PDA

Ver Versão Completa : HIDROINJECAO- injecao de agua em motores diesel.

Gabrielpol
14/01/2006, 17:43
Hola a todos do forum, achei no minimo interesante colocar este topico.
Sei que muitos de voces devem conhecer o asunto, mas para aqueles que nao...passo algumas informacoes.
Este sistema, bem antigo utilizado na aviacao e motores maritimos, esta cada vez mais tendo avancos tecnologicos para a sua utilizacao nos motores automotivos. Amplamente usado nos estados unidos, e desde o ano passado, ganhando mais espaco com os nossos "hermanos" argentinos. Vejam este site- www.ambientum.com/revistanueva/2005-04/hidroinyeccion.htm
Este sistema argentino, e muito simples se comparado aos fabricados nos estados unidos e na europa - www.rbracing-rsr.com/waterinjection.html
ou - www.enginerunup.com/index.php?act=viewCat&catId=20 estes utilizam agua e alcohol(methanol ou ethanol) misturado.
Existem muitas paginas falando do assunto, e so procurar "Water injection", em qualquer site de busca.
Aparentemente os resultados sao exelentes, reduz o consumo, prolonga a vida util del motor, reduz os poluentes, a temperatura e outras vantagems. Quem utiliza esta obtendo otimos resultados.
As unicas opinioes contrarias que eu achei nos forums, sao de quem nao colocou o sistema. Ao igual do que acontece com a colocacao de turbo no 2.8, quem colocou esta super feliz, quem nao colocou costuma ser "pessimista", ou muito cauteloso com o assunto.
Gostaria de saber opinioes e se alguem ja teve contato ou experiencias com esta tecnologia, nao sei se chegou no brasil.
Abracos

Luca
14/01/2006, 20:50
Gabriel,
Da mesma meneira que você, já havia ouvido falar deste assunto de injeção de metanol juntamente com a gasolina, em moteres de aviação. Parece que foi usado em bombardeiros, durante a 2a. Guerra Mundial. Quanto à injeção de água, nunca ouvi nada de gente séria. A idéia do uso de água é que ela aumentaria a taxa de compressão, ao mesmo tempo em que permitiria um leve resfriamento do motor, em picos de potência. Eu truco. Para mim soa milagroso.
O uso de metanol em motores aeronáuticos faz todo sentido, já que nada mais é do que álcool metílico, e nós brasileiros sabemos as vantagens e desvantagens.
Os motores eram sobrealimentados o que elevava a compressão interna além do limite tolerado com uso de gasolina pura. Com a adição do metanosl este limite era ampliado, e ainda se permitia um maior avanço da ignição, sempre que se injetava metanol juntamente com a gasolina. O aumento de potência era imediato. Sem milagres.
Os nossos Flex já partem de uma taxa de compressão mais elevada, e na medida em que se adiciona álcool à mistura, mais se avança a ignição. Também sem milagres. A fórmula é velha conhecida. Somente se aplicou hoje em larga escala, devido ao barateamento do monitoramento eletrônico do motor, de maneira eficiente, que permite que não haja falhas no gerênciamento da ignição, o que poderia causar um grande estrago ao motor. Bom, penso que é isso. Mas seria legal que este tópico estivesse no Fórum Geral, para que todos os curiosos o vissem. Com certeza o mestre Leopoldo traria comentários bem interessantes.
Abraço.

Gabrielpol
14/01/2006, 22:56
Oi Luca, concordo com vc. em nao acreditar em "coisas milagrosas" que e o que mais aparece no mercado prometendo baixar consumos, etc...
Te direi que neste caso especifico pesquisei bastante antes de fazer este post, e nao encontrei nada que desacreditase este sistema, inclusive pela alta tecnologia envolvida no desenvolvimento do mesmo. Nos forums dos EE.UU, da australia, e outros incluindo dos argentinos, quem usa so tem elogios. No caso do sistema usado na argentina somente e injetada agua pura no motor, mesmo os americanos que utilizam 50% de alcool, a quantidade injetada e da ordem de 1 a 2% do combustivel, veja que o tamanho dos reservatorios e minimo, em muitos casos se recomenda o uso do reservatorio da agua do limpador de parabrisa.
A agua ou mistura e injetada no tubo de admissao por un injetor a uma pressao entre 1.5 e 3 bar... parece que o sistema promete....

