PDA

Ver Versão Completa : Aumento na ventilaçao do motor jeep cherokee



lacarauto
20/10/2014, 21:05
Boa noite,depois e ver e analisar varias tentativas de melhorar o inferno que e dentro do cofre do motor da cherokee, entre cortar o caput e levantar a parte de tras do mesmo com calços nas dobradiças,tive uma ideia drastica! cortei duas passagens na parede de fogo que da pra um tunel onde fica alojado o motor e mecanismo do limpador de parabrisa. Esse tunel e ventilado pela grade superior do caput. Sera necessario fechar o sistema de aeraçao no comando do ventilador pra q o calor do motor nao va pra dentro do veiculo! Pode ser colocado uma tela ou outro aparato pra melhorar o acabamento dos cortes,mais isso depende da imaginaçao de cada um! Seguem fotos!! abço.481002481003481004481005481006481007481009

Glaicon
21/10/2014, 07:09
O aquecimento acima do normal indica alguma anomalia.
Você só está resolvendo o efeito, e não a causa.
Além disto, ao jogar ar quente sobre o para-brisas acho que haverá o risco de embaçá-lo em condições de muita umidade.
Eu tentaria achar o problema do aquecimento excessivo, com a troca do radiador ou válvula termostática.:concordo:

lacarauto
21/10/2014, 08:57
Bom dia,meu jeep nao tem problema de aquecimento excessivo! Ja llimpei radiador,a valvula e nova,junta de cabeçote nova,cebolao na mangueira superior p armar ventoinha antes um pouco do sensor original,e aditivo na agua!!! O que fiz e p aumentar a circulaçao de ar . E embaçar o para brisa se acontecer e o menor dos problemas num pais tropical!!!! Mas valeu p observaçao.

lacarauto
21/10/2014, 09:05
Mais adiante vou postar o esquema de um radiador de oleo da ca q coloquei com uma pequena ventoinh p baixar a temperarura em caso de engarrafamento,coisa comum aki no rio! Aguedem...

Glaicon
22/10/2014, 08:11
Mais adiante vou postar o esquema de um radiador de oleo da ca q coloquei com uma pequena ventoinh p baixar a temperarura em caso de engarrafamento,coisa comum aki no rio! Aguedem...
A sua viatura não tem duas ventoinhas? Uma mecânica e outra elétrica?
A elétrica funciona de forma auxiliar e já resfria o radiador de óleo da caixa automática, que fica à frente da condensadora do ar condicionado.
Pelo menos era assim na Sport.
É diferente na Grand?:pipoca:

lacarauto
22/10/2014, 12:36
Boa tarde,sim tem as duas ventoinhas! So que aki no rio de janeiro o verao e muito quente e atras do radiador de oleo tem o radiador e o condensador do ar condicionado! Embora o fabricante tenha feito desse jeito, o que eu fiz foi colocacar um pequeno radiador e oleo com uma ventoinha tambem pequena na parte de tras das ventoinhas! esse sistema fica desativado so com o oleo circulando normalmente pelos dois radiadores.Quando chegar o verao eu aciono um botao que liga a ventoinha qdo a ventoinha original acionar! Isso mantem o oleo da ca bem frio. Voce pode ate achar besteira mais vi em um site americano o cara colocar um radiador adicional atras do para choque e sem ventoinha!! vou juntar as fotos e posto aki!! abço.

