PDA

Ver Versão Completa : SP - Caldas Novas - Jalapão - Lençóis Maranhenses - Jericoacoara - jan/2015

Fabio_Roberto
08/10/2014, 14:08
Ola Pessoal

A ideia é colocar aqui o relato da viajem que irá acontecer e na virada 2014/2015, vou iniciar com o que foi planejado e mo decorrer dos preparativos, se mudarmos os planos ou qualquer outra informação vou postando aqui, até o relado da viagem propriamente dito (após).

Sei que aqui não é para planejamento, mas como o penejamento ja esta pronto, tudo pra mim, antes, durante e depois agora ja é relato...rs

A ideia é percorrer saindo de SP, alguns pontos turísticos, inicialmente era apenas o Jalapão , mas a patroa foi dando uns pitacos e a viajem foi ficando mais completa, com parada em Caldas Novas para o reveillon, em seguida jalapão, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e finalizando em Fortaleza.

A volta será de avião mesmo, pq ninguém é de ferro... estamos andando de jipe, e 4000 km ja é mais que suficiente...

Planejamento.

Nosso planejamento pode conter alguns erros pq nunca fiz este tipo de viajem longa, e estamos seguindo com nossa filha de 2,5 anos, assim não existirá deslocamentos acima de 1000 km.

Primeiro ponto foi encontrar uma passagem de milhas razoável para o retorno, com horário adequado na chagada em Fortaleza para despachar o jipe e sobrar tempo pegar o avião sem muita correria, essa passagem saiu 20.000 milhas por cabeça.... dia 17/01. Foram compradas dia 29/09, ou seja com 4 meses de antecedência.

Feito isso o próximo passo foi deixar a patroa escolhe o réveillon, 1 semana em Caldas Novas, achei muito tempo mas era o pacote do hotel e não tinha muito o que fazer, essa primeira parte da viajem é lazer, descanso, tranquilidade e ralax..

A parte aventura começa a partir deste ponto..

Aqui nosso roteiro..

ORIGEM:
São Paulo, SP
DESTINO FINAL:
Fortaleza, CE
DISTÂNCIA TOTAL PERCORRIDA:
Aproximada 4500 km
COMBUSTÍVEL:
477.47 litros - R$ 1122,05
PEDÁGIOS
10 - R$ 73,10
Passando pelos estados:
SP - MG - GO - TO - BA - PI - MA - CE
Saida Dia 26/12 - Chegada 17/01
Principais Cidades / Pontos Turísticos
Caldas Novas
Jalapão
Lençóis Maranhenses
Jericoacoara
Percurso..
https://www.google.com.br/maps/dir/S%C3%A3o+Paulo+-+SP/Caldas+Novas+-+GO/Gurupi+-+TO/Mateiros,+TO/Bom+Jesus,+PI/Teresina,+PI/Barreirinhas,+MA/Vila+de+Jericoacoara+-+CE/Fortaleza+-+CE/@-12.9373773,-53.5845045,5z/data=!3m1!4b1!4m56!4m55!1m5!1m1!1s0x94ce448183a461 d1:0x9ba94b08ff335bae!2m2!1d-46.6333094!2d-23.5505199!1m5!1m1!1s0x94a736c10eb85f6b:0xb12b7b2d 6ed28e1!2m2!1d-48.6250248!2d-17.7445191!1m5!1m1!1s0x933e95092e1983cd:0xfaca5399 1dbe1a76!2m2!1d-49.0686083!2d-11.7283752!1m5!1m1!1s0x933169baccd1bbd1:0x28608cac 2f32c471!2m2!1d-46.670534!2d-10.6334285!1m5!1m1!1s0x77d06016f622681:0x21a86233f 581c091!2m2!1d-44.4748018!2d-9.1452524!1m5!1m1!1s0x78e34b4df8526b1:0x2c29cfbdbb 7d7359!2m2!1d-42.8037597!2d-5.0920108!1m5!1m1!1s0x7f21fca23e329ff:0x46158c39d4 af15ce!2m2!1d-42.8236213!2d-2.7589997!1m5!1m1!1s0x7e986880741a685:0x9e57dad881 207f07!2m2!1d-40.5142274!2d-2.7956223!1m5!1m1!1s0x7c74f21f6c15c2f:0xfd6d6706cb 7927aa!2m2!1d-38.5266704!2d-3.7318616!3e0

479868

Ao longo dos preparativos e viajem vou atualizado aqui...

Subsea
17/12/2014, 09:30
Fabio,

Me interessei pelo teu roteiro, mas no meu caso será a minha volta. Iremos pelo litoral conhecendo alguns dos lugares mais famosos e tirando nossas próprias conclusões sobre cada lugar, e quem sabe um dia voltar aos que mais nos agradarem. Ficaremos no máximo 3 noites em cada destinos, parece pouco, principalmente em lugares com muitos passeios, mas é o tempo que temos.
Também estaremos com nossa filha de 3 anos.
Estou bastante receoso quanto ao trecho de Barreirinhas até Jericoacoara. Você conhece a região ou ja conseguiu informações sobre o trajeto?
Minhas viagens até hoje foram de no maximo 3000 km, e embora eu more na roça e conduza em estrada de terra e com barro com frequencia nunca viajei nessas condições. Pelo pouco que encontrei acho que a viatura daria contra, uma SW4, agora o piloto eu não sei...
O melhor relato que encontrei sobre um "não trilheiro" tentando fazer esse trajeto foi em um link aqui no forum, segue a baixo.
Não copiei o link na epoca, mas eh do forum mochileiros.