Ja o mesmo nao se pode disser deste aqui : www.turbonator.com/L/index.html ou do www.fuelshock.com/principal.htm dois produtos muito mal falados nos forums americanos e centroamericanos, os compradores na sua maioria se sentem lesados, e bom saber por se algum dia aparecem por aqui.
Luca, como membro mais "velho" que vc. 'e, te pergunto se ao colocar este post tambem no forum geral nao estarei infringindo a regra 1.6 do forum?...
Abraco

Luca
15/01/2006, 09:33
... como membro mais "velho" que vc. 'e, te pergunto se ao colocar este post tambem no forum geral nao estarei infringindo a regra 1.6 do forum?... Gabriel,
Seria por um motivo do interesse de todos. Ninguém vai reclamar, não.
Ontem, mais tarde, li parte do material contido nos sites que você indicou. Interessante, de fato. Mas, me pergunto, por que as montadoras não disponibilizam estes sistemas de injeção?

Abraço.

Gabrielpol
15/01/2006, 19:58
Hola Luca, ja enviei este topico ao outro forum.
Realmente esta pergunta e interesante, nao achei nada referente as montadoras. Pelo que sei, este sistema continua sendo aperfeicoado, da pra perceber que o dos Argentinos e bastante "arcaico"se comparado ao dos Americanos, nao sei se menos eficiente...os precos la estao entre USD-100 a 200, ja nos EE.UU alguns sistemas pasam dos USD 2000, com gerenciamento eletronico. Ha sistemas feitos para BMW, SAAB, HARLEY,etc...sao vehiculos caros para instalar qualquer "porcaria".
Vou continuar a pesquisa, talvez mais alguem contribua.
Abraco.

Danca
16/01/2006, 02:42
Que tal alguém, que domine bem o inglês, enviar um e-mail para a própria Toyota Americana ou Japonesa... tenho certeza que eles estariam mais aptos a responder do que a Toyota Brasil, caso tenham alguma informação.

Homero
21/01/2006, 14:21
Tanto quanto sei , o sistema de injeção de agua ou agua e metanol usado em avioes tinha um unico objetivo que era o resfriamento da camara de combustão para evitar a detonação e assim extrair maior potencia (tambem maior densidade com o ar mais frio).Se ocorresse a detonação alem do perigo de quebra , a potencia diminuiria.O metanol aumentava a capacidade de retirar calor , eventualmente também queima.A quantidade era significativa e não 1 ou 2 % do combustível.
Ainda hoje é usado em motor a reação de avião(jato) .Por exemplo os Harrier , aquele avião ingles que pode pairar , ele tem um reservatorio de agua e metanol para resfriar o motor quando pairado devido a falta de ventilação natural e por isso sua capacidade de pairar é limitada pela agua que pode carregar.Se pairar sem injetar agua a turbina quebra.

Portanto essa historia de injetar agua e conseguir 10% de mais potencia e 15% de economia é mais fajuto que o Turbonator.Mesmo acreditando que pudesse haver a dissociação da agua em H e O , precisaria mais que 15% do combustivel para dar um resultado de 15% no consumo e não os 2% que o produto argentino apregoa.

Quando se turbina um motor diesel , o aumento de potencia só acontece quando aumentamos o débito de combustível(porque existe mais ar).Então se usasse agua para resfriar o ar como faz o intercooler e aumentasse o debito , ai enttão poderia haver algum ganho de potencia , mas mesmo assim não acredito.

