PDA

Ver Versão Completa : Fusca 4x4

Páginas : 1 [2]

vinijost
02/06/2011, 23:59
meu amigo eu estou acompanhando o topico e axo q nao é esse pino q ele ta falando é akele q vai encaixado na vareta na parte de tras... blz desculpe me entrometer... flw

será que é aquele pino que a vareta passa por dentro dele?

uhmm.. tem chance..

Mais não entendi do porque aquele pino.. :???::???::???::???::???:

não saquei a idéia ainda.. euhaeUAHeaUeh

vinijost
03/06/2011, 00:06
Entendi o que vc quis dizer agora...

dá até pra usar o braço do cubo da cg.. eu acho.. se não for muito fraco..

fiz um desenho para expressar minha queima de neorônios... hahhaha

Abraços..

clecio rampelotti
03/06/2011, 00:23
agora vc entendeu a ideia, não vou usar a peça da moto somente a ideia de como ela funciona. é bem como esta no desenho.

clecio rampelotti
03/06/2011, 00:25
Por isso é bom o forum sempre tem alguem que pode ajudar,passar a mesma ideia de forma diferente, valeu zamuzeiro.

clecio rampelotti
03/06/2011, 00:34
Ja que estamos nas fotos do antes!
Porque sera que todo mundo chama a gente de louco quando adquire uma dessas joias que necessitam de pequenos :parede: reparos para serem os nossos brinquedos?:chorandoderir:

vinijost
03/06/2011, 00:43
Ja que estamos nas fotos do antes!
Porque sera que todo mundo chama a gente de louco quando adquire uma dessas joias que necessitam de pequenos :parede: reparos para serem os nossos brinquedos?:chorandoderir:

Sei lá.. Na verdade a vida dessas pessoas que nos chamam de loucos ér monótuna.. não fazem nunca nada nas folgas e sempre reclamam de tudo.

Nós "Loucos" sempre estamos de bem com a vida, sempre fazendo algo e sempre "CALMOS" hahaha

Abraços..

vinijost
03/06/2011, 00:45
agora vc entendeu a ideia, não vou usar a peça da moto somente a ideia de como ela funciona. é bem como esta no desenho.

Clecio, tens fotos do cilindro Mestre de embreagem no lugar?

queria umas idéias..

:D

Abraços..

clecio rampelotti
03/06/2011, 00:56
fotos do antes

clecio rampelotti
03/06/2011, 01:05
as ffotos do cilindro no lugar.

viniferretto
07/06/2011, 13:54
Amigo, será que poderia explicar melhor que caixa de tração é esta que você usa, de que veículo isto pertence.
clecio rampelotti
07/06/2011, 21:19
Amigo, será que poderia explicar melhor que caixa de tração é esta que você usa, de que veículo isto pertence.
A caixa de tração que vc se refere deve sera de ligar a tração ? Se não for isto pergunte de novo que tento lhe responder. Mas a caixa de traçao que temos para ligar o cardã dt foi feita com as peças originais da caixade traçao do jeep willys, se tiver como ver uma desmontada vc vai entender.
Foi usado os eixos originais com os tres rolamentos e luvas ate os retentores sao os do willys se um dia vazar e so repor facil se encontrar, foi feita uma carcaça de tubo para acoplar os eixos dentro, so que o diametro interno é um maior que o outro por causa dos rolamentos. nas fotos no lado do flange reto da para ver que é mais fina ela esta embbutida na outra e o rolamento conico fixa as duas partes .

clecio rampelotti
07/06/2011, 21:25
esse pescoço alto que tem na caixa é devido ao garfo que aciona a luva que acopla os dois eixo ter ficado do tamanho original. se eu conseguir amanha tiro uma foto da caixa no lugar com a alavanca correta ja fixada e posto aqui.

Flávio Cadore
07/06/2011, 23:34
A caixa de tração que vc se refere deve sera de ligar a tração ? Se não for isto pergunte de novo que tento lhe responder. Mas a caixa de traçao que temos para ligar o cardã dt foi feita com as peças originais da caixade traçao do jeep willys, se tiver como ver uma desmontada vc vai entender.
Foi usado os eixos originais com os tres rolamentos e luvas ate os retentores sao os do willys se um dia vazar e so repor facil se encontrar, foi feita uma carcaça de tubo para acoplar os eixos dentro, so que o diametro interno é um maior que o outro por causa dos rolamentos. nas fotos no lado do flange reto da para ver que é mais fina ela esta embbutida na outra e o rolamento conico fixa as duas partes .

Show!!!! Show!!!! Show!!!! Show!!!!

clecio rampelotti
08/06/2011, 23:09
Nao consegui mais tirar foto da caixa da traçao no lugar ja estava colocada a tampa do tunel, so consegui tirar fotos da alavanca de acionamento, que por sinal ficou muito facil de engatar ate andando a 7o km/h engata e desengata sem problema :)

Vinicius Susu
05/09/2011, 18:49
gostei muito do seu fusca, tenho um fusca baja e queria fazer ele 4x4, teria com me enviar um projet para mim vinicius-gcomti@hotmail.com.
310540

FUKETEIRO
12/09/2011, 23:06
Olá, ficou show essa caixa de engate, parabéns... Abraço.

URSO 4X4
13/09/2011, 20:51
Clecio
espero que Vc e toda a tua gente esteja bem.
precisando da um alô.

um abraço

o serviço no fusca;simplesmente ESPETACULAR

Fabiano Bizarri
13/09/2011, 22:11
OI boa noite Clecio parabens pelo projeto desde já
gostaria de saber se vç poderia mandar fotos para meu email pois tambem estou com um projeto
desse parecido e gostaria de ver todas as fotos para poder ter uma base vlww

clecio rampelotti
14/09/2011, 23:29
Clecio
espero que Vc e toda a tua gente esteja bem.
precisando da um alô.

um abraço

o serviço no fusca;simplesmente ESPETACULAR

Urso, estamos tentando voltar a normalidade a cidade esta um caos é lama e entulho para todos oo lados,mas vamos nos reeguer em 30 dias queremos deixar a cidade sem marcas da enchente.
Imagine uma cidade de 70 mil habitantes 30 mil ficarem com casas na agua, a parte central da cidade aonde fica o comercio e os predios residenciais alagou tudo.
A casa dos meus pais entrou 80cm de agua dai fica toda a correria retira moveis, lava a casa recoloca moveis, alem do que o fusca 4x4 estava na casa de meu cunhado e socio ja que estamos colocando a carburação dupla utilizada nas gaiolas de pista, o cara mora na parte alta da cidade e derrepente começou a cair o morro teve que sair as pressas, não pode tirar nada teve que abandonar tudo inclusive o fusca.:shock: hoje a defesa civil liberou para irmos tirar a mudança da casa e tirar o fusca :euforico:.

clecio rampelotti
14/09/2011, 23:38
Oi Fabiano, estou na corrida aqui por volta da enchente, como somos do jeep clube somos voluntarios da defesa civil e estamos trabalhando muito para levar mantimetos, agua etc, tenho que juntar as fotos todas devem ser umas 300. Faço um convite a vç dentro de 1 mes +ou-
me mande um e-mail (rclecio@yahoo.com.br) e combinamos para vç vir a rio do sul e ver o fusca pessoalmente, creio que ja vai estar com a carburação pronta dai da ate para dar uma volta com ele, brusque é aqui do lado, somos praticamente vizinhos.kkkk

clecio rampelotti
19/10/2011, 23:26
Ola, estamos na ativa novamente a vida voltando ao normal apos a enchente, o fusca funcionando, sexta tem trilha noturna ate sabado ao meio dia. vamos ver como vai funcionar. semana que vem posto fotos. (se não der nada de errado) kkkkk

uvantuil
22/10/2011, 21:00
querendo ver as fotos da vtr... parabens....

clecio rampelotti
30/11/2011, 23:38
Ola, apos a trilha noturna acabei perdendo a maquina fotografica antes de salvar as fotos.
Tem umas fotos agora com o guincho colocado no lugar que foi imaginado durante a contruçao, mas antes de ficar pronto a agonia para andar colocamos fora do parachoque.

montanha4x4
01/12/2011, 10:44
ola !!! as coifas da bengala estão montadas erradamente, a emenda do parafusos e para os lados assim não tira o "curso" da bengala rasgando a coifa prematuramente ... abs muito legal o projeto !!! parabéns !!!!!

