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Ver Versão Completa : Ferveu?



Zanella
22/10/2014, 19:52
Olá,

fiz o motor da band e turbinei e na primeira ida para a estrada esquentou, passou um pouco dos 95 mas não chegou no 100, que danos posso esperar com esta temperatura?

to aflito... merda..


obrigado

Zanella
22/10/2014, 19:53
esqueci de citar o motor é 14b

ROCKINRIO
22/10/2014, 20:59
Zanella,

Esquentou, mas não ferveu, correto? Então tranquilidade, já já um 'especialista' vem te orientar. Sugiro, para um melhor diagnóstico da turma, um detalhamento do que fez no motor, qual turbina, regulada para quanto de pressão, situação que esquentou (estrada, engarrafado?). Com estes subsídios, vc terá uma orientação mais precisa.

Não serve de consolo, mas a minha ferveu de jorrar e o OM314 segurou bem.

Felicidades.

Zanella
22/10/2014, 23:12
Zanella,

Esquentou, mas não ferveu, correto? Então tranquilidade, já já um 'especialista' vem te orientar. Sugiro, para um melhor diagnóstico da turma, um detalhamento do que fez no motor, qual turbina, regulada para quanto de pressão, situação que esquentou (estrada, engarrafado?). Com estes subsídios, vc terá uma orientação mais precisa.

Não serve de consolo, mas a minha ferveu de jorrar e o OM314 segurou bem.

Felicidades.

eh o kit turbo da Anhanguera

01 Turbo TA240.48
01 Coletor
01 Saida de escape
01 Flange de escape
01 Pressurização "J"
01 Tubo do filtro
02 Mangueiras reta 2" 1/2" 100m
01 Mangueira reta 2" 3/4 100mm
01 Mangueira 90° 2"1/2 x 2"3/4
01 Mangueira 90° 2"1/2 x 2" 3/4
01 Mangueira de retorno de óleo 5/8" 500mm
01 Tampão de pressurização
04 Abraçadeiras de tucho em aço inox 2" 1/2
03 Abraçadeiras de turcho em aço inox 2" 3/4
03 Abraçadeiras 5/8"
01 Adaptador óleo 1/8"
02 nipes de óleo 1/8 x 1/4
01 Aeroquipe óleo 500mm
01 Flange de entrada de óleo
01 Flange de retorno de óleo
01 Retorno de óleo 16mm
01 Flange de óleo com oring
01 Suporte de fixação da flange de óleo
01 Arruela de aluminio 16mm
04 Prisioneiros de 10mm
04 Porcas de cobre 8mm
04 Prisioneiros de 8mm
04 Porcas de cobre 8mm
04 Parafusos de fixação de entrada e retorno de óleo 8mm
01 Junta de entrada de óleo
01 Junta de retorno de óleo
01 Junta de saida de escape
01 Junta de base de turbo
01 Manometro 2 Kg
01 Kit de instalação de manometro
01 Suporte de manometro

Zanella
22/10/2014, 23:17
Zanella,

Esquentou, mas não ferveu, correto? Então tranquilidade, já já um 'especialista' vem te orientar. Sugiro, para um melhor diagnóstico da turma, um detalhamento do que fez no motor, qual turbina, regulada para quanto de pressão, situação que esquentou (estrada, engarrafado?). Com estes subsídios, vc terá uma orientação mais precisa.

Não serve de consolo, mas a minha ferveu de jorrar e o OM314 segurou bem.

Felicidades.

na cidade rodou sem problema nenhum...

na estrada com menos de 10 km já começou a aquecer...

ela estava espumando muito, desconfio que o ajudante da oficina (raça que deveria ser extinta) fez a limpeza do sistema mas não trocou para o fluido normal... então com o giro mais elevado começou a espumar e colocou agua para fora....

MarcioNatal
22/10/2014, 23:22
na cidade rodou sem problema nenhum...

na estrada com menos de 10 km já começou a aquecer...

ela estava espumando muito, desconfio que o ajudante da oficina (raça que deveria ser extinta) fez a limpeza do sistema mas não trocou para o fluido normal... então com o giro mais elevado começou a espumar e colocou agua para fora....

Zanella, e o óleo do motor, como está? Já deu uma olhada? Como está a polia multiciscosa do ventilador do radiador?

Um abraço.

Márcio Humberto

Zanella
22/10/2014, 23:34
ainda não fechou a primeira troca, mas esta no nível e com bom aspecto....a polia sinceramente não sei responder mas acredito que esta bem....

MarcioNatal
22/10/2014, 23:39
Vamos esperar os experts aparecerem para que surjam opiniões mais balizadas. Com certeza irão descobrir a causa do "esquente". Bola prá frente!

Márcio Humberto

Rodrigo-ce
23/10/2014, 00:03
Zanella tudo em paz.
Se esquentou o problema pode ser relacionado com a parte de arrefecimento do seu motor.
Dê uma conferida na válvula termostática se está funcionando corretamente.
Confira o volume do líquido de arrefecimento está correto.
As 14b tem uma embreagem multi viscosa que interrompe (fica apenas patinando) o giro da hélice quando o fluxo de ar é
suficiente para refrigerar o motor. Dê uma verificada pode ser falha nesse mecanismo (SE EU ESTIVER ERRADO POR FAVOR CORRIJAM-ME). Boa sorte no reparo.

hercilio.neto
23/10/2014, 00:06
Vou apostar na refrigeração.
Algo no líquido, na válvula ou no radiador.

dudu83
23/10/2014, 00:33
agora fiquei preocupado, ja cheguei a andar com 1/3 da agua do radiador e nao ferveu, isso no maçarico....como sera que vai ficar turbinada minha cs?

fabiano r
23/10/2014, 09:25
agora fiquei preocupado, ja cheguei a andar com 1/3 da agua do radiador e nao ferveu, isso no maçarico....como sera que vai ficar turbinada minha cs?

Aposto na válvula termostática......

