PDA

Ver Versão Completa : Problemas de Super Aquecimento da Cherokee.



Márcio33
14/01/2006, 15:39
Olá a todos os usuarios deste forum!
Adquiri recentemente um Cherokee Sport 98, mas como não tenho muita experiência com este veiculo, gostaria de obter informações sobre ele!
- É normal esse veiculo ter a temperatura do motor sempre em 100°?
- Existe algum dispositivo que impeça a partida do motor após uso continuo em temperatura elevada (ela não pega de modo algum qdo ando com ela muito tempo em altas temperaturas, no tipo anda para para ir ao banco, anda para para pesquisar materias ou seje anda para anda para ai para de vez!!rs)
- Se ligar a segunda ventoinha direto o motor melhora o arrefecimento?
- Qdo por descuido se engata a Ré (cambio automatico), com ela em funcionamento mas se desengata rapidamente e ela continua numa boa isso pode acarretar algum problema tipo patinar em subida (ela na subida sob o giro a três mil rpm e não sai de 130KM parece patinar embreagem).

Agradeceria muito se pudessem me ajudar!
Abraços
Márcio

samukanvas
14/01/2006, 20:36
:lol: :lol: :lol: a cherokee é normal trabalhar a 100 graus.... é dela mesmo... eu tb me assustei.... acima disso não!!!!

Assustado mesmo vc vai ficar quando deixar ela funcionando com capô aberto e ar ligado.... o condensador do ar congela... apesar dos 100º :dance:

O resto eu num sei e não entendí direito.... :mrgreen:

abs

Walter L. L. Casitta
14/01/2006, 22:34
Marcio,
A minha Cherokee esquentava também. Era uma 97 e li numa revista americana que a 98 tinha modificações no o sistema de arrefecimento. Não sei as modificações se estenderam para as fabricados na Europa que é de onde são as que vieram para o Brasil.
Se ela não liga nas situações que você descreveu é porque tem algum defeito em algum lugar.
Não tem problema engatar e desengatar a ré. Eu tinha o habito de sempre apertar o botão da alavanca do câmbio e isso fazia aumentar a possibilidade de se engatar a ré por engano. Só as posições da ré e park exigem que se aperte o botão e muita gente não sabe disso engatando a ré por engano mesmo em movimento. Eu mesmo fiz isso algumas vezes.
Quanto a patinar na subida isso é norma do câmbio automático e também por que esse tipo de veículo não tem embreagem. Também se tivesse câmbio manual não iria ultrapassar o 130Km/H.

Samukanvas,
O condensador é o que fica junto do radiador. É ele que está congelando?
Se for o evaporador, o interruptor de baixa pressão pode estar com defeito. Esse interruptor serve pra manter o evaporador sempre acima de 0º e evitar que congele.
Se for a tubulação próxima ao acumulador/secador (parece um reservatório), então é normal e acontece em muitos carros.

Wallace
15/01/2006, 11:45
Walter, acho que a grande maiorias das Cherokees Sport no Brasil vem da Argentina.
A mudança que sei para as 98 é a mangueira superior, pois nas 97 da muito mais problemas.
A 98 trabalha tão quente com a 97, é muitas vezes bem acima dos 100 graus, sem problema.
Quando não liga quente sem ter GNV acho que normalmente é problema de pessão de combustivel.
Engatar ré andando para frente em piso com aderencia não pode dar problema na hora, mas com o tempo e se isso ocorrer varias vezes pode danificar algo sim.
A Sport tem sim embreagem para travar o conversor, mas funciona muito pouco na pratica, pois precisa estar na ultima marcha selecionada no cambio e em aceleração constante.
Precisa acionar o botão para reduzir também.
Mas não precisa pra subir marcha ou para passar de D ou R para N.

Márcio33
20/01/2006, 21:30
Gostaria de agradecer a todos pelas dicas dadas com relação aos problemas que encontrei na Cheroka. Para informa-los os problemas que pareciam ser do cambio que patinava e o problema de após muito tempo no estilo metropole anda para, anda para eram ocasionados falta de alimentação do motor, resolvi trocando a bomba (refil da blaser da gm) e regulando a pressão.
Na oportunidade troquei tbem o retentor do diferencial traseiro que estava com vazamento! Aparentemente está tudo em ordem e ela não voltou a dar problemas parece até que as trocas de marcha acorrem mais rapidas agora!
Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se eu ligar a segunda ventoinha direto ou seja junto com a primeira e tivessemos duas ventoinhas funcionando full time o motor não se manteria em uma temperatura um tanto qto mais "agradavel"?
E a segunda pergunta é: Posso substituir os pneus originais pelos BF 31x10,5 sem precisar alterar nada ou precisa-se mexer em alçguma coisa na suspensão, me informaram que para colocar os 33'x12,5 precisa mexer no carro inteiro mas os 31 não acabei perguntando pois não tinha intenção de colocar os 31 mas agora acho que se não precisar alterar nada será a melhor opção!

