PDA

Ver Versão Completa : Fusca 4x4

Marcelo A. Marchiodi
05/01/2004, 01:48
Saudações a todos!

Pensei no Fusca: porque não unir o útil ao agradável e fazer um Fusca 4x4??? É um carro barato, leve e fácil de mexer... porque não???
Alguém poderia me dar umas dicas sobre como proceder?
Valeu e obrigado!

Pedro Bachir
13/01/2004, 01:02
e ae Marcelo??? :D

acho que é meio complicado, bolar esse sistema, mas um kara ja fez isso no gurgel dele, é o mesmo kara que fez aquele jipe quatrax, o e-mail dele é eweimann@uol.com.br, e ele se chama Erwin Weimann(putz, que nome) :lol: manda um e- mail pra ele e troca umas idéias.

flw kara :)

Marcelo A. Marchiodi
13/01/2004, 13:44
Valeu Pedro, vou escrever pra ele agora mesmo!
Eu sei que vai ser um serviço complicado :x
Mas... fazer o que, imagina depois de pronto :) :) :)
Mas que nome hein :D ... se tentar falar três vezes seguidas dá até nó na língua :D
Obirgado e até mais!

Guilherme Crazy
13/01/2004, 13:46
Esse ai ficou muito bom mesmo !!!
Voce pretende dechar o seu assim????

[]`s

13/01/2004, 14:47
Po, se fosse pra fazer um fusca 4x4, arrancava logo o teto dele e fazia conver´sivel.

Ja vi uns Fusca (4x2 mesmo) conversiveis que ficaram super bacana! :-)

Marcelo A. Marchiodi
13/01/2004, 18:31
E aí Guilherme...

Infelizmente ainda não tenho "capital" pra deixar o meu assim, esse branco tá muito bonito mesmo e deve ser coisa de americano que pelo jeito tem "verdinhas" sobrando!

Osvaldo: também já vi alguns conversíveis, ficam bem legais mesmo, mas não pretendo fazer isso por enquanto

Talvez o meu se pareça mais com o da foto abaixo:

Guilherme Crazy
13/01/2004, 23:55
E ai Thiago blz?
Mas sera q vai valer as L$?
E a performance em trilhas?Sera q vai fica boa?
vc pretendo usalo para fazer que tipo de coisa?

Pedro Bachir
14/01/2004, 00:34
E ae Marcelo??? :)

Sem querer te desanimar mas ja desanimando, eu acho que não compensa fazer um fusca 4x4, vc vai ter que reforçar a suspensão, o chassi, a adaptação vai dar uma trabalhera disgraçada, vai ficar cara e o "jipe" fraquinho fraquinho!!!! :?

me desculpe te desanimar, mas eu so to dando a minha opinião. :roll:

Marcelo A. Marchiodi
14/01/2004, 02:25
Será Pedro?

Opiniões são sempre bem vindas Pedro, pode falar o que quiser: falar bem, dar sugestões ou "pedradas" se for o caso! :D :D :D
O pessoal que anda de buggy faz um lift da caroceria com umas chapas de perfil retangular que, acho eu, devem reforçar bem o chassis, posso tentar fazê-lo no meu Fusca, vamos ver.
E também não pretendo fazer um monstro off-road, o problema é que inconscientemente comparamos um carro assim com o velho Jeep, que é aço puro! Bruto mesmo! Comparando com um simples e mirrado Fusca!
Também não pretendo pegar aquelas trilhas que deixam até Unimog com medo! Pretendo usá-lo em viagens e pra dar uma divertida na lama de vez em quando, mas sei que não vou aguentar e vou tentar colocá-lo pra "ralar" só pra fazer um teste. Mas talvez você esteja certo, pois eu ainda nem comprei o danado e ainda não vi o tamanho da dor de cabeça! :)
Pedro, olha este site http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm e me diz o que você acha dessa Kombi. Por falar nisso, será que alguém sabe me informar alguma coisa dessa empresa Dacunha??? :?
No final de janeiro compro o carro e vocês vão acompanhar a transformação, ok!

Dêem uma olhada neste site: http://www.planetabuggy.com.br/baja/evandro.htm tem uns bajas numas trilhas bem "ensaboadas", se eles fazem isso com um baja 4x2, imagina num 4x4 :) :) :)

Pedro Bachir
29/01/2004, 01:43
Será Pedro?

Opiniões são sempre bem vindas Pedro, pode falar o que quiser: falar bem, dar sugestões ou "pedradas" se for o caso! :D :D :D
O pessoal que anda de buggy faz um lift da caroceria com umas chapas de perfil retangular que, acho eu, devem reforçar bem o chassis, posso tentar fazê-lo no meu Fusca, vamos ver.
E também não pretendo fazer um monstro off-road, o problema é que inconscientemente comparamos um carro assim com o velho Jeep, que é aço puro! Bruto mesmo! Comparando com um simples e mirrado Fusca!
Também não pretendo pegar aquelas trilhas que deixam até Unimog com medo! Pretendo usá-lo em viagens e pra dar uma divertida na lama de vez em quando, mas sei que não vou aguentar e vou tentar colocá-lo pra "ralar" só pra fazer um teste. Mas talvez você esteja certo, pois eu ainda nem comprei o danado e ainda não vi o tamanho da dor de cabeça! :)
Pedro, olha este site http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm e me diz o que você acha dessa Kombi. Por falar nisso, será que alguém sabe me informar alguma coisa dessa empresa Dacunha??? :?
No final de janeiro compro o carro e vocês vão acompanhar a transformação, ok!

Dêem uma olhada neste site: http://www.planetabuggy.com.br/baja/evandro.htm tem uns bajas numas trilhas bem "ensaboadas", se eles fazem isso com um baja 4x2, imagina num 4x4 :) :) :)

Se é pra isso que vc quer, vc deveria, deixar o fusketa 4X2, reforça o chassi, colocar uns mud terrain, diferêncial com relação do fusca 1200 que é mais reduzida, um freio de mão independente pra cada roda trazeira, ou se quizer gastar mais, um bloqueio de diferêncial!!! :wink:

jeitada a kombi 4x4, pra quem mora na roça que é boa!!! :)

flw :)

Marcelo A. Marchiodi
05/02/2004, 09:50
E aí pessoALL!

