PDA

Ver Versão Completa : HIDROINJECAO - injeção de água em motores diesel.



Gabrielpol
15/01/2006, 15:48
Hola a todos do forum, achei no minimo interesante colocar este topico.
Sei que muitos de voces devem conhecer o asunto, mas para aqueles que nao...passo algumas informacoes.
Este sistema, bem antigo utilizado na aviacao e motores maritimos, esta cada vez mais tendo avancos tecnologicos para a sua utilizacao nos motores automotivos. Amplamente usado nos estados unidos, e desde o ano passado, ganhando mais espaco com os nossos "hermanos" argentinos. Vejam este site- www.ambientum.com/revistanueva/2005-04/hidroinyeccion.htm
Este sistema argentino, e muito simples se comparado aos fabricados nos estados unidos e na europa - www.rbracing-rsr.com/waterinjection.html
ou - www.enginerunup.com/index.php?act=viewCat&catId=20 estes utilizam agua e alcohol(methanol ou ethanol) misturado.
Existem muitas paginas falando do assunto, e so procurar "Water injection", em qualquer site de busca.
Aparentemente os resultados sao exelentes, reduz o consumo, prolonga a vida util del motor, reduz os poluentes, a temperatura e outras vantagems. Quem utiliza esta obtendo otimos resultados.
As unicas opinioes contrarias que eu achei nos forums, sao de quem nao colocou o sistema. Ao igual do que acontece com a colocacao de turbo no 2.8, quem colocou esta super feliz, quem nao colocou costuma ser "pessimista", ou muito cauteloso com o assunto.
Gostaria de saber opinioes e se alguem ja teve contato ou experiencias com esta tecnologia, nao sei se chegou no brasil.

Aproveito para advertir sobre o uso destes a seguir - www.turbonator.com/L/index.html ou do www.fuelshock.com/principal.htm dois produtos muito mal falados nos forums americanos e centroamericanos, os compradores na sua maioria se sentem lesados, e bom saber por se algum dia aparecem por aqui.

Abracos

leopoldo
16/01/2006, 18:01
Ainda não lí os links que vc colocou ai em cima, mas digo o seguinte:

funciona, mas como tudo, tem os

pró:

- aumenta a potência pois aumenta a densidade do ar na mistura.

e contra:

- é necessário, além do tanque de combustível, um tanque para a água, tubulação, válvula e etc....

- cuidados especiais para não prejudicar o motor e a tubeira de descarga contra a corrosão.

O sistema fica melhor usando uma mistura de água +metanol.

como o metanol é muito venenoso,

o melhor então é usar etanol +água.

porque do álcool junto do combustível?

A água, ao vaporizar, aumenta a densidade da mistura, porém como não queima, diminui a temperatura na câmara. O álcool repõe parte da energia "perdida".

De volta nos anos 70, quando proliferava a ignição transistorizada .... aquela do distribuidor com platinado, as lojas de acessórios vendiam um kit para injeção d'água. Um simples recipiente, uma mangueirinha quase capilar (plástica) e com um furo no corpo do carburador, lá estava instalado seu kit. Nada muito "profissional". A economia dizam na casa dos 20%.

Nunca soube de alguém que realmente tivesse medido. Mas sei que funciona.

Para quem quiser tentar.........

Só um detalhe:

O melhor é um kit que deixe de funcionar uns minutos antes de desligar o motor, para "drenar" o cilindro e cano de escape do excesso de vapor.

dero
16/01/2006, 18:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8816