Ver Versão Completa : Eixo dianteiro f100
F100 corrente
13/10/2014, 23:11
Olá pessoal, estou adaptando eixo dianteiro da f1000 97 se eu não me engano. E estou tendo algumas dificuldades, uma delas são na direção, que da f100 a barra da direção fica na parte de atrás dos braço viga, e esse que comprei fica na parte da frente dos braço viga, ai que esta problema a caixa de direção fica longe do pivô da barra de direção. E outro problema é que braço viga da f100 os tamanhos são iguais e da f1000 um é comprido e outro mas curto e ai fixação não fecha nas furação. Alguém pra dar umas ideias ?
BrunoDallanora2013
14/10/2014, 00:34
Olá pessoal, estou adaptando eixo dianteiro da f1000 97 se eu não me engano. E estou tendo algumas dificuldades, uma delas são na direção, que da f100 a barra da direção fica na parte de atrás dos braço viga, e esse que comprei fica na parte da frente dos braço viga, ai que esta problema a caixa de direção fica longe do pivô da barra de direção. E outro problema é que braço viga da f100 os tamanhos são iguais e da f1000 um é comprido e outro mas curto e ai fixação não fecha nas furação. Alguém pra dar umas ideias ?
tinha que reparar o chassi das 97 e ver se tem como colocar os setor igual as mais novas com as barras na frente do eixo , eu também estava querendo fazer algo do tipo numa f1000 85 por a suspensão da 98 , mais para usar o freio das novas !
Isso vai dar uma soldaiada do cão. É de suma importância transplantar para parte da frente do chassi a chapa de fixação do setor da moderna e fazer os reforços necessários do local bem como o travamento dianteiro do chassi.
Rodrigo Baratti
14/10/2014, 17:42
Não tem muito o que fazer.
Se não me engano a braço pitman da antiga sai para trás, certo?
Se for isso tem que ver se dá para virar para a frente para continuar usando o mesma caixa, caso contrario tem que trocar a caixa pela moderna tb e instala-la alinhada com o sistema da moderna.
Outra opção é usar a frente inteira do chassi como o Zé falou, se tiver ele disponível nem pensava 2x, muito mais pratico, rápido e limpo.
Sem contar que qualquer oficina de chassi de caminhão faz o serviço.
BrunoDallanora2013
14/10/2014, 21:20
acho mais facil comprar um chassi completo da f1000 93 a 98 ,e só transplantar a cabine !
levando em conta que o suporte daponta dos tirantes não são iguais os suportes das molas não são iguais a direção ....e outros detalhes , acho melhor desistir de mexer na sua suspensão só vai te dar dor de cabeça com essas adaptação !
F100 corrente
14/10/2014, 23:33
acho mais facil comprar um chassi completo da f1000 93 a 98 ,e só transplantar a cabine !
levando em conta que o suporte daponta dos tirantes não são iguais os suportes das molas não são iguais a direção ....e outros detalhes , acho melhor desistir de mexer na sua suspensão só vai te dar dor de cabeça com essas adaptação !
Pessoal tive pensando varias possibilidades para ficar mais fácil de adaptar e que ficasse bom, e surgiu uma ideia de virar o cubo da esquerda para direita tirando o pino do braço viga, assim o braço da direção fica para traz do braço viga e utilizando a mesma caixa de direção e as pinça de freio fica para frente. Acredito que vai dar certo! Oque vocês acham?
F100 corrente
14/10/2014, 23:35
Pessoal tive pensando varias possibilidades para ficar mais fácil de adaptar e que ficasse bom, e surgiu uma ideia de virar o cubo da esquerda para direita tirando o pino do braço viga, assim o braço da direção fica para traz do braço viga e utilizando a mesma caixa de direção e as pinça de freio fica para frente. Acredito que vai dar certo! Oque vocês acham?
BrunoDallanora2013
15/10/2014, 00:25
coloca fotos !
robson010203
15/10/2014, 17:59
Pessoal tive pensando varias possibilidades para ficar mais fácil de adaptar e que ficasse bom, e surgiu uma ideia de virar o cubo da esquerda para direita tirando o pino do braço viga, assim o braço da direção fica para traz do braço viga e utilizando a mesma caixa de direção e as pinça de freio fica para frente. Acredito que vai dar certo! Oque vocês acham?
Não tenho total conhecimento desse sistema mas acho que se fizer isso vai inverter os ângulos de "caster" da suspensão, a f100 vai ficar indirigível, o mais certo seria refazer os pontos de ancoragem dos braços e da caixa de direção de acordo com o sistema da f1000, dá mais trabalho mas fica melhor.
