Ver Versão Completa : Radiador de Óleo para o OM 364
Sergioporto
30/09/2014, 13:54
Se algum colega tiver colocado ou alguma sugestao sobre colocaçao ,modelo ,estou pensando em colocar radiador de óleo na minha Toy ,pois como viajo tambem com ela ,nota que subindo temperatura do motor ,a pressao de óleo cai gradualmente .
Entao imagino que com um radiador de óleo adequado consiga diminuir temperatura do óleo.
Nao tenho idéia de qual veículo usar o radiador.Poderia ser colocado no retorno do turbo ?Ou no canal de pressao de óleo onde é conectada mangueira de pressaode óleo do turbo ?
Agradeço sugestoes
titanium
30/09/2014, 15:06
Sergio, você conhece o Cristiano Attié, Toyoteiro de Brasília???
As vezes ele lê uns tópicos por aqui, mas se você tiver o contato direto dele fica melhor. o usuário dele aqui é "cristiano".
Ele usa o radiador de óleo na Band dele.... o detalhe é que ele só não usa a Band!! :odedo:
kkkkkkkkkkkkk
Abraços!
Sergioporto
30/09/2014, 15:31
Sergio, você conhece o Cristiano Attié, Toyoteiro de Brasília???
As vezes ele lê uns tópicos por aqui, mas se você tiver o contato direto dele fica melhor. o usuário dele aqui é "cristiano".
Ele usa o radiador de óleo na Band dele.... o detalhe é que ele só não usa a Band!! :odedo:
kkkkkkkkkkkkk
Abraços!
Nao conheço mas vamos ver se ele le este tópico e dê uma idéia.Entao é outra band boa ,isso se ele quiser vender.
BANDEIRANTE FRANK STAIN
01/10/2014, 19:48
Boa noite Sérgio
Estou usando na band com o motor OM314 turbo intercooler o radiador de oleo da L-200 sport . Ele fica antes da lubrificação da turbina. Depois q pegar o carro no mecânico tento postar umas fotos pq ele fica na frente do intercooler.
Qualquer duvida estou a disposição.
Sergio c
01/10/2014, 19:51
Boa noite Sérgio
Estou usando na band com o motor OM314 turbo intercooler o radiador de oleo da L-200 sport . Ele fica antes da lubrificação da turbina. Depois q pegar o carro no mecânico tento postar umas fotos pq ele fica na frente do intercooler.
Esperamos pelas fotos, refrigerar o óleo é muito importante para o motor. Muitos veiculos usam esses radiadores.
Sergioporto
01/10/2014, 19:59
Boa noite Sérgio
Valeu Frank.Pelo que entendi onde é ligado mangueira que vai pressao de óleo para turbo liga no radiador e do radiador ao turbo.È isso ?Espero as fotos,vai ajudar bastante .Acredito piamente que refrigerando óleo lubrificante a vida util do motor aumenta.
Abs
Francisco Bicalho
03/10/2014, 11:18
Se algum colega tiver colocado ou alguma sugestao sobre colocaçao ,modelo ,estou pensando em colocar radiador de óleo na minha Toy ,pois como viajo tambem com ela ,nota que subindo temperatura do motor ,a pressao de óleo cai gradualmente .
Entao imagino que com um radiador de óleo adequado consiga diminuir temperatura do óleo.
Nao tenho idéia de qual veículo usar o radiador.Poderia ser colocado no retorno do turbo ?Ou no canal de pressao de óleo onde é conectada mangueira de pressaode óleo do turbo ?
Agradeço sugestoes
Sergio, já conversei muito sobre radiador de óleo com o chefe dos mecânicos de uma grande revendedora de caminhões Mercedes chamada São Vicente em Itaipava, região serrana de Petrópolis, RJ.
Ele me disse que os motores das séries OM 314 e 364 já vem com um radiador de óleo de fábrica que é perfeitamente dimencionado para o uso nos caminhões carregados no limite de peso e sob as condições mais difíceis.
Ele me disse que é completamente desnecessário instalar qualquer outro tipo de radiador de óleo em motores OM instalados principalmente nos peso-pluma Toyota Bandeirante. Pense bem, o motor o OM-364 é feito para levar 7 toneladas mais o peso do caminhão. Se o radiador de óleo que vem de fábrica nos motores OM são dimensionados para levar esse peso todo, porque adicionar um acessório no motor instalado no Bandeirante que nem pesa 2 toneladas?
