Ver Versão Completa : SW4 1KZT ajuste bomba injetora
Olá pessoal,
Preciso ajustar o débito do diesel no motor 1KZT, que ainda estou me familiarizando.
Encontrei esta peça na BI, que parece estar coberta por uma capa.
Confirmam se é nesta peça que é feito o ajuste? se for, como se retira esta capa?
Seguem 2 fotos com a indicação do local.
Um abraço,
Edu
Olá pessoal,
Hoje consegui resolver o ajuste do débito de diesel no 1KZT.
Realmente o parafuso de ajuste fica protegido por uma capa metálica, que pode ser vista nas fotos do post anterior.
Removendo esta capa, tem-se acesso ao parafuso.
O ajuste é fácil, pode ser feito em casa, segue um pequeno passo-a-passo:
1- Com uma chave cachimbo número 12 solta-se a porca que fixa o parafuso de ajuste de débito(primeira foto).
2- Com uma chave cachimbo número 6(ou uma chave de fenda curta, pois o espaço é restrito) ajusta-se o parafuso de débito(segunda foto).
3- Depois com a chave cachimbo número 12 prende-se a porca que fixa o parafuso de ajuste.
Um abraço,
Edu
Nao se esqueça, se voce aumentar muito o volume de combustivel na bomba, voce podera afetar o sistema fazendo com que o bico "lave" os pistoes e assim havera um aquecimento e até o derretimento na cabeça dos pistoes. Cuidado!!!
Nao se esqueça, se voce aumentar muito o volume de combustivel na bomba, voce podera afetar o sistema fazendo com que o bico "lave" os pistoes e assim havera um aquecimento e até o derretimento na cabeça dos pistoes. Cuidado!!!
Olá Tadi,
No meu caso eu estou ajustando para diminuir o consumo de combustível.
Mas agradeço muito esta sua dica, que é bem importante. Já está anotada !
Na diminuição de volume, também há algum risco para a BI ou para o motor?
Um abraço,
Edu
elmestizo
23/11/2014, 18:35
Motor pobre esquenta...
victor cordeiro
29/02/2016, 17:48
Olá pessoal,
Hoje consegui resolver o ajuste do débito de diesel no 1KZT.
Realmente o parafuso de ajuste fica protegido por uma capa metálica, que pode ser vista nas fotos do post anterior.
Removendo esta capa, tem-se acesso ao parafuso.
O ajuste é fácil, pode ser feito em casa, segue um pequeno passo-a-passo:
1- Com uma chave cachimbo número 12 solta-se a porca que fixa o parafuso de ajuste de débito(primeira foto).
2- Com uma chave cachimbo número 6(ou uma chave de fenda curta, pois o espaço é restrito) ajusta-se o parafuso de débito(segunda foto).
3- Depois com a chave cachimbo número 12 prende-se a porca que fixa o parafuso de ajuste.
Um abraço,
Edu
Amigo, Boa tarde.
Pesquisando aqui pelo fórum, este tópico foi o que melhor me atende no esclarecimento de dúvidas. Mas esbarrei na dificuldade em retirar esta tampa metálica. Meu carro está fumaçando muito nas retomadas ao ponto de ser incômodo, em velocidade de cruzeiro fica blz. Pode me ajudar a entender melhor como retirar essa tampa, fiquei com medo de fazer besteira durante a tentativa.
att.
Amigo, Boa tarde.
Pesquisando aqui pelo fórum, este tópico foi o que melhor me atende no esclarecimento de dúvidas. Mas esbarrei na dificuldade em retirar esta tampa metálica. Meu carro está fumaçando muito nas retomadas ao ponto de ser incômodo, em velocidade de cruzeiro fica blz. Pode me ajudar a entender melhor como retirar essa tampa, fiquei com medo de fazer besteira durante a tentativa.
att.
Olá Victor,
Realmente esta capa é difícil de retirar sem danificá-la.
Precisa ter paciência, e com uma pequena chave de fenda ir desmoldando a base da capa, que é de um metal macio.
Aos poucos ela irá soltar as travas, e daí poderá ser retirada. Precisa muito cuidado para não ferir o parafuso de ajuste do débito.
Durante o ajuste do débito, será preciso reajustar também o parafuso da lenta do motor devido a diminuição do combustível.
Se tens familiaridade com mecânica siga em frente, se não, melhor pedir para um bombista ajustar.
Um abraço,
Edu
victor cordeiro
02/03/2016, 20:18
Vlw. Vou olhar de novo no final de semana...
O que complica mais para fazer tudo é o difícil acesso desta parte do carro...
Abs
olá pessoal
Sou novo por aqui, comprei ontem minha SW4 1997 :euforico:
Como nem tudo são flores, eu achei ela um pouco fraca. Tinha ido olhar outras, andei com uma que fumaceava basante quando acelerava, mas andava muito! Essa que comprei não faz nada de fumaça, nem quando liga nem quando se dá acelerações fundas, e está muito lenta nas acelerações, mal se ouve a turbina. Estou pensando em abrir um pouco a vazão da bomba, o que vocês acham? Já sou acostumado em mexer na mecânica, tenho um fusca e fiz todo motor dele (e está andando! kkkk).
olá pessoal
Sou novo por aqui, comprei ontem minha SW4 1997 :euforico:
Como nem tudo são flores, eu achei ela um pouco fraca. Tinha ido olhar outras, andei com uma que fumaceava basante quando acelerava, mas andava muito! Essa que comprei não faz nada de fumaça, nem quando liga nem quando se dá acelerações fundas, e está muito lenta nas acelerações, mal se ouve a turbina. Estou pensando em abrir um pouco a vazão da bomba, o que vocês acham? Já sou acostumado em mexer na mecânica, tenho um fusca e fiz todo motor dele (e está andando! kkkk).
Olá Ranzi,
Seja bem vindo ao 4x4Brasil.
Antes de ajustar a bomba faça a manutenção básica inicial da camionete.
Se tens o histórico das manutenções que o proprietário anterior realizou, pode eliminar alguns ítens.
Caso contrário é bom executar a troca dos fluídos, filtros, e lubrificação dos pontos de graxa.
Se o comportamento continuar o mesmo, aí parte-se para a BI.
Um abraço,
Edu
Engels Kbça
07/02/2017, 03:50
Olá Tadi,
No meu caso eu estou ajustando para diminuir o consumo de combustível.
Mas agradeço muito esta sua dica, que é bem importante. Já está anotada !
Na diminuição de volume, também há algum risco para a BI ou para o motor?
Um abraço,
Edu
Edu
Para reduzir o volume gira o parafuso no sentido horário ou anti-horário ??
Engels
Para reduzir o volume de diesel, gira no sentido de afrouxar o parafuso.
Olá Engels,
Anti horário diminui o volume. Depois precisa fazer um pequeno ajuste também no parafuso da lenta, pois ela diminuirá também.
Um abraço
Amigos, boa noite! A minha SW4 3.0 ano 2000 está fumaçando muito pela manhã e com muita dificuldade para pegar, na primeira partida do dia. Já troquei as vela de aquecimento por orientação do mecânico. Mas continua o problema. Então, o mecânico falou que pode ser regulagem da bomba, por está mandando muito combustível, dificultando a partida. Procede? Será que só regulando esse parafuso de débito da bomba conseguiria diminuir essa fumaça e o tempo para o carro pegar?