Ver Versão Completa : Mecânica Omega Australiano 3.8 - Projeto 4x4.
leonboschetti
07/10/2014, 15:39
Amigos, boa tarde.
Gostaria da opinião de vocês e também saber se estou postando no lugar certo. Caso não, peço desculpas.
Tenho um Omega Australiano 2000 V6 3.8 automático de 4 marchas que está na família desde zero, tesão de carro, forte, confortável, seguro, uma barcona....:drool: Carro sempre muito bem cuidado e com um histórico de manutenção de dar inveja... Porem tem um problema :cry: é blindado com o nível 5, a blindagem mais pesada e antiga que existe. No carro já foi trocada toda a suspensão duas vezes, já fez revisão da blindagens algumas vezes e já está na hora de refazer tudo de novo onde irei gastar uma fortuna para deixar o carro zero de novo e ele só esta com 150 mil rodados. Foi dai que surgiu a ideia de usar o carro para outro projeto.
Opção 1. Tenho um Opala 1979 e já pensei em transformar em um Opala Australiano V6 :cool: que acredito que ia ficar muito bom, pois a mecânica do omega esta zerada e fora todo o conforto que traz de cambio automático, dh, ar-cond e etc. Mas vou ter que cortar o carro inteiro...:shock:
Opção 2. Montar um projeto 4x4 e ai que gostaria da opinião dos mestres do fórum.
Pensei desde pegar um Cj, JPX ou F-75 e colocar todo o power-train e mais os acessórios ou até montar uma gaiola 4x4 com eixos de rural e etc.... Sei que a mecânica é muito resistente, é projetada para aguentar por volta de 400cv e roda somente com a metade dessa cavalagem, mas o que me deixa na duvida é toda a eletrônica envolvida. E sei que eletrônico e água não se dão bem.. :fight: rsrs
Também tem a questão de acoplar uma tração nesse cambio, não tenho nem ideia se é possível.
Por tudo isso que recorro a opinião dos senhores que são expertos em tudo isso.... Vale a pena?!
colocaria tudo no opalao sem pensar 2x.... :mrgreen:
colocaria tudo no opalao sem pensar 2x.... :mrgreen:
Idem! Sem pensar meia vez.
Renato Fraga
08/10/2014, 01:08
Já tá fumcionando o opala australiano ????
Rubens Linhalis
08/10/2014, 08:47
Monta tudo no Opala!
leonboschetti
08/10/2014, 11:51
Opaaa... pelo jeito o pessoal quer ver um Opala Australiano mesmo :twisted::twisted: hahahaha
Tenho muita essa vontade, acho que iria ficar muito bom esse bólido da chevrolet...hehehe
Mas vamos lá, não quero fugir do assunto do forum que é falar sobre 4x4.
Mesmo que eu não utilize meu o Omega para um projeto 4x4 e siga mais a linha do Opala Australiano, (mas a ideia de ter uma F75 ou um CJ5 com as medidas do CJ7 e essa mecânica ainda é bastante atraente...rsrs) vejo muita gente que não consegue sustentar um carro desse (Consumo de 3 - 3.5 na cidade, maioria blindado, manutenção cara e IPVA de importado) vendendo a preços bem convidativos para iniciar um projeto 4x4. Porque não é muito cogitada essa ideia?
Sei que vão dizer que eu já respondi a minha pergunta lá em cima... MANUTENÇÃO. Mas a manutenção que eu me refiro é de todo o carro, menos do motor. Acho que 95% dos omegas no Brasil são blindados e com o passar tempo traz um gasto gigantesco de peças caras com suspensão, blindagens, carroceria, tapeçaria, tudo exatamente tudo tem que fazer e refazer em um carro blindado para você manter ele andando. Mas galera na mecânica (motor, cambio e diferencial) não lembro de eu ou alguém da minha família ter feito algo muito diferente das preventivas e algumas trocas por desgastes como bobina, retentor, correias e entre outros, mas nada que fuja de um motor 6 cilindros ou de qualquer outro de 150 mil rodados.
