iam dar, coloca os suportes que são parafusados do 4cc no 6cc, não daria, to falando sem medir ou ver como ficaria, fotos com o bichão dentro ja montado com o cambio pra mim seria essencial

Fala Salles, então os suportes do 229/4 já estão parafusados no 229/6 essa era uma modificação que eu teria que fazer de toda forma pois os do 229/6 são inclinados, mas eles ficam 18 cm mais a frente que os outros. então vou ter que fazer novos suportes para fixar os coxins no chassis. Amanhã cedo vou atrás disso. FORD abraço

micheltakashima
05/04/2015, 23:38
Na minha F1000 eu uso as molas da F4000 antiga mais calços de 10cm. Posso te dizer que ficou bem dura de dianteira mesmo usando guincho de 12000 na frente. Mas acho que com o peso extra dos dois cilindros no teu caso deve ficar mais macio. Outra opção intermediária que casará melhor com os 2 amortecedores extras acho que é da F250. Deve compensar legal mantendo a mesma altura atual. Se conseguires umas molas emprestadas acho que valeria a instalação para teste.
As molas da F4000 com 4 amortecedores acho que ficará bem dura.
A minha está dura a ponto de me fazer colocar banco de molas da F100. Nada desconfortável, mas para encarar buracos as molas da F250 estavam melhores.

Uma coisa que eu não quero é que fique dura demais, eu levei um tempo para conseguir acertar a suspensão da f1000, visto que é meu carro de uso diário e eu o uso para ir a faculdade todos os dias e fica as 70 km e minha cidade, logo sao 140 km todas as noites, fora o que rodo durante o dia dentro da cidade, então ela não pode ser muito macia nem muito dura, do jeito que está agora está perfeito, mas esse assunto vem me assombrando vou colocar o motor para rodar e ver o que faço.

sallespickup
06/04/2015, 11:19
ok quando tiver fotos ai fica mais facil palpitar rsrsrsr, outra coisa molas deixa por ultimo, pois pode ser que até 2 calsos resolvam

micheltakashima
06/04/2015, 14:55
O antigo e o novo motor, olhando assim o 229/6 não é tão maior que o 4.
498184
Aqui a nova usina ( tá nem tão usina assim mas 6 caneco é 6 caneco ).
498185
Até amanhã acho que terminamos de montar o volante, embreagem, capa seca e bomba de vácuo
do antigo motor no novo, bacana que é tudo plug and play, interessante esse intercâmbio de peças da mwm.

Edintruder
06/04/2015, 15:08
:pipoca:

Como eu queria ver essa tua F de perto depois de pronta!

micheltakashima
06/04/2015, 16:53
:pipoca:

Como eu queria ver essa tua F de perto depois de pronta!

Mas dê um pulo aqui no Paraná Edin! kkk

FabioMedeiros78
06/04/2015, 19:14
Rapaz, esse motor é um baita de um taura... ainda com turbo intercooler pqp....
to louco pra fazer isso no meu também dai fica lindo o cantar do T-rex kkkkk
vais colocar pente?

drosssor51
06/04/2015, 21:47
Michel ..... muito bom ver o serviço andando..... vai ficar coisa linda de se ver....

micheltakashima
07/04/2015, 16:17
Fala meu poovo..!!
Motor ficou pronto! mais tarde fotos o/

drosssor51
07/04/2015, 16:26
Faz um videozinho do monstro roncando na bancada.... vai ficar show... (se der...kkk)

Edintruder
07/04/2015, 16:28
Resultados, por favor!

FabioMedeiros78
07/04/2015, 17:11
Fala meu poovo..!!
Motor ficou pronto! mais tarde fotos o/
Pow Michel, posta assim não porque a galera fica ansiosa esperando e atualizando a cada 2 min a pagina!!

micheltakashima
07/04/2015, 17:28
Faz um videozinho do monstro roncando na bancada.... vai ficar show... (se der...kkk)

Oi Drossor eu já postei um video do motor na bancada mas aqui vai ele de novo!
https://www.youtube.com/watch?v=hJQ0ihVhS0A

https://www.youtube.com/watch?v=ohs69MMwFG0

Edintruder
07/04/2015, 19:41
Ao contrário do Troller-a-vista, eu não me canso de olhar esses vídeos! kkk

Múcio Luiz
07/04/2015, 22:49
Ao contrário do Troller-a-vista, eu não me canso de olhar esses vídeos! kkk

X2.

