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Ver Versão Completa : Snorkel para tr4



PRIETO
15/10/2014, 20:28
Gostaria da ajuda de todos os amigos que possuem snorkel instalados em suas tr4. Para que postem fotos da instalaçao na parte interna do cofre do motor, visto que seria de estrema ajuda para os faça voce mesmo, como tambem para avaliar o serviço que mandamos fazer aos nossos mexanicos.
Encontrei varios topicos com depoimentos sobre a instalação. Gostaria que esses felizes proprietarios, manifestassem suas conclusoes sobre a viabilidade ou nao desta instalaçao.

FabioTr4
15/10/2014, 21:03
Olá Prieto e todos.
Cá com meus botões. Snorkel não deve ser acompanhado de outras e diversas ações de isolamento para ser "efetivo"? Manual diz 0,6m para snorkel uns 0,8m.... alguém arrisca só impedir acesso de água pelo filtro? E eletrônicos/eletricos que estão sob banco, no capô, etc? Uma vez vi TR4R capô aberto e o cuidado é outro....

Em tempo: No FaceBook, comunidade TR4 tem tutorial postado ha poucos dias....

PRIETO
17/10/2014, 19:47
Na parte do forum referente a Jeep Wills o tema snorkel foi amplamente discutido. Para jeep existe uma quantidade maior de oferta de snorkel para venda fora as varias receitas faça voce mesmo.
A conclusão unanime de todo esse debate e que se a instalação do snorkel não for bem feita, o acréscimo de tubulação e curvas no sistema de admissão acarretara um estrangulamento na alimentação de ar do veículo, causando perda de potencia e rendimento.
O correto e que o projeto fosse desenvolvido pela própria fabrica, para que nao houvesse esse problema. No meu jeep
quando conseguir voltar a monta-lo, vou instalar o snorkel e uma segunda entrada de ar no cofre do motor com uma valvula solenoide. Quando for fazer alguma travessia na agua , fecho a valvula solenoide, so vou ter entrada de ar pelo snorkel e com o mesmo comando desligo a ventuinha eletrica.

PRIETO
17/10/2014, 20:08
O isolamento da parte eletrica e a troca do carpete por um tipo de plastico ou borracha e bem trabalhoso , mas de simples soluçao.
Os respiros dos diferenciais no caso da tr4, e unanime a opiniao que os originais dao conta do recado, sendo apenas necessária a manutenção preventiva. O respiro do cambio necessita elevaçao, a t-case ainda não encontrei nada a respeito (não sei se ela respira pelo cambio ou se tem um respiro próprio), as entradas das varetas de oleo do motor e do cambio sao altas e faceis de vedar.
O que me preocupa pela posiçao do filtro de ar e a falta de espaço do cofre do motor e a instalaçao do snorkel.

Giuberto
17/10/2014, 21:09
O isolamento da parte eletrica e a troca do carpete por um tipo de plastico ou borracha e bem trabalhoso , mas de simples soluçao.
Os respiros dos diferenciais no caso da tr4, e unanime a opiniao que os originais dao conta do recado, sendo apenas necessária a manutenção preventiva. O respiro do cambio necessita elevaçao, a t-case ainda não encontrei nada a respeito (não sei se ela respira pelo cambio ou se tem um respiro próprio), as entradas das varetas de oleo do motor e do cambio sao altas e faceis de vedar.
O que me preocupa pela posiçao do filtro de ar e a falta de espaço do cofre do motor e a instalaçao do snorkel.

Não dá para encobrir os diferenciais com os respiros originais. Se encobrir de água os diferenciais, vai entrar água pra cacete. Não tem como evitar, pois quando a água encosta na carcaça do diferencial, a diferença de pressão faz com que seja sugada uma boa quantidade de ar para dentro do diferencial e ele estando submerso, o que entra, é água. A única maneira de evitar isso é comprar uma caixa de respiros e arrumar um lugar no capo pra instalar, levando todas as mangueiras (diferenciais, câmbio, t-case, tanque, etc) até lá. Se não quiser caixa, leve as mangueiras até um local do capô e ao prendê-las, dobre-as para baixo. Não leve o respiro para o snorkel, do contrário o snorkel irá sugar todo o óleo do seu diferencial, câmbio e t-case.

