PDA

Ver Versão Completa : Engesa com Q20B TB aquecendo em alta



Godoy63
12/10/2014, 23:18
Olá amigos do fórum, sou novo por aqui, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um problema de aquecimento em meu Engesa F1 que esta equipado com um motor Q20B Turbinado com 20.000 km o qual quando passo dos 80km a temperatura sobe onde se não tirar o pé chega a ferver. Em marcha lenta, no trânsito e em baixa velocidade a temperatura permanece em 80 graus.Meu radiador já está com a caixa de maior capacidade, retirei a válvula termostatica, e por garantia revisei o radiador, infelizmente sem sucesso, me disseram que pode ser cabeçote, porém ele está pegando bem , com força e não baixa água, será q pode ser isso??
Agradeço a ajuda. Abraços!!!

JOÃO R.
12/10/2014, 23:57
Relação muito reduzida?? Qual a relação que você usa?? E o tamanho dos pneus??
No mais, volte com a válvula termostatica... Você pega frio em sp, e não é ela que coloca o motor pra esquentar assim...

Godoy63
14/10/2014, 20:59
Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura.
Com relação a estar pegando no frio, realmente nas temperaturas baixas o motor chega a virar umas 8 vezes para pegar creio que é em função de meu motor não possuir vela aquecedora, graças a uma bateria de gel que coloquei consigo não ficar sem partida, porém no verão e bater e pegar. Vc acredita que voltando a válvula termostática poderia me ajudar no sintoma de aquecimento?? Abç Godoy!!

guilhermeabreu
15/10/2014, 08:59
Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura.
Com relação a estar pegando no frio, realmente nas temperaturas baixas o motor chega a virar umas 8 vezes para pegar creio que é em função de meu motor não possuir vela aquecedora, graças a uma bateria de gel que coloquei consigo não ficar sem partida, porém no verão e bater e pegar. Vc acredita que voltando a válvula termostática poderia me ajudar no sintoma de aquecimento?? Abç Godoy!!

GODOY63

A válvula termostática é para o seu motor não trabalhar frio demais , foi feita para o motor trabalhar na temperatura recomendada pelo fabricante se vc retirar a válvula termostática seu motor irá trabalhar mais frio do que deve , MAS NO SEU CASO o seu motor esta aquecendo acima dos 80 /h , isto é outro problema . Vc recolocar a válvula termostática não vai fazer seu motor trabalhar mais frio e nem mais quente do que deve, vai fazer ele trabalhar na temperatura certa e se ele esta aquecendo em alta é outro problema que tem que ser resolvido , MAS VC TEM QUE COLOCAR A VÁLVULA TERMOSTÁTICA NO LUGAR .

O seu carro sempre foi assim aquecendo acima dos 80 ???? Ou só agora que apresentou este problema , tive problema de aquecimento em alta com meu ENGESA com o MWM 2.8 E SÓ RESOLVI ESTE PROBLEMA colocando um radiador de MAIOR ÁREA DE TROCA , ou seja não adiantou eu trocar a colméia com outra de maior capacidade de água , SÓ RESOLVI QDO TROQUEI O RADIADOR POR OUTRO MAIOR EM ÁREA .

Sugiro a vc a trocar seu radiador por outro maior como o do ÔMEGA 4.1 com ar , mas neste caso vc terá que elevar a carroceria em 8cm e mudar a caixa da direção pela da S-10 senão este radiador não vai caber , falei isto aqui e vários amigos fizeram isto e resolveu o problema de aquecimento am alto giro .

Eduardo Velo
15/10/2014, 10:43
Godoy , seria possível colocar mais dados pra gente analisar ??
Se está com giro alto a 80 km/h por exemplo ... Esse motor é excelente ,mas com giro acima do normal ele aquece passa a expelir óleo pelos retentores do volante e da ventoinha .
Verifica a relação que está usando para poder fazer uma avaliação melhor do uso , como já disse o João , se estiver reduzida vai esforçar muito esse motor com pneus 35" ...

abs ...

guilhermeabreu
15/10/2014, 12:23
GODOY63

Como o EDU VELO falou tem muito poucos dados para fazer uma melhor avaliação do que esta ocorrendo , tem que pasar estas informações para podermos ter uma mlhor opção de solução do problema .

Falei do radiador , mas este motor normalmente ele esquenta muito pouco , ele produz muito pouco calor , normalmente com o radiador original do ENGESA resolve bem a refrigeração , deve ter alguma cisa de erado por aí como a relação do diferencial como estão falando .


Vc tem que falar com qtos RPM fica o motor a 90km/h , com isto saberemos se ele esta com relação curta demais ou não , nem precisa abrir o diferencial para saber se esta com relação curta demais ou não , só pleo giro do motor a 90km/h ou a 100km/h .

RogérioNunes
15/10/2014, 16:21
Godoy, mesmo tirando a termostática ele mantém os 80 graus?
Aconteceu algum problema antes de começar a aquecer como falta d'água, correia,hélice?
Se antes não aquecia então não tem porque trocar radiador.
Como está o estado da polia da bomba d'água e correia?
Já revisou a bomba d'água? Rotor desgastado ou folgado no eixo pode provocar aquecimento por falta de circulação.
No meu entendimento relação curta não faz aquecer além do normal, pelo contrário, o que faz aquecer é relação muito longa sob carga.
Manda mais informação.