Bilate
20/12/2011, 00:16
Fala Clécio,
Posta um vídeo pra gente o bicho em ação....
Abraços.

clecio rampelotti
24/12/2011, 00:04
http://www.youtube.com/watch?v=dW2Wmt0DRNo&feature=youtu.be

clecio rampelotti
24/12/2011, 00:11
Ola tem mais alguns videos no you tube é so procurar por fusca 4x4.

Hilario Alencar
24/12/2011, 09:45
Ola tem mais alguns videos no you tube é so procurar por fusca 4x4.

Pois pesquisando no você tubo, chego a conclusão que existem 2 Fuscas 4x4 aqui, um inclusive com guincho e outro com rodas de liga leve, escrito 4x4 na frente.
É isso mesmo?, quantos fuscas tracionados temos aqui?
Seria o máximo se alguem disponibilizasse a produção desse kit, eu já vi o Swinwagen, aquele fusca anfíbio alemão da 2a. guerra mundial, que tem tração nas 4, lá em Águas de Lindóia, no encontro de carros antigos, saindo do lago da praça principal, com a tração ligada, tava chovendo muito, tudo enlameado, e o danado sai sozinho do lago, sem nem dar uma patinadinha na lama, foi fantástico, a galera em volta toda babando, querendo ter um, querendo puxar conversa com o dono, foi quando fiquei sabendo que tem 3 deles no Brasil, mas só 2 estão operantes.
Voltando aos nossos Fuscas 4x4, eu mesmo adoraria ter um desses Fusquinhas 4x4, o que reparei é que eles não tem curso nenhum da suspensão dianteira, nem bloqueio, assim as vezes eles ficam agarrados, por falta de bloqueio e de curso na suspensão.
Enfim, show de bola aos professores Pardais que os inventaram e alimentam nossos sonhos.
Abraço a todos e feliz Natal.

clecio rampelotti
24/01/2012, 21:27
Boa noite Hilario, legal que voce teve a oportunidade de ver o fusca anfibio swinwagem fico na esperança de um dia ter o prazer de poder observar de perto.
Mas voltando aos nossos feito na mao e no fundo de quintal, o meu so tem bloqueio de diferencial trazeiro modelo " 48"
e a suspenção dianteira na realidade não tem o curso de uma feita com duplo A como temos gaiolas aqui no forum mas tem um curso razoavel. Devo lembrar que a proposta de fazer um fusca 4x4 foi uma brincadeira de um amigo que falou que não dava certo, e tinha que ter motor e caixa original e ficar bem parecido com um fusca original.

Luiz Fernando de C
24/02/2012, 00:38
Clecio, Acho que ainda é tempo de prestar minha homenagem aqui... sinceramente, sem palavras para descrever tamanha façanha..e ainda por tudo a paciência de postar e explicar tudo tudo mesmo cara e com rico detalhamento.Que trabalho bacana...tenho uma brasa que foi de meu pai e acho que um belo dia ainda farei um "Ctrl C" desse seu projeto.

Cara peguei carona no e-mail que vc colocou ae e vou adcioná-lo a meus contatos la no yahoo...Sou recente aqui no fórum pois realizei um sonho antigo de comprar um willys...mas seu fusca me fez amadurecer a idéia de outro 4x4..uma brasilia que foi do meu pai e está comigo atualmente....

Mais uma vez Parabéns a você e seu cunhado pelo projeto.

clecio rampelotti
02/03/2012, 22:40
Luiz, grato por suas palavras e se nos pudermos ajudar em algo estamos a disposição.

Dossa
03/03/2012, 06:38
Eu tambem achei este seu projeto o máxxximo e se possivel eu vou querer fazer uma visitinha a voces só pra dar uma olhadinha e colocar um pouco mais de olho gordo en cima hejaejaejaea... setembro eu tenho um casamento pra ir aew que eu naum vou porder deixar de ir entao vcs me aguardem que numa dessa eu bato na porta de vcs

Abraço...

clecio rampelotti
03/03/2012, 12:36
Eu tambem achei este seu projeto o máxxximo e se possivel eu vou querer fazer uma visitinha a voces só pra dar uma olhadinha e colocar um pouco mais de olho gordo en cima hejaejaejaea... setembro eu tenho um casamento pra ir aew que eu naum vou porder deixar de ir entao vcs me aguardem que numa dessa eu bato na porta de vcs

Abraço...

Seja bem vindo.

clecio rampelotti
03/03/2012, 12:50
fomos fazer uma trilha e precisamos regular a embreagem, tava meio complicado para entrar debaixo do fusca, e ai alguem deu a sugestao :idea: " e se levantarmos de lado nao vai ficar mais facil ? "

miguéh
03/03/2012, 23:55
kkkkkkkkk mto boa essa dica nao precissa nem levar o macaco mais nas trilha ahi gurizada um cada pobta ergue o fusca ahhahaah ri mto vlww

Bilate
04/03/2012, 00:54
Fala Clécio,

Venho acompanhando desde o início seu tópico, e achei muito boa sua iniciativa. Comprei um fuscão 71 e pretendo fazer dele um 4x4 também.
Notei na segunda foto que o assoalho está amassado, mesmo com todo aquele vão livre ele raspa o fundo?
Outra pergunta, dá pra acompanhar com facilidade os jipes na trilha ou vc sofre um pouco?

Abraços cara.

clecio rampelotti
04/03/2012, 20:28
Blz pessoal tudo faz parte da diversao. O assoalho esta mesmo amassado, tem uma trilha na qual passamos umas vezes que tem umas cavas bem funda por causa dos jipes e acaba batendo o assoalho.Nas trilhas a dificuldade de acompanhar os jipes é somente en=m subidas muito ingremes, acaba faltando motor mesmo sendo 1600. Semana passada esta com um zequinha de peso 164kg pegamos um subidao de pedra sabao com uma valeta e acabamos caindo dentro ficou faltando força para arrancar 4x4, no 4x2 patinava e nao subia
o jeito foi descarregar o zequinha colocar 4x4 e arrancar morro acima sem dificuldade. kkkkkkk
Mas uma reduzida igual a ]jipe faria milagre.

clecio rampelotti
04/03/2012, 20:36
nesta foto da para perceber o tamanho do navega. 164 kg do navega + 64 kg do chofer = carga total do fusca. kkkkk

clecio rampelotti
04/03/2012, 20:44
O bom da coisa è que fica facil de saber se o fusca ta forte ou fraco na trilha é bem facil de comparar com os outros veiculos. kkkkk
Vai ter uma trilha aqui na regiao e vai tudo junto gaiola ,jipe, fusca, quadriciclo ai vamos ter a real noção de como ficou comparando com veiculos similares.
Mas estamos muito, muito felizes nao esta quebrando funciona legal passa em lugares que as vezes os jipes encalham, encalha onde todo mundo passa.:chorandoderir:

clecio rampelotti
27/03/2012, 21:27
Boa noite, tenho um amigo interessado em comprar redução da kombi, se algum souber ou tiver para vender entre em contato.
Aqui na região esta muito dificil de conseguir

kassiorozin
27/03/2012, 21:43
Boa noite, tenho um amigo interessado em comprar redução da kombi, se algum souber ou tiver para vender entre em contato.
Aqui na região esta muito dificil de conseguir

De onde você é??? aqui na minha cidade, tem 2 pra vender...da kombi 1200 e 1500

clecio rampelotti
27/03/2012, 21:48
De onde você é??? aqui na minha cidade, tem 2 pra vender...da kombi 1200 e 1500
Ola, sou de santa catarina e boa pergunta da kombi 1200 ou 1500, na verdade tenho que falar com ele pois não conheço essas redução e não sei qual a diferença entre uma e outra. qual seria melhor? tem ideia de preço? grato.

Dossa
28/03/2012, 06:50
Ola, sou de santa catarina e boa pergunta da kombi 1200 ou 1500, na verdade tenho que falar com ele pois não conheço essas redução e não sei qual a diferença entre uma e outra. qual seria melhor? tem ideia de preço? grato.

De onde vc é pois eu to campiando uma aqui por perto e nao acho sou de sc tb...
Abraço..

kassiorozin
28/03/2012, 18:26
Ixe...então complicou um pouco hehe, sou aqui do interior de SP....

kassiorozin
28/03/2012, 18:29

Não sou o mais indicado a falar sobre este assunto.... mas o que muda de uma para a outra é a relação de marcha mesmo, acredito eu....e acho que a mais indicada tambem seria a 1200

á 4 meses atras quando fui ver ele queria 600 conto, entregue montada e funcionando...

mali9ski
28/03/2012, 20:30
Não sou o mais indicado a falar sobre este assunto.... mas o que muda de uma para a outra é a relação de marcha mesmo, acredito eu....e acho que a mais indicada tambem seria a 1200

á 4 meses atras quando fui ver ele queria 600 conto, entregue montada e funcionando...