Agradeço de coração a atenção e o carinho de todos que estão me ajudando!
PS. Preciso trocar os pneus pois os meus estão prá lá de bagda!!rsrs ( e pelo preço do original e o preço dos bf da pra optar!!)

Abraços
Márcio

Marcos Ojeda
21/01/2006, 11:54
Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se eu ligar a segunda ventoinha direto ou seja junto com a primeira e tivessemos duas ventoinhas funcionando full time o motor não se manteria em uma temperatura um tanto qto mais "agradavel"?
Não se assuste essa temperatura é normal, vc só tem que ver se seu sistema de arrefecimento está com aditivo, para que a gua não evapore, se vc ligar a 2ª ventuinha o motor trabalhará fora da temperatura normal, isso fara ele ficar abrindo e fechando a valvula termostatica, o que no final a temperatura ficará a mesma, e seu veiculo só irá consumir mais bateria.

E a segunda pergunta é: Posso substituir os pneus originais pelos BF 31x10,5 sem precisar alterar nada ou precisa-se mexer em alçguma coisa na suspensão, me informaram que para colocar os 33'x12,5 precisa mexer no carro inteiro mas os 31 não acabei perguntando pois não tinha intenção de colocar os 31 mas agora acho que se não precisar alterar nada será a melhor opção!
Pode substituir sim, mas os pneus 31 são mais largos, e se vc não enquer a sua suspensão vão raspar

Wallace
22/01/2006, 21:42
Para colocar 31 precisa de um kit de suspensão sim, mesmo um 30 já raspa, pois o original é um 29 e já esta no limite.
Um kit de 3 polegadas permite pneus 31 e não precisa mais nada, um kit deste estava custando US$ 690,00, mas deve dar uma subida. É o que eu recomendo normalmente.
Para 32 ou mais precisa gastar bem mais.

Márcio33
01/02/2006, 00:56
Obrigado a todos pelas dicas!!
Resolvi o problema da suspensão junto a um moleiro aqui de São Paulo que já havia feito um serviço pra mim!
Vai acrescentar uma lamina bater as outras e trocar as molas dianteiras!

Agradeço a todos pelas dicas!
Abraços
Márcio

Wallace
01/02/2006, 09:40
Não faça esse negocio de bater as laminhas dio feixe (arquear) é pedir para condenar as laminas que pode arear logo em seguida.
Acresentar mais uma lamina tudo bem.
Veja se não vai precisar de amortecedores maiores e se a geometria da suspensão dianteira não vai ficar fora de especificação, ai provavelmente pode precisar de braços de suspensão novos (maiores).

Márcio33
01/02/2006, 14:48
Valeu pela dica aqui em São Paulo tem um pessoal que prepara amortecedores (pelo menos sei que eles diminuem seu tamanho) vou verificar se eles aumentam tbem!

Paulo Souza
07/02/2006, 12:26
Márcio,

Não faça isso de arquear sua suspensão isso vai te trazer problemas futuros.
Coloque o kit, e se você quiser te mando umas fotos da minha com um kit desenvolvido, por um mecânico meu amigo, aqui em Sampa.
A minha está com BF 31 - MUD.

Abraço,

Márcio33
12/02/2006, 15:37
Olá, Paulo!!

Ficaria grato no envio de fotos para que eu possa entender melhor esse funcionamento!
A principio o que entendi é que esse "kit" seria como uma manutenção periodica onde se troca as molas e amortecedores, porem por molas e amortecedores adequados a este uso, acrescentando uma mola na traseira para erguer e reforçar!

Agradeço a atenção!
Abços

Márcio

Paulo Souza
14/02/2006, 11:06
Márcio,
O Wallace pode te ajudar muito no que diz respeito a kit´s, pois ele conhece e vende.
O meu especificamente, foi desenvolvido, pelo meu mecânico, e coloquei um calço embaixo do feixe de molas, reforcei com uma lâmina extra, e na frente foram desenvolvidos braços inferiores, e feitos sob encomenda. Como na minha tem Pneus Bf Mud 31" não precisei cortar as caixas de roda.

Abraço,

Wallace
14/02/2006, 11:40
Vendo sim kits importados.
O de 3 polegadas para XJ usar pneu 31 é basicamente o sitado pelo Paulo com as seguintes diferenças:
- O calço traseiro é em formato de cunha para evitar vibração no cardan traseiro.
- A laminas extras dos feixes são as Ad-lift invertidas (do tipo que o Samurai tem originalmente).
- Novas molas maiores dianteira.
- Novos amortecedores maiores (com os ótimos HDS).
- Suporte de realocação da barra Panhard, pois quando se abaixa o eixo a Panhard desloca o eixo lateralmente.
Este kit custa US$ 690,00 já no Brasil.
E pode ser incluido ou modificado em alguns itens, como trocar os amortecedores HDS pelos Ranchos RS 9000 X que tem 9 regulagens manuais.
Substituir a bieletas originais por outras desconectaveis (maior curso no fora de estrada, sem prejuizo na estarda). (+115 US$)
Panhard ajustavel que permite um ajuste fino na geometria da suspensão dianteira. (+180 US$)
E outras.

