PDA

Ver Versão Completa : A Importância da Velocidade Cruzeiro em Expedições



Vicente Guimaraes
20/10/2014, 11:38
Que tal R$ 1.000 no bolso agora? Seria ótimo né...

Calma não é corrente de internet... kkkk

Em viagens muito longas um dos maiores gastos do viajante será o de combustível. E economizar nisso é bem simples. O deslocamento em longas viagens tem que ser feito sem pressa. Não é um rally de competição, é um passeio para curtir a paissagem com a família e/ou amigos. Assim em primeiro lugar a segurança em segundo lugar a redução do consumo. Por isso quero falar da velocidade ideal de cruzeiro.

Antes, um pouco de ciência de botequim...

Vc sabia que a resistência do ar aumenta exponencialmente em relação à velocidade?

Ou seja, Vc está a 80Km/h e aumenta a velocidade do veículo em 20% passando para 96Km/h a resistência do ar não aumenta só 20%.... Ela quase que dobra...

Passando de 80km/h para 120Km/h a resistência do ar fica quatro vezes maior...

Se não acredita é só dar uma pesquisa no Google.

Para exemplificar. O carro comercial mais potente do mundo é o Bugatti Veyron, que tem um motor de 1.001CV. Destes 1000 cavalos... 400 são o suficiente para levar o carro até 300Km/h. Mas os engenheiros queriam bater 400km/h. Para ir de 300Km/h para 400 (E VENCER A RESISTÊNCIA DO AR) foi necessário acrescentar mais 600CV ao motor.... Imaginem isso....

Agora já imaginaram a resistência do ar em nossos veículos grandes e pouco aerodinâmicos?

Velocidade ideal de cruzeiro é aquela em seu veículo se torna mais econômico andando numa pista reta e sem tráfego. Geralmente em 5ª marcha uma velocidade cruzeiro de 80Km/h é o ideal para muitos veículos... IMPORTANTE, não estou falando de velocidade média... e sim de velocidade cruzeiro... Esta é a velocida máxima (e constante) que vc deve manter no caso de encontrar pista livre e reta.... Obviamente sua velocidade média será menor que isso (pois vc terá tráfego.. precisa parar para abastecer, se alimentar, pedágios, etc...)

A velocidade de cruzeiro pode variar de veículo para veículo... O meu peugout 307 a 70km/h faz 14km/L... se eu andar a 120Km/l cai para 9Km/L.

Manter uma velocidade ideal de cruzeiro pode gerar uma economia de 20% a 40% no consumo de combustível em relação a uma velocidade mais apressada.

Supondo um deslocamento de 15.000 Km se o consumo for de 12Km/L vc gastará cerca de R$ 3.750... se o consumo for de 9km/L terá um gasto de R$ 5.000... Um gasto adicional de R$ 1.250,00 (supondo um preço médio do combustível de R$ 3). Isso sem contar o gasto com multas e "propinas" por estar guiando acima da velocidade.


Vantagens da Velocidade de Cruzeiro

Mais segurança

Menor consumo

Menor desgaste de componentes, pneus, menor temperatura do motor (itens fundamentais numa longa viagem)

Menos estresse durante a viagem (dirigir apressado é muito estressante, ir passeando e olhando a paissagem é relaxante)

Possibilidade de curtir a viagem e a paissagem (em alguns trechos das minhas viagens a paisagem era tão linda que eu queria ir o mais devagar possível para curtir aquele momento)

Digaum
20/10/2014, 13:12
Bacana este post!

Minha contribuição: um dado importante, é a economia de combustível usando o ar-condicionado ao invés das janelas abertas em velocidades acima de 80km/h. Segundo pesquisas, dependendo do tamanho do veículo e seu arrasto aerodinâmico a economia pode variar de 8% (SAE) (https://www.despachante.com/blog/carro/o-que-gasta-mais-combustivel-ar-condicionado-ligado-ou-janela-aberta/) a 50% (Veja (http://veja.abril.com.br/240210/da-reduzir-custos-p-100.shtml)).

Claro, isto precisa ser averiguado, pois é medido em carros originais. Nos nossos, não sei dizer se a economia existiria e em qual grau.