Vou fazer meu relato de viagem de Sobral aos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) em carro pequeno não traçado (Kia Soul) em julho de 2011. Esse relato também é de grande valia para os mochileiros que querem fazer o trajeto Jericoacoara – Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses, pois grande parte desse trajeto coincide como meu, incluindo o trajeto mais difícil da viagem (do Delta para os Lençóis). Também serve para quem vem de Fortaleza ou de outros locais do Nordeste.
Inicialmente pensei em ir pelo Interior do Piauí e Maranhão, seguindo uma rota do Google Maps e do meu GPS Garmin. Acreditem, é a maior furada, pois grande parte do trajeto é intransitável, com estradas não asfaltadas, o que eu só descobri após longa pesquisa pela net e falando com pessoas de Barreirinhas. Para ir pelo interior do Maranhão, vc tem que quase ir até São Luís e voltar, o que aumenta e muito a viagem.
Depois descobri o melhor caminho: pelo Norte, passando pelo Delta do Parnaíba. Considerarei o marco zero da minha viagem o Arco do Triunfo, no coração de Sobral. Saí de Sobral às 5 da matina, seguindo pela CE 362 em direção à Camocim, ainda no Ceará. Passei pelas cidades de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Martinópole e Granja. Em Granja, um cuidado, pois vc deve pegar à direita em direção à Camocim.
Um acréscimo ao texto. Em Granja, é o ponto de encontro com os mochileiros que vêm de Jeri. De Jeri a Granja é facílimo. Pegue um guia e siga, por parazinho, até o asfalto e depois siga até Granja. Continue pelo caminho que vou falar e vc chegará nos lençóis com seu carro. As agências de turismo cobram até R$ 1000,00 para te levarem de Jeri ao Lençóis.
Depois de Granja, chega em Camocim, percorrendo 121 km desde Sobral. Na giratória um pouco antes de chegar em Camocim, vc deve pegar à esquerda em direção à Parnaíba. Mais 33 Km estará em Barroquinha, e mais 13 km em Chaval, última cidade do Ceará no trajeto. Em Chaval, em um trecho dentro da cidade, pergunte como ir para Parnaíba (há placas indicando também). 6 km após a entrada de Chaval, vc estará na divisa CE – PI. Siga por essa estrada e, 65 km depois, estará em Parnaíba. Para quem quiser conhecer o Delta, é sair perguntando como chegar lá. Eu não fui. Na giratória, ao chegar em Parnaíba, vc deve pegar em direção à BR – 343, como se fosse para Teresina. Andará cerca de 20 km e, logo que passar o posto da Polícia Federal, cerca de uns 50 metros apenas, vc verá a entrada para a divisa do PI – MA (tem uma placa). Pegue à direita na placa. Mais 13 km e vc estará na Ponte de Jandira, sobre o rio Parnaíba (uma vista belíssima!!!), e já estará em terras Maranhenses. Agora vc vai procurar ir para Tutóia. Siga nessa estrada. Passará pela entrada de Araioses. Siga em frente. Cerca de 41 km depois da ponte vc estará na entrada para Tutóia. Vire à direita e siga para Tutóia, que estará 38 km a frente. Esse é o trecho com mais buracos, aliás único trecho que vc deve ter cuidado com os buracos. Até aqui as estradas eram boas, somente alguns buracos aqui e ali. Ao chegar em Tutóia se informe de como chegar no município de Paulino Neves. Vire à esquerda em direção a Paulino Neves, estrada ótima, e siga 28 km até lá. Paulino Neves é fim de linha, fim de asfalto. Levei cerca de 5 horas desde Sobral até Paulino Neves, percorrendo uma distância de 378 Km.
Para ir de Paulino Neves até Barreirinhas, onde ficam os Lençóis, vc tem 3 opções. A melhor, mais prática e mais segura opção, porém mais cara, é fretar um carro (geralmente Toyotas Bandeirantes) que te levaram até Barreirinhas e te trarão de volta. A qualquer hora vc freta um carro, até de madrugada. Em alta estação se cobra em torno de R$ 250,00 para ir e mais 250,00 para voltar, levando até 15 pessoas, mas vc pode pechinchar e baratear um pouco. Essa é uma estrada pelas Dunas, passando por águas profundas, dependendo da época. Muita areia mesmo!!! Vc já passa pelos pequenos lençóis, e já vai conhecendo o lugar. Em carro pequeno é IMPOSSÍVEL, e nem tentem. Até para caminhonetes, tipo Hilux, é difícil, e tem que saber dirigir em trilhas difíceis, senão não aconselho mesmo. Essa viagem é desconfortável porque chacoalha muito, mas é um trecho lindo e vc já vai estar em clima de viagem. Vc pode até pedir para o motorista parar nas Dunas (já tem umas lagoas) e bater lindas fotos. Total dessa viagem de 2 horas + o tempo que vc quiser ficar parado. Qualquer dúvida vc pode procurar o restaurante do Ivaldo, em Paulino Neves, que ele conhece todo mundo e trabalha com esses transportes.
A segunda opção é, na minha opinião o melhor custo – benefício. Vc pode seguir na mesma estrada que acabei de citar, em carros iguais, só que em viagens regulares, que levam a população local até Barreirinhas. Se cobra um valor de R$ 20,00 por pessoa, para ida e R$ 20,00 para a volta. É claro que vc não vai ter as regalias de dar umas paradinhas no meio do caminho para as fotos. Também para essa opção vc vai ter que estar em Paulino Neves em horário adequado. Os transportes saem de Paulino Neves às 4 da madrugada e às 9:30 da manhã, em último horário. Depois disso só fretando uma carro (primeira opção). Por isso programe bem a viagem para estar lá antes dos carros saírem. Na volta, de Barreirinhas até Paulino Neves, os carros saem às 9:30h da manhã e à tarde, acho que às 14h, mas não tenho tanta certeza. Assim que vc chegar lá, pergunta de onde saem os carros pra Barreirinhas que todo mundo sabe. Total dessa viagem de cerca de 2 horas.
Vc deve estar se perguntando: e o que eu faço com meu carro? Bem, vc terá que deixar seu carro estacionado em Paulino Neves. Os próprios motoristas dos transportes vão ajeitar isso para vc. Eu deixei em frente da casa do próprio motorista, e não paguei nada por isso. Deixei o carro fechado e não teve problema algum. Também têm um estacionamento que vc pode deixar o carro e pagar R$ 10,00 por dia. Os motoristas também te indicarão. Isso já é prática corriqueira por lá. Ficam vários carros de turistas lá. Em resumo, deixa o carro em Paulino Neves, e vai tranqüilo que dá tudo certo.
A terceira, e na minha opinião, a pior a opção, é a que eu escolhi inicialmente. Me disseram que havia uma estradinha muito ruim, desviando dos lençóis, que aumentava o trecho para cerce de 80 km, mas que passava carro pequeno não traçado, que era o meu caso. Eu contratei um guia (R$ 100,00) e me aventurei. Pra quê?!!! É uma estradinha, inicialmente até boa. Cerca de 1 hora depois, começa um trecho que tem o caminho dos pneus e, na parte central, fica aquela protuberância, que eles chamam de facão. Nesse “facão”, tem muito mato e tocos de árvore. Às vezes vc pensa que o carro vai ficar preso, pois bate muito em baixo. E se o carro for muito baixo fica enganchado mesmo. Os tocos são um terror. Eles furaram 2 pneus do meu carro e amassaram todo o para-choques com as batidas. Alem disso, havia trechos com água acima do joelho, e foi quando decidi voltar e escolher a primeira opção. Em resumo, se seu carro for baixo, nem invente. Essa é uma boa escolha para quem tem uma caminhonete e não quer se aventurar a andar pelas dunas. Também é uma opção para quem quer ficar com o carro para, depois de Barreirinhas, seguir viagem para São Luís, por exemplo. Saiba que vc praticamente não vai usar seu carro pra nada em Barreirinhas. Todos os passeios são comprados, e te pegam e te deixam no Hotel. Talvez a única coisa boa de ter seu carro lá, é poder ir até os restaurantes no centro para comer, caso seu hotel fique longe do centro. Se seu hotel é no centro de Barreirinhas, não sentirá falta do seu carro de jeito nenhum. Pra contratar o guia vc pode perguntar aos próprios motoristas das toyotas ou perguntar no restaurante do Ivaldo.
Lá em Barreirinhas, o que fazer? Existem basicamente 2 coisas pra conhecer: os Lençóis e o rio Preguiças. Os passeios para os lençóis saem em dois horários: o primeiro sai às 8:30 e retorna às 14h e o outro sai às 14h e vai até depois do pôr do sol (dá tempo vc fazer o passeio das 14h se vc chegar em Paulino Neves de manhã!!!). Existem passeios mais longos, mais curtos, diferentes lagoas, mas no geral, são bem parecidos e igualmente lindos e fantásticos. Custam de 50 a 60 reais por pessoa, e se compra no próprio hotel ou diretamente nas agências no centro de Barreirinhas. O passeio pelo rio Preguiças também é muito legal e vale a pena. É passeio de dia inteiro e custa 60 reais por pessoa. Vai até uma localidade chamada Caburé, na foz do rio, e é talvez única ocasião que vc vai ver o mar por lá (nos lençóis só existem lagoas). É nesse passeio que se vê os macacos pregos livres na natureza, e se pode alimentá-los com as mãos. Uma dicazinha: no dia que vc for pra esse passeio, leve umas frutinhas do café-da-manhã do hotel pra vc dar pros macacos, é muito divertido, e eles são super mansos, apesar de silvestres. Se vc fizer um passeio pelos lençóis e um pelo rio terá feito o principal. Além disso, é conhecer outras lagoas, tem passeio de quadriciclo pelos lençóis, tem outros passeios por outros rios, mas se não fizer não se estresse.
À noite vc pode ir para os restaurantes de Barreirinhas, comprar artesanatos da folha do Buriti (as mulheres ficam loucas, como minha esposa ficou). Barreirinhas não tem um estrutura muito boa não, mas é legal. A viagem pode ser feita tranquilamente com crianças, até mesmo pequenas. Meus filhos tem 9 e 5 anos e adoraram!!! Pé na estrada e boa viagem que vale a pena ir para os lençóis maranheses de carro saindo de Sobral, Jericoacoara, Fortaleza ou de outras partes do Ceará ou do Nordeste.