Muito bruto esse motor!

micheltakashima
08/04/2015, 14:21
Olá internautas e internautos! kkkk
As fotos que prometi desculpem a demora! Vamos lá.
498413498414498415
O 229/6 já com todos os periféricos que saíram do 229/4 (bomba de vácuo, bomba da direção hidráulica, alternador, volante, suporte da capa seca e a capa seca) Bacana que não foi necessária nenhuma adaptação tudo plug and play.
498416
Aqui o motor em cima da saveiro (tadinha) quando levamos o motor até a oficina em que a efe se encontra.
498417
Depois de muito trabalho motor no chão pronto para ser instalado (e esse oriental sou eu, tirei uma foto do lado para dar uma idéia do tamanho do motor) Agora esperar que as medidas estejam certas e o motor caiba ai. Pois na prática a teoria é outra!

Guima-MS
08/04/2015, 15:46
Acompanhando :screwy:

Edintruder
08/04/2015, 16:14
Show de bola maluco!!!

Conheço Guaíra só de passagem, do tempo que morei em Campo Grande/MS.

Quem sabe algum dia estico até aí! kkk

Coophamat
08/04/2015, 20:26
Parabéns pela empreitada. Queria ver a cara do pessoal quando você parar do lado e o caboclo ouvir o barulho de caminhão. Esse 229/6 tem um dos barulhos mais bonitos.

robson010203
08/04/2015, 20:39
Já trabalhei em um trator com um desses, ele cantava turbina parado.

robson010203
08/04/2015, 21:17
Miguel veja isso:https://youtu.be/zU9RMeLNNqw

micheltakashima
08/04/2015, 22:16
Miguel veja isso:https://youtu.be/zU9RMeLNNqw
Fala Robson! olha ai para venda http://auto.mercadolibre.com.ar/MLA-551217579-ford-f-100-1987-perkins-6-caja-clark-grande-5-_JM não cabe mais nada no cofre!

micheltakashima
08/04/2015, 22:18
Show de bola maluco!!!

Conheço Guaíra só de passagem, do tempo que morei em Campo Grande/MS.

Quem sabe algum dia estico até aí! kkk

Se vier vai ser muito bem vindo

FabioMedeiros78
09/04/2015, 00:39
Ta ai outro carro que sou maior fã depois da femil é o da mesma familia!!
https://youtu.be/TjHVBpo_WIk

FabioMedeiros78
09/04/2015, 01:07
quando for colocar 4x4 na minha pretendo por uma Tcase dessa que é forte demais! por 900 dilmas nos EUA
http://www.ebay.com/itm/273f-transfer-case-ford-Powerstroke-Superduty-F350-F250-F450-99-2000-01-02-/161631814667?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item25a201c40b&vxp=mtr

Edintruder
09/04/2015, 11:31
Fabio, foda é que o frete custará três vezes esse valor...

FabioMedeiros78
09/04/2015, 11:40
poise Edin :putz: vou perguntar pra ver como fica!

micheltakashima
09/04/2015, 11:59

Eu importo essas coisas dos EUA pelo paraguay fica muito barato. Paguei 250 reais no frete da grade modelo da f100 72.

FabioMedeiros78
09/04/2015, 12:37
Eu importo essas coisas dos EUA pelo paraguay fica muito barato. Paguei 250 reais no frete da grade modelo da f100 72.
como você faz isso michel? tem alguém no Paraguay para receber?

micheltakashima
09/04/2015, 13:31
como você faz isso michel? tem alguém no Paraguay para receber?

Eu mando entregar no endereço de um amigo meu. Bom que não paga imposto nada.

Juliano_SBO
10/04/2015, 09:49
Bom dia amigo, pinta o motor antes de instalar!

micheltakashima
10/04/2015, 10:53
Bom dia amigo, pinta o motor antes de instalar!