O radiador de óleo é útil em motores pequenos que tem rotação muito alta, como motocicletas, não motores de caminhão que já tem o item de fábrica.
Gaste seu dinheiro em outros acessórios ou melhorias no seu carro que darão um resultado mais prático para você. Além do mais você nunca sabe se um radiador de óleo adaptado não causará mais problemas do que solução.
O seu problema é muito provavelmente com o cebolão que não está mandando o sinal correto para o instrumento quando o motor aquece, ou pode ser com a bomba de óleo. Sugiro você levar seu carro num revendedor M-B (eles atendem Bandeirante) e consultar eles.
Anexei uma imagem do radiador de óleo do OM-364
Abraço;
Chico
Sergioporto
03/10/2014, 13:09
Sergio, já conversei muito sobre radiador de óleo com o chefe dos mecânicos de uma grande revendedora de caminhões Mercedes chamada São Vicente em Itaipava, região serrana de Petrópolis, RJ.
Ele me disse que os motores das séries OM 314 e 364 já vem com um radiador de óleo de fábrica que é perfeitamente dimencionado para o uso nos caminhões carregados no limite de peso e sob as condições mais difíceis.
Ele me disse que é completamente desnecessário instalar qualquer outro tipo de radiador de óleo em motores OM instalados principalmente nos peso-pluma Toyota Bandeirante. Pense bem, o motor o OM-364 é feito para levar 7 toneladas mais o peso do caminhão. Se o radiador de óleo que vem de fábrica nos motores OM são dimensionados para levar esse peso todo, porque adicionar um acessório no motor instalado no Bandeirante que nem pesa 2 toneladas?
O radiador de óleo é útil em motores pequenos que tem rotação muito alta, como motocicletas, não motores de caminhão que já tem o item de fábrica.
Gaste seu dinheiro em outros acessórios ou melhorias no seu carro que darão um resultado mais prático para você. Além do mais você nunca sabe se um radiador de óleo adaptado não causará mais problemas do que solução.
O seu problema é muito provavelmente com o cebolão que não está mandando o sinal correto para o instrumento quando o motor aquece, ou pode ser com a bomba de óleo. Sugiro você levar seu carro num revendedor M-B (eles atendem Bandeirante) e consultar eles.
Anexei uma imagem do radiador de óleo do OM-364
Abraço;
Chico
Chico ,se me permiti o tratamento ,radiador de óleo como voce falou sao usados em motores maiores ou seja ,seis cilindros para cima ,mas nao vejo problema em colocar no 364 ,só vai ajudar.Meu relógio de temperatura,alem do elétrico tem o mecanico e marca exato.Minha profissao até 28 anos atrás era mecanica diesel pesada,ou seja máquinas industriais ,colhetadeiras ,tratores ,carregadeiras etc...Nao gosto da mecanica de onibus ou caminhoes apesar que faço a mecanica toda da minha Toy inclusive a elétrica .mas valeu pelos conselhos ,todo conselho é benvindo ainda mais tratando de lubrificaçao que é fundamental num motor.
Abs
Lembrando ainda que aqui em Minas é caracteristico montanhas ,entao é um sobe e desce que judia muito da viatura ainda mais que uso pneus 33 que pesam ,entao em subidas longas a temperatura sobe bem,tem que maneirar no pé.Motor tem de sobra ,ainda mais cinco marchas com turbo e intercooler.
Francisco Bicalho
03/10/2014, 20:33
Chico, se me permite o tratamento, radiador de óleo como voce falou são usados em motores maiores ou seja, seis cilindros para cima, mas nao vejo problema em colocar no 364, só vai ajudar. Meu relógio de temperatura, além do elétrico tem o mecanico e marca exato. Minha profissao até 28 anos atrás era mecanica diesel pesada, ou seja máquinas industriais, colhetadeiras, tratores, carregadeiras etc… Não gosto da mecanica de onibus ou caminhoes apesar que faço a mecânica toda da minha Toy inclusive a elétrica. mas valeu pelos conselhos, todo conselho é bem vindo ainda mais tratando de lubrificaçao que é fundamental num motor.