Jbastos
02/06/2010, 11:50
Tanto quanto sei , o sistema de injeção de agua ou agua e metanol usado em avioes tinha um unico objetivo que era o resfriamento da camara de combustão para evitar a detonação e assim extrair maior potencia (tambem maior densidade com o ar mais frio).Se ocorresse a detonação alem do perigo de quebra , a potencia diminuiria.O metanol aumentava a capacidade de retirar calor , eventualmente também queima.A quantidade era significativa e não 1 ou 2 % do combustível.
Ainda hoje é usado em motor a reação de avião(jato) .Por exemplo os Harrier , aquele avião ingles que pode pairar , ele tem um reservatorio de agua e metanol para resfriar o motor quando pairado devido a falta de ventilação natural e por isso sua capacidade de pairar é limitada pela agua que pode carregar.Se pairar sem injetar agua a turbina quebra.

Portanto essa historia de injetar agua e conseguir 10% de mais potencia e 15% de economia é mais fajuto que o Turbonator.Mesmo acreditando que pudesse haver a dissociação da agua em H e O , precisaria mais que 15% do combustivel para dar um resultado de 15% no consumo e não os 2% que o produto argentino apregoa.

Quando se turbina um motor diesel , o aumento de potencia só acontece quando aumentamos o débito de combustível(porque existe mais ar).Então se usasse agua para resfriar o ar como faz o intercooler e aumentasse o debito , ai enttão poderia haver algum ganho de potencia , mas mesmo assim não acredito.

Homero

Eu estou testando um equipamento americano aqui na minha empresa, ainda não vi o resultado prometido que foi uma economia de até 8% de economia e 10% de ganho de potencia.
Ganho de potencia ocorreu, quando a solução de agua x alcool é injetada o carro da um pulo, mas a economia que era o que eu esperava ainda não veio.
O técnica esteve aqui instalando os equipamentos para mim, só que o cara fez um segredo muito grande em cima da instalação, não deu nenhum tipo de instrução para nós e foi embora.
Depois eu vou colocar um novo post com mais resultados. Abraços.

DieselPower
06/06/2010, 12:08
J,
Faz tempo que o não vejo o Homero por aqui...
Mas posta os resultados que com certeza interessam a todos!

Julio Militão
07/06/2010, 00:18
Prezados Companheiros,

Permitam-me alguns humildes comentários sobre o sistema em discussão:

1 - A injeção da água, como disseram anteriormente, ocorre a uma pressão de 1,5 a 3,0 bar;
2 - A injeção do diesel se dá a pressõs superiores a 300 bar e, me corrijam se eu estiver errado, no PMS (ponto morto superior do pistão), a temperatura neste momento deve estar acima dos 700 graus, quando ocorre a combustão expontânea do diesel.
3 - A injeção da água deve ocorrer neste mesmo momento, onde a temperatura e pressão são maiores possibilitando que esta se torne um fluído supercrítico, nestas condições ela pode ser capaz de dissolver substâncias apolares, como o diesel, sendo o percentual injetado insuficiente para atrapalhar a combustão deste;
4 - A melhoria da refrigeração deve ocorrer sim, corroborando com o que disse no item anterior, pois se houvesse dissociação da água, a quantidade de calor liberado seria maior que a do diesel;
5 - Pode haver uma economia de combustível, pois o volume de diesel injetado seria menor, não sei o quanto.

As minhas considerações foram colocadas sem nehuma pretenção e são baseadas em leturas e experiencia em oficinas. Não sou engenheiro,

Um abraço a todos

Alex Roloff
27/02/2013, 20:37
Hoje mesmo eu estava lendo algo sobre isto em um forum de Argentina onde vivo e nele aparece esta pagina, dem uma olhada e tirem suas conclusoes. No forum ninguem, aparentemente tem isto em seus veiculos.
Hidroinyeccion Fioramonti | (http://www.vehiculosecologicos.com.ar/index.html)

Abracos a todos.