Então juliano eu pensei em pintá-lo de preto e os caninhos de dourado, vamos ver tá meio tenso, meu meca fica falando que não vai caber, na minha medição coube, hoje vai ser a hora da verdade, se couber eu vou pinta-lo! Sugestões de cores?

Troller-a-vista
10/04/2015, 11:27
pink com as tampas de valvulas em dourado queimado... assim qdo vc for sair ou passar na rua, poderemos dizer: la vai a bichona!! eita queria uma bichona dessas pra mim!

micheltakashima
10/04/2015, 11:37
pink com as tampas de valvulas em dourado queimado... assim qdo vc for sair ou passar na rua, poderemos dizer: la vai a bichona!! eita queria uma bichona dessas pra mim!

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Edintruder
10/04/2015, 12:22
Todo preto!

FabioMedeiros78
10/04/2015, 13:14
Então juliano eu pensei em pintá-lo de preto e os caninhos de dourado, vamos ver tá meio tenso, meu meca fica falando que não vai caber, na minha medição coube, hoje vai ser a hora da verdade, se couber eu vou pinta-lo! Sugestões de cores?
Verde cana com laranja!! :torcendo: e coloca um monte de luz no teto kkkkkk baianagem!
rapaz até agora eu só vi o mwm sprint em F1000 mas eu acho que cabe sim, talvez tenha que redimensionar o radiador pra caber *mandar fazer um de alta performance mais fino.*

Edintruder
10/04/2015, 13:29
Fabio, não é o Sprint. Esse é um 6 cilindros de verdade. é um 6 cilindros com pedigree. é um 229-6

FabioMedeiros78
10/04/2015, 14:13
Fabio, não é o Sprint. Esse é um 6 cilindros de verdade. é um 6 cilindros com pedigree. é um 229-6
Poise Edin eu disse que ate agora só vi o 6cil sprint nas F já um brutal 229 ainda não!
vai ficar show demais.

micheltakashima
10/04/2015, 15:12
Verde cana com laranja!! :torcendo: e coloca um monte de luz no teto kkkkkk baianagem!
rapaz até agora eu só vi o mwm sprint em F1000 mas eu acho que cabe sim, talvez tenha que redimensionar o radiador pra caber *mandar fazer um de alta performance mais fino.*

O meu não é sprint Fabio, é um 229, o sprint caberia tranquilo é bem mais compacto que este que estou usando.

Edintruder
10/04/2015, 15:21
Fábio, entendi agora. rsrsrs
O problema é que o sprint é filhotinho de motor perto desse. kkkk

FabioMedeiros78
10/04/2015, 15:27
Fábio, entendi agora. rsrsrs
O problema é que o sprint é filhotinho de motor perto desse. kkkk
Demais... o sprint é ruim ate em manutenção *não porque seja um motor ruim mas sim porque ele é tao apertado e complicado de mexer que acabou ganhando a fama de motor ruim* pelos mecânicos preguiçosos
ele tem as camisas mais finas, paredes mais finas angulação maior e cilindrada menos 4,2l x 5,88l eu sempre acho que os motores compactos são muito foda porque reduz um pouco a brutalidade do motor por causa do peso e tudo mais!
Por isso que o 229 seja 4 ou 6 cl não abre fácil o jogo por nada

FabioMedeiros78
10/04/2015, 15:41
Antigamente víamos motores monstros 6 cilindros que rendiam 128cvs em caminhões e tratores como os MWM, cummins, perkins, mercedes que duravam muito, tínhamos um trator com um 229-4cil que com mais de 30 anos de uso nunca foi feito uma retifica apenas regulado os bicos uma vez e voltou a potencia original, com manutenção apenas de filtro e óleos trocados sempre no tempo correto.
Hoje vejo tratores com motores do tamanho de um gato com 125cvs que se usar muito em 15 anos o motor já foi pra retifica alem de requerer uma manutenção mais periódica e mais cara.

Edintruder
10/04/2015, 15:56
Fabio, a engenharia hoje calcula exatamente o limite em cima da tolerância, justamente pela otimização de peso x potência e pela quantidade de material x custo de produção.
Com metais melhores e qualidade de produção também superiores, hoje consegues extrair muito mais de um projeto mais compacto do que se buscava antigamente.

