Ver Versão Completa : Substituição do fluido da transmissão automática!
Boa noite a todos! Estou enfrentando um sério dilema em relação a substituição do fluido da transmissão automática.
Sou proprietário de uma Pajero 3000 98. Comprei ela a uns dias e já estou preocupado com a manutenção. Optei primeiramente por fazer a troca do óleo do motor, diferencial e transmissão automática.
Mas é ai que o problema começou. Conversando com várias pessoas e até mecânicos conceituados na área as opniões se dividiram:
DE UM LADO: TROCAR INDEPENDENTE DE QUANDO FOI FEITA A ULTIMA TROCA.
DO OUTRO: NO CASO DO ÓLEO ESTAR PRETO, FEDIDO (INDICANDO MUITO TEMPO DE USO SEM TROCA) NÃO FAZER A SUBSTITUIÇÃO!!!
A justificativa seria que problemas apareceriam e até mesmo em casos extremos o câmbio nem funcionar após a troca. Fui informado de que o óleo novo poderia retirar alguns componentes do disco que estaria misturados no óleo velho enfim coisas que não entendo e estou cada vez mais confuso!
Por favor me ajudem estou realmente sem saber o que fazer!!!!
Abraço a todos!!!
Também não conheço ao certo o sistema de trocas automáticas da mitsubishi, mas essa materia ajuda Troca de Fluido | (http://automatik.com.br/manutencaotroca_fluido-asp/)
O óleo do cambio segundo o manual da manual, deve ser trocado de 100 mil em 100 mil
pessoalmente eu trocaria sim o oleo, não é para dar problema algum.
Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.
abraços a todos!
particularmente eu efetuaria a troca, não se sabe como o carro foi tratado por antigos donos e outra, óleo novo nunca faz mal ao carro, pelo contrário, só ajuda. Eu fiz a troca do oleo do cambio automatico da minha L200 quando comprei com 100 mil km , hoje com 160 mil km, não tive problema nenhum e o desempenho do cambio continua o mesmo.
acrescentando, o manual do proprietário PEDE a troca
Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.
abraços a todos!
Boa tarde Gilll;
Todo óleo (fluído) tem um tempo máximo para a utilização, isso é claro que vai depender da maneira que cada um utiliza o veículo e do ambiente (mais severo ou menos severo)
Acredito que o mecânico quis dizer, é que não é para ficar mexendo no está quieto e funcionando (concordo plenamente), mas deixar de trocar o fluído depois de ter rodado 100.000 km você pode estar rodando com um fluído que não tem mais todas as propriedades necessárias para a proteção do sistema.
Portanto, deve ser trocado !!
Sds,
Alcione
Sérgio Augusto Mendes
07/10/2014, 20:40
Eu também tenho essa dúvida, certa vez conversando com um engenheiro da fábrica de Catalão ele não recomenda a troca quando está com a kilometragem mais alta e as trocas não tiverem sido feitas conforme manda o manual. Disse que se o óleo só está com a coloração escura mas translúcida, se não tem cheiro nem resíduos, não vale a pena trocar pois correria o risco de o óleo novo não permitir o funcionamento que a caixa já está trabalhando, devido ao gasto dos discos, visto que ele já apresentaria uma textura um pouco diferente, não estaria tão fino quanto o novo. Repito, isto se não foram efetuadas as trocas conforme determina o manual.
É exatamente isso que escutei do mecânico. O duro que eu fico a todo momento pensando nessa bendito óleo kkkkk. Quero muito trocar, tenho muito medo de quebrar a cara depois e o bolso kkkkkk. No meu caso meu óleo não esta tão escuro não...não esta vermelho mas também não esta preto. Mas como o Sérgio comentou um engenheiro da fábrica falou isso ai já é difícil questionar. Agora, quem vai saber se trocou, quando trocou, quantas vezes trocou, é muito complexo esse assunto.
Por outro lado é mais incomodo ainda você saber que tem que trocar e não poder trocar por essa razão de poder travar câmbio enfim...:(
Amatinho
08/10/2014, 08:15
Esse assunto é polêmico. Apesar de ter a mesma dúvida , ter lido bastante, hoje tenho estou mais para o lado de TROCAR, do que NÃO TROCAR. Ou gasta , no caso do meu carro R$ 1000,00 a cada 80 mil Km para trocar ATF , OU uns R$5000,00 para ABRIR o cambio e fazer manutenção com Quilometragem indefinida quando estourar , lógico , isso é para começar.
Esse CAMBIO esquenta, esfria , usamos e abusamos afinal alguns dos nossos carros são 4x4 , na MINHA OPINIÃO , não tem como esse ATF não ENVELHECER. Com o passar do tempo e desgaste NATURAL do cambio , as partes que se desprendem das peças com esse desgaste, passam a ser partes integrantes e importantes do ATF, acho que por isso , não se pode trocar , depois de um tempo.
O que li , me deixou com a seguinte opinião :
NÃO Mexer nisso em qualquer lugar, só concessionária ou mecânica especializada emCambio Automático
Colocar APENAS o ATF recomendado pela Fábrica. Não existe solução milagrosa ou mais barata, se um cambio nasceu para usar um determinado ATF, tem que usar esse até i fim da vida e nem todas as marcas fabricam com as mesmas especificações e o PARECIDO não serve e quanto MAIS NOVO o modelo do carro , pode ser pior
NÃO FAZER FLUSH ( ou FLUSHING, acho ) , que é a troca do ATF , com a limpeza do cambio com um DETERGENTE e isso tudo é feito com pressão e aí , parte do óleo novo é jogado fora junto com esses Detergente e TODO o óleo é trocado.