Abs
Lembrando ainda que aqui em Minas é caracteristico montanhas, então é um sobe e desce que judia muito da viatura ainda mais que uso pneus 33 que pesam, então em subidas longas a temperatura sobe bem, tem que maneirar no pé. Motor tem de sobra, ainda mais cinco marchas com turbo e intercooler.
Sergio, os fatos que eu te relatei foram passados por um mecânico da Mercedes-Benz com muito conhecimento no motor OM-364, não são minhas opiniões. Eu pretendia instalar um radiador de óleo como você, e ele me explicou que não há necessidade. A imagem que anexei acima é do radiador de óleo do OM-364 que você tem no seu Bandeirante, e de acordo com esse mecânico (Sr. Manoel da S. Vicente) ele é plenamente capaz de cumprir o papel de refrigerar o óleo do 364 num MB-709 com carga máxima. E de acordo com esse mecânico da Mercedes, não há necessidade de instalar um radiador adicional. Entendo que você seja mecânico de diesel pesado, mas se você consultar alguém na Mercedes, provavelmente ouvirá a mesma coisa que eu ouvi.
Abraço;
Chico
Sergioporto
03/10/2014, 21:16
Sergio, os fatos que eu te relatei foram passados por um mecânico da Mercedes-Benz com muito conhecimento no motor OM-364, não são minhas opiniões. Eu pretendia instalar um radiador de óleo como você, e ele me explicou que não há necessidade. A imagem que anexei acima é do radiador de óleo do OM-364 que você tem no seu Bandeirante, e de acordo com esse mecânico (Sr. Manoel da S. Vicente) ele é plenamente capaz de cumprir o papel de refrigerar o óleo do 364 num MB-709 com carga máxima. E de acordo com esse mecânico da Mercedes, não há necessidade de instalar um radiador adicional. Entendo que você seja mecânico de diesel pesado, mas se você consultar alguém na Mercedes, provavelmente ouvirá a mesma coisa que eu ouvi.
Abraço;
Chico
Entendi Chico ,mas este radiador da foto nao tem na Toy ,sómente no caminhao.Mas todas opinioes sao benvindas ainda mais de alguem que trabalha na Mb.Primeiro vou resolver problema de aquecimento pois numa subida longa tenho que maneirar senao chega aos 100 graus.Varetar radiado,conferir válvula termostática que é nova.
Enfim,vamos estudando.
Valeu Chico. Um abraço
Carlo Pecca
04/10/2014, 08:12
Sergio,
recentemente passei por Minas na região de Três Corações e São Thomé das Letras, puxando um trailer pequeno que pesa 800Kg, bom o meu motor é aspirado e no sobe e desce dessa região, fiquei ligado na temperatura da Band e como a velocidade em média era de 30 a 60Km, pois pequei muito caminhão e carretas transportando pedras, carga geral e combustível, não notei diferença na temperatura, ficou sempre no meio do marcador . Cabe informar que antes da viagem foi feito limpeza no radiador e colocado água com aditivo. Meu sistema não é fechado tendo que completar água já no final de minha viagem, um pouco mais de 1litro da mistura.
Espero ter ajudado.
Grd Abç
Sergioporto
04/10/2014, 08:38
Sergio,
recentemente passei por Minas na região de Três Corações e São Thomé das Letras, puxando um trailer pequeno que pesa 800Kg, bom o meu motor é aspirado e no sobe e desce dessa região, fiquei ligado na temperatura da Band e como a velocidade em média era de 30 a 60Km, pois pequei muito caminhão e carretas transportando pedras, carga geral e combustível, não notei diferença na temperatura, ficou sempre no meio do marcador . Cabe informar que antes da viagem foi feito limpeza no radiador e colocado água com aditivo. Meu sistema não é fechado tendo que completar água já no final de minha viagem, um pouco mais de 1litro da mistura.
Espero ter ajudado.
Grd Abç
Carlo ,é o vou fazer ,limpeza do radiador e depoi verificar se há algum problema à mais.Se ir na maciota temperatura nao sobe tanto mas se exigir vai lá encima.Mas mesmo assim continuo com a idéia do radiador de óleo,ajuda muito.
Abs
Francisco Bicalho
04/10/2014, 09:42
É isso Sergio, varetar o radiador, checar a VT, e colocar Paraflu 50/50 com água filtrada. Outra coisa que você pode fazer é trocar a hélice do radiador por uma de 10 pás do 366.