A eficiência de um motor, com baixo peso e menos material empregado é uma meta da engenharia moderna.

Se calcularmos por durabilidade, até as picapes modernas são praticamente "descartáveis" frente às antigas.

Os carros tem vida útil de 10 anos. Na Europa sso é uma realidade muito antiga, inclusive. Então um motor durando os 10 anos e uma kilometragem de 300.000km está mais do que suficiente, visto que em 10 anos não se usa um carro por tantos kilômetros.

Para quem não tem $$$ para andar de picape nova, se contenta com uma antiga justamente pela alta durabilidade do conjunto, mesmo com seus 20, 30 anos de uso e muito além dos 500.000km.

FabioMedeiros78
10/04/2015, 17:32
Fabio, a engenharia hoje calcula exatamente o limite em cima da tolerância, justamente pela otimização de peso x potência e pela quantidade de material x custo de produção.
Com metais melhores e qualidade de produção também superiores, hoje consegues extrair muito mais de um projeto mais compacto do que se buscava antigamente.

A eficiência de um motor, com baixo peso e menos material empregado é uma meta da engenharia moderna.

Se calcularmos por durabilidade, até as picapes modernas são praticamente "descartáveis" frente às antigas.

Os carros tem vida útil de 10 anos. Na Europa sso é uma realidade muito antiga, inclusive. Então um motor durando os 10 anos e uma kilometragem de 300.000km está mais do que suficiente, visto que em 10 anos não se usa um carro por tantos kilômetros.

Para quem não tem $$$ para andar de picape nova, se contenta com uma antiga justamente pela alta durabilidade do conjunto, mesmo com seus 20, 30 anos de uso e muito além dos 500.000km.

Edin, traduzindo tudo que falamos em: sou pobre kkkkkkkkkkkkk
e gosto do estilo dos antigos é claro.
Eu sei que hoje em dia é assim pois é difícil ver alguém hoje em dia que dure mais de 5 anos com o mesmo carro até por serem descartáveis e mais ainda para gerar dinheiro para as empresas até porque que empresa que quer fazer um carro hoje em dia que dure tanto... não gera dinheiro
Isso se chama capitalismo!

micheltakashima
10/04/2015, 19:39
Pessoal cortei cebolas aqui agora, lendo e sabendo que vocês gostam tanto desse motor quanto eu e do tempo em que as coisas eram feitas para durar, gosto tanto que trabalho com móveis rústicos, meus amigos me contestam porque não compro uma saveiro cross ou uma f250, mas f1000 é um vício, ver uma máquina de 30 anos ai valente rodando, aguentando todos os meus desaforos, e agora mais esse desafio a ela desse motor de caminhão pesado e torcudo, mas é isso ai, acho que esse forum é uma comunidade diferente formada apenas por pessoas que se importam com o que gostam e não estão nem ai ao senso comum.

FabioMedeiros78
10/04/2015, 19:53
Pessoal cortei cebolas aqui agora, lendo e sabendo que vocês gostam tanto desse motor quanto eu e do tempo em que as coisas eram feitas para durar, gosto tanto que trabalho com móveis rústicos, meus amigos me contestam porque não compro uma saveiro cross ou uma f250, mas f1000 é um vício, ver uma máquina de 30 anos ai valente rodando, aguentando todos os meus desaforos, e agora mais esse desafio a ela desse motor de caminhão pesado e torcudo, mas é isso ai, acho que esse forum é uma comunidade diferente formada apenas por pessoas que se importam com o que gostam e não estão nem ai ao senso comum.

Dissestes a verdade Michel!!!
Só quem sabe o que esses carros são capazes e uma historia com elas é que se apaixonam por essas belezas!
Eu gosto demais de carros antigos com motorzão jurássicos principalmente os a Diesel é claro!!

Edintruder
10/04/2015, 22:20
E daí Michel??? O motor "cabeu"????
Porra, não deixa o pessoal na expectativa aqui! Bota fotos!!!

micheltakashima
11/04/2015, 01:56
E daí Michel??? O motor "cabeu"????
Porra, não deixa o pessoal na expectativa aqui! Bota fotos!!!