Limpar o filtro do ATF
Lógico , isso tudo é MINHA OPINIÃO e não sou especialista, só , meu carro será chegando na Quilometragem e também estou com MEDINHO dessa troca. Ainda mais que a Mit , está trocando de marca de ÓLEOS de CASTROL para LUBRAX e até uns meses atrás , a LUBRAX não tinha ATF para o meu carro. CASTROL TQM SP3
Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
Certo.
E você já viu Porsche, Mustang ou Camaro com mais de 100.000 Km´s rodados?:pipoca:
Óleo de caixa automática possui tradicionalmente a côr vermelho tipo "suco de morango".
Essa é a côr para o óleo novo, sem uso.
Posto na caixa automática e passados alguns poucos milhares de Km´s ele mudará para a côr marrom translúcido, ou seja, estará na sua faixa normal de uso.
Depois de rodados 40 a 80 mil Km´s, conforme a marca de veículo e forma de uso da caixa, ele passará para a côr marrom opaco, que é a hora de efetuar a troca.
Se fizer a troca até este momento, não precisa nem trocar o filtro do cárter da CA, pois não haverá sujeira ou limalhas no mesmo.
Agora, se a pessoa esperar o óleo ficar preto, é porque não respeitou essa Km máxima, e o óleo, fatalmente, perderá sua capacidade de lubrificação, danificando os discos de composite, soltando fragmentos desse material na caixa.
Se chegar nesse ponto, ao fazer a troca, parte de material se desprenderá da caixa, indo embora com o óleo sujo.
Fatalmente, virá aquele célebre frase: "minha caixa automática começou a falhar depois que troquei o óleo."
Aí você bota a culpa no óleo, na caixa, no mecânico e na Mitsubishi. Menos em você mesmo que, na verdade, foi o principal culpado.
Próximo passo ao surgir o problema? Trocar o kit da CA, que inclui a substituição dos discos de composite e filtro.
Juntamente com o óleo, claro!
Por isso, óleo da caixa automática se troca, sim!
E se você olhar bem no cofre do motor, verá que tem até vareta de óleo da caixa automática; exatamente para se verificar nível e estado do mesmo.
Por isso, se a sua viatura ainda troca as marchas, pesquise com calma a compra do kit e pesquise uma oficina que trabalhe com caixas automáticas; e não com Mustang e Porsche.:concordo:
Newton Guerra
08/10/2014, 10:21
Certo.
E você já viu Porsche, Mustang ou Camaro com mais de 100.000 Km´s rodados?:pipoca:
Óleo de caixa automática possui tradicionalmente a côr vermelho tipo "suco de morango".
Essa é a côr para o óleo novo, sem uso.
Posto na caixa automática e passados alguns poucos milhares de Km´s ele mudará para a côr marrom translúcido, ou seja, estará na sua faixa normal de uso.
Depois de rodados 40 a 80 mil Km´s, conforme a marca de veículo e forma de uso da caixa, ele passará para a côr marrom opaco, que é a hora de efetuar a troca.
Se fizer a troca até este momento, não precisa nem trocar o filtro do cárter da CA, pois não haverá sujeira ou limalhas no mesmo.
Agora, se a pessoa esperar o óleo ficar preto, é porque não respeitou essa Km máxima, e o óleo, fatalmente, perderá sua capacidade de lubrificação, danificando os discos de composite, soltando fragmentos desse material na caixa.
Se chegar nesse ponto, ao fazer a troca, parte de material se desprenderá da caixa, indo embora com o óleo sujo.
Fatalmente, virá aquele célebre frase: "minha caixa automática começou a falhar depois que troquei o óleo."
Aí você bota a culpa no óleo, na caixa, no mecânico e na Mitsubishi. Menos em você mesmo que, na verdade, foi o principal culpado.
Próximo passo ao surgir o problema? Trocar o kit da CA, que inclui a substituição dos discos de composite e filtro.
Juntamente com o óleo, claro!
Por isso, óleo da caixa automática se troca, sim!
E se você olhar bem no cofre do motor, verá que tem até vareta de óleo da caixa automática; exatamente para se verificar nível e estado do mesmo.
Por isso, se a sua viatura ainda troca as marchas, pesquise com calma a compra do kit e pesquise uma oficina que trabalhe com caixas automáticas; e não com Mustang e Porsche.:concordo:
:palmas::palmas::palmas:
É exatamente isso. Pode começar a falhar depois da troca, se a manutenção não foi feita? PODE! Mas é sinal que a caixa já não está boa.
Uma coisa que precisa entrar na cabeça de quem tem carro automático é o seguinte: câmbio automático também precisa de manutenção. Trocar os discos é como trocar a embreagem do câmbio manual. A frequência de troca é muito menor, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Abre o câmbio, troca-se os discos, filtro e pronto. Hoje em dia há muitos mecânicos competentes para fazer esse serviço.
Abraços
É com certeza esse fluido foi feito para ser trocado e se você ou antigo dono não fez a troca, não respeitou o tempo certo a bomba com certeza vai estourar na mão de quem decidir fazer essa troca. No meio caso a cor do óleo ainda esta marrom e não esta tão opaco não.
Estou viajando e assim que voltar vou fazer a troca do óleo do meu câmbio e vou rezar para que tudo ocorra bem! Logo mais vou postar o resultado. E nesse meio tempo vamos conversando mais trocando mais idéia, e quem sabe também não aparece alguém que tenha trocado em uma situação que o fluido antigo estava preto.
Alguem tem idéia de quanto gasta-se mais ou menos se der um pau e tiver que trocas os discos do câmbio esse Kit que o Glaicon falou?
Abraços!!!
eu ja tive uma BMW.. A BMW nao recomenda a Troca ( esta no manual!).. Ate que um dia resolvi mandar tirar o oleo velho.. Preto Preto que nem graxa.. Coloquei oleo novo, BEEEM vermelho.. Depois desse dia nao tive mais duvidas, passei a trocar o oleo com certa regularidade. Nao eh coisa de todo ano, mas a cada 2 anos pelo menos faco a troca..
Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.
abraços a todos!
Alguem tem idéia de quanto gasta-se mais ou menos se der um pau e tiver que trocas os discos do câmbio esse Kit que o Glaicon falou?
Abraços!!!
Quando tive a Cherokee Sport, entre 2010 e 2012, alguns colegas aqui do fórum falavam em algo próximo dos R$ 5.000,00.
Isto para a caixa já danificada.
Não sei exatamente a quantidade de peças trocadas.
Acredito que hoje ainda esteja em torno disso, por conta da razoável estabilidade do dólar.:concordo:
Newton Guerra
09/10/2014, 08:53
Gastei há 3 anos R$ 2.500 (pagos em 5x :mrgreen:) para trocar o kit completo do Vitara. Ainda aguentava um bom tempo, mas alguns o'rings estavam ressecados e como a caixa "suava" um pouco, resolvi abrir.
Pesquise bastante, procure alguém de confiança na região e "sem grife". Quem mexeu na minha foi um cara indicado por meu mecânico de confiança.
Eu ouvi algo parecido mesmo, que para a caixa danificada algo em torno de 5000 reais. Corresponde a mais de 10% do valor do veículo. Assim que voltar de viagem vou encostar a viatura e fazer a troca de todos os óleos e me livrar de uma vez dessa dúvida cruel kkkk. O que eu gostaria mesmo é de encontrar umas 2 ou 3 pessoas que fizeram a troca do fluido de câmbio de pajero que também já estava a algum tempo sem trocar. Mas até agora não apareceu ninguém!
Eu ouvi algo parecido mesmo, que para a caixa danificada algo em torno de 5000 reais. Corresponde a mais de 10% do valor do veículo. Assim que voltar de viagem vou encostar a viatura e fazer a troca de todos os óleos e me livrar de uma vez dessa dúvida cruel kkkk. O que eu gostaria mesmo é de encontrar umas 2 ou 3 pessoas que fizeram a troca do fluido de câmbio de pajero que também já estava a algum tempo sem trocar. Mas até agora não apareceu ninguém!
Silvin, serve eu?
Eu havia comprado minha pajero sport 99 em nov de 2010, ganhei uma revisão básica quando comprei, mais tarde troquei pneus, velas e algumas pecas da suspensão junto com oleo e etc. Mas em Março de 2012 vendi-a. Peguei-a de volta em dez de 2013 e fiz uma revisão geral da minha vtr em Janeiro deste ano.
Sobre a caixa automática. Ela DEVE ter o óleo trocado sim. Com o tempo, ele perde as propriedades e danifica as partes metálicas, solenóides e buchas. Depois que vendi a Pajero Sport, comprei dois carros: um para minha esposa (Peugeot 206 1.4 2008) e outro para mim (Audi A4 2.8 96). Em Maio, duas semanas após ter pego o A4, a caixa automática pifou indo trabalhar. Diferentemente da Pajero, que tem a vareta do óleo da caixa no cofre do motor, no A4 apenas se checa a caixa automática levantando o carro. Iria fazer isto quando fosse revisá-lo, mas não deu tempo. Resultado: R$ 6.900,00 de prejuízo. Já entrando na conta os 11 litros de óleo da caixa a 90 reais cada.
Por isto, quando peguei a Pajero de volta, encostei-a e não usei enquanto não estivesse revisada. Pois comprei-a com 95mil km, vendi com 113 e peguei-a novamente com 175mil. Gastei R$ 3.000,00 de revisão geral: velas, cabos de vela, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, fluído de freio, fluído de radiador e fluído da caixa automática. Só dela foram R$ 600,00 entre óleo e mão-de-obra, mas vale a pena.
E por recomendação da oficina de caixas automáticas, vou trocar o óleo com no máximo 50mil rodados. Temos alguns carros automáticos na família e fazendo a manutenção corretamente, ele não incomoda.
Espero ter ajudado!
Cassio Cardoso
14/10/2014, 15:00
É com certeza esse fluido foi feito para ser trocado e se você ou antigo dono não fez a troca, não respeitou o tempo certo a bomba com certeza vai estourar na mão de quem decidir fazer essa troca. No meio caso a cor do óleo ainda esta marrom e não esta tão opaco não.
Estou viajando e assim que voltar vou fazer a troca do óleo do meu câmbio e vou rezar para que tudo ocorra bem! Logo mais vou postar o resultado. E nesse meio tempo vamos conversando mais trocando mais idéia, e quem sabe também não aparece alguém que tenha trocado em uma situação que o fluido antigo estava preto.
Alguem tem idéia de quanto gasta-se mais ou menos se der um pau e tiver que trocas os discos do câmbio esse Kit que o Glaicon falou?
Abraços!!!
Você corre mais risco de quebra se trocar do que se não trocar. A troca de óleo em transmissão automática só é recomendada se for observada a quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo. Ainda assim, se o veículo é utilizado em condições severas, como por exemplo, congestionamentos, o desgaste é maior. Um amigo trocou óleo da transmissão de um Civic antigo. Quebrou logo em seguida.
Rammster
14/10/2014, 15:29
Deve ser trocado sim óleo não é eterno e perde sua propriedade
há 2 formas de trocar o oleo
- usando uma máquina tipo hemodiálise onde a máquina troca o oleo velho pelo novo
ou na falta da máquina
- desce o oleo do bujão e completa com oleo novo, roda alguns km com o carro, desce o oleo e completa com o novo e faz isso até sair vermelho (como o fluido da direção hidráulica -que é basicamente o mesmo da transmissão) e troca o filtro e pronto
só dá problema se não fizer o procedimento certo ou usar um óleo que não seja o recomendado
Você corre mais risco de quebra se trocar do que se não trocar. A troca de óleo em transmissão automática só é recomendada se for observada a quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo. Ainda assim, se o veículo é utilizado em condições severas, como por exemplo, congestionamentos, o desgaste é maior. Um amigo trocou óleo da transmissão de um Civic antigo. Quebrou logo em seguida.
