PDA

Ver Versão Completa : Duvida Tração 4x4 Chevrolet S10 2013

Brink
10/10/2014, 20:52
Boa noite, Pessoal. sou novo aqui no fórum mas já conhecia o canal. estou com duvida a respeito da tração da Chevrolet S10 2013 que tenho.
fui andar numa estrada de barro aqui próxima só que a mesma estava toda cheia de barro por conta de uma obra de encanação na rua, choveu e ficou um lamação de uns 10 cm de altura.
fui passar e o carro ficou saindo da pista jogando as vezes a traseira as vezes derrapando a dianteira para os lados.
sendo que eu já entrei com a tração 4x4.
minha duvida é qual a forma certa de usar este tipo de carro nesta situação?

na volta botei a 4x4 reduzida porem não sei como funciona , não sei como ligar (se tem que esta em ponto morto,se tem que andar na 4x4 reduzida em neutro ou se tem que andar com cambio no manual )não corria na hora estava em 6~8 km/h
e sentir o ainda o carro patinando. quero saber a forma certa de engatar a 4x4.

P.S. meu carro é 4x4(com reduzidas)
cambio automático
Chevrolet LT 4x4 diesel automática 2013

desde já agradeço.

Junior84
11/10/2014, 00:17
Tem que engatar antecipando o momento, não quando tá derrapando.
O tipo de pneu pode influenciar também na hora d passar na lama.
Veja seu manual, lá explica direitim como usar as trações,,,

heartland
11/10/2014, 04:49
Não fala nada no manual?

Robertorcv
11/10/2014, 09:03
Não fala nada no manual?

Reduzida so engata em Neutro, leia o manual do carro

maxxpedrinho
11/10/2014, 10:52
reduzida so engata em neutro e com o carro parado

Brink
11/10/2014, 14:55
dei uma olhada agora, e diz quem tem que esta em neutro. vlw pela ajuda não tinha pensado ainda no manual.
ve tbm uns cantor no progama Auto Esportes no domingo andando no desafio S10 eles usavam a 4x4 reduzida para não derrapar ficar sempre na mão e dar uns cavalinhos. só que eles usavam automática sequencial pra ele fica mais forte.
será que assim mesmo? ou pode deixar no automático ?

Junior84
11/10/2014, 15:05
Não esquece que não pode esterça muito em 4x4, inda mais em reduzida,,,,,sempre em linha reta se possível...

heartland
12/10/2014, 14:47
Rss impressionante como ninguém lê manual hoje em dia kkkkkkk, é a primeira coisa que eu faço

a automatica sequencial vc tem um controle melhor teoricamente, pois pode forçar o carro a ficar em 1 ou 2ª, dependendo da velocidade, mas acho que estando quase parado no D vai acabar ficando nisso mesmo.

Não sei pq nunca tive carro 4x4 com automatico, só automático com AWD

pedroxaviertf
17/12/2014, 14:07
Olá pessoal! Gostaria de aproveitar o tópico e fazer uma perguntao aos proprietários de S10 diesel 4x4 automática, que pretendo comprar. Ouvi dizer que a tração 4x4 normal não pode ser ligada em alta velocidade (na estrada sob chuva, a 80 km/h, por exemplo). Procede a informação?

Obrigado a todos!

TORQUE53
17/12/2014, 19:11
Olá pessoal! Gostaria de aproveitar o tópico e fazer uma perguntao aos proprietários de S10 diesel 4x4 automática, que pretendo comprar. Ouvi dizer que a tração 4x4 normal não pode ser ligada em alta velocidade (na estrada sob chuva, a 80 km/h, por exemplo). Procede a informação?

Obrigado a todos!

Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR...

pedroxaviertf
21/12/2014, 19:23
Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR...

Ok! Concordo! Obrigado pela resposta meu caro. Um abraço.

lfschmitz
29/12/2014, 01:09
dei uma olhada agora, e diz quem tem que esta em neutro. vlw pela ajuda não tinha pensado ainda no manual.
ve tbm uns cantor no progama Auto Esportes no domingo andando no desafio S10 eles usavam a 4x4 reduzida para não derrapar ficar sempre na mão e dar uns cavalinhos. só que eles usavam automática sequencial pra ele fica mais forte.
será que assim mesmo? ou pode deixar no automático ?

Para trechos curtos e sem muito esforço (como simplesmente atravessar um trecho enlameado ou grama molhada no plano) pode deixar no automático mesmo.

PORÉM, se for pegar algo mais pesado, em que vai precisar fazer força mesmo, não deixe de usar a reduzida e segurar o câmbio em marchas baixas. É melhor manter o motor em 3000rpm do que deixar o conversor de torque patinando demais, uma vez que ele pode superaquecer. Além disso, na reduzida e com marchas baixas usa-se menos o freio e obtém-se melhor controle do carro.
O comportamento de "dançar a dianteira" é esperado, uma vez que em terrenos de baixa aderência e principalmente sem pneus MT, acontece situação semelhante à de subir uma ladeira de paralelepípedos molhados em um carro com tração dianteira.

E faço coro aos demais: leia o manual!