Desculpa edin é que ainda não colocamos, a efe ficou parada só desmontamos a frente (que deu bastante trabalho brotavam parafusos nunca acabava) acho que amanhã cedo (sábado) vamos tentar encaixar o motor.

pcnicolau
11/04/2015, 11:34
Beleza Edintruder tava lendo um topico teu antigo da sua milona 4x4, em que vc conseguiu instalar um intercooler na sua F, to com o mesmo projeto tentando instalar o intercooler da f250 que vc instalou, será que cabe numa f1000 quatro farois ano 90 pois o radiador é diferente das modernas, tem aquela caixa reservatorio de agua integrada na colmeia, e o suporte do radiador também e diferente, a minha tá com ar condicionado, to com duvida se irei conseguir instalar e se fica bom, pois os mecanicos dizem que eu to louco, e que vai demorar muito para a turbina encher e vai ficar pior do que tava, mas sou teimoso e preciso de ajuda para instalá-lo. Se puder me dar uma ajuda agradeço.

FabioMedeiros78
11/04/2015, 12:52
Beleza Edintruder tava lendo um topico teu antigo da sua milona 4x4, em que vc conseguiu instalar um intercooler na sua F, to com o mesmo projeto tentando instalar o intercooler da f250 que vc instalou, será que cabe numa f1000 quatro farois ano 90 pois o radiador é diferente das modernas, tem aquela caixa reservatorio de agua integrada na colmeia, e o suporte do radiador também e diferente, a minha tá com ar condicionado, to com duvida se irei conseguir instalar e se fica bom, pois os mecanicos dizem que eu to louco, e que vai demorar muito para a turbina encher e vai ficar pior do que tava, mas sou teimoso e preciso de ajuda para instalá-lo. Se puder me dar uma ajuda agradeço.
Realmente a cada dia que passa só vejo mecânicos despreparados e ruins... sem qualquer qualificação pra poder dar uma luz ao cliente onde que o intercooler retarda uma turbina meu Deus....

Múcio Luiz
11/04/2015, 13:04

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas:

É isso aí Michel! Nesse fórum somos todos loucos pelas nossas viaturas. :screwy::cool: Antigas e duráveis.

[]s!

Múcio Luiz
11/04/2015, 13:07
Dissestes a verdade Michel!!!
Só quem sabe o que esses carros são capazes e uma historia com elas é que se apaixonam por essas belezas!
Eu gosto demais de carros antigos com motorzão jurássicos principalmente os a Diesel é claro!!

Fabio,

Diesel é diesel, não se discute. Mas nada como acelerar um 6 ou 8 canecos dos antigos à gasosa! :mrgreen:

[]s!

FabioMedeiros78
11/04/2015, 13:26
Fabio,

Diesel é diesel, não se discute. Mas nada como acelerar um 6 ou 8 canecos dos antigos à gasosa! :mrgreen:

[]s!
Poise Múcio, ainda não tive esse privilégio mas os em linha a diesel já!!

Edintruder
11/04/2015, 17:28
Com o intercooler tem um lag um pouco maio, mas nada que seja ruim. Hoje, todos os motores modernos trabalham assim, com intercooler. Eu vou colocar o do Cargo 8.140. Ainda não foi para o lugar, mas espero em breve fazer isso.

Troller-a-vista
11/04/2015, 18:08
turbo sem intercooler é coisa de porco. o intercooler resfria e mantem as pecas e o motor em qualidade muito superior.

um motor sobrealimentado respira ar excessivamente quente o que afeta drasticamente o consumo e sua vida util. o intercooler tem como funcao resolver isso.

como o ar é resfriado tb atinge uma densidade maior, portanto, gera maior força, pois entra mais ar dentro do motor.

acontece que nao existe almoco gratis, qdo vc coloca o intercooler, tb diminui a velocidade e pressao que o ar entra, logo, se faz necessario um ajuste e aumentar a pressao do turbo um pouco.

em geral, o uso do equipamento, melhora entre 5 a 15% qdo nao utilizado.

pcnicolau
11/04/2015, 18:42
Beleza gente me animando assim vou ter mais vontade ainda de colocar esse intercooler na minha F. Edintruder será que fica melhor o intercooler do VW, na F1000 do que o da F250, se for isto to com o queijo e a faca na mão pois tenho um do VW 8-150 novo original de fabrica em vista por 550 dilmas é só comprar.