Pela logica a do 1200 e a com pontas de eixo, mas sairam as 1500 tambem com pontas de eixo.........

se nao me engano as 70 e alguma coisa sao com cruzetas, se nao me falha a memoria sairam so dois anos com cruzetas.......

o importante e saber dizer se e igual ao fusca fusca com reduçoes na ponta ou com cruzetas......

valew

vitor nasser
29/03/2012, 11:59
clecio, primeiro parabens pelo seu projeto, meio que um pouco atrasado
teria como mandar o projeto com fotos pro meu email, desde ja parabens
vitor_nasser@hotmail.com

clecio rampelotti
16/04/2012, 20:33
Pessoal grato pelas dicas sobre as reducoes da kombi, o meu amigo conseguiu comprar uma kombi sem motor com a caixa e reducoes junto por 500 pilas. deu sorte.

FUKETEIRO
16/04/2012, 21:18
Olá, aqui na minha cidade tem um ferro velho que tem dois jogos das reduções com cruzeta, em outro tem mais um par e numa oficina tem um câmbio da mais antiga com canelas...hehe, abraço.

vinijost
16/04/2012, 22:11
Fuketeiro, quanto será que sai 2 dessas reducoes com cruzetas ai? preciso de mais 2 pra fazer a minha 4x4. valeu!

FUKETEIRO
18/04/2012, 20:44
Fuketeiro, quanto será que sai 2 dessas reducoes com cruzetas ai? preciso de mais 2 pra fazer a minha 4x4. valeu!
Olá, vou verificar o preço e te falo, o problema será o transporte até aí....hehe, precisa de nota para despachar, vou dar uma especulada, abraço.

vinijost
19/06/2012, 19:18
E ai Clécio, blz?

cara, que retentor tu usou ali na saida da caixa de traz? qual a medida interna e externa dele?

Alguem sabe?

Abraços.

FUKETEIRO
19/06/2012, 22:21
Olá, eu acho que por uns R$150,00 no outro ferro velho, o problema é a nota e o frete, abraço.

clecio rampelotti
03/07/2012, 16:36
Blz, desculpa nao ter respondido ainda, mas é que estou estudando no rio de janeiro e nao tinha mais acessado o forum, deixei o fusca em casa guardado vou usar novamente so apos a metade do ano que vem quando acaba a pos graduação.
Semana que vem estou indo pra casa no final de semana e vou olhar nas anotacoes no meu pc la e lhe passo a informacao.
Mas a medida é a do eixo pinhao que voce emendou para fazer o alongamento dele, e para fixar o retentor foi feito um flange para o retentor ficar dentro e parafusado na tampa da caixa.
abraço

dyone_sl
18/07/2012, 22:20
boa noite galera
para colocar a caixa do gol chaleira na frente tem q inverter a coroa e pinhao
como q faaz
e so abrir as tampas laterais e inverter ou como faz

alexandre_jum
29/08/2012, 15:06
ola pessoal reabrindo este topico q ja ta parado ha muito tempo, tem um amigo meu que montou um fusca 4x4. (motor 1600; caixa original) ele ate postou no topico. mas estamos querendo saber se alguem mais ja conseguiu.

288002
Boa tarde pessoal, estou chegando agora no fórum. Gostei muito do assunto, tanto que estou querendo transformar meu fusca em 4x4 e acredito se aqui o local ideal para amadurecer essa ideia. Vi no youTube a atuação deste fusca e achei muito boa. Tem como vc passar o contato do seu dono pra gente saber como foi feita a transformação?

clecio rampelotti
04/09/2012, 23:33
Ola Alexandre, tem um topico com bastante informaçoes e fotos da construção de um fusca 4x4 no forum.

fusca 4x4 postado por clecio rampelotti

alexandre_jum
05/09/2012, 09:39
Ola Alexandre, tem um topico com bastante informaçoes e fotos da construção de um fusca 4x4 no forum.

fusca 4x4 postado por clecio rampelotti

Ok Clécio, achei e é de fato muito bom, obrigado pela atenção. Att. Alexandre Morais

SENTINEL34
11/11/2012, 18:22
camarada aventureiro assim como voce eu tambem sou maluco por 4x4 e suas muitas gambiarras, tambem tenho um projeto para montar uma plataforma VW 4x4 mas a minha sera mOntada em um GURGEL X12, que por sua vez vai me facilitar por ja ter uma estrutura tubular na adaptaçao do "diferencial" dianteiro, tenho duas coisa para falar sobre seu projeto, apesar de estar no nivel larva nesse assunto, 1º o sistema de engate/desengate da traçao, acho que nao presisa de um sistema deste tipo pelo fato que voce vai usar uma caixa de fibra para colocar o sistema lubrificado, o oleo vai corroer a caixa de fibra e tambem tera que possuir apoios sob rolamentos nas duas extremidades da tal caixa e fibra nao suporta tal peso, um sistema desse so seria nescessario se voce for usar o veiculo diariamente em trechos longos de asfalto, como acontece com os troller de ano ate 2001, que nao possuem roda livre, 2º a suspensão dianteira, do tipo macpherson, acho nao ser uma boa escolha pelo fato de sua "fragilidade" no uso que voce vai dar a ela, alem do curso para baixo que vai ser muito limitado pelo proprio "agregado"( e assim que chamamos a peça em "U" onde fica suspensao na minha regiao)devido ao semi eixo de traçao vai tocar no agregado, a nao ser que voce quira fazer um investimento maior e substituir as bandejas originais por bandejas feitas em tubos de aço carbono por sua vez ancoradas por eixos tipo tirante para dar mais robustez ao conjunto, bom essas foram minha consideraçaos e opinioes mas fico feliz por haver pessoas com vontade e determinaçao como voce para levar um projeto desses para frente espero poder ver o video do seu VW em açao!!! poste mais fotos compartilhe seus avanços atem mais boa sorte como projeto

Willys51or
12/11/2012, 20:45
boa noite galera
para colocar a caixa do gol chaleira na frente tem q inverter a coroa e pinhao
como q faaz
e so abrir as tampas laterais e inverter ou como faz

Também estou curioso, como se faz ?

Diogo_Czuika
12/11/2012, 22:46
Também estou curioso, como se faz ?

do chaleira inverte sim, tipo o fusca.

clecio rampelotti
02/12/2012, 20:02
Ola, Sentinel34, fico feliz que vc tambem tem essa coisa de mexer com fabricação e gambiarras mecanicas. Mas a parte de engate e desengate da tração quando eu postei de fazer uma caixa de fibra seria somente uma proteção para fazer banho de oleo e não como carcaça para suporte de conjunto, mas depois disto postei ate novas fotos da caixa de engrenagens pra ligar e desligar a tração, feita com engrenagens e rolamentos originais da reduzida do willys consigo engatar/desengatar andando so preciso tirar o pe do acelerador para nao ficar tracionando, ate 70 km/h ja engatei e desengatei sem problema. Uma coisa que conseguimos fazer na contrução foi o fato de todas as peças utilizadas que possam quebrar, desgastar consigo comprar pronta sem ter que fazer adaptaç~es para colocar. amortecedores, pastilhas de freio, discos,amortecedores, retentores etc, tudo é automotivo em caso de manutenção é facil de comprar. Logico que foi fabricado carcaça de diferencial, casco da caixa de tração, suportes para pinça de freio traseiro e outras coisas, mas ´são coisas que dificilmente vão precisarem ser substituidas.
assim que começar as "obras" no GURGEL X12 monta um post para ficarmos acompanhando e se de alguma forma puder ajudar estou a disposição. abraço

clecio rampelotti
07/01/2013, 23:33
boa noite, vamos colocar um motor ap 1.8 no fusca 4x4 e tenho uma duvida quanto a posição do radiador, algums mecanicos me disseram que o radiador não pode ficar mais alto que o cabeçote, mas ja vi gaiolas com ap e o radiador bem acima do motor.
se alguem puder me ajudar com essa duvida fico grato.

Kim
08/01/2013, 09:01
O radiador pode ser colocado em qualquer lugar, abaixo, ao lado em cima.