Cassio,
Eu conheço vários donos de carros com cambio automático. Meu pai tem carro automático (Renault Scenic 07), meu cunhado tem outro (Honda Civic 95), meu primo e outros dois amigos também tem (Civic 98) e meu sogro que teve vários automáticos (Honda, Mercedes, Mistusibishi, BMW, etc) e todos tem que trocar o óleo. Inclusive, como meu sogro trabalha com compra e venda de veículos, a troca do óleo da caixa é padrão quando pega um carro "novo".
No caso do seu amigo, eu acho (estou supondo pois não conheço o contexto) que a caixa poderia ter algum problema ou estar na iminência de um. A caixa estourar/quebrar logo depois da troca óleo pode ser por causa de:
1) Estava com o oléo da caixa velho, provavelmente nunca havia sido trocado ou passou o prazo de troca o que ocasiona desgaste à mais das peças, solenoides e buchas.
2) Foi colocado o óleo novo errado.
3) O ex-dono usava a caixa automática de maneira errada.
4) Todas as opções anteriores.
;)
leonardo andrade
17/10/2014, 12:05
Eu tô "paquerando" uma TR4 2005, aparentemente está excelente, muito bonita, mas já tem 105.000 km rodados e eu perguntei ai atual dono e ele disse que nunca mexeu no câmbio pq nunca deu problema e que não se deve ficar mexendo em câmbio AT.
Pela experiência de vocês devo fugir dela?
Eu tô "paquerando" uma TR4 2005, aparentemente está excelente, muito bonita, mas já tem 105.000 km rodados e eu perguntei ai atual dono e ele disse que nunca mexeu no câmbio pq nunca deu problema e que não se deve ficar mexendo em câmbio AT.
Pela experiência de vocês devo fugir dela?
Leonardo,
Cada caso é um caso. O que eu faria: levaria em um mecânico de confiança e que tenha experiência em caixa de câmbio automática, de preferência que seja especialista. Existe muito mexânico de caixa automática, que falam besteiras e acham que podem dar jeito em tudo. Fuja deles.
SE a caixa está ok e o cidadão usava-a corretamente, a chance de ela estar boa é grande. Existe chance de ela estragar se trocar o óleo? É pequena mais existe, ainda mais se usar o óleo incorreto. Use SEMPRE o óleo original, encontra-se em concessionárias Mit. Mas saiba que SE não trocar o óleo, a chance de estragar será muito maior e geralmente ocorre quando não está preparado.
Com caixa automática, NUNCA, JAMAIS usa-se "banguela" ou "ponto-morto". Nunca se coloca em N com o CARRO EM MOVIMENTO, é SEMPRE D, 3, 2 ou L (a nomenclatura pode variar). Só se coloca em N quando parado em engarrafamento e P somente com o carro totalmente parado. Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.
E uso caixa alta e as palavras NUNCA e SEMPRE para enfatizar, porque é isto que detona a caixa automática: a maldita mania brasileira do jeitinho. Tenta-se "ignorar" a vida útil do óleo da caixa e usa-se o ponto morto como artifício para tentar economizar mililitros de combustível. Carro automático está sempre com a marcha engatada salvo exceção que citei acima e por isto ele consome mais combustível, normal. E todo óleo tem prazo de validade, ele não é eterno.
Fabio_318
17/10/2014, 13:52
[QUOTE=Digaum;2201412]Leonardo,
Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.
Não, não para!!
Ela continua a funcionar, só não vai estar mandado a pressão correta para o conjunto, e isso pode comprometer a lubrificação.
Tanto é verdade que o nível de óleo da caixa automática só se mede com o motor funcionando por aproximadamente 1 minuto, e o câmbio em N ou P.
Medir o nível com o motor desligado vai constar sempre como óleo acima do limite (considerando que o nível esteja correto, claro).
[QUOTE=Digaum;2201412]Leonardo,
Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.
Não, não para!!
Ela continua a funcionar, só não vai estar mandado a pressão correta para o conjunto, e isso pode comprometer a lubrificação.
Tanto é verdade que o nível de óleo da caixa automática só se mede com o motor funcionando por aproximadamente 1 minuto, e o câmbio em N ou P.
Medir o nível com o motor desligado vai constar sempre como óleo acima do limite (considerando que o nível esteja correto, claro).
Obrigado pela correção! :D
Amigos, encontrei esta informação , falando que o motul seria um substituto perfeito para o famoso TQM SP3, alguém com mais conhecimento técnico sabe se essa informação está correta??
Motul Multi ATF – Evolução do Dexron III, um fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 – PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem Dexron III com superior qualidade. Frequência de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.Atenção: Este fluido é uma opção perfeitamente segura para as transmissões Mitsubishi que requerem o fluido Castrol TQM SP3 que é um fluido de base mineral, pois excede as especificações requeridas pela Mitsubishi e ainda tem preço mais baixo.
Amatinho
22/10/2014, 08:06
Amigos, encontrei esta informação , falando que o motul seria um substituto perfeito para o famoso TQM SP3, alguém com mais conhecimento técnico sabe se essa informação está correta??
Motul Multi ATF– Evolução do Dexron III, um fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 – PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem Dexron III com superior qualidade. Frequência de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.Atenção: Este fluido é uma opção perfeitamente segura para as transmissões Mitsubishi que requerem o fluido Castrol TQM SP3 que é um fluido de base mineral, pois excede as especificações requeridas pela Mitsubishi e ainda tem preço mais baixo.