Sonhador
17/12/2014, 10:30
Minha dica e em relação as crianças : tenho duas menininhas 4 e 6 anos , normalmente para não ser muito stressante , saio de madrugada por volta das 4 ...4:30 hrs hora que as meninas ainda estão com bastante sono .... ai qdo elas acordam por volta de 8 ou 9hrs da manha ja esta na hora de dar uma parada para tomar cafe ... depois do cafe, ligo o Dvd com filmes infantis.... umas 2 horas de crianças quietas ... depois vou procurando um bom posto de preferencia com algum brinquedo para as meninas se cansarem um pouco.
Voce que vai sair de sampa , tem um posto em Uberaba , rede Graal ele tem um parquinho , nas duas vezes que fui parei la (banheiro limpo , brinquedo para criança , comida de procedencia , e abastecer o veiculo).
depois de uberlandia muita atenção nos radares.
no estado de sp a estrada e otima , em minas são boas , em Goiais as estradas tbem estão boas.

No mes de novembro/2014 fui ate caldas novas rodei 900 km (cada trecho) na ida foi de boa , mas na volta sai mais tarde ...com certeza foi mais stressante.
E bom a cada trecho longo ter uns dias para descansar , principalmente por causa da criança.

Sonhador
17/12/2014, 10:44
O DVD realmente e a melhor coisa que tenho no carro para deixar as crianças tranquilas , mas as crianças de hoje ja brincam tbem com tablet que tbem e uma opção de diversão.

Uma coisa: frutas são a melhor coisa de alimentação para as crianças , pois são leves ,e bom uma bolsa termica para manter as frutas fresquinhas(maça, pera, morangos , uvas) , agua fresca , ate mesmo um sanduiche .

Para mim sempre deixo um energetico gelado , agua , e algum refrigerante , fruta ... deixo umas balinhas a mão , e castanhas, para ajudar a ficar atento.

Fabio_Roberto
20/01/2015, 17:10
Salve salve Galera, cheguei.... Foram 22 dias de muita estrada e história para contar, vou escrevendo aqui na medida que tenho tempo.

Agradeço as dicas acima pode ter certeza que ajudaram...

Vamos partir do inicio..

Trecho SP - Rio Quente (Caldas Novas)

Este trecho foi tranquilo, saímos cedinho de SP, preparei o Jipe na véspera, como fomos de Troller o espaço é pequeno então foram duas malas no teto que tive que tirar diversas vezes na viagem.... rs, mas faz parte, no inicio o processo de arrumação das malas demorava 1 hora, no final em poucos minutos ja estava tudo pronto para seguir... Fizemos o percurso em pouco mais de 8 horas, fui o tempo todo com o Waze ligado e funcionou muito bem, me deixou na porta do hotel.
Estrada boa, quase toda duplicada, apenas quando chega próximo caldas novas vira pista simples, mas bem sinalizada e o asfalto no geral aceitável...

Ficamos no Hotel Pousada, que fica dentro do parque aquático ou complexo, não sei como chamam o local, mas com certeza NÃO pode ser chamado de um Resort assim como vendem o pacote.

Nosso hotel que se chama Hotel Pousada (isso foi uma confusão na minha cabeça no inicio) é um hotel bem antigo, de 1970 que foi reformado, foi o primeiro do complexo que esta mais próximo das piscinas mais tranquilas, a localização dele realmente é boa, mas é só, os quartos são apertados, os banheiros mais ainda, o ar não gelava bem, wifi quando funcionava era pior que discada, o restaurante razoável servindo variações da mesma comida todos os dias, os funcionários achei todos mal humorados... resumindo não foi uma boa escolha de hotel.
Conversando com outros hóspedes que são frequentadores anuais todos me falaram a mesma coisa "antes era melhor, não sei o que aconteceu mas caiu muito a qualidade este ano", em compensação o parque aquático (hot park) é legal, mas nos fim de semana ficam insuportáveis de cheio, como nosso pacote era de 7 dias, aproveitamos o parte durante a semana que foi bem melhor.
nesses dias conseguimos almoçar no hotel apenas os dois primeiros dias, os demais fomos para Caldas Novas ( que é outra cidade pra quem não conhece, o complexo fica em Rio quente que é uma cidade que foi emancipada de caldas novas em 1980 se não me engano...) aproximadamente 30 km de distancia, tem bom restaurantes o melhor são dois o Nonna Mia e outro que não lembro o nome, mas todo mundo conhece, só perguntar.
A ceia de virada de ano foi diferente de tudo, exclusivo para quem pagasse a parte, foi excelente, ótima comida, musica bacana, ambiente bom, tudo ótimo, nem parecia o mesmo hotel.. Depois fomos para a Praia do cerrado (dentro do hot park) carregamos um espumante oferecido pelo hotel, teve queima de fogos e uma show com musicas bacanas... achei excelente, sem duvida foi o ponto alto da primeira etapa...

De modo geral, achei bacana conhecer Rio quente, a água é transparente e muuuito quente, tão quente que as vezes vc quer uma piscina de água fria para refrescar, mas não tem rs, o Hotel deixou a desejar no espaço e hospitalidade, não me hospedaria novamente e não recomendo, talvez seja melhor ficar em flats fora do complexo.

Depois coloco algumas fotos, não tenho agora.

Passado etapa Rio quente, seguimos para Jalapão onde realmente começa a aventura...

Fabio_Roberto
22/01/2015, 13:10
Saindo do Rio quento, o destino foi Jalapão, devido a distancia planejamos esta etapa com uma parada na cidade de Gurupi, até Gurupi foram 800 km de jipe ja é tempo suficiente para uma parada para o descanso.

Seguimos quase todo percurso pela BR-153, os primeiros 300 km com pista dupla bem sinalizada, os demais pista simples, mas foi relativamente tranquilo, sem grandes novidades, este trecho tambem foi guiado pelo app Waze que funcionou muito bem.

Guripi é uma cidade relativamente grande com algumas opções de hospedagem, acredito que mesmo sem reserva não é dificil achar vaga para dormir..
Ficamos no Hotel Veneza Palace, recomendo, quartos reformados, piscina wifi, ar split, garagem coberta e fechada, nem tiramos a mala do teto... isso nos poupou alguns minutos na saída.

Saindo de Gurupi no dia seguinte após café da manha, o destino foi Mateiros-To que é a principal cidade de no deserto do Jalapão.

Daqui por diante não contamos mais com o waze, faltam estradas e ele não consegue traçar a rota, fomo na base do mapa 4 rodas e GPS do celular mesmo.

Essas foram as principais cidades que passamos saindo de Gurupi-TO

GURUPI -- Aliança do Tocantins -- Brejinho de Nazaré -- Porto Nacional -- Monte do Carmo --Pte Alta do Tocantins -- MATEIROS

Muitos caminhões na BR-153, mas saímos dela em Aliança do Tocantis, onde pegamos a TO-070 que para minha surpresa o asfalto muito bom, nenhum caminhão, vigem tranquila.

Chegamos em Ponte Alta do TO, onde almoçamos e tocamos direto para Mateiros são 170 km de estrada de terra com muita costela de vaca e alguns trechos de areia, fizemos em 3 horas, 3 hora e meia... não lembro bem.

Recomendo para quem vai ao Jalapão pousar ao menos uma noite em Ponte Alta, para ir até a cachoeira da Fumaça, pedra furada e outras da região que ficam no máximo 90 km de distancia, se for direto para Mateiros - To terá que rodar 170 km + 90 km isso ida e volta é uma tortura, nós fizemos isso e não recomendo, saimos de Mateiros as 9:00 da manha para cachoeira da Fumaça e retornamos as 1;00 da manha, muito cansativo, isso pq em alguns pontos chegamos a rodar a 70 km/h nas costelas de vaca....

Abaixo algumas Fotos..

490416490417490418490419490420490421490422

Fabio_Roberto
22/01/2015, 13:23
Uma noite em Ponte Alta e tres ou quatro em Mateiros são suficientes para conhecer tudo, cachoeiras, fervedouros e etc...

