Conectar

Ver Versão Completa : Indignação

luifloyd
16/01/2006, 17:59
Olá usuários do 4X4 Brasil

Meu nome é Luis, este é meu primeiro post, e gostaria de expressar uma frustração com a Ford do Brasil, que se segue abaixo.

Sou proprietário de um Jeep 1974 fabricado por ela. Há algum tempo venho pesquisando em sites sobre a disponibilidade do manual do proprietário do veículo sem sucesso. Cheguei a ler em alguns sites sobre o sucesso de algumas pessoas em obter tal manual mediante contato com a montadora. Segue então a transcrição do atendimento on line:

Fábio Roberto: Bem-vindo(a), Lui Ivante, em que posso ajudar ?
Lui Ivante : Olá fábio. Sou proprietário de um Jeep Ford 1974 (6 cilindros) e gostaria de saber os procedimentos que devo tomar para a aquisição de um manual do proprietário ou algum tipo de cópia
Fábio Roberto : A Ford não dispõe de manuais para envio. Neste caso, solicitamos que mantenha contato com nossos Distribuidores Ford, para que seja verificado a possibilidade de aquisição junto aos mesmos.

Os endereços e telefones dos Distribuidores Ford podem ser obtidos acessando o site www.forddistribuidores.com.br
Lui Ivante : ok fabio obrigado
Fábio Roberto : A Ford agradece o seu contato.
Tenha um bom dia!

Como achei a sugestão esdrúxula, dei mais uma procurada onde observei que um usuário deste fórum passou por problema semelhante.

Não contente, insisti com a FORD em um segundo contato:

Vanessa: Bem-vindo(a), Lui Ivante, em que posso ajudar ?
Lui Ivante : Vanessa,gostaria de obter da FORD informações referente ao Manual do Proprietário do Jeep 1974 6 cilindros. Entrei de manhã e estive conversando com um colega seu que me dirigiu às concessionárias, porém não obtive a informação que desejava. Acredito que como fabricantes vocês dispõem deste manual conforme informações recolhidas em um site especializado em Jeep´s, que inclusive já obtiveram sucesso no que estou desejando.
Vanessa : Informo que a companhia não disponibiliza o manual do proprietário dos veículos, por essa razão, solicitamos que, por gentileza, entre em contato com um Distribuidor Ford de sua preferência para verificar possibilidade de auxílio

Lui Ivante : Sim, acredito que não forneça. O que eu quero e arco com as despesas é a INFORMAÇÃO da DISPONIBILIZAÇÃO de tal manual, já que há alguns anos possuo o veículo e necessito de alguns reparos que INFELIZMENTE a FORD não está capacitada a prestar devida idade do veículo. Por isso solicito o manual ou informações de onde posso conseguir, já que as concessionárias não ""tem idéia"" do que trata o assunto, pedindo que eu me encaminhasse a colecionadores e afins, o que não é meu propósito. Acredito que a FORD possua SIM tal manual, só quero saber a que setor devo me reportar, não sei se ficou claro...
Vanessa : Compreendo a sua solicitação, porém esclareço que a Ford não disponibiliza de manual de proprietário dos veículos para envio. Esclareço que somente mantemos em arquivo informações sobre os veículos por um periodo de dez anos.

Lui Ivante : Espera um pouco. Sem querer soar pretencioso, mas então quer dizer que a FORD só garante a integridade de suas fabricações pelo periodo de 10 anos? Se eu tiver um carro FORD 1995 vcs já não possuem informações algumas sobre ele? Acredito sinceramente que não seja assim, porém obrigado vanessa.
Vanessa : Informo que a sua insatisfação foi devidamente registrada em nosso sistema para a ciência da Companhia. Ressalto que mantemos em arquivo informações sobre os veículos por um periodo de dez anos, não sendo possível atende-lo em sua solicitação.
Lui Ivante : De qualquer forma obrigado
Vanessa : Posso auxiliar em algo mais?

Lui Ivante : Não, obrigado
Vanessa : A Ford agradece o seu contato.
Tenha uma boa tarde!

Após isso, tentei contato no site da Jeep, que direcionou a culpa para a fabricante, no caso a FORD.

Difícil assim não?? :x

De antemão, pesso desculpas à administração/moderação caso este tópico esteja em local errado, foi o que eu encontrei de Jeep´s...

No mais, abraços...