Edintruder
11/04/2015, 20:51
Procura o da f250 que é mais comprido e facilita a instalação.
Eu não instalei ainda pois estou modificando a tubulação do meu intercooler para fcarem as duas bocas lado a lado.

ricarvalhal
11/04/2015, 22:44
Pcnicolau,
Ja que ainda nao comprou o intercooler ... de uma olhada nesta empresa...http://realradiadores.com.br/ eu ainda nao a conheco, cotei um intercooler de 550 x 300 x 60 mm, e dois bocais de 2,5" entrando/saindo um ao lado do outro. preco foi um pouco menor que o que vc comentou ...

nestas dimensoes muito facil instalar !!!

atenciosamente

Beleza gente me animando assim vou ter mais vontade ainda de colocar esse intercooler na minha F. Edintruder será que fica melhor o intercooler do VW, na F1000 do que o da F250, se for isto to com o queijo e a faca na mão pois tenho um do VW 8-150 novo original de fabrica em vista por 550 dilmas é só comprar.

pcnicolau
12/04/2015, 10:37
Beleza ricarvalhal hoje mesmo vou enviar um e-mail para a empresa que vc falou. Será que vc não pode me adiantar valores! Outra pergunta venho notando que vcs dizem que as bocas de entrada e saida do mesmo lado facilita a instalção, mas não ficaria mais dificil pois os tubos seriam todos de um lado só, e qual lado vcs instalariam do lado da bomba injetora pegando direto na turbina ou do outro lado oposto onde fica o filtro de ar, no que li quanto menos curva e distancia menor o lag e menas turbulência. Abraços

Troller-a-vista
12/04/2015, 14:07
nicolau, num mundo ideal (ou com um bom preparador), os tubos seriam todos retos ou com pouquissimas curvas, preferencialmente bem suaves, quanto pior a curva ou curvas, mais pressao se perde para conseguir passar por eles.

por isso carros bem preparados tem mudancas drasticas de peças, muitas vezes troca-se de ar condicionado ate colunas de direcao, td para facilitar, no mundo que tem custos a serem pensados, isso se torna quase inatingível.

mas sempre que possivel, mantenha os tubos retos , pqnos ou com curvas suaves, ganha-se muitos pocotós com isso.

sobre manter os tubos tdos do mesmo lado, ai eh uma questao de motor pra motor.

Edintruder
12/04/2015, 22:51
Nicolau, o intercooler fica entre a turbina e a admissão. Como são montados do mesmo lado, facilita as bocas também do mesmo lado, assim reduz mangueiras e canos cruzando por cima do motor.

ricarvalhal
12/04/2015, 23:08
Fotos de um intercooler ... http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/141065-f1000-1987-em-taubate-19.html

preço do intercooler com as dimensoes que falei 430 reais mas falta frete... mandei email e ainda nao me responderam...
me passaram este valor por um anuncio do mercado livre...

Beleza ricarvalhal hoje mesmo vou enviar um e-mail para a empresa que vc falou. Será que vc não pode me adiantar valores! Outra pergunta venho notando que vcs dizem que as bocas de entrada e saida do mesmo lado facilita a instalção, mas não ficaria mais dificil pois os tubos seriam todos de um lado só, e qual lado vcs instalariam do lado da bomba injetora pegando direto na turbina ou do outro lado oposto onde fica o filtro de ar, no que li quanto menos curva e distancia menor o lag e menas turbulência. Abraços

Edintruder
13/04/2015, 09:08
Está bom o valor. Paguei 450 no do Cargo e ainda foi preciso modificar ele...

sallespickup
13/04/2015, 09:56
eu tenho do carguinho na minha D10, mais nas f1000 antigas os da linha atego me parecem uma boa pois tem as bocas do mesmo lado, é esse aqui, mais tem de pesquisar mais pois o preço deste pra mim ta caro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632750221-radiador-ar-intercooler-mbb-atego-2425-_JM

FabioMedeiros78
13/04/2015, 11:55
Galera, teoricamente quanto maior o intercooler maior a eficiência e consequentemente maior quantidade de ar injetado e potência!
para isso também seriam necessários tubulações maiores em diâmetro. A pergunta é... Prejudicaria o motor com lag? Como seria corrigido isso?
Intercooler maior digo mandar fazer um de alta eficiência sob medida do tamanho do radiador!