Walter da Camper
15/10/2014, 17:02
Não sei como é no Q20B, mas muitos motores que tem válvula termostática, a atuação da válvula, além de abrir a passagem de água para o motor, tapa uma entrada que fica abaixo dela evitando que a água quente recircule dentro do motor (by pass do radiador). Sem a válvula, uma parte da água vai para o radiador e outra parte entra pelo by-pass e volta para o motor sem ser refrigerada.

Fora isso, o mais provável é o que o Rogério disse: rotor da bomba dágua corroido (metal) ou patinando no próprio eixo (plástico).

Godoy63
15/10/2014, 21:39
Amigos, vou levantar melhor os dados conforme suas sugestões e lhes informo, neste final de semana vou tirar a tampa do diferencial e ver a minha relação, atentar ao giro nas velocidade, providenciar a válvula original e por garantia dar uma atenção ao radiador apesar de já ter feito esta verificação a pouco tempo, de qualquer forma falando com um amigo que conhece bem o Q20B, ele confirmou tudo o que vcs disseram sobre a válvula e a grande possibilidade da relação. Comecei fazer um "remember" do problema e uma coisa me chamou a atenção, pode ser uma conhecidencia pelo que me lembro este problema se agravou depois que troquei minha reduzida original pela da toyota 5m a uns 2 anos atrás, com o mesmo cambio original Clark.
Vcs tem conhecimento se com a troca pela reduzida toyota pode ter havido uma alteração significativa de relação que pode ter agravado o problema?? Observo que andando, não senti diferença significativa.
Um grande abraço a todos e agradeço a atenção!!
Voltamos a nos falar!!

Walter da Camper
16/10/2014, 10:38
A transferência de Toyota, em modo normal, tem relação 1:1, a mesma da cx original Engesa.
Para saber se o problema está relacionado à transmissão (o que é pouco provável), teria que instalar um conta-giros, ou fazer as contas da rotação do motor à velocidade de cruzeiro, caso tenha todas as informações (principalmente a relação de diferencial).
Pesquise no forum que tem diversas planilhas para esse cálculo.

Godoy63
16/10/2014, 22:22
A transferência de Toyota, em modo normal, tem relação 1:1, a mesma da cx original Engesa.
Para saber se o problema está relacionado à transmissão (o que é pouco provável), teria que instalar um conta-giros, ou fazer as contas da rotação do motor à velocidade de cruzeiro, caso tenha todas as informações (principalmente a relação de diferencial).
Pesquise no forum que tem diversas planilhas para esse cálculo.

Walter, estarei fazendo a leitura do meu conta giros em velocidade de cruzeiro, como também minha relação de diferencial e passo as informações para os companheiros poderem me ajudar com mais informações, por hora agradeço a atenção de todos. Abraços!!!

sallespickup
19/10/2014, 17:42
Q20B costuma trabalhar é frio, não tem la muito sintoma de motor, mais sim de falta de capacidade de resfriamento, então o radiador não da conta, ai vem os motivos, que ao meu ver são 2, ou o radiador não resfria(entupimento, obstruido a passagem de ar) ou vc alongou a relação e ai o motor passa a fazer muito mais força e por isso esquenta, não sou engeseiro, mais minha vivencia é com picapes GM que em sua maioria usam Q20B ou maxion e normalmente é por ai, então vale a experiencia do pessoal pra dizer se com pneu 35 a relação que vc esta não é muito longa, uma pergunta se apertar ele em 5, o jeep consegue chegar no giro maximo do motor?

guilhermeabreu
19/10/2014, 21:56
GODOY

a troca da caixa de transferencia não afeta em nada , o ROGÉRIO e o SALLES estão com a sugstão do caminho da solução do seu problema , a relação curta demais como o ROGÉRIO falou tende a resfriar mais o motor pq o giro fica mais alto ,MAS O MOTOR NÃO FAZ FORÇA e o contrário , a relação longa demais o motor faz muito mais força para empurrar o carro daí pode esquentar com o pé mais fundo , mas se passar de 80km/h e esquentar , esta não é uma velocidade que faria este motor esquentar não importando a relação que ele esteja , vejo que o problema esta no sistema de refrigeração como o ROGÉRIO frisou , vai por aí primeiro , não vejo mescessidade de vc abrir o diferencial para contar a relação , o melhor seria vc colocar/instalar um conta giro , daí fica muito mais fácil se ele esta queimando giro ou com giro baixo demais .

O EDU VELO tem este motor no ENGESA dele e viaja kms a fio numa velocidade de 110/120km/h e nunca teve problema de aquecimento deste motor .

Eduardo Velo
19/10/2014, 22:36
O EDU VELO tem este motor no ENGESA dele e viaja kms a fio numa velocidade de 110/120km/h e nunca teve problema de aquecimento deste motor .

Doc , lembrando que o Q20B da Jabiraca é maçarico né ... , mas não esquenta mesmo , relação longa 3,07 , não consegue atingir giro maximo em 5a ... o Q20B turbo de um amigo meu que tinha relação curta , tinha que pisar total e manter pisado acelerador pra chegar a 100 km/h pra acompanhar a gente , o giro ficava acima de 3000 rpm e aquecia , pelo que o Rogerio falou esse motor devia ter problema no radiador e não por ter relação curta e passar do giro máximo como eu imaginava ... acho que seria como andar em 4a com relação longa ...
O radiador que uso é o original no tamanho , mas tem uma carreira a mais na colméia , no termometro digital chegou no maximo a 78ºC num dia bem quente mantendo 115 km/h constante por um longo período na Castelo Branco , rodando por aqui na cidade é 64ºC maximo e só chega a 70ºC se ficar muito tempo no transito ... já tive que trocar a bomba dágua e a termostática , o filtro de ar tb tinha um problema cronico na passagem de ar da saída pra admissão , tinha um estrangulamento nessa passagem pq o antigo dono fez uma adaptação mal feita na saída do filtro , e demorou pra descobrir isso ... rsrs

abs ...