PRIETO
17/10/2014, 22:28
Tenho a minha tr4 apenas 2 meses e nao tive tempo de entrar em baixo dela para conferir os detalhes. Porem varios proprietarios de tr4 que participam deste forum me afirmaram que os respiros dos diferenciais possuem uma borracha como se fosse uma pequena bexiga que compensam as variaçoes de pressões mas nao a comunicação entre o ambiente interno e externo.Vou verificar e depois postos aqui.
Quanto a observação que se ligando as mangueiras dos respiros dos diferenciais e cambio ao filtro de ar o mesmo aspiraria o oleo, me pergunto o seguinte, como fica os veiculos que tem o respiro da tampa do comando de valvulas no filtro de ar (a exemplo do Opala )e para piorar o oleo a um nivel mais alto que um diferencial e muito mais fino
que o mesmo.

PRIETO
17/10/2014, 23:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/105721-respiro-cambio-automatico-tr4-projeto-troller-rs.html
De uma olhada neste topico.

PRIETO
17/10/2014, 23:09
Motor Opala Respiro - YouTube (http://youtu.be/8goKUcPWplI)
Seguindo o raciocínio os 2 respiros secariam o carter.

Giuberto
18/10/2014, 00:15
Tenho a minha tr4 apenas 2 meses e nao tive tempo de entrar em baixo dela para conferir os detalhes. Porem varios proprietarios de tr4 que participam deste forum me afirmaram que os respiros dos diferenciais possuem uma borracha como se fosse uma pequena bexiga que compensam as variaçoes de pressões mas nao a comunicação entre o ambiente interno e externo.Vou verificar e depois postos aqui.
Quanto a observação que se ligando as mangueiras dos respiros dos diferenciais e cambio ao filtro de ar o mesmo aspiraria o oleo, me pergunto o seguinte, como fica os veiculos que tem o respiro da tampa do comando de valvulas no filtro de ar (a exemplo do Opala )e para piorar o oleo a um nivel mais alto que um diferencial e muito mais fino
que o mesmo.

Prieto, a respeito dos respiros dos diferenciais:

Eu tive TR4 também, preparadinha, com snorkel, lift 2", pneus maiores e tals. Usava no dia a dia e passeios. Não elevei nenhum respiro e a única vez que atravessei um rio, atolei e entrou água em tudo. E nem era tão fundo. A água não encobriu o capô da TR4, mas fez um estrago. Entrou água e lama no tanque de combustível, câmbio, t-case, os 2 diferenciais e um pouco dentro do veículo. Tive também diversos problemas com a água no interior, devido a carpetada toda.

Eu já tinha lido comentário de um cara aqui do fórum falando isso, e achei muito engraçado, pois contraria a física o que ele diz. Nunca acreditei. E com certeza quem falou isso, nunca afundou o carro com água acima dos diferenciais. No tópico que você passou, com certeza se o usuário "marcus" fez um teste digno ele inundou os diferenciais com água.

Eu sei que a TR4 é nacional, mas dê uma pesquisada em fóruns internacionais e verá a quantidade de gente que elevou respiro de diferencial de pajero full (imagine se o diferencial da TR4 (nacional) teria um super respiro inventado pela NASA que pode ser submerso e a pajero full não?). Esse fórum aqui tem muita coisa interessante, mas tem que saber filtrar o conteúdo, não acreditar em tudo, pois tem gente que escreve muita bobagem aqui tentando engrandecer o carro que têm ou tentando denegrir o dos outros.

