Ver Versão Completa : Pajero Sport 99/00 para trilhas leves e expedições.
Senhores,
Depois de ler vários posts, ver muitas fotos e babar bastante resolvi preparar minha viatura para trilhas e expedições. Tenho uma Mitsubishi Pajero Sport V6 3.0 24v Gasolina/GNV. É o carro de dia-a-dia da família, rodamos com ela por volta de 2.000 km por mês.
Meu objetivo para ela é ter um carro preparado para trilha leves e expedições mas que impacte o mínimo possível no uso diário. Como moramos em apartamento e temos apenas uma vaga de garagem, ter dois carros por enquanto está totalmente descartado.
Para as trilhas, penso em começa-las com o pessoal da Rastros. Acompanho a página, vi as fotos, os vídeos e simplesmente nos apaixonamos pela ideia. Eu e minha esposa sempre tivemos o sonho de um dia viajar sem destino exato, mas simplesmente sair. Não claro, sem ter o mínimo de planejamento, de cuidado e de preparo. Mas não ter um destino exato, uma estrada, e por ae vai. Vamos ver se conseguiremos concretizar, ainda mais agora com uma filha pequena de 03 anos.
Enfim, por hora é isto, e vamos aos poucos angariando informações, construindo idéias e fazendo amigos!
Abraços
Manutenção
Como uso o carro no dia-a-dia e rodo muito, estou começando o projeto com uma revisão geral na viatura, os percalços de encontrar um bom mecânico e peças contei no post INDICAÇÃO DE OFICINA EM CURITIBA. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/144032-indicacao-de-oficina-em-curitiba-2.html#post2197919)
Não foi fácil achar peças e ainda mais sem preço abusivo. Mas achei: dos R$ 2.806,00 reduzi para R$ 1.341,50. Todas pelo mercado livre, usando SEMPRE o mercado pago. Não deposito e não transfiro direto na conta. E um detalhe: dos vendedores apenas um não era de SP.
Agora é esperar elas chegarem e mandar na RL Motors para trocar, o que deve acontecer semana que vem.
480104
Pneus
Para os novos pneus dela, resolvi ir de BFGoodrich após ler inúmeros posts no fórum e reviews no site pneusfácil. Inicialmente iria com os All Terrain 30x10,5r15 mas acabei comprando os Mud Terrain MK2 32x11,5r15. Na empresa aonde trabalho tem alguns carros 4x4 e eles usam várias marcas e e modelos de pneus, H/T, A/T e MUD e visualmente falando os Mud são muito mais bonitos. Mas tinha medo sobre a durabilidade e dirigibilidade no asfalto, especialmente molhado.
Mas após ler (e ler muito) vi que a escolha entre o Mud Terrain MK2 e o All Terrain era mais por gosto do que escolha técnica, ainda mais com as melhorias que BFG fez nos MT MK2 frente aos MT MK1. Sendo assim, vou de MK2.
Na 2a achei duas unidades na pneusfácil por R$ 786,00 cada (R$ 835,11 com transporte para Curitiba). Comprei imediatamente e chegaram ontem. To mais feliz que mosca em boxta... rsrsrsr
480100480101
Como o antigo "dono" dela colocou pneus 235/75r15 na frente, ela ficou usando duas medidas diferentes nos eixos dianteiros e traseiros:
Dianteiros - Fate Range Runner HT LT235/75R15
Traseiros - Yokohama Geolandar H/T G031 265/75R15
Vou tirar uma foto para verem como ela esta horrível, com a bunda empinada e a frente se equilibrando nos cambito. Em virtude disto parece os novos pneus irão raspar na frente, mas isto se deve por eles serem menores e estarem gastos, e mesmos assim bem melhores que os traseiros.
Diferença dos dianteiros Fate com BFG
480102
Diferença dos traseiros Yokohama com o BFG.
480103
Pelas medições porcas que fiz, no zoiômetro com dedômetro, a traseira vai subir 4 dedos (+/- 9 cm) e a frente 5 (+/- 11cm). Ainda vou medir a altura dela com relação ao solo em um terreno plano.
Mas para montá-los, ainda falta comprar mais 2. SE tudo der certo, irei pegá-los na Agis Pneus por R$ 909,00 até final deste mês. Torçam por mim!
Marcelo Schuch
10/10/2014, 20:45
Acompanhando e torcendo, eu tinha uns at 32 na minha PS 2001 2.8 fica o bixo, ótima escolha.
Acompanhando e torcendo, eu tinha uns at 32 na minha PS 2001 2.8 fica o bixo, ótima escolha.
Obrigado Marcelo. Terminei de comprar as peças hoje. Agora é aguardar... na expectativa! :)
Supercharger
10/10/2014, 23:45
Já procurou ver no Marisco Offroad aí em Curitiba? Quando comprei meus KM2 foi o melhor que encontrei. Para você sendo local, economiza o frete.
Já procurou ver no Marisco Offroad aí em Curitiba? Quando comprei meus KM2 foi o melhor que encontrei. Para você sendo local, economiza o frete.
Valeu Supercharger. Liguei no fixo mas ninguém atendeu. Mandei um e-mail, vou aguardar resposta e tentar ligar novamente na 2a-feira.
GPS
Para uma correta navegação, é necessário equipamentos e saber usá-los. Pois bem, em 2012 ganhei um GPS do meu pai, marca Tomtom, modelo GO 630. E desde então nunca tinha tido uma oportunidade real de usá-lo. Mas com o projeto em andamento, achei melhor retirar a poeira dele e colocar para funcionar, atualizar e me familiarizar com o dito, antes de realmente precisar.
Pluguei no laptop, baixei o software, atualizei e... travou tudo! Voltei o backup e... nada! Ainda travado. Bom, lá vamos na internet fuçar. Procura daqui, dali, achei um post interessante, testei e... nada! Fiquei das 20 as 23hrs ontem fuçando no bixo, lendo fóruns e nada.
Hoje de manhã, voltei ao batente. Achei o fórum Portal GPS me cadastrei, achei um post de um cidadão com o mesmo erro do meu. Um membro do fórum contou como fazê-lo e porque, fiz e está 100%!
Se alguém tiver dúvida sobre GPS, recomendo o fórum Portal GPS (http://www.portalgps.com.br/index.php).
André 1943
11/10/2014, 15:16
Boa tarde amigo também tenho filho de três anos e também faço uns passeios com minha triton. Estou entrando em contato para dizer que dia 18/10 haverá em joinvile mais uma etapa do mit motorsport e surgiria a vc participar pois é um baita evento entre no site da mit e confira.bons passeios e até mais
Boa tarde amigo também tenho filho de três anos e também faço uns passeios com minha triton. Estou entrando em contato para dizer que dia 18/10 haverá em joinvile mais uma etapa do mit motorsport e surgiria a vc participar pois é um baita evento entre no site da mit e confira.bons passeios e até mais
Opa, muito obrigado da dica André. Este vou passar, mas nos próximos tenho interesse. Vou olhar o site da mit, obrigado.
Elton Severo
12/10/2014, 14:56
Assinando e acompanhando o tópico ...
Rubens Linhalis
13/10/2014, 10:06
Acompanhando.. vai fica irado o carro.!
GNV
Quando comprei minha vtr, procurava justamente uma picape/suv que fosse 4x4 e que tivesse GNV, pois rodo muito, sou assalariado e o custo maior com combustível impacta bastante na duração do salário. Saí de um Prisma 1.4 09/10 que tirei zero km e passei para um carro 10 anos mais velho.
Confesso que rolou um baita medo, minha esposa não gostou nada pois a única exigência dela que era ter seguro, não consegui concretizar: carro com mais de 10 anos em 2010 não fazia seguro, isto sem contar o gnv. Hoje 04 anos depois, achei. Mesmo assim inviável, mas conto mais em outro post.
Enfim, para ter uma vtr 4x4 e que não impactasse no custo mensal tinha apenas uma opção: gnv. Carros a diesel ainda estão fora do orçamento. Achei esta, com GNV de 2a geração já instalado. Mas recomendo, que se quizerem usar gnv, que procurem e façam a adaptação, é mais seguro.
Desde que peguei ela, ela tem uma perda de 20% da força no GNV, algo normal pelo kit ser aspirado. E além de ter a lenta menor, o que atrapalha ema arrancadas e manobras algumas vezes ela fazia o temido back-fire mas aprendi a dirigir de forma a minimizar ele. Não se consegue extinguir por completo usando o kit aspirado de 2a geração. Desde quando a comprei, notei que estavam faltando uma das presilhas que fecham a caixa do filtro de ar e duas delas estavam sem pressão, mas mesmo assim mantinha a tampa fechada, então bola para frente, não vou mexer no que está quieto.
Quando a recuperei, notei que estava manca demais no gnv. Mas como ia para revisão, não fui pesquisar o porque. Foi, trocou tudo que tinha direito e mais um pouco e ainda assim continuava manca. Achei que fosse falta de costume meu. Afinal estava rodando com um Peugeot 206 1.4 Flex a mais de uma ano, um carro para cidade, caixa curta, muito ágil para o trânsito urbano. E um detalhe: das 06 travas da tampa da caixa de ar, restava apenas uma! Ou seja, a caixa não estava vedada.
Fiquei assim até começo de Agosto. Alguns dias depois do 1o final de semana ela começou a falhar e dar back fire, uns estouros feios. E obviamente que a caixa de ar, que só estava encaixada abriu de vez. Alterei meu modo de dirigir e melhorou os backs, mas ainda assim aconteciam todo dia.
Testei na gasolina e continuou falhando. Bem menos é verdade, mas continuava estranha. Pensei: "se falha na gasolina, obviamente vai no gnv e com maior intensidade". Por incrível que pareça, fiquei mais aliviado, pq se fosse só no gnv indicaria alguma problema no redutor de pressão e como ele é antigo, não sei se tem peças de reposição. E se não tiver, a única solução é a troca por um kit de 5a geração o que custará por volta R$ 4.500,00. As falhas em ambos são sinais de final de vida útil de velas e cabos, muito exigidos usando gnv. E como ela tem revisão programada para final de Setembro, dava para ir levando até lá.
Mas os backfires se intensificaram e ficaram piores. Algo teria que ser feito e o $$ curto. O jeito foi apelar para o "make yourself". Liguei para um amigo que é engenheiro de motores da Renault e grande conhecedor de carros com gnv. Conversamos um pouco, contei o que estava acontecendo (ele conhece o histórico do veículo) e orientou a primeiro fechar a caixa de ar e mecher na regulagem da torneira de gnv no coletor. Velas e cabos, seria um passo dois.
Então fui atrás das presilhas e... nada! Achei somente a caixa de ar completa, com valores variando de R$ 1.500,00 (com sensor maf e tubulação) e R$ 400,00 apenas a caixa. Ainda assim muito, pois nem sabia se realmente vedando ela iria resolver. Sendo assim, o que fazer: estava na casa da sogra, sábado a tarde, lojas fechadas para tentar procurar as ditas e o carro ruim. Vasculhei minha caixa de ferramenta, achei uns parafusos de rosca soberba que sobraram da montagem de um armário. É tu mesmo! Fechei bem a caixa de ar (levei uns 15min, fiz bolhas nos dedos e muita força até achar o jeitinho de como fazê-lo) e passei um parafuso na extremidade inferior da tampa com a superior da base, bem aonde fica o filtro. Como é para testar, vamos lá. Se der certo, mais tarde compro a caixa nova. Enquanto fazia isto, deixei a bateria desligada para zerar a injeção que estava com a luz da mesma acesa, após fazer um back fire.
Feito isto, liguei e o barulho do motor melhorou 70%. A lenta estabilizou e ficou mais alta, fruto do fluxo de ar correto. Mexi levemente na torneirinha e saímos de lá para levar a pequena em uma praça, rodei 150 metros e BUUUUMMM... uma mega back-fire! A luz da injeção acendeu, o carro perdeu a lenta e o torque caiu vertiginosamente. Parecia um carro 1000 sem escape e com os 4 pneus murchos.
Deixei as duas na praça e fui na casa do meu pai que era ali perto para avaliar o estrago. Resultado: a tampa do filtro abriu novamente quebrando uma pequena parte da base do filtro de ar, porque não vi e prendi muito perto da borda. Deixei assim mesmo, passei para gasolina e vamos embora. Peguei as duas na praça e fomos para casa. Na garagem do ap, deixei o motor esfriar e repeti o procedimento: desliguei a bateria para zerar a injeção (ela atrasa o ponto quando identifica o back fire) e fui fechar novamente a caixa de ar. Feito isto, fechei totalmente a torneirinha de gnv no coletor e abri totalmente a da válvula de abastecimento, que fica antes do redutor. Ela estava aberta em 30%.
Como fechei a torneirinha, obviamente quando liguei e passei para gnv o motor morreu. o menos mostra que esta funcionando. Abri meia volta, voltei a ligar e nada. Refiz o procedimento até ter lenta, quase morrendo e fui abrindo de meia em meia volta até ter lenta e ver que não falha. Rodei um pouco e estava muito melhor Com torque em baixa, sem falhar, as marchas entrando legal e a lenta quase igual a gasolina. Ela nunca esteve tão boa, desde que comprei-a.
Algumas vezes noto um falha em baixa rotação o que indica o final da vida útil de cabo de velas e velas, mas dá para levar "trocando de marcha" ao invés de deixar em D. Os cabos e velas já foram comprados, só falta chegar.
A lição que levo é: se quer bem feito, faça você mesmo. Ela passou por alguns mecânicos, tanto de gnv quanto normais e NENHUM havia me dito a importância de ter a dita cuja da caixa de ar lacrada!
Rubens Linhalis
13/10/2014, 14:47
Digaum,
Esses estouros também ocorrem com os kits de ultima geração ou só os mais antigos?
Digaum, esses estouros também ocorrem com os kits de ultima geração ou só os mais antigos?
Rubens.
Só com os antigos (2a e 3a geração)
O back-fire (ou retrocesso de chama) acontece quando a mistura a ar/gás explode antes de chegar no cilindro, geralmente está rica e encontra uma centelha ou parte do motor com alta temperatura. Os kits antigos trabalham como os carburadores e "enganam" a injeção eletrônica, dizendo os bicos estão ok e alterando a quantidade de gás enviado mediante um sistema mecânico que trabalha com o vácuo do motor. Então quando tira o pé do acelerador fechando a borboleta, o motor ainda está com rotação fazendo vácuo e obviamente o redutor ainda está enviando gnv, mas não há consumo e o gnv acumula no coletor.
Os kits de 5a geração são compostos de uma central de injeção à parte, o ajuste é preciso e a perca de potência é mínima. Em um teste da Gaspoint, uma Ranger com GNV teve perda de menos de 1% de potência medida em dinamômetro. O mesmo amigo engenheiro, relatou que o pai dele taxista aqui na cidade, instalou o kit de 5a geração em um Chevrolet Cobalt 1.8 Automático. Ficou melhor que na gasolina...
Rubens Linhalis
13/10/2014, 15:38
[FONT=Verdana]
Rubens.
Só com os antigos (2a e 3a geração)
O back-fire (ou retrocesso de chama) acontece quando a mistura a ar/gás explode antes de chegar no cilindro, geralmente está rica e encontra uma centelha ou parte do motor com alta temperatura. Os kits antigos trabalham como os carburadores e "enganam" a injeção eletrônica, dizendo os bicos estão ok e alterando a quantidade de gás enviado mediante um sistema mecânico que trabalha com o vácuo do motor. Então quando tira o pé do acelerador fechando a borboleta, o motor ainda está com rotação fazendo vácuo e obviamente o redutor ainda está enviando gnv, mas não há consumo e o gnv acumula no coletor.
Os kits de 5a geração são compostos de uma central de injeção à parte, o ajuste é preciso e a perca de potência é mínima. Em um teste da Gaspoint, uma Ranger com GNV teve perda de menos de 1% de potência medida em dinamômetro. O mesmo amigo engenheiro, relatou que o pai dele taxista aqui na cidade, instalou o kit de 5a geração em um Chevrolet Cobalt 1.8 Automático. Ficou melhor que na gasolina...
Compensa trocar nao né? :D
Vc comentou de 4.500 o custo..
Compensa trocar nao né? :D
Vc comentou de 4.500 o custo..
O upgrade no GNV esta programado para Fevereiro de 2015... :-P
Talvez troque o cilindro de 20m3 por tres de 7,5m3 colocados embaixo do assoalho no lugar do estepe original. Mas ainda não sei, vou fazer uns estudos. Se for com cilindros, o orçamento é este:
Kit GNV 5a Geração => R$ 5.200,00
Válvula de abastecimento externa => R$ 240,00
Total => R$ 5.440,00
Tampa da caixa do filtro de ar
Desde que comprei-a ela estava com apenas uma presilha do filtro de ar. Tentei fechar de algumas maneiras temporárias por que achava que ia encontrá-las. Mas o tempo passou, não achei as ditas e cansei de ficar remendando o temporário.
Então decidi fabricar as presilhas usando arame de inox que ganhei de um amigo. Abri uma budweiser, junteis os alicates e mãos a obra! Aos poucos foi tomando forma... Do lado direito a base que sobrou de uma presilha e a nova que estava fazendo. Mais tarde fui no carro e peguei a unica que estrava inteira para fazer a parte superior.
480652
E após 1h30 terminei um par (parte superior e inferior) e instalei para testar... As fotos são de hoje, mas instalei ontem a noite mesmo.
480653
480654480655
Rodei 35 km e até agora está firme e forte. Hoje quero fazer mais uma ou duas, dependendo do humor. Pq o treco é chato de fazer e detona com os dedos. Mas vamos em frente!
Fechadura do porta-malas
480656
Ela está com folga desde que comprei-a em 2010. Havia pesquisado a peça no Brasil mas só achei em concessionárias, por encomenda e a partir de cerca de R$ 1.000,00, nem usada achei. Encontrei um distribuidor de pecas na China que tinha, a USD $ 9,00 a de 1a linha. Velas Mitsubishi Parts made in Japan eram USD $ 1,50. Mas como perdi o contato e e estou sem cartão internacional o jeito é comprar no Brasil mesmo. Achei no Mercado Livre a R$ 249,00 (+ transporte) mas não sei se é a mesma. Vou ter que desmontá-la e verificar o part number.
Presilhas da tampa do porta-malas
480657
Do total de cerca de mais de 10 (não contei, mas são várias), das que restaram apenas algumas estão inteiras. Em conjunto a fechadura com folga deixa uma bateção chata no porta-malas. Comprei 10 no ML por R$ 22,00 (com transporte). Agora é esperar chegar e ver se resolve. Na base da tampa vou colocar um feltro para ajudar a diminuir o barulho.
Tampa da caixa do filtro de AR (parte 2)
Sexta-feira dia 17 ao chegar no trabalho houve um back fire e a presilha que havia feito não aguentou. Ela era de aço inox, mas tinha a metade da bitola da original. No final da tarde ao ir para casa, simplesmente sumiu... enfim. Voltei a ficar com apenas uma presilha.
Sábado de manhã fui em um material de construção e não achei arame da mesma bitola, portanto peguei o que mais se aproximava. Não tenho paquímetro, mas creio ser 5% menor e é de aço galvanizado, bem melhor de ser trabalhado. Fiz 5 presilhas, instalei e desde então tive apenas um back fire e elas aguentaram bem o tranco. Detalhe que também inverti a posição da presilha original para o lado aonde pela analise que fiz, é a mais crítica.
480925
480926
480927480928
Manutenção Corretiva e Preventiva (parte 1).
Depois de algumas semanas caçando as peças, finalmente chegou o dia de levar a viatura na oficina. Cheguei lá e estava lotada, mesmo tendo reservado a alguns dias atrás. Mas faz parte, infelizmente. Marquei de levar lá na próxima segunda. De lá fui no autocenter de qual sou cliente há muitos anos para ver se podiam fazer a manutenção e estavam vazios, ufa!
Mas não faziam tudo; apenas parte de suspensão, freios e pneus. Blz, melhor do que ficar mais alguns dias com pneus ruins desbalanceados, com a geometria e cambagem erradas e discos e pastilhas no limite.
481359481360481361
Foram trocados os discos dianteiros, pastilhas de freio dianteiras, pastilhas de freio traseiras, bandeja superior lado direito e os 04 pneus. Feito balanceamento, geometria e duas cambagens. O carro é outro! Ficou muito melhor.
481362481363481364
Digaum
Tenho uma pajerinho V6 3.0 12v (o motor é praticamente o mesmo). Ando com ela no GNV direto já a mais e 2 anos e nunca deu back-fire. E pela documentação do antigo proprietário, ela já roda a mais de 6 anos no GNV. Sem problemas e sem back-fire.
Leva numa oficina de qualidade para avaliar a instalação do GNV.
Abs
Rubens Linhalis
24/10/2014, 09:06
Ta ficando lindo o carro Digaum !
Esses pneus deram outra vida para o carro !
Digaum
Tenho uma pajerinho V6 3.0 12v (o motor é praticamente o mesmo). Ando com ela no GNV direto já a mais e 2 anos e nunca deu back-fire. E pela documentação do antigo proprietário, ela já roda a mais de 6 anos no GNV. Sem problemas e sem back-fire.
Leva numa oficina de qualidade para avaliar a instalação do GNV.
Abs
Olá Marcion,
Pois é, ela sempre fez isto, mas desconfio que o kit foi mal instalado. Ela vai passar por uma geral do motor no final do mês que vem e depois geral no kit, vamos ver se resolve de vez o back-fire. Eu IA levar na 2a mas a Dilma fez questão de aumentar a mordida do IR neste mês. :freaking:
Ta ficando lindo o carro Digaum !
Esses pneus deram outra vida para o carro !
Obrigado Rubens!
Também achei, to mais feliz que moxca em boxta! Rsrsr :cool:
Pneus Mud
Sim, eles são barulhentos. A diferença no ruído dos HT para os MUD é perfeitamente perceptível mas aceitável. São mais duros, os que comprei mais altos e deixaram o carro com outra dinâmica por alongar as marchas. Nas curvas são estáveis, mas precisam ir com cuidado, pela altura maior, podem pregar sustos se não conhecer a estrada ou o carro.
Rodei pouco para dar qualquer nota final, mas estou empolgado com o resultado. Gostei muito do carro com eles, agora parece uma 4x4, mesmo ainda sem diferencial dianteiro. Este vai ser outra briga ($$$) para conseguir e instalar.
Rubens Linhalis
24/10/2014, 12:13
..Gostei muito do carro com eles, agora parece uma 4x4, mesmo ainda sem diferencial dianteiro. Este vai ser outra briga ($$$) para conseguir e instalar.
Como assim sem diferencial dianteiro?
Como assim sem diferencial dianteiro?
Pois é Rubens, sem.
História: comprei ela em Novembro de 2010, "vendi" em Março de 2012 para um parente. Peguei-a de volta em Janeiro deste ano após 06 meses de muito stress R$ 2.000,00 de documentos, R$ 7.000,00 de dívidas com o banco e meu nome na lama. Paguei tudo, quitei-a, revisei o gnv, fiz revisão geral dos fluídos (caixa, freio, motor, radiador, diferenciais, etc) chequei suspensão, pneus e coloquei para rodar. Nem calculei todo o prejuízo que tive, mas estimo em 30mil.
Durante a revisão, me avisaram que ela estava sem diferencial dianteiro. Das duas uma: ou venderam ou quebrou, porque ela estava usando pneus de medidas diferentes na frente e atrás:
Dianteiros: Fate Range Runner HT - LT235/75R15 110/107R.
Traseiros: Yokohama Geolandar H/T G031 - P265/70R15 110S.
Digamos que estou, restaurando-a. Estava planejando vendê-la, mas após novamente passear pelo fórum e ler seu relato e de outros, que investem e fazem sozinhos, me deu ânimo de mante-la e dar um up. Me ajuda esquecer o perrenhe que tive para reaver e o arrependimento de ter vendido.
acompanhando... penso em pegar um vtr para expedicoes ... e a sport 'e uma das opcoes ... mas pra mim seria a diesel.. Rubens, to acompanhando o pacato tb..rs
Digaum
Dá uma olhada nos links abaixo. Tem muita info sobre GNV. Aprendi muito ali.
Manutenção GNV X Gasolina - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/gnv/2420-manutencao-gnv-x-gasolina.html)
Melhorando o GNV - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/pajero/1919-melhorando-gnv.html)
Olá Marcion,
Pois é, ela sempre fez isto, mas desconfio que o kit foi mal instalado. Ela vai passar por uma geral do motor no final do mês que vem e depois geral no kit, vamos ver se resolve de vez o back-fire. Eu IA levar na 2a mas a Dilma fez questão de aumentar a mordida do IR neste mês. :freaking:
Digaum
Dá uma olhada nos links abaixo. Tem muita info sobre GNV. Aprendi muito ali.
Manutenção GNV X Gasolina - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/gnv/2420-manutencao-gnv-x-gasolina.html)
Melhorando o GNV - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/pajero/1919-melhorando-gnv.html)
Vou olhar... Muito obrigado!
Susto!!!!
Sábado á tarde, voltando para casa notei que começou a puxar para direita, bem de leve. Parei, estercei parado e notei um barulho, baixo, mas anormal. Domingo, indo para um compromisso continuava puxando mas aceitável, dava para ir, afinal era perto. Quase chegando no destino, o barulho piorou e começou a puxar mais para direita, parei o carro e fui avaliar, parecia que alguma bucha tinha estourado.
Olhei, analisei uma-a-uma e nada, todas íntegras. Achei uma folga perto do pivô , mas estava igual do outro lado. Pedi para minha esposa esterçar o volante que eu ia olhar para ver aonde estava o defeito e vi a bandeja superior do lado direito trabalhando cada vez que se esterçava a roda. Chamei um guincho e reboquei o carro para casa.
481763
Hoje de manhã levei-a guinchada no mesmo AutoCenter que havia feito a manutenção e o problema foi que os parafusos que prendem a balança não usavam porcas auto travantes e os calços colocados para ajustar a cambagem os deixaram no limite fazendo com que trabalhassem.
481764
Parafusos novos, refeito alinhamento e cambagem e estamos rodando novamente. Espero que sem sustos! Detalhe que eles haviam identificado a necessidade de trocar os parafusos, autorizei mas não fizeram pois "conseguiram resolver sem trocar". Depois deste susto, agora é bandejas novas e jogo de parafusos novos, sempre!
Filtro de ar
Como o governo federal resolveu incrementar a mordida do leão no mês passado, já era a manutenção preventiva que estava programada. Sendo assim, resolvi eu mesmo trocar o filtro de ar. Será que estava sujo?
482663
A melhora na "respiração" da vtr foi significativa, mas ainda continua com uma falha em baixa rotação com o motor quente que espero ser resolvida com na preventiva re-programada para final deste mês.
Retrovisores elétricos
Desde que troquei o alarme, os retrovisores pararam de funcionar. E como não gostei do trabalho do cidadão, resolvi não voltar. Quando não gosto, não volto, nem para reclamar. E como eu dirijo o carro em 99% do tempo, os retrovisores desligados não me incomodavam. Mas como quero deixá-la na melhor forma possível, resolvi procurar o dito cujo do fusível. Mas quem disse que eu achava a caixa? Procurei na única à vista, que fica no cofre do motor, mas nada. Nenhuma indicação do dito. Procurei no fórum e achei a indicação de outra caixa de fusíveis menor, dentro do carro, em baixo do painel, no lado esquerdo do volante, junto a caixa de roda. Bingo!
482664
Mas está sem a tampa e sem ela e um multímetro a única alternativa é retirar os fusíveis um a um e fazer uma inspeção visual. Um calor do djanho, suando que nem um porco, uma posição nada confortável mas vamos lá! E como a lei de Murphy ainda está em vigor, o último fusível que retirei estava queimado. Não sei é o tal, mas fora os retrovisores tudo funciona. Então acredito ser ele, de 20A.
482665
Agora é achar, comprar e trocar. O mais sacudo já fiz, que foi achar o disgramido!
Molas e Amortecedores
Como uso GNV com um cilindro de 21m3 no porta-malas, tenho 100 kgs à de peso extra no eixo traseiro. Não é muito para um carro com quase duas toneladas, mas é o suficiente para as molas originais arriarem. Em virtude disto, o antigo dono trocou-as substituindo as originais de 14 mm de espessura por umas tendo 15 mm ou 01 mm à mais. O que já foi suficiente para levantar a traseira do carro.
482667482668
E isto ficava ainda mais evidente se comparando com a frente, que combinados pneus errados com barras cansadas a frente estava literalmente arriada. Quando fiz a manutenção na suspensão e a troca dos pneus mandei ajustar as barras para levantar a frente e manter frente e traseira parelhas.
482669482670
Ajustaram e realmente ficou bacana. Mas andando senti a traseira arriada, pensei que fosse falta de costume mas não é. As molas traseiras estão cansadas, precisam ser substituídas. Como quero fazer um lift de 2'', vou trocá-las por outras molas, ou maiores ou mais espessas, pois calços estão fora de cogitação em virtude da vistoria do GNV. Pesquisei e vi que um cidadão do fórum refez as molas originais, elevando a espessura delas em 2 mm, passando de 14 para 16. Uma boa opção, manteve o mesmo numero de elos, o mesmo tamanho, mas apenas reforçou-a.
Procurei alguma empresa em Curitiba e RMC que fizesse isto mas nada. Voltei a pesquisar, desta vez por molas prontas mais mais grossas mas só achei de 15,5 mm projetada para Pajero blindada. Achei pouca diferença para as que já estou usando. Contatei um amigo que indicou uma empresa perto da minha casa que fabrica molas, na espessura que quiser. Basta apenas levar a original como modelo.
Mas molas novas e mais grossas elevarão a altura da vtr, fazendo o amortecedor instalado atingir fim de curso. E novamente, como uso gnv e a vistoria é rigorosa, nada de gambiarra. Isto quer dizer, que os amortecedores instalados precisam ser substituídos. Solução? Amortecedores Offshox FX-5 com 2" a mais de curso.
As alterações foram pesquisadas e desenhadas, agora é comprar e instalar. Vou tentar ainda este mês na manutenção preventiva, pois temos uma viagem marcada para o 1o fds de Dezembro, estreando a vtr na estrada!
Digaum, to quase embarcando numa viagem igual a sua...rs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/139475-pajero-sport-3-0-v6-ano-1999-modelo-2000-automatica.html
Digaum, to quase embarcando numa viagem igual a sua...rs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/139475-pajero-sport-3-0-v6-ano-1999-modelo-2000-automatica.html
Opa, fala Abel!
Kra, é um excelente carro. Curto muito. Estou acompanhando a venda dela, está bonitona e pelas fotos e relato aparenta estar apenas com pneus da medida errada, 225/70R15 originais são na medida 265/70R15.
Att
FEchado... sou um 4x4... mas na ultima hora apareceu uma pajero de um vizinho no meu bairro, com revisoes sempre feitas no mesmo mecanico que conheco... Negocio perfeito!!! Pego na sexta!! UHUHU
482884
Opa, fala Abel!
Kra, é um excelente carro. Curto muito. Estou acompanhando a venda dela, está bonitona e pelas fotos e relato aparenta estar apenas com pneus da medida errada, 225/70R15 originais são na medida 265/70R15.
Att
Marcelo Schuch
05/11/2014, 20:48
parabéns ótimo carro...
FEchado... sou um 4x4... mas na ultima hora apareceu uma pajero de um vizinho no meu bairro, com revisoes sempre feitas no mesmo mecanico que conheco... Negocio perfeito!!! Pego na sexta!! UHUHU
482884
Parabéns Abel!!! Que massa kra... sucesso com a nova viatura!
parabéns ótimo carro...
Valeu, obrigado.
Gordinhocross
05/11/2014, 22:35
Boa noite amigos, estou vendendo minha L200 RS ano 2006 toda revisada e emplacada 2014 por apenas R$ 38.000,00 ou aceito troca por hylux ano 2001. Agradeço a todos.
Manutenção Corretiva e Preventiva (parte 2).
E finalmente lá foi ela para a RL Motors para a manutenção do motor. Serão trocados:
- Correia dentada
- Correia de acessórios
- Velas
- Cabos de velas
- Juntas das tampas de válvulas
- Filtro de óleo
- Óleo
- Filtro de ar.
E será feito um ajuste na direção que está com folga excessiva. Foi hoje e deve ficar pronta amanhã se não surgir nenhuma surpresa. Mas vou conversar o mecânico para ver se é necessário trocar ainda:
- Fluído de freio
- Fluído da direção hidráulica
- Líquido de arrefecimento.
Se precisar e ele ajudar na forma de pgto, acho que vou fazer para ficar livre.
Boa noite amigos, estou vendendo minha L200 RS ano 2006 toda revisada e emplacada 2014 por apenas R$ 38.000,00 ou aceito troca por hylux ano 2001. Agradeço a todos.
Não me atente, pq não tenho $$$. Mas fiquei curioso, tem fotos?
Roda livre AVM
Como informei, ela está sem o diferencial dianteiro por alguma irresponsabilidade do antigo dono. E como vou comprar um para colocar no lugar, pensei em já adquirir e colocar uma roda livre da AVM.
A pergunta é: a roda livre para a L200, com 28 dentes, serve?
Rubens Linhalis
12/11/2014, 14:15
Roda livre AVM
Como informei, ela está sem o diferencial dianteiro por alguma irresponsabilidade do antigo dono. E como vou comprar um para colocar no lugar, pensei em já adquirir e colocar uma roda livre da AVM.
A pergunta é: a roda livre para a L200, com 28 dentes, serve?
Só compra se realmente precisar, se a sua estiver ok, gasta dinheiro em outras coisa, quando a sua der problema (se der), ai vc troca.
Rubens Linhalis
12/11/2014, 14:17
Manutenção Corretiva e Preventiva (parte 2).
E finalmente lá foi ela para a RL Motors para a manutenção do motor. Serão trocados:
- Correia dentada
- Correia de acessórios
- Velas
- Cabos de velas
- Juntas das tampas de válvulas
- Filtro de óleo
- Óleo
- Filtro de ar.
E será feito um ajuste na direção que está com folga excessiva. Foi hoje e deve ficar pronta amanhã se não surgir nenhuma surpresa. Mas vou conversar o mecânico para ver se é necessário trocar ainda:
- Fluído de freio
- Fluído da direção hidráulica
- Líquido de arrefecimento.
Se precisar e ele ajudar na forma de pgto, acho que vou fazer para ficar livre.
Faz tudo logo.. essa troca dos tres fluidos é barato, ja fica livre e o carro mais revisado ainda. Coloca aditivo (bom) no liquido de arrefecimento.
A minha vai hj trocar todos os óius... e uma folguinha na direcao (idemmm)...
Faz tudo logo.. essa troca dos tres fluidos é barato, ja fica livre e o carro mais revisado ainda. Coloca aditivo (bom) no liquido de arrefecimento.
Só compra se realmente precisar, se a sua estiver ok, gasta dinheiro em outras coisa, quando a sua der problema (se der), ai vc troca.
Rubens,
Originalmente ela não tem. Pensei em comprar justamente pq estou sem o bendito e como vou colocar um outro, revisado, pensei em já aproveitar e instalar.
Falei com o pessoal da Gama 4x4 agora e disseram que o da L200 dá certo! :euforico:
Agora quando vou comprar, não sei. Talvez só em Janeiro. Mês que vem a programação é:
1) Trocar as molas traseiras de 15mm por umas de 16mm de espessura
2) Trocar os 04 amortecedores pelos Offshox Fx5.
3) Refazer geometria e cambagem.
Ou será que antes coloco o diferencial dianteiro?? O dúvida cruel! :confused:
Dúvidas
Qual o fluído da direção hidráulica da Pajero Sport 99/00? Dexron III?
Rubens Linhalis
13/11/2014, 09:06
Dúvidas
Qual o fluído da direção hidráulica da Pajero Sport 99/00? Dexron III?
Olha no manual.. se não tiver, tenta baixar o manual na net ou ate mesmo aqui no forum.
genti... que porr.. é esta de SOLENOIDE DA TRAÇÃO ??? 1.450!!!!
genti... que porr.. é esta de SOLENOIDE DA TRAÇÃO ??? 1.450!!!!
Esta?
Valvula Solenoide Tração Pajero Sport/l200 Outdoor Mb937731 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595520981-valvula-solenoide-traco-pajero-sportl200-outdoor-mb937731-_JM)
Olha no manual.. se não tiver, tenta baixar o manual na net ou ate mesmo aqui no forum.
Estou procurando, valeu Rubens. Achei o post com os manuais.
Pedi pra o meca fazer a troca dos fluídos da direção e freio. O do radiador vai ficar para outro mes, segundo ele tem algumas mangueiras em estado ruim que precisam ser substituídas andes de mecher.
Comprei na milfort, alguem ja trocou em casa? Sera q é facil?
Resultado da Manutenção
O carro ficou pronto na 5a-feira. A mão-de-obra foi meio salgada, mas tudo bem. A boa notícia é que o carro ficou espetacular! Não falha, com torque abundante, motor limpo, silencioso e sem cheio de óleo queimado. A má notícia é que não foi possível trocar a correia de acessórios e nem colocar aditivo no radiador. A correia que comprei é menor e as mangueiras estão ruins para se usar o aditivo, que segundo o mecânico, vai aumentar a pressão no sistema. E, condenou as duas correias poli-v. As correias estou atrás, e como não quero compra errado novamente, estou pesquisando:
MR360150 - correia de acessórios, pelo que observei toca o compressor do AC.
483912
MD 363022 (4PK970 R34-7) - correia poli-v, toca a direção hidráulica, polia viscosa, etc.
483913
A outra correia, maior de todas, não tem marcação nenhuma então estou totalmente no escuro com ela.
Fuçando na internet descobri as equivalentes
MR360150 -> Dayco 13A0875C, Goodyear - 13 X 0875.
MD363022 ->????
Correia misteriosa -> ???
Enfim, estou a caça das outras duas. Se alguém souber ou puder nas sua Pajero Sport 3.0 V6 24v agradeceria muito!
Oi Amigo boa noite,
Tenho uma igual ao seu modelo, 2002 com 78.000km. Quando a comprei, troquei todas as correias e tive problema similar ao seu. Depois troquei todas novamente por originais e nunca deu problemas (comprei o carro com 72.000km e tudo era original com 12 anos já estava ressecada). Procure na Brabus Mitsubishi, que fica em Interlagos/SP. São os maiores concessionários do BR e o preço das correias originais com eles são compatíveis com o mercado. Basta passar o chassi do seu carro e eles já te passam a correia completa.
um abraço! e vc me inspirou para trocar meus pneus por 32..r.s.
Oi Amigo boa noite,
Tenho uma igual ao seu modelo, 2002 com 78.000km. Quando a comprei, troquei todas as correias e tive problema similar ao seu. Depois troquei todas novamente por originais e nunca deu problemas (comprei o carro com 72.000km e tudo era original com 12 anos já estava ressecada). Procure na Brabus Mitsubishi, que fica em Interlagos/SP. São os maiores concessionários do BR e o preço das correias originais com eles são compatíveis com o mercado. Basta passar o chassi do seu carro e eles já te passam a correia completa.
um abraço! e vc me inspirou para trocar meus pneus por 32..r.s.
Bom dia Lantin, muito obrigado pela dica.
Kra, eu amei ela com estes pneus! rsrsrsrsrs
483939
Lucas.PantaleaoGLS
17/11/2014, 08:54
Vai ficar uma maquina! um monstro com estes pneus!!! vai na fé!. Minha dica do que não pode faltar em um carro de expedições além dos pneus, é a "grade de teto"..
Vai ficar uma maquina! um monstro com estes pneus!!! vai na fé!. Minha dica do que não pode faltar em um carro de expedições além dos pneus, é a "grade de teto"..
É, o rack/bagageiro ainda estou estudando qual modelo e se compro ou mando fazer.
Digaum,
Onde comprou os pneus? Tem site ou o contato? Pesquisei na net e estou encontrando por R$1.100 cada, é isto mesmo?
Um abraço!
Digaum,
Onde comprou os pneus? Tem site ou o contato? Pesquisei na net e estou encontrando por R$1.100 cada, é isto mesmo?
Um abraço!
Lantim, comprei em partes. Achei um par em promoção na pneusfácil.com por R$ 786,00. Os outros dois comprei na pneucenterimportados.com.br. Mas o valor é este mesmo, de 1000 a 1200 cada. Eu tinha achado os 04 em uma loja da Michelin por R$ 930,00 cada, mas paguei R$ 1.000,00. Preferi comprar aonde já era cliente.
digaum, posta foto dela com o pneuzao
Digaum, no final de janeiro devo dar uma passada pelo parana... vou para marechal candido rondon... quero ver se dou uma passada por ai para conhecer a viatura e tomarmos uma..
digaum, posta foto dela com o pneuzao
A pedidos!
484110
484111
Digaum, no final de janeiro devo dar uma passada pelo parana... vou para marechal candido rondon... quero ver se dou uma passada por ai para conhecer a viatura e tomarmos uma..
Vai na terra do Willmutt?? rsrsrsrs...
Será um prazer recebe-lo(s), venha mesmo! Mas venha com tempo pq moro longe de Marechal Cândido Rondon e de preferência num final de semana para podermos levar as viaturas para passear!
Salve SayOne... (Digaum no dilmês)... o que anda aprontando ?? rs... por aqui depois da viagem pra sp só passei de domingo...
Confesso que ainda impactado pelos 8km/l na estrada ... rs
Mestre Abel... estamos na luta.
No momento, preparando a viatura pra fazer o lift ou body-lift. Levei-a em dois especialistas em 4x4 aqui na região, cada um deu uma sugestão diferente e agora preciso decidir qual fazer. Como comprei os 04 amortecedores novos, com 2" a mais de curso, estou pendendo para mexer na suspensão.
Mas isto será só em 2015, Janeiro ou Fevereiro. Março saio de férias e ela tem que estar pronta para pegar a estrada! Inclusive até lá passará por outra troca de óleo, filtro e se der certo aproveito e troco as correias e mangueiras.
Neste final de semana fomos passear pelo litoral do Paraná, descemos a Estrada da Graciosa, almoçamos em Morretes e visitamos a Usina Governador Parigot de Souza em Antonina, ficamos na vila de moradores dela. Muito bacana o passeio, a estrada é simplesmente linda! Recomendo o passeio... Segue algumas fotos.
Portal da Estrada da Graciosa
486409
Estrada da Graciosa
486410
PR-340, caminho para a Usina Governador Parigot de Souza.
486411
Entrada da Usina
486413
Poxa acertaram o nome da estrada mesmo... é muito graciosa!! linda!!
Tá anotado... 2015 vou passar por estas bandas ... vou seguir o conselho!!
Poxa acertaram o nome da estrada mesmo... é muito graciosa!! linda!!
Tá anotado... 2015 vou passar por estas bandas ... vou seguir o conselho!!
Em Março de 2015 vou ficar uns dias lá, se estiver por perto de bobeira marcamos algo! Ou se vier antes, descemos a Graciosa juntos... vão gostar
Rubens Linhalis
09/12/2014, 10:27
Gigaum,
Seu carro ta muito bonito cara.. os pneus 32" deram outra cara para o carro!
E a estrada, realmente é bem bonita.
Gigaum,
Seu carro ta muito bonito cara.. os pneus 32" deram outra cara para o carro!
E a estrada, realmente é bem bonita.
Obrigado Rubens... Tem uns campings bacanas em Morretes, traca a Pacato para conhece-los! rsrsrsrsrsrs... Logo logo vou começar a acampar.
Faróis de neblina.
Desde que a recuperei, ela está sem os faróis de neblina. Quando comprei, tinha os originais mas quebrados e com as lâmpadas queimadas. Retirei para tentar recuperar, mas na 1a viagem soltaram. Retirei, e fui atrás de outros originais, mas quando achava era kro. Achei num preço bacana, sem lâmpadas, comprei mas logo a vendi com os faróis para serem instalados.
Enfim, quando peguei-a de volta, resolvi não colocar os originais e partir algum melhor mas com um custo menor, de preferência. Pesquisei, esperei e achei um par de Hella Optilux 2500 usados por R$ 60,00 na Olx. Achei que fosse golpe, caixa amassada, valor baixo, aguardei. Passaram-se 40 dias e continuavam anunciados, contatei o cidadão, cotei o frete, mas não comprei, a mordida do IR naquele mês foi doída e tinha a revisão do carro para fazer. Esperei mais uns 20 dias e finalmente com o dindin na mão, recontatei o cidadão, refizemos a cotação do frete, paguei e era aguardar para chegar. Literalmente paguei para ver.
E ontem os vi, chegaram no final da tarde.
486665486667
Agora é instalar. Vieram perfeitos, novos, embalados, plastificados com chicote, chave e relê.
badu_pajero
22/04/2015, 14:15
Pneus Mud
Sim, eles são barulhentos. A diferença no ruído dos HT para os MUD é perfeitamente perceptível mas aceitável. São mais duros, os que comprei mais altos e deixaram o carro com outra dinâmica por alongar as marchas. Nas curvas são estáveis, mas precisam ir com cuidado, pela altura maior, podem pregar sustos se não conhecer a estrada ou o carro.
Rodei pouco para dar qualquer nota final, mas estou empolgado com o resultado. Gostei muito do carro com eles, agora parece uma 4x4, mesmo ainda sem diferencial dianteiro. Este vai ser outra briga ($$$) para conseguir e instalar.
Meu amigo, tenho uma Pajero Sport 2003 2.8, gostaria de colocar pneus maiores, porém estou usando roda 16 na outdoor, vc saberia qual medida caberia na minha viatura?? 33 ou 32??
digaum.fbg
21/09/2015, 15:58
Boa tarde badu_pajero (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/96910-badu_pajero/)
Estive ausente durante um bom tempo do fórum. Enfim, os 32" cabem certinho mas raspam na dianteira, pela parte de dentro, quando se esterça até o final do curso da direção, para resolver, eu colocaria espaçadores de rodas. Para os 33 parece que precisa de body-lift, mas não tenho certeza.
digaum.fbg
21/09/2015, 16:00
Enfim, senhores. A Pajero Sport foi vendida. Tive uma história de alegrias e tristezas com ela e acabei passando para frente. NO momento estou atrás de outra viatura.
VictorHugo
22/09/2015, 21:56
Enfim, senhores. A Pajero Sport foi vendida. Tive uma história de alegrias e tristezas com ela e acabei passando para frente. NO momento estou atrás de outra viatura.
Só tenho uma pergunta! Estou querendo comprar meu primeiro 4x4 e fazendo pesquisas aqui vi que as Pajeros Sport de 99 a 2001 entram no meu orçamento. Aí te pergunto Digaum, valeu a pena ter essa viatura?
digaum.fbg
22/09/2015, 22:31
VictorHugo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/102340-victorhugo/), como 1o 4x4 valeu. O carro é bom, a manutenção não é excessivamente cara se cuidar bem das preventivas. É estável, confortável, anda bem, mas bebe bem tbm. A minha deu problema porque acabei vendendo, o kra não pagou, peguei novamente, mas ele judiou dela. Levantei ela, mas tive tanto problema para traze-la de volta que cada vez que andava com ela, lembrava. Então preferi vender.
VictorHugo
26/09/2015, 13:48
Vlw! Muito obrigado