Tive umas idéias aí e gostaria da ajuda de vocês pra saber se não estou pensando besteira, ainda não conheço muito bem a mecânica VW e isso que estou pensando é só uma teoria (talvez até meio besta... :oops: ): no câmbio do Fusca seria ligado outro câmbio porém com relação 1:1 (quarta marcha, estou certo???), deste câmbio 1:1 sairia um cardã (pelo túnel central do chassis...) que se ligaria à transmissão dianteira do antigo Gol BX que por sua vez seria adaptada no lugar da suspensão dianteira do Fusca e quando se quisesse o 4x4 era só engatar esse câmbio 1:1, como se fosse a caixa de transferência do Jeep. Então, o que acham???
Pensei nisso depois que o dono de um buggy 4x4 me escreveu, ele disse que o dele tinha dois câmbios de Kombi, mas não entrou em muitos detalhes. Disse que o vendeu por R$ 8.000,00, pesava apenas 600 kg e tinha quase 40 cm do chão!!! Tem mais fotos dele no link http://photos.yahoo.com/acacio_bola ele ainda disse que nessa trilha passou fácil em muitos lugares que os Jeeps ficaram...
Achei alguns sites de Fusca 4x4, deêm uma olhada:

http://www.vwfarm.com/syncrobug.html (fotos em geral...)

http://www.davesport.com/cgi-bin/davesport/old_bug.html (Fusca de rali, colorido demais...)

http://www.waffenhq.de/panzer/kommandeurswagen.html (site em alemão...)

http://www.geocities.com/Baja/Dunes/8469/page8.html (Fusca monstro 4x4, interessante!...)

http://www.vw-kaefer.ch/Geschichte/1939-45.htm (Coisas estranhas... interessante!)

http://www.thesamba.com/vw/gallery/index.mv?search+kommandeurwagen+exact (site de réplicas...)

Achei também uma foto da transmissão dianteira do Fusca 4x4 da Seg. Guerra, tá meio ruim mas dá pra ver alguma coisa, não consegui achar outra foto. Coloquei também uma foto de uns Fuscas na lama que pelo jeito são 4x4 e exatamente do jeito que quero fazer o meu.
Se alguém souber de algum tipo de kit de fibra daquelas janelinhas traseiras (ovais repartidas ao meio...) do Fusca antigo, dá um toque aí!
Valeu!
Até mais!

Benê Sernaglia
09/02/2004, 15:41
Ai vai mais um fuscão Off Road ...

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 00:45
Putz, levei até um susto :shock: :shock: :shock: quando vi essa foto Benê!
Quando vi, pensei: "quero o meu assim, nessa altura..." mas logo vi a mecânica de Jeep por baixo da carroceria, sem dúvida é um bom meio de tornar o Fuscão um autêntico fora de estrada!!! Mas deve dar uma trabalheira do caramba!!!!!!!!
Você tem mais informações desse Fusca, fiquei curioso pra saber onde foi parar o radiador (???), pois ele deve outro tipo de motor não é???
Mais algumas fotos desse tipo de transformação:

monge
10/02/2004, 01:14
Fala Gente... :D

Bom, já que virou exposição de fusca off road... aqui vai minha contribuição.

[]'s

Eugênio

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 02:21
Minha Nossa :shock: :shock: :shock: :D :D :D
Mas o que é isso :D :D
Que medidas são esses pneus??? 60 polegadas???

Benê Sernaglia
10/02/2004, 08:16
Marcelo vou ficar te devendo essa informção, so possuo essa foto mesmo. Bom fica pra quebrar a cabeça, descobrir se esta com o motor e cambio original e ter sido adpatado o T case do willys. Ou ter feito uma reestruturação, eliminando o banco traseiro para acomodar outro motor e ate mesmo poder estar em cima de outro chassis.

Nossa Monge esse é animal !!!! ehehehe

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2004, 13:28
Mais algumas fotos!

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2004, 13:32
Ops :oops:
Foi só uma foto! Agora vai o resto!

marcelo nunes
01/03/2004, 21:42
A Dacunha, em Diadema, fazia uma transmissão 4x4 para ser adaptada às Kombis
Depois passou a fazer um Jeg (lembram?) 4x4 com essa transmissão, pelos idos de 1980 eu acho. Pesquisar algo nesse sentido pode ser útil.
Além disso a VW, até meados dos anos 80, fazia um utilitáro 4x4 no México, chamado VW 181, com chassi muito proximo ao do Fusca, com motor traseiro, etc.

Marcelo A. Marchiodi
02/03/2004, 00:47
Olá Marcelo!
Na internet já procurei tudo que você imaginar sobre a Dacunha e o Jeg, mas não se encontra nada :(
O ideal seria achar alguém que tenha um autêntico Jeg 4x4, tarefa hercúlea pois acho que só foram feitos uns 4 modelos se não me engano!
Este utilitário que você citou seria o VW "Thing" não é?!?
Acho que ele não era 4x4 hein... ou era???
Agora sim vão as fotos que eu tinha prometido antes!

marcelo nunes
02/03/2004, 07:27
O Thing era o 181 vendido no mercado americano, sem o 4x4 e com opção de ...câmbio automático...
Achar testes e referências do Jeg 4x4 não é difícil, eu tenho algumas.
O duro seria achar alguma tração desas para vender. A Dacunha ainda existe? Se existir talvez ainda fabrique alguma coisa.

Marcelo A. Marchiodi
02/03/2004, 16:04
Aahh então é isso, e pra que um câmbio automático num... fusca???
Bom , deixa pra lá!
Você tem alguma coisa do Jeg então, se puder me mandar fico grato, meu email é marcelomarchiodi@terra.com.br
Infelizmente a Dacunha não existe mais, já pesquisei na internet e não achei nada, o ideal seria achar alguém que trabalhou lá.
Meio difícil hein... mas é o único jeito!
Até mais!