Sinuhe
22/10/2014, 12:41
Amigo a minha é só na viscosa e o V8 chega a 99 graus.....acho que vou dar um jeito de fixar a hélice nos dias quentes com um processo removível ....

ivancgbsb
22/10/2014, 12:49
Você também pode colocar a viscosa para "travar" antes. Regulando no sensor caracol. Ou até mesmo colocando um óleo mais grosso nela.
Mas de nada adianta esfriar a água do radiador se a termostática estiver fechada.

lacarauto
22/10/2014, 13:35
Olha as fotos! o detergente nao faz parte do sistema! E so pra dar noçao de tamanho! Voce pode colocar uma resistencia no circuito se quiser menor velocidade! Ela e fixada por tras do eletroventilaor original,so q bem abaixo,perto da barra estabilizadora e das mangueiras do radiador de oleo original! Pode parecer que nao da! mais da direitinho,nem aparece por baixo! Esse radiador e de oleo de moto,custou 100,00 usado,a ventoinha e nova, 70,00 mercado livre,a carenagem eu fiz com uma placa de aluminio. o circuito esta no carro e as mangueiras tambem. Essa ideia na e minha! foi em um site que vi,so modifiquei ao meu jeito! Como nao fica ligado direto,e so p calor eu acho q mal n faz...481177481178481179

Sinuhe
22/10/2014, 14:08
Amigos minha ZJ95 V8 já resfria o fluido da CA....como regulo a viscosa? não sei!!!

ivancgbsb
22/10/2014, 14:22
Boa tarde Sinuhe.

Não conheço a viscosa da Cherokee, mas o funcionamento de todas é bem similar. Fizemos uma manutençao/revisão em uma viscosa de Hilux e de um Vitara. A da Hilux está mostrada aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Como anda seu inglês ? Em foruns da Australia o pessoal discute muito essas coisas. Veja: Toyota 4WD Surf Owners ? View topic - Flexifan replacement for viscous radiator fan (http://www.toyotasurf.asn.au/forum/viewtopic.php?t=12518) e
aqui: Toyota 4WD Surf Owners ? View topic - Flexifan replacement for viscous radiator fan (http://www.toyotasurf.asn.au/forum/viewtopic.php?t=12518) o "post" de 04out2008.

Sinuhe
22/10/2014, 18:58
Amigo ivancgbsb achei muito legal essa sua explicação, só não sei se o silicone é fácil mesmo de encontrar, e outra coisa qto que custaria, a quantidade de um tubinho e suficiente...e se sou capaz de fazer....mais vou tentar...e postar é claro..rs

lacarauto
22/10/2014, 19:07
Amigo ivancgbsb achei muito legal essa sua explicação, só não sei se o silicone é fácil mesmo de encontrar, e outra coisa qto que custaria, a quantidade de um tubinho e suficiente...e se sou capaz de fazer....mais vou tentar...e postar é claro..rs
Pelo que entendi so funciona a ventoinha da polia? E o eletroventilador?

Sinuhe
23/10/2014, 06:26
Amigo a GC ZJ 95 V8 não tem ventoinha elétrica é só a ventilador(hélice) da polia viscosa....

ivancgbsb
23/10/2014, 06:46
Encontramos o silicone facilmente aqui em Brasilia, em loja de carros de controle remoto. Custou R$ 20,00 o frasco com 60ml de silicone 10.000 cst.
Na viscosa da Hilux usamos quase dois frascos.
A grande discussão é se compensa colocar um pouco mais (nível alto) de silicone de cst mais baixo ou usar logo um silicone com alto cst, 10.000 por exemplo. No nosso caso colocamos silicone 10.000 cst e o nível um pouco acima do recomendado. Medo de ferver. rsrsrsrs

lacarauto
23/10/2014, 07:47
Amigo a GC ZJ 95 V8 não tem ventoinha elétrica é só a ventilador(hélice) da polia viscosa....

Bom dia,que azar heim!nao conheço o motor da grand! Nao da p colocar um eletro ventilador na frente? Tem uns modelos pequenos e estreitos,quem sabe ajuda a refrigerar melhor?

Sinuhe
23/10/2014, 07:59
Amigo eu vou tentar uma dessas ou coisa parecida, mais que vai ficar com a cabeça fria isso vai...rs

lacarauto
23/10/2014, 08:02
Boa sorte! Se precisar de ajuda e so dizer! Abço.