Dudu fica sussa espera turbinar e testa. Na minha as situações em que chega a passar dos 90º são em trechos da estrada com muito movimento onde se acelera tudo para ultrapassar e entra naquele espaço no meio da fila e fica andando mais devagar até aparecer a oportunidade de ultrapassar novamente força e esquenta dai anda em baixa no meu caso om-314 a hélice vai refrigerar menos em baixa e dai sobe a temperatura mas é só passar a fila e andar um pouco que já volta nos 80º um pouco menos. Outro caso é em subidas longas no forte do verão com a pressão perto dos 2Kgf dai sobe também mas agora que está entrando o verão vou trocar a água do radiador e colocar um bom aditivo e se eu ver que a coisa aperta vou adaptar uma ventoinha elétrica para ser acionada quando ultrapassar 90º.

Outro detalhe na minha não tenho defletor na hélice e isso diminui muito o desempenho da hélice pois ela puxa o ar de td que é lado e o que deveria era puxar o ar da frente através do radiador. Assim que encontra um defletor que encaixe vou instalar.

Abs,

Fabiano

birawc
23/10/2014, 09:41
Zanella, vc fez o motor certo a válvula termostática foi trocada certo, caso não tenha substitua, motor novo peça nova, coloque um medidor de temperatura mecânico, e mais preciso, tem alguns mecanismos e alguns procedimentos que vc pode fazer p/ se garantir, instalar censor de temperatura para monitorar e te avisar caso a temperatura passe do ponto ideal, não sai caro eu tenho no meu, mas o motor e om364.

titanium
23/10/2014, 10:21
Zanella,

A turma já deu ótimas dicas de como resolver, mas vou te falar do que aconteceu comigo.

primeiramente, NÃO SE ESPANTE!!

Você acabou de turbinar seu carro e vários motivos podem ter levado ao "esquente".

1 - Verifique, como já foi dito anteriormente, o Viscoso da Helice.

2 - Se possível, troque a helice por uma com mais Pás! fiz isso no meu mercedes agora no inicio do ano, quando fiz todo e turbinei. Foi o que Resolveu o problema.

3 - Verifique a abertura da Bomba Injetora! A mistura errada pode causar maior aquecimento do sistema, especialmente quando a combustão é mais requerida: na estrada. Mesmo que você não tenha mexido na bomba, é importante abrir um pouco pois agora você tem uma mistura diferente pois o turbo está jogando mais AR para a câmara de combustão. É fundamental que você ajuste isso num bombista que entenda de carro turbo.

4 - A válvula termostática, também como já falaram, é importante colocar uma nova E DE ÓTIMA Qualidade!!

5 - Dependendo da Turbina que você colocou, da espessura da tubulação de intake (entrada pressurizada de ar), bicos injetores e abertura da Bomba Injetora, VOCÊ Talvez precisará rever seu sistema de Exaustão (escapamento). Isto por que se os gases não forem bem liberados pelo tubo na hora que a câmara abrir para liberar os gases, parte deles podem não conseguir escapar e ficam dentro da câmara prejudicando a próxima combustão. Isso atrapalha o desempenho do carro e também pode influenciar o esquente. O kit turbo anhanguera, salvo engano, é 2,5" de entrada pressurizada. Seria interessante colocar pelo menos 2,5" de escapamento dependendo da turbina que você esteja utilizando.

6 - Sua Band tem 5ª marcha??? Cuidado ao utilizar ela... ela é overdrive e mesmo no 14b, "força" pra chuchu!! tente não usar muito a quinta em subidas pesadas... por mais que o motor esteja empurrando bem, meu mecânico disse que o que mais estraga motor é manter o pé firme no acelerador em subida forte. Diz ele que o ideal é subir "reduzido", em alguma marcha que você sinta o carro Não forçar nada para subir, ou seja, marcha que dê margem pra ganhar velocidade...

7 - Seu motor está amaciando e nesta fase de acomodação das peças, HÁ maior atrito!

O SEGREDO para um bom amaciamento não é andar em faixas de RPM altas..... O Segredo é variar MUITO as faixas de giro!

Aumente a rotação e diminua com frequencia.
Reduzas as marchas e explore bem a variação de rotações... nada de manter o motor rodando sempre numa faixa de giro.


Troque o óleo de 3 em 3 mil km rodados nas primeiras 2 trocas e não use aditivo algum!


Abração!

ROCKINRIO
23/10/2014, 13:29
Zanella,

'Visse'? Tranquilidade, é só fazer as verificações sugeridas (principalmente: termostato, trocar o hélice e amaciar o motor, como o Titanium orientou). Abs.

ROCKINRIO
23/10/2014, 13:37
Zanella,

Outra coisa: já que espumou, pode ter algum componente químico que não foi eliminado completamente. Complete o nível da água do radiador, deixe funcionar por um ou dois minutos, desligue e drene toda água pela mangueira inferior. Depois renove a água, rode por uns dois ou três dias, troque a água e ponha um bom aditivo.

Sergio c
23/10/2014, 18:39
Corroborando com o Titâniun, sempre ouvi falar que o que mais desgasta e esquenta um motor diesel e deixar ele "apanhar" em subidas, soltando aquela fumaça preta. Caminhões antigos, dirigidos pelos donos, chegavam a rodar hum milhão de km, mas na mão de empregados, não chegavam a rodar 600.00 km. A maioria dos empregados não é muito chegado a trocar de marchas, ainda mais com embreagem sem assistência.

Zanella, acho que 95 graus não chega a danificar nada no motor, tente verificar se a válvula termostática não trancou fechada ou semi fechada.