Porém, o bocal de abastecimento deve ser superior à parte mais alta.

Se o radiador é ao lado, ou em baixo do motor, o bocal deve ser mais alto que o motor, se o radiador é em cima, o bocal deve ser mais alto ou = à parte mais alta do radiador.

Abraços.

Kim.

FUKETEIRO
08/01/2013, 20:08
boa noite, vamos colocar um motor ap 1.8 no fusca 4x4 e tenho uma duvida quanto a posição do radiador, algums mecanicos me disseram que o radiador não pode ficar mais alto que o cabeçote, mas ja vi gaiolas com ap e o radiador bem acima do motor.
se alguem puder me ajudar com essa duvida fico grato.
Olá, vc pode colocar dois radiadores, um de cada lado do câmbio de Gol encurtado, mas como é para Off road eu recomendaria vc inverter o chiqueirinho, ou bauzinho e colocar um radiador de Santana com duas ventoinhas que fica show de bola, as mangueiras ficam curtas e abre espaço para o motor, vc decide....hehe, abraço.

clecio rampelotti
08/01/2013, 21:37
valeu pelas dicas pessoal, vou ver o melhor local para por o radiador independente da altura.
grato.

Homeroneto86
08/01/2013, 21:58
Boa noite Clecio, me tira uma duvida como vc achou o ponto de fixação superior dos amortecedores dianteiros?
vc já alinhou o carro? deu tudo certo?
Eu estou com um chassi de variant 2 e quero montar 4x4 desse mesmo jeito que vc montou.
Agora uma pergunta pro pessoal do forum que sempre le seu tópico...
Para não ter problemas com a diferença entre o diferencial dianteiro e traseiro (no caso de 4x4 permanente) não é mais facil adicionar um rolamento de sentido único, no caso se o diferencial traseiro rodasse mais tracionaria a frente no caso contrario o rolamento giraria livre. o que acham? tenho esse sistema funcionando num carrinho de controle remoto, achei bem interessante.
Abraços.

clecio rampelotti
08/01/2013, 22:27
Boa noite Clecio, me tira uma duvida como vc achou o ponto de fixação superior dos amortecedores dianteiros?
vc já alinhou o carro? deu tudo certo?
Eu estou com um chassi de variant 2 e quero montar 4x4 desse mesmo jeito que vc montou.
Agora uma pergunta pro pessoal do forum que sempre le seu tópico...
Para não ter problemas com a diferença entre o diferencial dianteiro e traseiro (no caso de 4x4 permanente) não é mais facil adicionar um rolamento de sentido único, no caso se o diferencial traseiro rodasse mais tracionaria a frente no caso contrario o rolamento giraria livre. o que acham? tenho esse sistema funcionando num carrinho de controle remoto, achei bem interessante.
Abraços.

Boa noite, a fixação dos amortecedores dianteiros usei o mesmo angulo de inclinação do gol, copiei do gol quadrado, mas o agregado que tambem é do gol foi cortado no centro e diminuido na sua largura, cheguei a fazer geometria e cambagem na suspenção seguindo a especificação do gol,detalhe o coxim de borracha superior do amortecedor foi usado o do corsa que tem 3 parafusos para fixação, ao inves de usar o do gol que é fixo pelo eixo do amortecedor, deve ter uma foto bem no inicio da construção que da para ver.
Quanto a diferença entre diferenciais nao percebi problema, sendo que ligo e desligo a tração dianteira andando e tenho o diferencial traseiro bloqueado, concordo que se fosse um carro para viagem longa e tração 4x4 integral deveria ter diferencial central, o eixo do cardã dianteiro sai do pinhão do diferencial traseiro entao quando ligado o dianteiro, o pinhao vai ter que girar na mesma velocidade do traseiro, em curvas vai haver a diferença angular etc e tal que seria compensada com diferencial central, mas para brincar na trilha deixa os pneus patinarem e se entenderem. kkkkkkk

clecio rampelotti
13/01/2013, 21:23
389437389438 O motor ap ja esta no lugar agora começa a parte de fazer suportes, instalação eletrica.

clecio rampelotti
07/03/2013, 22:10
399252399253399254

vinijost
07/03/2013, 22:30
399252399253399254

e ai clecio.. como ta se comportando o fuscão.. ta com o ap já? 1.8?? como ficou o "peso" do sistema puxando nas 4? eu to fazendo quase igual.. mais com reducao da kombi nas 4 e caixa do gol atraz e dif na frente.. será que não vai ficar muito pesado?

me conta como ficou o seu... Valeu!!

marcos73
08/03/2013, 12:02
Grande clecio..... quanto tempo em... belo fusca, a hora que for pra rio do sul visitar a familia, quero ver esse fusca.... quero fazer uma gaiola 4x4 agora , ja tenho uma 4x2, e tenho que esclarecer visualmente algumas duvidas.( deve estar pensando, quem e esse cara ? E o Marcão, do opala 6cc, amigo do limborio, lembra.... comprei algumas peças la no ferro velho....
flw....

clecio rampelotti
11/03/2013, 22:22
blz vini, ja ta com o ap ficou otimo com o ap e com certeza o seu vai ficar melhor por causa das reduçoes da kombi e tambem vai ficar mais alto que o meu provavelmente, estou usando pneus 185/80r14 que coloquei quando tava com o motor original do fusca,agora ja da pra pensar em colocar uns maiores, brincando so de tração traseira fica coisa de louco com o ap, usando 4x4 pesa um pouco mais mas ficou muito bom:euforico:

clecio rampelotti
11/03/2013, 22:24
Grande clecio..... quanto tempo em... belo fusca, a hora que for pra rio do sul visitar a familia, quero ver esse fusca.... quero fazer uma gaiola 4x4 agora , ja tenho uma 4x2, e tenho que esclarecer visualmente algumas duvidas.( deve estar pensando, quem e esse cara ? E o Marcão, do opala 6cc, amigo do limborio, lembra.... comprei algumas peças la no ferro velho....
flw....

O marcos lembrei de voce sim, quando vier a rio do sul vem aqui nq minha casa para dar uma olhada e tirar as suas duvidas e com certeza voce vendo vai conseguir fazer algo ainda melhor do eu fiz, o liborio sabe onde eu moro. abraço.

vinijost
11/03/2013, 22:40
blz vini, ja ta com o ap ficou otimo com o ap e com certeza o seu vai ficar melhor por causa das reduçoes da kombi e tambem vai ficar mais alto que o meu provavelmente, estou usando pneus 185/80r14 que coloquei quando tava com o motor original do fusca,agora ja da pra pensar em colocar uns maiores, brincando so de tração traseira fica coisa de louco com o ap, usando 4x4 pesa um pouco mais mas ficou muito bom:euforico:

outra pergunta.. voce usa o tanque na frente? com o guincho e tudo mais.. que molas esta usando na frente??

estava pensando em usar as dianteiras do chevette.. uso elas atraz também e ficaram ótimas..

Valeu!

Loras
17/03/2013, 19:48
ola pessoal reabrindo este topico q ja ta parado ha muito tempo, tem um amigo meu que montou um fusca 4x4. (motor 1600; caixa original) ele ate postou no topico. mas estamos querendo saber se alguem mais ja conseguiu.

288002

Boa noite.

Vocês teriam mais informações desse famoso Fusca 4x4? Ou pelo menos o contato do dono?

Tenho interesse em montar um igual.

Abs.

Gomes Pride
19/03/2013, 11:08
Galera, achei algumas fotos acho que nas fotos tem ate uma suspensão dianteira original do fusca 4x4 alemão.

