Ver Versão Completa : quebra do eixo dianteiro
RubemJr.
14/10/2014, 13:43
Caríssimo amigos toyoteiros. Acabo de chegar de guincho em casa. depois de dois meses de puro satisfação.....uma pitadinha de tristeza com a "verdinha". Tava saindo de porto Alegre de volta a minha cidade quando paro uns 100 km depois e vejo a roda uns 10 graus de inclinação. Vou ver debaixo e vejo uma baita trinca naquela parte redonda que junta o eixo na roda (não sei o nome!). Preferi gastar no guincho a correr riscos maiores e estragar mais. Porém, não sei se é digno de reparo isso. ALguém já passou? Tenho que comprar o eixo todo? Bom, mas sabia que hora ou outra ia acontacer algo. Abraço
Foi essa peça ? Bola de Soldar na Ponta da Carcaça do Diferencial Toyota Bandeirante (http://www.tropa4x4.com.br/toyota/bandeirante/bola-de-soldar-na-ponta-da-carcaca-do-diferencial-toyota-bandeirante.html)
Abs
titanium
14/10/2014, 14:56
Olá Rubem!
Bateu foto do local da trinca?
Sua Band é que ano?
Capaz que seja o Munhão....
Se for o munhão, é possível a substituição e não é complicado...
Mas para a roda ter inclinado, capaz que tenha sido na Bola do Munhão...
É uma peça que fica soldada na ponta do tubo do eixo:
RubemJr.
14/10/2014, 15:43
Olá amigos
Vou fotografar hoje de noite e envio pra darem uma olhada.
Valeu pelas dicas.
R.
Olá Rubem!
Bateu foto do local da trinca?
Sua Band é que ano?
Capaz que seja o Munhão....
Se for o munhão, é possível a substituição e não é complicado...
Mas para a roda ter inclinado, capaz que tenha sido na Bola do Munhão...
É uma peça que fica soldada na ponta do tubo do eixo:
RubemJr.
14/10/2014, 17:06
Acabo de enviar a foto. Fui a um mecânico (o único da cidade que trabalha com band!!) e infelizmente não senti segurança! Mas...acho que vai ter que ser com ele mesmo. Ele mesmo disse que nao sabia que vendia a bola avulsa.480509
Rubem,
Não sei como a Band não caiu no chão... fizesse o certo, colocar em cima do guincho e ir em segurança pra casa.
Na hora da solda, deve ser verificado o ângulo de cáster precisamente !!
No mais é só verificar se danificou algum outro componente, rolamentos ou homocinéticas...
Abs
titanium
14/10/2014, 17:35
O que segurou a Band de pe foi o semieixo..
RogérioNunes
14/10/2014, 18:09
Já vi eixo de Band quebrar em todo lugar, menos a bola.
Serviço simples e rápido de executar tomando os devidos cuidados com a preparação da junta a ser soldada.
Como o amigo mencionou, tomar cuidado com o ângulo de cáster e se houver folga entre a nova bola e o tubo, tomar cuidado com a cambagem também.
Sergio c
14/10/2014, 18:10
Acabo de enviar a foto. Fui a um mecânico (o único da cidade que trabalha com band!!) e infelizmente não senti segurança! Mas...acho que vai ter que ser com ele mesmo. Ele mesmo disse que nao sabia que vendia a bola avulsa.480509
Há uns oito meses atrás vi uma peque fissura mais ou menos no mesmo local que a sua. Resolvi não trocar, levei no meu meca, limpamos o eixo e ele abriu um pouco mais a ranhura com um disco fino, depois soldou com a MIG, amperagem alta, um pouco de solda por dentro e pôs um pano grosso molhado em cima, diz ele que é para a têmpera. Demos uma esmerilhada, praticamente não pega no feltro do munhão e até hoje está firme lá heheheh, fiz bastante trilhas pesadas e nada de rachar.
Mas no seu caso acho melhor colocar uma nova, pois rachou demais e tb na parte de cima do munhão. Um abraço.
RubemJr.
14/10/2014, 19:14
Fband...como é que verifico o adequado ângulo de caster?
Rubem,
Não sei como a Band não caiu no chão... fizesse o certo, colocar em cima do guincho e ir em segurança pra casa.
Na hora da solda, deve ser verificado o ângulo de cáster precisamente !!
No mais é só verificar se danificou algum outro componente, rolamentos ou homocinéticas...
Abs
RubemJr.
14/10/2014, 19:15
Fala Sergio C....acha que tenho que trocar o munhão tbm?
Há uns oito meses atrás vi uma peque fissura mais ou menos no mesmo local que a sua. Resolvi não trocar, levei no meu meca, limpamos o eixo e ele abriu um pouco mais a ranhura com um disco fino, depois soldou com a MIG, amperagem alta, um pouco de solda por dentro e pôs um pano grosso molhado em cima, diz ele que é para a têmpera. Demos uma esmerilhada, praticamente não pega no feltro do munhão e até hoje está firme lá heheheh, fiz bastante trilhas pesadas e nada de rachar.
Mas no seu caso acho melhor colocar uma nova, pois rachou demais e tb na parte de cima do munhão. Um abraço.
RubemJr.
14/10/2014, 19:17
Aliás...aproveitando....vou comprar o rolamento cônico do munhão. Tem o toyota e o Koyo. O toyota é bem mais barato, mas e a quaildade? Esse toyo é muito superior assim?
Walter da Camper
14/10/2014, 20:03
Provavelmente seu mecânico vai tirar o eixo e mandar para um especialista em solda.