Costa
04/03/2007, 22:46
Pessoal, bom dia.

Sobre problemas de superaquecimento: Perde água do tanque de expansão por que aquece, ou aquece porque perde água?
Tenho passado pela história da perda de água do tanque, no início colocava água pura, depois passei a colocar o "coolant" na proporção recomendada. Continua a aquecer ladeira acima, com ar ligado, e faz uma poça dentro do piso do carona e do motorista. O que tá acontecendo?

Arbass
05/03/2007, 06:31
A poça pode ser da condensação do ar condicionado.

Já testou c/ um mecânico de radiadores seu sistema de arrefecimento. O diagnóstico é fácil, mas a solução pode ser cara. Mais caro ainda pode ser ter q fazer o motor devido a superaquecimento.

Abs,

Marcelo Carvalhal
05/03/2007, 22:14
A poça pode ser da condensação do ar condicionado.

Já testou c/ um mecânico de radiadores seu sistema de arrefecimento. O diagnóstico é fácil, mas a solução pode ser cara. Mais caro ainda pode ser ter q fazer o motor devido a superaquecimento.

Abs,

Coisas simples podem resolver o problema...

LIMPEZA DO SISTEMA INTEIRO, por exemplo, já fez isso, trocou e limpou tudo...

Quantos quilômetros rodados...se tiver com mais de 80 mil a bomba dágua, tbm já pode ter ido embora.....

A agua dentro do carro é do AR CONDIONADO, é o escomento que está entupido..leva em uma loja de AR CONDICIONADO que eles desentopem....

Costa
06/03/2007, 21:31
Coisas simples podem resolver o problema...

LIMPEZA DO SISTEMA INTEIRO, por exemplo, já fez isso, trocou e limpou tudo...

Quantos quilômetros rodados...se tiver com mais de 80 mil a bomba dágua, tbm já pode ter ido embora.....

A agua dentro do carro é do AR CONDIONADO, é o escomento que está entupido..leva em uma loja de AR CONDICIONADO que eles desentopem....


TEm 130 mil e tantos. Tá agendada uma desmontagem do radiador para limpeza (se é que isso pode bastar, se não for necessário uma troca de radiador - Voce recomenda que seja feito um radiador novo "tropicalizado" ou mantenho o original? ) Quanto à água dentro do carro, ontem, depois de um "breve" aquecimento (o painel parece um pinball!) notei que estava colando, digo, a água no tapete de borracha estava viscosa, pegajosa, isso tem a ver com a água de resfriamento com o fluido de radiador? O radiador de água quente ( colmeia de calefação ) pode estar furado e só apareça no momento do superaquecimento? A bomba tá com a carcaça bem clara, mas lembrei que alguns mecanicos usavam creolina para limpar carburador e tudo ficava limpo! Como é que testa a eficiencia da bomba, pode ser o que falta antes da retirada do radiador!

EDIE-DF
06/03/2007, 22:57
No teste de pressão, fique de olha para não passarem de 18 psi. É uma maladragem para "estourar" juntas e provocar vazamentos, fazendo vc gastar o seu dindin sem necessidade.
Vale lembrar:
1.Desmontagem e limpeza com varetamento e aplicação de ácido;
2.Montagem com substituição dos vedantes de borracha do radiador, pois os velhos não vedarão de forma eficiente;
3.Vale a pena verificar o acoplamento da válvula termostática (o meu estava rachado) e para isto vc terá de providenciar uma junta do acoplamento (pode ser até de papel Kraft, mas o ideal é a original, pois custa barato). E aproveitando que verificou o acoplamento, dê uma checada na válvula termostática (a esfera superior costuma "colar"). A montagem deve ser com torquímetro, pois o meca não consegue dar o torque correto no braço (fica folgado e vaza ou quebra o acoplamento);
4.Após a montagem ligar o ar quente, pois ele não se enche pelo gargalo do radiador e sim pela bomba d'água( atubulação fica mais alta do que o gargalo), tem volume aproximado de 1 litro e enquanto não estiver cheio provocará circulação de ar no sistema.
5.No mais é só alegria, pois com sistema de areefecimento estanque, o motor funciona mais "redondo" e confiável.