Marcelo A. Marchiodi
17/03/2004, 00:43
Olá PessoALL... :D
Recentemente escrevi para o museu da VW em Wolfsburg perguntando sobre o Type 87 4x4 que eles tinham lá, e 2 semanas depois me responderam o seguinte:

Dear Mr. Marchiodi,
>
> we thank you for your enquiry on the Volkswagen Type 87. The Type 87 was
> one
> of the military versions, which was built in very low numbers between 1941
> and 1945 and is also known as "commanders car". This special name was
> grounded on the fold down map table in front of the passenger's seat. The
> engine was the same like in the other Volkswagen (1131 cc engine capacity
> with 25 hp), but all wheels was driven and both axles was equiped with
> differential looks.
>
> Best regards
> i.V. i.A.
>
> Dr. Manfred Grieger Dr. Dirk Schlinkert
> Corporate History Departement
>
> Volkswagen AG
> Corporate Communications
> PO Box 1974
> D-38436 Wolfsburg
> Tel.: 0049-5361/9-76416
> Fax: 0049-5361/9-76957
8. März 2004

Não falaram muito mais do que eu sabia, mas pelo menos responderam, mostraram um pouco de consideração, mas uma novidade pra mim é o fato de que este modelo possuía bloqueio de diferencial nos dois eixos!!! :D

Já ouvi dizer que algumas Kombis antigas saíram com bloqueio (bloqueio mesmo, 50% de força p/ cada lado do eixo, não o Selectraction do Gurgel...) de fábrica, mas que é muito difícil encontrar um desses num desmanche, alguém sabe me dizer mais alguma coisa sobre esse bloqueio??? Dá pra adaptar no Fusca???

Marcelo A. Marchiodi
15/04/2004, 00:54
Fotos do "diferencial" dianteiro do Schwimmwagen, esta mesma configuração era usada também no Fusca 4x4 (Type 87) da Seg. Guerra.

Wallace
15/04/2004, 01:03
Oi Marcelo,

Vai ver que é porque uma transmissão automática é melhor no fora de estrada que a mecânica.

Treinador
20/04/2004, 08:05
Mais algumas fotos!

:D Valeu Marcelo aqui estou eu pela prima vez...hehehe :D

Pra começo essas fotos vai pro blog ( http://treinador7.fotoblog.uol.com.br/photo20040229203641.html ) isso voce ja sabe rs.

Da uma dica

de um motor diesel para o jeep pois ele tem motor 6 canecos horiginal JEEP
e gostaria de ter um mais economico. Que não muito caro ....

Marcelo A. Marchiodi
17/07/2004, 18:30
Pra desencavar o tópico das profundezas do esquecimento!!! :D
Vejam essa gaiola 4x4, no Fusca pode ser feito da mesma maneira.

Flávio Cadore
17/07/2004, 20:32
E aí...

Legal a gaiola, alguns retoques aqui outros alí, a meu ver né...
Só eu acho que o motor ficaria melhor se fosse central, assim deve empinar muito fácil numa rampa, a suspensão traseira se parece com a minha só muda o amortecedor e a dianteira muda a posição do amortecedor...
Flávio...
De onde veiio esta foto?????

Marcelo A. Marchiodi
18/07/2004, 02:45
Flávio,
Não me lembro de onde tirei essa foto, vou tentar encontrá-la denovo e te digo, ok! O que me lembro é que o sujeito usou a suspensão do Gol na dianteira...
Esse esquema de motor central não é tão difícil não, procure nesse site http://www.blindchickenracing.com/ que deve ter alguma coisa a respeito, mas tenha paciência pois o site é muito grande... :)
Até mais!

el kabron
24/07/2004, 22:09
SE VCS ACHAM QUE MALUQUICE É SÓ COISA DE GRINGO? ENTÃO VEJA O SITE www.defesa.ufjf.br/arq/art2.htm

E O PIOR QUE ALÉM DE CRIATIVO, E MUITO BARATO, O CARRO DESPACHA MUITO BEM..
ATÉ.. VALEU

Flávio Cadore
25/07/2004, 18:49
El Kadron

Legal o resultado final...
Mas como fica na hora da troca de marchas 4x4 , tem duas enbreagens?
A Mercedes já fez um Classe A com dois motores 1.9 mas eram com câmbio automático e recheados de eletrônica, foi um presente para os pilotos da equipe de F-1 quando o Mika foi campeão, dava mais de 300 km/h...
Flávio...

el kabron
25/07/2004, 21:29
TCHÊ, NÃO VÍ O CARRO, O ACIONAMENTO É MUITO SIMPLES, A EMBREAGEM PODE SER UM PEDAL QUE ACIONA UM CILINDRO HIDRÁULICO , POR SUA VÊZ, COM DOIS CIRCUITOS DE AÇÃO, IGUAL FREIOS, DIANT. E TRAZ, , EM CADA CÂMBIO, UM CILINDRO INFERIOR, QUE ACIONA AS EMBREAGENS, . É MUITO SIMPLES, BARATO E FUNCIONA ... , QUANTO A UTILIZAÇÃO DE UM MOTOR SOMENTE, É FÁCIL, COM DUAS ALAVANCAS DE CÂMBIO, , DEIXA-SE O CÂMBIO DO MOTOR EM OFF. NA POSIÇÃO DE NEUTRO, E UTILIZA-SE SÓ O CÂMBIO QUE ESTÁ FUNCIONANDO,, NA MINHA OPINIÃO AS ALAVANCAS DEVERÍAM ESTAR NA POSIÇÃO PARALELA, COM UM PINO, SE ACIONA AS DUAS ALAVANCAS OU SÓ UMA.. SIMPLES INSTALAÇÃO TBM ..

CARA SE SOUBEREM DE UMA SAVEIRO BX, POR UNS R$ 2000,00, ME AVIZEM, TÔ MUITO AFIM DE FAZER UMA COM O MESMO SISTEMA..
ATÉ...

Flávio Cadore
26/07/2004, 21:24
El kabrom

Na outra resposta eu coloquei El Kadrom, achei meio estranho mas foi igual....
Por falar em Saveiro, pickup: outro dia eu vi no Auto Esporte da Globo uma Fiorino com a suspensão alterada, simplesmente um show, tracionada, pneuzão de D-20, motor central (preso na carroceria). O dono pretende participar de rallys, um pobre "coitado", é industrial e tinha um engenheiro trabalhando no carro. O motor pelo que deu para ver parecia ser de Monza com diferencias de Niva ou outro parecido...
Flávio...

el kabron
27/07/2004, 10:05
BOM DÍA ! DIFERENCIAIS DO NIVA?
EU PREFIRO USAR O DIFERENCIAL DO ÔMEGA 4CC. POR SER MAIS FÁCIL DE SE ENCONTRAR,NO MERCADO, BEM MAIS BARATO, E ESTE USA SEMI EIXOS EM VÊZ DE EIXO RÍGIDO.. SEGUNDO ME COMENTARAM, O DIFERENCIAL TRAZ. DO NIVA QUEBRA MUITO A PONTA DE EIXO...
MAS QUE É UM "JEEP " BARATO. ISSO É ...