O Robson falou uma coisa muito importante, JAMAIS inverta os braços do "twin i beam", pois vais alterar o caster que ficará ao contrário e a camionete além de não dar geometria se tornará indirigível e perigosa em curvas onde tenderá a "engolir" a roda que estiver por fora.
F100 corrente
15/10/2014, 23:04
Então estou com um grande problema, para manter o mesmo sistema da f1000 não vou ter espaço para fixação da caixa da direção, porque o suporte do motor fica bem no local onde prende a caixa de direção e outra duvida funciona bem esse braço viga um curto e outro comprido
Rodrigo Baratti
16/10/2014, 09:25
Então estou com um grande problema, para manter o mesmo sistema da f1000 não vou ter espaço para fixação da caixa da direção, porque o suporte do motor fica bem no local onde prende a caixa de direção e outra duvida funciona bem esse braço viga um curto e outro comprido
Bate um foto desse chassi que fica mais fácil palpitar.
Funciona bem sim, mas não é a unica maneira de fazer.
[]'s
Edintruder
16/10/2014, 20:49
Troca as mangas de eixo da direita para esquerda sim. A inversão ficará por conta apenas da pinça de freio ficar atrás do disco e os suportes dos terminais de direção ficarão para trás. Os ângulos se dão direto nos braços oscilantes (balanças), e não pelas mangas de eixo.
Solta dos pivôs e inverte elas. Não terás problema algum. Outra tentativa seria usar as mangas de eixo da F100, mas eu não sei o motivo da troca, dessa forma o ideal é fazer isso mesmo que sugerisses.
Esse sistema de suspensão é muito simples e não tem nenhum mistério para ajustar.
Quanto a tentativa de colocar o setor na frente, podes usar o setor original modificando apenas a coluna de direção, porém se tiveres que comprar um setor novo, compra o setor e pitmann da F250 que custa metade do valor de um setor de F1000. Terás apenas que fazer o fechamento do chassis na frente do motor e fazer a furação nova para o setor. Não tem nenhuma dificuldade nisso.
F100 corrente
17/10/2014, 23:19
Vou colocar umas fotos para gente discutir o problema.
F100 corrente
17/10/2014, 23:41
Troca as mangas de eixo da direita para esquerda sim. A inversão ficará por conta apenas da pinça de freio ficar atrás do disco e os suportes dos terminais de direção ficarão para trás. Os ângulos se dão direto nos braços oscilantes (balanças), e não pelas mangas de eixo.
Solta dos pivôs e inverte elas. Não terás problema algum. Outra tentativa seria usar as mangas de eixo da F100, mas eu não sei o motivo da troca, dessa forma o ideal é fazer isso mesmo que sugerisses.
Esse sistema de suspensão é muito simples e não tem nenhum mistério para ajustar.
Quanto a tentativa de colocar o setor na frente, podes usar o setor original modificando apenas a coluna de direção, porém se tiveres que comprar um setor novo, compra o setor e pitmann da F250 que custa metade do valor de um setor de F1000. Terás apenas que fazer o fechamento do chassis na frente do motor e fazer a furação nova para o setor. Não tem nenhuma dificuldade nisso.
Obrigado pelas dicas, a primeira tentativa sera a troca das mangas de eixo, a segunda opção seria o ideal e oque eu mais quero fazer, mas o problema e que não tenho muitos espaço, lugar onde vai caixa de direção está o suporte do motor 608, mas futuramente quero trocar e colocar um motor 6 cilindro da F250, esse é um dos motivos da troca do eixo e também por ser freio a disco.
Edintruder
18/10/2014, 23:51
Pra usar esse motor om314 tens que colocar diferencial longo e turbinar o motor, senão dificilmente passará de 100km/h.
sallespickup
19/10/2014, 17:27
inverter não da pois se as pinças ficarem pra traz não tera esterce, o negocio é que vc quer as pinças duplas pra melhorar o freio, então o mais facil de tudo é inventar um suporte e colocar o cavalete e as pinças na suspenção da F100 mesmo, pois mexer em caixa de direção, ja que as F antigas não tem reforço nenhum na frente vai ser um arrependimento só, pra quem não conseguiu visualizar, as F antigas a caixa é por traz da suspenção bem perto do pé do motorista, e da F moderna na ponta do chassi como nas F250 e D20
BrunoDallanora2013
19/10/2014, 20:45
inverter não da pois se as pinças ficarem pra traz não tera esterce, o negocio é que vc quer as pinças duplas pra melhorar o freio, então o mais facil de tudo é inventar um suporte e colocar o cavalete e as pinças na suspenção da F100 mesmo, pois mexer em caixa de direção, ja que as F antigas não tem reforço nenhum na frente vai ser um arrependimento só, pra quem não conseguiu visualizar, as F antigas a caixa é por traz da suspenção bem perto do pé do motorista, e da F moderna na ponta do chassi como nas F250 e D20
concordo contigo ! acho que ele não devia mexer vai dar muita dor de cabeça , para ter um resultado se muita vantagem o eixo da f100 ja é bom . outras opção mais fáceis é recortar a frente de um chassi de uma mais nova e soldar , ou trocar toda carroceria para um chassi das 93 em diante !