RicKen
04/06/2013, 19:03
Eu já tive uma experiência de injeção de água que acho ser interessante revelar. Quando era mais jovem trabalhei no como mecânico (ajudante) em uma oficina especializada em preparação de motores para competição, próximo do bairro de Interlagos, em São Paulo/SP (algumas quadras do autodromo de Interlagos). Faziamos vários motores para alguns pilotos e fomos campeão em algumas categorias (ou seja, nossos motores estavão nos carros dos pilotos que foram campeão) naquele ano. Mas em uma categoria nós não fomos campeão (a única) mas a competição estava bem acirrada. Porém tivemos uma vitória fácil em uma das corridas e não sabiamos porque esse motor em especial era melhor que os outros, visto que ele foi feito com as mesmas técnicas dos outros. Quando esse motor voltou para revisão o pessoal da oficina fizeram uma inspeção rigorosa para ver o que esse motor tinha de diferente, colocarm disco de grau, verificaram a de abertura das válvulas, e isso e aquilo e nada foi encontrado. Depois disso eu fui lavar as peças e ao lavar o cabeçote notei um minúsculo furo no tubo de admissão (muito difícel de perceber olhando), furo este que dava conecção com o duto de arrefecimento e ai foi constatado a hidroinjeção. Apenas um cilindro e foi suficiente para ganharmos folgado aquela corrida. Acredito que teriamos sidos desclassificados se fossêmos descobertos pela fiscalização e esse era o motivo de a gente não usar esse método novamente. Como eu posso ter dúvidas se hidroinjeção funciona???.

Nuno Caiado
13/02/2015, 00:21
Geralmente eu tenho peito de testar essas coisas, mas quem me informou isso foi meu mecânico Yaroslav, ele disse que ja viu (e a concertou) uma Rand ,v6 diesel, ter um único pistão fundido no motor pq somente naquele pistão entrava uma quantidade de agua que acabava comprometendo. Então n e so injetar agua destilada, tem uma porcentagem ai.

RicKen
01/03/2015, 14:43
Geralmente eu tenho peito de testar essas coisas, mas quem me informou isso foi meu mecânico Yaroslav, ele disse que ja viu (e a concertou) uma Rand ,v6 diesel, ter um único pistão fundido no motor pq somente naquele pistão entrava uma quantidade de agua que acabava comprometendo. Então n e so injetar agua destilada, tem uma porcentagem ai.

Tudo é uma questão de saber fazer. Se não fosse assim uma versão do Focke-Wulf Fw 190 ( http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/fw190.htm ) e outros caças aliados não a usariam. (avião não tem como parar no acostamento, falhas normalmente são fatais). Que funciona é incontestável, o problema é o acerto, como toda adaptação.

Edintruder
01/10/2015, 12:41
Reavivando o tópico, acho que vale o teste.
Na Argentina existe um equipamento a venda que aponta melhoras de consumo em motores diesel de 10 a 18%. Depois de ler muitas coisas a respeito, refleti um pouco e notei que as melhores médias de consumo da minha F1000 é viagens durante chuva em grande parte do trajeto. Eu não costumo aliviar o pé pois ando sempre a 100km/h em asfalto seco ou molhado. Mas o snorkel da minha F1000 é virado de boca pra frente, aumentando muito a saturação de umidade na admissão, o que poderia impactar em menor consumo. Eu já havia notado melhor rendimento em subidas e ultrapassagem durante chuvas, mas imaginava ser devido à menor temperatura de admissão, e nunca havia relacionado com a injeção de umidade. Sendo assim vale apontar o site abaixo.
http://www.vehiculosecologicos.com.ar

Vou ver se compensa fazer um sistema d=com uma bomba de combustível simples e um bico injetor de Uno colocado na admissão. Daí basta ir experimentando bicos maiores ou menores para acertar uma proporção de mistura. Esse sistema da argentina usa água destilada, porém poderia usar água de ar condicionado com álcool etílico.