Na cidade de Mateiros a infra estrutura para comida é pequena, mas tem muitos mercadinhos, se quiser comer uma comida caseira, arroz, feijão, bife e batata vá no restaurante da Dona Rosa, fica na rua da praça, proximo uma venda de gelo, na frente esta construindo o restaurante, vá até os fundos da obra que vai encontrar a cozinha da dona Rosa, comida boa preço bom e um bom papo.

Restaurante D. Rosa..

490423490424

Mateiros tem dois postos de combustível, todos tem Diesel-S10.

Ficamos em uma das melhores pousadas, se chama Santa Helena, quarto grande, ar condicionado bom, a única da cidade que tem piscina, um amigo ficou na Pousada Penela de Ferro e também gostou, acho que são as duas melhores..

490425

Fabio_Roberto
22/01/2015, 13:29
Aqui alguns percursos que fizemos..

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8612939
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8585403
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8649810

E. Mac
25/01/2015, 18:02
Parabéns pelas fotos e relatos, já estou de Zequinha

Abs

Evanio Machado

cezarsantiago
26/01/2015, 22:32
Parabéns pela aventura!

Fabio_Roberto
27/01/2015, 09:22
Obrigado pessoal, to meio enrolado com mudança e etc.. mas ainda tem muito mais para contar, hoje a noite ou amanha eu continuo...

Abraço!

marcelbs007
06/05/2015, 08:14
Olá Fabio! Parabens pela viagem e pelos relatos. Em Janeiro 2016 faremos esse bem parecido! estou aproveitando informações para melhor planejar nossa viagem! Sairemos de SP no dia 25 de Dezembro!

Fabio_Roberto
06/05/2015, 10:58
Olá Fabio! Parabens pela viagem e pelos relatos. Em Janeiro 2016 faremos esse bem parecido! estou aproveitando informações para melhor planejar nossa viagem! Sairemos de SP no dia 25 de Dezembro!
Opa..

Tudo bem? Não vão se arrepender.. essa viagem foi Fantástica!!

Vou atualizar com a continuação logo mais..

Sonhador
06/05/2015, 13:05
esperando a continuação !!

Ipiabas/RJ
06/05/2015, 14:12
Acompanhando e aguardando a continuação.

Fabio_Roberto
06/05/2015, 16:45
OK!... kkkk vcs me animaram de continuar escrevendo..rs

Os dias no jalapão foram ótimos, muito calor, convívio com a natureza, imagina que apareceu um filhote de jararaca praticamente na recepção da pousada, foi aventura pura.... mas o melhor ainda estava por vir na saída do Jalapão e destino Lençóis..

Não sabia ao certo o melhor caminho para Bom Jesus que era nossa próxima cidade dormitório antes de Teresina e Barreirinhas. Apesar de ter traçado a rota saindo de Mateiros para Bahia não sabia se era possível mesmo, pq esta rodovia que aparece no google não aparecia no meu mapa 4 Rodas 2014/2015, e isso me deixou preocupado.

Consultei um pessoal que faz expedição que estava na pousada e me disseram que eu não conseguiria sair pela Bahia, a rodovia existia mas era precária e se eu não conhecesse bem a região seria arriscado, pois bem, eu estava sozinho com minha esposa e filha de 2 anos se desse algum problema na vtr não tinha um suporte de ninguém.

Me indicaram a saida por São Félix e em seguida ir subindo, uma volta danada e eu perderia minha programação, então consultei a voz da supremacia, o ser iluminado e poderoso, o único ser vivo no planeta que poderia dar sinal verde para esta aventura onde que se eu arriscasse sair pela Bahia desse algo errado eu não iria ouvir uma reclamação, MINHA ESPOSA.

Ela disse simplesmente, VC CONFIA NO CARRO?

Ai eu pensei no meu guincho, pá, macaco hi-lift, pneu BF, pensei em todas as vezes que visitei meu mecânico antes de me aventurar trocando tudo que talvez possa dar algum problema, todas as horas que andei pesquisando como melhorar o jipe e deixar tudo 100%........ respondi SIM! Então pé na estrada! huhuuu

Mais uma aventura ao desconhecido....kkkk

Saímos bem cedo no dia seguinte, tecnicamente era uma puxada de 500 km, tranquilo, mas como não saiamos o que iríamos encontrar eu estava psicologicamente preparado para 8 ou 10 horas de estrada.

Seguimos a rua principal de Mateiros, sempre reto, foi isso que nos passaram, e assim fomos... aos poucos o aspecto estradinha de terra passou a virar estradinha de fazenda e quando vimos estávamos sozinhos em meio quiilometros e quilometros de plantação se soja (se não me engano).

Estrada saindo de Mateiros
501098
Pegamos areia pelo caminho

501102
Aguá

501103
E Terra

Sempre sozinhos, ninguém na frente ou atras, nada, parecia deserto, eu estava meio tranquilo pq estávamos em uma plantação, e alguma hora alguem tinha que aparecer para cuidar disso, o jipe estava com o tanque cheio 70 litros, dava para rodar uns 600 km no minimo, então eu pensava não é possivel rodar 600 km e não encontrar nada e tínhamos água, comidinhas e muitos DVDs de desenho para a pequena Julia.

Depois de uma hora rodando assim encontramos um pessoal cuidando da plantação e fui perguntar, fiquei meio apreensivo pq estávamos rodando em terra particular, na verdade não sabia bem, meio confuso, mas ele me disse que o caminho estava certo, eu tinha que virar a direita seguir até a mata, depois esquerda seguir reto até passar uma pequena ponte e depois só tocar em frente...

A partir deste momento eu fiquei bem mais aliviado, o caminho existia e eu estava nele... ótimo... seguimos em frente, até encontrarmos uma rodovia com asfalto e muitos buracos, muitos buracos...

A cidade mais próxima como ponto de referencia que passaríamos é Corrente, então liguei o GPS do celular com destino Corrente para minha surpresa ele me traçou uma rota onde pegava um "atalho" e conseguia desviar da rodoriva esburacada, não tive duvida segui o GPS... ERRO GRAVE....kkk

Seguimos uns 20 km seguindo a rota do GPS por uma estrada de terra....

501104
Amarelo - Fazendas saída de mateiros
Vermelho Estrada asfalto Esburacado
Azul onde me perdi seguindo o GPS

Depois de alguns km vimos uma placa (Corrrente 46 km), pensei estamos no caminho, rodamos mais um pouco e fio percebendo que não tinha mais placa o caminho sumiu do GPS, foi então que me dei conta que não foi uma boa seguir o GPS, afinal a rodovia esburacada era uma rodovia e saia em algum lugar, foi então que encontramos uns trabalhadores e perguntei sobre o caminho para Corrente.

A resposta: Esse caminho não existe ja faz uns 5 anos, desabou e não desce mais por aqui, nem moto consegue.

Ai eu pensei... FODEU! O pessoal me indicou um caminho para voltar para rodovia mais rápido (vai 3 as direita, mais 7 a esquerda, mais 5 a direita e segue reto), nem precisa falar que não deu certo..

Tentamos seguir as orientações e mais uma aventura, todos os caminhos que levavam a rodovia encontrava uma grande plantação no caminho, depois de algumas tentativas, e muito tempo encontramos uma “rua” que parecia sair na rodovia, seguimos por e para nossa salvação lá no final estava a rodovia... uhuuuuuuu mas chegando no final da “rua” existia uma vala de cerca de 1,5 m de profundidade aberta por trator onde impedia o acesso.... eu fiquei de cara, nessa altura eu já estava disposto a pegar a pá que tínhamos no teto e tampar a vala na raça mesmo...

501106

Eu ia passar ali de qualquer maneira...

Foi então que a Patroa disse, tem um caminho de moto dando a volta, o jipe passa?? Ai eu fui ver, ja estava tão abalado que eu nem lembro o que eu vi, voltei para o jipe e disse... Passa tranquilo... vamos por ali..kkk

501107

Enfiei o jipe pelo mato, fui derrubando a vegetação, contornando e passeio a cratera... putz a alegria foi grande..kkk muito grande...

Estava livre e novamente na rota para Bom Jesus.

501105

Depois disso tocamos em frente pela rodovia esburacada e chegamos em Bom Jesus para o merecido descanso, cerca de 8:30h depois de sairmos de Mateiros.