Edintruder
13/04/2015, 15:15
A linha Atego usa o OM924 de 4,2 litros. Um motor relativamente pequeno e gera bastante potência. O intercooler e turbina desse 924 casam perfeitamente com o 229 e x-10.

Comparo o OM924 com a Amarok. Sem calçar na turbina o motor não tem força nem para manter a última marcha. Fraco pra kct quando aspirado.

FabioMedeiros78
13/04/2015, 15:54
A linha Atego usa o OM924 de 4,2 litros. Um motor relativamente pequeno e gera bastante potência. O intercooler e turbina desse 924 casam perfeitamente com o 229 e x-10.

Comparo o OM924 com a Amarok. Sem calçar na turbina o motor não tem força nem para manter a última marcha. Fraco pra kct quando aspirado.
No caso dos 229 um intercooler do tamanho do radiador não serviria? GRANDE kkkkk
e os tubos tem que ser finos??

Coophamat
14/04/2015, 16:51
Michel, olha um projeto parecido com o seu.

https://www.youtube.com/watch?v=J7J_XNsf610

micheltakashima
14/04/2015, 17:28
Michel, olha um projeto parecido com o seu.

https://www.youtube.com/watch?v=J7J_XNsf610

Olá então eu havia visto esse video quando comecei a cogitar a ideia do motor de caminhão na camionete, muito bacana essa c10

micheltakashima
14/04/2015, 17:37
Galera desculpe a qualidade das fotos!
498951
E o motor coube! (ou quase)
498952
Vamos ter que mexer no cárter ele vai um pouco mais para trás, uns 4 cm, a travessa do Câmbio continuará no lugar original só vou adaptar os coxins da frente.
498953
Parecia que tinha espaço mas ficou apertado.

E de bônus essa chegou hoje lá na oficina
498954
Originalmente era uma HSD.... Agora
498955
é uma v8 bigblock!
Vlw pessoal! FORD abraço.

sallespickup
14/04/2015, 18:14
perguntinha besta, alguma chance de vc cortar o painel corta fogo??.....
pergunto pois se como eu quando estava com ideia de um Q20B6 na minha dupla eu cortei, só não coloquei pois não deu a altura e ai eu teria de levantar a lata(lift) como é uma dupla original, corria o risco de trincar tudo ai abortei, mais seria muito interessante a nivel de deixar o radiador da f1000 mesmo, sistema de helice original, e ainda de quebra deixar o peso mais central, distribuido, e mais ja ficaria o espaço pro intercooler

sallespickup
14/04/2015, 18:28
olha ai o meu cortado e com os radiadores quando estava fazendo as medições
http://i.imgur.com/rfxPxWyl.jpg

micheltakashima
14/04/2015, 19:28
perguntinha besta, alguma chance de vc cortar o painel corta fogo??.....
pergunto pois se como eu quando estava com ideia de um Q20B6 na minha dupla eu cortei, só não coloquei pois não deu a altura e ai eu teria de levantar a lata(lift) como é uma dupla original, corria o risco de trincar tudo ai abortei, mais seria muito interessante a nivel de deixar o radiador da f1000 mesmo, sistema de helice original, e ainda de quebra deixar o peso mais central, distribuido, e mais ja ficaria o espaço pro intercooler

Fala sales eu até pensei em cortar a parede e recuar o motor, mas eu quero fazer algo que seja reversível e deixe o e menor número de marcas possíveis, tanto é que as duas peças que eu terei que cortar eu tenho outras duas novas. Mas cortar a parede e recuar o motor é uma ótima ideia.

Edintruder
14/04/2015, 22:27
Michel. Muito legal! Partir para uma ventoinha elétrica e botar o bicho pra roncar!
:palmas:

drosssor51
14/04/2015, 22:51
Parabéns Michel..... bela empreitada... o motor já ta la dentro.. agora é só ajuste fino....

Múcio Luiz
14/04/2015, 23:14
Muito bom Michel! Tá quase pronta!