Com essa mudança pela MMB de Castrol para Lubax , deu uma pesquisada , Mas da Lubrax não encontrei nada , mas da Motul sim . Eu havia lido algo parecido , isso foi no site da Motul?
Eu uso óleo e fluidos na Moto na moto e são sérios, se eles dizem que serve , eu fico feliz. Gozado é entrar no site da Lubrax e não ter informação parecida. Ia trocar o ATF antes da quilometragem certa e parei com medo de servir de cobaia pela MMB.
Acho que vai encontrar poucas pessoas que possasm dizer se esse ATF MOTUL serve ou é compatível com TQSP3, , normalmente , o pessoal só vai de Castrol , essa caixa é sensivel , esse ATF tem uma especificação singular e se colocar algum atf com especificação só parecida no lugar de ser a mesma , corre o risco de quebra do sistema.
O problema é que o óleo Motul sendo sintético em contato com o Castrol mineral, causa a formação de borra correto? Em motor isso é um fato, então o certo seria a total retirada de um óleo para adicionar o outro além da troca de filtro, portanto acredito que deve ser necessário abrir o cambio, trocar o filtro para então usar o novo óleo sintético. Procede?
Isso foi o que pensei diogo....Meu carro está com um DEXRON 3 comum por mais de 30.000km e até agora está normal o funcionamento, sem do que me queixar.... Mas vou trocar o óleo do cárter apenas ( 4L) e nesse caso devo continuar com um óleo mineral. Acho que este Motul é uma solução para quem está com o câmbio desmontado ou que precise efetuar a troca do sistema todo ( 10 L).
Vou optar dessa vez pelo TQM SP3 pois consegui o mesmo a R$ 58 o litro na BRABUS.
Aproveitando, a troca é simples? Apenas escorrer o óleo velho e completar o novo pela vareta ?/ ou tem algum macete??
Abraço
Edilson_ce
22/10/2014, 19:39
Uso esse motul ATF na minha L200 sport a 15k quilômetros, não encontrei o castrol para substituição, e esse foi o que mais se aproximou, ate agora nenhum sinal de problemas, câmbio aut com 160k quilômetros.
Amatinho
22/10/2014, 21:04
Olá
encontrei as seguintes informações sobre o Motul e lá diz que pode utilizar em Mitsubishi que necessitam DEXTRO III, SPIII
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/81736/original/MULTI_ATF.pdf?1405590127
sobre o Castrol TQM SP3
http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/EE50517E3BB8B71E80257ABB0057EF85/$File/TQM-SP3%2026Sep2012%20PDS.pdf
gozado que no site da CASTROL não há mais esse ATF, será que não estão mais fabricando?
Olha só , encontrei especificações LUBRAX ATF SP3
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/978566004585618593169b4a6fd56b56/ft_lub_auto_atfsp3.pdf?MOD=AJPERES
Amatinho
22/10/2014, 21:14
Mas realmente , Motul é sintético , CASTROL Base Mineral e LUBRAX , só o engenheiro que fez sabe , porque não está na especificação.
Também sempre ouvi que não pode misturar, mas tem as mesmas especificações , e aí, tem que ter coragem para misturar?
Mas realmente , Motul é sintético , CASTROL Base Mineral e LUBRAX , só o engenheiro que fez sabe , porque não está na especificação.
Também sempre ouvi que não pode misturar, mas tem as mesmas especificações , e aí, tem que ter coragem para misturar?
Meu pensamento... assim como não se mistura água impura com potável, não se faz com óleos, seja de motor, caixa, diferencial e até fluído de freio. Óleo de caixa não se repõe; se troca. É caro? É. Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante da caixa? Sim. E claro, uma vez usando óleo sintético, não se volta para mineral.
Mas confesso que não sei o porque. Até imagino, mas não tenho certeza. Vou consultar alguns especialistas em química e caixas automáticas e lhes conto algo.
fc_candido
23/10/2014, 01:35
Mitsubishi Diamond ATF SP III (1 quart) - MAPerformance (http://www.maperformance.com/mitsubishi-diamond-atf-sp-iii-1-quart.html)
Original da mit SP III, ainda envia para o Brasil sai uns 22,00 reaiz o litro
Deem uma olhada na história. Sucesso que tudo terminou bem, mas começou com o fato de ter negligenciado a troca do óleo, seja pelo não conhecimento do proprietário, não indicação da Mitsubishi, etc.
Reclame Aqui - Mitsubishi - CAMBIO AUTOMÁTICO L 200 TRITON 2012 NUNCA MAIS MITSUBISHI (http://www.reclameaqui.com.br/10217430/mitsubishi/cambio-automatico-l-200-triton-2012-nunca-mais-mitsubishi/)
Deem uma olhada na história. Sucesso que tudo terminou bem, mas começou com o fato de ter negligenciado a troca do óleo, seja pelo não conhecimento do proprietário, não indicação da Mitsubishi, etc.
Reclame Aqui - Mitsubishi - CAMBIO AUTOMÁTICO L 200 TRITON 2012 NUNCA MAIS MITSUBISHI (http://www.reclameaqui.com.br/10217430/mitsubishi/cambio-automatico-l-200-triton-2012-nunca-mais-mitsubishi/)
Bom, apesar da negligência da Mitsubishi nas revisões, essa postagem serve para demonstrar que óleo de CA se troca, sim!:concordo:
Amigos,
Este fluido da Motul é excelente!