Costa
11/03/2007, 13:55
No teste de pressão, fique de olha para não passarem de 18 psi. É uma maladragem para "estourar" juntas e provocar vazamentos, fazendo vc gastar o seu dindin sem necessidade.
Vale lembrar:
1.Desmontagem e limpeza com varetamento e aplicação de ácido;
2.Montagem com substituição dos vedantes de borracha do radiador, pois os velhos não vedarão de forma eficiente;
3.Vale a pena verificar o acoplamento da válvula termostática (o meu estava rachado) e para isto vc terá de providenciar uma junta do acoplamento (pode ser até de papel Kraft, mas o ideal é a original, pois custa barato). E aproveitando que verificou o acoplamento, dê uma checada na válvula termostática (a esfera superior costuma "colar"). A montagem deve ser com torquímetro, pois o meca não consegue dar o torque correto no braço (fica folgado e vaza ou quebra o acoplamento);
4.Após a montagem ligar o ar quente, pois ele não se enche pelo gargalo do radiador e sim pela bomba d'água( atubulação fica mais alta do que o gargalo), tem volume aproximado de 1 litro e enquanto não estiver cheio provocará circulação de ar no sistema.
5.No mais é só alegria, pois com sistema de areefecimento estanque, o motor funciona mais "redondo" e confiável.

Eddie,

aconteceu de na loja de radiadores, quinta-feira, avisarem que após o teste estava vazando as borrachas das tampas plasticas laterais, espero que após a limpeza, (me foram mostradas as carepas de ferrugem travadas na entrada dos "tubos" de aluminio), a temperatura volte ao normal. Existe uma tendencia ao não uso de torquímetros nas oficinas, é uma pena, torço para que não haja problemas relativos à falta ou excesso de aperto. Tu conheçes o procedimento de teste listado no manual da sport 2000 para testar o acoplamento viscoso ?, pois não me parece que a turma de oficina não acha necessária a utilização destas informações de manual, é valido o teste ou basta a experiencia de achar que o acoplamento se não ventar está estragado?

Costa
11/03/2007, 14:03
Eddie,

aconteceu de na loja de radiadores, quinta-feira, avisarem que após o teste estava vazando as borrachas das tampas plasticas laterais, espero que após a limpeza, (me foram mostradas as carepas de ferrugem travadas na entrada dos "tubos" de aluminio), a temperatura volte ao normal. Existe uma tendencia ao não uso de torquímetros nas oficinas, é uma pena, torço para que não haja problemas relativos à falta ou excesso de aperto. Tu conheçes o procedimento de teste listado no manual da sport 2000 para testar o acoplamento viscoso ?, pois não me parece que a turma de oficina não acha necessária a utilização destas informações de manual, é valido o teste ou basta a experiencia de achar que o acoplamento se não ventar está estragado?

Sobre a água colando? no piso interno, debaixo do tapete, será que o vazamento de água no radiador de calefação e um dreno entupido pode fazer com que vá água do sistema de refrigeração chegue dentro da cabine? E qual a verdade de ter água "colando", o fluido aditivo para o radiador faz com que isso aconteça, pois estou usando a proporçaõ de 50/50!

EDIE-DF
11/03/2007, 15:23
Não é tão simples assim! O acoplamento viscoso da ventoinha intensifica/reduz a rotação da ventoinha principal. Conseqüentemente a questão não é estar ventilando, mas a intensidade desta ventilação nos momentos de aquecimento e resfriamento do motor. O teste é o único válidopara acoplamento viscoso, mas somente necessário em casos de superaquecimento em que as causas não sejam identificadas nos testes anteriores (pressão, válvula, etc.).

Lauzamar
13/02/2009, 02:17
Olá pessoal, estou com problemas na ZJ, tenho uma Grand Cherokee Limited 5.2 ano 97 em moro no interior de são paulo numa cidade pequena desprovida de recursos para este carro.
Recetemente fiz uma viagem para a capital, e andando no transito pesado com ar condicionado ligado percebi que o ponteiro da temperatura subui muito, parei o carro e percebi que estava vazando agua no reservatório, deixei ela esfriar bastante e completei a agua, percebi que estava faltando uns 8 litros tudo bem fui embora, ai no outro dia a mesma coisa, no dia seguinte aqueceu tanto que estourou a mangueira inferior do radiador, acabei morrendo na concessionária R$ 200,00 pela mangueira mais R$ 80,00 da tampa do radiador que o mecanico pediu para colocar uma original.
Vim embora e tudo bem com ela, ontem andando devagar em 1a. e 2a. dentro da cidade ela super aqueceu de novo, muito estranho estou achando pois a helice esta ligando normalmente e não nehum vazamento e o radiador esta cheio e o reservatorio tambem...

BoaTrilha
13/02/2009, 02:57
ia falar pra vc trocar a tampa do radiador,

mas como já trocou.... não dever ser ela

antes de mais nada verifique por entrada de ar no sistema,
pequenas rachaduras no reservatorio, mangueiras mal apertadas, braçadeiras frouxas, etc....
se entrar ar e sair vapor, o sintoma é super aquecimento e perda de agua....


... a proposito, faz quanto tempo que não limpa o sistema de arrefecimento?