A respeito do respiro do motor do opala, ele não está vinculado ao projeto do motor? Pegar uma mangueira e elevar até um acessório (que nem foi fabricado pela fábrica, muito menos testado pela mesma - quando muito o snorkel é fabricado mas o respiro não é elevado ou se é, não vai originalmente até o snorkel exatamente por esse risco que expus) é uma adaptação. E essa recomendação que te passei é apenas mais uma expressa em diversos guias de preparação de 4x4. Entendo a sua dúvida, e pra incrementá-la, conheço um cara que elevou o respiro até o nível da cabeça do snorkel de um troller e nunca teve problemas. Só acho meio inútil pois, quando a água chega em determinada altura, a trabalheira de manutenção pós trilha é tamanha, que trocar óleo de direção hidráulica, 2 diferenciais, câmbio e t-case é mínima perto do que há pra fazer, e além do mais, embora a água não entre pelo respiro, uma vez que ela encubra a tampa do fluido de embreagem, freio e direção hidráulica, provavelmente ela contaminará também o óleo. O único lugar que provavelmente não entrará, é através da tampa de óleo e vareta de óleo (pode entrar também) e no reservatório de arrefecimento, devido a pressão mais alta nos mesmos. E em se tratando de veículo a gasolina, não vale a pena, pois ele vai apagar muito antes da água chegar a altura final do snorkel devido a água na bobina e velas.. E pensando bem, não acho tão trabalhoso trocar o óleo de 2 diferenciais, câmbio e t-case a ponto de correr o risco de ter o óleo sugado. Dá pra trocar tudo em 1 hora no máximo. Enfim, acho que é isso, qualquer coisa pergunta aí, depois respondo.

David Spiegel
19/10/2014, 19:48
Boa noite a todos.

É incrível a quantidade de besteira que pode ser encontrada nos foruns 4x4.
E umas delas é a respeito ao Snorkel. Tenho uma TR4 2007 e minha paixão é cruzar rios e encarar dunas não gosto de lama pois dá um trabalho danado fazer a manutenção dos freios pois tudo engripa já desmontei n vezes o sistema de pinça.
Antes de fazer estas modificações é bom consultar um meca especializado em off road honesto. É só seguir as orientações do manual que não vai ter surpresa. É comum eu perguntar aos colegas na trilha qual o angulo de ataque, angulo de saida e inclinação lateral e a resposta em 90% ou mais e sempre a mesma "não sei" e faz off road só por que tem um 4x4.
Voltando ao Snorkel e respiro de diferenciais, Concordo com nosso colega acima que não basta só colocar o SNORKEL se não preparar a parte elétrica a começar pelos faróis. Quando ao respiro dos diferenciais nada mais é que para aliviar a pressão interna eles funciona positivo já pensou o que ocorreria com o escapamento, teria que por snorkel também. Agora se quer preparar para virar submarino TR4 não é indicado primeiro que depois de certa profundidade ele boia já a Troller é diferente pois no seu piso tem ralos justamente para entrar água e não boiar e todos seus componentes elétricos tem um tratamento especial isso ele tem snorkel agora se quiser por como enfeite ate que é bonitinho. Não sou mecânico só curioso.

PRIETO
20/10/2014, 21:00
Boa noite David.
É, um dos fatores para a colocaçao do snorkel seria o estetico deixaria o carro com mais cara de jipe.
Nao pretendo transformar a tr4 em um submarino, muito pelo contrario. Uso muito pouco como carro do dia dia, pois moro proximo ao trabalho (vou a pe)e no uso off road o meu objetivo é principalmente passeios (vou pra Cananeia dia 25 e em Janeiro Atacama)e trilhas leves.
Gostaria de fazer esta adaptação 100% perfeita, nao para usa-la continuamente só em uma emergencia.Off road Estrada das Bananas - YouTube (http://youtu.be/7Nhq8xgJa5M)
Coloquei o video para demonstrar qual a minha intenção de uso. Mas vamos supor que de repente começa uma chuva forte aumentando um pouco o nivel desse rio, ou ate criando uma certa correnteza que mesmo com o nivel da agua dentro das limitaçoes do veiculo, cria uma onda ao se chocar com o mesmo. O meu objetivo seria para enfrentar essa
emergencia e nao ficar ilhado.
Não discordo da necessidade das outras modificações nem vou deixar de faze-las. O que estou tentando explicar e que só faria a instalação do snorkel se conseguir realiza-la sem ter perda nenhuma de rendimento do meu motor.

David Spiegel
20/10/2014, 23:32
Boa noite Prieto.

Só um detalhe nos vamos para Cananéia e será um prazer conhece-lo pessoalmente e trocar umas idéias.