E que eu saiba a Toyota não removeu o radiador de óleo do 364 quando instalou no Bandeirante. Por que haveria de fazer isso? É uma peça intrínseca do motor.
Abraço;
Chico
Sergioporto
04/10/2014, 10:52
É isso Sergio, varetar o radiador, checar a VT, e colocar Paraflu 50/50 com água filtrada. Outra coisa que você pode fazer é trocar a hélice do radiador por uma de 10 pás do 366.
E que eu saiba a Toyota não removeu o radiador de óleo do 364 quando instalou no Bandeirante. Por que haveria de fazer isso? É uma peça intrínseca do motor.
Abraço;
Chico
Chico ,motor já tem esta hélice de plástico .Pelo que sei só o caminhao com este motor tem o radiador pois o chassis é mais largo.
No seis cilindros é uma tampa abaixo do coletor de descarga.Pode ser radiador ou válvula provocando aquecimento ,pouca circulaçao de água no motor.Dentro de quinze dias vejo isso pois tenho váarias viagens e ela vai ficar parada.
Vou olhar catalogo de peças digital mas tenho certeza quase absoluta que nao tem radiador.
Abs
estyvybeykr
04/10/2014, 11:19
Chico ,motor já tem esta hélice de plástico .Pelo que sei só o caminhao com este motor tem o radiador pois o chassis é mais largo.
No seis cilindros é uma tampa abaixo do coletor de descarga.Pode ser radiador ou válvula provocando aquecimento ,pouca circulaçao de água no motor.Dentro de quinze dias vejo isso pois tenho váarias viagens e ela vai ficar parada.
Vou olhar catalogo de peças digital mas tenho certeza quase absoluta que nao tem radiador.
Abs
Sergio como vc já possui hélice de 10 paz, não existe vazamento de liquido de arrefecimento. Na minha opinião, antes de varetar o radiador daria uma olhada na válvula termostática, que com a corrosão natural pode prender não abrindo, impedindo a passagem quando o motor aquece.
Após essa verificação constatado que a válvula esta normal(Eu trocaria por uma nova, já que ta desmontado) varetaria o radiador. Se persistir o problema, partiria para a bomba d'água( Já vi casos que só sobrou o rotor, as alhetas foram pro saco).
Se depois desses itens verificados persistirem os sintomas, o problema com certeza será no cabeçote. Mas pensemos positivo sem esperar pelo pior.
Espero que alguma coisa que tenha descrito lhe ajude.
Forte abraço
Estevão
Sergioporto
04/10/2014, 12:01
Sergio como vc já possui hélice de 10 paz, não existe vazamento de liquido de arrefecimento. Na minha opinião, antes de varetar o radiador daria uma olhada na válvula termostática, que com a corrosão natural pode prender não abrindo, impedindo a passagem quando o motor aquece.
Após essa verificação constatado que a válvula esta normal(Eu trocaria por uma nova, já que ta desmontado) varetaria o radiador. Se persistir o problema, partiria para a bomba d'água( Já vi casos que só sobrou o rotor, as alhetas foram pro saco).
Se depois desses itens verificados persistirem os sintomas, o problema com certeza será no cabeçote. Mas pensemos positivo sem esperar pelo pior.
Espero que alguma coisa que tenha descrito lhe ajude.
Forte abraço
Estevão
Válvula faz pouco tempo que troquei ,inclusive conferindo abertura numa panela de água esquentando aferindo com termometro industrial com mercurio.Testei duas válvulas ,a que coloquei começa abertura aos 72 graus.Mas vou conferir de novo pode ter travado semi aberta pois motor custa à subir temperatura no inicio de funcionamento.
Vou mandar varetar radiador e em ultimo caso vou verificar bomba dágua apesar que primeiro sintoma seria vazar pelo selo,mas tudo é possível.Tambem nao tem folga em rolamento ,já verifiquei tambem.Passagem de ar do radiador e intercooler estao livres. Para dizer cabeçote trincado entre galeria de água e compressao apareceria botando água fora.
Tambem nao tem água no óleo lubrificante .Algo para me divertir aos fins de semana mas isto acontece.
Obrigado pelas dicas.
Denise Ávila
04/10/2014, 18:07
Oi Colegas!