401401401402401403

clecio rampelotti
19/03/2013, 21:31
Blz vini, uso o tanque na frente, mas é pequeno de plastico capacidade de 25 lts, tem o guincho as molas são originais do gol, pois uso as torres da suspensao completas do gol.

joao_ferraz
13/05/2013, 10:29
Olá Clecio, estou modificando meu Gurgel Carajas e preciso de sua ajuda, ele tem originalmente cambio de Kombi na traseira e motor AP na dianteira, logo ele tem um cardâ na arvore primaria chamado de TTS ( torque tube system) e essa coisa me tras bastante problemas e pretendo instalar um cambio de chevette+ flange+ diferencial de Omega, isso ja foi feito por um amigo e deu certo, mas tb quero colocar pneus normes para off road e esse diferencial de omega de 3,9 pra um vai ficar muito longo, preciso de um diferencial semelhante ao da kombi, de 5,1 pra um e uma das soluções que vejo é adaptar uma caixa de cambio da kombi soldando um eixo na arvore seundária pra poder acoplar ao cardã de chevette, ai eu teria que virar o cambio e eliminar a arvore primaria e trambuladores, o que é perfeitamente possível devido ao grande espaço disponível,mas preciso que alguem me faça esse serviço, uma solução mais limpa seria construir um diferencial que nem o que vc fez pra usar no eixo dianteiro so que eu usaria no traseiro, vc me faria um diferencial desse tipo ? obrigado pela sua atenção, no aguardo e abraços

Giuliano MO
23/05/2013, 02:07
Clecio, primeiramente meus parabéns cara, ficou muito legal todo serviço feito por vocês!!
Sou um grande entusiasta dos VW refrigerados a AR.
Aí vem uma perguntinha, li o topico todo muito bacana, mas te pergunto, no desenvolver do projeto vocês chegaram a cogitar uma solução que mantivesse a suspensão dianteira original do fusca ou seria muito mais complicado do que fazer essa gambiarra do agregado do gol?
mais uma vez parabéns, na trilha deu pra ver que ficou bruto o fusquinha hehehe!!

clecio rampelotti
23/05/2013, 20:29
Olá Clecio, estou modificando meu Gurgel Carajas e preciso de sua ajuda, ele tem originalmente cambio de Kombi na traseira e motor AP na dianteira, logo ele tem um cardâ na arvore primaria chamado de TTS ( torque tube system) e essa coisa me tras bastante problemas e pretendo instalar um cambio de chevette+ flange+ diferencial de Omega, isso ja foi feito por um amigo e deu certo, mas tb quero colocar pneus normes para off road e esse diferencial de omega de 3,9 pra um vai ficar muito longo, preciso de um diferencial semelhante ao da kombi, de 5,1 pra um e uma das soluções que vejo é adaptar uma caixa de cambio da kombi soldando um eixo na arvore seundária pra poder acoplar ao cardã de chevette, ai eu teria que virar o cambio e eliminar a arvore primaria e trambuladores, o que é perfeitamente possível devido ao grande espaço disponível,mas preciso que alguem me faça esse serviço, uma solução mais limpa seria construir um diferencial que nem o que vc fez pra usar no eixo dianteiro so que eu usaria no traseiro, vc me faria um diferencial desse tipo ? obrigado pela sua atenção, no aguardo e abraços

Ola joao você pode usar um cambio da Kombi e recortar a carcaça deixando somente a parte do diferencial e utilizar como diferencial, e infelizmente não tenho como fazer o diferencial para você, por falta de tempo estou viajando muito.

clecio rampelotti
23/05/2013, 20:38
[QUOTE=Giuliano MO;1934018]Clecio, primeiramente meus parabéns cara, ficou muito legal todo serviço feito por vocês!!
Sou um grande entusiasta dos VW refrigerados a AR.
Aí vem uma perguntinha, li o topico todo muito bacana, mas te pergunto, no desenvolver do projeto vocês chegaram a cogitar uma solução que mantivesse a suspensão dianteira original do fusca ou seria muito mais complicado do que fazer essa gambiarra do agregado do gol?
mais uma vez parabéns, na trilha deu pra ver que ficou bruto o fusquinha hehehe!

Giuliano, daria para deixar a galhada no lugar teria somente que cortar ela para deixar mais alta entre os tubos dos feixes de mola para poder passar os eixos das homocineticas e fazer um suporte para colocar o acoplamento do rolamento do gol com cubo nos bracos da suspenção original. E recortar a cabeça de porco para encaixar o diferencial. Eu achei que ficaria com pouco curso de suspenção por isso mudei tudo, pois deixei o fusca um pouco mais baixo e ganhei em curso de suspenção ficou macio e consigo entrar em ângulos laterais bem grandes com uma roda e manter as outras 3 no chão.

Giuliano MO
24/05/2013, 10:35
Realmente Clécio, ontem dei uma boa estudada a respeito e a melhor solução seria mesmo partir pro que você fez ou uma suspensão duplo A.
O tempo gasto tentando adaptar a suspensão do Fusca dá pra adaptar outra coisa e muito mais hehehe!!

diekson frank
10/06/2013, 22:09
E ai pessoal to iniciando agora não sou mecânico mas meu pai tem um ferro velho...E me criei desmontando carros, to montando um fusca baja tenho a caixa com redução da kombi (aquela com cardan) estou pensando em fazer 4x4 tem necessidade de eu por redução na frente tambem ? E na frente se eu adaptar as homocinéticas no diferencial do opala ou do chevete ou eu uso uma caixa de fusca ou do gol bx? desde ja obrigado!

clecio rampelotti
25/06/2013, 22:21
E ai pessoal to iniciando agora não sou mecânico mas meu pai tem um ferro velho...E me criei desmontando carros, to montando um fusca baja tenho a caixa com redução da kombi (aquela com cardan) estou pensando em fazer 4x4 tem necessidade de eu por redução na frente tambem ? E na frente se eu adaptar as homocinéticas no diferencial do opala ou do chevete ou eu uso uma caixa de fusca ou do gol bx? desde ja obrigado!
Ola , voçe tem que por redução na frente ou um diferencial dianteiro com o mesmo passo do traseiro com as redução porque senão vai ficar as rodas dianteiras e traseiras em rotação diferente, ou tem que usar diferencial central que sera mais complicado de colocar no baja pela falta de espaço. abraço, se puder lhe ajudar pergunte ai.

vinijost
25/06/2013, 22:29
Ola , voçe tem que por redução na frente ou um diferencial dianteiro com o mesmo passo do traseiro com as redução porque senão vai ficar as rodas dianteiras e traseiras em rotação diferente, ou tem que usar diferencial central que sera mais complicado de colocar no baja pela falta de espaço. abraço, se puder lhe ajudar pergunte ai.

Pode colocar uma redução antes do dif dianteiro, dai não precisa colocar uma em cada roda dianteira.. acho que funciona igual..

clécio.. como ficou por fim seu sistema de engate e desengate da tração dianteira? valeu!!

luciomecanico
30/06/2013, 09:46
caro amigo clecio estou começando um progeto com uma variant 2 .meu amigo teria como vc me ajudar mandando as fotos passo a passo para eu ter uma noçao desde ja agradeço ai to meio embaralhado sem saber por onde começar ( luciomecanico@gmail.com ) desde ja meu amigo muito obrigada e ficou muito show seu fusca .

clecio rampelotti
17/07/2013, 00:04
Lucio a mecânica da variant 2 já tem a suspenção dianteira pronta o resto tem todas as fotos no fórum, abraço.

Fernando L. Schiesser
25/07/2013, 20:24
Parabéns pelo tópico, adoraria adaptar um 4x4 no meu gurgel, sei
o que um auxílio de tração na dianteira faz...
Abs

Guilherme Zen
28/07/2013, 17:30
Boa Tarde,

estou querendo montar um 4x4 tbm, não um fusca mais sim algo parecido com um utv,
já procurei bastante e não achei nada muito certo então gostaria de fazer uma pergunta

com que relação fica o cambio do fusca usado como diferencial dianteiro?
pois na minha ideia iria fazer algo bem leve, 2 câmbios de fusca usados como diferencial um na frente e outro atraz, e um
motor FIRE com caixa dele mesmo montado longitudinal para os dois diferenciais da própria caixa do Fiat tracionar os dois diferenciais. meu medo é qual relação que fica a caixa do fusca pois se não fosse 1 para 1 iria ficar muuuiito reduzido.

desde ja obrigado

clecio rampelotti
28/07/2013, 18:02
Ola Guilherme, vc não entendeu o que eu fiz, não utilizei o cambio do fusca na dianteira somente o diferencial, então a relação não muda fica igual ao diferencial traseiro. No seu caso usar dois diferenciais do fusca numa caixa do fiat vai ficar muito reduzido pois vc já tem a redução do difere

clecio rampelotti
28/07/2013, 19:21
Sábado sem trilha, uma lata de tinta sobrando olha no que deu.kkkkkk:chorandoderir:

clecio rampelotti
28/07/2013, 20:19
foto da pintura

Guilherme Zen
29/07/2013, 15:07
Ola Guilherme, vc não entendeu o que eu fiz, não utilizei o cambio do fusca na dianteira somente o diferencial, então a relação não muda fica igual ao diferencial traseiro. No seu caso usar dois diferenciais do fusca numa caixa do fiat vai ficar muito reduzido pois vc já tem a redução do difere