Flávio Cadore
27/07/2004, 21:09
Pô Kabrom...

Quando eu falo em diferencial de Niva me refiro ao dianteiro do Niva,
o traseiro é fora da casinha...ultrapassado, pesado e por aí vai...
Na minha gaiola vou usar dois de Niva, olha a foto dele aí...
Quero humilhar os Jeep, sem querer ofender os jeepeiros...
Gaiolinha leve , tracionada, freio a disco nas quatro.....e por aí vai....
Flávio...

Marcelo A. Marchiodi
19/08/2004, 02:26
E aí gente, tô aqui de novo... resgatando novamente o tópico "Fusca 4x4" e falando sobre "Fusca 4x4"
Dessa vez achei algo que vai tirar muitas dúvidas (pelo menos as minhas...) sobre como fazer o esquema do 4x4 no Fusca, são fotos de uma restauração de um Type 87 4x4 ou KDF 87, dá na mesma... com essas fotos vai ficar mais fácil, pelo menos é uma referência visual... já quebra o galho!
O site é http://www.vwbroukklub.cz/html/autosalon/brom/brom.htm o único problema é a língua intraduzível desse site, aliás alguém sabe que país é esse??? no link do site tem "cz", seria Cazaquistão???????
E aí???

Marcelo A. Marchiodi
20/08/2004, 02:21
Algumas fotos!

tecnica
21/08/2004, 17:16
Oi Marcelo,

Há algum tempo venho aconpanhando este tópico, e digerindo e estudando a sua idéia. Pondo lenha na fogueira, imagino o seguinte:

1) A parte mais complicada dessa adaptação é o munhão dianteiro. Talvez o mais interessante fosse usar a plataforma da Variant II, que tem a suspensão dianteira McPherson, e usar as bengalas do Gol ou Passat (e usar homocinetica na frente).

2) Assim, o cambio dianteiro poderia ser o do Gol ou da Kombi (com a coroa invertida). Note que esse cambio dianteiro pode ser usinado para se retirar a "caixa seca", e o eixo piloto pode ser arrancado fora também.

3) Nos 2 cambios, o eixo do pinhão deverá ser prolongado. O ideal seria usinar um novo pinhao, já com o prolongamento e as estrias, onde deverão ser encaixadas as luvas das cruzetas (para o cardã dianteiro).

4) Vou postar uma ilustração do esquema bolado, mas vc já pode imaginar que os pinhões serão interligados pelo cardan. Para acoplar e desacoplar a tração, poderia usar um acoplamento industrial.

Obviamente, o cj coroa e pinhão deverá ter a mesma relação. Observando uma caixa VW, note que a extremidade correspondente ao eixo do pinhão é reto, bastando então usinar e colocar um retentor.

Vou colocar mais ilustrações (estou editando), para explicar o que eu imagino.

Marcelo A. Marchiodi
23/08/2004, 11:38
E aí Alexandre!
Concordo com você, o maior problema seria nas pontas de eixo dianteiras, como tenho alguma facilidade em usinagem e fundição, estava pensando em desenvolver uma caixa dianteira como aquela do site tcheco, e nas pontas pensar em algo usando as peças do Gol BX, o que você acha??? Um tipo de kit "transforme o seu Fusca em 4x4", mas nada com fim comercial não, quero apenas andar de Fusca 4x4!!! 8)
Ah, estou esperando a sua ilustração, ok!
Tem um outro fórum que participo também, com um tópico sobre este assunto, está em http://www.bajabrasil.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=195 por lá este assunto deu muito o que falar também, dá uma olhada, tem 9 páginas e algumas idéias que tive estão melhor explicadas lá!!! :D
Até mais!

Prof.pardal
03/09/2004, 01:49
El kabrom

Na outra resposta eu coloquei El Kadrom, achei meio estranho mas foi igual....
Por falar em Saveiro, pickup: outro dia eu vi no Auto Esporte da Globo uma Fiorino com a suspensão alterada, simplesmente um show, tracionada, pneuzão de D-20, motor central (preso na carroceria). O dono pretende participar de rallys, um pobre "coitado", é industrial e tinha um engenheiro trabalhando no carro. O motor pelo que deu para ver parecia ser de Monza com diferencias de Niva ou outro parecido...
Flávio...

Flávio

A revista fora de estrada tem uma reportagem sobre esta fiorino....

Na verdade o cara fez uma gaiola colocou dois diferenciais de omega usou o motor e caixa do omega 2.2

P/ se enquadrar na categoria(peso) ele usou uma carroceria de fiorino

espero ter lhe ajudado

falows

Marcelo A. Marchiodi
18/12/2004, 14:30
Caixa dianteira.

Marcelo A. Marchiodi
20/12/2004, 13:11
Excelente vão livre!

dero
30/12/2004, 15:30
caraca, por isso q eu adoro o mundo 4x4, tem cada coisa q nem sabia q existia...

Ovelha
27/04/2005, 18:45
Esse cara conseguiu fzer um belo 4x4, com uma mecânica que seria semeljante ao de um fusca 4x4,

td bem que o motor não é o mesmo e tals, mas as caracteristicas da suspenção são parecidas.

Na minha opinião fica bom pra atravessar bosteiros, mas se for para facões,,, :cry:

olhe o monstro no flog do cara
http://www.floog.com.br/Floogh.asp?u=foradeestrada

Dirceu D.Jr.
29/05/2005, 22:37
Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar??? :roll:
Tenho uma gaiola muito boa com motor de brasilia e redução das kombis cliper, tentei fazer o bloqueio tipo da gurgel, mas não ficou bom... eu queria fazer interno mesmo... :)

Bilate
21/06/2005, 11:36
Olá galera,

Saiu este mês na revista FUSCA & CIA uma reportagem sobre o jipe JEG que tem mecânica 4X4 volkswagen. Dá para ter uma boa noção de como funciona a tração.

Abraços,

Júnior.