Então queria saber se seria loucura :-? minha usar essa mecânica em alguns exemplos de 4x4 que citei e também se teria a possibilidade do cambio aceitar uma tração e diferencial dianteiro (sou meio leigo nesse assunto)?
Se tiverem mais dicas e ideias que não comentei aqui, manda!! Que são super bem vindas!!! hehehe
pedro bonadio
08/10/2014, 13:50
Esse motor é um Buick 3800 V6 de 90º que no Brasil vem com o GM 4L60E que é o mesmo câmbio da Blazer com Vortec 4.3 V6;
O que pode fazer para diminuir a eletrônica é colocar um módulo programável para injeção(FuelTech, Pandoo, MegaSquirt) e um pro câmbio(EZ-TCU) ou tirar tudo do carro. Mas a saída do câmbio você precisará de uma flange para colocar uma caixa de transferência.
Colocaria esse conjunto em um CJ3 ou CJ5 da seguinte forma:
- 3.8L V6 aspirado (apesar de ter saído com SC nos EUA)
- 4L60E
- NP231 ou BW1354
- Dana 44HP (Troller RF) dianteiro com 5.38:1 e ARB
- Dana 44-3 (Ranger 3.0) traseiro com 5.38:1 e Detroit
- 3Link dianteiro com Panhard com molas de Wrangler TJ e amortecedores monotubos
- SOA com feixes de molas de Toyota bandeirantes ou Ranger ou Cherokee e amortecedores monotubos e Tbar
- 35" ou 37"
- Parte eletrônica original bem protegida ou trocada por Fuel Tech FT300 com EZ-TCU pro câmbio.
Seguem tópicos para leitura.
3800 Bible - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/general-4x4-discussion/841159-3800-bible.html)
The GM 4L60E Transmission - Novak Conversions (http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm)
The Buick "90 Degree" V6 Engine - Novak Conversions (http://www.novak-adapt.com/knowledge/buick_90_v6.htm)
Ninguém disse que isso sairá barato.
leonboschetti
08/10/2014, 18:06
Esse motor é um Buick 3800 V6 de 90º que no Brasil vem com o GM 4L60E que é o mesmo câmbio da Blazer com Vortec 4.3 V6;
O que pode fazer para diminuir a eletrônica é colocar um módulo programável para injeção(FuelTech, Pandoo, MegaSquirt) e um pro câmbio(EZ-TCU) ou tirar tudo do carro. Mas a saída do câmbio você precisará de uma flange para colocar uma caixa de transferência.
Colocaria esse conjunto em um CJ3 ou CJ5 da seguinte forma:
- 3.8L V6 aspirado (apesar de ter saído com SC nos EUA)
- 4L60E
- NP231 ou BW1354
- Dana 44HP (Troller RF) dianteiro com 5.38:1 e ARB
- Dana 44-3 (Ranger 3.0) traseiro com 5.38:1 e Detroit
- 3Link dianteiro com Panhard com molas de Wrangler TJ e amortecedores monotubos
- SOA com feixes de molas de Toyota bandeirantes ou Ranger ou Cherokee e amortecedores monotubos e Tbar
- 35" ou 37"
- Parte eletrônica original bem protegida ou trocada por Fuel Tech FT300 com EZ-TCU pro câmbio.
Seguem tópicos para leitura.
3800 Bible - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/general-4x4-discussion/841159-3800-bible.html)
The GM 4L60E Transmission - Novak Conversions (http://www.novak-adapt.com/knowledge/4l60e.htm)
The Buick "90 Degree" V6 Engine - Novak Conversions (http://www.novak-adapt.com/knowledge/buick_90_v6.htm)
Ninguém disse que isso sairá barato.