SmootH_
16/01/2006, 19:05
se quiser, tem aqui no site, o manual do proprietario do jeep
se tiver MSN eu te passo ele
abraço!

rafaelsouza
16/01/2006, 19:13
Amigo Luiz, não extressa que os caras são assim mesmo, pega o do site mesmo
o meu encarregado de produção aqui na empresa trabalhou 24 anos na ford e disse (não sei se é verdade) que em um dia no final dos anos 80 eles pegaram todos os manuais que eles tinham da rural colocaram num patio e botaram fogo e não deixaram nenhum funcionario pegar unzinho pra levar de lembrança :evil:

leopoldo
16/01/2006, 22:20
Isso é chamado "PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO".

Luis, não adianta espernear com a "Fo@E".

Passei pelo mesmo estresse e você verá que o problema está na cultura inútil enfiada goela abaixo do brasileiro ........ não que ele faça qualquer esforço para melhorarmuito ...... como sempre digo ...... aqui só dá samba e pinga ....... para a maoiria ....... para uma minoria: pesquise que acha.

Veja que no exterior tem peça, manual, ferramenta, ....... praticamente tudo. Aqui a "Fo@e" (não só ela) queima o manual, justamente para não levarem pra casa.

Veja que na seção de downloads você achará muita coisa que de boa vontade muitos disponibilizaram.

O que não tem aqui, tem no exterior. Mas que bom que aqui ainda sobrou muita coisa.

Boa sorte.

luifloyd
17/01/2006, 01:06
Olá

Obrigado a todos que responderam...

Infelizmente é assim mesmo....

Não sei até que ponto a Fo@e tem "obrigação" em nos atender, mas poxa, a questão é mais moral do que "formal".

Não sou advogado, sou engenheiro, mas confesso que fiquei indignado sim com as respostas dela... Mas enfim, na área de downloads encontrei o que queria e estou satisfeito. Talvez esteja aí nosso erro, em nos conformar e adquirir o que buscamos pela bondade e sacrifício de outras pessoas que não possuem responsabilidade sobre o fato e sim uma "caridade" em ver os semelhantes passando por problemas que já foram resolvidos por meios sabe Deus qual sacrifício e dispêndio de tempo.

No mais obrigado aos caros amigos que foram solidarios. Talvez um suporte estrangeiro tivesse sido mais prestativo, não queimasse manuais etc... Mas de acordo com o bom senso e solidariedade, aposto ainda nos pares que sempre se mostram prestativos tal qual os amigos do forum 4x4 Brasil.

Abraços e obrigado.

Carlos
18/01/2006, 01:11
Vc ainda teve sorte de ser atendido.
Alguns anos atrás, antes da internet em massa, enviei o mesmo pedido por carta e nem sequer recebi respota da Ford.
Esses caras são muito burros. Eles deveriam era manter um bom relacionamento com os proprietários de seus automóveis "antigos", pois isso serviria para demonstar as qualidades dos seus produtos e daí vender suas novas porcarias.
Já pensou uma propaganda do "eco sporte" (não sei se escreve assim) relacionado-o com um CJ?, por exemplo...
Que tal se a Ford patrocinasse um evento com CJ's? uma competição qualquer, sei lá....o custo seria mínimo e os dividendos com a imagem do CJ imensos.
Não sei, porém, se existe alguma restrição quanto à utlização da imagem dos CJ's pela FORD do Brasil, posto que nos EUA, quem detém o controle da marca é a Daimler Crysler.
Entretanto, pelo menos os manuais ou outras informações eles deveriam prestar.

Aurélio
18/01/2006, 12:13
luifloyd,

Para ilustrar e confirmar o que aconteceu contigo, dê uma olhada no que postei sobre o assunto em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=60380#60380

Tem que ter paciência para ler.... 8)

[]´s

Ramone
18/01/2006, 14:04
luifloyd,

Para ilustrar e confirmar o que aconteceu contigo, dê uma olhada no que postei sobre o assunto em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=60380#60380

Tem que ter paciência para ler.... 8)

[]´s

E vc nao conseguiu o manual?

Esse que tem a disposição aqui no forum, é qual? :?:

Aurélio
24/01/2006, 09:17
Ramone,

Me enviaram um cópia xerox em tamanho A4 :shock:

No fórum tem manuais dos Jeep Willys 6 cilindros e Ford 6 e 4 cilindros.

[]'s