Godoy63
20/10/2014, 22:40
Q20B costuma trabalhar é frio, não tem la muito sintoma de motor, mais sim de falta de capacidade de resfriamento, então o radiador não da conta, ai vem os motivos, que ao meu ver são 2, ou o radiador não resfria(entupimento, obstruido a passagem de ar) ou vc alongou a relação e ai o motor passa a fazer muito mais força e por isso esquenta, não sou engeseiro, mais minha vivencia é com picapes GM que em sua maioria usam Q20B ou maxion e normalmente é por ai, então vale a experiencia do pessoal pra dizer se com pneu 35 a relação que vc esta não é muito longa, uma pergunta se apertar ele em 5, o jeep consegue chegar no giro maximo do motor?

Olá Salles, o giro máximo do motor chega a aproximadamente 3.400 giros, em quinta marcha afundando o pé para chegar a 100 KM com muito sacrifício o giro fica em 3000. Abç

Godoy63
20/10/2014, 22:59
Doc , lembrando que o Q20B da Jabiraca é maçarico né ... , mas não esquenta mesmo , relação longa 3,07 , não consegue atingir giro maximo em 5a ... o Q20B turbo de um amigo meu que tinha relação curta , tinha que pisar total e manter pisado acelerador pra chegar a 100 km/h pra acompanhar a gente , o giro ficava acima de 3000 rpm e aquecia , pelo que o Rogerio falou esse motor devia ter problema no radiador e não por ter relação curta e passar do giro máximo como eu imaginava ... acho que seria como andar em 4a com relação longa ...
O radiador que uso é o original no tamanho , mas tem uma carreira a mais na colméia , no termometro digital chegou no maximo a 78ºC num dia bem quente mantendo 115 km/h constante por um longo período na Castelo Branco , rodando por aqui na cidade é 64ºC maximo e só chega a 70ºC se ficar muito tempo no transito ... já tive que trocar a bomba dágua e a termostática , o filtro de ar tb tinha um problema cronico na passagem de ar da saída pra admissão , tinha um estrangulamento nessa passagem pq o antigo dono fez uma adaptação mal feita na saída do filtro , e demorou pra descobrir isso ... rsrs

abs ...

Eduardo, pelo seu relato o meu caso está muito parecido com o caso de seu amigo, para chegar e manter a 100 km tenho que manter o pé no fundo ficando um giro por volta de 3000.
Meu radiador e o modelo original modificado com mais colmeias o qual já foi revisado. Um amigo sugeriu eu adaptar um condutor de ar para talvez melhorar o problema de refrigeração, estou em busca de um modelo para adaptar.
Observo que quando ligo o ar condicionado a temperatura sobe mais rápida acima de 80km, quando retomo abaixo de 80km ela se mantém tendendo a diminuir.
Outra coisa interessante de seu relato foi a questão da passagem de ar, o meu tem um Snorkel o qual adaptei uma mangueira de borracha de 4" para agüentar os trancos das trilhas mais pesadas uma vez que o de fibra foi pro espaço na primeira brincadeira, neste Snorkel, para conexão ao filtro foi feito uma caixa de passagem de ar a qual quem sabe pode estar estrangulando e contribuindo para o problema, vou desconecta-la e andar para ver se haverá alguma alteração, o problema está sendo tempo para colocar a criança na estrada e testar, mais vou testar na primeira oportunidade. Abç

JOÃO R.
20/10/2014, 23:10
Meu amigo, você esta com a relação muito reduzida e trabalhando além do limite de giro deste motor... Isso faz ele esquentar, assim como trabalhar com ele com baixo giro e forçando.

Eduardo Velo
21/10/2014, 08:43
João e Godoy , o Rogério comentou que relação reduzida não deixa aquecer , eu tb achava que qqer relação rodando acima do giro normal gerava aquecimento , minha experiência é com relação longa , pra atingir rotação acima do normal teria que abrir a BI e folgar totalmente o acelerador ...

Pra rodar com 35" na mesma velocidade que 33" vai andar com menos giro , mas vai exigir mais torque e potência do motor , a velocidade tem que ser pelo GPS ou alterar no cardam da saída do cambio ... se a vtr é mais pra passear que fazer trilha , voltaria para 33" e tentaria colocar uma relação mais longa ...

sallespickup
21/10/2014, 09:57
bom 2 problemas vc tem com certeza o primeiro é se seu conta giros ta certo, sua bomba ta aberta demais, pois o corte teria de ser nos 3 mil rpm cegando ao maximo de 3200, o que não pode segurar por tempo prolongado que vai esquentar mesmo, pois vc ta fazendo o motor girar alem do limite, e pela deficiencia de lubrificação por andar alem do que foi projetado esquenta mesmo, então fazer corte de bomba a 3 mil rpm é IMPORTANTISSIMO pra vc ter motor pra muito tempo.
segundo a relação ta curta mesmo, ai vc tem de ver o seu uso no off road, pois se alongar pra ficar melhor nos deslocamentos pode ficar ruim em trilha, mais ai vc tera de decidir o que é mais importante pra vc, se rodar com um giro menor em estrada, porem na trilha ter de cambiar mais ou deixar como esta e aliviar o pé na estrada, de qualquer forma coloca uma Helice de 6 pas do maxion que é baratinha e da uma melhorada na refrigeração, e limita essa bomba urgente!!