Oliveira mwm
25/10/2015, 16:37
Fala ae galera, voltando ao assunto sobre hidroinjeção, vou colocar um mwm sprint na minha silverado americana e quero ter pelomenos uns 350cvs,tou pensando em fazer um kit desse de injeção de metanol usando um bico injetor de cb300 e um reservatório, e colocar o bico pra injetar no intercooler, quero opiniões da galera pra me ajudar nesse projeto.....

sandro_ventania
27/10/2015, 00:01
Reavivando o tópico, acho que vale o teste.
Na Argentina existe um equipamento a venda que aponta melhoras de consumo em motores diesel de 10 a 18%. Depois de ler muitas coisas a respeito, refleti um pouco e notei que as melhores médias de consumo da minha F1000 é viagens durante chuva em grande parte do trajeto. Eu não costumo aliviar o pé pois ando sempre a 100km/h em asfalto seco ou molhado. Mas o snorkel da minha F1000 é virado de boca pra frente, aumentando muito a saturação de umidade na admissão, o que poderia impactar em menor consumo. Eu já havia notado melhor rendimento em subidas e ultrapassagem durante chuvas, mas imaginava ser devido à menor temperatura de admissão, e nunca havia relacionado com a injeção de umidade. Sendo assim vale apontar o site abaixo.
http://www.vehiculosecologicos.com.ar

Vou ver se compensa fazer um sistema d=com uma bomba de combustível simples e um bico injetor de Uno colocado na admissão. Daí basta ir experimentando bicos maiores ou menores para acertar uma proporção de mistura. Esse sistema da argentina usa água destilada, porém poderia usar água de ar condicionado com álcool etílico.

Eu também penso em fazer essa experiencia Edintruder, quando tiver essas peças eu faço. O ganho é quase certo...se um intercooler trás ganho só por aumentar a massa de ar, então injetar água pulverizada vai funcionar pelo menos pelo mesmo principio.

lfschmitz
28/11/2015, 08:03
Qualquer coisa que aumente a massa de O2 no ar admitido aumenta potência.

Injeção de água é coisa da década de 30... Funciona bem mas não é muito popular, pois o resultado só é relevante em motores sobrealimentados bem feitos, e como no Brasil a gente tem dificuldade pra achar mecanico que troque óleo sem fazer M, imagina instalar um sistema desses...
Procurem vídeos no YouTube. Tem gente que dispensa o intercooler por falta de espaço, e consegue "gelar" o ar comprimido pulverizando água com metanol no ar logo depois do compressor. Além disso, enriquece um pouco a mistura. Tem uns vídeos que mostram umas máquinas de derreter pneu bem bacanas.

os sistemas simples, feitos com reservatório de lavador do vidro, injetam um jato não atomizado na admissão do compressor. Como o injetor é grosseiro, praticamente "mija" na boca do compressor; as partículas são muito grandes, então lenta e progressivamente há erosão das palhetas e a vida útil da peça é diminuída. Funciona bem, mas tem esse preço. Funciona com menos desgaste nos compressores volumétricos (Roots, Lysholm...).

se eu tivesse tempo e grana sobrando arranjaria um carrinho "mil", penduraria um Eaton M24 com injeção de água e álcool só pra ver como fica. Acho que daria pra arrancar sem dificuldade uns 110-115 hp.

mas em motores diesel acredito que o sistema só fique confiável e com resposta rápida se fosse usado um esquema como uma injeção paralela, com bomba de 5bar mantendo a "cachaça" (etanol/água em torno de 50/50) pressurizada na linha e um pulsador de bicos ajustado igual a um carro preparado: conforme a rotação e pressão na admissão, ele pulsa um bico injetor decente, que atomiza a mistura numa quantidade adequada. Mas isso custaria perto de uns dois mil pra fazer bem feito.

