Ver Versão Completa : Pneu argentino fate vai câmara de ar?
Mestres,
Comprei pneus novos Argentinos Fate gomados, para o meu Willys CJ5 1960.
Eu uso esse tipo de pneu há décadas, mas SEMPRE sem câmara de ar.
Dias atrás, o amigoonde eu compro as peças pro meu jeep, me falou que esse tipo de pneu exige camara de ar.
Fiquei confuso.
Alguém pode me dar uma luz?
Ou seja:
Tenho que colocar câmara ou não nesses pneus.
Grato desde já.
Diramos
Viniciusaol
02/10/2014, 16:31
Acho que depende da utilizaçao... faz trilha? uso misto? no meu uso vj 900 recapados e montei com camara pra poder andar com calibragem bem baixa com menos riscos... uso apenas na cidade fim de semana, estrada de terra e trilhas medias e leves.
Pode montar com ou sem, já usei dos dois jeitos...
[]'s
Pode montar com ou sem, já usei dos dois jeitos...
[]'s
Entendi.
Eu uso mais na cidade e às vezes trilhinha leve de terra batida.
Quais as vantagens/desvantagens do "com" ou "sem"?
Grato
Diramos
Vantagens, do com: mais dificil de destalonar, menor risco de vazamentos.
do sem: menor risco de corrosão por acúmulo de água, mais barato.
Lembrei destas, a galera vai complementar com certeza. :concordo:
[]'s
georgevalle
03/10/2014, 07:49
Sem - se furar com prego pode levar dias para esvaziar.
Pablo.pinto2007
03/10/2014, 13:03
Sem - se furar com prego pode levar dias para esvaziar.
Pessoal, existem dois tipos de pneu atualmente... os convencionais e os radiais.... os convencionais que são os pneus antigos, embora eles ainda existam são construtivamente mais robustos, são fabricados com borracha e cintas de nylon, são os pneus que depois de gastos (os que não podem mais ser recapados - condenados) a turma compra pra fazer balata, calços de carroceria, buchas para carros importados e demais aplicações de corracha reprocessada (na verdade eles só a cortam)... esses pneus necessitam obrigatoriamente de uso de câmara de ar e logicamente protetor, os aros utilizados não precisam ser vedados, muitos caminhões ainda o utilizam, é aquele famoso aro com sobre-aro que é perigosíssimo para o profissional que trabalha com isso. E o outro pneu, mais moderno tecnologicamente falando são os tradicionais, usuais radiais, que tem em sua estrutura borracha e metal, por isso são mais maleáveis e mais leves, já que o convencional deve-se ter mais camadas de borracha para se ter a resistência exigida, esses (radiais) possuem uma câmara de ar envolvida internamente no próprio pneu, por isso a não necessidade de câmeras de ar e a necessidade de aros que vedam, se por acaso mandou reformar seu aro e ele tem um microfuro vc vai morrer doido achando que seu pneu está furado ou a válvula com defeito (já me ocorreu mas logo foi diagnosticado, o furo era grande)..
Então assim.. existem casos que o pneu é radial mas o revendedor recomenda o uso de câmara de ar devido o risco da carcaça em si não estar em boas condições, pois mesmo o pneu radial, como já citado, ele possui uma câmara de ar, se esta estiver danificada o pneu não vai segurar pressão.
Aqui na nossa região a gente costuma baixar bem os pneus para andar na areia, dunas... e, lógico, se baixar demais ou dependendo da manobra, pode-se destalonar o pneu... que a gente chama de desembeiçar o pneu... se houvesse o uso de câmara de ar não teríamos esse problema... mas até no balanceamento a câmara de ar interfere...
Outra aplicação para câmara de ar é para indoor, mas tem que fazer um bizu para o pito (a válvula) não fugir para dentro do pneu com o arraste das manobras, pois aí teria que furar o pneu para conseguir destalonar... então faz-se uma peça maior que o buraco da válvula e aparafusa na válvula... é um dispositivo para não perder a válvula!
Agora se seu pneu é radial, é novo (não é cobertura) e mesmo sendo cobertura estiver bom (eu usei por muito tempo cobertura sem câmara), não faz trilhas que necessitam baixar o pneu, não vejo a real necessidade de uso de câmaras de ar.
Abraços! e desculpe o texto imenso!
PAblo
Mestre Pablo,
Que aula, hein!
Os meus pneus não são radiais.
Portanto, estou indo atrás das câmaras.
Muito obrigado pelos ensinamentos.
Grato a todos pelo retorno.
Ajudaram muito.
Abraços :)
Diramos
"Não tem jipe, vai de carona!"
Robertux
08/10/2014, 13:36
Exitem (ou pelo menos existiam) pneus convencionais que podem ser usados sem câmara. Basta olhar na lateral do pneu. Se estiver escrito tubeless pode usar sem câmara, se for tubetype tem que usar com câmara.
No off-road é recomendável, na maioria das vezes, usar com câmara porque tanto na areia como no barro o ideal é usar a calibragem mais baixa possível para melhorar a aderência. Eu uso Goodyear Power Tork Trail, 7.50X16, convencional, muito parecido com o argentino, com câmara, porque uso de 8 a 12 libras e, na trilha, as vezes encontro capim entre a roda e o talão do pneu, se fosse sem câmara certamente teria esvaziado. A única vantagem em se usar sem câmara, além do custo da câmara, é o fato de, se pegar um prego, demorar mais para esvaziar.
Pablo.pinto2007
08/10/2014, 19:57
Exitem (ou pelo menos existiam) pneus convencionais que podem ser usados sem câmara. Basta olhar na lateral do pneu. Se estiver escrito tubeless pode usar sem câmara, se for tubetype tem que usar com câmara.
No off-road é recomendável, na maioria das vezes, usar com câmara porque tanto na areia como no barro o ideal é usar a calibragem mais baixa possível para melhorar a aderência. Eu uso Goodyear Power Tork Trail, 7.50X16, convencional, muito parecido com o argentino, com câmara, porque uso de 8 a 12 libras e, na trilha, as vezes encontro capim entre a roda e o talão do pneu, se fosse sem câmara certamente teria esvaziado. A única vantagem em se usar sem câmara, além do custo da câmara, é o fato de, se pegar um prego, demorar mais para esvaziar.
Roberto, mas é exatamente isso que faz o pneu convencional ele não "cola" no aro... por isso vc observa capim por entre a roda... acredite, eu rodo na estrada (cidade) com 15 libras, e tenho minha desconfiaça que está um pouco acima do que deveria (isso se observa em como o pneu está sentando no chão). Quando vou pra areia passear, se a areia tiver frouxa coloco 7 libras e o pneu nem ameaça destalonar, e quando vou pra duna brincar de verdade aí a calibragem fica perto de 5 libras e mesmo assim nunca destalonei um pneu (agora usando 33"). Os trollers que destalonam os pneus por aqui usam 3 ou 4 libras, e acredite pelo peso deles a impressão é de que não vai andar 100 metros... então para destalonar um pneu radial não é tão fácil, desde que o talão do pneu esteja em perfeitas condições, assim como a roda também não pode ter amassados.
Na lama e demais trilhas eu não costumo baixar, até porque quando se trata de lama, não sabemos se vai ter uma pedra embaixo e se der uma mordida no pneu, já era, corta mesmo. Só na erosão com pedras (uma serra que praticamos aqui) é que ameacei baixar um pouco devido estar molhado, mas nem disso precisei!
Pablo