BLZ obrigado.
era essa a minha duvida, eu até tinha entendido a parte de usar somente o diferencial, só não a da relação
vou ter que pensar diferente então, seria mais "fácil" fazer que nem o seu mais não quero o motor pendurado para traz,
quero ele logo atraz de banco, vou pensar em algo então

Obrigado

evandro1234
01/03/2014, 20:45
esse topico morreu?

auto mecanica fh car
14/04/2014, 19:16
boa noite como vc fez com a suspencao trazeira ??? estou fazendo um parecido com o seu. se vc tiver foto eu agradeco.

vinijost
15/04/2014, 13:31
boa noite como vc fez com a suspencao trazeira ??? estou fazendo um parecido com o seu. se vc tiver foto eu agradeco.

ele usou a caixa do fusca mesmo.

clecio rampelotti
16/04/2014, 19:56

Boa noite, esta complicado para mim atualizar o fórum, pois estou embarcado em navio e fora de casa a alguns meses então nem fazendo trilha e nem mexendo no fusca.
A suspenção traseira ficou com os facões originais mas sem os eixos torção, eles foram cortados por que o cardã passa justamente no local das estrias interna do eixo torção. Usei molas aspirais direto no facão e apoiadas em cima na gaiola interna de proteção que foi construída. Não tenho aqui nenhuma foto, devo ter em casa mas caso não tenha tiro umas e posto no fórum. Devo estar em casa final de abril.

Yuri gordinho
06/05/2014, 20:45
Pessoal deste topico e principalmente clecio.
Eu estou querendo fazer uma gaiola com motor de fusca e de preferencia 4x4 pq eu quero fazer trilhas e de vez em quando rally.
Entao eu queria saber se vcs poderiam me ajudar com o projeto d traçao,da suspensao,caixa de direçao e etc pq eu estou procurando um investimento para iniciar o projeto.
Eu pesso ajuda d vcs,sou leigo ou melhor iniciante com isto, e queria a ajuda de vcs gosto muito de veiculos 4x4,de trilhas,rallys e queria fabricar meu proprio veiculo
por favor se puderem me passem um projeto bacana de gaiola 4x4

clecio rampelotti
23/05/2014, 20:29
Ola Yuri, não tenho projeto desenhado, somente alguns esboços mas se eu puder lhe ajudar respondendo suas duvidas estou a disposição.

paulocesarreis
31/05/2014, 19:47
clecio me diz uma coisa
voce usa aro 14 pra não forçar a caixa?

to querendo começar um projeto parecido porem pretendo usar pneu 235\75 15 dai pra maior, mas sera que não força demais a caixa?

Gomes Neto
31/05/2014, 20:25
clecio me diz uma coisa

to querendo começar um projeto parecido porem pretendo usar pneu 235\75 15 dai pra maior, mas sera que não força demais a caixa?

http://www.planetabuggy.com.br/extintos/savage/paulo/buggy_04.jpg

Isso responde sua pergunta???!!!:shock:

paulocesarreis
01/06/2014, 21:58
http://www.planetabuggy.com.br/extintos/savage/paulo/buggy_04.jpg

Isso responde sua pergunta???!!!:shock:

cara me referi a pneus com garra, pois os que eu uso na minha com tração 4x2 são 31\10.5 aro 15 bem maior do que esse do buggy e com garra de 3cm, e me referi tbem a tração 4x4 que o clecio fez que seria uma caixa tocando dois diferencias por sua vez tocando quatro rodas, dai 4 pneus grandes forçam bem mais que 4 aro 14 como ele usa no fusca 4x4,a minha questão era se ele ja usou pneu grande no fusca dele e a caixa deu conta legal da tração.

mas fico grato pela resposta

Gomes Neto
02/06/2014, 22:29
Bom, é simples, se nem semi-eixo de willys aguenta sempre...
Uma coisa é você montar um UTV de 400kg como o pessoal do Sul fez no Brutus (e olha que é um motor de Hornet) e colocou pneuzinho aro 14 com duas caixas de fusca.
Outra é montar uma gaiola com peso de Gol, motor 2.0 turbo, pneu 33, 4x4 e .......caixa de Fusca.
Na minha humilde opinião isso é projeto para, no mínimo, câmbio do opala - reduzida band - diferencial do Omega.
Claro que se vc andar maneirinho tipo passeio pode até aguentar, mas um toquinho mais animado eeee...

clecio rampelotti
03/06/2014, 04:50
clecio me diz uma coisa

Paulo, uso aro 14 por uma questão só, quando montamos o fusca ganhei 4 carcaças de pneus 14 e o recape foi preço de custo da recapadora de pneus, mas usei pneus 15 tamanho 7.00x15 fronteira ficou muito bom e não ficou muito pesado não, eram emprestados usamos para ver como ficaria. Vamos recapar 4 pneus 205/75r15 fronteira, os aros foram deslocados o centro para não bater quando virar todo o volante.
Usei nestas rodas 4 pneus aro 15 maiores, tem uma foto no post com elas, pneus comum, arrancando em uma ladeira 4x2 ainda com o motor de fusca foi legal, usando 4x4 deu para sentir o peso das 4 rodas tracionando, faz muita diferença arrancar na trilha no meio de uma subida com a tração engatada o motor faz muita força pois as 4 rodas grudam no chão, arrancando no mesmo lugar 4x2 o motor sobe giro fácil, voa barro mas muitas vezes fica parado no lugar pois não tem tração. Quanto forçar a caixa com certeza vai forçar mais, se quebrar paciência consertamos e vamos embora de novo. kkkk
Espero ter ajudado na sua duvida.

paulocesarreis
05/06/2014, 00:47
Paulo, uso aro 14 por uma questão só, quando montamos o fusca ganhei 4 carcaças de pneus 14 e o recape foi preço de custo da recapadora de pneus, mas usei pneus 15 tamanho 7.00x15 fronteira ficou muito bom e não ficou muito pesado não, eram emprestados usamos para ver como ficaria. Vamos recapar 4 pneus 205/75r15 fronteira, os aros foram deslocados o centro para não bater quando virar todo o volante.
Usei nestas rodas 4 pneus aro 15 maiores, tem uma foto no post com elas, pneus comum, arrancando em uma ladeira 4x2 ainda com o motor de fusca foi legal, usando 4x4 deu para sentir o peso das 4 rodas tracionando, faz muita diferença arrancar na trilha no meio de uma subida com a tração engatada o motor faz muita força pois as 4 rodas grudam no chão, arrancando no mesmo lugar 4x2 o motor sobe giro fácil, voa barro mas muitas vezes fica parado no lugar pois não tem tração. Quanto forçar a caixa com certeza vai forçar mais, se quebrar paciência consertamos e vamos embora de novo. kkkk
Espero ter ajudado na sua duvida.
ajudou sim, muito obrigado pela atenção,mais vou acabar indo para um projeto um pouco mais forte pois ja perdi a conta de quantas vezes quebrei minha caixa com 4x2, e consegui uma caixa de transferencia do niva,vo parti agora pracaixa de chevete e diferencial de omega.
abraço

valmirjunior
16/07/2014, 21:46
Vendo este fusca 4x4 lembrei do schwimmwagen, o sistema de tração dianteira é bem parecido, só faltou fazer ele flutuar e manobra sobre as aguas.

VW-Schwimmwagen type 166 - The VW-Schwimmwagen Registry (http://www.vw166.com/schwimmwagen/technics/zeichnung.htm)

mali9ski
17/07/2014, 12:39
Vendo este fusca 4x4 lembrei do schwimmwagen, o sistema de tração dianteira é bem parecido, só faltou fazer ele flutuar e manobra sobre as aguas.

VW-Schwimmwagen type 166 - The VW-Schwimmwagen Registry (http://www.vw166.com/schwimmwagen/technics/zeichnung.htm)

Os ''fusca'' 4x4 originais eram os commander wagen e usavam um sistema bem semelhante, com a tração dianteria por um sistema de rotulas, como a traseira e a suspenção dianteira ''padrão VW''

devia ser muito, mas muito reduzido, que o ar 1100 devia ter trabalho para empurrar as 4 rodas.....

valew

Cristian7174
06/08/2014, 02:35
Olá Clecio, acompanhei todo o seu processo, e desde o inicio sempre tive uma pergunta em mente, e agora que comprei um fusca estou pensando em transforma-lo em 4X4, entendi todo o processo, mas o que você acha se colocar o diferencial do ômega na dianteira, poderia haver diferença na relação com a saída da caixa?