Vicente Guimaraes
20/10/2014, 14:33
Valeu Digaum


Minha contribuição: um dado importante, é a economia de combustível usando o ar-condicionado ao invés das janelas abertas em velocidades acima de 80km/h. Segundo pesquisas, dependendo do tamanho do veículo e seu arrasto aerodinâmico a economia pode variar de 8% (SAE) (https://www.despachante.com/blog/carro/o-que-gasta-mais-combustivel-ar-condicionado-ligado-ou-janela-aberta/) a 50% (Veja (http://veja.abril.com.br/240210/da-reduzir-custos-p-100.shtml)).

Claro, isto precisa ser averiguado, pois é medido em carros originais. Nos nossos, não sei dizer se a economia existiria e em qual grau.

Isso é verdade mesmo... acima de 60Km/h é mais econômico andar de janelas fechadas e ar condicionado ligado. Por que reduz muito o arrasto aerodinâmico.

Outro item que aumenta muito o consumo é o bagageiro. Um bagageiro lotado é um baita "freio" aerodinâmico. O ideal é colocar tudo dentro do veículo ou na porta traseira (estepe e galões reserva na porta por exemplo). O meu engesa foi projetado para levar até dois pneus estepe e um galão de 30 litros na porta traseira. O Bagageiro será também removível.

titanium
20/10/2014, 14:46
Valeu Digaum



Isso é verdade mesmo... acima de 60Km/h é mais econômico andar de janelas fechadas e ar condicionado ligado. Por que reduz muito o arrasto aerodinâmico.

Outro item que aumenta muito o consumo é o bagageiro. Um bagageiro lotado é um baita "freio" aerodinâmico. O ideal é colocar tudo dentro do veículo ou na porta traseira (estepe e galões reserva na porta por exemplo). O meu engesa foi projetado para levar até dois pneus estepe e um galão de 30 litros na porta traseira. O Bagageiro será também removível.


Vicente, ótimo Post!

Mesmo (excelente!) nível dos seus outros posts relacionados a expedições.

Vale ressaltar que muitas pessoas não dispõem de tanto tempo para viajar e Mesmo assim Querem muito, no seu tempo disponível, conhecer vários locais.

Manter velocidades máximas de cruzeiro de 80 km/h ou manter velocidades de 120 km/h pode ser a diferença entre CONSEGUIR ou NÃO fazer uma determinada viagem...

Em relação a segurança, infelizmente a qualidade de nossas estradas não facilitam a manutenção de maiores velocidades com segurança. São animais na pista (nos volantes e os silvestres), são buracos, curvas mal sinalizadas, falta de educação dos condutores, etc.

Eu mesmo já deixei de fazer várias viagens com a Toyota na época que ela não era turbinada, relação alongada e câmbio 5m pelo simples fato de que NÃO seria possível conhecer determinada região viajando na velocidade de cruzeiro que ela mantinha antigamente... rsrsrs


Concordo com o posicionamento do seu Post, mas só queria enaltecer que infelizmente esta não é a possibilidade de todos (me incluindo aí nesta lista).


Abraços desejando ter mais tempo para viajar com mais calma!
:putz:

Vicente Guimaraes
20/10/2014, 16:19
Vicente, ótimo Post!

Mesmo (excelente!) nível dos seus outros posts relacionados a expedições.


Valeu Titanium !!! :curtir:


Vale ressaltar que muitas pessoas não dispõem de tanto tempo para viajar e Mesmo assim Querem muito, no seu tempo disponível, conhecer vários locais.

Manter velocidades máximas de cruzeiro de 80 km/h ou manter velocidades de 120 km/h pode ser a diferença entre CONSEGUIR ou NÃO fazer uma determinada viagem...


Neste ponto vc está 100 % certo... O que escrevi foi pensando numa situação ideal. De tempo, recursos e planejamento.

Infelizmente o tempo urge. Eu mesmo já fiz várias viagens com "tempo contado" ai neste caso o "tempo" torna-se um bem mais precioso que o "dinheiro" e temos que chegar rápido para fechar o circuito.

Boas viagens !

Helio_Maronka
20/10/2014, 21:14
Show o tópico! Vou fazer uma viagem um pouco mais longa agora em novembro e vou tentar aliviar o máximo o pé!
Mais segurança, mais diversão e menos consumo de combustivel!!