Bilate
26/07/2005, 11:30
E aí galera, ninguém tem novidades sobre o fusca 4x4, desistiram? Comprei um fusca esta semana para começar fazer as adaptações da tração..... Alguém adquiriu a revista fusca&cia que falava sobre o jipe JEG? O que acharam? Abraços. Júnior.

ze do maveco
26/07/2005, 13:06
galera , sempre tive essa ideia de um fusca 4x4 :D
boa sorte ae pra galera que vai fazer

Marcelo A. Marchiodi
26/07/2005, 16:27
Bom pessoal, foi eu que "fundei" este tópico, eu pesquisei muito tempo e quebrei a cabeça muito tempo também... mas o destino acaba por nos confrontar colocando oportunidades na nossa frente! Aconteceu que eu que queria tanto fazer um Fusca 4x4 me deparei com uma grande paixão minha também, por um preço irresistível, então acabei optando por um Gurgel X-12 TR (afinal ainda existem uns 20 milhões de Fuscas por aí... e Gurgel só uns 20 mil) que também pretendo dotá-lo de tração 4x4 e mais algumas novidades!! hehe
Mas isso não quer dizer que desisti do Fusca, futuramente pretendo fazer um também, por enquanto pretendo trabalhar no Gurgel, mas aí quando pegar o Fusca serei mais rigoroso na adaptação e na caracterização de um Fusca 4x4 igual ao da Seg. Guerra!!! Até com a janela split window!

Por enquanto posso dizer como pretendo fazer no Gurgel, que é praticamente a mesma mecânica do Fusca. É o seguinte: alongar o eixo secundário do câmbio, de modo que seja possível a adaptação de um entalhe para a colocação de um cardã ali; no meio deste cardã deverá ter uma caixa para se engatar e desengatar a tração; na frente deve-se usar uma caixa de Gol BX, ou outra similar com homocinéticas, que será presa na suspensão original; o resto é criatividade e tempo... muito tempo pra pensar tudo!!! É claro que para se fazer isso tudo é bom que se tenha máquinas tipo torno, freza, solda e um bom conhecimento de mecânica ou no mínimo se conheça algum torneiro de confiança e muito paciente pra te aguentar com essa adaptação! Afinal fazer um Fusca 4x4 não é como ir numa loja e pedir um kit "Fusca 4wd" e pronto... é tudo na adaptação, não tem outro jeito!

Eu já vi a revista que fala sobre o Jeg, muito boa e completa a reportagem, vale a pena! Mas sobre ter noção do esquema de tração, aqui neste tópico tem tudo aquilo, o Jeg usa praticamente o mesmo conceito do Fusca da Seg. Guerra (vejam as fotos das páginas anteriores)!

Por enquanto coloco umas fotos novas que achei pra inspirar o pessoal! hehe

Edintruder
30/07/2005, 19:43
Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar???

Solda as planetárias que fica 100% BB - Bom e Bloqueado!

MARIO SERGIO
31/07/2005, 01:23
Pessoal,o tópico está muito interessante , e só por curiosidade passo uma informação p'rocês.
Em Macaé-RJ no ano de 2002, estava em uma feira ( destas anuais na cidade , agropecuária ou similar .. ) e tinha vários estandes, pista de indoor do jeep clube de Macaé,cavalos ,bois e etc...rs rs
Mas tinha um sujeito lá , expondo um fusca ( branco ) e muito bonito, mas que chamava a atenção só de olhar no capô, pois tinha um ressalto bem claro e ai naõ resistimos e fomos lá perguntar que diacho era aquilo.
Bem, o sujeito, conhecido mecânico e professor pardal da região " fez" uma simples adaptação de DOIS motores no fusca ,um na frente ( era um motor AP também da wolkswagem ) e o convencional na traseira( ops) do do próprio fusca.
Por isto o tal ressalto no capô, era a parte do cabeçote do motor AP que naõ coube totalmente lá na frente.
O fusca é todo equipado, e tem duas alavancas de câmbio , em linha praticamente, e dois pedais de embreagem, de forma que vc pode ligar os dois motores ao mesmo tempo e aí vc usa tipo um " gancho' metálico que une as dus embreagens, e aí muda a marcha e muda dos dois motores ao mesmo tempo.... :D :D Coisa de maluco..
Bem , JURO p' rocês que não tinha bebido ( muito) :D :D :D E o tal fusca existe mesmo e tem dois motores mesmo..Não foi fruto da imaginação não..... :D :D :D

[ ]s sóbrios ...

Sérgio

Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar???

Solda as planetárias que fica 100% BB - Bom e Bloqueado!

Bilate
23/08/2005, 13:13
Aê pessoal, niguém tem novidades sobre o fusca 4x4, comecei a desmontar o meu esta semana. Até o fim do mês devo terminar de ter o levantamento de projeto e levar as peças para tornear. Alguém tem mais fotos para colocar no forum?
Não deixem esta idéia desaparecer..... Abraços.

Vinícius-RS
23/08/2005, 14:15
Estou bem afim de comprar um fusca e colocar uns 3k na traseira, só para ver o que acontece no barro. Será que vai ter um bom desempenho? Não queria gastar muito... Acho que assim já posso brincar :dance: :dance:

[]'s

julianor
23/08/2005, 18:40
Achei muito legal os fuscas de uma turma de Montenegro - RS, na trilha no ultimo sabado em Santa Cruz do Sul - RS.

Não é 4x2...mas fizeram a festa...

Edintruder
23/08/2005, 19:59
Legais esses dois aí! Dá até vontade de comprar um de R$400,00 e fazer isso!

Edintruder
23/08/2005, 20:01
Legais esses dois aí! Dá até vontade de comprar um de R$400,00 e fazer isso!

Ou gastar um pouco mais e fazer ISSO! :twisted:

Bilate
14/09/2005, 15:45
Olá pessoal, ninguém tem novidades sobre o fusca 4x4...Fotos, idéias, alguma notícia....
Abraços.

Edintruder
15/09/2005, 19:38
O mais fácil ainda acho que é colocar uma carroceria de fusca num chassis de jeep!

Marcelo A. Marchiodi
16/09/2005, 02:08
O mais fácil ainda acho que é colocar uma carroceria de fusca num chassis de jeep!

Aí fica fácil demais... cadê a dor de cabeça!??? :lol:
O legal é modificar a mecânica VW, dá pra fazer!!! É que não é coisa de se fazer em qualquer lugar ou de qualquer jeito, não existe nada pronto, tem que quebrar a cabeça pra bolar o esquema... se não, não sai!
Acabei desistindo por enquanto de fazer um Fusca 4x4 por causa de documentação (e outras coisas também: pretendo fazer um Gurgel 4x4), se eu fizesse ele com certeza não ficaria mais baixo que esse da foto abaixo (no minímo eu ia conseguir uns 45 cm de vão livre), a primeira blitz que eu entrasse os "homi" já iam me parar... aí já viu né...
Mas um dia vou fazer sim, pode ter certeza!