Sinuhe
23/10/2014, 09:09
Amigo, é claro que vou precisar de muita ajuda!!!! Abs.

DIB
23/10/2014, 09:55
muito legal Lacarsuto! mto legal emsmo, esses dias estava pensando em fazer exatamente o mesmo, do outro lado da pra faezr o mesmo? sei q tirando a grade o buraco é fechado, mas assim como abriu no cofre daria pra abrir na grade tbm, pensei em não abrir por completo apenas fazer furos com serra copo e parafurar coolers de computador mesmo, com um esqeuma de timer pra ficar ligado após desligar a viatura, pq esse cofre mantem bem quente o interior do veiculo por horas

lacarauto
23/10/2014, 10:13
Olha,nao coloca cooler pq sempre cai agua n parte de tras do tunel! Faz o corte como fiz! O q vc pode fazer q eu ainda n fiz e fazer un corte na parte de cima do lado da q ja existe poi ele e tapada e a grade n temfuros! Faz o seguinte,espera q vou fazer na minha e mostro as fotos p ficar bem feito!

Renato Fraga
23/10/2014, 11:06
Amigos, vou tentar contribuir com alguma coisa:

Inicialmente, referente à abertura que o amigo criou, comunicando a grelha com o cofre do motor merece uma ressalva bem criteriosa: É necessário fazer um estudo de aerodinâmica para entender se o seu trabalho vai ajudar ou atrapalhar no arrefecimento do seu motor.

Falando em Cherokee XJ, todo mundo sabe que a bicha frita mesmo, e não é de hoje que procura-se uma forma de baixar a temperatura do cofre e também a do motor. Muito se usa as aletas de ventilação igual do troller entre tantos outro macetes.
Eu resolvi testar o lance de elevar a parte traseira do capô, na esperança de ventilar melhor o cofre, e pra minha surpresa, a temperatura do motor começou a trabalhar mais elevada principalmente quando ando em velocidades mais elevadas.
A resposta é que dependendo de onde a abertura está, pode haver uma região de alta pressão ou de baixa pressão. Isso define o caminho que o ar pode fazer.
Interpretando o maior aquecimento do meu motor, concluí que dentro do cofre do motor, existe uma baixa pressão gerada pelo deslocamento do ar quando o carro está em movimento. Isso obriga o ar a entrar pela grade frontal passando pelo radiador. Quando eu elevei a parte traseira do capô, eu aumentei a pressão interna do cofre, dificultando o ar de passar pela grade frontal. Isso ocorreu porque ao pé do parabrisas, na mesma região da grelha onde você criou a passagem, é uma região de alta pressão, uma região em que o ar se choca com força. Por isso a captação do sistema de ventilação fica alí, em muitos carros o ar entra para dentro do carro sem mesmo o ventilador estar acionado.
Sendo assim ao contrário do que parece, existe o risco de em altas velocidades o seu motor não receber a ventilação necessária.
Existem lugares sobre o capô onde a pressão é baixa, o que pode então fazer com que o ar seja sugado para fora ao invés de ser puxado para dentro do cofre. Eu assisti um vídeo no Youtube onde um cara teve o capricho de colocar vários pedacinhos de basbante presos com fita adesiva ao capô e saiu andando com o carro para interpretar a aerodinâmica sobre o capô. Encontrou o local de baixa pressão e então instalou as aberturas. Resultado perfeito.

Falando agora da grand cherokee, muitas que eu já examinei têm uma ventoinha elétrica original lá dentro da coifa do radiador, nas dakotas com câmbio automático também tem isso. A função é ajudar na refrigeração principalmente para transito lento, onde a rotação do motor e a velocidade do carro ficam baixa e com isso a tendência de aquecer é maior. Procure por uma original, é mais adequada. Existe no mercado várias dessas que servem para adaptações. Não encontrei ainda nenhuma que presta, todas com motor fraco, hélices de pouco passo e consequentemente pouca capacidade de deslocar o ar. Entendam que instalar uma ventoinha dessas pode atrapalhar o trabalho da ventoinha principal, pois ela mesmo funcionando acaba gerando restrição para a passagem do ar que a principal está sugando !!!