[]'s

kenjimkm
20/10/2014, 21:31
Boa Noite.
Eu ja fiz algumas viagens longas. Mas uma coisa que gosto de fazer e viajar a noite apesar do perigo. Sempre estando com carro revisado e tanque sempre acima da metade. A noite consigo percorrer mais pois nao tem tantos carros na estrada e tambem economizo no ar condicionado pois a temperatura e mais amena. Outra coisa a ser levada em consideraçao (valida nos carros a gasolina com injecao eletronica) e aproveitar bem o cutoff do motor nas descidas pois se vc tira o pe a injeçao deixa de injetar combustivel na camara de combustao. Nos carros a diesel o conceito e diferente e estou tendo que reaprender a dirigir rsrsr

sandro_ventania
21/10/2014, 00:29
Vicente, ótimo Post!

Mesmo (excelente!) nível dos seus outros posts relacionados a expedições.

Vale ressaltar que muitas pessoas não dispõem de tanto tempo para viajar e Mesmo assim Querem muito, no seu tempo disponível, conhecer vários locais.

Manter velocidades máximas de cruzeiro de 80 km/h ou manter velocidades de 120 km/h pode ser a diferença entre CONSEGUIR ou NÃO fazer uma determinada viagem...

Em relação a segurança, infelizmente a qualidade de nossas estradas não facilitam a manutenção de maiores velocidades com segurança. São animais na pista (nos volantes e os silvestres), são buracos, curvas mal sinalizadas, falta de educação dos condutores, etc.

Eu mesmo já deixei de fazer várias viagens com a Toyota na época que ela não era turbinada, relação alongada e câmbio 5m pelo simples fato de que NÃO seria possível conhecer determinada região viajando na velocidade de cruzeiro que ela mantinha antigamente... rsrsrs


Concordo com o posicionamento do seu Post, mas só queria enaltecer que infelizmente esta não é a possibilidade de todos (me incluindo aí nesta lista).


Abraços desejando ter mais tempo para viajar com mais calma!
:putz:


Titanium...na verdade, aumentar muito a velocidade de cruzeiro, pouco muda a velocidade média...voce pega aquele retão e anda a 120km/h ou mais...arrisca a vida, consume combustivel, desgasta o carro e no final das contas verá que só conseguiu chegar 30 minutos antes...pois a velocidade média muda pouco.
Se fosse possivel dirigir por horas a fio, a 140km/h, tudo bem, faria uma boa diferença, mas no Brasil e em muitos outros lugares não existem estradas para isso.
Isso é o que eu tenho observado.

RodrigoSoracco
21/10/2014, 07:42
Bom, eu fiz uma experiência muito boa com a Blazer. Comprei um scanner OBDII bluetooth, pequenino, fica conectado na tomada interna de diagnóstico da injeção eletrônica, e ligado no smartphone. Com ele consigo ter o consumo instantâneo do motor, e vejo a Blazer com seu motor de 180 cv e mais de duas toneladas de peso conseguir 12,5 km/l na gasolina! Claro, isso andando a 80 km/h fixos em estrada plana. Aumentando para 100 km/h, já vai para uns 9 ou 8 km/l. Pisou um pouquinho mais pra ultrapassar alguém, ou diminuiu pra ficar atrás de um caminhão e precisou retomar a velocidade, o consumo já despenca pra 6 km/l ou menos.

Então, tudo é questão de reaprender a dirigir. Não fazer arrancadas com pé no fundo, aproximar-se e ultrapassar veículos em velocidades moderadas, usar a marcha correta em subidas e retomadas, e como o Vicente falou, manter uma velocidade de cruzeiro tranquila.

Outra ferramenta essencial pra acalmar os nervos: GPS. Pegou a estrada? Liga o aparelho, traça a rota e vê o tempo estimado de chegada. Sabendo o horário certo em que vai estar no destino, não há necessidade de se preocupar com a velocidade, e dá pra calcular aquelas paradinhas para o café e esticar as pernas.