Depois continuo...

RafaelCandido
06/05/2015, 19:19
Hahahahaha, excelente relato,

A resposta deste ser supremo, senhor de todas as repostas, conhecedor de todas as causas, é sempre a mais importante, salvo contrário, vem o famoso "eu avisei" que, invariavelmente, multiplica eventual problema. hahaha

Apenas para me situar, estava indo do Jalapão para a Bahia? Qual destino específico na Bahia?

Sigo acompanhando os relatos...

Abs

Fabio_Roberto
06/05/2015, 19:31
Rafael

O destino final era Barreirinhas, Leçois Maranheses...

A saída passando pela Bahia é o caminho mais curto.
Abraco!

RafaelCandido
07/05/2015, 10:24
Rafael

O destino final era Barreirinhas, Leçois Maranheses...

A saída passando pela Bahia é o caminho mais curto.
Abraco!

Obrigado, Fábio,

Preciso ver o caminho sentido Salvador e/ou região da Chapada. Sabe alguma coisa (condições) a respeito das estradas até a BA?

Acompanhando o relato...

Abs

E. Mac
10/05/2015, 17:33
Muito bom o relato, texto e imagens (bem ilustrativas) na conta certa. Continue, estou adorando.

Fabio_Roberto
11/05/2015, 11:28
Depois do descanso merecido e muitas risadas da nossa aventura saímos cedo no dia seguinte.

Nosso cedo é sempre as 8:00, pq se é uma viagem de fériaS tem que ser tranquilo sem stress e para ser assim não da para acordar as 6:00 da manhã. Sempre tomamos um bom café da manhã no hotel e saímos.

Falar em café da manhã, em todas as paradas e hotéis depois que saímos do Rio Quente eu nunca mais consegui tomar um café expresso, simplesmente não existe...rs

Bom saindo de Bom Jesus a próxima parada seria Teresina, 750 km pelo google, só de estrada sem aventuras.

Apesar das rodovias estarem em condições de razoáveis para boa, o problema eram os animais soltos na pista.
Quando um motorista no sentido contrário dava luz alta no inicio eu imaginava, polícia rodoviária, mas sempre vinha um Jegue solto...kkk depois acostumei.
501524
As estradas passam em muitos povoados e as pessoas criam galinha, jegue, vaca, boi até porco correu na frente do jipe, tivemos que tomar muito cuidado, principalmente com o Troller que o freio é uma maravilha....rs

Alem dos animais tinha outro problema que gerou um pouco de sofrimento, a largura da faixa de rolamento, mal cabia um caminhão, era perigoso colocar o nariz para fora da faixa para ver ser se era possível a ultrapassagem, isso foi meio tenso, eu fui bem tranquilo, sem pressa, cheguei a rodar quilômetros atras de um caminhão, muita prudencia e calma.
501525
Como não fiz uma programação com postos de combustíveis devido ao tamanho do tanque 70 litros, sempre que o tanque estava chegando a ¼” e passávamos em uma cidade um pouco maior eu abastecia e assim foi em toda a viagem, não tivemos problemas nessa questão.
501526
Chegando em Teresina ficamos no hotel Blue Tree Trower Rio Poty, fizemos questão de um bom hotel para descansar bem, pq no dia seguinte era o trecho final até Barreirinhas e pelo mapa não ficou bem claro o caminho se era terra, areia ou asfalto então esperávamos por mais uma aventura.

Em Teresinha foi tranquilo, chegamos por volta das 16:00 hs descarreguei tudo rapidinho e corri para um Lava Rápido, lavagem completa... o ultimo cliente com um Jipe cheio de barro e areia, imagina a felicidade da molecada, tive que dar uma boa caixinha...rs
501527

Outro coisa que necessitou um bom preparo físico foi viajar com 4 malas em um Troller, foi um tal de coloca mala do teto e tira mala do teto que ficava com vontade de chorar, no inicio levava uma eternidade, depois de alguns poe e tira ja estava ficando craque nesse quesito, nos hotéis de ficaríamos por uma noite sempre perguntamos se existia garagem fechada, para não ficar carregando tudo, no dia anterior ja deixávamos uma mala meio coringa com kit básico de todos para não ter que remexer em tudo, mas sempre faltava alguma coisa, que para variar estava na mala dentro do saco no teto do jipe...

501528

Fabio_Roberto
11/05/2015, 12:48
A ultima perna até Barreirinhas é imaginamos rodar uns 450 km, como sempre tomamos um belo café ( o melhor de toda viajem) e saímos por volta das 9:00, sem pressa.

O Waze funciona bem em Teresina e fomos nos guiando por ele no início. Existe dois caminhos para Barreirinhas o que vai somente pela rodovia que é mais longo e existe o que entra por Paulino Neves que é mais curto mas tem que passar pelas dunas, adivinha qual optamos??? Claro o com emoção!

Passamos pela balsa que divide Piauí / Maranhão, fio um passeio bacana, em alguns momentos nos perdemos um pouco, normal.. rs. Aqui a balsa que cruza o Rio Parnaiba.
501535501536501537

Depois a estrada no mesmo padrão, muitos animais e um pouco de caminhões, porem quando saímos das rodovias principais e seguimos pelas secundárias por incrível que pareça a viajem ficou bem mais tranquilo, sem caminhões o asfalto muito bom e bem tranquilo.

Passamos por Tutoia onde abasteci e já fomos convidados para um encontro de jiperios, o pessoal bem bacana, ve um jipe já vem perguntar de onde vem para onde vai e etc.. sempre que ve a placa de SP já fala.. “caraca vc rodou heim”....

Depois de alguns km adiante chegamos em Paulino Neves, última cidade antes de Barreirinhas, isso ja era umas 16:00 hs.

Paulino neves é pequeno e seguimos o fluxo passamos a ponte..
501538

E estávamos já bem próximo da "trilha" para Paulino Neves então resolvemos perguntar para molecada que estava na praça. Ai começaram as ofertas de guias para o percurso, o pessoal começou a falar que era complicado, que sem guia não tinha como, íamos nos perder e etc.. Preço do guia R$ 100,00 e ele teria que ir pendurado no jipe pq não tinha espaço dentro.

Não teve negociação, o preço era aquele e ponto final, foi então que tive uma idéia, perguntei onde havia sinal de internet, ele me indicou próximo a secretaria de turismo, tem wifi livre. Encostei o jipe e baixei o percurso no wikiloc pelo celular e resolvemos seguir a rota, sem guia mesmo, com a cara e a coragem.... e claro um jipe, guincho, pá e etc..kkkk

501539
Em amarelo trecho de Dunas.

Seguimos a rota demarcada no celular, foi meio tenso, nunca havia dirigido em Dunas assim, no máximo uma brincadeira na Ilha Compromida mas não se comprara, então fiquei bem nervoso.

Parada para Murchar os pneus.
501540

Seguíamos a rota, trecho de 33 km, o tempo ia passando ja era finde tarde, esta ficando escuro então aceleramos um pouco para não ficarmos sozinhos a noite nas dunas... tenso..:shock:, tinha a marca de pneus mas como ventava muito logo se apagavam.

501541

501542

Pegamos um grande trecho de areia fofa, muito fofa, o jipe pesado deu trabalho para passar, faltou um pouco de experiencia na areia tambem, esse percurso é rota de um transporte em caminhonetes que fazem Barreirinhas / paulino neves frequentemente, mas eu não sabia disso, e como ja era fim de tarde acho que a ultima ja havia passado, ou seja estavamos sozinhos.

As caminhonetes fazem uns buracos na areia fora, o jipe balançava muito, a juju teve que se segurar...rs

Mas finalmente depois um pouco de nervosismo vem a alegria estávamos em Barreirinhas, talvez se estivéssemos em 2 ou 3 veículos fosse mais tranquilo, mas sozinho, com criança pequena, areia fofa, escurecendo, trilha desconhecida, a minha percepção é que estávamos em uma grande aventura.

Não tive cabeça para tirar fotos deste trecho.

Fabio_Roberto
11/05/2015, 13:37
Aqui o trecho Teresina - Paulino Neves - Barreirinhas

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8657274

Fabio_Roberto
11/05/2015, 13:53
No mesmo dia a noite fomos jantar no centro, tem praticamente uma rua onde ficam os restaurantes na beira do Rio Preguiças, tínhamos 4 noites aqui.

No dia seguinte fizemos um passeio de Barco saindo do próprio hotel, um passeio de zequinha era o que eu estava precisando, mesmo que seja de barco....rs Visitamos uma ilha que tem uns macaquinhos depois o mirante onde tem uma base da marinha, passeio bacana.

O passeio para os lençóis custava cerca de 80,00 por pessoa e íriamos na Hilux da agencia. Mas não era isso que queríamos, o negócio era ir de Troller mesmo, mas para um passeio deste não dava para baixar uma mapa e sair seguindo o caminho.
Os caminhos nos Lençóis mudam muito da época de chuvas para a época de secam que era no nosso caso. Foi então que o guia do hotel gente finíssima indicou uma amigo, que era guia também e tinha a Hilux, em barreirinhas todos que fazem passeios tem Hilux, o modelo antigo quadradinha, o modelo novo dizem que não aguenta o tranco.

O guia cobrou 100 ou 150 para ir de zeca conosco e vou te falar que foi a melhor coisa que fizemos.

Pela manhã fomos fazer um boia cross, bem suave, preço no hotel 60,00 por pessoa, preço no indo com nosso carro, R$2,00/ pessoa se quiser um guia para descer o rio junto sai por R$10,00 o guia. Ou seja gastamos 3 boias e + o guia R$16,00. Nosso guia do jipe te deixa na parte alta e te espera na parte baixa final do passeio...

Aqui trecho de barreirinhas até a descida de bóia.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8657266

Depois seguimos para o passeio nos Lençóis, o próprio guia já encomendou nosso almoço em um restaurante em Atins, tudo feito na hora, só tínhamos nós, foi bem bacana, finalizamos os passeio nas dunas onde apreciamos o por do sol.
501552
Voltinha na Praia Atins
501553
Restaurante particular..rs
501554
Essa foto eu achei TOP!
501555
Por do sol.

Só faltou os Lençóis propriamente pq como era época de seca tinha bem pouca água, quase nada, isso foi uma pena.
Depois voltamos par o hotel, no dia seguinte descansamos e já estávamos prontos para a próxima aventura, Jericoacoara, para variar também não íamos chegar pelo caminho tradicional...kkkk

samucace
13/05/2015, 08:03
Cara, excelente relato!
Estou programando uma expedição ao contrário da sua.. Pretendemos sair de Recife, seguir para Jeri, Lençóis, Chapada das mesas e passar pelo Jalapão, retornando pela Bahia pra casa.

Parabéns e continua a história que tá massa! kkk

titanium
13/05/2015, 08:12
FABIO,

Devo dizer que há algum tempo não lia um relato tão bacana quanto o seu aqui no fórum!!
Excelente! Bem detalhado!

É por meio de relatos assim que sentimos um pouco do clima da viagem... dos desafios... do gostinho de aventura e realização de conhecer lugares belíssimos que estão guardados no seio do nosso Brasilzão!

Estamos planejando de ir em janeiro.... vamos aproveitar várias dicas que você passou!

Abraços

Ipiabas/RJ
13/05/2015, 08:53
Fábio, parabéns pela viagem e pelo espírito aventureiro.
Encarar todo esse desafio com família e sem outro companheiro para ajudar nas horas de sufoco e dúvida, acho que valeu.
Estou aguardando os próximos capítulos.

Fabio_Roberto
13/05/2015, 13:04
Saindo de Barreirinhas o destino era Jericoacoara, o caminho mais curto é via Paulino Neves, 33 km de dunas, mas agora eu ja era uma veterano das areias...rs sabia bem o iria que encontrar o tempo que ia demorar e tudo mais...
501708
Saída do Hotel

Então carrega o jipe novamente, mala no teto todas as tralhas dentro e toca o barco, a essa altura cada coisa já tinha o seu lugar definido dentro do jipe, otimizando o espaço, qualquer trecho com menos de 500 km já considerava pequeno, é impressionante como muitos dias de estrada mudam sua referência de distância.....

Nosso percurso era, Barreirinhas, Paulino Neves, Camocim e Jericoacoara...
O percurso até Camocim foi tranquilo, tudo conforme previsto, em Camocim tínhamos que atravessar uma balsa e tocar o restante pela areia, desta vez já fui precavido e baixei esse percurso pelo wikiloc.

Wikiloc do percurso

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8653397
Se prestar atenção vai perceber que saindo de paulino neves tive que voltar para encher os pneus, impressionante mas não há onde encher os pneus depois, os postos todos com compressor quebrado, um trabalho danado, então DICA importante, quando chegar em Paulino Neves procure a borracharia e encha os pneus, antes de atravessar a ponte, no wikiloc tem a indicação aproximada da borracharia.

Tocamos adiante, chegando na balsa já em Camocim, novamente a mesma conversa, vieram alguns rapazes dizendo que precisava de guia e etc... o valor tabelado 100,00 mas fazia por 80,00. Só que desta vez tinha um agravante a maré estava cheia, e o percurso não era simplesmente a beira mar, tínhamos que fazer uns desvios.

Foi então que chegou mais um carro uma Toyota Prada, que já colocou do meu lado e perguntou se eu iria até Jeri, se ele podia ir me seguindo... O pessoal vê um jipe cheio de acessórios já imagina... “Esse jipeiro sabe tudo.. Vou colar nele...kkk” Mas eu expliquei que não conhecia o percurso, foi então que pechinchamos e rachamos o guia saiu 20,00 para cada carro, para nos levar até um local onde mesmo com a maré cheia dava para seguir para areia tranquilamente.
501709
Murcha novamente pneus..

501710
Balsa Camocim

O guia foi pendurado no jipe e tocamos adiante, depois da balsa e alguns km percebi que dava para ter seguido sozinho, apesar de vários caminhos na areia e vegetação todos chegam no mesmo lugar, em época de chuva são necessários caminhos alternativos para contornar das lagoas que se formam, mas nada absurdo, tudo bem tranquilo.

Deixamos o guia na praia no ponto combinado e seguimos sozinhos, encontrei uns bugues fazendo o percurso e não tive duvida fui seguindo o pessoal.

Mais adiante chegamos em outra balsa menor onde cabe apenas um carro, bem rustico, a travessia custava 20,00 reais.
Mas adiante pela praia já estávamos chegando em Jericoacoara, entramos contornando a Duna do Pôr do Sol, me despedi do meu parceiro e fui procurar o hotel.
501711
Segunda Balsa.

501712
Aqui o amigo da Prada, quando ele foi atravessar bateu um vento lateral que arrastou a balsa para longe, fiquei preocupado, mas o pessoal é experiente e contornaram a situação..

501713
Lá ao fundo Jericoacoara e Duna do por do sol... Chegamos!

Em Jeri vc não pode ficar circulando com seu veículo pela cidade, apenas veículos locais com autorização fixada no para brisa é que podem.
Você deve descarregar as coisas no seu hotel / pousada e depois estacionar seu veículo no estacionamento da prefeitura que fica na entrada da cidade (entrada oficial ..rs), o estacionamento custa 10,00 por dia, paga adiantado.
Fiquei meio apreensivo pq esta chegando pela areia em uma cidade que é proibido a circulação de veículos, mas logo vi que o turista ali é bem vindo e não tem ninguém na esquina te esperando para te multar, basta ter educação e respeito as regras.

E foi assim nossa chegada em Jeri, aventura porem mais suave, o visual, travessia de balsa, dunas e vegetação valem muito o passeio de Camocim até Jeri.

Programamos para ficar um tempo maior em Jeri como seria o final da viagem, para um descanso maior.

Fizemos os passeios..
Lagoa Azul e Lagoa Paraiso - Fomos com nosso jipe, qualquer 4x4 vai, tranquilo, baixei no wikkiloc e fui, o passeio custava 80,00 por pessoa de bugue.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8658527

Conhecer os cavalos Marinhos - Também mesma coisa baixa o percurso e vai..tranquilo..
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8669348

Nesse caminho dei uma força para um uno atolado..rs
501707

Fabio_Roberto
13/05/2015, 13:09
Depois depois saímos de Jeri pelo convencional, que passa por algumas dunas e beira mar, mas é rota de transporte local, não é muito sinalizado mas da para ir facil.

Chegamos fortaleza cedo, por volta das 10:00, a transportadora so funcionava até as 13:00 no sabado, fiquei com mede de me atrasar então saimos bem cedinho, despachamos o Jipe, o patio fica bem atrás do aeroporto, é um estacionamento onde ficam os carros aguardando os cegonheiros, dentro de um posto de gasolina.

Despachei pela Vereda Transportes, deu tudo certinho 12 dias depois estava entregue em casa.

Muita coisa ficou dentro do jipe pq daria excesso de bagabem no avião...rs, bota excesso nisso..

É isso ai, com a cara e coragem, foi uma viagem inesquecível, aventura, parceria, algum stress, emoção, muito bacana... essa foi a primeira de muitas!!

Quanto ao Jipe me surpreendeu, aguentou tudo sem queimar uma lampada foram 6.000 km rodados.

501716
Vistoria na entrega do veiculo.

Só chegou aqui meio enferrujado por baixo devido ao tempo parado em Fortaleza, DICA programe um dia em Fortaleza para uma lavagem completa entes de despachar o veículo.

Pegamos o avião tranquilo, e chegamos em casa em um sábado.. para descansar no domingo...rs
501714501715

tanguym02
13/05/2015, 22:59
Fabio, muito legal o relato da sua viagem!! Estou indo também para essa região daqui a pouco e me empolgou bastante!!
Queria saber se voce poderia me passar o contato do guia que te levou nos Lençois, porque gostaria também de ir com meu próprio veículo e não sei se tudo mundo faz isso. Bom no meu caso, não sei se vai ser possível, porque é época de cheia (final maio/começo junho) e tenho um Jimny sem snorkel, mas o guia me fala! Obrigada!

Sonhador
14/05/2015, 11:31
Fabio

E A revisão pos aventura ? muita coisa para arrumar?
Pelo que percebi em todo seu relato , apesar de ser uma aventura não pegou nenhum trecho radical , que forçou o veiculo.
Com excessão das dunas que me pareceu onde mais exigiu do veiculo.

Concordo com seu comentario ...que nosso referencial de distancia muda a medida que vamos se acostumando com a estrada.
Antigamente andava 200 ou 300 km ja achava muito , Ai quando casei familiares da esposa moravam em minas , qdo ia para la rodava 600 km. Depois veio umas ferias e resolvemos ir para caldas novas rodando 800km fiquei preocupado achando ser muito para um dia , pesquisei ate pontos para pernoitar , mas tirei de letra e ainda cheguei em bom horario , pegando chuvas torrenciais no caminho , na epoca tinha trechos ruim de estrada , a unica coisa que faço atualmente e fazer uma boa preparação , revisão do carro , bom descanso no dia anterior ,Boa Musica para escutar, lanches e energetico , balas e outras guloseimas , para ir alimentando e relaxando , e dentro do possivel escolher boas paradas em media a cada 300 km(banheiro , relaxar , comida quente, combustivel dependendo do tanque).
So fiz viagem de 4x2 , agora tenho um 4x4 , porem ainda vai demorar um pouco($$) para deixar ele confiavel para uma aventura , assim como a sua , poder me arriscar em caminhos mais fora de estrada.

A esposa tbem dirigiu o Jipão Ou Foi so Voce?

Gostei Muito de seu relato Parabens pela viajem ... Agora e esperar e ver os detalhes que esqueceu no meio dos relatos e outras curiosidades , quanto gastou para despachar o carro de volta para sampa?

Fabio_Roberto
14/05/2015, 14:54
Fabio

E A revisão pos aventura ? muita coisa para arrumar?
Pelo que percebi em todo seu relato , apesar de ser uma aventura não pegou nenhum trecho radical , que forçou o veiculo.
Com excessão das dunas que me pareceu onde mais exigiu do veiculo.

Concordo com seu comentario ...que nosso referencial de distancia muda a medida que vamos se acostumando com a estrada.
Antigamente andava 200 ou 300 km ja achava muito , Ai quando casei familiares da esposa moravam em minas , qdo ia para la rodava 600 km. Depois veio umas ferias e resolvemos ir para caldas novas rodando 800km fiquei preocupado achando ser muito para um dia , pesquisei ate pontos para pernoitar , mas tirei de letra e ainda cheguei em bom horario , pegando chuvas torrenciais no caminho , na epoca tinha trechos ruim de estrada , a unica coisa que faço atualmente e fazer uma boa preparação , revisão do carro , bom descanso no dia anterior ,Boa Musica para escutar, lanches e energetico , balas e outras guloseimas , para ir alimentando e relaxando , e dentro do possivel escolher boas paradas em media a cada 300 km(banheiro , relaxar , comida quente, combustivel dependendo do tanque).
So fiz viagem de 4x2 , agora tenho um 4x4 , porem ainda vai demorar um pouco($$) para deixar ele confiavel para uma aventura , assim como a sua , poder me arriscar em caminhos mais fora de estrada.

A esposa tbem dirigiu o Jipão Ou Foi so Voce?

Gostei Muito de seu relato Parabens pela viajem ... Agora e esperar e ver os detalhes que esqueceu no meio dos relatos e outras curiosidades , quanto gastou para despachar o carro de volta para sampa?

Opa tudo bem.. Fico feliz que o pessoal se empolga, realmente é muito bom, mas para ir sozinho tem que confiar mesmo na viatura, em alguns trechos é capaz de ficar horas sem passar ninguém, principalmente naquela saída do Jalapão.

Depois que o jipe chegou além de um pouco enferrujado por baixo, que eu já esperava, tive dois problema até o momento, folga no terminal da direção que foi trocada e vazamento na mangueira de pressão da direção hidráulica, eu acredito que ambos em decorrência das estradas de terra do Jalapão, muita costela de vaca, e como não pegamos muita chuva, apenas nuvens passageiras, a terra era seca e dura...rs exigiu muito de amortecedores, molas e componentes da direção.

Eu vi que outros relatos que alguns chegam a ter problemas com amortecedor estourado, eu levei um par de reserva, só por precaução, também tinha kit de chave soquetes, cinta reboque e só. Nada de pecas filtros e etc...

Durante todo percurso um problema foi achar banheiros limpos, mais pela Pequena Júlia, depois de algumas paradas sujas a Juju só queria ir no mato...kkkkk acostumou.

A patroa até se ofereceu para dirigir, mas eu estava na pegada, como se fosse a realização de um sonho de criança então eu não me importava, quanto mais estrada, terra, areia, melhor, teve um momento que a patroa assumiu o voltante no jalapão, era muito tarde, eu estava cansado, neste dia rodamos quase 500 km de terra, muito cansativo.

Para mandar o jipe para SP paguei 1070,00, entregue em casa, achei que chegaria em uma plataforma, mas chegou com um funcionário guiando o jipe, de Guarulhos para SP, achei estranhos, mas estava tão feliz de reencontrar meu parceiro de aventura que acabei nem ligando. Pagamento 100% no recebimento.

Outra informação importante é que todos tomamos vacina da febre amarela para esta expedição, recomendação médica.

Lembrando mais detalhes eu posto aqui...

Abraco!

Fabio_Roberto
14/05/2015, 15:04
Fabio, muito legal o relato da sua viagem!! Estou indo também para essa região daqui a pouco e me empolgou bastante!!
Queria saber se voce poderia me passar o contato do guia que te levou nos Lençois, porque gostaria também de ir com meu próprio veículo e não sei se tudo mundo faz isso. Bom no meu caso, não sei se vai ser possível, porque é época de cheia (final maio/começo junho) e tenho um Jimny sem snorkel, mas o guia me fala! Obrigada!

Ola

No período de chuvas que vai até setembro a coisa complica um pouco, o próprio guia me disse que já caiu em uma vala com água e teve um prejuízo danado com sua Hilux, então se quiser se aventurar pelos lençóis eu recomendaria além de um guia a instalação do snorkel... Quando ele foi em nosso jipe a primeira coisa que falou foi, " tem snorkel então vai tranquilo", mas para nosso percurso nem precisou, estava tudo muito seco. até onde ele tinha certeza que passaríamos por uma poça funda chegando lá estava seca.

Esse é o cara, gente fina, recomendo, nome de Uziel fone 98-98852-1883 (tel:98-98852-1883) (Barreirinhas)

501799

Qualquer dúvida avise... Até mais

Marco Dente
15/05/2015, 15:11
Show de Bola, parabéns pela aventura e pelo relato

[]s

tanguym02
17/05/2015, 13:18
Ola

No período de chuvas que vai até setembro a coisa complica um pouco, o próprio guia me disse que já caiu em uma vala com água e teve um prejuízo danado com sua Hilux, então se quiser se aventurar pelos lençóis eu recomendaria além de um guia a instalação do snorkel... Quando ele foi em nosso jipe a primeira coisa que falou foi, " tem snorkel então vai tranquilo", mas para nosso percurso nem precisou, estava tudo muito seco. até onde ele tinha certeza que passaríamos por uma poça funda chegando lá estava seca.

Esse é o cara, gente fina, recomendo, nome de Uziel fone 98-98852-1883 (tel:98-98852-1883) (Barreirinhas)

501799

Qualquer dúvida avise... Até mais

Obrigada!! É realmente, a instalação de snorkel seria uma boa, mas talvez vai faltar tempo e dinheiro... se não for possível colocar o snorkel, provavelmente teremos que ir com o carro do guia, o que é uma pena....
Você acha que é só nos Lençois mesmo que precisa do snorkel ou mesmo nos trechos fora do Parque, como para ir para Tutoia?
Vou entrar em contato com o seu guia, obrigada!!
Até mais!

Fabio_Roberto
18/05/2015, 10:09
Obrigada!! É realmente, a instalação de snorkel seria uma boa, mas talvez vai faltar tempo e dinheiro... se não for possível colocar o snorkel, provavelmente teremos que ir com o carro do guia, o que é uma pena....
Você acha que é só nos Lençois mesmo que precisa do snorkel ou mesmo nos trechos fora do Parque, como para ir para Tutoia?
Vou entrar em contato com o seu guia, obrigada!!
Até mais!

Bom dia.

De Barreirinhas para Tutoia, passa por Paulino Neves, o caminho é mais tranquilo, apresar de muita areia fofa, pegue umas dicas com Uziel sobre calibragem de pneus e etc..
Não fomos nos Lençóis de Tutóia, não sei responder como é, mas deve seguir o mesmo padrão de Barreirinhas...

Se falar com Uziel diga que mandei um abraço.:concordo:

Pedro4x4
19/05/2015, 13:23
Prezado Fábio, parabéns pela aventura e pelo relato empolgante. Pretendo fazer um passeio parecido e seu relato ajudou bastante. Muito massa.

Fabio_Roberto
19/05/2015, 16:30
Prezado Fábio, parabéns pela aventura e pelo relato empolgante. Pretendo fazer um passeio parecido e seu relato ajudou bastante. Muito massa.

Valeu Pedro!!

Esse é o objetivo, facilitar para quem quer se aventurar e não ficar dependendo de agencias de viagens ou coisas do tipo..

Abraço!

LinharesXT
27/05/2015, 17:47
Que aventura! Parabéns pelo relato!

Abraços, Linhares

Fabio_Roberto
19/07/2015, 23:32
https://www.youtube.com/watch?v=6_zHkFsukqY

Fabio_Roberto
19/07/2015, 23:33
https://www.youtube.com/watch?v=Vo2k2Cl-xrk

Fabio_Roberto
19/07/2015, 23:35
https://www.youtube.com/watch?v=sjkNqz9jb2I

marcelbs007
20/07/2015, 07:42
Bom dia Fabio! Excelentes videos e o roteiro top hein! final do ano estamos subindo e vamos aproveitar bem esse material! parabens pela expedição!

Jovino
01/09/2015, 21:50
Show!!!! acabei de comprar uma discovery 4, vu me preparar para uma viagem dessa...

Munhozlu
29/09/2015, 19:45
Ótimo relato Pedroo... Uma dúvida, você acha que uma tracker com uma preparação consegue fazer esse trajeto tranquilamente? Tracker com lift 2" + guincho+ Pá + Pneus BF acha que teria muita dificuldade?

Fabio_Roberto
30/09/2015, 09:07
Ótimo relato Pedroo... Uma dúvida, você acha que uma tracker com uma preparação consegue fazer esse trajeto tranquilamente? Tracker com lift 2" + guincho+ Pá + Pneus BF acha que teria muita dificuldade?

Bom dia

Tranquilo, sem problema algum, o trecho entre Paulino Neves até Barreirinhas foi onde encontramos areia mais fofa, um pouco mais tenso, principalmente pq estávamos sozinhos, mas murchamos os pneus e foi que foi...

Lembrando que fomos em tempos de seca, peguamos pouca água, quase não choveu, com chuva talvez no Jalapão não faça muita diferença, mas em Lençóis as trilhas se alteram conforme as águas... São muitos desvios pelo caminho mas todos chegam no mesmo lugar...

Abraço!! saudades dessa viagem ....

wagner4wd
12/11/2015, 12:33
Ae Fabio parabéns pela viagem ! muito bom o relato.

Se me permite, gostaria de tirar umas duvidas..

Uns tempos atras fiquei sabendo que estava proibido o trafego de veiculos em jericoacoara, não lembro bem mas parece que so era permitida a circulação de jipes de ag de turismo e tal's...quando vc passou por la a tal proibição ainda existia?

Quanto ao caminho de mateiros pra bahia, ele realmente existe e sai em coaceral...é só uma caminho que passa por algumas fazendas de soja mas economiza centenas de km...

em 2001 eu tambem fiz uma trip dessas, não repare na qualiddade das fotos pois em 2001 foto digital era so pra rico..
https://picasaweb.google.com/110211581708194753069/ChapadaDiamantinaJeriFortalezaJunho2001

Fabio_Roberto
17/06/2016, 11:09
Ae Fabio parabéns pela viagem ! muito bom o relato.

Se me permite, gostaria de tirar umas duvidas..

Uns tempos atras fiquei sabendo que estava proibido o trafego de veiculos em jericoacoara, não lembro bem mas parece que so era permitida a circulação de jipes de ag de turismo e tal's...quando vc passou por la a tal proibição ainda existia?

Quanto ao caminho de mateiros pra bahia, ele realmente existe e sai em coaceral...é só uma caminho que passa por algumas fazendas de soja mas economiza centenas de km...

em 2001 eu tambem fiz uma trip dessas, não repare na qualiddade das fotos pois em 2001 foto digital era so pra rico..
Picasa Web Albums - Wagner 4wd - Chapada Diama... (https://picasaweb.google.com/110211581708194753069/ChapadaDiamantinaJeriFortalezaJunho2001)

Wagner

Obrigado!, quando chegamos por jericoacoara não tinha outra rota, como chegamos pela praia tínhamos que seguir por ali..

So vi uma placa dizendo da restrição de veículos sem credenciamento rodar pela cidade.

Esse post foi para o site..
http://www.oficinatroller.com.br/

Reginaldo Andrade
20/06/2016, 09:21
Quando vai ser a próxima? Tenho interesse em conhecer o Jalapão, mas não quero ir só para não correr o risco de imprevistos estando só...

Digaum
08/07/2016, 14:51
Bacana a viagem Fabio_Roberto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/72266-fabio_roberto.html). Melhor ainda foram os relatos e as fotos. Já mostrei para a patroa que tem o sonho de conhecer os lençóis maranhenses.