Abraços

samukanvas
13/02/2009, 03:06
Geralmente depois de dar uma "fervida" na máquina a termostática trava. Se conseguir, dá uma testada sem ela. Se ficar normal, compre outra.

Abs

BADIA
13/02/2009, 12:01
Oi Lauzamar, o sistema de refrigeração do motor nada mais é que um trocador de calor, ou seja quando a água chega na temepratura de trocar de líquida para gazosa a tampa do radiador pela pressão permite que este vapor sai para o recepiente dágua e entre água fria, baixando a temperatura e permitindo que e este vapor dágua ao entrar em um ambiente mais frio, passe novamente para líquido e reesfrie, ficando na reserva para realizar nova troca quando necessário.
Esse motor trabalha razoávelmente quente, 90/100 graus por isso colocar o aditivo nas recomendações do manual junto com água no sistema é muito importante, os motivos de ferver a água no radiador causando super aquecimento, podem ser vários:
- Se ha perda dàgua no sistema, ou seja se a água some, baixa depois do motor funcionar um tempo, os motivos podem ser:
- Tampa do radiador que não veda o a água vaporizada;
- Rachaduras nas laterais do radiador que são de plástico e racham com o tempo, apresentando pequenas fissuras que deixam escapar a água quando vaporizada, dificil de ver;( mandar fazer nas boas casas do ramo)
- Mangueiras do sistema com o mesmo problema;
- Micro vazamentos na bomba dàgua;(existe nacional)
- Verificar se há vapor dagua no escapamento, significa junta do motor queimada;(abrir a tampa de cilindros, dar um passe para tirar o empenamento causado pelo superaquecimento e fica zero-bala)
- Colmeia do radiador entupida;(madar "varetar", limpar)
- Colméia do radiador corrompida, podre, não permite a circulação dágua;(mandar fazer nova, fica zero bala)
Que eu lembre era isso, espero ter ajudado.
Abração,
Badia
PS. Depois posta a solução para possamos aprender mais sobre o tema.


Olá pessoal, estou com problemas na ZJ, tenho uma Grand Cherokee Limited 5.2 ano 97 em moro no interior de são paulo numa cidade pequena desprovida de recursos para este carro.
Recetemente fiz uma viagem para a capital, e andando no transito pesado com ar condicionado ligado percebi que o ponteiro da temperatura subui muito, parei o carro e percebi que estava vazando agua no reservatório, deixei ela esfriar bastante e completei a agua, percebi que estava faltando uns 8 litros tudo bem fui embora, ai no outro dia a mesma coisa, no dia seguinte aqueceu tanto que estourou a mangueira inferior do radiador, acabei morrendo na concessionária R$ 200,00 pela mangueira mais R$ 80,00 da tampa do radiador que o mecanico pediu para colocar uma original.
Vim embora e tudo bem com ela, ontem andando devagar em 1a. e 2a. dentro da cidade ela super aqueceu de novo, muito estranho estou achando pois a helice esta ligando normalmente e não nehum vazamento e o radiador esta cheio e o reservatorio tambem...

jonasbairros
28/02/2011, 14:01
solicito uma ajudo de quem conhecer...tenho um grabde cherokee larde ano 98 ..no radiador esta entrando olheo mas o que tudo indica nao é do motor pois é um oleo +- rosa que parece ser da caixa entao gostaria de saber se alguem sabe se é da caixa e como resolver isso..pois tem dois tubo que saem do radidador de agua e vao ate a caixa automatica....jonas bairros

Sergio Rocha
28/02/2011, 18:45
A cherokee tem um pequeno trocador de calor que fica dentro do radiador.Ele resfria o óleo da caixa.
Provavelmente esse trocador furou está deixando passar óleo para o radiador.Pode ser que tb esteja passando água para a caixa.Verifique o óleo da caixa para saber se ele não está contaminado por água.

[]´

DR CHRYSLER
01/03/2011, 08:37
amigo seria importante saber se ela esta aquecendo e vc esta com o ar desligado ou ligado

é preciso colocar a bombinha de arrefecimento e ver vazamentos
se estiver tudo ok
depois que ela esta bem quente veja se as mangueiras estao todas quente igual caso contrario pode ser valvula termostatica

referente ao ar se for quando esta com ele ligado que o ploblema aparece

pode ter certeza que o evaporador esta ruim

veja um teste

com o carro ligado e ele la com a temperatura passando do normal
jogue agua na frente do radiador com uma mangueira e veja se o mesmo abaixa a temperatura

ja tomei varios pau desse defeito

mais hoje ja estou mais esperto quando se trata dessa reclamação

sandro ex oficina ag3

DR CHRYSLER
01/03/2011, 08:41
bom dia galera

veja bem jonas o sergio matou a charada ok

deve haver uma pequena trinca no cooler do oleo da transmissão que vai

na lateral da caixa do radiador

95% o oleo entra na agua e a agua não entra no oleo,pois se isso acontecer

a transmissão pode sofrer grandes danos

é precico desmontar esse radiador e mandar a uma empresa especializada em reparos,la eles podem avaliar a troca desse cooler que é possivel ok

sandro ex oficina ag3

MarcosPeres4x4
08/10/2011, 19:17
Olá.. estou precisando da junta da bomba d`água da Cherokee v8 5.9 ... só encontro junto com a bomba e a minha é nova, a válvula termostática tava enferrujada e queimou a junta.. aguardo.. grato. abs.