Ricardo S. Souza
21/10/2014, 11:23
Minha experiência com velocidade é:
Mantenho uma velocidade de cruzeiro de 90-100 km/h e sempre vejo muitos carros passando a 120, 130, 140 km/h, mas o interessante é que observo muitos carros passando por mim várias vezes num trecho de deslocamento (o mesmo carro).
A conclusão que eu chego é que mesmo viajando a uma velocidade bem maior que a minha, eles fazem um trecho praticamente no mesmo tempo que eu, por pararem muito.
E acho que isto também está relacionado com as altas velocidades, pois pelo menos eu, quando ando muito rápido fico muito tenso e me canso muito mais, tornando necessárias paradas mais frequentes para dar uma aliviada.

titanium
21/10/2014, 16:33
Titanium...na verdade, aumentar muito a velocidade de cruzeiro, pouco muda a velocidade média...voce pega aquele retão e anda a 120km/h ou mais...arrisca a vida, consume combustivel, desgasta o carro e no final das contas verá que só conseguiu chegar 30 minutos antes...pois a velocidade média muda pouco.
Se fosse possivel dirigir por horas a fio, a 140km/h, tudo bem, faria uma boa diferença, mas no Brasil e em muitos outros lugares não existem estradas para isso.
Isso é o que eu tenho observado.

Fala Sandro!! Tudo bem contigo meu caro!?

A velocidade média é, como o nome diz, a média da velocidade mantida num percurso... ehehehe.. e sei que você sabe disso!
Mas Se formos pensar que andar a 120 km/h por 1 hora, a diferença será mínima.. isso é verdade e você tem toda razão!
:D

No entanto, picos de velocidade de 80 km/h também não significa que essa será a velocidade média.

Continuando o raciocínio, se pensarmos que andando no máximo a 120 km/h (que É Uma velocidade segura - lembrando que segurança não está diretamente ligada a velocidade, mas sim a condições do veículo, da estrada, do condutor, da região, do asfalto, da sinalização da estrada, etc), conseguiremos manter médias de 100 km/h, ainda teremos uma diferença de 20 km a cada hora.

Num deslocamento de 12 horas seguidas, significa estar mais de 200 km a frente do que se estaria se estivesse com média de 80 km/h.

Como falei no post anterior EU CONCORDO que o ideal É andar mais devagar, foi exatamente isso que quis dizer e disse.
MAS a realidade de alguns infelizmente não permitem o cara andar com médias de 80 km/h e com isso andar 200 km menos.

Se num deslocamento de apenas 1 dia pode ser a diferença entre IR ou não Ir, imagine essa diferença numa expedição de 20 dias!?!?

repito: não é o ideal, mas é o que acontece comigo e com muitos outros colegas. É o crivo entre poder conhecer determinada região, ou não.

=)

Considerando que cada carro é um carro, tem viaturas que nem sentem que estão a 120 km/h.
As nossas toyotas praticamente tem isso como limite.....
no caso da minha Band a velocidade máxima dela (sem entrar na faixa vermelha de RPM) é de 145 km/h.

Mas não ando nesta velocidade... a 120 km/h está ótimo e tenho margem para ultrapassar quando necessário.

Lembrando que Segurança na Estrada NÃO É, em definitivo, apenas uma questão de Velocidade!
Tem que por nessa conta aí mais uma série de outros fatores (como já listei acima).


..


Grande VICENTE, eu captei a intenção do seu tópico e o parabenizo pelas ótimas contribuições que você faz, mesmo por que tem muita experiência com viagens, ao fórum!

Eu apenas quis compartilhar uma situação que me atrapalha bastante e tenho certeza que "atrapalha" muitos viajantes Brasil afora...

:D

E acho um ótimo tema a ser debatido!

Abraços a todos

Vicente Guimaraes
22/10/2014, 14:56
Minha experiência com velocidade é:
Mantenho uma velocidade de cruzeiro de 90-100 km/h e sempre vejo muitos carros passando a 120, 130, 140 km/h, mas o interessante é que observo muitos carros passando por mim várias vezes num trecho de deslocamento (o mesmo carro).
A conclusão que eu chego é que mesmo viajando a uma velocidade bem maior que a minha, eles fazem um trecho praticamente no mesmo tempo que eu, por pararem muito.
E acho que isto também está relacionado com as altas velocidades, pois pelo menos eu, quando ando muito rápido fico muito tenso e me canso muito mais, tornando necessárias paradas mais frequentes para dar uma aliviada.