RogérioNunes
21/10/2014, 21:40
Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura.

É complicado dar um diagnóstico a distancia mas esse trecho do relato do Godoy deixa bem claro que o problema apareceu( não existia) com pneu 33 e mesmo depois com 35 permaneceu.
Isso já derruba a questão da relação curta. Eu já usei relação neste motor desde 4.05 a 3,30 e nunca tive problema com aquecimento nem quando aspirado e nem turbinado.
Ou seja, mesmo alongando a relação com pneu 35 o problema persiste.

João, mesmo que se use uma relação curta o motor não pode ultrapassar a rotação máxima que é limitada por regulagem na bomba injetora e mesmo nesse caso, o sistema de arrefecimento tem que dar conta. A não ser se estiver sob forte carga.


Observo que quando ligo o ar condicionado a temperatura sobe mais rápida acima de 80km, quando retomo abaixo de 80km ela se mantém tendendo a diminuir

Acima de 80Km já se nota o aumento temperatura, o que não acontecia antes.
Então podemos ter duas condições:

1- O motor está produzindo a mesma quantidade de calor que não está sendo dissipado pelo sistema quando em rotações mais altas.

Causas:

A- Radiador obstruído- Já foi revisado
B- Polias, correias e bomba d'água desgastados- ?
C- Termostática- revisada
D- Depósitos obstruindo as galerias internas do bloco- ?
F- Mangueiras deterioradas-?
G- Pouco liquido de arrefecimento

GODOY, você checou as polias, correias, hélice e bomba d'água?
Você usa aditivo regularmente?

2-Motor produz mais calor que o normal:

1- Motor taxado( cabeçote ou bloco faceado)
2- Motor fora de ponto- Foi feito algum trabalho na bomba?
3- Sobrecarga
4- Problema mecânico: pistão trabalhando forçado, depósitos na cabeça do pistão, etc...

O ponto é que o problema não existia com a mesma relação que está agora e com o mesmo radiador. Mesmo depois de passar pro pneu 35 a problema continua...

Só a título de comparação,tenho Q20B turbinado na F75 com radiador original do motor 4cc a álcool, pneu 285x75x16 e relação 3.30. Quando aspirado fiz algumas viajens entre 300 e 900Km e uso diário desde 2006 e NUNCA aqueceu além do normal mantendo velocidades entre 95 e 105KM no GPS. Depois de turbinado a mesma coisa, fica sempre dentro do normal mas percebi que em subidas longas tende a aumentar bem mas nada que leve a ferver. Hoje fiz um deslocamento de 160Km e lembrei do caso do nosso amigo e mantive a velocidade de 100Km/h por mais de 30Km,no plano, e nada de aquecer...

Vamos opinando...

Godoy63
21/10/2014, 22:55
bom 2 problemas vc tem com certeza o primeiro é se seu conta giros ta certo, sua bomba ta aberta demais, pois o corte teria de ser nos 3 mil rpm cegando ao maximo de 3200, o que não pode segurar por tempo prolongado que vai esquentar mesmo, pois vc ta fazendo o motor girar alem do limite, e pela deficiencia de lubrificação por andar alem do que foi projetado esquenta mesmo, então fazer corte de bomba a 3 mil rpm é IMPORTANTISSIMO pra vc ter motor pra muito tempo.
segundo a relação ta curta mesmo, ai vc tem de ver o seu uso no off road, pois se alongar pra ficar melhor nos deslocamentos pode ficar ruim em trilha, mais ai vc tera de decidir o que é mais importante pra vc, se rodar com um giro menor em estrada, porem na trilha ter de cambiar mais ou deixar como esta e aliviar o pé na estrada, de qualquer forma coloca uma Helice de 6 pas do maxion que é baratinha e da uma melhorada na refrigeração, e limita essa bomba urgente!!

Salles, quanto ao conta giros nunca aferi, acredito que em função de como o giro do motor fica em lenta entre 900 e 1000 giros da a acreditar que o mesmo está OK.
Quanto a relação tudo leva a crer como os companheiros já deduziram pelos relatos que minha relação está curta mesmo, o ideal seria não altera-la e torcer que o problema seja outro, pois curta como esta me atende 100% nas trilha e 70% nas estradas, porém se depois de todas as dicas dos companheiros não tiver jeito, optarei em alongar e torcer que a força do q20b aliado a reduzido da Band não me deixe muito a desejar nas trilhas. Abç

Godoy63
21/10/2014, 23:07
.

É complicado dar um diagnóstico a distancia mas esse trecho do relato do Godoy deixa bem claro que o problema apareceu( não existia) com pneu 33 e mesmo depois com 35 permaneceu.
Isso já derruba a questão da relação curta. Eu já usei relação neste motor desde 4.05 a 3,30 e nunca tive problema com aquecimento nem quando aspirado e nem turbinado.
Ou seja, mesmo alongando a relação com pneu 35 o problema persiste.

João, mesmo que se use uma relação curta o motor não pode ultrapassar a rotação máxima que é limitada por regulagem na bomba injetora e mesmo nesse caso, o sistema de arrefecimento tem que dar conta. A não ser se estiver sob forte carga.



Acima de 80Km já se nota o aumento temperatura, o que não acontecia antes.
Então podemos ter duas condições:

1- O motor está produzindo a mesma quantidade de calor que não está sendo dissipado pelo sistema quando em rotações mais altas.