Zanella
23/10/2014, 21:02
Algumas perguntas eu não vou saber responder até voltar para casa e conversar com o mecânico (proxima semana), mas a termostática foi revisada, a bomba foi aberta (acho que até demais pq está com fumaça preta quando arrocha o acelerador, tem que acelerar muito devagar para não fumacear, vou pedir para diminuir antes de levar uma multa) a estrada era totalmente plana, com 3 pistas e estava sem movimento. Acabei trocando o liquído (que eu não sei o que era) do radiador, depois de lavar varias vezes por agua, e viajei 200 km assim, mas controlando o pé, até 100 km/h a temperatura chegava perto de 90, abaixo desta velocidade chegava no maximo em 85. A descarga foi dimensionada, mas se não estou enganado (vou confirmar) ficou um pouco mais larga até o abafador (surdina) e na ponta final com a mesma medida de antes (ta certo isto?). Quando eu retornar (+200 km) substituo a água por fluido, acredito que já fecha a km para troca de óleo, regulo a injetora e largo no mecanico para ele revisar, espero que solucione.


obrigado por tudo pessoal.

Sergioporto
23/10/2014, 21:05
Corroborando com o Titâniun, sempre ouvi falar que o que mais desgasta e esquenta um motor diesel e deixar ele "apanhar" em subidas, soltando aquela fumaça preta. Caminhões antigos, dirigidos pelos donos, chegavam a rodar hum milhão de km, mas na mão de empregados, não chegavam a rodar 600.00 km. A maioria dos empregados não é muito chegado a trocar de marchas, ainda mais com embreagem sem assistência.

Zanella, acho que 95 graus não chega a danificar nada no motor, tente verificar se a válvula termostática não trancou fechada ou semi fechada.
Dias atrás postei que a minha estava esquentando quando forçava numa subida longa exigindo muito na 5ª marcha .Pois bem,tirei o radiador,mandei varetar,200 pila ,troquei a válvula termostática e a tampa do radiador .Coloquei água mineral,nao coloquei aditivo pois como é motor que nunca usou aditivo fiquei com receio de furar camisas ou vazar em outro local.Coloquei um pouco de óleo soluvel e ::Viajei hoje,peguei uma serrinha ajeitada onde pegou até terceira e nao passou dos 85 graus.
Sugestao,manda varetar o radiador,confere válvula e tampa do radiador.
Boa sorte

Zanella
23/10/2014, 21:24
Dias atrás postei que a minha estava esquentando quando forçava numa subida longa exigindo muito na 5ª marcha .Pois bem,tirei o radiador,mandei varetar,200 pila ,troquei a válvula termostática e a tampa do radiador .Coloquei água mineral,nao coloquei aditivo pois como é motor que nunca usou aditivo fiquei com receio de furar camisas ou vazar em outro local.Coloquei um pouco de óleo soluvel e ::Viajei hoje,peguei uma serrinha ajeitada onde pegou até terceira e nao passou dos 85 graus.
Sugestao,manda varetar o radiador,confere válvula e tampa do radiador.
Boa sorte

a tampa é nova, varetar pode entrar na lista sim, prefiro pecar pelo excesso que tomar outro prejuízo.

hercilio.neto
24/10/2014, 00:00
Não creio que o problema esteja relacionado à hélice, defletor ou acoplamento, porque não esquentou no transito travado e sim em velocidade com vento livre.
Continuo achando que o problema é no radiador, no líquido ou na válvula.
Conferiu a bomba d'agua?

Bruno Knopp
24/10/2014, 02:23
Tem que dar uma olhada nessa surdina, heim! Se estiver dimensionada só até a metade, como dissestes, comprime tudo desde lá do final! Como o Titanium explicou direitinho, ali no item 5.

Boa sorte e forte abraço.

sebastiao colombi
24/10/2014, 10:37
Aminha chegou a parar na pista e graças a Deus nao aconteceu nada foram 20 litros de agua pra encher.....motor mb om364

tive sorte ja faz uns 3 meses e tudo normal


SEBASTIAO COLOMBI
BAND 91 CURTA OM 364
SBO- SP

Sergioporto
24/10/2014, 10:49
Aminha chegou a parar na pista e graças a Deus nao aconteceu nada foram 20 litros de agua pra encher.....motor mb om364

tive sorte ja faz uns 3 meses e tudo normal


SEBASTIAO COLOMBI
BAND 91 CURTA OM 364
SBO- SP
Caramba !Que radiador usa ?Na minha coloquei 9 lts quando varetei radiador e radiador tem tres carreiras.

Sergio c
24/10/2014, 11:05
Caramba !Que radiador usa ?Na minha coloquei 9 lts quando varetei radiador e radiador tem tres carreiras.
Desculpe a pergunta, o que seria varetar o radiador?

A minha band, ainda bem, andando normal não passa de 60, 65 graus, mesmo em dias mais quentes, tenho que por um bom jornal entre o IC e o radiador para chegar aos 80,85 graus. A hélice é de 10 pás, mas eu cortei 2cm de todas as pás pois refrigerava demais, com o tal de acoplamento viscoso.

Walter da Camper
24/10/2014, 11:22
Zanela, sua junta do cabeçote não aguentou a pressão da turbina. Isso pode ter sido causado por má qualidade da junta ou insuficiência de aperto dos prisioneiros do cabeçote.
Logo após turbinar é comum abusar da pressão fazendo testes de pressão máxima, desempenho do carro, e empolgação com a cavalaria recém adquirida.
Tem uma passagem de água que fica muito próxima do cilindro e a pressão faz a junta romper-se naquele ponto e escapar pressão do cilindro para o circuito de refrigeração. Por isso o radiador espuma, pressuriza, joga água para fora e ferve.

No meu aconteceu isso e bastou trocar a junta do cabeçote (que era xing-ling e eu não sabia).

Walter da Camper
24/10/2014, 11:30
Dê a partida no motor sem a tampa do radiador e verifica se saem bolhas.

Sergioporto
24/10/2014, 15:31
Desculpe a pergunta, o que seria varetar o radiador?

A minha band, ainda bem, andando normal não passa de 60, 65 graus, mesmo em dias mais quentes, tenho que por um bom jornal entre o IC e o radiador para chegar aos 80,85 graus. A hélice é de 10 pás, mas eu cortei 2cm de todas as pás pois refrigerava demais, com o tal de acoplamento viscoso.
Xará e conterraneo ,o cara que trabalha com radiador retira a tampa superior e inferior do radiador e passa uma fita dentro das canaletas para desentupir as mesmas.Com canaletas entupidas a circulaçao de água pelo radiador é restringida causando elevaçao de temperatura pela nao circulaçao da água.Seria o mesmo que a válvula termostática trancar fechada.