Ricardo, ótima observação, isso também acontece comigo.... Ir mais "tranquilo" reduz o estresse e é menos cansativo, no que gera menos paradas para descansar.

Em viagens por lugares fantásticos como Atacama, Norte da Argentina, Sul do Chile, Uyuni eu acabo parando muitas vezes ... mas aí não estamos na "fase de deslocamento" e sim na "fase da diversão"... então vou devagar e ainda paro muito mesmo para tirar fotos, olhar a paisagem, fazer um picnic num lugar especial... as vezes levo todo o dia para percorrer 200Km mas no final do dia não me sinto cansado...

E pensar que muitos trechos fantásticos são percorridos por mochileiros à noite em onibus rodoviários... como por exemplo o trecho entre Salta na Argentina e San Pedro de Atacama no Chile (cerca de 300km)


Grande VICENTE, eu captei a intenção do seu tópico e o parabenizo pelas ótimas contribuições que você faz, mesmo por que tem muita experiência com viagens, ao fórum!
Eu apenas quis compartilhar uma situação que me atrapalha bastante e tenho certeza que "atrapalha" muitos viajantes Brasil afora...
:grin:
E acho um ótimo tema a ser debatido!.

Valeu titanium ! :curtir: a intenção é essa... levantar o assunto e agregar novos conhecimentos.

Ricardo S. Souza
22/10/2014, 18:18
Em viagens por lugares fantásticos como Atacama, Norte da Argentina, Sul do Chile, Uyuni eu acabo parando muitas vezes ... mas aí não estamos na "fase de deslocamento" e sim na "fase da diversão"... então vou devagar e ainda paro muito mesmo para tirar fotos, olhar a paisagem, fazer um picnic num lugar especial... as vezes levo todo o dia para percorrer 200Km mas no final do dia não me sinto cansado...


Neste caso nem se fala,ai é que vou devagar mesmo.

Miltinho
22/10/2014, 23:20
Prezado... 300km entre Salta e SPA?
Por onde?
Abç.
Ricardo, ótima observação, isso também acontece comigo.... Ir mais "tranquilo" reduz o estresse e é menos cansativo, no que gera menos paradas para descansar.

Em viagens por lugares fantásticos como Atacama, Norte da Argentina, Sul do Chile, Uyuni eu acabo parando muitas vezes ... mas aí não estamos na "fase de deslocamento" e sim na "fase da diversão"... então vou devagar e ainda paro muito mesmo para tirar fotos, olhar a paisagem, fazer um picnic num lugar especial... as vezes levo todo o dia para percorrer 200Km mas no final do dia não me sinto cansado...

E pensar que muitos trechos fantásticos são percorridos por mochileiros à noite em onibus rodoviários... como por exemplo o trecho entre Salta na Argentina e San Pedro de Atacama no Chile (cerca de 300km)



Valeu titanium ! :curtir: a intenção é essa... levantar o assunto e agregar novos conhecimentos.

RodrigoSoracco
23/10/2014, 07:46
Sou da mesma opinião. Gosto de saborear a estrada e apreciar as paisagens. Se for pra correr, não aproveito nada e ainda chego cansado no fim da viagem.


Minha experiência com velocidade é:
Mantenho uma velocidade de cruzeiro de 90-100 km/h e sempre vejo muitos carros passando a 120, 130, 140 km/h, mas o interessante é que observo muitos carros passando por mim várias vezes num trecho de deslocamento (o mesmo carro).
A conclusão que eu chego é que mesmo viajando a uma velocidade bem maior que a minha, eles fazem um trecho praticamente no mesmo tempo que eu, por pararem muito.
E acho que isto também está relacionado com as altas velocidades, pois pelo menos eu, quando ando muito rápido fico muito tenso e me canso muito mais, tornando necessárias paradas mais frequentes para dar uma aliviada.

Vicente Guimaraes
23/10/2014, 12:33
Prezado... 300km entre Salta e SPA?
Por onde?
Abç.


Fala Miltinho, realmente me equivoquei, são 500 Km aproximadamente, pela rota Salta - Purmamarca - Susques - Paso de Jama - Aduana - San Pedro de Atacama.