Causas:

A- Radiador obstruído- Já foi revisado
B- Polias, correias e bomba d'água desgastados- ?
C- Termostática- revisada
D- Depósitos obstruindo as galerias internas do bloco- ?
F- Mangueiras deterioradas-?
G- Pouco liquido de arrefecimento

GODOY, você checou as polias, correias, hélice e bomba d'água?
Você usa aditivo regularmente?

2-Motor produz mais calor que o normal:

1- Motor taxado( cabeçote ou bloco faceado)
2- Motor fora de ponto- Foi feito algum trabalho na bomba?
3- Sobrecarga
4- Problema mecânico: pistão trabalhando forçado, depósitos na cabeça do pistão, etc...

O ponto é que o problema não existia com a mesma relação que está agora e com o mesmo radiador. Mesmo depois de passar pro pneu 35 a problema continua...

Só a título de comparação,tenho Q20B turbinado na F75 com radiador original do motor 4cc a álcool, pneu 285x75x16 e relação 3.30. Quando aspirado fiz algumas viajens entre 300 e 900Km e uso diário desde 2006 e NUNCA aqueceu além do normal mantendo velocidades entre 95 e 105KM no GPS. Depois de turbinado a mesma coisa, fica sempre dentro do normal mas percebi que em subidas longas tende a aumentar bem mas nada que leve a ferver. Hoje fiz um deslocamento de 160Km e lembrei do caso do nosso amigo e mantive a velocidade de 100Km/h por mais de 30Km,no plano, e nada de aquecer...

Vamos opinando...

Rogerio, fiquei impressionado com as possibilidade apontadas, onde algumas coisas já foram verificadas e as que ainda não, vou informar ao meu mecânico para verificar, por hora agradeço muito sua atenção ao problema como também aos demais companheiros, espero que depois de todas estas dicas consiga definir o problema e passar uma boa notícia de solução a vcs. Abraços

Walter da Camper
22/10/2014, 10:13
Seu conta-giros está marcando de 30 a 40% a mais. A marcha lenta é em torno de 600 RPM.


Salles, quanto ao conta giros nunca aferi, acredito que em função de como o giro do motor fica em lenta entre 900 e 1000 giros da a acreditar que o mesmo está OK.

sallespickup
22/10/2014, 14:57
não valter marcha lenta do Q20B turbo em torno de 850 rpm, senão fica soqueando que só, eu uso mais alto mais ai é gosto pessoal...

Walter da Camper
22/10/2014, 17:11
Na D-20 maçarico eu deixava em 600, mas realmente ficava uma tremedeira.


não valter marcha lenta do Q20B turbo em torno de 850 rpm, senão fica soqueando que só, eu uso mais alto mais ai é gosto pessoal...

Godoy63
23/10/2014, 19:15
Na D-20 maçarico eu deixava em 600, mas realmente ficava uma tremedeira.

olá Walter, Não imaginava que o motor Q20B seu giro de lenta era tão baixo, baseado na Hilux por exemplo que seu giro fica em 900, nesta rotação de 600 meu motor praticamente morre e fica realmente uma tremedeira, desculpe o meu desconhecimento, porém vc saberia me informar se para aferir o conta giros, somente em casas de velocímetros ou existe alguma outra forma de conseguir esta aferição?? Me recordo quando se ia colocar os carros a gasolina no ponto os mecânicos utilizavam uma equipamento que acertava o giro do motor de acordo com a luz que o equipamento gerava, será que poderia ser desta forma?? Abç,

Walter da Camper
23/10/2014, 20:12
O motor da hilux é de alta rotação (hsd) enquanto o Q20B é de baixa rotação (LSD), portanto não é valida uma comparação entre eles.
Para aferir um contagiros existem basicamente 2 maneiras.
A mais simples é fazer o cálculo de acordo com a velocidade real (GPS). Tem uma planilha do excel que faz isso de acordo com o tamanho do pneu, relação do diferencial, etc, nesse tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/96918-relacao-coroa-e-pinhao-engesa.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/96918-relacao-coroa-e-pinhao-engesa.html)

A outra maneira, mais precisa, é utilizar um tacômetro digital óptico, em que se coloca um adesivo refletivo na polia do virabrequim e aponta-se o feixe de laser do aparelho para a leitura da RPM. O preço até que é barato, mas é algo que se compra para usar muito pouco.

Tacômetro Digital Óptico A Laser (rpm) Por 65,90 Reais. - R$ 65,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597749589-tacmetro-digital-optico-a-laser-rpm-por-6590-reais-_JM)



olá Walter, Não imaginava que o motor Q20B seu giro de lenta era tão baixo, baseado na Hilux por exemplo que seu giro fica em 900, nesta rotação de 600 meu motor praticamente morre e fica realmente uma tremedeira, desculpe o meu desconhecimento, porém vc saberia me informar se para aferir o conta giros, somente em casas de velocímetros ou existe alguma outra forma de conseguir esta aferição?? Me recordo quando se ia colocar os carros a gasolina no ponto os mecânicos utilizavam uma equipamento que acertava o giro do motor de acordo com a luz que o equipamento gerava, será que poderia ser desta forma?? Abç,

Godoy63
24/10/2014, 20:31
O motor da hilux é de alta rotação (hsd) enquanto o Q20B é de baixa rotação (LSD), portanto não é valida uma comparação entre eles.
Para aferir um contagiros existem basicamente 2 maneiras.
A mais simples é fazer o cálculo de acordo com a velocidade real (GPS). Tem uma planilha do excel que faz isso de acordo com o tamanho do pneu, relação do diferencial, etc, nesse tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/96918-relacao-coroa-e-pinhao-engesa.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/96918-relacao-coroa-e-pinhao-engesa.html)

A outra maneira, mais precisa, é utilizar um tacômetro digital óptico, em que se coloca um adesivo refletivo na polia do virabrequim e aponta-se o feixe de laser do aparelho para a leitura da RPM. O preço até que é barato, mas é algo que se compra para usar muito pouco.