F100 corrente
19/10/2014, 21:48
concordo contigo ! acho que ele não devia mexer vai dar muita dor de cabeça , para ter um resultado se muita vantagem o eixo da f100 ja é bom . outras opção mais fáceis é recortar a frente de um chassi de uma mais nova e soldar , ou trocar toda carroceria para um chassi das 93 em diante !
Colega não da pra corta chassi da parte dianteira de uma F mais nova e colocar em outro chassi, na dianteira vem numeração de chassi, ai que complica tudo!
F100 corrente
19/10/2014, 21:52
Pra usar esse motor om314 tens que colocar diferencial longo e turbinar o motor, senão dificilmente passará de 100km/h.
Tem uns kit de turbina e intercoller, diz que fica bom?
BrunoDallanora2013
19/10/2014, 22:39
Colega não da pra corta chassi da parte dianteira de uma F mais nova e colocar em outro chassi, na dianteira vem numeração de chassi, ai que complica tudo!
a é tem isso ! mas um chasi completo da mais nova e colocar a cabine das antigas acho que daria ! sai mais caro mas acho que ficaria bom !
Edintruder
20/10/2014, 08:20
Fica bom sim. O 314 é um motor de baixo rpm, então para melhorar tens que alongar a transmissão. MEsmo turbinado ele não anda igual a um 229, mas pode andar perto do 229.
O 314 turbinado ficará melhor que o 229 aspirado.
F100 corrente
20/10/2014, 23:12
Fica bom sim. O 314 é um motor de baixo rpm, então para melhorar tens que alongar a transmissão. MEsmo turbinado ele não anda igual a um 229, mas pode andar perto do 229.
O 314 turbinado ficará melhor que o 229 aspirado.
Caramba não sabia que ficava tão bom assim, só que futuramente estou com ideia de colocar um motor 6 cilindro da F250 e caixa e diferencial.
Andei pesquisando mecânica completa da F250, aqui na minha cidade valor fica 11 mil será que vale apena ou é bucha?
F100 corrente
20/10/2014, 23:26
a é tem isso ! mas um chasi completo da mais nova e colocar a cabine das antigas acho que daria ! sai mais caro mas acho que ficaria bom !
Eu acredito que da, só o documento tem que ser do chassi
BrunoDallanora2013
20/10/2014, 23:54
Caramba não sabia que ficava tão bom assim, só que futuramente estou com ideia de colocar um motor 6 cilindro da F250 e caixa e diferencial.
Andei pesquisando mecânica completa da F250, aqui na minha cidade valor fica 11 mil será que vale apena ou é bucha?
eu vi de perto um de conhecido que colocou o 6 cil do 229 ! não cheguei a andar com ele para ver como anda , mas ficou bem pesada a frente da camioneta !
a o 6 cil da f250 seria bom outra opção que eu adoraria por é o ford 4.4 turbo ! o mesmo que vem no trator ford ! saiu no f4000 .
Diante das postagens do F100 corrente, vou declinar das minhas sugestões anteriores. Eu procuraria por uma F250 acidentada e compraria o chassi completo com mecanica e tudo instalando a lataria da F100 sobre tal chassi. Haveria um mínimo de adaptações e a mecanica não seria "hibrida". Fica aí a sugestão de acordo com o caminho e a evolução das idéias. Tenho certeza que será bem mais vantajoso inclusive financeiramente sem dores de cabeça com enjambrações. Ford abraço.
F100 corrente
23/10/2014, 20:28
Diante das postagens do F100 corrente, vou declinar das minhas sugestões anteriores. Eu procuraria por uma F250 acidentada e compraria o chassi completo com mecanica e tudo instalando a lataria da F100 sobre tal chassi. Haveria um mínimo de adaptações e a mecanica não seria "hibrida". Fica aí a sugestão de acordo com o caminho e a evolução das idéias. Tenho certeza que será bem mais vantajoso inclusive financeiramente sem dores de cabeça com enjambrações. Ford abraço.
Olá Zé, sim eu concordo contigo, ficaria mais facil,mais já tenho f100 e ta documentada.
Valeu
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