Cláudio Brasília
11/10/2011, 08:21
Olá.. estou precisando da junta da bomba d`água da Cherokee v8 5.9 ... só encontro junto com a bomba e a minha é nova, a válvula termostática tava enferrujada e queimou a junta.. aguardo.. grato. abs.

Procure um pedaço de papelão guarnital velomóide, no tamanho aproximado da junta antiga e confeccione, execute uma cópia da junta antiga na mesma medida e dimensões; existem várias espessuras, mas procure uma aproximada da espessura original. Para fazer os furos dos parafusos, procure um cano no diâmetro aproximado e faça uma afiação em uma das extremidades e utilize isto como um vazador.

rchampeval
24/10/2011, 21:13
Bem la vai mais um caso de aquecimento,minha xj 1997 do nada começou a esquentar,levei no mecânico ele olhou todas mangueiras trocou a a tampa do radiador e me mostrou a ventoinha elétrica que estava travada, em seguida eu a levei num cara que meche com radiadores e ele substituiu o motor da ventoinha , mas o mesmo ainda não ligava nem ligando o ar condicionado (acho q ela deveria ligar automaticamente apos ligar o ar) em seguida a levei num eletricista , o cara trocou uns conectores e um rele, mas testou na minha frente ventoinha funcionando, e dia seguinte la vai de esquentar de novo sem transito pesado a noite chovendo rsss, cheguei em casa abri o capo e la esta a ventoinha elétrica parada de novo, pode ser um curto circuito ou qualquer coisa que a esteja queimando, mas a minha pergunta e outra, sera que ela deveria ferver mesmo sem a ventoinha elétrica sem pegar transito, a ventoinha de acoplamento nao deveria dar conta?Sei que as vezes acontece de rolar 02 defeitos ao mesmo tempo, mas me parece muito estranho, detalhe valvula termo estática funcionando e sem vazamento algum, que fazer?

rchampeval
25/10/2011, 00:57
bem la vou eu dr uma olhadinha no jeepinho e não é que queimou outro fusível e a ventoinha parece estar travada, sera que e um curto circuito na caixa de fusíveis que causou mais uma ventoinha indo pro espaço? Isso já aconteceu com alguém?

rogerio_zx
01/10/2013, 17:38
agora sim eu tenho um Cherokee: Esquentou!! Esquentou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
então galera, ontem a luz do Check engine acendeu desde a saida da garagem do trabalho. (já tinha acendido 6.feira e eu desliguei a bateria uns 20min e liguei de novo e luz apagou)
no transito que nem era dos piores, mas tava devagar, temperatura o tempo todo no primeiro traço depois do 100 (pra mim ali seria +-106), aí já quase chegando em casa, esquentou, check gauge, ponteiro no vermelho, e consegui desliguei o carro na hora.
hoje deixei o carro numa oficina especializada em Cherokee no Rio de Janeiro, indicada aqui várias vezes, a LS em São Cristóvão.
Agora a pouco o mecanico me ligou e disse que a viatura está sem valvula e que o culpado da fervura é a ventoinha do ar condicionado, não entendi nada :-? (aquela ventoinha que não é a que fica ligada direto na polia posso chamar de ventoinha do ar condicionado??)
eu nem sabia que a ventoinha do ar armava também, mesmo sem o ar ligado. isso confere?
eu não estou usando o ar condicionado porque estava programada uma revisão, não está gelando beeeemmm, e a ventoinha do ar está sem um parafuso de um dos lados (são 2 parafusos), então quando liga o ar ela faz um barulho da helice raspando.
então com certeza a ventoinha não estava armando em momento nenhum sem o ar ligado, ou eu teria escutado.
o mecanico (Jorginho) disse com certeza que trocando a ventoinha do ar o problema acaba. e ele quer original, disse que vai bater quase 1.000,00. :shock:
não estou considerando má fé do cara porque ele parece ser gente boa e porque pra verificar esse problema do aquecimento e trocar as buchas da barra estabilizadora me cobrou 60,00. se fosse pilantra teria dado uma facada maior.

então amigos, aquela ventoinha do lado direito de que está olhando o carro de frente é acionada pela temperatura independente do ar condicionado????