Abraços a todos

zé dedão
23/10/2014, 11:20
Renato vc conseguiria achar o link do video que vc falou dos barbantinhos?
Realmente a questão da aerodinâmica interfere muito no fluxo de entrada e saída de ar.
Abs.

lacarauto
23/10/2014, 11:26
E,vou construir um tunel aerodinamico p testar...

Renato Fraga
23/10/2014, 12:46
Não precisa de um tunel de vento para testar, apenas usar a criatividade e inteligencia, já basta !!!





Encontrei alguns vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=iS6_Tqo7C6o

https://www.youtube.com/watch?v=ihCFHSZHe1A

https://www.youtube.com/watch?v=lBx9PyYooUE

https://www.youtube.com/watch?v=yo1hboEl6Qg

DIB
23/10/2014, 13:26
ehhehe gostei da ideia do tunel

lacarauto
23/10/2014, 14:17
Bacana!muito bonito mais nao vou andar a 300km por hora e nem vencer a barreira do som! Os "barbantinhos estao fora do carro mais o calor esta dentro do motor! Mesmo assim e valido! Abço.

Renato Fraga
23/10/2014, 15:30
Putz, amigo, desculpa ter invadido o seu espaço, ok???

Não precisa andar a 300km/h para sofrer os efeitos aerodinanicos, afinal em nenhum dos vídeos que eu linkei tem alguem desenvolvendo tal velocidade..

Sabendo interpretar o comportamento dos barbantes você entende o melhor lugar para fazer uma abertura.

Deve ter reparado que em alguns exemplos os barbantes ficam colados sobre a lataria e em outros eles ficam "flanando". Isso quer dizer que ali tem ar turbulento por baixa pressão. Se a abertura for criada alí, ocorre um fluxo de dentro do cofre para fora, o que então retira o calor de dentro do cofre junto com o ar. Caso contrário e a exemplo da modificação que você fez, o ar está entrando para dentro do cofre. Veja que naquele primeiro vídeo, o cara colocou um barbante na grade instalada ao centro do capô e logo ela é sugada para dentro !!!!

Agora não entendi o que você quis dizer com os barbantes estarem fora e o calor dentro. Ou você que não entendeu o que o comportamento do barbante significa???

Como meu intuito nesse fórum é aprender e também compartilhar conhecimento, fiz minha parte.


Abração a quem se interessar.

zé dedão
23/10/2014, 15:46
Valeu Renato pelos vídeos.
Realmente um fender em um local errado pode piorar. Nunca nos lembramos disso.
Por isso que já vi pessoas que gostaram do resultado e outras que não.
Obrigado.

lacarauto
23/10/2014, 16:13
Que nada! longe de mim discutir com pessoas tao cultas se tratando de cherokee! Nao tenho nivel superior,sou um simples eletricista de automovel na profissao a vinte nove anos, Tenho um jeep a apenas 17 meses! Essa ideia tive depois de muito ver outras alternativas na net e nos foruns. Se o ar entra ou sai e em q velocidade isso aconteçe nao sei! Apenas acho que mais uma abertura deve refrescar o bruto! Resumindo! Tai a ideia,espero q ajude pois essa e minha intençao,corta quem quiser!! Obrigado e desculpe se ofendi alguns dos senhores! Se precisar estou as ordens! grande abraço!!

rogerio_zx
23/10/2014, 18:35
Fala Luis, tudo beleza?

Já testou pra ver se deu certo, se a temperatura ficou mais baixa mesmo??? Depois dá o resumo aí..

Oh, eu sou do time dos que acham que cortar, adicionar ventoinha, travar viscosa e tal, só está escondendo o problema.