Zanella
18/11/2014, 20:44
Zanela, sua junta do cabeçote não aguentou a pressão da turbina. Isso pode ter sido causado por má qualidade da junta ou insuficiência de aperto dos prisioneiros do cabeçote.
Logo após turbinar é comum abusar da pressão fazendo testes de pressão máxima, desempenho do carro, e empolgação com a cavalaria recém adquirida.
Tem uma passagem de água que fica muito próxima do cilindro e a pressão faz a junta romper-se naquele ponto e escapar pressão do cilindro para o circuito de refrigeração. Por isso o radiador espuma, pressuriza, joga água para fora e ferve.

No meu aconteceu isso e bastou trocar a junta do cabeçote (que era xing-ling e eu não sabia).

Walter,

a que usei não era xing mas deu ling tbm, queimou, mandei reduzir a injeção da bomba, redimensionei escapamento.... ainda não testei direito mas fiquei com uma grande dúvida. O quando o motor foi feito o cabeçote foi colocado novo, o mecânico colocou junta 01, como ela queimou outro mecânico (veterano da toyota) sugeriu que ele usa-se a junta 03, pq como o motor é turbinado seria melhor, ta certo isto? notei que o barulho do motor esta estranho, parece fora de ponto, a troca da junta por uma de outra altura deve ser acompanhada de um ajuste no ponto? quanto ao esquentar ainda não testei, vou primeiro verificar o ponto amanhã para depois fazer o teste.

Inner
18/11/2014, 22:19
Birawc tudo certo, qual o sensor que você usa onde comprou? Abri até um tópico há alguns dias atrás exatamente falando sobre monitoramentos adicional de temperatura, pois confiar nos instrumentos da Band pode ser um alto risco. Abçs.


Zanella, vc fez o motor certo a válvula termostática foi trocada certo, caso não tenha substitua, motor novo peça nova, coloque um medidor de temperatura mecânico, e mais preciso, tem alguns mecanismos e alguns procedimentos que vc pode fazer p/ se garantir, instalar censor de temperatura para monitorar e te avisar caso a temperatura passe do ponto ideal, não sai caro eu tenho no meu, mas o motor e om364.

marciorank@gmail.com
18/11/2014, 22:34
Walter,

a que usei não era xing mas deu ling tbm, queimou, mandei reduzir a injeção da bomba, redimensionei escapamento.... ainda não testei direito mas fiquei com uma grande dúvida. O quando o motor foi feito o cabeçote foi colocado novo, o mecânico colocou junta 01, como ela queimou outro mecânico (veterano da toyota) sugeriu que ele usa-se a junta 03, pq como o motor é turbinado seria melhor, ta certo isto? notei que o barulho do motor esta estranho, parece fora de ponto, a troca da junta por uma de outra altura deve ser acompanhada de um ajuste no ponto? quanto ao esquentar ainda não testei, vou primeiro verificar o ponto amanhã para depois fazer o teste.

se voce colocar uma junta mais grosa para diminuir a compresão, ai não adianta turbinar.

Walter da Camper
19/11/2014, 00:33
Como é esse barulho estranho? Mais silencioso ou mais ruidoso?
Qualquer alteração na taxa de compressão implica em reajustar o ponto. A partir daí a regulagem do ponto terá que ser "de ouvido", porque o ajuste padrão, com relógio comparador somente é válido para os parâmetros originais do motor.
Vc fez o teste das bolhas no radiador?


Walter,

a que usei não era xing mas deu ling tbm, queimou, mandei reduzir a injeção da bomba, redimensionei escapamento.... ainda não testei direito mas fiquei com uma grande dúvida. O quando o motor foi feito o cabeçote foi colocado novo, o mecânico colocou junta 01, como ela queimou outro mecânico (veterano da toyota) sugeriu que ele usa-se a junta 03, pq como o motor é turbinado seria melhor, ta certo isto? notei que o barulho do motor esta estranho, parece fora de ponto, a troca da junta por uma de outra altura deve ser acompanhada de um ajuste no ponto? quanto ao esquentar ainda não testei, vou primeiro verificar o ponto amanhã para depois fazer o teste.

Zanella
19/11/2014, 17:27
Como é esse barulho estranho? Mais silencioso ou mais ruidoso?
Qualquer alteração na taxa de compressão implica em reajustar o ponto. A partir daí a regulagem do ponto terá que ser "de ouvido", porque o ajuste padrão, com relógio comparador somente é válido para os parâmetros originais do motor.
Vc fez o teste das bolhas no radiador?

sim, estava fazendo bolhas, pouco se comparada antes de fazer o motor. O barulho parece mais abafado, parece ser mais inferior no motor, e menor na tampa de cilindros ( eh como eu percebo, não que seja assim). Estive pensando, me corrige se eu estiver errado, mas a compressão em si não fica prejudicada já que esta turbinado, e há um pequeno aumento na cilindrada do motor? tá certo meu raciocínio? vou levar para ajustar o ponto amanhã

Walter da Camper
20/11/2014, 11:57
A cilindrada permanece a mesma, pois ela é determinada pelo diâmetro x curso do pistão.
Barulho mais abafado e menos estalado significa ponto atrasado, o que é consequência da menor taxa de compressão.
A existência da turbina ajuda a compensar a redução da compressão, pois a quantidade de ar admitida aumenta algo em torno 30% com a turbina cheia e a alteração de compressão com a junta grossa não deve ter ultrapassado uns 10 ou 15%.

Alguém deve estar perguntando: o que tem a ver a taxa com o ponto, se a bomba não foi mexida? Foram meses de pesquisa para obter essa resposta: No ciclo diesel existe um fenômeno chamado "auto-retardo da ignição", que , a grosso modo, é o tempo de demora entre o início da injeção e o início da queima do combustível (auto-ignição do diesel).
Quanto maior a temperatura do ar contido na câmara, mais rápido inicia a queima, ou seja o efetivo momento da ignição se antecipa, como se tivesse adiantado o ponto na bomba.
É por isso que quando se altera a taxa, deve ser feita a compensação no ponto da BI, pois menor taxa implica em menor temperatura no final do ciclo de compressão.



sim, estava fazendo bolhas, pouco se comparada antes de fazer o motor. O barulho parece mais abafado, parece ser mais inferior no motor, e menor na tampa de cilindros ( eh como eu percebo, não que seja assim). Estive pensando, me corrige se eu estiver errado, mas a compressão em si não fica prejudicada já que esta turbinado, e há um pequeno aumento na cilindrada do motor? tá certo meu raciocínio? vou levar para ajustar o ponto amanhã

Sergio c
20/11/2014, 14:02
A cilindrada permanece a mesma, pois ela é determinada pelo diâmetro x curso do pistão.
Barulho mais abafado e menos estalado significa ponto atrasado, o que é consequência da menor taxa de compressão.
A existência da turbina ajuda a compensar a redução da compressão, pois a quantidade de ar admitida aumenta algo em torno 30% com a turbina cheia e a alteração de compressão com a junta grossa não deve ter ultrapassado uns 10 ou 15%.

Alguém deve estar perguntando: o que tem a ver a taxa com o ponto, se a bomba não foi mexida? Foram meses de pesquisa para obter essa resposta: No ciclo diesel existe um fenômeno chamado "auto-retardo da ignição", que , a grosso modo, é o tempo de demora entre o início da injeção e o início da queima do combustível (auto-ignição do diesel).
Quanto maior a temperatura do ar contido na câmara, mais rápido inicia a queima, ou seja o efetivo momento da ignição se antecipa, como se tivesse adiantado o ponto na bomba.
É por isso que quando se altera a taxa, deve ser feita a compensação no ponto da BI, pois menor taxa implica em menor temperatura no final do ciclo de compressão.
Pois é, eu até há bem pouco tempo atrás, até comprar a band, nem sabia que motor diesel tinha ponto e que podia ser regulado.
Só uma coisa Walter, pelo que eu sei, a cilindrada é determinada sim pelo diâmetro do pistão e seu curso, mais a parte que fica acima do pistão até o início do cabeçote e das válvulas, desde que seja usada junta de cabeçote na medida original. Se for usado mais juntas que o original o "cabeçote sobe", a cilindrada aumenta e a compressão diminui.
Tem o caso dos "magrão", geralmente com motores AP e de Opala, que rebaixam o cabeçote em 3 ou 4 milímetros, aí diminui a cilindrada e aumenta a taxa de compressão da mistura, ficando o motor mais potente.

nirlei
20/11/2014, 16:35
Não sou expert em mecânica, mas acho que o que define a cilindrada é o diâmetro x curso do pistão. Junta mais alta ou rebaixar o cabeçote só afetaria a taxa de compressão. Ou estou viajando?

Cilindradas de um Motor a Combustão - Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/matematica/cilindradas-um-motor-combustao.htm)

Abrass.

Walter da Camper
20/11/2014, 17:16
Está correto. A cilindrada corresponde ao volume deslocado (aspirado) pelo pistão, independente do espaço onde esse volume vai ser comprimido depois (câmara).


Não sou expert em mecânica, mas acho que o que define a cilindrada é o diâmetro x curso do pistão. Junta mais alta ou rebaixar o cabeçote só afetaria a taxa de compressão. Ou estou viajando?

Cilindradas de um Motor a Combustão - Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/matematica/cilindradas-um-motor-combustao.htm)

Abrass.

Zanella
08/12/2014, 11:35
No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?

jipeirodesdepequeno
08/12/2014, 13:56
No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?

Amigo qual mecânico ta fazendo o serviço pra você?
[]`s

Julio Militão
10/12/2014, 00:23
Caros,

Bem, minha experiência:
Refiz meu OM314, turbinei (.42/.63), intercoolei, coloquei LDA (corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo) e uma hélice de 10 pás. Nunca tive problema de aquecimento, o carro ficou andando bem, e tenho AC! Uso a válvula termostática recomendada para o motor, acho que abre aos 72oC, e não tiro ela por nada! mais recentemente, devido às constantes quebras da hélice, resolvi arriscar com uma ventoinha elétrica de duas velocidades (89oC ela liga e aos 82oC ela desliga), qual foi minha surpresa, funcionou perfeitamente bem. Instalei um termômetro de mercúrio com o sensor ao lado do original. Às vezes, dependendo do pé, a temperatura chega aos 90oC, mas logo baixa. Até onde sei, quando a válvula termostática abre, a água circula pelo radiador e é resfriada. Quando se exige mais do motor, a temperatura vai aumentando e, para não ferver, a ventoinha elétrica é acionada pelo “cebolão” e a temperatura cai se mantendo nos limites indicados para o motor.
Turbinar o carro é uma forma de aumentar a quantidade de ar na combustão, fazendo o mesmo papel do aumento da taxa de compressão do motor e, portanto, a combustão passa a ser mais eficiente, tirando mais calor do combustível, o intercooler ajuda a refrigeração do ar comprimido pela turbina, permitindo que ainda mais ar seja injetado no motor. A pressão de funcionamento da turbina deve ser bem calculada para evitar danos ao motor. Os bons preparadores, para otimizar a instalação, analisam a temperatura dos gases de escape, determinando, assim, a maior pressão que não cause um aumento excessivo na temperatura dos gases, assim, regulam a "boa" pressão da turbina.
Minha opinião de leigo, e me corrijam, por favor: veja se a turbina que estais a instalar tem a aplicação adequada para teu motor, a opinião do companheiro Hercílio é válida, bem como a verificação da válvula termostática, que mesmo nova pode estar travando. Outra coisa que pode acontecer é algum fragmento entupindo os ductos de condução da água no bloco do motor, considerando que trocastes a bomba d'água e de óleo. Como o Zanella citou, o kit da Anhanguera "Turbo TA240.48", se for a .42/.48, ela deve encher cedo e, em rotações mais altas, deve, acredito, estrangular o motor e, como este ainda está amaciando, vai esquentar mesmo. O companheiro Titanium disse tudo!
Mas tudo isso é opinião de leigo.