Glaicon
02/10/2013, 08:15
agora sim eu tenho um Cherokee: Esquentou!! Esquentou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
então galera, ontem a luz do Check engine acendeu desde a saida da garagem do trabalho. (já tinha acendido 6.feira e eu desliguei a bateria uns 20min e liguei de novo e luz apagou)
no transito que nem era dos piores, mas tava devagar, temperatura o tempo todo no primeiro traço depois do 100 (pra mim ali seria +-106), aí já quase chegando em casa, esquentou, check gauge, ponteiro no vermelho, e consegui desliguei o carro na hora.
hoje deixei o carro numa oficina especializada em Cherokee no Rio de Janeiro, indicada aqui várias vezes, a LS em São Cristóvão.
Agora a pouco o mecanico me ligou e disse que a viatura está sem valvula e que o culpado da fervura é a ventoinha do ar condicionado, não entendi nada :-? (aquela ventoinha que não é a que fica ligada direto na polia posso chamar de ventoinha do ar condicionado??)
eu nem sabia que a ventoinha do ar armava também, mesmo sem o ar ligado. isso confere?
eu não estou usando o ar condicionado porque estava programada uma revisão, não está gelando beeeemmm, e a ventoinha do ar está sem um parafuso de um dos lados (são 2 parafusos), então quando liga o ar ela faz um barulho da helice raspando.
então com certeza a ventoinha não estava armando em momento nenhum sem o ar ligado, ou eu teria escutado.
o mecanico (Jorginho) disse com certeza que trocando a ventoinha do ar o problema acaba. e ele quer original, disse que vai bater quase 1.000,00. :shock:
não estou considerando má fé do cara porque ele parece ser gente boa e porque pra verificar esse problema do aquecimento e trocar as buchas da barra estabilizadora me cobrou 60,00. se fosse pilantra teria dado uma facada maior.

então amigos, aquela ventoinha do lado direito de que está olhando o carro de frente é acionada pela temperatura independente do ar condicionado????
A minha era modelo 1999, mas a ventoinha acionava com o aumento da temperatura, exatamente como você falou, logo depois de passar do traço de 100°C.
Mesmo não usando o ar condicionado.
Como o cabeçote das Sport é de ferro, é provável que não tenha danificado.
Arruma isso tudo logo e vá ser feliz.:concordo:

rogerio_zx
02/10/2013, 08:34
Valeu Glaicon pelo esclarecimento, e pela força! Tudo que eu quero é ser feliz e desfilar com a Cheroka!!!!

rogerio_zx
02/10/2013, 16:36
então, fui buscar o carro no mecanico, e o problema do aquecimento foi:
- um fusivel da ventoinha queimado, então quando chegava lá no 106 ela não armava.
- o carro estava com uma enjambrada, uma gambiarra mal feita pra cacete, uma ligação de um rele daqueles aberto/fechado, do compressor direto na ventoinha. então eu via a ventoinha funcionando quando ar estava ligado. com ar deslifgado não funcionava por causa do fusivel queimado.
- e, a cereja do bolo da gambiarra: o eletroventilador estava ligado ao contrário, jogando o ar quente para o radiador. Puta-que-pariu!!!! Como pode um infeliz fazer uma merda dessa sem saber que está fazendo?????

Ainda tenho que trocar o eletroventilador porque o que está na viatura é genérico e mais fraco que o original. Vi uma lá na oficina e o original tem os desenhos da hélice em curva, que favorece mais ainda a empurrar o vento para o radiador.

Vim da oficina para o trabalho num transito dos inferno, e a temperatura ficou sempre na casa dos 102~104, nunca chegou no traço depois do 100.

ah. troquei a bucha da barra estabilizador, o carro ficou uma seda...

zanötto
20/12/2013, 20:51
Olá pessoALL!
Vou detalhar o meu caso e se puderem dar uns pitacos agradeço.

A temperatura da minha nunca passou além do primeiro traço após os 100°C, mesmo com ar ligado. A ventoinha elétrica sempre acionando corretamente. Uso a XJ já há 2 anos, mas as viagens mais longas foram de 100 Km. Nunca deu pau. Esta semana estava indo de viagem pela Fernão Dias, tudo normal até que liguei o ar e andando a temperatura estava naquele primeiro traço após o 100. Depois de uns 20 km com o ar ligado acendeu o check gauges e quando olhei a temperatura já estava nos 125, como estava começando uma descida, desliguei o ar, joguei no N e deixei ir, baixou rápido para os 100 e pouco. Tentei continuar um pouco e subiu de novo, parei no acostamento e o motor morreu na hora. Após uma meia hora baixou a temperatura para a normal, pegou tranquilo, mas aqueceu rápido e morreu de novo. Resultado: GUINCHO. Em casa o radiador estava pela metade de água, o tanque de expansão tinha metade do FULL, nível de óleo normal. Não tem vazamento em mangueiras, nem no radiador. Olhei tudo antes de viajar, completei o nível da expansão, troquei o óleo 2 dias antes (20W50, pode ser muito viscoso?). Tem cerca de 137000 Km. Que acham? Penso em já trocar a válvula termostática, o acoplamento viscoso da ventoinha, mas iriam dar pau de repente assim?
Desculpem o texto longo.