Já utilizei em 2 carros. Tinha uma Cherokee que pedia especificação mais alta do que o Dexron III e utilizei ele, que atendia. Usei em minha TR4 tb sem nenhum problema. O Claudio da Barra Sul, ex MitRio me confirmou que ele supera o castrol. Na minha pajero Sport estou usando o tal do Lubrax SPIII, mas confesso que etou com a pulga atrás da orelha. Comprei na Raion e lá vc leva um galão e eles enchem o quanto vc quiser. Tirei uma foto da etiqueta do barril deles e NÃO HÁ NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE SER SPIII. No site da BR tb não há nenhuma informação. O Claudio está achando difícil que eles tenham desenvolvido este óleo para a Mitsubishi. Ele desconfia que seja o mesmo bom e velho Dexron III. Se for isso, a Mitsubishi está admitindo que não há problema em utilizar o Dexron III e portanto, fomos feitos de otários pagando mais caro pelo Castrol por todos estes anos..l.
Abraços,
Pedro.
Como disse, já estou usando o DEXRON III a uns 35 mil km e não teve nenhuma diferença no carro, só que agora vou ter que efetuar a troca de novo e acho que vou acabar usando o castrol mesmo. Sendo que no cárter vão só 4 litros e o preço está razoável. meu carro está com 160 mil km.
Como disse, já estou usando o DEXRON III a uns 35 mil km e não teve nenhuma diferença no carro, só que agora vou ter que efetuar a troca de novo e acho que vou acabar usando o castrol mesmo. Sendo que no cárter vão só 4 litros e o preço está razoável. meu carro está com 160 mil km.
Lembre-se que o filtro do óleo do cambio dica dentro da carcaça. Para troca-lo é necessário abrir o cambio. Dessa forma vc consegui substituir os 10 litros e não apenas os 4 que ficam no cárter do cambio. Nessa quilometragem eu recomendaria a troca do filtro e também aproveitando o serviço o uso do óleo sintético Motul pela qualidade e preço próximo aos demais.
Rammster
23/10/2014, 17:13
Lembre-se que o filtro do óleo do cambio dica dentro da carcaça. Para troca-lo é necessário abrir o cambio. Dessa forma vc consegui substituir os 10 litros e não apenas os 4 que ficam no cárter do cambio. Nessa quilometragem eu recomendaria a troca do filtro e também aproveitando o serviço o uso do óleo sintético Motul pela qualidade e preço próximo aos demais.
depende do cambio
meu carro é um filtro parecido com o de motor que fica na lateral
assim como tem filtro que fica preso embaixo do cambio e se tem acesso retirando o carter
E como seria o filtro de óleo do triton, externo ou interno?
E como seria o filtro de óleo do triton, externo ou interno?
É interno mas retira-se apenas o carter para ter acesso. Na foto o filtro é a peça amarela claro, embaixo.
https://www.atsg.us/atsg/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/m/i/mitsubishi-r4a51-v4a51-cutaway.jpg
Acho um tanto quanto estranho ter que abaixar o câmbio para trocar um filtro...sabem se esse processo de tirar a tampa do cárter funciona na L200 sport??
Acho um tanto quanto estranho ter que abaixar o câmbio para trocar um filtro...sabem se esse processo de tirar a tampa do cárter funciona na L200 sport??
Tem diversos modelos de caixa, para algumas o único acesso é baixando a caixa ! o filtro fica dentro da caixa !
Sds,
Alcione
Tem diversos modelos de caixa, para algumas o único acesso é baixando a caixa ! o filtro fica dentro da caixa !
Sds,
Alcione
Em carros de passeio até faria sentido um filtro de fácil acesso mas em um que foi concebido como sendo normal entrar na água, quanto menos juntas melhor.
johnsonvr
01/11/2014, 20:30
Boa noite conpanheiros. Sou novato em todos os aspectos. Passo por problema semelhante . è a 1ª vez que tenho veículo a diesel e com cx automatica. O antigo dono era mecanico mas maltratava o carro. Em relação a troca de fluido ATF (Dexron II)meu mecanico especializado em 4X4, desfiou um pouco de cada opinião que vcs expuseram e resumiu assim . Deveria fazer uma troca parcial para evitar problemas , como a retirada de todo oleo usado com consequente mudança de performance do cambio e assim evitaria tb os possíveis danos por ignorar a necessidade de troca. a caixa do meu tem 8.2 l, então a troca seria de somente 4 ou 5 litros no máximo. Agendando uma nova troca para a metade da kilometragem prevista no manual . No meu caso 30.000km ( o manual manda a cada 60.000). Seria mais ou menos isso.
Terracan 2.5 TCI - 2005
David Spiegel
01/11/2014, 21:43
Eta dúvida. Também passo pelo mesmo dilema. Conversei com o meu meca que alias faz parte de uma equipe que participa como mecânico do Rally dos Sertões ele aconselha seguir o manual porém não deve ser trocado em qualquer casa de óleo e sim com especialista em câmbio automático e como disse o colega acima todo óleo tem prazo de validade. Esquece estas lojas que só sabe trocar óleo de motor não arisque nem com os diferencias e caixa de transmissão.
Boa noite conpanheiros. Sou novato em todos os aspectos. Passo por problema semelhante . è a 1ª vez que tenho veículo a diesel e com cx automatica. O antigo dono era mecanico mas maltratava o carro. Em relação a troca de fluido ATF (Dexron II)meu mecanico especializado em 4X4, desfiou um pouco de cada opinião que vcs expuseram e resumiu assim . Deveria fazer uma troca parcial para evitar problemas , como a retirada de todo oleo usado com consequente mudança de performance do cambio e assim evitaria tb os possíveis danos por ignorar a necessidade de troca. a caixa do meu tem 8.2 l, então a troca seria de somente 4 ou 5 litros no máximo. Agendando uma nova troca para a metade da kilometragem prevista no manual . No meu caso 30.000km ( o manual manda a cada 60.000). Seria mais ou menos isso.
Terracan 2.5 TCI - 2005
Se o óleo da sua viatura está perfeito, pode trocar completo, sem qualquer problema.
A melhor forma de trocar é pelo método hemodiálise, onde vai retirando óleo pela mangueira de saída do cárter, com o motor ligado.