Bilate
16/09/2005, 09:21
Desiste não Marcelo, onde vc consegue estas fotos? Disponibiliza mais pra podermos ver...Abraços.

Rubens
28/09/2005, 17:34
Caraca . . .

Fiquei fora do ar por algum tempo e volto com o final de uma boa discussãozinha . . .

Bom . . .

Marcelo, teria como você me enviar o material que você conseguiu coletar sobre o Fusca 4x4 . . .?

Eu sempre tive interesse nisso . . . e acho mque vale como pesquisa . . . e quem sabe no Futuro, a´pos acabar de construir a minha casa . . . garagem nova . . . novos Projetos . . . e por ae Vai . . .

Abraços,

segue meu e-mail: rubenssilvestre@gmail.com

Rubens
29/09/2005, 14:24
Ivan e seu terrível Buggy

http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_veneno99.asp

Tem fotos no site.

Carlos Auricchio, piloto de 4X4, numa de suas passeadas fazendo trilha conheceu o Ivan e seu Buggy com tração nas quatro rodas. Carlos disse em sua matéria que achou o Buggy incrível, valentíssimo, passava por trechos onde os outros atolavam.

Confesso que fiquei encafifado. Se dava pra fazer um Buggy traçado pra andar na terra, também daria pra fazer um Fusca 4X4 pra andar no asfalto, e aí... quem sabe? O bicho seria bem danado pra arrancar e curvar.

Fui atrás, liguei para o Ivan Markic e marcamos uma olhada na sua criação.
Logo de cara fomos dar uma volta no Buggy e o Ivan cismou de subir uma tremenda escada. Eu, pra escapar do perigo, sugeri que ele fosse sozinho, enquanto eu tiraria umas fotos. E, engatando a tração 4X4, não é que o Buggy subiu numa só, sem muitos trancos e sem patinar? Fiquei bobo. Quis fazê-lo dirigindo. Subi na boa... incrível.
Isto provado, restava arrancar do Ivan como é que ele montou essa traquitana. Aqui vai o que entendi:
1 — Pra começar, ele levantou todo o Buggy em
15 cm. Para tanto, usou a suspensão traseira da Variant II. Que é diferente da usada pelo Fusca e pode ser erguida sem que “feche” as rodas.
2 — Usou amortecedores do Monza na suspensão dianteira, já que esta foi distanciada em suas partes inferior e superior.
3 — Colocou uma segunda caixa de marchas na dianteira e esta é acionada por um eixo Cardan que é acoplado ao eixo piloto da caixa normal, traseira. O eixo-piloto da caixa traseira foi trocado por outro mais comprido, para que sobrasse uma ponta dele para fora e essa ponta foi frezada para ser encaixada à luva do Cardan.
4 — O Cardan aciona a caixa de marchas dianteira e esta, ao ser engatada, engrena a terceira marcha, e ele trocou as engrenagens da terceira para dar uma relação de 1:1. Assim, ao engatarmos
por exemplo uma 1ª, o eixo-piloto dará ao Cardan uma rotação que fará as rodas dianteiras rotacio-narem iguais às traseiras.

Bem, até aí beleza! Mas há um porém nessa história: numa curva, o raio percorrido pelas rodas dianteiras são ligeiramente diferentes do das rodas traseiras, e isso, no asfalto, é problema. Na terra ou na lama, não há maiores esforços, pois há patinações e escorregadas do pneu, mas no asfalto a coisa força.

Então, para Ivan, que só liga a tração na terra, ou quando ele está com preguiça e resolve subir alguma escada, “no problems”, mas eu tenho outras, e má- intenções, quero ver um Fusca endemoniado comendo todo mundo nas arrancadas e curvas asfálticas.
Solução: colocar um diferencial no meio desse Cardan acima descrito, assim ele compensa essas diferenças. O Niva tem esse diferencial, assim como todos os veículos traçados.
Bem, só sei que estou cismado com a coisa.

O Ivan vai vender este Buggy porque já cansou de fazer trilha com ele e esnobar TODOS os outros veículos lameiros que encontra pelo caminho. Seu Buggy é muito leve — pesa 550 kg — e enquanto os outros chafurdam, ele flutua na lama. Agora o Ivan está começando um Fusca Baja e espera humilhar ainda mais os colegas enlameados, sem dó, e depois partir para sua comercialização!

Eu, por enquanto, continuo encafifado, e só vou sossegar quando ver um Fusca 4X4, humilhando uns tunnigzados por aí. Ah! Duas caixas de câmbio dividem forças provindas do motor, portanto, são menos forçadas... pensemos...

Telefone do Ivan: 6605-8234.
E-mail: ivan.markic@ig.com.br

acrobata
30/01/2006, 18:09
Marcelo.
Em São Paulo existem dois Schwimmwagens (o anfíbio 4x4). Tente descobrir onde eles estão com o pessoal do clube do fusca ou da Revista Fusca e cia, que fez uma matéria no ano passado com um dos carros. Procure o dono e peça para ver a mecânica. Talvez ele deixe.

Vítor Martins
30/01/2006, 22:37
Parabéns 4x4. Vamos dar espaço a todos papa terra.

garbage!!!
21/04/2006, 13:20
Retificando o comentário do Rubens, nem todos os 4x4 originais de fabrica tem diferencial central, ou para ser mais exato quase nenhum tem. O jeep wyllis, engesa, band, troller, l200, vitara, samurai nenhum tem diferencial central e nao podem andar 4x4 no asfalto.
Os que tem diferencial central sao os 4x4 permanente e no brasil temos as Land rovers, nivas, cherokees automaticas, etc...os carros também sao assim como os audi e subarus 4x4. Para usar no asfalto ter o diferencial central é necessario, já para andar no barro nao ter o diferencial ou ter um bom sistema de bloqueio é melhor.

Bilate
30/05/2006, 15:41
Alguém tem novidades sobre fusca 4x4. Tem um tópico aqui no site sobre gaiolas 4x4, deem uma olhada é muito interessante.

Abraços.

Júnior.

Marcelo A. Marchiodi
28/09/2006, 13:50
Alguém tem novidades sobre fusca 4x4.
Júnior.

Quer novidade!?