Tacômetro Digital Óptico A Laser (rpm) Por 65,90 Reais. - R$ 65,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597749589-tacmetro-digital-optico-a-laser-rpm-por-6590-reais-_JM)
Walter obrigado pelas dicas. Abraços

sallespickup
09/11/2014, 10:29
e ai como ficou o aquecimento????

Godoy63
11/11/2014, 22:37
e ai como ficou o aquecimento????
Olá Salles, levei todas as sugestões dos companheiros a um mecânico da região que já me atendeu algumas vezes, e aí está sendo o problema, o sujeito ter agenda para mexer na viatura, meu é pura má vontade parece que vc pede a coisa de graça, aliás estou mau de mecânico, aqui na minha região que e no Butantã em SP, e região não consigo ninguém com boa vontade de mexer em viatura e abraçar a causa, tem algumas coisas q até posso estar mexendo aí e outra dificuldade, falta de tempo em função do trabalho, fiquei tão irritado com a má vontade do mecânico que deixei o Engesa encostado aguardando ter paciência de garimpar outro mecânico.
Caso algum companheiro tenha uma dica de algum bom mecânico Diesel com boa vontade de mexer em viatura aqui na região agradeceria o toque.
Em resumo enquanto não resolvo, vou andando mantendo os 80km onde com esta velocidade não me causa maiores problemas, e na trilha que e o foco principal aí vai mais tranquilo ainda, que aliás neste final de semana tem o passeio de Itapecirica da Serra onde os companheiros fiquem a vontade se quiser aparecer, sera no sábado. DE qualquer forma meu grande desejo e te-lo preparado para distâncias maiores sem se preocupar em estar de olho na temperatura.
Agradeco a preocupação tendo alguma novidade na solução participo aos companheiros. Abç

sallespickup
12/11/2014, 02:00
em passando pelo jaçanã para aqui pra tomar um café que agente da uma olhada, me acha sempre no email sallespickup arroba gmail.com

Walter da Camper
12/11/2014, 09:46
Essa questão de mecânico é realmente um problema.
Eu faria o seguinte: procuraria aquelas pequenas oficinas de bairro, aquelas bem feinhas que só tem caminhonetes velhas, visitando uma a uma até encontrar um cara que demonstre real interesse em solucionar o problema.
Depois de falar com um monte de picaretas, você vai acabar encontrando um daqueles mecânicos de verdade, que está no ramo porque gosta do que faz. É curioso e sente orgulho de encontrar uma solução para algo em que outros fracassaram. Tem muitos anos de experiência, mas como sabe muito de mecânica e pouco de administração, chegou à velhice sem nunca ter expandido sua pequena oficina.
Ele vai resolver seu problema e cobrar pouco e você passará a contar com ele para adaptar e consertar tudo o que precisar no seu jipe e não vai espalhar a notícia para não estragar esse valioso achado.
Boa sorte no garimpo.

Eduardo Velo
12/11/2014, 12:28
Posso indicar um meca aqui de sto Andre , ACR mecanica , fone 4972 3214 , fala com o S. Rogerio ou Diego ...
É o meca que mexe na minha vtr do walter da Camper e Engesa do Seixas , além de outros aqui do forum ...

abs ...

Godoy63
12/11/2014, 21:53
em passando pelo jaçanã para aqui pra tomar um café que agente da uma olhada, me acha sempre no email sallespickup arroba gmail.com
Legal Salles vou passar sim, faço contato antes. Abç

Godoy63
12/11/2014, 21:57
Eduardo, acredito que o jeito é ser sair daqui da região em busca de solução e partir para lugares mais distantes, apesar de ser contra, pois além da falta de tempo para levar e buscar a viatura no caso de reincidência do problema ou de não ficar bom e sempre uma dor de cabeça o retorno, porém valeu a dica. Abç

Godoy63
12/11/2014, 22:01
Essa questão de mecânico é realmente um problema.
Eu faria o seguinte: procuraria aquelas pequenas oficinas de bairro, aquelas bem feinhas que só tem caminhonetes velhas, visitando uma a uma até encontrar um cara que demonstre real interesse em solucionar o problema.
Depois de falar com um monte de picaretas, você vai acabar encontrando um daqueles mecânicos de verdade, que está no ramo porque gosta do que faz. É curioso e sente orgulho de encontrar uma solução para algo em que outros fracassaram. Tem muitos anos de experiência, mas como sabe muito de mecânica e pouco de administração, chegou à velhice sem nunca ter expandido sua pequena oficina.
Ele vai resolver seu problema e cobrar pouco e você passará a contar com ele para adaptar e consertar tudo o que precisar no seu jipe e não vai espalhar a notícia para não estragar esse valioso achado.
Boa sorte no garimpo.