Mas também entendo a aflição por fazer a XJ "refrescar", é tenso ficar olhando o marcador só subindo, subindo... Também tive problema de super aquecimento assim que comprei o carro, mas depois de ventoinha eletrica nova (estava com uma genérica e soprando na direção do motor pra fora), vareta no radiador (estava muito sujo), liquido de arrefecimento (estava com agua), valvula termostática (estava sem), depois disso tudo nunca mais tive problema de super aquecimento, e olha que ando no transito anda-pára, engarrafamento brabo mesmo, trabalho com o carro todo dia, e pra falar a verdade, já até esqueci do marcador de temperatura, nem olho mais pra ele rsrsrsrsrsrs.

Também entendo que quem faz trilha é válido um up-grade no sistema de arrefecimento.

lacarauto
23/10/2014, 19:52
Veja so,vou te explicar como o fiz a um colega em post anterior! Meu jeep cherokee limited 1993 na tem problema de superaquecimento! Fiz cabeçote,valvula termostatica nova,radiador limpo,aditivo na agua,cebolao na mangueira superior q aciona o eletroventilador antes do sensor original,um interruptor dentro do carro p acionar o mesmo em caso de falha do sensor,led indicando toda a vez q o eletro liga,polia viscosa ok! ufa!! Os cortes que fiz foram no intuito de que o deslocamento do ar dentro do motor provido do acionamento das ventoinhas tanto como pelo deslocamento do veiculo tenham outra opçao de saida alem da embaixo do motor! Como expliquei a pouco a outro colega,nao sou engenheiro,tenho so o segundo grau. Se o que fiz faz resultado n sei,ainda n testei. Na minha opiniao isso vai diminuir o calor que atinge outros componentes como conectores e outras peças em volta do motor q sofrem desgaste rapido! Os colegas do forum nao me conhecem mais voce sim! Sabe que vou fundo mexo em tudo dela! Espero q de certo,mais a frente posto os resultados aki! abço.

zé dedão
24/10/2014, 15:01
Luis, tudo bem?
Só quem já sofreu com aquecimento na XJ sabe o que é viver no Rio de Janeiro, engarrafado no elevado Paulo de Frontin e ver a temperatura subindo. Dá vontade de pegar TODAS as caixas dos vendedores de água e jogar o gelo dentro do cofre.
Poste suas impressões sobre a adaptação, pois se houver diminuição da temperatura, esta é uma adaptação muito mais discreta que os vents no caput.
Você já pegou alguma chuva após esta adaptação?
Entrou água?
Como fica a elétrica? Tem algum problema?
Abraços.
Fred

lacarauto
24/10/2014, 16:39
Luis, tudo bem?
Só quem já sofreu com aquecimento na XJ sabe o que é viver no Rio de Janeiro, engarrafado no elevado Paulo de Frontin e ver a temperatura subindo. Dá vontade de pegar TODAS as caixas dos vendedores de água e jogar o gelo dentro do cofre.
Poste suas impressões sobre a adaptação, pois se houver diminuição da temperatura, esta é uma adaptação muito mais discreta que os vents no caput.
Você já pegou alguma chuva após esta adaptação?
Entrou água?
Como fica a elétrica? Tem algum problema?
Abraços.
Fred
Boa tarde! vamos por partes! Na verdade ainda nao testei,fiz o corte na segunda e hoje q vou andar com o carro! Mas como vou sair a noite n vai surtir muita diferença! A cuva nao infleuncia pois os corte sao dentro do cofre do motor e a uma altura q a agua q cai pela grade nao vai p dentro do motor. Nada influencia na parte eletrica! Estou em duvida se faço um corte na outra parte superior do tunel q e fechada e a grade n tem furos! Vou olhar com calma e se resolver cortar ou nao eu aviso! Esse recursso e mais pra facilitar a circulaçao de ar dentro do motor! Imagine duas ventoinhas ligadas jogando ar quente em um motor muito quente e quase sem saida de ar! Cria uma estufa la dentro! Por isso fiz os cortes,pra facilitar essa circulaçao principalmente no verao e transito do rio de janeiro. Abço.