Em seguida, depois de retirar uns três litros, desliga o carro, adiciona óleo novo pela vareta.
Depois, liga novamente e tira mais um pouco, repetindo até a mangueira de saída colocar óleo novo pra fora; ou seja, trocou todo o óleo.
A viatura agradece.:concordo:
fc_candido
04/11/2014, 14:54
O grande erro é que só se procura oleo para Mitsubishi.
A Hyunday e Kia motors, requerem o mesmo tipo de óleo SP III ATF, é mais fácil e barato comprar esse óleo original que serve para ambas as montadoras.
Em resumo o que vale é o conteúdo e não o rótulo desde que seja SP III ATF o conteúdo.
http://www.mannol.de/en/?action=accessory_chemical_preview&name=SP-III%20Automatic%20Special
Este site prova o que estou falando fala sobre as três montadoras que requerem o mesmo tipo de óleo ATF SP III.
Hyundai Transmission Fluid | eBay (http://www.ebay.com/bhp/hyundai-transmission-fluid)
No ebay 6 litros custa em torno de R$100,00 aqui só um litro custa quase isso.
Kia Genuine Spiii SP3 Automatic Transmission Fluid 1 Quart | eBay (http://www.ebay.com/itm/Kia-Genuine-SPIII-SP3-Automatic-Transmission-Fluid-OEM-1-quart-/160720541636?fits=Make%3AHyundai)
O óleo original da Kia a R$27,00 reais
Claro o frete nao está incluído, pena que vivemos num paiz surreal altos impostos.
Amatinho
05/11/2014, 08:07
Eta dúvida. Também passo pelo mesmo dilema. Conversei com o meu meca que alias faz parte de uma equipe que participa como mecânico do Rally dos Sertões ele aconselha seguir o manual porém não deve ser trocado em qualquer casa de óleo e sim com especialista em câmbio automático e como disse o colega acima todo óleo tem prazo de validade. Esquece estas lojas que só sabe trocar óleo de motor não arisque nem com os diferencias e caixa de transmissão.
Penso da mesma forma.
Sobre o ATF ser o mesmo na Hyundai KIA e MIT , não é surpresa. Eu tenho uma Sport 3.5 mas minha esposa tem uma Tucson V6 e muitos dos itens de motor , tem nos selos o emblema das três montadoras , e se não estou enganado a TERRACAN 2.5 do amigo que postou ai pra cima , tem o mesmo motor da L200. Então não duvido que esses carros tenham até hoje os mesmos câmbios. Vou até dar uma olhada no modelo do da esposa. Inclusive fui me informar na CC Hyundai e o ATF da Tucson é trocado com 100mil, mas bom saber que é SP3
Olá pessoal,
Minha cx automatiaca está com vazamento na junta do carter. Alguem tem uma dica de onde comprar esta junta?
Abs
fc_candido
06/11/2014, 01:26
Selante de Poliuretano para Juntas de Dilatacao 310ml AMAZONAS-SELANT-POLIUT-CINZA - R$ 22.55 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/71316/31/744/selante-de-poliuretano-para-juntas-de-dilatacao-310ml)
Não é preciso abrir a caixa de câmbio nao, deve limpar com uma esponja e sabão para retirar todo excesso de óleo.
se for de fácil acesso e com a superfície bem limpa com esta cola que a base de poliuretano (borraca pura) com uma boa camada externa talvez resolva, tem que passar um camada grossa mesmo. Não use cola a base de silicone que não aguenta.
deve esperar umas 3 horas para passar outra camada por cima novamente para fixar bem. E nada de andar no carro em quanto a cola fixa.
resolvi um vazamento em uma caixa assim.
Selante de Poliuretano para Juntas de Dilatacao 310ml AMAZONAS-SELANT-POLIUT-CINZA - R$ 22.55 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/71316/31/744/selante-de-poliuretano-para-juntas-de-dilatacao-310ml)
Não é preciso abrir a caixa de câmbio nao, deve limpar com uma esponja e sabão para retirar todo excesso de óleo.
se for de fácil acesso e com a superfície bem limpa com esta cola que a base de poliuretano (borraca pura) com uma boa camada externa talvez resolva, tem que passar um camada grossa mesmo. Não use cola a base de silicone que não aguenta.
deve esperar umas 3 horas para passar outra camada por cima novamente para fixar bem. E nada de andar no carro em quanto a cola fixa.
resolvi um vazamento em uma caixa assim.
Valeu a dica. Vou verificar.
Abs
Santiago4x4
07/11/2014, 13:45
Boa tarde pessoal, sou novato no mundo 4x4 e lendo esse fórum ja aumentei consideravelmente meu conhecimento e vi que tenho muito que aprender ainda!!
Preciso da ajuda de vocês: comprei uma triton 10/11 AT, ela esta agora com 101.00Km, sei que todas as reviões foram feitas na CCS mas não tenho certeza se ja trocaram o óleo da caixa de transmissão. Bom, quando pego a estrada sinto um calor na vindo da parte inferior da manete de câmbio e quando coloco a mão vejo que esta realmente quente, mas não esta aparecendo nenhum alerta no painel!!
Isso é normal??
Obrigado!!
GV3-2014
18/06/2015, 17:16
Pessoal,
alguém pode me indicar oficinas em São Paulo ou Campinas que fazem a troca de óleo de transmissão usando aquelas maquinas de "hemodialise"?
grato,
Ricardo
Boa tarde pessoal, sou novato no mundo 4x4 e lendo esse fórum ja aumentei consideravelmente meu conhecimento e vi que tenho muito que aprender ainda!!
Preciso da ajuda de vocês: comprei uma triton 10/11 AT, ela esta agora com 101.00Km, sei que todas as reviões foram feitas na CCS mas não tenho certeza se ja trocaram o óleo da caixa de transmissão. Bom, quando pego a estrada sinto um calor na vindo da parte inferior da manete de câmbio e quando coloco a mão vejo que esta realmente quente, mas não esta aparecendo nenhum alerta no painel!!