Edintruder
28/11/2015, 12:10
Realmente LF, mas é o preço que se paga para fazer algo bem feito e que não cause mais danos do que benefícios. Em carros com injeção eletrônica o sistema de bico pulsativo é simples de fazer, mas num sistema mecânico diesel a coisa complica mais, pois precisaria um controlador eletrônico ligado ao alternador. Mas aonde se arruma uma coisa dessas no Brasil???

lfschmitz
30/11/2015, 06:33
Realmente LF, mas é o preço que se paga para fazer algo bem feito e que não cause mais danos do que benefícios. Em carros com injeção eletrônica o sistema de bico pulsativo é simples de fazer, mas num sistema mecânico diesel a coisa complica mais, pois precisaria um controlador eletrônico ligado ao alternador. Mas aonde se arruma uma coisa dessas no Brasil???

Edin, HIS, entre outras, fabrica no Brasil pulsadores de bico que podem trabalhar em paralelo até com sistemas carburados. Se tiver acesso ao sinal eletrônico de rotação, ele ajusta a injeção pelo giro e pela carga na admissão. Acho (ACHO!) que é possível usar o sensor de rotação que a maioria das bombas Bosch tem, ou o sensor do alternador (de onde sai o sinal para o tacômetro). Caso não seja possível, teria de instalar um sensor de roda fônica (simples de fazer, mas é mais custo). Esse módulo HIS Custa uns 400 pilas, mas vai precisar ainda de um bico de Monza monoponto (ou similar), bomba de combustível, linha de combustível e tanque para armazenar a cachaça. Tendo isso, se faz uma flange na saída do intercooler (não se recomenda injetar antes do cooler, pois pode acumular líquido dentro dele), onde se instala um ou mais injetores. Normalmente se indica injetar, pelo que pesquisei, cachaça equivalente a 10-15% do volume de combustível a partir de 0,3 ou 0,5bar de pressão positiva.

Dizem em que permite uso de intercooler menor, o que diminui a percepção de turbo lag; o fato do ar sair ainda quente do resfriador é compensado pela injeção, que gela o ar e aumenta até 20% da densidade de O2 que passa pela admissão.

No no caso de motores diesel, vi umas curvas de pressão na câmara de combustão que indicam que o álcool explode depois do pico da explosão do diesel, o que diminui o risco de quebras em relação ao enriquecimento feito apenas pelo aumento da injeção de diesel.

Edintruder
01/12/2015, 13:16
Excelente texto LF! Quando terminar uns projetinhos que estão em andamento, irei bolar um sistema de hidroinjeção!

sandro_ventania
23/12/2015, 23:30
Pergunta...se o ideal é injetar 10 a 15% do combustivel, então não seria adequado colocar um sensor de pulso(potenciometro) no cabo do acelerador? Assim quanto mais se acelara, mais se injeta, sempre na mesma proporção que se pisa no acelerador.

RicKen
01/03/2016, 12:56
Creio que a questão não é ser mais apropriado para sobrealimentados ou não, mas ao meu ver a questão é ser usado em motores que trabalhem com mais calor que o original incluindo os sobrealimentados, mas também os mais taxados (como na experiência que citei no final da página 1) e talvez outros.

O que imagino é um motor a álcool carburado sobre-taxado e com um acerto na mistura álcool/água (neste caso ao álcool do tanque de combustível seria batizado com uma proporção de água para equilibrar o excesso de temperatura resultante), acerto do avanço e da carburação. É bem provável que o maior problema seja na partida pois soma o problema natural do álcool com uma proporção a mais de água, mas nada que não seja contornável.

Edintruder
01/03/2016, 23:27
Ricken, no caso estamos falando de motores diesel com um sistema de injeção paralelo a fim de otimizar a combustão. Pra ligar e trabalhar se carga o sistema não recebe a hidroinjeção pois não gera calor suficiente para gerar um "saldo positivo".