zé dedão
25/10/2014, 07:15
Blz. Abraços. Depois se puder posta fotos da ventoinha dk óleo instalada. Obrigado

lacarauto
25/10/2014, 18:26
Boa tarde,aproveitando que o movimento na oficina foi fraco resolvi dar continuidade aos cortes que fiz. Acabei fazendo um corte menor do lado direito mais para o centro pois vcs verao nas fotos q existe no tunel uma janela ressaltada por onde entra o ar do ventilador interno,fiz tambem alguns furos na grade com uma pequena broca.Esses furos sao na direçao do corte.Aproveitei e retirei o mecanismo do limpador p dar uma geral nas articulaçoes. Joguei bastante agua no tunel simulando um temporal e nao entrou agua p motor. Segue tambem foto do cebolao na mangueira,q aciona o eletro ventilador antes do circuito original(o circuito original nao e desativado)atraves de um rele.Encontrei na auto peças tres ceboloes q armao em temperaturas diferentes. Nao lembro os valores mais coloquei no intermediario. Meu marcador de temperatura e diferente dos modelos mais novos mais depois q coloquei esse sistema ele arma um pouco 48153848153948154048154148154248154348154548154648 1547abaixo do meio da escala,bem abaixo do sistema anterior(original) Bem estao ahi varias fotos,espero contribuir de alguma forma p melhorar o arrefecimento do motor e seus componentes. E vamos nos preparar porque o verao ta chegando!!! Abços.

zé dedão
29/10/2014, 12:22
Serviço muito bem feito. Acabamento com borracba ficou muito bom.
Abs

lacarauto
29/10/2014, 19:31
Serviço muito bem feito. Acabamento com borracba ficou muito bom.
Abs

Obrigado,isso deve ajudar na circulaçao do ar no cofre do motor! Seria bom se desse p colocar umas entradas laterais como a dos land rovers modernos! Acho bonitas aquelas grades laterais!!

Sinuhe
29/10/2014, 20:59
Amigos a ZJ 5.9 LX tem as aberturas no capô.....

lacarauto
29/10/2014, 21:15
Amigos a ZJ 5.9 LX tem as aberturas no capô.....

Olha,se esse modelo tem,manda foto porque nao achei nenhuma com essa entrada na net!!
Na verdade so nao corto o caput p colocar porque nao quero fugir muito da originalidade do carro! Nao sei o dia de amanha,pode ser q tenha q vender e talvez desvalorize se eu colocar!!
Mais confesso q vontade eu tenho!
Acho bonito da l200,um so no caput.

zé dedão
29/10/2014, 21:58
https://lh4.googleusercontent.com/proxy/WpkKDdHBoX-jxhe2uuMydf7S4QbBk2hZfqwiL36rgqUGXMxM0iV2qf786f14l V1ByVSVLiMUvealK8FEeAgosNksMZaSc9Ocn8Bpzu5a-ipXrhO7Hi2OP8tk=w512-h384-nc

Essas entradas são originais. Tinha um vizinho que possuia uma cinza chumbo. Coisa mais linda.

lacarauto
29/10/2014, 22:07
https://lh4.googleusercontent.com/proxy/WpkKDdHBoX-jxhe2uuMydf7S4QbBk2hZfqwiL36rgqUGXMxM0iV2qf786f14l V1ByVSVLiMUvealK8FEeAgosNksMZaSc9Ocn8Bpzu5a-ipXrhO7Hi2OP8tk=w512-h384-nc

Essas entradas são originais. Tinha um vizinho que possuia uma cinza chumbo. Coisa mais linda.

E,essa da foto e muito bonita!
As entradas sao bem discretas!!

lacarauto
29/10/2014, 22:12
Amanha vou aos correis buscar a corrente da caixa de transferencia,a receita taxou mais mesmo assim e mais barato q comprar aki. O kit master tambem foi taxado! Acho q rf ta de olho em mim! Ja importei muita coisa!!

DIB
30/10/2014, 09:23
lacarauto, quanto ficou a corrente da CT, importada e taxada?

Erg-Bsb
30/10/2014, 09:43
lacarauto, sua CT é a NP242? Aonde acho o master kit? Qual é a marca dos rolamentos e da corrente?

rogerio_zx
30/10/2014, 12:14
Amanha vou aos correis buscar a corrente da caixa de transferencia,a receita taxou mais mesmo assim e mais barato q comprar aki. O kit master tambem foi taxado! Acho q rf ta de olho em mim! Ja importei muita coisa!!
Fala luiz, tudo beleza?
não, a RFB não tá de olho só em vc não, é em 100% das importações, tudo é taxado. Afinal, é uma ótima fonte de renda.

lacarauto
30/10/2014, 14:12
lacarauto, sua CT é a NP242? Aonde acho o master kit? Qual é a marca dos rolamentos e da corrente?
Vamos la,primeiro o Aw4 jeep master rebuild kit automatic transmission overhaul aw4 aisin warner 4x Us265,00 + Us80.80 frete + Dilma R$360,00 . segundo NP242 transfer case chaim new morse U$58,75 + U$57,00 frete + Dilma R$98,00. O master kit e da oregon performance trans mission e a corrente nao sei a marca. Se nao fosse a receita seria um bom preço...

Erg-Bsb
30/10/2014, 16:14
Ok, entendi errado, pensei que o master kit era tb para a CT.
Tem uma razão específica para trocar a corrente da CT?

lacarauto
30/10/2014, 19:08
Ok, entendi errado, pensei que o master kit era tb para a CT.
Tem uma razão específica para trocar a corrente da CT?
Existe um kit p caixa de transferencia q custa entre U$125,00 e U$140,00 com frete U$60,00. Esse kit consiste em juntas,o rings,e rolamentos tanto de esferas como de roletes.comprei a corrente pq vi alguns videos q mostra ela com folga,e pretendo abrir a minha pois esta estalando um pouco depois de andar algum tempo. Quando fui trocar o oleo da ct saiu menos q um litro,nao sei se danificou a bomba de oleo dela!

AlexNogueira
30/10/2014, 23:21
Vi agora o tópico... FANTÁSTICA a idéia dos barbantinhos para entender e mostrar as áreas de alta e baixa pressão aerodinâmica no carro! Resumindo: se fizer um corte no capot onde o barbante fica balançando o ar vai SAIR DO COFRE pela abertura... E se fizer onde o barbante fica parado, colado ao capot, o ar vai ENTRAR NO COFRE pela abertura feita...

Muito legal! Abraços!

biriba
26/11/2014, 16:57
Gostei da ideia da galera também.

Nunca tive problema de arrefecimento na minha, mas pretendo dar um jeito na temperatura interna do cofre. Acredito que esse calor dentro do cofre não faz bem para os cabos e sensores. Inclusive desconfio que tive 2 problemas com MAP no meu carro por causa deste calor.
Além disso, diminuindo a temperatura da admissão melhora também a performance.

Tive uma ideia uns tempos atrás que era colocar 2 turbinas de porão, tipo uns exaustores de 4 polegadas dentro do cofre, com tubo até a parde de baixo do motor. Não sei se funcionaria, mas é uma ideia sem ter que recortar o carro.

zé dedão
26/11/2014, 17:24
Puxando ar de onde e saindo onde?

biriba
26/11/2014, 18:10
Puxando ar de onde e saindo onde?


Sei que o espaço é limitado, mas pensei em colocar o exaustor perto do corta, jogando pra baixo do carro de alguma forma,

Preciso estudar melhor