O ângulo de caster será medido em comparação com o outro lado do eixo na hora de soldar.
Fband...como é que verifico o adequado ângulo de caster?
RubemJr.
14/10/2014, 20:18
Valeu Walter!!!! vou ficar de olho
Provavelmente seu mecânico vai tirar o eixo e mandar para um especialista em solda.
O ângulo de caster será medido em comparação com o outro lado do eixo na hora de soldar.
Sergio c
15/10/2014, 00:27
Fala Sergio C....acha que tenho que trocar o munhão tbm?
Rubem, não precisa trocar o munhão, esse problema só forçou o semi-eixo. Só trocando esse bola da saída do eixo vai ficar ótima de novo.
Um conselho ao toyoteiros... é bom sempre passar um pano na parte de baixo dessa bola, deitar e dar uma boa olhada p ver se não está rachada, pois se quebrar em um local ruim de acesso e longe de uma oficina, o problema vai ser grande p resolver.
Já vi em trilha uma band com pneus 37 e rachou no mesmo local. Se der no dia de amanhã, tiro uma foto do meu eixo com esse bola soldada.
Walter da Camper
15/10/2014, 10:35
Bem lembrado. Se forçou o semi-eixo, é aconselhavel conferir no torno se teve empenamento.
Rubem, não precisa trocar o munhão, esse problema só forçou o semi-eixo. Só trocando esse bola da saída do eixo vai ficar ótima de novo.
....
Rubem,
O ângulo de cáster você pega como referência a outra roda. Mas é importante o serviço ser feito por alguem especializado.
A band está spoada (molas por cima do eixo) ?
Seria ideal se você conferir se houve empeno do semi-eixo, isso pode ser verificado em torno.
Entre toyota e KOYO vá de KOYO ! A KOYO foi usada na linha de montagem das bande`s !
Abraço
Rodrigo-ce
15/10/2014, 12:42
Rubem tudo bem.
Aqui no fórum tem dois relatos de quem trocou a bola do munhão
e um deles foi feito um reforço na parte de baixo entre a capa e o munhão
dê uma procurada que pode ajudar.
Boa sorte no reparo.
elmestizo
15/10/2014, 15:12
Se conseguir, pega uma carcaça velha... as bolas fabricadas hoje são de péssima qualidade!!
Sergio c
15/10/2014, 21:58
Se conseguir, pega uma carcaça velha... as bolas fabricadas hoje são de péssima qualidade!!
Elmestizo, eu preferi soldar a minha do que por essas novas, até hj tem aguentado firme, p trilhas médias e pesadas tenho um jogo de pneus 33, recape agressivo, e até hj não tive problemas mais. Não ficou a coisa mais bonita do mundo, mas reolveu o problema. Segue umas fotos, meio ruins, além de ter uma graxa ainda da recente revisão do eixo dianteiro.
RubemJr.
27/10/2014, 12:44
Caros amigos do fórum
verdinha consertada! Acabei comprando a bola nova no site da tração mania. O cara da solda foi bastante preciso no trabalho. Tudo beleza! Agora, a decepção foi o meca!!!! tudo arrumado, fiquei acompanhando as etapas finais, aproveitei pra trocar os filtros todos, óleos tudo. De cara já peguei uns duzentos quilometros e quando voltei fui dar uma lavada geral e lubrificada. Quando abaixei, vi que os parafusos daquela estrutura que suporta o feixe estavam soltos (dos quatro apenas um bem preso). Acho que corri risco. Ia hoje lá no meca pra dizer...mas acho que vou procurar outro. Mas...apertei tudo e tá rodando legal. Abraço a todos e obrigado pelas dicas.
Rodrigo-ce
27/10/2014, 13:33
Rubem que bom que ficou tudo resolvido com sua band.
Uma dica: procure aprender a fazer a manutenção da sua viatura é muito melhor que confiar em certos mecânicos.
O fórum é uma grande fonte de informações, tudo que sei aprende e continuo aprendendo por lá.
Paguei um curso no senai de mecânica de de veículos a diesel para poder reformar meu velho 314.
Dessa forma posso fazer certos reparos que surgem de vez em quanto na estrada ou na trilha.
Um abraço tudo de bom.
RubemJr.
27/10/2014, 13:59
Pois é Rodrigo-ce...estou tentando aprender mesmo. Fora que é um hobby bem legal. Mas quis acompanhar tudo pra ir vendo como se faz. Sempre recorrerei ao forum pra aprender mais. Abração
Rubem que bom que ficou tudo resolvido com sua band.
Uma dica: procure aprender a fazer a manutenção da sua viatura é muito melhor que confiar em certos mecânicos.
O fórum é uma grande fonte de informações, tudo que sei aprende e continuo aprendendo por lá.
Paguei um curso no senai de mecânica de de veículos a diesel para poder reformar meu velho 314.
Dessa forma posso fazer certos reparos que surgem de vez em quanto na estrada ou na trilha.
Um abraço tudo de bom.
Rodrigo-ce
27/10/2014, 14:19
Um outro problema que ocorre com alguns mecânicos (principalmente na cidade que moro) que cobram um fortuna
quando aparece um band para conserto e ainda fazem o serviço errado.
Já me cobraram 300k para sangrar os frei da minha.
Quando poder poste umas fotos da sua viatura, imagino que deva ser bem bacana.
A minha também é curta, pick up CS (está na reforma). Atualmente tenho juntado ferramentas p/reformá-la.
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