Abraço a todos.

Menezes SP
12/12/2014, 11:03
No final das contas....FERVEU, to com o motor aberto novamente.... Alguém conhece alguma benzedeira de motor?

Bom dia Zanella, um paliativo são os sensores de bloco de motor com alarme, para mim foi o que mais me ajudou em diversas vezes com um problema parecido com o seu, coloquei o que segue a imagem da Donatti (modelo antigo), há outros bem interessantes também até com sensor para ligar a ventoinha como o Julio fez. Mesmo de olho no marcardor, se não fosse o alarme meu motor certamente já teria ido embora.

Esses tempos melhorou bem a questão da temperatura após trocar a tampa do radiador e colocar militec (não sei qual é que deu efeito ou se foram os dois juntos), também depois que mudei o caracol quente da turbina para .48, por não ficar mais com o pé no porão, praticamente até agora não acionou mais o alarme do sensor estabilizando bem a temperatura. Espero ter ajudado. Abraços. Menezes.

486745486744

Zanella
20/02/2015, 11:24
Caros,

Bem, minha experiência:
Refiz meu OM314, turbinei (.42/.63), intercoolei, coloquei LDA (corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo) e uma hélice de 10 pás. Nunca tive problema de aquecimento, o carro ficou andando bem, e tenho AC! Uso a válvula termostática recomendada para o motor, acho que abre aos 72oC, e não tiro ela por nada! mais recentemente, devido às constantes quebras da hélice, resolvi arriscar com uma ventoinha elétrica de duas velocidades (89oC ela liga e aos 82oC ela desliga), qual foi minha surpresa, funcionou perfeitamente bem. Instalei um termômetro de mercúrio com o sensor ao lado do original. Às vezes, dependendo do pé, a temperatura chega aos 90oC, mas logo baixa. Até onde sei, quando a válvula termostática abre, a água circula pelo radiador e é resfriada. Quando se exige mais do motor, a temperatura vai aumentando e, para não ferver, a ventoinha elétrica é acionada pelo “cebolão” e a temperatura cai se mantendo nos limites indicados para o motor.
Turbinar o carro é uma forma de aumentar a quantidade de ar na combustão, fazendo o mesmo papel do aumento da taxa de compressão do motor e, portanto, a combustão passa a ser mais eficiente, tirando mais calor do combustível, o intercooler ajuda a refrigeração do ar comprimido pela turbina, permitindo que ainda mais ar seja injetado no motor. A pressão de funcionamento da turbina deve ser bem calculada para evitar danos ao motor. Os bons preparadores, para otimizar a instalação, analisam a temperatura dos gases de escape, determinando, assim, a maior pressão que não cause um aumento excessivo na temperatura dos gases, assim, regulam a "boa" pressão da turbina.
Minha opinião de leigo, e me corrijam, por favor: veja se a turbina que estais a instalar tem a aplicação adequada para teu motor, a opinião do companheiro Hercílio é válida, bem como a verificação da válvula termostática, que mesmo nova pode estar travando. Outra coisa que pode acontecer é algum fragmento entupindo os ductos de condução da água no bloco do motor, considerando que trocastes a bomba d'água e de óleo. Como o Zanella citou, o kit da Anhanguera "Turbo TA240.48", se for a .42/.48, ela deve encher cedo e, em rotações mais altas, deve, acredito, estrangular o motor e, como este ainda está amaciando, vai esquentar mesmo. O companheiro Titanium disse tudo!
Mas tudo isso é opinião de leigo.

Abraço a todos.


Julio,

o turbo foi o recomendado pela Anhanguera (imagino que seja adequada), e sim ele enche cedo e estrangula na alta, como resolver isto? ...quando em viagem não dá para manter 110/120 de cruzeiro pq aumenta a temperatura. Quanto a refrigeração acho que esta ok, pq se baixar um pouco a velocidade a temperatura se manter normal. O motor esta com menos de 1500 km rodados (amaciando). Um outro detalhe que não sei se significa alguma coisa, mas antes de turbinar não acontecia, se eu pisar no assoalho em 1ª ou 2ª, ao cambiar a marcha, solta uma golfada de fumaça preta quando a rotação cai, e logo volta ao normal.

obrigado

Sergio c
20/02/2015, 13:20
Zanella, tua a BI não está muito aberta e os bicos I de diesel não estão gastos ou de maior vazão, que, ao invés de pulverizar o diesel estão jorrando dentro da câmara de combustão????????
Há uns tempos mandei revisar a BI, trocar bicos e regular válvulas, deixando tudo como original, usando tb a turbina original, pequena, que na lenta já está assobiando.

Resultado: Não fumaceia praticamente nada, nem em dias frios ou c o motor apanhando: pega de primeira: bem econômica: anda p kct e não esquenta quase nada e estou usando a V termostática. P temperatura chegar a uns 85 graus, tenho que colocar um papelão entre o intercooler e o radiador, senão não passa de 65-70 graus.
Uso a ventoinha de 10 pás com acoplamento viscoso e ainda cortei 2 cm da ponta de cada pá.

Zanella
20/02/2015, 13:57
Zanella, tua a BI não está muito aberta e os bicos I de diesel não estão gastos ou de maior vazão, que, ao invés de pulverizar o diesel estão jorrando dentro da câmara de combustão????????
Há uns tempos mandei revisar a BI, trocar bicos e regular válvulas, deixando tudo como original, usando tb a turbina original, pequena, que na lenta já está assobiando.