Então Walter, por conhecidencia de sua dica hoje consegui uma pista que fica no no bairro do Campo Limpo na Zona Sul SP um senhor aposentado da Perkins, vou ver se consigo achá-lo quem sabe dou uma sorte e consigo uma boa alma que tenha interesse pelos motores mais antigos,
agradeço o apoio. Abç

wilson ghetti
27/11/2014, 17:02
Então Walter, por conhecidencia de sua dica hoje consegui uma pista que fica no no bairro do Campo Limpo na Zona Sul SP um senhor aposentado da Perkins, vou ver se consigo achá-lo quem sabe dou uma sorte e consigo uma boa alma que tenha interesse pelos motores mais antigos,
agradeço o apoio. Abç

Godoy se quiser passear por Itapecerica(é perto heim)...te indico um cara que só mexe com diesel e é das antigas...ele que cuida da minha Camper(S4Tplus)...e faço as manutenções preventivas sempre em janeiro...e só retorno pra trocar os oleos e filtros...o cara é fera e barato. se quiser te passo meu tel por mp. abraçossss

Godoy63
28/11/2014, 09:34
Godoy se quiser passear por Itapecerica(é perto heim)...te indico um cara que só mexe com diesel e é das antigas...ele que cuida da minha Camper(S4Tplus)...e faço as manutenções preventivas sempre em janeiro...e só retorno pra trocar os oleos e filtros...o cara é fera e barato. se quiser te passo meu tel por mp. abraçossss

Olá Wilson q notícia boa, gostaria muito se vc me desse a dica Itapecirica fica na região q trabalho, pois continuo ainda na busca de um bom mecânico. Amanhã mesmo tem uma trilha q fica um pouco mais distante e estou deixando de ir por estar com receio do aquecimento do Engesa. Preciso resolver esta situação com urgência. Um grande Abraço

Godoy63
30/11/2014, 15:58
Olá Wilson q notícia boa, gostaria muito se vc me desse a dica Itapecirica fica na região q trabalho, pois continuo ainda na busca de um bom mecânico. Amanhã mesmo tem uma trilha q fica um pouco mais distante e estou deixando de ir por estar com receio do aquecimento do Engesa. Preciso resolver esta situação com urgência. Um grande Abraço

Wilson vc chegou a me mandar a MP?? Abç

gival
30/11/2014, 21:31
boa noite uma dica pra motor esquentado e trocar o radiador por um de colmeia de aluminio pois os originais de ferro não suporta esforço a mais do motor quando trocamos pneu reduzidas ou instala ar condicionado.

Godoy63
01/12/2014, 22:25
boa noite uma dica pra motor esquentado e trocar o radiador por um de colmeia de aluminio pois os originais de ferro não suporta esforço a mais do motor quando trocamos pneu reduzidas ou instala ar condicionado.

Gival não tinha ainda pensado nisso pode ser uma boa, apesar que fico em dúvida quanto a estar mascarando o problema, por outro lado se for um problema do conjunto de relação e motor pode me dar uma solução paliativa positiva, outra dúvida uma vez que utilizo meu Engesa para trilhas pesadas, se o modelo de alumínio teria a mesma resistência na hora de passar nos atoleiros pesados, será que o modelo suportaria a pressão do barro nas colmeias, e será que na hora da limpeza ele suportaria o jato de uma vap por exemplo sem danificar as colmeias?? estive dando uma olhada por cima e o investimento é considerável, mais valeu a dica, e mais uma coisa a se pensar com carinho. Abç

Walter da Camper
03/12/2014, 10:03
Antes de pensar em trocar o radiador, ou fazer qualquer ampliação no sistema de refrigeração, é preciso ter certeza de que não existe nenhum defeito no sistema original, tipo rotor da bomba d'água desgastado (metal) ou patinando no eixo (plástico), caso contrário poderá mascarar um problema que tende a agravar-se no futuro (além do gasto desnecessário).

Flavio Junges Pereira
08/12/2014, 09:32
Olá meu caro Godoy, até onde eu sei nenhum radiador suporta VAP, se voce passar de lado então lacra o radiador. Seja ele de latão ou aluminio o resultado é o mesmo. Este motor precisa de um radiador de 4 carreiras para funcionar bem, com canaletas desencontradas. Mandei fazer um certa ocasião, quando tinha um problema insoluvel num gurgel carajás com motor 1.9 D. Coloquei as caixas da Besta, e colmeia de 4 carreiras. Nunca mais incomodou. Mas peço que voce examine os seguintes itens antes de fazer esta mudança: Correia, Bomba d'água(rotor),Vazamentos??? Pás do Ventilador(colocando um defletor em volta da ventoinha ajuda) Pressão no Radiador(pode ter junta furada), reponha a valvula termostática, não é ela que faz seu motor esquentar, ela apenas regula a temperatura, há casos dela trancar, e aí voce tem um problema, mas e fácil de verificar; ponha ela dentro de uma lata com agua, leva ela ao fogo e veja seu desempenho, acompanhando com um termometro digital. Abriu nos 80º, fechou, está perfeita. Não sei que radiador voce tem na VTR, mas de qualquer forma mande fazer uma limpeza, se for de latão mande abrir e 'varetar' todas as canaletas, voce pode ter muitas delas entupidas. Se tudo isto for feito e o problema persistir então seu radiador precisa ser dimensionado para este motor. QUATRO CARREIRAS é a solução. Eu coloquei o do Omega 6 com ar, mas de latão, o de aluminio quase sempre é descartável, e quando entope é PT. NÃO ESQUEÇA: NENHUM RADIADOR FUNCIONA COM BARRO. Sujeira é o maior inimigo dos radiadores, e a alegria dos mecanicos. Se o radiador estiver bem dimensionado, sua viatura não vai ESQUENTAR, só porque está subindo uma serra, ou porque está usando uma reduzida, esquece esta estória de que está loongo ou curto o passo dele. Se está longo demais quando começar a subir voce vai ter de cambiar, se estiver curto, voce vai subir mais devagar; olhe para a estrada e veja quantos veiculos tem de parar porque estão esquentando; 1 a cada 10.000????