Ah, e essa efe V8 é uma tentação! Quase uma F-150!

[]s!

FabioMedeiros78
14/04/2015, 23:42
Rapaz michel vai ficar o bicho!!!!
coloca ventoinha elétrica de alta performance no intercooler pra ser bem eficiente tá show demais!!

sallespickup
15/04/2015, 08:34
é que larga marcas rsrsrs, mais na minha fiz uma tampa e com os feltros ninguem percebe que um dia foi cortado rsrsrsrs, mais se mexer fica denunciado, porem na magnitude do projeto sinceramente eu te aconselho a não ter dó e cortar, pois facilitaria tanto e ficaria com aspecto original, ficando com o seu radiador mesmo e sistema de helice direto, outra coisa que fica bom, é que pra mexer nos seus cabeçotes e no cavalete de agua com uma tampa trazeira adianta o lado, sei que não era a ideia principal, mais pensa nisso
abs

micheltakashima
15/04/2015, 09:10
é que larga marcas rsrsrs, mais na minha fiz uma tampa e com os feltros ninguem percebe que um dia foi cortado rsrsrsrs, mais se mexer fica denunciado, porem na magnitude do projeto sinceramente eu te aconselho a não ter dó e cortar, pois facilitaria tanto e ficaria com aspecto original, ficando com o seu radiador mesmo e sistema de helice direto, outra coisa que fica bom, é que pra mexer nos seus cabeçotes e no cavalete de agua com uma tampa trazeira adianta o lado, sei que não era a ideia principal, mais pensa nisso
abs

Sales eu fui la medir para ver a possibilidade, tem dois problemas, o cárter do motor e a alavanca do câmbio, e agora você me deixou encanado com essa ideia kkk, pois usar os suportes dos coxins originais seria ótimo, já que os suportes da travessa do câmbio são mais fáceis de adaptar.

sallespickup
15/04/2015, 11:40
alavanca é mole, esquenta dobra pra frente que funciona direitinho, ja o carter esse sim só vendo

FabioMedeiros78
15/04/2015, 21:29
Micheeel e ai..?. já tá rodando nela até agora e não deu tempo de postar nada?

micheltakashima
15/04/2015, 21:39
Micheeel e ai..?. já tá rodando nela até agora e não deu tempo de postar nada?
Quem dera!! falta umas coisas ainda, mas o motor já está no lugar!

micheltakashima
15/04/2015, 21:42
Michel. Muito legal! Partir para uma ventoinha elétrica e botar o bicho pra roncar!
:palmas:

Fala Edin então amanhã irei atrás das ventoinhas elétricas, o motor já está dentro cambio instalado.

micheltakashima
15/04/2015, 21:43
Parabéns Michel..... bela empreitada... o motor já ta la dentro.. agora é só ajuste fino....

esse ajuste é mais complicado que eu pensava! =S

micheltakashima
15/04/2015, 21:45
Muito bom Michel! Tá quase pronta!

Ah, e essa efe V8 é uma tentação! Quase uma F-150!

[]s!

Quase quase!
Realmente aquela f1000 é praticamente uma f150 com câmbio C6 e tudo! detalhe carburador quadrijet

Juliano_SBO
15/04/2015, 21:56
Amigo, saia da internet agora e vá terminar a efe!

Por aqui tem um monte de gente na expectativa, todos os dias o pessoal que trabalha comigo me pergunta: o Juliano, o motor serviu???? Kkkkk

micheltakashima
15/04/2015, 22:10
Amigo, saia da internet agora e vá terminar a efe!

Por aqui tem um monte de gente na expectativa, todos os dias o pessoal que trabalha comigo me pergunta: o Juliano, o motor serviu???? Kkkkk

Kkkkkkkk Juliano e eu achando que eu era o único na expectativa de ver ela funcionando, pior que tenho trabalhado pouco nela, deve estar me dedicando pouco mais de uma hora por dia, não está dando para conciliar trabalho faculdade e a efe, mas acho que até semana que vem eu termino.

Edintruder
15/04/2015, 23:17
Tranca a faculdade, põe atestado de 15 dias no trabalho e bora terminar a F6000!