Resultado: Não fumaceia praticamente nada, nem em dias frios ou c o motor apanhando: pega de primeira: bem econômica: anda p kct e não esquenta quase nada e estou usando a V termostática. P temperatura chegar a uns 85 graus, tenho que colocar um papelão entre o intercooler e o radiador, senão não passa de 65-70 graus.
Uso a ventoinha de 10 pás com acoplamento viscoso e ainda cortei 2 cm da ponta de cada pá.

Sergio,

a bomba foi feita e os bicos foram colocados novos (antes de turbinar e ferver), não sei se o fato de ter fervido poderia tê-los danificado, e sim, a bomba estava um pouco mais aberta que o ponto para não fazer nada de fumaça (e tbm não andar) antes de turbinar o motor, quando turbinei voltei ao bombista e ele me pediu para rodar um pouco assim antes de regular novamente.

Sergio c
20/02/2015, 17:00
Sergio,

a bomba foi feita e os bicos foram colocados novos (antes de turbinar e ferver), não sei se o fato de ter fervido poderia tê-los danificado, e sim, a bomba estava um pouco mais aberta que o ponto para não fazer nada de fumaça (e tbm não andar) antes de turbinar o motor, quando turbinei voltei ao bombista e ele me pediu para rodar um pouco assim antes de regular novamente.
O ponto se regula com ela acoplada no motor, mas o débito de diesel o certo seria na bancada. Eu não confio no bombista que, com a bomba no motor, vai lá e mexe no parafuso da regulagem. Um abraço.

Julio Militão
21/02/2015, 22:56
Julio,

o turbo foi o recomendado pela Anhanguera (imagino que seja adequada), e sim ele enche cedo e estrangula na alta, como resolver isto? ...quando em viagem não dá para manter 110/120 de cruzeiro pq aumenta a temperatura. Quanto a refrigeração acho que esta ok, pq se baixar um pouco a velocidade a temperatura se manter normal. O motor esta com menos de 1500 km rodados (amaciando). Um outro detalhe que não sei se significa alguma coisa, mas antes de turbinar não acontecia, se eu pisar no assoalho em 1ª ou 2ª, ao cambiar a marcha, solta uma golfada de fumaça preta quando a rotação cai, e logo volta ao normal.

obrigado

Zanella,

Vi sua mensagem hoje e resolvi postar agora.
A questão da turbina só se resolve se utilizar uma TGV (geometria variável), que mantem a pressão mais constante. O que Sergio C. escreveu tem sentido e normalmente quando se instala um turbo se abre mais a BI, não sei se fizeram isso com a sua. Não recordo se você falou se tinha trabalhado a BI ou verificado os bicos injetores.
Estes motores são robustos e funcionam mesmo em condições onde outros motores já teriam detonado. agora em fevereiro, fui fazer uma revisão nos bicos do meu OM314 e todos eles estavam "chorando"! O veículo andava normal!
O fato de teu motor aquecer em velocidade de cruzeiro e a temperatura retornar para níveis normais quando alivias a carga, indica que teu sistema de arrefecimento está funcionando a contento, o motor é que está amaciando, os anéis ainda estão se acomodando ou suas dimensões estão acima do ideal para as camisas, forçando o conjunto e causando o aquecimento. Quando pegares a estrada, evite rodar a velocidade constante por muito tempo, vez por outra mude o regime de aceleração, evite, também, o aumento da rotação do motor bruscamente, acelere devagar e reduza com cuidado, até que o motor amacie.
Antigamente se amaciava motor assim, hoje em dia a fábrica já diz que o motor é pré amaciado, não acredito nisso, todos os carros que compro, até uns 5.000Km não forço muito.

Lembrem-se que o que escrevi acima é opinião de um observador, estudioso e leigo.

Abraço a todos.

Zanella
03/03/2015, 20:52
Para não ficar com dúvidas resolvi pedir para verificar os bicos, estavam 100%, mas no teste do bafômetro (opacímetro) rodou feio, resolvemos cortar um pouco o diesel, vou testar agora... mas a primeira impressão é que ficou lerda demais.

Sergio c
03/03/2015, 21:52
Zanella, não dá p exigir muito dos motores mercedes, que tem muita força em baixa rotação, mas em alta, falta um pouco de giro. A minha, com toda a mecânica da MB710, motor 3.8cc, anda bem p kct, mas não chegaria nem perto em uma estrada de alguma camionete com motor MWM 2.8.

Zanella
03/03/2015, 22:53
Zanella, não dá p exigir muito dos motores mercedes, que tem muita força em baixa rotação, mas em alta, falta um pouco de giro. A minha, com toda a mecânica da MB710, motor 3.8cc, anda bem p kct, mas não chegaria nem perto em uma estrada de alguma camionete com motor MWM 2.8.

Sergio,

o motor da minha já é o "toyota", tem um pouco mais de giro que o mercedes, mas não ficou bom, testei agora e ficou lerdo mesmo, forçando chegou em 0,6 kg, diminuiu a fumaça mas não zerou. É isto mesmo? ou da gás e fica fumando, ou tira o gás e fica lesmeando.

fabiano r
04/03/2015, 08:05
Sergio,

o motor da minha já é o "toyota", tem um pouco mais de giro que o mercedes, mas não ficou bom, testei agora e ficou lerdo mesmo, forçando chegou em 0,6 kg, diminuiu a fumaça mas não zerou. É isto mesmo? ou da gás e fica fumando, ou tira o gás e fica lesmeando.


Zanella Band com BI fechada é p acabar!!!!!!!!!! Já pude constatar com amigos que turbinaram camionetas com turbina APL e depois trocaram para K16 e nota-se grande diferença na fumaça, minha band teve duas APL que quando enchiam p valer chegava desaparecer a estrada para quem vinha atras, agora tenho uma K16 e as vezes bate 2Kg e não faz fumeiro.

Uso BI aberta e bicos maiores DLLA 142 S926 e não fuma nem antes de fazer o motor.