Eu também já pensei e muito em colocar o Snorkel mais só por uma questão de estética fica bonito e chama atenção.
Certa vez foi para Castelhano numa época de muita chuva e existe uma técnica básica para atravessar aquele rio que é fazer uma meia lua para o lado esquerdo evitando assim a parte mais funda do rio mais como já não era a primeira vez cruzei em linha reta e como resultado alaguei os faróis queimando todas as lâmpadas KKK por isso eu dou a dica os faróis é o primeiro lugar a entrar água a TR4 original passa tranquilo pelos 60 cm de imersão já a Defender 90 é no máximo 50 cm. Com relação a perda de potência não tenho ideia vou da uma consultada com o meu meca mais será só depois das dunas que não vejo a hora de chegar o dia 25.

Giuberto
22/10/2014, 10:16
PRIETO, sem dúvida, numa chuva forte o snorkel seria necessário nessa situação do vídeo. Mas, tenha ciência de que após uma stiuação de dessas, caso a água atinja o nível do módulo do ABS (possui relês soldados), por exemplo, seu prejuízo será grande. E em travessias curtas assim, o snorkel é muito válido, pois dificilmente se tem problemas com bobinas, velas, alternador, etc. Sobre a instalação do snorkel, eu te recomendaria a OGZ. Não acho que haja perda de rendimento com esse snorkel, mas a instalação deve ser bem feita!

PRIETO
22/10/2014, 20:42
Agradeço as sugestoes, vou continuar minhas pesquisas.
Vou mandar mensagens para alguns floristas que possuem snorkel e convida-los a postar suas opiniões aqui.

BJ.Silveira
25/10/2014, 13:54
Os modelos de snorkel são universais ou tem um específico para cada ano da Tr4?

PRIETO
26/10/2014, 17:54
Snorkel Automotivo | Snorkel OGZ - (http://www.ogz.com.br/produtos/snorkel-automotivo-ogz/mitsubishi/)
Foi o unico que encontrei, dizem que e o melhor mas talvez o unico
Nao tem muita informaçao. Abri este topico na esperança que alguem que ja instalou posta-se algumas fotos da parte interna da instalaçao e o depoimento sobre o funcionamento do motor apos instalaçao.

PRIETO
26/10/2014, 17:59
Snorkel Mitsubishi Pajero TR4 - 4x4 Racer Acessórios Off Road (http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/produto_11733_9693_Snorkel-Mitsubishi-Pajero-TR4)
Acabei de receber esse anuncio, não diz muita coisa.

Mukas RJ
28/10/2014, 22:10
Boa noite Prieto ,


Assim como você, estava louco pra colocar o snorkel na TR4 , e pesquisei um pouco antes de colocar e cheguei na conclusão que seria o OGZ o mais indicado mesmo . Feita a pesquisa da marca fui atrás da loja e instalação . Estou morando em recife e encontrei uma loja especializada em preparação de 4x4 em joão pessoa , instalei lá com eles o meu snorkel e ficou 100% , não perdi nada de potência no carro , pelo contrário , achei ele até mais solto depois da instalação !

Instalei pelo mesmo motivo que você , estética e para poder fazer umas travessias leves com mais segurança , não sou de enfiar o carro debaixo da água não . Coloquei mais pra dar uma segurança maior ! ! ! !


boa sorte na procura do seu , depois dá uma olhada no tópico do meu carro , TR4 belinha ! ! ! ! !

JoaoFco
17/12/2014, 13:52
Entra em contato com a ogz e compra direto com eles. Depois procura uma oficina de qualidade que faça uma instalação impecável.

Abraço!

PRIETO
17/12/2014, 16:28
Vou instalar o ogz mas gostaria de umas fotinhas para fiscalizar a instalaçao , sabe como sao tome e disconfiado

lfelipeandradeo
21/03/2020, 22:55
alguém já fez essa substituição de snorkel? Tenho uma 2009 já com o K&N adaptado para funcionar na caixa da S10 e to querendo colocar um snorkel mas os de fibra estão com um valor alto.

to pensando em utilizar ou inox oi ferro galvanizado para isso. Os dois carros abaixo são referência pra isso.

alguém já fez e teve bons resultados?

Sergio c
22/03/2020, 09:36
Ja fiz em outros veículos com os canos de santo antônio de camionetes. Tem um diâmetro bom, paredes de espessura boa e tem várias curvas quase de 90 graus. E o melhor, já tem pintura epoxi e se compra com um preço bom em ferros velhos, tem sempre um monte pelos cantos.