Obrigado.

PitucoDH
06/08/2014, 18:24
Vai ter diferença a menos que você de um jeito de colocar um diferencial de ômega dentro da caixa do fusca... ou então, o mais simples é usar o próprio dif do fusca!

vinijost
06/08/2014, 19:32
Cara.. usa a caixa do fusca atraz.. com coroa e pinhao 8/35 do fusca 1300 e usa a carcaça da caixa do fusca na frente e/ou variante 2 com as tampas e diferencial da variante 2 com a coroa e pinhao 8/35 também.. dai fica 100%

clecio rampelotti
20/08/2014, 19:18
Ola pessoal, desculpe não responder as perguntas, mas já foram muito bem respondida pelos colegas.
Como sou marítimo fico tempos viajando e a correria da vida abordo não deixa muita folga.
Estou procurando 4 reduções de Kombi para por no fusca. Se alguém tiver ou souber de algo
tenho interesse, somente as reduções e talvez eixos ou cardas, não quero nada da parte de freios etc.
Grato a todos.
:safari-rig:

vinijost
20/08/2014, 20:01
Ola pessoal, desculpe não responder as perguntas, mas já foram muito bem respondida pelos colegas.
Como sou marítimo fico tempos viajando e a correria da vida abordo não deixa muita folga.
Estou procurando 4 reduções de Kombi para por no fusca. Se alguém tiver ou souber de algo
tenho interesse, somente as reduções e talvez eixos ou cardas, não quero nada da parte de freios etc.
Grato a todos.
:safari-rig:

ficou longo o conjunto né..

eu fiz com as caixas de gol e reduzidas e mesmo assim ficou longo.. so que uso 33" olha la no meu tópico.. mudei a configuração.. agora fico 10.. vlw

CAPT GOTTLIEB
04/09/2014, 11:53
Galera, achei algumas fotos acho que nas fotos tem ate uma suspensão dianteira original do fusca 4x4 alemão.

401401401402401403

Amigo, gostaria de saber mais sobre este VW. Onde você o encontrou? Abs

tzatti
24/09/2014, 01:44
Junior, tenho fotos do eixo desmontado. Olhe nas fotos que a rosca foi feita por toda a extensao da solda, pinhao original, solda e parte adicionada a porca tambem foi feita uma nova maior que a original, quando esta apertada fica sobre quase toda a rosca.
Clecio, que tipo de solda em específico você usou na união das peças?

vinijost
24/09/2014, 11:49
Clecio, que tipo de solda em específico você usou na união das peças?

Pode usar MIG que não quebra! eu fiz assim em vários!!

tzatti
24/09/2014, 22:32
Pode usar MIG que não quebra! eu fiz assim em vários!!
Blza, valew pela dika vinijost

Jackson tavares
22/02/2015, 19:28
Boa noite sou novo aqui e gostaria de saber de que carro e esse cilindro de embreagem
Fotos do cilindro de embreagem no lugar, como colocamos o motor no lugar sem a lataria deslocamos o atuador para tras assim que colocar a lata da proteção de lama atrs da lataria da ventuinha terei que recortar uma parte da lata, mas coisa bem simples é so passar a serra :grin:

vinijost
25/02/2015, 09:03
Boa noite sou novo aqui e gostaria de saber de que carro e esse cilindro de embreagem

eu uso o cilindro do pedal o cilindro simples de freio do fusca e la na caixa o cilindro da l200.

Elian rj
14/01/2016, 12:42
Apos muitos dias batendo cabeça de como engatar a tração diant. sem inventos magicos chegamos( acredito ) em uma solução pratica e barata, afinal os $ são poucos.
Cortamos um eixo cardã de opala e o deixamos com 30 cm de comprimento colocando um rolamento interno para que possa uma ponta girar e a outra ficar parada, foi soldado no lado que fica a cruzeta uma engrenagem estriada e no lado que fica a ponta do cardã uma engrenagem que foi torneada deixando somente a parte das estrias e colocado uma luva para fazer o acoplamento das duas partes com um garfo que vai empurrar a luva para acionar e soltar a tração,dentro do tunel vai ser soldado dois suportes para o eixo do garfo trabalhar e como tudo vai ficar dentro do tunel que vai ficar fechado, vamos fazer uma pequena caixa de fibra para deixar banhado em oleo.
Por favor se alguem tiver alguma ideia ou dica que possa melhorar o acoplamento repasse. :concordo:
tem como me enviar um paço a paço da adaptação 4x4 ?

FUKETEIRO
15/01/2016, 21:59
tem como me enviar um paço a paço da adaptação 4x4 ?
O Amigão, é só vc ir lendo o tópico, ou ele pega e faz um para vc, pelo amor de Deus né

waltin willys
27/04/2016, 00:10
Matheus,os discos de freio e as pinças são do gol, os cubos traseiros foram torneados e refurados para os discos encaixarem em cima e foi feito um suporte para fixar na manga da caixa.

Clecio, muito obrigado por compartilhar suas idéias. Que diferencial é esse na dianteira?

jhugor
07/07/2016, 18:08
clécio, meus parabéns, não só por pegar e fazer como por compartilhar seus experimentos e ainda responder tantas dúvidas!

voce é o cara mano!

muito obrigado!

Andrey Lacerda
25/10/2016, 16:29
Boa tarde , estou com algumas duvidas e acho q estou no melhor lugar para encontrar a solução.

bom e o seguinte , estou querendo pegar um Fusca para adaptalo para praia trilhas e talz .. , mas eu queria q ele rodasse na cidade também, de inicio iria fazer um pequeno corte no paralama dianteira e traseira, mas quero q rode na cidade sem problema algum, qual a opinião de vocês? Sou novo no assunto, mas estou apaixonado por isto kk

CAPT GOTTLIEB
19/12/2016, 20:06
Sugiro comprar um BAJA emplacado e depois fazer adaptações a seu gosto e necessidade.
Abraços

jeanroloff
26/03/2017, 21:33
Ola pessoal apos alguns dias sem trabalhar no fusca 4x4 voltamos a ativa no final de semana, um amigo lanterneiro resoveu dar uma força na lataria então demos uma parada na mecanica e fomos para a lanternagem, ainda mais que a mão de obra foi 0800 :-D Uma foto tem os pneus que vamos usar para andar na rua, os pneus para trilha vão ser maggion aro 15 com recape fronteira, talvez não sejam os melhores mas o revendedor maggion da região é amigo e nos presenteou com 4 pneus novos so vamos pagar o recape então ate ficarem carecas vão ser estes os melhores pneus do mundo.KKKK

Boa noite amigo,
Essa adaptação que fez na dianteira do fusca para usar o quadro do ap, por acaso tens as medidas que usaste para fazer esses suportes para as torres nele?
Achei muito bem feito e gostaria de copiá-lo?

Abraço e parabéns!! Muito top seu fuscão!!!

Lucasbirello
31/12/2017, 15:08
Oo meu amigo... como você fez para mandar um cardã para frente?
Estou começando meu projeto e estou me baseando no seu, pois achei muito bacana...
Porém tô pensando em umas coisas mais rústicas , n tão caprichado como o seu amigo...

Tô pensando em usar a suspensão dianteira do fusca mesmo... é possível?

Usar um câmbio do gol a ar na dianteira, mas n sei como habilitar as rodas no diferencial dianteiro

FUKETEIRO
31/12/2017, 18:50
Oo meu amigo... como você fez para mandar um cardã para frente?
Estou começando meu projeto e estou me baseando no seu, pois achei muito bacana...
Porém tô pensando em umas coisas mais rústicas , n tão caprichado como o seu amigo...

Tô pensando em usar a suspensão dianteira do fusca mesmo... é possível?

Usar um câmbio do gol a ar na dianteira, mas n sei como habilitar as rodas no diferencial dianteiro
Olá, só ler o tópico inteiro que está tudo explicadinho, ou quer que faça para vc?