RicKen
02/03/2016, 12:07
Ricken, no caso estamos falando de motores diesel com um sistema de injeção paralelo a fim de otimizar a combustão. Pra ligar e trabalhar se carga o sistema não recebe a hidroinjeção pois não gera calor suficiente para gerar um "saldo positivo".

Ok, só queria ressaltar a importância do equilibrio térmico.

Embora o assunto não é esse, a matéria abaixo deixa transparecer isso:

http://www.gizmag.com/bmw-water-injection-efficiency-power/38289/

( tradução automática: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.gizmag.com/bmw-water-injection-efficiency-power/38289/&prev=search )

Edintruder
21/03/2016, 00:35
Vou olhar com . Esse motor da BMW é muito bom. É o menor motor da BMW e é o que mais gera cv/litro. O sistema de hidro injeção ajuda bastante.

josoe bonetti
26/06/2016, 19:48
Hola a todos do forum, achei no minimo interesante colocar este topico.
Sei que muitos de voces devem conhecer o asunto, mas para aqueles que nao...passo algumas informacoes.
Este sistema, bem antigo utilizado na aviacao e motores maritimos, esta cada vez mais tendo avancos tecnologicos para a sua utilizacao nos motores automotivos. Amplamente usado nos estados unidos, e desde o ano passado, ganhando mais espaco com os nossos "hermanos" argentinos. Vejam este site- www.ambientum.com/revistanueva/2005-04/hidroinyeccion.htm (http://www.ambientum.com/revistanueva/2005-04/hidroinyeccion.htm)
Este sistema argentino, e muito simples se comparado aos fabricados nos estados unidos e na europa - www.rbracing-rsr.com/waterinjection.html (http://www.rbracing-rsr.com/waterinjection.html)
ou - www.enginerunup.com/index.php?act=viewCat&catId=20 (http://www.enginerunup.com/index.php?act=viewCat&catId=20) estes utilizam agua e alcohol(methanol ou ethanol) misturado.
Existem muitas paginas falando do assunto, e so procurar "Water injection", em qualquer site de busca.
Aparentemente os resultados sao exelentes, reduz o consumo, prolonga a vida util del motor, reduz os poluentes, a temperatura e outras vantagems. Quem utiliza esta obtendo otimos resultados.
As unicas opinioes contrarias que eu achei nos forums, sao de quem nao colocou o sistema. Ao igual do que acontece com a colocacao de turbo no 2.8, quem colocou esta super feliz, quem nao colocou costuma ser "pessimista", ou muito cauteloso com o assunto.
Gostaria de saber opinioes e se alguem ja teve contato ou experiencias com esta tecnologia, nao sei se chegou no brasil.
Abracos

Ola amigos temos projetos de hidroinjeção visitem meu site Motores Ecologico (http://www.motoresecologico.com.br)

Edintruder
28/06/2016, 09:14
Josoé, pelo que eu vi, esse sistema é possível de ser montado em praticamente todos os motores diesel, correto?

Eu queria bolar um sistema desses, pois vi que em viagens em dias de chuva, quando o snorkel puxa muita água e satura o filtro com muita umidade, o consumo da minha F1000 melhora muito. É que no momento estou com mais 2 projetos em andamento e a grana está curta, mas é um sistema de princípio muito simples.

Porém se precisares de uma cobaia pro sistema de hidroinjeção aqui no sul do RS para testar e inclusive adesivar o carro para ajudar na divulgação, podes contar comigo! rsrsrs

autodemolidora
21/08/2017, 23:48
Alguém ai pôs em pratica?
Minha duvida é se vale a pena em termos de potência. Há um ganho expressivo?
Quanto porcento de ganho?
Quanto a economia não me importo, cavalo q anda tem que pasta.

Edintruder
22/08/2017, 12:28
ainda não... kkkk