Abs. Fabiano

Sergio c
04/03/2015, 08:45
Sergio,

o motor da minha já é o "toyota", tem um pouco mais de giro que o mercedes, mas não ficou bom, testei agora e ficou lerdo mesmo, forçando chegou em 0,6 kg, diminuiu a fumaça mas não zerou. É isto mesmo? ou da gás e fica fumando, ou tira o gás e fica lesmeando.
Foi mal Zanella, eu achava que o motor de sua band era M.Benz, eu de 14B não entendo nada, nem andei em uma band com esse motor.
Torço que solucione os problemas e curta sua viatura. Um abraço.

Zanella
04/03/2015, 11:05
Zanella Band com BI fechada é p acabar!!!!!!!!!! Já pude constatar com amigos que turbinaram camionetas com turbina APL e depois trocaram para K16 e nota-se grande diferença na fumaça, minha band teve duas APL que quando enchiam p valer chegava desaparecer a estrada para quem vinha atras, agora tenho uma K16 e as vezes bate 2Kg e não faz fumeiro.

Uso BI aberta e bicos maiores DLLA 142 S926 e não fuma nem antes de fazer o motor.

Abs. Fabiano


Fabiano,

fiquei curioso, o que houve com as turbinas anteriores?

fabiano r
04/03/2015, 13:47
Fabiano,

fiquei curioso, o que houve com as turbinas anteriores?


Zanella, sempre em busca da melhor configuração.... a primeira 62/68 andava muito mas demorava para encher dava dó ver o ponteiro marcar 0,7kg a segunda 42/48 peguei porque enchia mais rápido, ficou boa porém as vezes ela carregava e saia aquela listra de fumaça dai certo dia apareceu uma K16 usada mas sem folgas com um ótimo preço essa diminuiu muito a fumaça e carregava mais arrochando ia perto de 2KG agora que fiz a BI e o Motor(314) ela vai em 2KG sem arrochar.

Fica lendo fórum fica tendo idéias e não tem o que te contente não é assim? kkkkk

Mas agora em termos de desempenho já está ótimo tem muito carrinho q fica para trás já na arrancada, subindo serra então nem se fala o consumo acho que com pé pesado 9,5 de média geral ficou bom na última viagem. Mas ainda tem dif flutuante disco ventilado guincho bloqueio e por ai vai.

Abs. Fabiano r

Zanella
04/03/2015, 17:41
Zanella, sempre em busca da melhor configuração.... a primeira 62/68 andava muito mas demorava para encher dava dó ver o ponteiro marcar 0,7kg a segunda 42/48 peguei porque enchia mais rápido, ficou boa porém as vezes ela carregava e saia aquela listra de fumaça dai certo dia apareceu uma K16 usada mas sem folgas com um ótimo preço essa diminuiu muito a fumaça e carregava mais arrochando ia perto de 2KG agora que fiz a BI e o Motor(314) ela vai em 2KG sem arrochar.


Fica lendo fórum fica tendo idéias e não tem o que te contente não é assim? kkkkk

Mas agora em termos de desempenho já está ótimo tem muito carrinho q fica para trás já na arrancada, subindo serra então nem se fala o consumo acho que com pé pesado 9,5 de média geral ficou bom na última viagem. Mas ainda tem dif flutuante disco ventilado guincho bloqueio e por ai vai.

Abs. Fabiano r

No meu caso que praticamente não rodei com o turbo (menos de 2 mil km) ainda não penso em trocar, se errei na escolha vou ter que me aguentar, então o jeito o voltar a dar gas e torcer para não ser parado numa blitz com opacímetro, e estudar muito para escolher a próxima....

felix
04/03/2015, 20:20
zanella,
verifique as mangueiras,veja se nao existe folga/fuga de pressao,tem como fazer 01 teste,
aqui chamam de teste do intercooler,nada mais é do que colocar uma camara de ar com a parte do bico na entrada da turbina e ligar uma mangueira de ar com pressao no sistema,ai voce verifica onde tem vazamento,sempre com o motor desligado e frio,vai jogando detergente nas conexoes onde sair bolhas,tem folga.
o sistema com folga nao da pressao e a band nao desenvolve.
se vc tiver com velocidade de cruzeiro na casa dos 100km com uns 2mil e poucos giros ta bom,
com 2.500rpm deve chegar a 120km ou mais.ok

Walter da Camper
04/03/2015, 23:46
Zanella, o problema de turbinar motor originalmente aspirado é o fato da Bomba não possuir um dispositivo chamado LDA, que limita o débito no início da aceleração e só libera quando a turbina enche. Na prática esse efeito pode ser simulado acelerando gradativamente nas arrancadas e saídas de lombada.
Usando turbina do tipo APL (sem waste-gate) não tem jeito, ou abre a bomba e anda fumaçando, ou fecha e fica xôxo.
Outra dica importante: Turbinar uma Band sem alongar os diferenciais não traz praticamente nenhum benefício, exceto manter a velocidade em subidas, mas para melhorar a velocidade final tem que alongar. A redução da rotação na velocidade de cruzeiro reduz as chances de aquecimento.

Sergio c
05/03/2015, 08:54
zanella,
verifique as mangueiras,veja se nao existe folga/fuga de pressao,tem como fazer 01 teste,
aqui chamam de teste do intercooler,nada mais é do que colocar uma camara de ar com a parte do bico na entrada da turbina e ligar uma mangueira de ar com pressao no sistema,ai voce verifica onde tem vazamento,sempre com o motor desligado e frio,vai jogando detergente nas conexoes onde sair bolhas,tem folga.
o sistema com folga nao da pressao e a band nao desenvolve.
se vc tiver com velocidade de cruzeiro na casa dos 100km com uns 2mil e poucos giros ta bom,
com 2.500rpm deve chegar a 120km ou mais.ok
Felix, bem bolado esse teste do intercooler, considerando que em toda a circulação do ar pelo intercooler tem umas trocentas conexões e mangueiras, vaza um pouco de pressão aqui, outro pouco ali, quando vê chega a metade da pressão no coletor de admissão.
A pressão do turbo na minha band chega a 1,2kg, com motor e regulagens originais, mas a hora que sobrar um tempo quero fazer esse teste.