Opaaa....Pedro, obrigado pela ajuda, vou ver esse material que mandou!!
Não tem como sair baratoo, ainda mais no Brasil!!! :pensativo: Qualquer projeto desse sai mais caro que um carro pronto. :cry: Mas na situação que estou, acho que qualquer direção que eu tomar eu vou gastar bastante (Opala X 4x4 X Geral no Omega)
Tinha pensado em ir aos poucos, comprando algumas coisas aqui outras lá e assim que tivesse uma boa parte, iniciar o projeto.
Essa configuração que você passou seria otimooo, ia ser jeep para a vida inteira, um monstro!!
Pesquisei algumas ideias parecidas aqui no forum, encontrei bastante 4x4 (F-75, Rural, Engesa, CJ) com o powertrain do Opala Automático, bem interessante.
Até montei uma listinha :news-coffee: aqui com o que acho que poderia dar certo para um projeto inicial e depois ir aperfeiçoando.. Não está tão completa e nem tão detalhada quando a sua Pedro :oops: mas achei que poderia ser um ponta pé inicial..:curtir:
Vamos lá.
- Motor 3.8L Buick/GM
- Cambio Automático 4 marchas Overdrive 4L60E
- Tração ai vou colar de você..rsrs NP231 ou BW1354
- Pensei nos dif. dana 44 da F75 ou Rural (Ruim?)
- Suspensão: Feixes de mola da bandeirante quem sabe uns ranchos
- 33 ou 35
- parte eletrônica original BEEEMMM PROTEGIDA!!!
- Ar Cond, DH, Coluna de Direção, Bancos e etc do omega para completar.
Bom isso é uma ideia que pode ser criticada!! hahahaaha
bandoleiro
08/10/2014, 18:33
Esse EZ TCU funciona com motor diesel antigo, para controlar o câmbio. Se funcionar era o que eu estava procurando.
Aguardando quem sabe.
pedro bonadio
09/10/2014, 10:42
Você pode usar sem problemas os eixos de rural ou F75, seu conjunto sai bem mais barato e funcional, dependendo da qualidade que for executado, é jeep pra vida inteira também...
Bandoleiro, o EZ-TCU trabalha independente do motor, ele só controla o câmbio automático eletrônico, nele você programa trocas de marcha entre outros aspectos.
Pedro bonadio,
O acoplamento entre o motor e cambio (capa seca), e igual ao do vortec? Ex: se eu retirar um 4l60e de um vortec ele encaixa no 3.8, a parte traseira do motor tem a furação igual a do 4.3?
E que o meu c/a e o do opala 3l30 e ele serve no 4.3, e no 4.1 sem flange, o 3.8 seria outra opção?
Desculpa a intromissão,
Abraço!
Kako
pedro bonadio
27/10/2014, 15:46
Não, não tem nada a ver. Os 4.3 usam a furação padrão dos V8.
Boa noite
Alguém sabe se dá para trocar o cambio automático do Omega australiano por um manual? Se sim, de qual veículo? Plug end play?
O cambio do omega é o 4L60E
O motor é o L36 Série II da Buick
Este é o desenho da bandeja do cambio
https://i.ibb.co/NjN9k0C/Bandeja-cambio.png (https://imgbb.com/)
Este cambio manual está no MarketPlace.
Porém o vendedor apenas disse que é da ranger V6.
Não sabe a marca e modelo, e a princípio nem ler a plaqueta no cambio.
https://i.ibb.co/9wQg7RL/Captura-de-tela-2022-01-09-21-57-17.png (https://imgbb.com/)
No olho na foto parece que se encaixam, mas um GM (Holden com motor de Buik) com encaixe igual de Ford?
Alguém daria uma opinião?
Achou informações referentes a compatibilidade deste cambio com o motor L36 ? Tenho acesso a este motor de um colega 3.8 v6 Supercharger. porem queria montar este motor com cambio manual. 4x2 mesmo.
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