CAPT GOTTLIEB
01/01/2018, 15:15
Durante a Segunda Guerra Mundial a Volkswagen fabricou para a Wehrmacht o Fusca versão militar, 4x2 e chamava-se Kubelwagen. Fabricaram também uma versão anfíbia, o Schwimmwagen, muito conhecido. O Kubelwagen foi fabricado com tração 4x4 e passou a se chamar Kommandwagen, porém foram feitas poucas unidades. O Kubelwagen era apenas um Fusca muito rústico e 4x2. Todavia o Schwimmwagen precisava ser 4x4, senão não conseguiria sair da água. A tecnologia usada foi a mecânica Fusca porém 4x4. Fez enorme sucesso na frente russa, pois as estradas eram péssimas e as pontes inexistentes ou danificadas. Quando a VW retomou a fabricação do Fusca após a derrota, na Segunda Guerra Mundial, parece ter havido enorme pressão da Wyllis (americana) e da Land Rover (inglesa) para impedir a fabricação do Fusca utilitário 4x4, anfíbio ou terrestre. Esta explicação é muito plausível, pois o projeto alemão existia e havia sido um enorme sucesso durante a guerra. Reparem bem nas fotos e vejam que no Schwimmwagen existia um cardã que passava pelo túnel e acionava o diferencial dianteiro.554762Kommandeurwagen 4x4 (poucas unidades)

554763 Kubelwagen 4x2

554764 554765 554766

CAPT GOTTLIEB
01/01/2018, 15:32
continuação (Schwimmwagen - VW 4x4)

554767 554768 instruções para os motoristas

554769 554770 554771 554772 554773 554774

554775 câmbio do Schwimmwagen (4x2; 4x4 e reduzida)

554776 diagrama do câmbio (escaneado de um livro inglês)

554777 Schwimmwagen não era barco, pois sua função era atravessar rios e lagos para continuar a lutar. Antes de entrar n'água facilmente se abaixava o hélice, cujo eixo se acoplava a um prolongamento do virabrequim. As rodas dianteiras funcionavam como leme.

554778 554779 554780

Nos anos 40 a VW fabricou, com muito sucesso, um Fusca 4x4. Infelizmente em 1945 o sucesso morreu!

CAPT GOTTLIEB
01/01/2018, 15:36
continuação

Para engatar a tração 4x4 o veículo precisava estar parado. O câmbio era totalmente "seco". Nada era sincronizado!
Para engatar a reduzida o veículo precisava estar 4x4, engatado em 1ª marcha e parado.
As demais marchas não tinham reduzida.

NOTA: se alguém tiver um diagrama melhor e mais detalhado da caixa de câmbio e engrenagens favor postar. Obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
01/01/2018, 17:18
Boa tarde Capitão. Obrigado por compartilhar. Esse Kubelwagen parece o finado DKW Candango 4x4. Abs

xibiu!!!
01/01/2018, 18:41
"Diferencial" dianteiro do fusca 4x4.

554786

CAPT GOTTLIEB
03/01/2018, 23:18
Vovô do Troller, boa noite. A DKW durante a Segunda Guerra Mundial fabricou para a Wehrmacht motocicletas de uso militar e muitas autopeças para a indústria bélica alemã. Mas de 1954 a 1966 ela fabricou um Jipe leve que foi usado por algumas forças terrestres da OTAN. No Brasil ele Jipe foi fabricado com o nome de Candango (sempre com motor 2T). Porém os concorrentes Willys e Toyota eram Jipes mais potentes e robustos.

554840 Este é o MUNGA, precursor do Candango

554841 Câmbio-diferencial do DKW

554842 O Candango era sempre 4x4, mas tinha reduzida. Mais tarde fabricaram uma versão 4x2.

554843 554844 554845 554846 554847

554848 Candango tinha um distribuidor envolvido por uma capa bem protegida. Chamavam de "distribuidor blindado". O fato é que cruzava cursos d'água sem morrer o motor. Um Jipe simples, leve, não indicado para trabalhos pesados, porém apto para vencer terrenos difíceis. Teve vida curta e deixou saudades. Abs

CAPT GOTTLIEB
03/01/2018, 23:22
SE alguém tiver um desenho, esquema ou foto do câmbio do Schwimmwagen aberto peço a gentileza de postar. Obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 11:05
Vovô do Troller, boa noite. A DKW durante a Segunda Guerra Mundial fabricou para a Wehrmacht motocicletas de uso militar e muitas autopeças para a indústria bélica alemã. Mas de 1954 a 1966 ela fabricou um Jipe leve que foi usado por algumas forças terrestres da OTAN. No Brasil ele Jipe foi fabricado com o nome de Candango (sempre com motor 2T). Porém os concorrentes Willys e Toyota eram Jipes mais potentes e robustos.

554840 Este é o MUNGA, precursor do Candango

554841 Câmbio-diferencial do DKW

554842 O Candango era sempre 4x4, mas tinha reduzida. Mais tarde fabricaram uma versão 4x2.

554843 554844 554845 554846 554847

554848 Candango tinha um distribuidor envolvido por uma capa bem protegida. Chamavam de "distribuidor blindado". O fato é que cruzava cursos d'água sem morrer o motor. Um Jipe simples, leve, não indicado para trabalhos pesados, porém apto para vencer terrenos difíceis. Teve vida curta e deixou saudades. Abs
Bom dia Capitão. Ótimas informações. Realmente, a era dos carros simples já se foi. Agora é um parafernália mecânica e principalmente eletrônica. Salve-se quem puder. Eu aprendi a dirigir , com 12 ,13 anos, num Vemaguete DKV Vemag. Isso foi lá pelos idos de 1963. Bons tempos. Abs e tenha uma ótima semana. Válter

Ademir AGC
23/12/2018, 22:07
Boa noite pessoal

Sou novo no forum e gostaria de compartilhar com vocês minha experiencia de ter fabricado meu fusca baja 4x4. tenho acompanhado todas as conversas e vi muitas ideias boas e interessantes . porem fiz o meu mais diferente ainda vou postar uma foto dele.

Ademir AGC
23/12/2018, 22:20
[QUOTE=Ademir AGC;2494923]Boa noite pessoal

Sou novo no forum e gostaria de compartilhar com vocês minha experiencia de ter fabricado meu fusca baja 4x4. tenho acompanhado todas as conversas e vi muitas ideias boas e interessantes . porem fiz o meu mais diferente ainda vou postar uma foto dele

Fiz ele usando a cx de cambio do fusca com saida no pinhão também fiz uma caixa de ligação usando eixo piloto do chevete juntamente om a engrenagem da 4 e 3 marcha com os sincronizados o que me permite ligar e desligar a tração com ele em movimento usando a corrediça para ligar e desligar, também usei o próprio eixo do fusca com as pontas de eixo também do fusca para não perder a cambagem e alinhamento das rodas alem de tudo coloquei rodas livres o que me permite andar tranquilamente em 4x2 ou 4x4 conforme necessidade

Jr borges
28/12/2018, 13:35
[QUOTE=Ademir AGC;2494923]Boa noite pessoal

Sou novo no forum e gostaria de compartilhar com vocês minha experiencia de ter fabricado meu fusca baja 4x4. tenho acompanhado todas as conversas e vi muitas ideias boas e interessantes . porem fiz o meu mais diferente ainda vou postar uma foto dele

Fiz ele usando a cx de cambio do fusca com saida no pinhão também fiz uma caixa de ligação usando eixo piloto do chevete juntamente om a engrenagem da 4 e 3 marcha com os sincronizados o que me permite ligar e desligar a tração com ele em movimento usando a corrediça para ligar e desligar, também usei o próprio eixo do fusca com as pontas de eixo também do fusca para não perder a cambagem e alinhamento das rodas alem de tudo coloquei rodas livres o que me permite andar tranquilamente em 4x2 ou 4x4 conforme necessidade

Opa amigo compartilha conosco o seu fusca, tbm fiz uma gaiolinha chassi de fusca, acho q no estilo do seu porém sem roda livre, se possivel me passa fotos pelo whats 43 9 96565273

Ademir AGC
29/12/2018, 13:29
[QUOTE=Ademir AGC;2494924]

Opa amigo compartilha conosco o seu fusca, tbm fiz uma gaiolinha chassi de fusca, acho q no estilo do seu porém sem roda livre, se possivel me passa fotos pelo whats 43 9 96565273

Beleza dr.

CAPT GOTTLIEB
29/12/2018, 16:06
Aqui está o esquema do VW 4x4 e reduzida usado no Schwimmwagen.
O raro Kommandeurwagen tinha mecânica igual.

563455 563456 563457 563458 563459 563460 563461

Ademir AGC
06/01/2019, 15:23
563589
[QUOTE=Ademir AGC;2494924]

xibiu!!!
01/08/2020, 19:26
57385957386057386157386257386357386457386557386657 3867573868573870573871573872