Abraços
CZ

nilson alves
16/10/2014, 07:25
Bom dia.Caros sera que alguem poderia me ajudar?Ontem meu grand cherokee v8 4.7 ,apos parar em uma subida ingrene apos andar muito pouco estourou mangueira do ar condicionado e saiu a tampa do radiador vazou agua e oleo junto "Uma Bagunca' devido a rsfriamento ficou um fumaceiro,,,ha 02 dias atraz havia paradoa mesma na garagem e a agua do reservatorio estava fervendo,borbulhando,,temperatura,,,105....apos o acontecido ontem das mangueiras e tampa do radiador sair,,,fui locomover ela p estaionar logo temp,,,,ja sobe rapidinho....Me ajudem? O q poderia ser?Grato.

marceloxs
27/04/2015, 11:18
Bom dia Pessoal comprei recentemente uma ZJ Laredo 6 Cilindros 97, e estou um pouco preocupado, e minha primeira, quando estou andando que pego transito ou estou com o Ar ligado a temperatura vai para a casa dos 100º, observei aqui no grupo que o pessoal fala que e normal ela trabalhar nessa temperatura, mas achei estranho, então pergunto, posso ficar despreocupado que a temperatura não vai alem disso, o antigo dono me falou que com ele quando ela chegou nessa temperatura foi quando ele teve que fazer o motor que tinha ido para o saco, a detalhe, acho que ela esta sem termostática, pois a temperatura chega a ficar alta apenas nas situações sitadas fora isso temperatura trabalha com o ponteiro entre o 40 e 100 exatamente na marca mais grossa no meio dos dois.

Renato Panegalli
17/09/2017, 10:37
Bom dia pessoal,

Adquiri uma cherokee sport ano 2000, a temperatura está dando super aquecimento, mas apenas deu isso com o carro andando, parado não deu! porem não vaza água, percebi que não tem aditivo nenhum e a água está barrenta, o meu mecânico irá mandar o radiador para um especialista para dar um trato nele para monta-lo e colocar água e aditivo conforme os padrões do manual.
Ouvi uma pessoa falar que esse carro pode super aquecimento no sistema devido o óleo da caixa não estar bem e o aquecimento do cambio pode gerar esse problema de super aquecimento, procede?
Ela também está dando um tranco, não é suave entendem? Quando passo mudo a alavanca automática e passa pela ré, isso é normal?
Será que é por eu apertar o botão da alavanca na mudança das posições, tem algum macete que possam orientar?

Desde já muito obrigado,

Aguardo ajuda de vcs.

pirata666
19/10/2017, 12:33
O câmbio da minha XJ faz isso também, conseguiu descobrir o problema?

Glaicon
20/10/2017, 08:04
Bom dia pessoal,

Adquiri uma cherokee sport ano 2000, a temperatura está dando super aquecimento, mas apenas deu isso com o carro andando, parado não deu! porem não vaza água, percebi que não tem aditivo nenhum e a água está barrenta, o meu mecânico irá mandar o radiador para um especialista para dar um trato nele para monta-lo e colocar água e aditivo conforme os padrões do manual.
Ouvi uma pessoa falar que esse carro pode super aquecimento no sistema devido o óleo da caixa não estar bem e o aquecimento do cambio pode gerar esse problema de super aquecimento, procede?
Ela também está dando um tranco, não é suave entendem? Quando passo mudo a alavanca automática e passa pela ré, isso é normal?
Será que é por eu apertar o botão da alavanca na mudança das posições, tem algum macete que possam orientar?

Desde já muito obrigado,

Aguardo ajuda de vcs.
Sintomas diferentes, problemas diferentes.
Radiador sujo vai dificultar a passagem de água e gerar aquecimento no motor, sem dúvida alguma.
Sugiro trocar o radiador por um novo, bem como a válvula termostática.
Já fiz limpeza de radiador, e ainda ficou amarronzado por dentro, indicando resíduo de sujeira.
Esse resíduo vai diminuir a troca de calor, ou seja, ficará menos eficiente.
Veja as fotos de radiador e da mangueira superior da minha ex Toyota SW4 DEPOIS da limpeza.
Ainda ficou uma craca!
Veja as fotos abaixo.
Verificar também a bomba d´água, pois as palhetas podem estar corroídas pela ferrugem, diminuindo a vazão.
Quanto ao câmbio automático, pequenos trancos na mudança de P para R não é problema.
É tão somente um pouco desconfortável sentir e escutar o "tlunc".
Agora, se der pequenos trancos parado na sinaleira, com o pé no freio e câmbio em D, aí é o caso de verificar o nível do óleo, que pode estar acima do limite máximo, gerando espuma e falhas, gerando esses trancos.
Corrigindo o nível já diminuirá o tranco.
Boa sorte.:concordo: