PDA

Ver Versão Completa : Iniciando no mundo das expedições



abreu
07/10/2014, 23:28
Amigos, a anos tenho o desejo de viajar o mundo (ou pelo menos parte dele) de carro. Mas não um carro alugado, no meu carro. Como muitos aqui gosto muito de dirigir e viajar por terra.

Esperei ansiosamente pelo novo Troller para este fim, e agora ele chegou e começo a prepara-lo para isto.
Estou adorando o carro, curtindo muito, é um carro gostoso de dirigir, melhorou muito em conforto e estabilidade.
Somos só eu e minha mulher, então o espaço do Troller deve ser suficiente.

Não será um projeto rápido, pois não disponho de muito tempo para trabalhar no carro, e como sou adepto do DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) o tempo que tenho para montar o carro é alguns dias a noite e finais de semana.

A lista de equipamento está assim (alguns realmente necessários, outros apenas vaidade minha):

- Faróis principais com projetor e lâmpadas xênon de 4300k com lavadores - Aguardando instalação
- Faróis de milha WARN 350F no lugar dos originais - Aguardando instalação
- Barra de LED 44" 240w no teto - Aguardando instalação
- Compressor ARB Grande CKMTA12 - Aguardando instalação
- Duas baterias (a definir os modelos) - Não definidas
- Geladeira compressor (provavelmente Waeco 25L) - Não definido
- Guincho Warn Zeon 12k - Aguardando instalação
- TPMS CareUD (Monitor de pressão dos pneus) - Instalado
- GPS Garmin Nuvi 2545 com mapas CityNavigator América do Sul + Flórida - Instalado
- GPS Garmin C60s com mapas TrackSource - Instalado
- GPS iGO Primo no DVD Pioneer 8580 - Aguardando intalação
- Radio amador Yaesu 7900 - Aguardando instalação
- Radio amador HT BaoFeng Dual Band chinês 5w (Funciona!)
- Scaner V-Checker A301V (Monitora o funcionamento do motor e sensores) - Instalado
- Tanque de água com pelo menos 20L, bomba pressurizadora e chuveirinho (modelo Naval) - A definir
- Pneus Atturo Trail Blade MT 33" (Comprei 35", mas estou efetuando a troca pelo 33". São os 5 pneus) Quanto a marca, não conheço nem confio, li poucos relatos sobre e são inconclusivos. Mas infelizmente é o único pneu MUD aro 17" disponível nessa medida. - Aguardando instalação
Sobre usar pneu MUD para viajar, é pura vaidade minha. Sei que não é a melhor opção, mas também quero fazer uns trechos mais complicados com o carro.
- Lift na dianteira do carro apenas para compensar o peso extra do guincho (deve ser de 1 a 1,5")
- Bolsa de ferramentas mecânicas e pneumáticas, bolsa de ferramenta elétricas e a bolsa de resgate (cintas, patesca, anilhas, pá, facão, serra, etc etc etc)

Tenho todo o material necessário básico para tirar o carro "do prego".

Sou iniciante em expedições, mas fiz trilhas minha vida toda, então acredito que devo errar bastante antes de pegar o jeito.
Vou iniciar em Dezembro com uma viagem curta de 2.700km (ida e volta) a Lençois, Chapada da Diamantina.
Dando tudo certo em fevereiro pretendo ir mais longe, a Argentina ou Chile.
E depois quem sabe o Alasca. Mandar o carro para Europa também está nos planos.

Enfim, gostaria de opiniões construtivas para que esse sonho possa ser realizado de forma mais tranquila possível.
Eu prefiro pecar por excesso do que pela falta, seremos só eu minha mulher, então tudo que puder tornar a aventura mais segura é bem vindo.

Vamos ao projeto!

Abraços.

abreu
07/10/2014, 23:38
Seguem algumas primeira fotos dos novos faróis:
São faróis originais do Troller, abertos por mim, instalado os projetores de 2" (únicos que cabem no Troller) e depois novamente fechados e vedados.

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/538/pRFgJd.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/631/2OQHHK.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/661/hkybUs.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/538/eEnWJj.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/661/w6iEhC.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/537/neQklg.jpg

Abraços.

abreu
07/10/2014, 23:45
Essa é a viatura que será minha companhia por muitos e muitos quilômetros (se deus quiser):

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/673/rgUZBb.jpg

Já em casa:

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/661/Rm9soi.jpg

Primeira instalações (passando a fiação dos GPS, do scaner e TPMS por trás do painel):

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/911/AM6aUy.jpg

GPS's e Scaner instalados:

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/910/EXN1s8.jpg

Abraços.

abreu
07/10/2014, 23:53
Espero essa semana concluir a instalação do guincho, pneus e barra de LED.

Ainda há coisas a resolver, como por exemplo o diesel S10 não disponível em alguns países.
Estou acompanhando o tópico sobre isso, e interessado em um filtro que promete reduzir os anos ao motor.

Abraços.

RodrigoSoracco
08/10/2014, 08:11
Com esse equipamento todo, eu vou até a Lua, hahaha. Mas parabéns pelo carro. Acredito que o amigo deva investir mais em equipamentos de camping do que em de trilhas para fazer estas expedições. A maioria das estradas não precisa de pneus MUD, e o asfalto vai devorá-los em longos trajetos. Um gps com resposta rápida e mapas bem atualizados é suficiente no painel. Se a idéia é fazer longas viagens com a esposa, e o orçamento permite, eu investiria numa barraca de teto, prática e segura para acampamentos mais "selvagens", e em uma carretinha "off-road" para transportar todos os apetrechos de camping (incluindo uma barraca confortável como a Quechua T6.1, para o caso de ficar vários dias em um camping e quiser sair com o carro). No mais, acredito que o Troller já está pronto para percorrer toda a América do Sul. É planejar e viajar!

Boa sorte no projeto!

Rubens Linhalis
08/10/2014, 09:53
Abreu..

Parabéns pelo carro. Não consegui ver as fotos, mas imagino quão top ficaram.

Se os seus planos são dormir em hotel/pousada/hostel e comer em restaurantes. É terminar de instalar os itens já listados e colocar o carro na estrada.

GALEGUITO
08/10/2014, 15:19
Bonitão, tua máquina está ficando venenosa. Parabéns pelo bom gosto.
Onde comprou essa barra de led?

abreu
09/10/2014, 21:23
Com esse equipamento todo, eu vou até a Lua, hahaha. Mas parabéns pelo carro. Acredito que o amigo deva investir mais em equipamentos de camping do que em de trilhas para fazer estas expedições. A maioria das estradas não precisa de pneus MUD, e o asfalto vai devorá-los em longos trajetos. Um gps com resposta rápida e mapas bem atualizados é suficiente no painel. Se a idéia é fazer longas viagens com a esposa, e o orçamento permite, eu investiria numa barraca de teto, prática e segura para acampamentos mais "selvagens", e em uma carretinha "off-road" para transportar todos os apetrechos de camping (incluindo uma barraca confortável como a Quechua T6.1, para o caso de ficar vários dias em um camping e quiser sair com o carro). No mais, acredito que o Troller já está pronto para percorrer toda a América do Sul. É planejar e viajar!

Boa sorte no projeto!

Rodrigo, como está a segurança no Brasil e América Latina para dormir em campings?

Eu sou um pouco receoso quanto a isto, por isso não estou investindo muito em barracas e etc.

Minha ideia é ficar em hotéis simples, só para dormir e continuar a viagem no dia seguinte mesmo.

Com a geladeira no carro, podemos parar regularmente em supermercados e abastece-la.

No mais, muito legal seu Blog!
Estou lendo desde ontem! Belas fotos! Ótimos relatos!

Estou um pouco preocupado com o diesel S10 nos países vizinhos, mas estou acompanhando o tópico do diesel S10 aqui mesmo no Veículos e Preparações.

Abraços.

abreu
09/10/2014, 21:25
Abreu..

Parabéns pelo carro. Não consegui ver as fotos, mas imagino quão top ficaram.

Se os seus planos são dormir em hotel/pousada/hostel e comer em restaurantes. É terminar de instalar os itens já listados e colocar o carro na estrada.

Inicialmente meu plano são hotéis e pousadas mesmo Rubens...
Não me sinto seguro em dormir em barraca =/
E convencer a mulher a dormir em uma barraca não vai ser fácil.

Se estivéssemos na Europa eu dormiria até em um saco de dormir a céu aberto, kkkk, mas aqui, infelizmente, eu tenho receio.

Abraços.

abreu
09/10/2014, 21:25
Bonitão, tua máquina está ficando venenosa. Parabéns pelo bom gosto.
Onde comprou essa barra de led?

Opa Galeguito, a barra de led é chinesa, comprada através do AliExpress.

Abraços.

RodrigoSoracco
10/10/2014, 07:39
Bom dia, Abreu. Obrigado pelos elogios. Pelas minhas experiências por aqui, na Argentina e Chile, relatos de amigos (inclusive do Ivan, que está em Ushuaia com sua "Veraneio Viajante"), é bem tranquilo, desde que se planeje antecipadamente e tire referências dos campings, pra não cair em muvucas barulhentas. Claro, dependendo da época, acampar significa enfrentar o frio. Mas eu sempre viajo no verão, e dormir vendo as estrelas na cordilheira dos andes é uma experiência que te recomendo.

Ainda tem a parte do camping selvagem, que eu nunca me arrisquei, primeiro porque não tinha (nem sei se tenho) carro preparado pra isso. Mas vejo turmas de jipeiros acampando em meio a montanhas, cachoeiras e margens de rios, em lugares onde só se chega com 4x4, verdadeiros paraísos escondidos. Tem dicas boas aqui: Guía de camping en Argentina - Solo Campings .:. Lugares para acampar (http://www.solocampings.com.ar/)

Mas tudo são opções. Eu sou meio aventureiro. Deves ter visto os lugares onde entrei com a pobre Citroen Berlingo. Adoro viajar para lugares escondidos, e eventualmente, parar em um hotelzinho com um banho quente e cama macia pra recuperar as energias. Mas leva uma barraca e sacos de dormir com a bagagem. Quando fui à Ushuaia, cheguei a El Calafate e todos os hotéis estavam lotados. Adivinha? Montei a barraca em um camping ao pé do Glaciar Perito Moreno.

Ah, e quando montares essa barra de leds, tira umas fotos pra gente ver. Estou pensando em levar uma junto, só os guardas da argentina são chatos pra caramba com acessórios. Quando fui com faróis de milha no parachoque, me fizeram colocar as capinhas pra circular na estrada.

Grande abraço!




Rodrigo, como está a segurança no Brasil e América Latina para dormir em campings?

Eu sou um pouco receoso quanto a isto, por isso não estou investindo muito em barracas e etc.

Minha ideia é ficar em hotéis simples, só para dormir e continuar a viagem no dia seguinte mesmo.

Com a geladeira no carro, podemos parar regularmente em supermercados e abastece-la.

No mais, muito legal seu Blog!
Estou lendo desde ontem! Belas fotos! Ótimos relatos!

Estou um pouco preocupado com o diesel S10 nos países vizinhos, mas estou acompanhando o tópico do diesel S10 aqui mesmo no Veículos e Preparações.

Abraços.

sandro_ventania
12/10/2014, 14:37
Mas... Ô Abreu...que raios de aventureiro é você que tem medo de dormir em barraca??? KKKKKKKKKKKKK!!!!

Camping selvagem, só voce e esposa é claro que não recomendamos, mas a maioria dos campings são estruturados, possuem além de chuveiro quente, iluminação e segurança...então é tranquilo!
Além do casal da veraneio viajante...temos também o casal Leo e Chel do "viajo, logo existo" que estão dando a volta ao mundo em uma Land Rover e ficam na maioria das vezes em campings...alguns selvagens inclusiveis...e ainda não reportaram nada!

ps: na lista de apetrechos, voce disse que vai levar DOIS RADIOAMADORES...não ia ser só voce e a esposa???

Brincadeiras a parte...radioamador é A PESSOA devidamente legalizada a operar um RADIOTRANSMISSOR na faixa de radioamadorismo...então voce vai instalar radiotransmissores, ok!...só para esclarecimentos pois é comum a confusão.

abreu
12/10/2014, 17:45
Mas... Ô Abreu...que raios de aventureiro é você que tem medo de dormir em barraca??? KKKKKKKKKKKKK!!!!

Camping selvagem, só voce e esposa é claro que não recomendamos, mas a maioria dos campings são estruturados, possuem além de chuveiro quente, iluminação e segurança...então é tranquilo!
Além do casal da veraneio viajante...temos também o casal Leo e Chel do "viajo, logo existo" que estão dando a volta ao mundo em uma Land Rover e ficam na maioria das vezes em campings...alguns selvagens inclusiveis...e ainda não reportaram nada!

ps: na lista de apetrechos, voce disse que vai levar DOIS RADIOAMADORES...não ia ser só voce e a esposa???

Brincadeiras a parte...radioamador é A PESSOA devidamente legalizada a operar um RADIOTRANSMISSOR na faixa de radioamadorismo...então voce vai instalar radiotransmissores, ok!...só para esclarecimentos pois é comum a confusão.

Kkkkk, é Brasil né?
Se fosse na Europa eu dormir até sem barraca!

Aqui tenho medo de acordar e estar só de cueca, sem carro, sem barraca e sem mulher!

Boa, então corrigindo, levarei dois rádios dual band! No momento não vou instalar nenhum PX.

Abraços!

abreu
12/10/2014, 17:47
Mais algumas fotos do terceiro membro da viagem, O TROLLER:

Agora já com os pneus 33":

http://i57.tinypic.com/t6fipu.jpg

Digaum
12/10/2014, 21:31
Mais algumas fotos do terceiro membro da viagem, O TROLLER:

Agora já com os pneus 33":



Show!!!!

Assinando e acompanhando o tópico.

RodrigoSoracco
13/10/2014, 07:32
Hahaha. Não dá nada, Abreu. Acampar é ótimo! Só levar os acessórios certos e curtir o contato com a natureza. Faz uma carretinha com suspensão alta e rodas grandes pro Troller, e aproveita.


Kkkkk, é Brasil né?
Se fosse na Europa eu dormir até sem barraca!

Aqui tenho medo de acordar e estar só de cueca, sem carro, sem barraca e sem mulher!

Boa, então corrigindo, levarei dois rádios dual band! No momento não vou instalar nenhum PX.

Abraços!

Rubens Linhalis
13/10/2014, 09:33
Kkkkk, é Brasil né?
Se fosse na Europa eu dormir até sem barraca!

Aqui tenho medo de acordar e estar só de cueca, sem carro, sem barraca e sem mulher!




Se realmente acampasse, saberia que não é assim. Da pra acampar tranquilo em muito, mas muitos lugares mesmo no Brasil.

AndréAngra
14/10/2014, 13:05
Eu estou iniciando nesse mundo de camping....já tenho barraca, colchão inflável, comprei até um ventilador de teto da coleman para a barraca, e o mais importante....cooler e cadeira de praia!!! importante para fica batendo papo a noite tomando aquela cerva!!

Aqui no Brasil temos muitos camping´s com estrutura legal para receber o campista.....chuveiro quente e locais apropriados para as barracas.....
Final de semana passado (11 e 12 de outubro de 2014) eu e minha esposa acampamos em Itamambuca, uma praia próximo à Ubatuba - SP....no Itamambuca Eco Resort......estrutura muito boa......chuveiro quente......bem confortável.....
Aqui no litoral Sul do RJ e litoral de SP tem muitos camping´s decentes......em MG também.....

E como foi dito acima, acampar siginifica as vezes que vai pegar frio....então, se prepare!!!

TULIOBRUNO
15/10/2014, 08:15
Caro Abreu, estou indo agora dia 23/10 para fortaleza de quadriciclo com alguns amigos.... vi que vc tinha um tópico para esta aventura tbm... gostaria muito de algumas dicas importantes para este percusso. favor se possível entrar em contato comigo, ou deixar email ou telefone para que possamos nos comuunicar... tuliobruno@bol.com.br 84 9416-0901 / 8809-8899. ja está em cima da data de partida. fico no aguardo. grande abraco.

GMC
16/10/2014, 08:58
Parabéns pelo projeto, assinando para acompanhar....

Vicente Guimaraes
20/10/2014, 11:56
Pretende usar o Troller para viajar pelo mundo? Como achará peças? Até no Brasil é complicado... onde vai achar Diesel S10 nos rincões do sertão? Pra mim, na minha humilde opinião, não seria o carro mais adequado... Mas é um belíssimo veículo e estou falando em termos técnicos e baseado em minha experiência.

Sobre os equipamentos instalados, se vc teve condições de adquirir e instalar é ótimo... Entretanto acredito que 50% das coisas que vc adiquiriu eu não teria adquirido~(ou teria adquirido mais tarde) pois não são fundamentais para uma viagem longa...

Coisas importantes não estão na sua lista como um segundo estepe. E por falar nisso... a questão do pneu.... eu não usaria 33" em uma viatura para expedições e viagens longas... 33" é para trilha. Em viagens longas 99% do trajeto é feito em asfalto. Alem disso, quanto maior o pneu menor a estabiliade do veículo em estradas e maior o desgaste em componentes. Além disso, voltando a questão do 2º estepe, imagine colocar 2 estepes 33" no seu Troller? Eu manteria o mais simples possível... o tamanho do pneu próximo do original...

A grande questão é vc quer fazer trilhas ou expedições? Imagine vc lá no Ushuaia... vc faria uma trilha pesada com o Troller? Eu não faria... no máximo uma estrada de terra para me levar a algum lugar especial. Numa expedição MANTER o veículo é fundamental. Fazer trilha com um veíuculo expedicionário é um contrasenso. Para passear no Brasil tudo bem... uma coisa é quebrar o veículo na Chapara Diamantina, outra é quebrar no Panamá.... Venezuela ou no meio do México...

Bom, no mais é isso. Entenda que estou focando na questão das expedições e não de passeios com trilha. No caso de passeios com trilha seu veículo está próximo do ideal. Para expedições longas... Longas viagens internacionais precisará repensar algumas coisas.

sandro_ventania
21/10/2014, 01:30
Vicente...voce foi bem sensato...eu mesmo não me atentei para isso!
Certamente o Abreu ainda não definiu seu perfil, quando ele definir exatamente o que ele gosta, ele vai deixar a viatura afinada!
Bom gosto e capricho ele já mostrou que tem!
Quanto ao diesel...se for o desejo de manter o Troller, creio que basta tirar o catalizador e desativar a EGR, que ele passará a rodar com qualquer diesel. Se bem que enquanto o Troller estiver na garantia, dúvido alguém mexer nisso, não é?

RodrigoSoracco
21/10/2014, 07:23
Eu entendo que o Abreu está acostumado com trilhas, e não com viagens longas :-) O negócio é ir trocando experiências aqui pra não gastar em coisas desnecessárias. Isso me lembra um camarada em outro fórum, que ia viajar pro Chile levando um alternador e um motor de arranque de reserva... Se o medo é tanto, melhor então pegar um avião e alugar um carrinho com seguro e guincho por lá.

Vicente Guimaraes
21/10/2014, 10:37
Vicente...voce foi bem sensato...eu mesmo não me atentei para isso!
Certamente o Abreu ainda não definiu seu perfil, quando ele definir exatamente o que ele gosta, ele vai deixar a viatura afinada!
Bom gosto e capricho ele já mostrou que tem!
Quanto ao diesel...se for o desejo de manter o Troller, creio que basta tirar o catalizador e desativar a EGR, que ele passará a rodar com qualquer diesel. Se bem que enquanto o Troller estiver na garantia, dúvido alguém mexer nisso, não é?

:curtir: 100%

Essa dica do Diesel S10 é boa heim.... Alguns "trolleiros" tem muita dificuldade de viajar para alguns lugares no Brasil por causa do S10... Simplesmente porque em alguns locais do interior não existe S10. Tem que carregar um monte de galões de diesel...



Eu entendo que o Abreu está acostumado com trilhas, e não com viagens longas :smile: O negócio é ir trocando experiências aqui pra não gastar em coisas desnecessárias. Isso me lembra um camarada em outro fórum, que ia viajar pro Chile levando um alternador e um motor de arranque de reserva... Se o medo é tanto, melhor então pegar um avião e alugar um carrinho com seguro e guincho por lá.

:curtir: 100%

Essa do alternador e motor de arranque é ótima.... Ilustra bem um dos pontos que saliento. O melhor carro para expedições é o que vc tem na garagem e a melhor preparação é o planejamento. Realmente muitas pessoas (eu EU me incluo nessa lista) pensam que viajar pro Chile, Argentina é coisa de outro mundo... mas depois que viajam percebem... "puxa até que foi mais fácil que eu esperada" :)

Digaum
21/10/2014, 11:05
É, depois de ler estes posts, o que me falta é preparação e coragem. Sou um rato mesmo... rsrsrsrsrs

:curtir:

abreu
21/10/2014, 20:58
Opa, ótimas dicas pessoal...

Vicente, eu realmente não experiências com expedições, e como disse anteriormente, alguns itens são pura vaidade minha. Eu não gosto de pneu AT, mesmo sabendo que o MUD é pior no asfalto, que gasta mais rápido e etc, eu prefiro satisfazer meu "ego" e usa-los! Kkkkkkk.

Quanto ao segundo estepe, eu não inclui ele na lista pelo seguinte raciocínio:
São 5 pneus grandes e novos. São pneus de índice 118 de carga, ou seja, 1320Kg por pneu. Estimo que o peso do Troller depois de toda preparação, tanque cheio e bagagens fique em 2.400Kg. Sabemos que o peso não é igual para todos os pneus, mas o novo Troller tem distribuição de peso 51%/49%, ou seja, cada pneu levará em média 600Kg, menos da metade do seu índice de carga. Sua pressão máxima é de 60lbs, uso 28lbs no máximo.
Logo, não acredito que haja buraco na estrada suficiente para estourar um pneu 33", pelo menos não sem antes danificar os eixos e suspensão. Eu uso pneus 33"e 35" a mais de 12 anos, já caí um muitos buracos feios, mas nunca vi nem nunca ouvi falar que alguém estourou um pneu desses.

Quanto a furos, no carro eu ando que um kit completo de macarrão para remendos, duas latas de um spray que fecha furos e o compressor ARB para calibrar o pneu sempre que preciso.

Quanto a peças, a escolha do Troller novo se deu justamente porque ele compartilha sua mecânica com a Ranger/Transit e Mazda BT-50, presentes em quase todo o mundo.
Também se trata de um carro a diesel novo, então acho que esse não é meu maior problema.

Quanto ao diesel S-10, em alguns países esse é um grande problema. Mas estou vendo a melhor forma de fazer o carro aceitar qualquer tipo de diesel. O Maurício da Reiko, está trabalhando em cima disso.
Além do fechamento da EGR e remoção do filtro de partículas, provavelmente farei a adição de um filtro extra de diesel na linha de baixa pressão. Estou vendo algumas opções.

Enfim, eu sei que vou errar muito nessa "empreitada", mas é errando que se aprende né? =P

Abraços e obrigado a todos pelas dicas!

abreu
21/10/2014, 21:06
O carro continua em preparação amigos.

Essa semana está instalando a bateria auxiliar, o compressor ARB, os novos faróis, a barra de LED, a nova geladeira (Waeco 35L Compressor), o snorkel e o novo som (pura vaidade! kkkk).

Segue uma foto para não ficar sem atualizar:

http://i61.tinypic.com/2elxxf7.jpg

edsanlou
21/10/2014, 21:28
Gostaria de saber se alguém tem o esquema elétrico da hilux 97? Ficaria muito grato a quem poder me ajudar.

Grélo
22/10/2014, 12:40
Olá Abreu.

Me interessa bastante essa instalação da segunda bateria... quando puder e fizer, passa mais detalhes aí, por favor.

Abraços,

GALEGUITO
22/10/2014, 12:49
Olá Abreu.

Me interessa bastante essa instalação da segunda bateria... quando puder e fizer, passa mais detalhes aí, por favor.

Abraços,



x 2.
Se tiver fotos do passo a passo, melhor ainda.
Abraço.

RodrigoSoracco
23/10/2014, 07:52
Quero ver essa barra de leds funcionando!

Vicente Guimaraes
23/10/2014, 12:25
Será que a barra de led´s ilumina mais que dois Faróis Hella?

RodrigoSoracco
23/10/2014, 13:25
Um cara fez um review interessante com uma dessas chinesas. Ajuda bastante em estradas escuras:

https://www.youtube.com/watch?v=yclkKFb7Ng8


Será que a barra de led´s ilumina mais que dois Faróis Hella?

Grélo
23/10/2014, 14:00
Será que a barra de led´s ilumina mais que dois Faróis Hella?

Eu tenho uma barra de Led's de 300W, 50" de comprimento, no meu Jeep e nada se compara... ;-)

Abraços,

Grélo.

Vicente Guimaraes
23/10/2014, 14:27
Eu tenho uma barra de Led's de 300W, 50" de comprimento, no meu Jeep e nada se compara... ;-)

Abraços,

Grélo.

Interessante.... estou perguntando por curiosidade mesmo.... Pelo que já li as barras de led tem uma luz bastante difusa (espalhada) o que ajuda muito em trilhas pois ilumina muito tudo ao redor. Já os faróis Hella são mais concentrados (no facho de luz) ... alguns modelos do Hella chegam a iluminar 1000 metros à frente...

Grélo
23/10/2014, 15:04
Vicente, também existem Led's de longo alcance, com 4, 6 lampadas e versões até maiores.
A barra de Leds como a minha, tem nas extremidades Leds para iluminação difusa e no meio Leds para longo alcance.

Abraços,

Grélo.

abreu
24/10/2014, 02:12
Será que a barra de led´s ilumina mais que dois Faróis Hella?

A que comprei, uma chinesa com 80 leds de 3w da Epistar (240w totais) tem algo por volta de 17.000 lumens reais (24.000 lumens teóricos).
Um lâmpada H1 tem por volta de 1.100 a 1.500 lumens.

Logo, um barra de LED de 240w tem iluminação similar a mais ou menos 11 faróis halógenos tipo Warn ou Hella.

Essa é a teoria, na pratica a barra de LED é algo tão forte que mesmo de dia você não consegue olhar diretamente para ela.
Eu liguei a minha para alguns testes, é algo que não dá para explicar, é preciso ver.

É muito forte, de verdade.

Essa do video que o Rodrigo postou tem 108w e provavelmente é do tipo SPOT.
Existe também a do tipo FLOOD (neblina).
A minha é do tipo COMBO, que une a SPOT com a FLOOD em um barra só. Os led's da extremidade são de neblina e os centrais são spot's.

Abraços.

RodrigoSoracco
24/10/2014, 07:12
Essa é a minha principal curiosidade, se a luz dessa barra tem foco, ou ela simplesmente espalha. Pelo que vi, é impossível usar ela em estradas sob risco de cegar alguém em sentido oposto. Mas pode ser muito útil manobrando em locais escuros, andando por trilhas e até na hora de montar a barraca de noite.


A que comprei, uma chinesa com 80 leds de 3w da Epistar (240w totais) tem algo por volta de 17.000 lumens reais (24.000 lumens teóricos).
Um lâmpada H1 tem por volta de 1.100 a 1.500 lumens.

Logo, um barra de LED de 240w tem iluminação similar a mais ou menos 11 faróis halógenos tipo Warn ou Hella.

Essa é a teoria, na pratica a barra de LED é algo tão forte que mesmo de dia você não consegue olhar diretamente para ela.
Eu liguei a minha para alguns testes, é algo que não dá para explicar, é preciso ver.

É muito forte, de verdade.

Essa do video que o Rodrigo postou tem 108w e provavelmente é do tipo SPOT.
Existe também a do tipo FLOOD (neblina).
A minha é do tipo COMBO, que une a SPOT com a FLOOD em um barra só. Os led's da extremidade são de neblina e os centrais são spot's.

Abraços.

Vicente Guimaraes
24/10/2014, 18:00
Abreu, estou só questionando porque tenho interesse neste equipamento. Não estou duvidando de você ou dizendo que um é melhor que o outro.

Sobre iluminação eu conheço (trabalho na Light no Rio de Janeiro em projetos de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética). A quantidade de lumens importa... mas em parte... o refletor e o foco de luz são mais importantes.

Veja por exemplo... os faróis de comuns de carros, com lâmpadas de fábrica de 40W ... quando vc joga o farol alto o farol ilumina quase 400 metros à frente. Isso se deve ao refletor e ao foco "quase" pontual da fonte de luz da lampada.

No Led vc tem dezenas de leds... o foco de luz é disperso (ou seja, cada led é um foco de luz). Aí eles colocam um refletorzinho em cada led ... obviamente esse refletorzinho não é otimizado. O ideal seria para cada led ter um refletor específico só que aí a barra de led teria 1 metro x 1 metro e seria inviável.

Os Hella tem refletores de alumínio superespecial e são super focados. Chegam a 1000 metros (os mais ou menos bonzinhos) .. o meu par de faróis que é um dos mais vagabundinhos é de 700 metros. Tem uns profissionais que chegam a 4000 metros...

Eu, quando optei pelos Hella, levei em conta o custo benefício, tava mais barato comprar um par do que uma barra de led. Hoje em dia não sei se os preços caíram.

Mas penso em adquirir sim uma barra de led e colocar uma na traseira também.

sandro_ventania
26/10/2014, 17:55
Opa, ótimas dicas pessoal...

Vicente, eu realmente não experiências com expedições, e como disse anteriormente, alguns itens são pura vaidade minha. Eu não gosto de pneu AT, mesmo sabendo que o MUD é pior no asfalto, que gasta mais rápido e etc, eu prefiro satisfazer meu "ego" e usa-los! Kkkkkkk.

Quanto ao segundo estepe, eu não inclui ele na lista pelo seguinte raciocínio:
São 5 pneus grandes e novos. São pneus de índice 118 de carga, ou seja, 1320Kg por pneu. Estimo que o peso do Troller depois de toda preparação, tanque cheio e bagagens fique em 2.400Kg. Sabemos que o peso não é igual para todos os pneus, mas o novo Troller tem distribuição de peso 51%/49%, ou seja, cada pneu levará em média 600Kg, menos da metade do seu índice de carga. Sua pressão máxima é de 60lbs, uso 28lbs no máximo.
Logo, não acredito que haja buraco na estrada suficiente para estourar um pneu 33", pelo menos não sem antes danificar os eixos e suspensão. Eu uso pneus 33"e 35" a mais de 12 anos, já caí um muitos buracos feios, mas nunca vi nem nunca ouvi falar que alguém estourou um pneu desses.

Quanto a furos, no carro eu ando que um kit completo de macarrão para remendos, duas latas de um spray que fecha furos e o compressor ARB para calibrar o pneu sempre que preciso.

Quanto a peças, a escolha do Troller novo se deu justamente porque ele compartilha sua mecânica com a Ranger/Transit e Mazda BT-50, presentes em quase todo o mundo.
Também se trata de um carro a diesel novo, então acho que esse não é meu maior problema.

Quanto ao diesel S-10, em alguns países esse é um grande problema. Mas estou vendo a melhor forma de fazer o carro aceitar qualquer tipo de diesel. O Maurício da Reiko, está trabalhando em cima disso.
Além do fechamento da EGR e remoção do filtro de partículas, provavelmente farei a adição de um filtro extra de diesel na linha de baixa pressão. Estou vendo algumas opções.

Enfim, eu sei que vou errar muito nessa "empreitada", mas é errando que se aprende né? =P

Abraços e obrigado a todos pelas dicas!



Isso mesmo Abreu, instale um bom filtro...já conhece este? Se é tudo que fala...é excelente! Não só para o seu, mas para qualquer um carro a diesel.




https://www.youtube.com/watch?v=pL18O9Ma3AI

abreu
26/10/2014, 21:48
Abreu, estou só questionando porque tenho interesse neste equipamento. Não estou duvidando de você ou dizendo que um é melhor que o outro.

Sobre iluminação eu conheço (trabalho na Light no Rio de Janeiro em projetos de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética). A quantidade de lumens importa... mas em parte... o refletor e o foco de luz são mais importantes.

Veja por exemplo... os faróis de comuns de carros, com lâmpadas de fábrica de 40W ... quando vc joga o farol alto o farol ilumina quase 400 metros à frente. Isso se deve ao refletor e ao foco "quase" pontual da fonte de luz da lampada.

No Led vc tem dezenas de leds... o foco de luz é disperso (ou seja, cada led é um foco de luz). Aí eles colocam um refletorzinho em cada led ... obviamente esse refletorzinho não é otimizado. O ideal seria para cada led ter um refletor específico só que aí a barra de led teria 1 metro x 1 metro e seria inviável.

Os Hella tem refletores de alumínio superespecial e são super focados. Chegam a 1000 metros (os mais ou menos bonzinhos) .. o meu par de faróis que é um dos mais vagabundinhos é de 700 metros. Tem uns profissionais que chegam a 4000 metros...

Eu, quando optei pelos Hella, levei em conta o custo benefício, tava mais barato comprar um par do que uma barra de led. Hoje em dia não sei se os preços caíram.

Mas penso em adquirir sim uma barra de led e colocar uma na traseira também.

Entendo sue questionamento Vicente...

Mas a barra de LED é como eu te disse, é algo que não dá para explicar, tem que ver uma ligada.

Não tem como comparar elas com faróis, nem mesmo faróis de 9"... Seriam necessários muitos deles para se equiparar a essas barras de 44".

A luminosidade é absurda... Existem diversos modelos, com refletores que variam de 20 a 60°.
A minha por exemplo tem 80 Leds, sendo 16 deles com 60° e 64 com 30°. Esse tipo de barra chama-se COMBO.

A minha usa Leds Epistar, as que usam os leds da Cree são ainda mais fortes (e bem mais caras).

Ela atende a norma IP67.

Abraços.

Vicente Guimaraes
27/10/2014, 10:41
Valeu Abreu !

:curtir: vou testar um trem desses.

kenjimkm
27/10/2014, 18:41
Isso mesmo Abreu, instale um bom filtro...já conhece este? Se é tudo que fala...é excelente! Não só para o seu, mas para qualquer um carro a diesel.




https://www.youtube.com/watch?v=pL18O9Ma3AI

Boa tarde.
Alguem ja usou um filtro desses?

JJS789
28/10/2014, 19:11
Abreu, como anda a preparação?
Tem fotos novas do carro?

abreu
29/10/2014, 19:15
Vamos lá atualizar!
Bem, a instalação está devagar porque o trabalho está tomando todo o meu tempo, mas essa semana instalei o som interno (vaidade) e guincho Warn.

O guincho me deu uma surra, deu maior trabalho para instalar a mesa original da Troller.
Com ajuda de um amigo (esse que aparece nas fotos) demoramos cerca de 5 horas apenas para concluir a instalação da mesa + guincho!

Seguem algumas fotos:

http://i62.tinypic.com/73e8sn.jpg

http://i61.tinypic.com/1q4cv5.jpg

http://i59.tinypic.com/2jcsbc7.jpg

http://i58.tinypic.com/20z1kzm.png

http://i61.tinypic.com/2hp5ef6.png

Abraços.

abreu
29/10/2014, 19:31
Continuando...

Dei uma melhorada no som original do Troller (que era péssimo). Item supérfluo, mas já que pretendo passar muitas horas dentro dele, uma boa música sempre ajuda!

Aproveitei para isolar bem as portas, tratar os forros de porta e a própria porta com manta asfaltica.
Melhorei a fixação do forro de porta instalando presilhas novas e mais resistentes.
Removi o CD Kenwood original e instalei em seu lugar um DVD Pioneer X8580BT, com módulo de GPS Orbe (500Mhz e 128Mb de RAM) rodando software Garmin Mobile XT e mapas City Navigator 2015.20. Ficou excelente.
Instalei também um amplificador Hertz com 4 canais de 150w RMS 4Ohms (Classe D) embutido dentro do painel, acima do porta luvas.
Os falantes originais foram substituídos por 2 kit's da Morel, modelo Tempo de 6".

O som ficou excelente, com muito corpo, mesmo se o uso de sub-woofer.
A fibra do Troller e o tratamento nas portas ajudam muito. Os kit's da Morel também são excelente, com tweeters suaves de domo de seda. (Morel é um fabricante Israelense de alto-falantes).

No painel dá para notar um excesso de equipamentos, kkkk, eu concordo.
Mas o GPS Garmin Nuvi vai sair, ficando apenas o GPS Garmin no DVD e o MAP 60x.

Seguem algumas fotos:

http://i59.tinypic.com/indctv.jpg

http://i57.tinypic.com/2s7xfkg.jpg

http://i61.tinypic.com/15wj7mp.jpg

http://i60.tinypic.com/bwq3c.jpg

http://i57.tinypic.com/28rhbpk.jpg

RodrigoSoracco
30/10/2014, 13:35
Nossa, cara. Nem se eu fosse atravessar a selva amazônica sozinho ia levar tanto instrumento, hahaha!

abreu
30/10/2014, 13:43
Nossa, cara. Nem se eu fosse atravessar a selva amazônica sozinho ia levar tanto instrumento, hahaha!

Kkkkk, naveguei no mar por algum tempo, então meu lema sempre foi: "Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum."

Por isso a redundância de equipamentos. Dois GPS's, dois rádios-transmissores e etc =P

Abraços.

Digaum
30/10/2014, 15:02
Kkkkk, naveguei no mar por algum tempo, então meu lema sempre foi: "Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum."

Por isso a redundância de equipamentos. Dois GPS's, dois rádios-transmissores e etc =P

Abraços.

Kra, com todo o respeito, está parecendo penteadeira de puta... Mas eu achei lindo!!! Rsrsrsrsrsrsrs

sandro_ventania
30/10/2014, 21:32
Abreu, tá lindo seu carro!
O guincho, se voce for para outros paises da america latina vai ter que tirar, pois lá não permitem que nada fique além do limite do parachoque. Eu bolaria uma capa, para parecer que não há nada ali além do parachoque.

abreu
30/10/2014, 23:03
Abreu, tá lindo seu carro!
O guincho, se voce for para outros paises da america latina vai ter que tirar, pois lá não permitem que nada fique além do limite do parachoque. Eu bolaria uma capa, para parecer que não há nada ali além do parachoque.

Nossa! É sério isso? =0

Não sabia dessa informação! =(((

abreu
30/10/2014, 23:23
Uma coisa que está me preocupando no Troller é a sua autonomia.
O problema não é o consumo, esse é até razoável para uma caixa de sapatos ambulante, o problema é tanque de "apenas" 62 litros.
Deixando uma reserva "técnica" de 8 litros (64km), tenho apenas 54 litros para rodar efetivamente.

Acredito que depois de 100% carregado, o Troller não faça mais do que 8,5km/l na estrada (mantendo 100 a 110 de velocidade real no GPS). Isso me dá uma autonomia de 459Km.

Estava acostumado com a Full, com 88 litros de diesel, fazendo 9,5Km/l na estrada, o que dava 760Km e deixando ainda 8 litros de reserva (76km).

Conversando com a patroa, ela aprovou minha ideia de fazer uma carretinha pequena para levar atrás do carro, com uma barraca, pia, fogão, gás, tanque de água, combustível e mais espaço para as bagagens.

Acho que com 10 a 12K consigo fazer algo exatamente como quero.
É caro, mas não vejo outra forma de transportar combustível de forma segura no Troller.
De quebra ainda consigo levar a barraca, pia, fogão e etc.

Quem aqui tem experiências em viajar rebocando uma carrocinha?

Eu fiz muito isso quando andava de quadricíclo, na época usava um Troller 2010 com pneus 33" para rebocar, passei vários sustos com o freio ineficiente do antigo Troller.

Esse novo tem um freio excelente e é aprovado para até 750Kg de reboque sem freios.

Seguem alguns projetos que me chamaram atenção:

http://www.expeditionutah.com/images/Upload/Trailer_Tech/AT_Chaser.jpg

http://www.adventuretrailers.eu/image.php?width=980&quality=80&image=http://www.adventuretrailers.eu/images/26.jpg[img]

[img]http://www.compprocrawlers.com/albums/album47/DSC09201.sized.jpg

abreu
30/10/2014, 23:25
Kra, com todo o respeito, está parecendo penteadeira de puta... Mas eu achei lindo!!! Rsrsrsrsrsrsrs

Kkkkk, está mesmo!

Inclusive está atrapalhando para dirigir a noite, mas vou remover algumas coisas, kkkk, o GPS do meio, o Garmin Nuvi.

Abraços.

abreu
30/10/2014, 23:45
Abreu, tá lindo seu carro!
O guincho, se voce for para outros paises da america latina vai ter que tirar, pois lá não permitem que nada fique além do limite do parachoque. Eu bolaria uma capa, para parecer que não há nada ali além do parachoque.

Sandro, você falando isso agora eu fiquei pensando: E o pneu de suporte do Troller? Ele passa MUITO do parachoques traseiro!
Ou isso só vale para o dianteiro?

De qualquer forma eu vou fazer a troca do cabo do guincho para o cabo sintético, remover o rolete e botar o guia de cabos fininho. Acredito que com isso ele não passe mais do que 10cm fora do parachoques.

Também tenho a opção de mover as ponteiras do parachoques mais para frente, acho que 5cm dá.
O que deixaria o guincho apenas 5cm a frente delas.

Vou ver o que consigo fazer.

Abraços.

RodrigoSoracco
31/10/2014, 07:48
Agora sim, tu tá menos trilheiro e mais expedicionário :-) A carretinha é uma grande aliada em viagens na tua pequena caixa de sapatos quadrada que é o Troller. E meu amigo, vocês vão adorar acampar em vez de ficar trancados em hotéis. 400 km é uma autonomia suficiente pra ir até Ushuaia e voltar pela Ruta 40, uma das estradas mais desérticas que eu já andei. Ou para tentar uma das travessias abandonadas entre a região de Salta e San Pedro de Atacama.
Sobre os acessórios que excedem o tamanho da carroceria, os guardas argentinos já me incomodaram por causa do gancho de reboque (sem reboque) e um par de faróis no parachoque que obrigatoriamente deveriam estar com as capas, de dia. Nada que uma "esmola" não resolva. E também, só em alguns locais específicos, como os postos logo depois da fronteira. Em locais mais remotos, como na Patagônia e Terra do Fogo, o pessoal não encarna, até porque está cheio de gente com jipes forrados de acessórios por lá.


Uma coisa que está me preocupando no Troller é a sua autonomia.
O problema não é o consumo, esse é até razoável para uma caixa de sapatos ambulante, o problema é tanque de "apenas" 62 litros.
Deixando uma reserva "técnica" de 8 litros (64km), tenho apenas 54 litros para rodar efetivamente.

Acredito que depois de 100% carregado, o Troller não faça mais do que 8,5km/l na estrada (mantendo 100 a 110 de velocidade real no GPS). Isso me dá uma autonomia de 459Km.

Estava acostumado com a Full, com 88 litros de diesel, fazendo 9,5Km/l na estrada, o que dava 760Km e deixando ainda 8 litros de reserva (76km).

Conversando com a patroa, ela aprovou minha ideia de fazer uma carretinha pequena para levar atrás do carro, com uma barraca, pia, fogão, gás, tanque de água, combustível e mais espaço para as bagagens.

Acho que com 10 a 12K consigo fazer algo exatamente como quero.
É caro, mas não vejo outra forma de transportar combustível de forma segura no Troller.
De quebra ainda consigo levar a barraca, pia, fogão e etc.

Quem aqui tem experiências em viajar rebocando uma carrocinha?

Eu fiz muito isso quando andava de quadricíclo, na época usava um Troller 2010 com pneus 33" para rebocar, passei vários sustos com o freio ineficiente do antigo Troller.

Esse novo tem um freio excelente e é aprovado para até 750Kg de reboque sem freios.

Seguem alguns projetos que me chamaram atenção:

http://www.expeditionutah.com/images/Upload/Trailer_Tech/AT_Chaser.jpg

http://www.adventuretrailers.eu/image.php?width=980&quality=80&image=http://www.adventuretrailers.eu/images/26.jpg[img]

[IMG]http://www.compprocrawlers.com/albums/album47/DSC09201.sized.jpg

RodrigoSoracco
31/10/2014, 07:53
Cara, deixa só o GPS da central multimídia. Se ele pifar, aí tu colocas outro. Eu viajo só com um no painel, e em caso de pane, tenho o celular (um Moto G) com o Sygic para emergências. Olho na estrada, não nos instrumentos :-)


Kkkkk, está mesmo!

Inclusive está atrapalhando para dirigir a noite, mas vou remover algumas coisas, kkkk, o GPS do meio, o Garmin Nuvi.

Abraços.

Rubens Linhalis
31/10/2014, 09:49
Abreu,

O esquema da carretinha eu acho legal. Dizem que o "rabo" atrapalha um pouco..

O Nilton, colocou muita informação no projeto dele. Da uma lida no topico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/62337-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-25.html

abreu
31/10/2014, 23:31
Cara, to viajando até agora com essa carretinha do Nilton!
Ficou maravilhosa!

Vou tentar fazer algo na mesma linha! Essa semana vou ver se esboço algo.
Quero ver se faço algo com tanque de água embutido (penso em usar tanque para barcos, com bomba pressurizadora) e com espaço para 3 galões de 20L de diesel, com isso eu praticamente dobro a autonomia do Troller.

Me empolguei agora!

Abraços.

JJS789
01/11/2014, 07:55
Abreu, o que achou da suspa do novo Troller? Tem maior curso?

abreu
02/11/2014, 20:09
Abreu, o que achou da suspa do novo Troller? Tem maior curso?

Melhorou muito em conforto e estabilidade.

Quanto ao curso, nunca fiz nenhuma medição, mas acredito ser compatível com a do Troller antigo.

Abraços.

abreu
04/11/2014, 23:25
Atualizando:

O GPS da Orbe no DVD Pioneer ficou péssimo. Lento, travando, cheio de problemas.
Tirei tudo e pedi hoje um Garmin Montana 600 com suporte veicular.

Ele vai substituir os dois GPS que uso hoje, então vai melhorar a "vista" ali em cima do painel.

Hoje também conversei com Trajano, que faz carretinhas para jet-ski, quadriciclo, cavalos, som e etc, e ele topou o projeto! Levei algumas fotos e ele me garantiu que faz.
O trabalho dele é excelente, já tive uma carrocinha para quadricíclo feita por ele, a qualidade é nota 10.

Agora é definir o melhor projeto tendo em vista que quero:
- Capacidade para transportar 3 galões de 20L de diesel
- Pelo menos 80 litros de água (usando tanque e bomba pressurizadora náutica)
- 2 Baterias (de quantos amperes? e como carrega-las?)
- Compartimento para bagagens (mesa, cadeiras, travesseiros, lençóis, malas de roupas e etc)
- Pia completa com balcão inox e fogão 2 bocas a gás com butijão (5 ou 13kg?)
- Barraca de teto

Ele tem mais prática com suspensão feitas com molas elípticas (feixe de molas) mas acho que seria mais adequado usar molas helicoidais, o que acham?

Estimo o peso da carrocinha em 500 a 550Kg, e antes vou pegar uma carrocinha com ele nesse peso e testar como se comporta o Troller.

Abraços.

RodrigoSoracco
05/11/2014, 07:28
Sobre o GPS, já experimentou colocar um simples iGO no Pioneer? Se deixar ele limpo, sem os skins da gurjon, só com visão 3-D, roda leve e é suficiente para traçar rotas e navegar nas estradas mapeadas.

Sobre o gás, 13 kg dá pra alimentar até o Troller, hahaha. 5kg é suficiente. Ou já que tu vais levar duas baterias, utiliza um fogão de indução. Não esquece que na maioria dos campings, vais ter tomadas à disposição. Então já adiciona aí uma extensão de uns 10 metros com umas seis tomadas para ligar os apetrechos elétricos.

Bagagem: compra cadeiras e mesas próprias para camping, que ocupam pouquissimo espaço. Travesseiros, eu uso infláveis, também vão no cantinho da mala. Um par de cadeiras de tecido e uma mesa com banquetas que vira uma maletinha é suficiente.

Suspensão, eu acho que tu tens que testar mesmo o comportamento do carro puxando uma carretinha comum.


Atualizando:

O GPS da Orbe no DVD Pioneer ficou péssimo. Lento, travando, cheio de problemas.
Tirei tudo e pedi hoje um Garmin Montana 600 com suporte veicular.

Ele vai substituir os dois GPS que uso hoje, então vai melhorar a "vista" ali em cima do painel.

Hoje também conversei com Trajano, que faz carretinhas para jet-ski, quadriciclo, cavalos, som e etc, e ele topou o projeto! Levei algumas fotos e ele me garantiu que faz.
O trabalho dele é excelente, já tive uma carrocinha para quadricíclo feita por ele, a qualidade é nota 10.

Agora é definir o melhor projeto tendo em vista que quero:
- Capacidade para transportar 3 galões de 20L de diesel
- Pelo menos 80 litros de água (usando tanque e bomba pressurizadora náutica)
- 2 Baterias (de quantos amperes? e como carrega-las?)
- Compartimento para bagagens (mesa, cadeiras, travesseiros, lençóis, malas de roupas e etc)
- Pia completa com balcão inox e fogão 2 bocas a gás com butijão (5 ou 13kg?)
- Barraca de teto

Ele tem mais prática com suspensão feitas com molas elípticas (feixe de molas) mas acho que seria mais adequado usar molas helicoidais, o que acham?

Estimo o peso da carrocinha em 500 a 550Kg, e antes vou pegar uma carrocinha com ele nesse peso e testar como se comporta o Troller.

Abraços.

RodrigoSoracco
05/11/2014, 07:42
Depois que tu cansar da carretinha com barraca, pode partir para a construção de um reboque "teardrop"...

Ed's Teardrop Trailer Project (http://edteardrop.blogspot.com.br/)

E aí, se tu gostares da brincadeira, dá pra fazer algo bem bacana pra se perder por aí. É só ter um marceneiro e um mecânico dispostos a abraçar o projeto!

482783

Digaum
05/11/2014, 08:14
Abreu

Ache uma traseira de Troller e faz assim ó...

482785

Brincadeiras à parte, está ficando muito legal! Kda post novo, venho correndo ver as novidades...

Parabéns!

Abraços

Vicente Guimaraes
05/11/2014, 13:57
Daqui a pouco vai ser mais barato montar uma Pick 4x4 com Camper :)

abreu
15/11/2014, 02:39
Só para não ficar sem atualizar, essa semana foi corrida e não tive tempo de ver nada.

Mas chegou o Garmin Montana 600. Ainda me adaptando com ele, mas algumas coisas me deixaram tristes.
A resolução dos mapas é uma delas. Ele mostra as ruas em traços largos, sem definição. Quando há duas ruas em paralelo (mão e contra mão) ele mostra cada uma delas com linhas tão grosas que acabam virando uma rua só.
Com o mesmo mapa rodando no Nuvi 2545, a diferença de nitidez é absurda.

Outro ponto que me desapontou foi a velocidade de recalculo de rota.
Com o Nuvi e o Montana lado a lado, mesmo mapa e mesmos parâmetros de calculo de roda, o Nuvi é bem mais rápido para recalcular uma rota. Em rotas grandes, acima de 500Km, o Nuvi demora cerca de 8 a 10s para recalcular uma rota, o Montana 600 leva quase 1 minuto para fazer o mesmo.

E olha que meu Nuvi tem uns 3 ou 4 anos.

Enfim, estou testando melhor, tentando me adaptar a ele.

Abraços.

abreu
15/11/2014, 02:47
Enquanto o projeto da carrocinha vai tomando forma (tenho desenhado bastante para encontrar a melhor solução para mim) continuei instalando os acessório que já havia comprado par ao Troller. Hoje instalei o snorkel, estava adiando desde a compra do Troller, mas hoje tomei coragem.
Na concessionária não quiseram baixar o preço (me cobraram 700 reais para instala-lo!).
Fiz em casa, sozinho, ao custo total de R$87,00 (silicone e cola estrutural).
Levei cerca de 1:30h para instalar.

Seguem algumas fotos:

http://i59.tinypic.com/2l8f4vt.jpg

http://i57.tinypic.com/30i999f.jpg

http://i61.tinypic.com/t7bwci.jpg

http://i60.tinypic.com/2u7xgyf.jpg

http://i60.tinypic.com/2l8g0eo.jpg

http://i58.tinypic.com/w8q7ua.jpg

GPBarbosa
15/11/2014, 20:33
Abreu eu tenho o montana, ele é off road total...
qdo comprei tmb fiquei desapontado, mas quanto a precisão e capacidade off road é o melhor.

em provas de rali, os organizadores só utilizam ele...

fui para a Canastra e ele já tem a maioria das trilhas, restaurantes, pontos turísticos e etc.

abreu
15/11/2014, 21:50
Abreu eu tenho o montana, ele é off road total...
qdo comprei tmb fiquei desapontado, mas quanto a precisão e capacidade off road é o melhor.

em provas de rali, os organizadores só utilizam ele...

fui para a Canastra e ele já tem a maioria das trilhas, restaurantes, pontos turísticos e etc.

Qual o mapa utilizado Barbosa?

Eu rodo com 2 mapas, o Tracksource 14.10 e o City Navigator 2015.30...
O tracksource é imbatível em trilhas e cidades pequenas.
O City é ótimo nas grandes cidades.

GPBarbosa
15/11/2014, 21:57
Qual o mapa utilizado Barbosa?

Eu rodo com 2 mapas, o Tracksource 14.10 e o City Navigator 2015.30...
O tracksource é imbatível em trilhas e cidades pequenas.
O City é ótimo nas grandes cidades.

Eu utilizo ele apenas no off road e com o tracksource, ñ lembro qual versão.
na cidade utilizo wave no celular mesmo.

sandro_ventania
16/11/2014, 22:04
Ahhh Abreu...já que é pra andar puxando carretinha, faz isso pra ficar em grande estilo e conforto...veja:

https://www.google.com.br/search?q=teardrop+trailers&rlz=1C1ASRM_enBR603BR603&espv=2&biw=1152&bih=739&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=DTtpVKbPDbiRsQT3r4GwCg&ved=0CAYQ_AUoAQ

abreu
16/11/2014, 23:43
Ahhh Abreu...já que é pra andar puxando carretinha, faz isso pra ficar em grande estilo e conforto...veja:

https://www.google.com.br/search?q=teardrop+trailers&rlz=1C1ASRM_enBR603BR603&espv=2&biw=1152&bih=739&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=DTtpVKbPDbiRsQT3r4GwCg&ved=0CAYQ_AUoAQ

Legal Sandro, mas não faz muito meu estilo... =P

abreu
16/11/2014, 23:46
Pessoal, não sei se é porque moro no nordeste, mas estou muito preocupado com o calor na barraca...

Me lembro bem o quão quente é uma barraca, as vezes que resolvi acampar, não dormi com calor.

Sei que para o sul é mais tranquilo, mas como pretendo viajar quase sempre no verão (hemisfério sul) estou pensando em como será o calor.

É viável um ar-condiconado portátil para uma barraca? Alguém já fez ou pensou nisso?

Abraços.

RodrigoSoracco
17/11/2014, 07:16
Existem ventiladores próprios para barracas, a Nautika e a Coleman são algumas que fabricam modelos específicos. Dá pra usar um desses ventiladores pequenos de 20 cm, ou até um circulador ligado na tomada. Mas pensa primeiro qual barraca tu vais usar. Eu tenho uma iglu de dois lugares da Nautika que é super-ventilada, nunca passei aperto com calor. Se tu comprares uma Quechua T6.2, dá pra ficar em pé dentro e os quartos são enormes. Mas quanto maior a barraca, mais tempo leva para montar e desmontar. Se o teu orçamento é folgado, leva as duas. A iglu para passar a noite e acordar cedo, e a T6.2 se fores ficar vários dias no mesmo camping, porque ela tem muito espaço.


Pessoal, não sei se é porque moro no nordeste, mas estou muito preocupado com o calor na barraca...

Me lembro bem o quão quente é uma barraca, as vezes que resolvi acampar, não dormi com calor.

Sei que para o sul é mais tranquilo, mas como pretendo viajar quase sempre no verão (hemisfério sul) estou pensando em como será o calor.

É viável um ar-condiconado portátil para uma barraca? Alguém já fez ou pensou nisso?

Abraços.

Digaum
17/11/2014, 08:21
Ahhh Abreu...já que é pra andar puxando carretinha, faz isso pra ficar em grande estilo e conforto...veja:

https://www.google.com.br/search?q=teardrop+trailers&rlz=1C1ASRM_enBR603BR603&espv=2&biw=1152&bih=739&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=DTtpVKbPDbiRsQT3r4GwCg&ved=0CAYQ_AUoAQ

Na minha humilde opinião Sandro, ficaria legal assim ó...

483940

Mas este "achar" durou 30s... Até que achei esta aqui:

483941

ANIMAL!! rsrsrsr

Meccano
17/11/2014, 13:05
https://lh6.googleusercontent.com/--PxnASiqTjc/VGn9dTmJe8I/AAAAAAAAIfc/CRfsWqZNqn8/w400-h305-no/THE-TN~1.JPG

Olá Abreu, nesse assunto barraca, tudo é possivel, veja só heheh!

sandro_ventania
17/11/2014, 21:33
Na minha humilde opinião Sandro, ficaria legal assim ó...

483940

Mas este "achar" durou 30s... Até que achei esta aqui:

483941

ANIMAL!! rsrsrsr


Pois é, o Abreu já falou que não é o estilo dele...rsrsrs!
Mas se é pra rebocar uma carretinha, eu reboco logo uma que me dê uma cama de casal com DVD e climatizador, mais uma cozinha completa, com frigobar e tudo! Não é verdade, Digaum ??

Digaum
17/11/2014, 22:02
Pois é, o Abreu já falou que não é o estilo dele...rsrsrs!
Mas se é pra rebocar uma carretinha, eu reboco logo uma que me dê uma cama de casal com DVD e climatizador, mais uma cozinha completa, com frigobar e tudo! Não é verdade, Digaum ??

Claro, o que é um peido para quem já ta cagado??? rsrsrs

Desculpa ae Abreu, zuei teu tópico, mas não resisti. :euforico:

RodrigoSoracco
18/11/2014, 07:09
Se orçamento não é problema, vamos apelar para a ignorância então...

484082
484083

RcPM
18/11/2014, 07:27
Só para não ficar sem atualizar, essa semana foi corrida e não tive tempo de ver nada.

Mas chegou o Garmin Montana 600. Ainda me adaptando com ele, mas algumas coisas me deixaram tristes.
A resolução dos mapas é uma delas. Ele mostra as ruas em traços largos, sem definição. Quando há duas ruas em paralelo (mão e contra mão) ele mostra cada uma delas com linhas tão grosas que acabam virando uma rua só.
Com o mesmo mapa rodando no Nuvi 2545, a diferença de nitidez é absurda.

Outro ponto que me desapontou foi a velocidade de recalculo de rota.
Com o Nuvi e o Montana lado a lado, mesmo mapa e mesmos parâmetros de calculo de roda, o Nuvi é bem mais rápido para recalcular uma rota. Em rotas grandes, acima de 500Km, o Nuvi demora cerca de 8 a 10s para recalcular uma rota, o Montana 600 leva quase 1 minuto para fazer o mesmo.

E olha que meu Nuvi tem uns 3 ou 4 anos.

Enfim, estou testando melhor, tentando me adaptar a ele.

Abraços.

Abreu,
Eu trouxe um Montana também mas acabei vendendo para um amigo que ficou doido quando viu o GPS.
Particularmente eu não gostei da dupla função do Montana e voltei a usar 2 na viatura (1 nuvi e um etrex) e deixo o etrex para gravar as rotas e marcar os POI enquanto o nuvi "fala".
Sugestão, para viagens longas. Prepare roteiros diários no Basecamp e depois transfira para o nuvi. Desta forma o GPS vai te levar para onde vc quer e não escolher rotas muitas vezes nada a ver.
Se for viajar para fora do Brasil, para mapas da Argentina, Uruguay, Paraguay e Chile, sugiro os do Proyecto Mapear (Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar)) equivalente ao TrackSource no Brasil, pois fora dos grandes centros os mapas oficiais deixam muito a desejar.
Como o Tracksource estes também são 100% compatíveis com Garmin.

RcPM
18/11/2014, 07:38
Pessoal, não sei se é porque moro no nordeste, mas estou muito preocupado com o calor na barraca...

Me lembro bem o quão quente é uma barraca, as vezes que resolvi acampar, não dormi com calor.

Sei que para o sul é mais tranquilo, mas como pretendo viajar quase sempre no verão (hemisfério sul) estou pensando em como será o calor.

É viável um ar-condiconado portátil para uma barraca? Alguém já fez ou pensou nisso?

Abraços.

Apenas uma dica, se for para a Argentina, passando do paralelo 40 Sul, faz frio mesmo no verão. Na Patagonia, por exemplo eu não dormiria em barraca não. Os ventos constantes acima de 40km/h aumentam esta sensação de frio e dificultam a vida ao ar livre.

Para vc ter uma idéia, para andar a 110km/h no Brasil com ventos normais, a pressão da turbina no Troller fica em torno de 0,7 bar, na Patagonia, na mesma velocidade e no plano, com o vento a pressão vai a 1.2 bar, fora o fato de dirigir o dia todo compensando o efeito do vento no volante.

RcPM
18/11/2014, 07:51
Abreu, tá lindo seu carro!
O guincho, se voce for para outros paises da america latina vai ter que tirar, pois lá não permitem que nada fique além do limite do parachoque. Eu bolaria uma capa, para parecer que não há nada ali além do parachoque.

No caso do abreu, apenas trocando o cabo e colocando a guia de aluminio já resolve. Agora se tiver quebra-mato, o pessoal vai morder mesmo.
Outro ponto, farois de milha expostos (como no Troller) devem estar cobertos ou lente amarela, senão tome multa.
Farois principais sempre ligados (mesmo de dia) e recomendo não ligar os farois de milha junto com a meia luz ou durante o dia como fazemos aqui no Brasil, senão tome multa.

Rubens Linhalis
18/11/2014, 11:55
Se orçamento não é problema, vamos apelar para a ignorância então...

484082
484083

Pra puxa isso tem que ser uma F250 com bloqueio 100% nos dois eixos. Qualquer inclinação escorregadia na estrada de chão, já era, não puxa.

abreu
18/11/2014, 12:43
Abreu,
Eu trouxe um Montana também mas acabei vendendo para um amigo que ficou doido quando viu o GPS.
Particularmente eu não gostei da dupla função do Montana e voltei a usar 2 na viatura (1 nuvi e um etrex) e deixo o etrex para gravar as rotas e marcar os POI enquanto o nuvi "fala".
Sugestão, para viagens longas. Prepare roteiros diários no Basecamp e depois transfira para o nuvi. Desta forma o GPS vai te levar para onde vc quer e não escolher rotas muitas vezes nada a ver.
Se for viajar para fora do Brasil, para mapas da Argentina, Uruguay, Paraguay e Chile, sugiro os do Proyecto Mapear (Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar)) equivalente ao TrackSource no Brasil, pois fora dos grandes centros os mapas oficiais deixam muito a desejar.
Como o Tracksource estes também são 100% compatíveis com Garmin.

Opa RcPm, então, eu comprei o Montana pensando em substituir o Nuvi e o 60Cx, mas realmente na navegação de estrada/cidade ele não é tão prático quanto o Nuvi...

Terminei mantendo o Nuvi também, e vou ficar com o Montana apenas para off-road, caminhadas, trilhas a pé e etc.

Quanto aos mapas, boa dica.
No Nuvi eu tenho o City Navigator América Latina 2015.30 e no Montana 600 uso o Tracksource Brasil. Vou baixar o do projeto Mapear também, assim fica mais seguro rodar por ai.

Abraços, e obrigado pela ajuda.

abreu
18/11/2014, 12:49
Estou fechando com o pessoal da Campings World uma barraca de teto modelo Froteira Casal Plus.
Vou instala-la na parte de cima da carrocinha...
Vamos ver no que isso vai dar!

Minha mulher ainda não se pronunciou contra, ela está naquela de: Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. kkkkkkk.

Abraços.

sandro_ventania
20/11/2014, 22:40
Abreu...para voce pegar todas a dicas de todos os campings do Brasil!

https://www.facebook.com/groups/470212636331470/

RcPM
21/11/2014, 05:57
KML de Campings de diversos paises da America do Sul. É só converter para Garmin.
484459

Digaum
21/11/2014, 08:13
Estou fechando com o pessoal da Campings World uma barraca de teto modelo Froteira Casal Plus.
Vou instala-la na parte de cima da carrocinha...
Vamos ver no que isso vai dar!

Minha mulher ainda não se pronunciou contra, ela está naquela de: Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. kkkkkkk.

Abraços.

Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário! rsrsrsrsrsrs.. boa.... kkkkkkk

Estou namorando uma da Sumatra 4x4 modelo Kangaroo (http://sumatra4x4.com.br/produto/Barraca-de-teto-Kangaroo-Sumatra-4x4.html).

AAssis
21/11/2014, 08:55
caraca diga... eu nao curto muito barraca de teto, mas esta é uma casa!!! Achei muito legal!! A dilminha podia criar o "Minha barraca minha vida..." ... Sera que cabe no teto da pajero sport ???

Digaum
21/11/2014, 09:06
caraca diga... eu nao curto muito barraca de teto, mas esta é uma casa!!! Achei muito legal!! A dilminha podia criar o "Minha barraca minha vida..." ... Sera que cabe no teto da pajero sport ???

Acho que sim, fechada tem 2x1,20x0,28

Rubens Linhalis
21/11/2014, 09:16
Acho que sim, fechada tem 2x1,20x0,28

O teto vai ser só barraca..rs

AAssis
21/11/2014, 09:18
boa chagando em casa vou medir... e tem que mandar fazer o rack tb ..ne ?

Digaum
21/11/2014, 09:36
O teto vai ser só barraca..rs

Quero ver espaço para as outras tralhas... rsrsrsrs. Falar em tralha, achei um chuveiro portátil, elétrico (12v) com bomba e esquicho por 100 e poucas dilmas.


boa chagando em casa vou medir... e tem que mandar fazer o rack tb ..ne ?

E vai precisar ser forte! O rack original aguenta 100lbs por lâmina, 200lbs no total ou 90,7kgs. Se contar que a barraca pesa 65kg, mais eu, esposa, a pequena e as tralhas e apetrechos vai passar de 300kgs. Só eu e a barraca somos responsáveis por 55% do peso! rsrsrs

Ainda estou na duvida se faço o rack plano como o do Rubens ou com laterais.

Marcoscj5
08/12/2014, 20:53
Boa noite Abreu ta ficando show tua viatura.
Quero te perguntar a respeito desta barra de led da aliexpress ela foi tarifada aqui no Brasil? O produto e de boa qualidade?

Toemos
13/12/2014, 00:34
O uso dos refletores e lâmpadas está liberado em documento? No caso de veículo de expedições acho válido evitar qualquer "calcanhar de aquiles" para incomodação... Teu carro está me inspirando, estava atrás de uma viatura com personalidade para ir a Patagônia. Um abraçoabraço

abreu
18/12/2014, 19:01
KML de Campings de diversos paises da America do Sul. É só converter para Garmin.
484459

Valeu RcPm!

Abraços!

abreu
18/12/2014, 19:02
Boa noite Abreu ta ficando show tua viatura.
Quero te perguntar a respeito desta barra de led da aliexpress ela foi tarifada aqui no Brasil? O produto e de boa qualidade?

É de ótima qualidade.
Sim, foi taxado em 60% sobre o valor do produto + frete e depois cobrado o ICMS em cima do montante.

Abraços.

abreu
18/12/2014, 19:03
O uso dos refletores e lâmpadas está liberado em documento? No caso de veículo de expedições acho válido evitar qualquer "calcanhar de aquiles" para incomodação... Teu carro está me inspirando, estava atrás de uma viatura com personalidade para ir a Patagônia. Um abraçoabraço

Não está, mas bolei um sistema que a barra de led fica virada para baixo no dia-a-dia. Só na hora das trilhas ou de pegar uma estrada deserta a noite é que viro ela para frente.

Abraços.

AAssis
19/12/2014, 07:36
Digaum, eu comprei uma barraca de teto so que ela esta em sp, vou usar so o rack original para traze-la... acho qeu dá ne ? Minha ideia é só usar depois do rack pela questao do peso barraca + pessoas... é isso ?


Quero ver espaço para as outras tralhas... rsrsrsrs. Falar em tralha, achei um chuveiro portátil, elétrico (12v) com bomba e esquicho por 100 e poucas dilmas.



E vai precisar ser forte! O rack original aguenta 100lbs por lâmina, 200lbs no total ou 90,7kgs. Se contar que a barraca pesa 65kg, mais eu, esposa, a pequena e as tralhas e apetrechos vai passar de 300kgs. Só eu e a barraca somos responsáveis por 55% do peso! rsrsrs

Ainda estou na duvida se faço o rack plano como o do Rubens ou com laterais.

samucace
16/01/2015, 20:07
Acompanhando. Um dia farei uma viagem assim. Basta convencer a patroa kkk

abreu
06/02/2015, 00:59
Final do ano passou, o trabalho já voltou ao normal, então sigo com o projeto do Troller, que está bem atrasado, mas ganhou alguns upgrades!

O primeiro foi a reprogramação da centra de injeção com a remoção dos sistemas EGR e DPF.
Foi feita a remoção total de todos os sensores, válvula EGR e filtro DPF, o que torna o carro mais confiável para viagens remotas. Outra grande ganho foi o consumo, já que agora o carro não precisa mais de diesel para regenerar o filtro DPF. Em um tanque completo, ganhei quase 1km/l.

Hoje comecei a instalação definitiva do compressor ARB, da bateria auxiliar e fazer o famoso Big 3, que é a troca dos 3 cabos principais do sistema de alimentação do carro por cabos de maior bitola e qualidade (100% cobre). O Big 3 é a troca do cabo do alternador para bateria, da bateria para o chassi e do chassi para o motor. Isso melhora bastante o funcionamento do sistema elétrico, melhorando a recarga das baterias e aumentando cerca de 0.2v a voltagem total do sistema do carro.

O novo Troller não tem por onde passar cabos da mala para baixo do veículo, então foi necessário furar o assoalho da mala para passa-los, usando presa cabos como acabamento.

Fotos:

http://i57.tinypic.com/2yudj46.jpg

http://i59.tinypic.com/34njuhi.jpg

http://i58.tinypic.com/25gqiv4.jpg

http://i61.tinypic.com/293ir9u.jpg

http://i57.tinypic.com/168hoo3.jpg

jeisonk
06/02/2015, 15:12
Ficando interessante isso.
Abreu, bateu em que número o consumo?

Abs

abreu
07/02/2015, 15:48
Segue a foto da bateria e o compressor já devidamente instalado.
O próximo passo agora é retirar os bancos traseiros e instalar a geladeira Waeco 35L por trás da bateria e compressor.

http://i61.tinypic.com/161l1qx.jpg

sandro_ventania
07/02/2015, 16:22
Abreu...tá show! Parabéns de ter o desprendimento de mesmo o carro sendo 0km, não se privar de fazer essas modificações, que são realmente bem vindas para o proposito do carro!

helio bruno lopes
07/02/2015, 16:27
Uma coisa que está me preocupando no Troller é a sua autonomia.
O problema não é o consumo, esse é até razoável para uma caixa de sapatos ambulante, o problema é tanque de "apenas" 62 litros.
Deixando uma reserva "técnica" de 8 litros (64km), tenho apenas 54 litros para rodar efetivamente.

Acredito que depois de 100% carregado, o Troller não faça mais do que 8,5km/l na estrada (mantendo 100 a 110 de velocidade real no GPS). Isso me dá uma autonomia de 459Km.

Estava acostumado com a Full, com 88 litros de diesel, fazendo 9,5Km/l na estrada, o que dava 760Km e deixando ainda 8 litros de reserva (76km).

Conversando com a patroa, ela aprovou minha ideia de fazer uma carretinha pequena para levar atrás do carro, com uma barraca, pia, fogão, gás, tanque de água, combustível e mais espaço para as bagagens.

Acho que com 10 a 12K consigo fazer algo exatamente como quero.
É caro, mas não vejo outra forma de transportar combustível de forma segura no Troller.
De quebra ainda consigo levar a barraca, pia, fogão e etc.

Quem aqui tem experiências em viajar rebocando uma carrocinha?

Eu fiz muito isso quando andava de quadricíclo, na época usava um Troller 2010 com pneus 33" para rebocar, passei vários sustos com o freio ineficiente do antigo Troller.

Esse novo tem um freio excelente e é aprovado para até 750Kg de reboque sem freios.

Seguem alguns projetos que me chamaram atenção:

http://www.expeditionutah.com/images/Upload/Trailer_Tech/AT_Chaser.jpg

http://www.adventuretrailers.eu/image.php?width=980&quality=80&image=http://www.adventuretrailers.eu/images/26.jpg[img]

[IMG]http://www.compprocrawlers.com/albums/album47/DSC09201.sized.jpg



Boa idéia essa da carretinha, mesmo porque acho estranha aquelas barracas de teto em carros.
Pensando aqui numa carretinha dessas eu colocaria pneus mais finos, pois esses largos ai num atoleiro (como nao tracionam) poriam atrapalhar e muito o desempenho do carro.

abreu
09/02/2015, 15:40
Ficando interessante isso.
Abreu, bateu em que número o consumo?

Abs

Em algumas situações, o consumo melhorou mais de 1km/l...

Na cidade saí de 6,8km/l para 8,1km/l...
Na estrada para praia, 180km ida e volta, o consumo passou de ruins 7,9km/l para bons 10,6km/l...

Isso porque hoje o carro não faz mais regenerações do DPF, que utilizava diesel para queimar a fuligem do escape.

Abraços.

jeisonk
09/02/2015, 17:24
Em algumas situações, o consumo melhorou mais de 1km/l...

Na cidade saí de 6,8km/l para 8,1km/l...
Na estrada para praia, 180km ida e volta, o consumo passou de ruins 7,9km/l para bons 10,6km/l...

Isso porque hoje o carro não faz mais regenerações do DPF, que utilizava diesel para queimar a fuligem do escape.

Abraços.

Valeu

Uma mudança significativa, interessante isso.

:concordo:

abreu
11/02/2015, 22:34
Hoje ao final do tanque o consumo melhorou ainda mais... Na "ponta do lápis" consegui 8,6km/l na cidade!
Um acréscimo de 1,8km/h ante o carro original!

Estou plenamente satisfeito, valeu o investimento!

Esse carnaval vou refazer o consumo na estrada, que era de ruins, 7,9km/l.

Abraços.

abreu
11/02/2015, 22:37
Dilema grande quanto a instalação da geladeira.
Não sei se removo o banco esquerdo (o menor) ou se corto o meio do banco para instala-la no centro, entre os 2 bancos, como o um descansa braço.

Se eu tiver coragem de cortar, posso usa-la também no dia-a-dia sem atrapalhar muita coisa, pois continuarei com um carro de 4 lugares. Quando for viajar, tiro os 2 bancos e ela fica no centro.

Ou se removo apenas o banco menor e instalo ela lá. O problema é que no dia-a-dia o acesso ao banco de trás fica sendo 100% pela porta do motorista, que o banco não abre tão bem quanto o do passageiro, já que eu modifiquei a altura do mesmo.

Enfim, estou estudando se tenho coragem de passar a serra no banco traseiro!

Abraços.

abreu
11/02/2015, 22:45
Alguém sabe se existe um sistema de piloto automático que possa ser instalado em carros manuais sem esses acessórios de fábrica?

É o que está faltando para o carro ficar 100% para expedições!

Abraços.

sandro_ventania
11/02/2015, 23:48
Dilema grande quanto a instalação da geladeira.
Não sei se removo o banco esquerdo (o menor) ou se corto o meio do banco para instala-la no centro, entre os 2 bancos, como o um descansa braço.

Se eu tiver coragem de cortar, posso usa-la também no dia-a-dia sem atrapalhar muita coisa, pois continuarei com um carro de 4 lugares. Quando for viajar, tiro os 2 bancos e ela fica no centro.

Ou se removo apenas o banco menor e instalo ela lá. O problema é que no dia-a-dia o acesso ao banco de trás fica sendo 100% pela porta do motorista, que o banco não abre tão bem quanto o do passageiro, já que eu modifiquei a altura do mesmo.

Enfim, estou estudando se tenho coragem de passar a serra no banco traseiro!

Abraços.

A opção de colocar entre os bancos traseiros me pareceu mais atraente e prática para o dia-a-dia.

jeisonk
12/02/2015, 12:12
Ou se removo apenas o banco menor e instalo ela lá. O problema é que no dia-a-dia o acesso ao banco de trás fica sendo 100% pela porta do motorista, que o banco não abre tão bem quanto o do passageiro, já que eu modifiquei a altura do mesmo.



Abreu, não dá pra inverter a posição dos bancos? Colocar a geladeira atrás de ti e o banco com 2 lugares no lado do carona?

Sobre piloto automático, na minha antiga Full 98, câmbio manual, tinha, era um sistema eletro-mecânico, de repente rola uma gambiarra.
Ou então adaptar algo da própria Ranger, as manuais não tem opção de piloto automático?

Abs

ecoperegrino
22/02/2015, 17:00
Sim, existe.
O fabricante se chama DALGAS; Ele não vende para varejo.
No meu caso eu Tenho uma HILUX 2009 SR com cambio manual. (o modelo nao tinha piloto automatico de fabrica).
Fui na concessionária TOYOTA e pedi para adaptar o piloto automático.
Porque a DALGAS so oferece a garantia quando instalado em concessionaria.
Um ano de garantia.
O piloto automático desarma quando se pisa no freio, se pisa na embreagem, ou se aciona o botão de desligamento.
O resultado é excelente, pois traz economia de combustivel, e despreocupação quanto a radares e descanso no pé.
Mas só é pratico em estradas retas com pouco movimento.




Alguém sabe se existe um sistema de piloto automático que possa ser instalado em carros manuais sem esses acessórios de fábrica?

É o que está faltando para o carro ficar 100% para expedições!

Abraços.

ANTONIO CIORRA BILOVOL
23/02/2015, 16:21
Não deixe de visitar os campings da região Sul, se for a Gramado uma sugestão bem legal e ficar na AABB, lugar calmo e com muito bo infraestrutura, tbem em SC o camping do Rio Vermelho.

abreu
23/02/2015, 16:31
Abreu, não dá pra inverter a posição dos bancos? Colocar a geladeira atrás de ti e o banco com 2 lugares no lado do carona?

Sobre piloto automático, na minha antiga Full 98, câmbio manual, tinha, era um sistema eletro-mecânico, de repente rola uma gambiarra.
Ou então adaptar algo da própria Ranger, as manuais não tem opção de piloto automático?

Abs

Infelizmente não dá Jeison... Os bancos possuem formatos diferentes nas extremidades...
Eu decidi retirar o banco menor mesmo, fica mais fácil para quando for viajar só tirar o maior...

Na verdade estou andando sem bancos traseiros por enquanto... Kkkk...

Quanto ao piloto automático, estou pesquisando os sistemas disponíveis.

Abraços.

abreu
23/02/2015, 16:32
Sim, existe.
O fabricante se chama DALGAS; Ele não vende para varejo.
No meu caso eu Tenho uma HILUX 2009 SR com cambio manual. (o modelo nao tinha piloto automatico de fabrica).
Fui na concessionária TOYOTA e pedi para adaptar o piloto automático.
Porque a DALGAS so oferece a garantia quando instalado em concessionaria.
Um ano de garantia.
O piloto automático desarma quando se pisa no freio, se pisa na embreagem, ou se aciona o botão de desligamento.
O resultado é excelente, pois traz economia de combustivel, e despreocupação quanto a radares e descanso no pé.
Mas só é pratico em estradas retas com pouco movimento.

Maravilha!

Vou atrás disso! Para viagens longas vai ser uma maravilha!

Abraços.

Amostardeiro
23/02/2015, 17:00
Maravilha!

Vou atrás disso! Para viagens longas vai ser uma maravilha!

Abraços.

No ebay tem vários a venda da marca Rostra, os mesmos que são distribuidos pela Dalgas.

Abs

abreu
25/02/2015, 13:48
No ebay tem vários a venda da marca Rostra, os mesmos que são distribuidos pela Dalgas.

Abs

Maravilha, vou olhar agora mesmo!
Obrigado.

abreu
25/02/2015, 14:08
Estou começando a instalar a geladeira Waeco CF40. Ela possue 37L, com compressor e pode ser ligada em DC 12-24v ou AC 100-240v.
Vou instalar de uma forma que fique fácil de remove-la do carro, para a noite ligar na tomada e manter tudo gelado.
Ela é bem interessante, com termostato que varia entre -18º e 10º. Pode ser usada como geladeira ou congelador.

No carro, estou com duas baterias de 75Ah Heliar, totalizando 150Ah.
Meu alternador tem 110A.

A geladeira possui proteção contra descarregamento da bateria, que desliga automáticamente quando a voltagem cai abaixo do valor selecionado (3 opções de valores: 10.4, 11 ou 12v).

O consumo dela a pleno funcionamento é de 6A, ou uns 72w a 12v.
Teoricamente, 150A dariam 25h de funcionamento ininterruptos, mas ai não sobraria energia para dar a partida no carro.
Então vou usar um isolador de bateria, ficando uma bateria de 75Ah para a geladeira, e outra para partida.
Logo, teoricamente tenho 12,5h de funcionamento contínuo da geladeira.

Hoje começo a botar a instalação em prática!

Abraços.

abreu
25/02/2015, 15:35
Só uma correção, 6A ou 72w é o consumo dela a pleno funcionamento.
Depois de gelada, o consumo cai para 3.75A ou 45w, o que dá 20h na bateria de 75Ah.

Abraços.

Rubens Linhalis
25/02/2015, 18:01
Só uma correção, 6A ou 72w é o consumo dela a pleno funcionamento.
Depois de gelada, o consumo cai para 3.75A ou 45w, o que dá 20h na bateria de 75Ah.

Abraços.

Bom saber, acho que vai dar conta tranquilo no meu caso, coloquei uma bateria de 115Ah.. :D

abreu
26/02/2015, 15:58
Bom saber, acho que vai dar conta tranquilo no meu caso, coloquei uma bateria de 115Ah.. :D

Você usa a CF-40 também Rubens?
O que está achando dela?

Eu vi um teste interessante sobre ela, comparando com outras do mercado, e achei a melhor opção.
Também li ótimos reviews de usuários.

Abraços.

abreu
26/02/2015, 16:02
Enfim partirei para a tão esperada primeira aventura!
Nada muito grande, algo próximo a 3600Km de deslocamento total.
Vou a Lençóis-BA, faço base lá para conhecer o que der na Chapada da Diamantina.
Fico 5 dias inteiros na Chapada.

Correndo com os últimos detalhes do carro.
Amanha vou ver se consigo trocar os prisioneiro das rodas, pois como estou usando alargadores as porcas originais não pegaram muita rosca. Vou ver se consigo prisioneiros com 5mm a mais que os originais.

Depois o carro vai para o marceneiro para terminar o móvel da mala e a seguir para o tapeceiro para fazer a modificação no banco traseiro para acomodar a Waeco CF-40.

Abraços.

Rubens Linhalis
26/02/2015, 16:49
Você usa a CF-40 também Rubens?
O que está achando dela?

Eu vi um teste interessante sobre ela, comparando com outras do mercado, e achei a melhor opção.
Também li ótimos reviews de usuários.

Abraços.

Abreu,

Eu uso um modelo da IndelB, é vendido pela Elber aqui no Brasil.. é um modelo bem parecido com a sua.. se bestar é ate o mesmo compressor.. O funcionamento é idêntico do descrito por você postagens acima.

Até agora tenho gostado muito. Atende bem. Tenho ela desde 2013..

E minha esta assim. Retirei os bancos traseiros do Pacato (uma SW4), tem link da preparação do carro na minha assinatura.


493879


abraços!

Amostardeiro
26/02/2015, 22:05
Abreu,

Eu uso um modelo da IndelB, é vendido pela Elber aqui no Brasil.. é um modelo bem parecido com a sua.. se bestar é ate o mesmo compressor.. O funcionamento é idêntico do descrito por você postagens acima.

Até agora tenho gostado muito. Atende bem. Tenho ela desde 2013..

E minha esta assim. Retirei os bancos traseiros do Pacato (uma SW4), tem link da preparação do carro na minha assinatura.


493879


abraços!

Rubens

O compressor da IndelB41 tem 45 W de potência, ie, a amperagem de trabalho em 12V é de +- 3,75 A, o consumo é de 0,22 kw em 24 horas.

Vide link http://www.indelb.com/media/files/377_Es%20Fr%20Pt%20-%20IndelB%20AUTOMOTIVE%2012-2014%20LOW%20DEF.pdf

Abs

Amostardeiro
17/03/2015, 17:29
Todos

Boa leitura, ótimas informações sobre veículos para "overlanding".

http://expeditionportal.com/the-10-commandments-of-modifying-an-overland-vehicle/

Abs

abreu
19/03/2015, 15:33
Olá pessoal, infelizmente a instalação da geladeira não deu certo como eu queria...
Removemos toda a capa e espuma dos bancos traseiros para fazer o corte, mas não o resultado não iria agradar.
O corte teria que ser maior do que imaginávamos e eu ficaria com 2 bancos com apenas 28cm de largura (ou seja, desconfortáveis e praticamente inúteis).
Montamos tudo de volta e vou bolar outro jeito de instalar a Waeco CF-40 no Troller.
Provavelmente vou remover o banco menor mesmo e deixar o banco de 2 lugares.

É isso, nem sempre sai tudo como planejado =/

Abraços.

abreu
23/03/2015, 19:08
Atualizações:

Geladeira instalada em cima do banco traseiro mesmo, por enquanto vai ficar assim. O funcionamento dela é maravilhoso, já fiz 2 viagens e é um luxo poder contar com bebidas geladas e comidas que necessitam de refrigeração sem a necessidade de comprar gelo, derramar aquela água quando o gelo derrete. Enfim, 100% aprovada. Estou usando a 2 graus positivo. Nessa temperatura tudo fica bem geladinho. Fiz o teste na primeira noite deixando ela ligada por 10h com o carro desligado, apenas na bateria auxiliar de 75Ah Heliar. Pela manhã ela ainda funcionava normal, mesmo com o sistema de proteção na função média.

Das modificações acabei trocando o pneu 33" pelo 35" =D
Eu sei que são grandes, mas era meu desejo e eu realizei!
Fui buscar os pneus em João Pessoa e fui rodando no carro, montei-os lá, balanceei e voltei dirigindo.
Praticamente não notei diferença na dirigibilidade em relação ao 33". É exatamente o mesmo pneu, Atturo Trail Blade MT, só que maior.
O barulho do pneu contra o asfalto aumentou um pouco, o que indica que a superfície de contato agora está maior.

Não registrei nenhum prejuízo no consumo ainda.
Como a ida para João Pessoa é contra o vento o carro sempre consome mais indo do que voltando. No Troller isso fica bem claro por conta da sua aerodinâmica de caixa de sapato.
Com o pneu 33" ele fez 7,6km/l na ida andando entre 110 e 130Km/h no GPS.
A volta é a favor do vento, com o pneu 35" andando entre 100 e 110km/h no GPS ele fez 10km/l.

10Km/l com pneus 35" e demais acessórios para mim está ótimo.
Ainda mais vindo de um motor grande, com mais de 300cv (agora no Stage 4 da Reiko).

Abraços.

abreu
23/03/2015, 19:10
Seguem algumas fotos dos novos sapatos:

http://i59.tinypic.com/2nsordk.jpg

http://i59.tinypic.com/1495v1u.jpg

Abraços!

abreu
23/03/2015, 19:19
Quarta-feira da próxima semana está agendado para ir para oficina começar o bagageiro do teto.
O bagageiro vai incluir a barraca da Campings World, 6 galões de 10L e a barra de Led, que hoje está em outro suporte.
Vou usar todo o teto do carro, e tentar faze-lo da forma mais baixa possível.
Os galões serão provavelmente 2 para água e 4 para diesel (40 litros extras).

Hoje estou fazendo 520Km por tanque deixando ainda uma margem de 7 litros da reserva.
Com os 40 litros extras aumento a autonomia do carro para 900km.

Também vou instalar um cilindro de ar comprimido em baixo do carro, para o uso de ferramentas pneumáticas com maior eficiência. Hoje já uso as ferramentas direto no compressor, mas a quantidade de ar armazenada é pequena, então tem que ficar parando toda hora para o compressor encher.
Consegui um cilindro de 3 galões (11L) nos EUA por 48 dólar. Com frete ficou $96 Obamas. Muito bem feito, em alumínio e suporta até 250lbs (vou usar o sistema com 120lbs).

Então é isso, é o projeto que não termina nunca!

Enquanto isso estou curtindo o carro em viagens mais curtas. A maior até agora foi Aracajú, cerca de 1600km.

Abraços.

Rubens Linhalis
23/03/2015, 22:41
Ficou muito bonito o carro Abreu!!

Depois do bagageiro instalado, cuidado com a altura de garagens..

Com o bagageiro lotado, e a altura atual do Troller, vai sentir muita diferença em curvas.. não sei se mexeu, mas uma suspensão mais firme ajuda muito!

abraços e acompanhando!

gperes
30/03/2015, 09:27
​Ola Abreu, parabéns pelo projeto!.
Abreu achei muito interessante a idéia dos projetores nos faróis originais, você poderia me dizer aonde comprou os projetores e como foi feita a instalação ?
Agradeço desde ja.
Abraços


Seguem algumas primeira fotos dos novos faróis:
São faróis originais do Troller, abertos por mim, instalado os projetores de 2" (únicos que cabem no Troller) e depois novamente fechados e vedados.

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/538/pRFgJd.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/631/2OQHHK.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/661/hkybUs.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/538/eEnWJj.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/473x630q90/661/w6iEhC.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/840x630q90/537/neQklg.jpg

Abraços.

abreu
31/03/2015, 11:36
​Ola Abreu, parabéns pelo projeto!.
Abreu achei muito interessante a idéia dos projetores nos faróis originais, você poderia me dizer aonde comprou os projetores e como foi feita a instalação ?
Agradeço desde ja.
Abraços


Opa Gperes, os "projectors" como são chamados foram comprados na China, via AliExpress.com, mas eles podem ser encontrados no eBay ou também no DealExtreme.

O que precisa ser observado é a profundidade do mesmo, pois nem todos cabem dentro do farol do Troller.

Quanto a instalação, eu mesmo fiz, utilizando um soprador térmico para abrir os faróis originais.
Não é trabalhoso, mas requer muita paciência.

A iluminação melhora 100%.

Abraços.

tropikos23
28/04/2015, 13:00
companheiros, ao escolher o 4x4 e montar meu projeto frequentei muito esse forum e foi de grande valor, por isso, gostaria também de dar minha contribuição, particularmente sobre as transformações que fiz para a trip que estou começando. sou novo no mundo 4x4 e em expedições, tudo novo, mas to achando sensacional.

vou fazer uma viagem de praticamente um ano, começando pelo Brasil, focado nos parques nacionais e interior do país, depois devo seguir pela América do Sul. escolhi o Jimny baseado em vários critérios, sendo um dos principais, a possibilidade de poder comprar um 4x4 zero Km, onde meu orçamento cabia, e evitar surpresas.

criei um site para registrar a viagem e uma fanpage no Facebook, para os que gostam de fotos e vídeos, estão convidados a acompanhar:
http://tropikos23.com
http://facebook.com/tropikos23


http://youtu.be/DE5uyJ-v29k

500260500261500262500263500264500265

Miranda_MG
28/04/2015, 21:10
companheiros, ao escolher o 4x4 e montar meu projeto frequentei muito esse forum e foi de grande valor, por isso, gostaria também de dar minha contribuição, particularmente sobre as transformações que fiz para a trip que estou começando. sou novo no mundo 4x4 e em expedições, tudo novo, mas to achando sensacional.

vou fazer uma viagem de praticamente um ano, começando pelo Brasil, focado nos parques nacionais e interior do país, depois devo seguir pela América do Sul. escolhi o Jimny baseado em vários critérios, sendo um dos principais, a possibilidade de poder comprar um 4x4 zero Km, onde meu orçamento cabia, e evitar surpresas.

criei um site para registrar a viagem e uma fanpage no Facebook, para os que gostam de fotos e vídeos, estão convidados a acompanhar:
http://tropikos23.com
http://facebook.com/tropikos23


Fabiano, sensacionais a preparação e o projeto. Parabéns.

Além do porta-malas, mexeu em algo mais?

Abraço,

Miranda

jeisonk
28/04/2015, 22:05
Fabiano, sem palavras, show :palmas::palmas:

Abraços

RodrigoSoracco
29/04/2015, 07:14
criei um site para registrar a viagem e uma fanpage no Facebook, para os que gostam de fotos e vídeos, estão convidados a acompanhar:
http://tropikos23.com
http://facebook.com/tropikos23



Muito bom. Acompanhando lá!

AAssis
29/04/2015, 07:19
Parabens colega... Ficou muito bom!! Voce realmente é um magico..rs... Curto muito o Jim mas o espaco pra mim sempre foi um limitador...


companheiros, ao escolher o 4x4 e montar meu projeto frequentei muito esse forum e foi de grande valor, por isso, gostaria também de dar minha contribuição, particularmente sobre as transformações que fiz para a trip que estou começando. sou novo no mundo 4x4 e em expedições, tudo novo, mas to achando sensacional.

vou fazer uma viagem de praticamente um ano, começando pelo Brasil, focado nos parques nacionais e interior do país, depois devo seguir pela América do Sul. escolhi o Jimny baseado em vários critérios, sendo um dos principais, a possibilidade de poder comprar um 4x4 zero Km, onde meu orçamento cabia, e evitar surpresas.

criei um site para registrar a viagem e uma fanpage no Facebook, para os que gostam de fotos e vídeos, estão convidados a acompanhar:
http://tropikos23.com
http://facebook.com/tropikos23


http://youtu.be/DE5uyJ-v29k

500260500261500262500263500264500265

tropikos23
29/04/2015, 22:25
Valeu companheiros!!! abração

abreu
04/05/2015, 14:36
Muito bom Fabiano!
Estou organizando as coisas ainda, o trabalho me consome bastante, mas estou mais perto do que longe!

Abraços.

abreu
04/05/2015, 23:56
Fiz mais algumas modificações no carro, algumas bestas, outras muito importantes.

Troquei os bancos dianteiros originais pelos bancos da BMW 320i 2014, bancos 100% elétricos com 2 memórias de regulagens.
A adaptação foi relativamente simples. Mantive o sistema original que levanta os bancos, todos o resto das regulagens é elétrico. O ganho de conforto é imensurável. É mais perceptível do que a troca de toda a suspensão do carro.

Também pintei aquelas partes pratas do painel de preto black piano, não gosto de coisas pratas no painel.
Fiz o console com os botões que necessito e o rádio amador.
Troquei o descansa pé pelo da Power Off-Road, assim como os estribos laterais do carro.

Retirei toda a frente do carro para repintar algumas partes, trocar os faróis e refazer algumas instalações que não estavam me agradando. Também aproveitei para reforçar algumas partes do carro.

Durante esse processo, saí com o carro e um dos mangotes da parte pressurizada do motor (mangotes após o turbo) estourou. Como já há relatos disso acontecendo em outros Troller's, substituí toda a parte pressurizada do carro por tubos de inox com conexões de silicone de alta resistência e braçadeiras em inox.

O bloqueio de diferencial traseiro também já foi instalado, falta agora fazer a instalação do dianteiro.
Vou também encurtar levemente a relação do carro, de 3.31 para 3.73.

A geladeira Dometic continua com instalação provisória, mas recomendo a todos! Não há nada como poder levar queijos, presunto, água gelada, uma cerveja, sem precisar estar se preocupando com gelo e em derramar a água que ele faz.

Ufa, a lista é grande, mas está indo!

Algumas fotos:

http://i61.tinypic.com/r9fwjn.jpg

http://i61.tinypic.com/2mxh6qw.jpg

http://i60.tinypic.com/1s00o1.jpg

http://i60.tinypic.com/2cru9mr.jpg

Flavio_FF
10/05/2015, 12:15
Não está, mas bolei um sistema que a barra de led fica virada para baixo no dia-a-dia. Só na hora das trilhas ou de pegar uma estrada deserta a noite é que viro ela para frente.

Abraços.

Abreu,

Você poderia postar algumas fotos desse sistema que você fez para barra led. Pois eu usava uma no antigo Troller e ainda nãa consegui instalar no novo.

Grato,

Luizxv
13/05/2015, 22:21
Abreu, vi uma foto em que você instalou um apoio de braço. Gostaria de saber como fazer essa adaptação.
Desde já agradeço pela informação.

AAssis
14/05/2015, 06:55
Parabens ..ta lindao!!

abreu
14/05/2015, 16:26
Abreu, vi uma foto em que você instalou um apoio de braço. Gostaria de saber como fazer essa adaptação.
Desde já agradeço pela informação.

É uma adaptação Luiz...
Comprei um descansa braço da Artefato para o Renault Duster e fiz a adaptação no porta copos que tem no Troller. É simples e rápido.

Abraços.

abreu
14/05/2015, 16:26
Abreu,

Você poderia postar algumas fotos desse sistema que você fez para barra led. Pois eu usava uma no antigo Troller e ainda nãa consegui instalar no novo.

Grato,

Posto já Flávio.

gperes
15/05/2015, 12:03
Abreu, muito bacana o console com o rádio embutido, esta peça você mesmo fez ? Obrigado



Fiz mais algumas modificações no carro, algumas bestas, outras muito importantes.

Troquei os bancos dianteiros originais pelos bancos da BMW 320i 2014, bancos 100% elétricos com 2 memórias de regulagens.
A adaptação foi relativamente simples. Mantive o sistema original que levanta os bancos, todos o resto das regulagens é elétrico. O ganho de conforto é imensurável. É mais perceptível do que a troca de toda a suspensão do carro.

Também pintei aquelas partes pratas do painel de preto black piano, não gosto de coisas pratas no painel.
Fiz o console com os botões que necessito e o rádio amador.
Troquei o descansa pé pelo da Power Off-Road, assim como os estribos laterais do carro.

Retirei toda a frente do carro para repintar algumas partes, trocar os faróis e refazer algumas instalações que não estavam me agradando. Também aproveitei para reforçar algumas partes do carro.

Durante esse processo, saí com o carro e um dos mangotes da parte pressurizada do motor (mangotes após o turbo) estourou. Como já há relatos disso acontecendo em outros Troller's, substituí toda a parte pressurizada do carro por tubos de inox com conexões de silicone de alta resistência e braçadeiras em inox.

O bloqueio de diferencial traseiro também já foi instalado, falta agora fazer a instalação do dianteiro.
Vou também encurtar levemente a relação do carro, de 3.31 para 3.73.

A geladeira Dometic continua com instalação provisória, mas recomendo a todos! Não há nada como poder levar queijos, presunto, água gelada, uma cerveja, sem precisar estar se preocupando com gelo e em derramar a água que ele faz.

Ufa, a lista é grande, mas está indo!

Algumas fotos:

http://i61.tinypic.com/r9fwjn.jpg

http://i61.tinypic.com/2mxh6qw.jpg

http://i60.tinypic.com/1s00o1.jpg

http://i60.tinypic.com/2cru9mr.jpg

sandro_ventania
15/05/2015, 17:47
Fiz mais algumas modificações no carro, algumas bestas, outras muito importantes.

Troquei os bancos dianteiros originais pelos bancos da BMW 320i 2014, bancos 100% elétricos com 2 memórias de regulagens.
A adaptação foi relativamente simples. Mantive o sistema original que levanta os bancos, todos o resto das regulagens é elétrico. O ganho de conforto é imensurável. É mais perceptível do que a troca de toda a suspensão do carro.

Também pintei aquelas partes pratas do painel de preto black piano, não gosto de coisas pratas no painel.
Fiz o console com os botões que necessito e o rádio amador.
Troquei o descansa pé pelo da Power Off-Road, assim como os estribos laterais do carro.

Retirei toda a frente do carro para repintar algumas partes, trocar os faróis e refazer algumas instalações que não estavam me agradando. Também aproveitei para reforçar algumas partes do carro.

Durante esse processo, saí com o carro e um dos mangotes da parte pressurizada do motor (mangotes após o turbo) estourou. Como já há relatos disso acontecendo em outros Troller's, substituí toda a parte pressurizada do carro por tubos de inox com conexões de silicone de alta resistência e braçadeiras em inox.

O bloqueio de diferencial traseiro também já foi instalado, falta agora fazer a instalação do dianteiro.
Vou também encurtar levemente a relação do carro, de 3.31 para 3.73.

A geladeira Dometic continua com instalação provisória, mas recomendo a todos! Não há nada como poder levar queijos, presunto, água gelada, uma cerveja, sem precisar estar se preocupando com gelo e em derramar a água que ele faz.

Ufa, a lista é grande, mas está indo!

Algumas fotos:

http://i61.tinypic.com/r9fwjn.jpg

http://i61.tinypic.com/2mxh6qw.jpg

http://i60.tinypic.com/1s00o1.jpg

http://i60.tinypic.com/2cru9mr.jpg



Abreu...tudo muito showw!
Só um pitaco...pense melhor na questão de voce reduzir a relação do carro. Só seria interessante se esse carro fosse só pra rodar na trilha. Fazer viagens, expediçoes, etc...normalmente exige longas horas de estrada e se voce reduzir mais ainda a relação, ele vai ficar trabalhando com o giro mais alto, além de aumentar o consumo, força mais o carro. Esse carro, com esse motor já é estupidamente forte, com torque pra dar e vender! Pra que voce vai reduzir ainda mais a relação?
Pra voce ter uma idéia, a minha hilux é aspirada...só tem 87 cavalinhos...e eu já viajei metade do Brasil com ela!
Eu no seu caso, era mais fácil alongar a relação do que reduzir...deixa como está que é mais negocio pra voce!

Armindo Neto
15/05/2015, 22:01
Abreu, teu Troller tá ficando do caraio!!! Parabéns!!!
Estou acompanhando...
abs

Matheus Bravo
02/06/2015, 14:11
Fiz mais algumas modificações no carro, algumas bestas, outras muito importantes.

Troquei os bancos dianteiros originais pelos bancos da BMW 320i 2014, bancos 100% elétricos com 2 memórias de regulagens.
A adaptação foi relativamente simples. Mantive o sistema original que levanta os bancos, todos o resto das regulagens é elétrico. O ganho de conforto é imensurável. É mais perceptível do que a troca de toda a suspensão do carro.

Também pintei aquelas partes pratas do painel de preto black piano, não gosto de coisas pratas no painel.
Fiz o console com os botões que necessito e o rádio amador.
Troquei o descansa pé pelo da Power Off-Road, assim como os estribos laterais do carro.

Retirei toda a frente do carro para repintar algumas partes, trocar os faróis e refazer algumas instalações que não estavam me agradando. Também aproveitei para reforçar algumas partes do carro.

Durante esse processo, saí com o carro e um dos mangotes da parte pressurizada do motor (mangotes após o turbo) estourou. Como já há relatos disso acontecendo em outros Troller's, substituí toda a parte pressurizada do carro por tubos de inox com conexões de silicone de alta resistência e braçadeiras em inox.

O bloqueio de diferencial traseiro também já foi instalado, falta agora fazer a instalação do dianteiro.
Vou também encurtar levemente a relação do carro, de 3.31 para 3.73.

A geladeira Dometic continua com instalação provisória, mas recomendo a todos! Não há nada como poder levar queijos, presunto, água gelada, uma cerveja, sem precisar estar se preocupando com gelo e em derramar a água que ele faz.

Ufa, a lista é grande, mas está indo!

Algumas fotos:

http://i61.tinypic.com/r9fwjn.jpg

http://i61.tinypic.com/2mxh6qw.jpg

http://i60.tinypic.com/1s00o1.jpg

http://i60.tinypic.com/2cru9mr.jpg



Abreu, poderia me dizer aonde encontro bancos iguais a este? e se possível explicar melhor como colocou o descansa braço? abraços!!

AG
18/06/2015, 16:44
Parabéns pela viatura. Já fiz várias viagens de Jeep. Não esqueça de ferramentas, pois dependendo de onde andar, solta tudo. Já tive até maçaneta de porta que caiu. Em longa viagem, é muito importante tudo estar fixo e revisar se tudo está preso, se não soltou nada pelo carro.
Como você está instalando muita coisa, são mais itens a serem verificados.
Você vai mesmo acampar ? Precisa deste acessório. Hoje existem muitas pousadas. Em caso de emergencia, arma uma pequena barraca com colchao inflável.
Leve também peças sobressalentes, pedaços de borracha (camara de pneu), fitas, elasticos : Precisamos ser Macgyver nestas viagens.
Não viajaria sozinho tambem. Arrume outro carro para lhe acompanhar ou ingresse em algum grupo. É mais seguro, terá chances de conhecer lugares que não exploraria sozinho.

cassiokarmann
20/06/2015, 18:52
Abreu!! Esse seu Troller tá ANIMAL!!! Coloca essa onça na estrada logo!!Sonho em fazer exatamente o mesmo que você... Parabéns pelo carro... Já sou seu fã.... Ta perfeito!
Por favor, continue postando sua modificações e preparativos que você tá mandando muito bem!
Você é de São Paulo? Se você não se importar, quando eu comprar o meu vou trocar uma idéia contigo!

AAssis
20/06/2015, 23:59
o pessoal da troller tinha que dar uma grana pra te ajudar... Ver seu troller da vontade de ter um ....rs...

JoniBarth
18/07/2015, 14:07
Boa tarde Abreu, você poderia dar maiores detalhes da instalação dos bancos? Eu encontrei os bancos da BMW 320i, mas são um pouco mais altos, então parece que dificulta levantá-los para acesso aos bancos traseiros e a base é mais larga que o original. Então como vc fez?
obrigado,



Fiz mais algumas modificações no carro, algumas bestas, outras muito importantes.

Troquei os bancos dianteiros originais pelos bancos da BMW 320i 2014, bancos 100% elétricos com 2 memórias de regulagens.
A adaptação foi relativamente simples. Mantive o sistema original que levanta os bancos, todos o resto das regulagens é elétrico. O ganho de conforto é imensurável. É mais perceptível do que a troca de toda a suspensão do carro.

Também pintei aquelas partes pratas do painel de preto black piano, não gosto de coisas pratas no painel.
Fiz o console com os botões que necessito e o rádio amador.
Troquei o descansa pé pelo da Power Off-Road, assim como os estribos laterais do carro.

Retirei toda a frente do carro para repintar algumas partes, trocar os faróis e refazer algumas instalações que não estavam me agradando. Também aproveitei para reforçar algumas partes do carro.

Durante esse processo, saí com o carro e um dos mangotes da parte pressurizada do motor (mangotes após o turbo) estourou. Como já há relatos disso acontecendo em outros Troller's, substituí toda a parte pressurizada do carro por tubos de inox com conexões de silicone de alta resistência e braçadeiras em inox.

O bloqueio de diferencial traseiro também já foi instalado, falta agora fazer a instalação do dianteiro.
Vou também encurtar levemente a relação do carro, de 3.31 para 3.73.

A geladeira Dometic continua com instalação provisória, mas recomendo a todos! Não há nada como poder levar queijos, presunto, água gelada, uma cerveja, sem precisar estar se preocupando com gelo e em derramar a água que ele faz.

Ufa, a lista é grande, mas está indo!

Algumas fotos:

http://i61.tinypic.com/r9fwjn.jpg

http://i61.tinypic.com/2mxh6qw.jpg

http://i60.tinypic.com/1s00o1.jpg

http://i60.tinypic.com/2cru9mr.jpg

JoniBarth
18/07/2015, 14:13
Boa tarde Matheus,
Eu achei 3 pares desses bancos aqui em Brasília. Mas eles são um pouco mais alto que o original e a base um pouco mais larga. Pedi para o Abreu dar maiores detalhes sobre a instalação. Se der certo posso te ajudar a comprar os bancos também. O cara me fez o par por R$ 800. Banco usado, em bom estado e sistema elétrico funcionando.
abs,
joni barth


Abreu, poderia me dizer aonde encontro bancos iguais a este? e se possível explicar melhor como colocou o descansa braço? abraços!!

Lucas melo
01/08/2015, 15:13
excelente topico. parabéns manolo.passando pra assinar

Marcio Pita
01/08/2015, 22:28
Belo carro, poderia dar mais informações sobre esses botões para acionamento de luzes auxiliares?

mv3eng
20/10/2015, 19:28
Abreu,

pode dar mais detalhes de como colocou os botões e fixou a barra de led???


Obrigado

mv3eng
20/10/2015, 19:55
Abreu,

pode dar mais detalhes de como colocou os botões e fixou a barra de led???


Obrigado


Achei abreu, esta nesse tópico, não tenho essa habilidade toda não

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/148069-instalacao-do-py-no-troller-2015-a.html

sandro_ventania
15/02/2016, 11:08
Poxa vida...por onde anda o Abreu??? Será que já partiu rumo ao infinito???

samucace
29/06/2016, 09:24
Pela quantidade de equipamentos que instalou, deve ter ido mesmo pro infinito rsrsrsrs

Amostardeiro
29/06/2016, 11:39
Pela quantidade de equipamentos que instalou, deve ter ido mesmo pro infinito rsrsrsrs

:concordo: ;)

Abs

rafaellsm
28/07/2016, 00:17
Li o tópico todo e fiquei com a sensação de que o filme acabou sem o final.

Abreu ainda tá por aí? Será que tá tá bem com o cara?

Lendo tudo isso me peguei ansioso para ver aonde ele ia se meter.... Continuo curioso!

Irajunior
26/09/2016, 21:07
Li o tópico todo e fiquei com a sensação de que o filme acabou sem o final.

Abreu ainda tá por aí? Será que tá tá bem com o cara?

Lendo tudo isso me peguei ansioso para ver aonde ele ia se meter.... Continuo curioso!

Abreu não foi fazer essas expedições não, ele esta ou estava em processo de mudança de país.
conheço ele pessoalmente e ja vi o caro dele, no momento o carro dele acho q esta parado na garagem.

Arildo MT
27/09/2016, 01:23
Abreu num leu/respondeu o pau comeu:baseado:

Cmacedo
14/10/2016, 10:51
Bom dia Abreu,

tenho um Troller 2015/2016, reprogramado pela REIKO estage 2.
Ele está com 12.000 km. A valvula EGR, embora esteja delete, já apresentou vazamento de agua por 3 vezes, necessitando de ser substituida. Vi na sua mensagem que voce retirou a sua. Como isso foi feito? Foi retirada com a DPF, ou simplesmente delete com a reprogramação?

TrilheiroDF
10/01/2017, 14:43
Boa tarde pessoal,

li o tópico do início até aqui, e não vi como ficou o jipe do Abreu, as fotos não existem mais no site. Se alguém tiver fotos de como ficou o carro do amigo Abreu, favor postar....

Valeu galera!!!!