Boa sorte

Flavio

guilhermeabreu
15/12/2014, 16:46
GIVAL

Tentando colaborar , é só vc ler meu tópico do CORAÇÃO VALENTE , mas tem mais de 100 páginas e vc não terá saco para ler tudo , mas vamos lá de minha epxeriência .

Reformei meu ENGESA e coloquei moto MWM 2.8 e a agonia de esquentar começou , não podia passar dos 3.000rpm que ele esquentava , para resumir fiz de tudo .

1- Troquei a colméia de 3 fileiras com 15 canaletas para outra de 5 fileiras de 15 canaletas , dobrei a capacidade de água.

2- Instalei ventoinha elétrica

3- Instalei coifa

4- Troquei a hélice por outra maior e com maior número de pás e fixa ao eixo do motor , usei hélice de caminhão MB

E nada disto resolveu , só fui resolver qdo troquei o radiador por outro de alumínio E DE ÁREA DE TROCA MAIOR , usei o radiador do ômega 4.1 com ar , só assim que fui resolver . o motor ficou até trabalhando em temperatura mais baixa do que deveria mesmo com a válvula termostática nova de tão melhor que ficou com esta mudança , daí voltei para a hélice original multiviscosa , daí então passou a funcionar na temperatura padrão .

CONCLUSÃO :

Vc só consegue melhorar a troca de calor do seu motor SE AUMENTAR A ÁREA DE TROCA DO RADIADOR , ou seja : trocar o seu radiador por outro MAIOR , CONSIDERANDO LÓGICO QUE TUDO ESTEJA CORRETO COMO OS AMIGOS ACIMA FALOU PARA VERIFICAR ANTERIORMENTE .

Espero ter colaborado com seu problema .

wilson ghetti
15/12/2014, 17:49
Wilson vc chegou a me mandar a MP?? Abç

Amigo desculpe, não fui notificado aqui... Me manda seu e-mail, pois você
ainda não recebe Mp

abraços.

Godoy63
25/12/2014, 15:08
Olá Wilson então infelizmente ainda não recebo MP, meu email: godoystm63@Gmail. com , um Feliz Natal para vc!! Abç

wilson ghetti
13/01/2015, 08:27
Olá Wilson então infelizmente ainda não recebo MP, meu email: godoystm63@Gmail. com , um Feliz Natal para vc!! Abç
email enviado, um ótimo 2015. abraçosss

darionmem
13/01/2015, 22:56
boa noite me ajudemm estou precisando de um motor completo da pajero 3.5 gls b ano 97-98 , o antigo mecanico sumio cm motor tem 2 anos a viatura parada deeem uma força ai moro em eunapolis bahia darionmem@hotmail.com 73 81676263 claro whatsapp

guilhermeabreu
14/01/2015, 13:56
boa noite me ajudemm estou precisando de um motor completo da pajero 3.5 gls b ano 97-98 , o antigo mecanico sumio cm motor tem 2 anos a viatura parada deeem uma força ai moro em eunapolis bahia darionmem@hotmail.com 73 81676263 claro whatsapp

DARIONMEM

Passei aí em sua cidade anteontem na volta do meu passeio por Itacaré e Ponta do Corumbau .

Aqui tenho uns desmanches , vou dar uma olhada pra vc .

Godoy63
21/01/2015, 22:31
email enviado, um ótimo 2015. abraçosss

Ola Wilson, infelizmente não recebi seu email, vc poderia me passar novamente, segue meu email novamente: godoystm63@gmail.com

Aproveito a citação para participar aos companheiros que provavelmente encontrei o problema do aquecimento.

Apesar de suspeitar da junta de cabeçote desde sempre, mais em função do carro estar pegando bem, não baixava água de forma expressiva , descartei a princípio, porém um mecânico de diesel que conheci que apesar de não querer mexer no Engesa me deu algumas dicas rápidas e pediu para fazer dois testes:

Primeiro com ele parado de um dia para outro, sem dar partida, pediu para abrir a tampa do radiador e verificar se havia pressão, dito e feito realmente ao abrir a tampa do radiador saiu um pouco de pressão. Em segundo lugar com ele ainda frio com a tampa aberta pediu para dar partida e observar se havia algum tipo de bolha de ar na água que circulava do radiador, realmente havia umas poucas bolhas quase imperceptíveis, com isso finalmente cheguei a conclusão que se tratava da junta mesmo.

Encontrei finalmente um mecânico disposto a me ajudar, onde tirando o cabeçote nos deparamos com a bendita junta queimada. Mandei o cabeçote pra retifica ainda esta semana ficará pronto, onde estarei testando a criança.

Considerando as dicas dos companheiros, estou verificando preventivamente a bomba de água, recolocando a válvula termostática e revisando novamente o radiador, com isto espero cercar as possibilidades de zerar os problemas de aquecimento.

Agradeço muito a ajuda dos companheiros neste problema, aprendi muitas dicas valiosas deste motor.

Abç a todos!!!

Vicente Guimaraes
22/01/2015, 14:50
Ok ,,, agora vai rodar mais 500.000 Km com esse motor.

darionmem
25/01/2015, 16:43
Valew irmao obgd.vc sabe dizer se o motor da pajero sport 2002 da na pajero 97-98 na glsb?

diogo ludovico
26/01/2015, 12:13
Se for o 3.5 ou o 2.8 diesel da sim, são os mesmos