Então tome essa: Kommandeurwagen à venda no ebay!!!!!!!
Nessas horas dá mais vontade ainda de ganhar na megasena!!!

Link: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ih=006&item=160034019506&rd=1&sspagename=STRK%3AMEWA%3AIT&rd=1

No fóruma do The Samba.com tem um tópico sobre ele: http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=195828

Pelo jeito é um que estava sendo refeito na República Tcheca (sei lá se é assim que se escreve)!

Atenção para o precinho!

Eliseu
29/09/2006, 07:45
PessoALL,
em Agosto fui num encontro de 4x4 em SCruz do Sul/RS, e lá tinha uma gaiola 4x4, com sistema semelhante ao do Buggy acima, Não pude ver se funciona, pois ele ainda estava embarcado quando saímos para a trilha. Mas é muito interessante a idéia.... pesa pouco, com motor AP, é plano no fundo (o cardã passa por cima do assoalho), suspensão independente....Deve se sair bem. []'s

Gigantin Samurai
02/06/2008, 18:46
Fusca bigfoot nacional :twisted: - Projeto tosco:

http://www.youtube.com/watch?v=_M_eK4leKI4&feature=related

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

zelucas
01/07/2008, 00:28
fiz uma trilha outro dia com um cara que tinha um fusca 4x4, estava usando pneus 265/75-16 e tinha um ótimo vão livre, mas quando pegava uma subida forte não ia, faltava uma reduzida...

A respeito do vão livre, tem umas kombis mais antigas que possuem um eixo pórtico né? Vi uma um dia, vou tentar apurar melhor as informações...

[]s

red_baron
15/07/2008, 11:18
Alguns Fuscas 4x4 foram feitos na Alemanha durante a Guerra
eram montados sobre o chassi do kübelwagen
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/MHV_VW_K%C3%A4fer_Typ_82_02.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/MHV_VW_K%C3%A4fer_Typ_82_01.jpg
http://blog4x4.blogspot.com/2008/07/carros-4x4-vw-typ-87.html

valterferraz
19/11/2008, 21:25
cara, eu to vendo se compro uma fuca. Se der certo seu projeto, eu te contrato pra montar um pra mim, desde que vc nao queira forçar o preco!!! hauahuahauahua... bom trabalho!!! []s

valterferraz
19/11/2008, 21:27
pergunta idiota tolerancia zero??? o seria mais "bunitinho": adaptar o fusca, inventando moda ou usar um chassi / mecanica de Jeep CJ/etc com a carroceria, estilo Big foot??? Eu sei que vcs tao no mais no merito de fazer um mod no fusca, mas... se alguem tivesse um desses pra mostrar ia ser massa!

Ah, sim... vejam se isso presta:

http://spokane.craigslist.org/cto/922434175.html (da tipo 3.500 reais!!!)

http://www.ratewall.com/cpics/1942%20VolksWagen%204WD%20Beetle.jpg

[]s!

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 22:27
ja pensei em usar o sistema de transmissão do subaru, mas com eixos pórtico como os do hummer e do unimog...

valterferraz
19/11/2008, 22:48
Ah, acabo de achar "isso" aqui... Acho que é mais ou menos o que estamos procurando...

Eu ia ver um subaru, mas boxer por boxer, do fuca vc amarra com arame + durepox! :P Se ficar legal a Kubelwagen (nossa, 4.ª palavra que eu sei falar em alemao: 1) Volkswagen 2) sauerkraut (chucrute) 3) achtung (axitang - cuidado!!!) e agoran 4) kubelwagen (banco de balde) :P:P:P

http://www.kubelwagen.co.uk

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 23:33
Ah, acabo de achar "isso" aqui... Acho que é mais ou menos o que estamos procurando...

Eu ia ver um subaru, mas boxer por boxer, do fuca vc amarra com arame + durepox! :P Se ficar legal a Kubelwagen (nossa, 4.ª palavra que eu sei falar em alemao: 1) Volkswagen 2) sauerkraut (chucrute) 3) achtung (axitang - cuidado!!!) e agoran 4) kubelwagen (banco de balde) :P:P:P

http://www.kubelwagen.co.uk (http://www.kubelwagen.co.uk)

ja pensei em montar uma réplica do kubelwagen com um kit de fibra feito no canadá, mas com certeza o pessoal do meu bairro não iria gostar, tem um número expressivo de judeus, alguns já com seus 70 e poucos anos... duvido que fossem aprovar uma réplica de algo que foi usado contra o nosso povo (meu bisavô morou na polônia e viu parentes sendo assassinados pela gestapo, mas conseguiu escapar após ficar 3 dias escondido no esgoto sem água nem comida)... mas acabam esquecendo que até os aliados usavam o kubelwagen na 2ª guerra quando apreendiam alguns...

valterferraz
20/11/2008, 00:15
A Biblia tem um Salmo em que se deseja destruição da Babilonia por causa do cativeiro de Israel, por 70 anos. Quando o outro rei libertou os israelitas, eles nao queriam mais sair da Babilonia, porque os veinhos revoltados ja tinham morrido e os netos estavam bem de vida la... Bom, o Hitler era um endemoninhado perturbado, mas a vida continua ne?

se eu fosse voce, achava um jeito de fazer a transmissao do schwimmwagen funcionar, adaptava numa fuca normal, fazia aquele kommander sei la o que e postava aqui para a gente copiar de vc!!! hauhauahuah :)

O seu Isaac nao ia ficar bravo!!!

BTW, esse assunto me encheu os olhos... E agora nao vou sossegar ate conseguir montar um... :(

Vejam mais... http://www.schwimmwagen.co.uk/

Tem um camarada brasileiro que a gente podia consultar, olha o site dele... http://www.carroanfibio.com.br

Eu nao tenho interesse em montar nada "esquisito", como nao tenho meu fusca ainda (e nao teria um ate hj a tarde... coincidencia ou nao, meu mecanico sugeriu q eu comprasse um, pq ando mto em estrada de terra, e a fuca seria um bom compromisso entre barro x asfalto, no que toca a consumo, manutencao, etc), ai com a possibilidade de traçar o bichinho nem mexer no resto... rapaiz... o bagui comecou a ficar louco!! :D Voltando... seria massa ter um carrinho "normal" (algo como um "rascunho" de niva, ja que fusca e fiat 147 -- fala ai, eu curto niva, mas é a cara do 147, é carro de "pobre" mesmo... é a minha cara, hauauahu), pra passar na vistoria e tal, depois fazer uma "adição" da tração... caraca...

olha ai a ecosport de pobre que é off-road mesmo!!! :P:P:P:P

[]s

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 00:26
ja pensei em adaptar componentes de transmissão da subaru sambar, mas como o motor é transversal eu acredito que haja necessidade de adaptar uma peça semelhante à que conecta o reversor ao cardan em alguns triciclos chineses com motor transversal e tração traseira...

cRiPpLe_rOoStEr
21/11/2008, 00:27
será que daria certo adaptar um diferencial de muravey no eixo mcpherson do gol para usar num fusca 4x4??? a transmissão seria por corrente...

valterferraz
22/11/2008, 21:31
Atenção moças e rapazes, meninos e meninas:

"Novidades" dos meus "contatos:

Seguem mais fotos de adaptações de fusca/gaiola 4x4 !!!

O que consegui de informações adicionais é que o diferencial dianteiro é feito com uma carçaca de motor removendo os excessos desnecessários !!!

O acoplamento da tração dianteira é feita por uma luva de acoplamento que foi removida de um bloqueio de diferencial central do niva !!!

Neste caso quando acionado o bloqueio trasmite tração para a dianteira !!!

cRiPpLe_rOoStEr
22/11/2008, 22:57
se alguem tiver informações sobre algum fusca 4x4 com transmissão dianteira por corrente me avise pq qdo eu fizer o meu fusca OU gaiola OU buggy 4x4 acho que vou fazer desse sistema...

valterferraz
23/11/2008, 10:58
Velhinho, eu vi umas "miniaturas" outro dia que usam esse sistema, quem sabe vc nao consegue copiar e adaptar, tirar ideias? mas eu ainda acho que o sistema do VW é mais viável.

Mas olha ai: http://www.rc-car-online-shop.de/lshop,showdetail,2004g,e,,kami,kami_4wdkit_marder, ,Tshowrub--kami,.htm

Se vc tiver sucesso, conta pra gente como foi!

tecnocarro
12/09/2010, 19:33
e ae Marcelo??? :D

acho que é meio complicado, bolar esse sistema, mas um kara ja fez isso no gurgel dele, é o mesmo kara que fez aquele jipe quatrax, o e-mail dele é eweimann@uol.com.br, e ele se chama Erwin Weimann(putz, que nome) :lol: manda um e- mail pra ele e troca umas idéias.

ola pedro tai fotos de um fusca 4x4 de verdade funcional.

Irakita Borges
19/10/2010, 13:18

Se é pra isso que vc quer, vc deveria, deixar o fusketa 4X2, reforça o chassi, colocar uns mud terrain, diferêncial com relação do fusca 1200 que é mais reduzida, um freio de mão independente pra cada roda trazeira, ou se quizer gastar mais, um bloqueio de diferêncial!!! :wink:

jeitada a kombi 4x4, pra quem mora na roça que é boa!!! :)

flw :)

Pessoal, não consegui abrir o link da kombi, tem outro?

Irakita Borges
19/10/2010, 13:29
Atenção moças e rapazes, meninos e meninas:

"Novidades" dos meus "contatos:

[/COLOR]
Amigo, n consegui abrir as fotos da gaiola 4x4, tem como me enviar?
kitanjeep@hotmail.com

Irakita Borges
25/10/2010, 18:57
A Dacunha, em Diadema, fazia uma transmissão 4x4 para ser adaptada às Kombis
Depois passou a fazer um Jeg (lembram?) 4x4 com essa transmissão, pelos idos de 1980 eu acho. Pesquisar algo nesse sentido pode ser útil.
Além disso a VW, até meados dos anos 80, fazia um utilitáro 4x4 no México, chamado VW 181, com chassi muito proximo ao do Fusca, com motor traseiro, etc.

A 4x4 e cia testou uma kombi dessas que pertence a um engenheiro aposentado da Volks a pouco tempo, n lembro o numero.

Essa caixa parece simples, com apenas uma saida a mais na tampa dianteira junto ao trambulador, mas é dificil achar uma para copiar, quem tem parece não querer dividir conosco, isso limita o universo criativo 4x4 Brasileiro, é uma pena, pois importar uma dessas seria muito caro.

nff
24/04/2011, 12:03
ola pessoal reabrindo este topico q ja ta parado ha muito tempo, tem um amigo meu que montou um fusca 4x4. (motor 1600; caixa original) ele ate postou no topico. mas estamos querendo saber se alguem mais ja conseguiu.

288002

alexandre_jum
29/08/2012, 15:06
ola pessoal reabrindo este topico q ja ta parado ha muito tempo, tem um amigo meu que montou um fusca 4x4. (motor 1600; caixa original) ele ate postou no topico. mas estamos querendo saber se alguem mais ja conseguiu.

288002
Boa tarde pessoal, estou chegando agora no fórum. Gostei muito do assunto, tanto que estou querendo transformar meu fusca em 4x4 e acredito se aqui o local ideal para amadurecer essa ideia. Vi no youTube a atuação deste fusca e achei muito boa. Tem como vc passar o contato do seu dono pra gente saber como foi feita a transformação?

clecio rampelotti
04/09/2012, 23:33
Ola Alexandre, tem um topico com bastante informaçoes e fotos da construção de um fusca 4x4 no forum.

fusca 4x4 postado por clecio rampelotti

alexandre_jum
05/09/2012, 09:39
Ola Alexandre, tem um topico com bastante informaçoes e fotos da construção de um fusca 4x4 no forum.

fusca 4x4 postado por clecio rampelotti

Ok Clécio, achei e é de fato muito bom, obrigado pela atenção. Att. Alexandre Morais

Loras
17/03/2013, 19:48

288002

Boa noite.

Vocês teriam mais informações desse famoso Fusca 4x4? Ou pelo menos o contato do dono?

Tenho interesse em montar um igual.

Abs.

Gomes Pride
19/03/2013, 11:08
Galera, achei algumas fotos acho que nas fotos tem ate uma suspensão dianteira original do fusca 4x4 alemão.

401401401402401403

CAPT GOTTLIEB
04/09/2014, 11:53
Galera, achei algumas fotos acho que nas fotos tem ate uma suspensão dianteira original do fusca 4x4 alemão.

401401401402401403

Amigo, gostaria de saber mais sobre este VW. Onde você o encontrou? Abs