Isso é normal??
Obrigado!!
Tem que comparar com outras camionetes para ver até onde vai esse normal. Elas sempre esquentam mesmo, tinha que ver na época da D20, parecia um trator, aliás, era em parte.....
Buttman4x4
23/06/2015, 19:12
Pessoal,
alguém pode me indicar oficinas em São Paulo ou Campinas que fazem a troca de óleo de transmissão usando aquelas maquinas de "hemodialise"?
grato,
Ricardo
NA AUTOMATIK...
http://automatik.com.br/
Telefone: 11-2911-6445
Celular: 11-947-575-873
Radio: 45*13*102888
Endereco: Av. Sapopemba 3207
GV3-2014
24/06/2015, 00:05
NA AUTOMATIK...
http://automatik.com.br/
Telefone: 11-2911-6445
Celular: 11-947-575-873
Radio: 45*13*102888
Endereco: Av. Sapopemba 3207
Buttamax, obrigado pela atenção!!! Vc já usou o serviço deles?
abs
Ricardo
Amatinho
24/06/2015, 06:46
NA AUTOMATIK...http://automatik.com.br/Telefone: 11-2911-6445 (tel:11-2911-6445)Celular: 11-947-575-873 (tel:11-947-575-873)Radio: 45*13*102888Endereco: Av. Sapopemba 3207
também vou guardar o endereço
Fabio Nogari
17/04/2016, 15:23
Boa tarde,
Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.
Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?
Muito obrigado,
Fabio Nogari
17/04/2016, 15:26
UsuárioEntrada17/04/2016LocalRio Grande/RSPosts1
Boa tarde,
Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.
Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?
Muito obrigado,
UsuárioEntrada17/04/2016LocalRio Grande/RSPosts1
Boa tarde,
Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.
Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?
Muito obrigado,
Fábio, a intenção é ajudar a mostrar como CA não tem tanto mistério, e também desmistificar as críticas equivocadas que fazem sobre a mesma.
Se bem utilizada, você pode rodar muito de modo confortável e sem se incomodar.
Quanto ao seu caso, fazer a troca seria um bom capricho para o veículo, deixando a caixa renovada.
Por certo que o óleo ainda está bom, mas que deve existir alguma diferença entre o óleo novo e o do seu carro, eis que passados oito anos, isso deve.
Troque e não se incomode.:concordo:
Matéria interessante ...
Óleo de câmbio automático: precisa ou não trocar? - G1 AutoEsporte - Vídeos de carros e motos - Catálogo de Vídeo (http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/edicoes/v/oleo-de-cambio-automatico-precisa-ou-nao-trocar/4962888/)
Abs.
Germanomr
03/09/2017, 22:38
No caso da ASX o manual recomenda trocar a cada 40.000 km rodados , comprei uma recentemente com 81.000 km e nuca havia sido feita a troca. Fiz agora e está tudo certo !!! Na leitura do sistema , acusou um desgaste de 60.000 , enquanto o ideal seria de 20.000
Germanomr
03/09/2017, 22:39
Optei por trocar na própria mito e paguei 43,00 por litro - câmbio cvt
Resolvendo a dúvida de muitos aqui:
Tutela Transmission GI/MV - Honda Z1, Toyota T-IV, Mitsubishi SP-III e Nissan Matic D e J - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=n-4_qpwwQsM&t=313s)
Lorentz Franklin
16/09/2019, 17:47
Saudações senhores,
Comprei recentemente uma Pajero 97 GLS B à gasolina (primeiro carro)e estou com dúvidas com relação ao nível do óleo do câmbio automático. Consigo conferir o nível do óleo do motor e sei onde fazer a reposição no caso dele estar baixo. Mas não acho o local de reposição para o nível do óleo da transmissão automática. A minha preocupação aumentou mais quando fui fazer umas trilhas pelas dunas aqui em Fortaleza e apareceu no painel a luz indicativa A/T. Quando cheguei em casa, notei uma pequena poça de óleo no chão na parte central do carro. Verifiquei o óleo do motor e estava um pouco abaixo, completei até chegar no nível. Mas olhando algumas postagens no fórum eu verifiquei que pra conferir o nível do câmbio automático o carro deve estar ligado. Notei que o nível do óleo do automático estava baixo. Mas não consegui achar o local para a reposição do mesmo. Não queria levar no mecânico só pra ele me dizer onde fica...:putz:. Alguém poderia me ajudar?
Saudações senhores,
Comprei recentemente uma Pajero 97 GLS B à gasolina (primeiro carro)e estou com dúvidas com relação ao nível do óleo do câmbio automático. Consigo conferir o nível do óleo do motor e sei onde fazer a reposição no caso dele estar baixo. Mas não acho o local de reposição para o nível do óleo da transmissão automática. A minha preocupação aumentou mais quando fui fazer umas trilhas pelas dunas aqui em Fortaleza e apareceu no painel a luz indicativa A/T. Quando cheguei em casa, notei uma pequena poça de óleo no chão na parte central do carro. Verifiquei o óleo do motor e estava um pouco abaixo, completei até chegar no nível. Mas olhando algumas postagens no fórum eu verifiquei que pra conferir o nível do câmbio automático o carro deve estar ligado. Notei que o nível do óleo do automático estava baixo. Mas não consegui achar o local para a reposição do mesmo. Não queria levar no mecânico só pra ele me dizer onde fica...:putz:. Alguém poderia me ajudar?
A reposição se faz pelo próprio canote da vareta de verificação.:concordo:
Lorentz Franklin
17/09/2019, 06:51
Foi o que imaginei quando fui repor o da minha moto. Obrigado!
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