Um pequeno pitaco de iniciante. Ao trocar a válvula termostática tem que trocar também o sensor de temperatura.
Na Carrancuda aconteceu o mesmo e o problema estava no sensor.
Bjcão
Sergioporto
04/10/2014, 18:38
Oi Colegas!
Um pequeno pitaco de iniciante. Ao trocar a válvula termostática tem que trocar também o sensor de temperatura.
Na Carrancuda aconteceu o mesmo e o problema estava no sensor.
Bjcão
Denise ,boa lembrança mas além do relógio original elétrico eu tenho o marcador de temperatura mecanico ,entao mediçao nao tem erro.
Valeu
hercilio.neto
05/10/2014, 18:45
Sergio,
Como é essa relação entre o aquecimento e a queda de pressão do óleo?
Seu jipe tem termômetro de óleo ou somente de água.
Comprei um termômetro de água mecânico porque desconfio um pouco do original elétrico.
Já sugeriram aqui no fórum, aquele medidor de temperatura elétrico com sensor no bloco do motor e com alerta sonoro.
Esse é um assunto que me traz preocupação, pois já perdi um OM314 por vazamento de água pela tampa dos cilindros (aquela placa estampada da lateral do bloco)
Sergio c
05/10/2014, 21:05
Minha Band, com o motor frio e uma temperatura de uns 20 graus, demora uns cinco minutos até a válvula T começar a abrir e deixar passar água para o radiador.
Quanto ao relógio da pressão do óleo, ele somente oscila quando acelero bastante, saindo do mínimo da escala do lado esquerdo do relógio e indo para a direita, quase até o final, independente da temperatura da água.
Sergioporto
05/10/2014, 21:22
Sergio,
Como é essa relação entre o aquecimento e a queda de pressão do óleo?
Seu jipe tem termômetro de óleo ou somente de água.
Comprei um termômetro de água mecânico porque desconfio um pouco do original elétrico.
Já sugeriram aqui no fórum, aquele medidor de temperatura elétrico com sensor no bloco do motor e com alerta sonoro.
Esse é um assunto que me traz preocupação, pois já perdi um OM314 por vazamento de água pela tampa dos cilindros (aquela placa estampada da lateral do bloco)
A temperatura passando de 90 g a pressao de óleo cai bastante .Em marcha lenta fica mais ou menos em 2 kgs.
Só tem termometro de temperatura da água e manometro mecanico de pressao de óleo.
Tenho um amigo com toy 88 e dias atrás me procurou pedindo opiniao de como reformar motor pois pressao de óleo nao passava de 4 kgs no manometro elétrico.Nao vazava,sequinho o motor,disse que nao baixava óleo.Aconselhei ele que primeiro conferisse pressao do óleo com manometro mecanico para depois fazer mais alguma coisa.
Ontem paro a toyota perto de mim e mostrou:Colocou manometro mecanico e pressao vai até 8 kgs com motor frio e quente fica em 5 ou 6 .Vejam,o cara ia gastar um grana federal e gastou sómente R$98,00.
Nao confio em instrumento elétrico de jeito nenhum.
Hercilio ,aquele medidor que vai cabo preso no cabeçote seria o ideal porque mesmo faltando água vai marcar temperatura real ao contrario do que tem bulbo.Voce estoura o motor e ele nao marca.
Kraken_DAGG
20/12/2014, 21:23
Senhores, Boa Noite! Tenho uma Band 91/92 que trabalhou com água a vida toda no sistema de arrefecimento. A temperatura do indicador ficava sempre entre o primeiro e segundo terços do indicador. Nos ultimos 2/3 anos comecei a colocar anticorrosivo. Já imaginava que a temperatura fosse subir( uma vez que estes produtos necessariamente tem menor capacidade de troca que a água), agora fica no meio do segundo terça chegando a ficar até no limite do segundo terço (quase terço vermelha). Resolvi fazer uma faxina completa nos componentes que já apresentavam desgaste e troquei radiador, bomba ,mangueiras mas, antes disso fiz uma limpeza com o "RADCLEAN" da bardhal. Para minha o indicador continuou marcando a mesma coisa.
Vou partir para um indicador de temperatura de mercúrio pois o meu( que é o original do carro), além de não informar a temperatura correta e sim um "range" pode estas marcando errado.
Tenho medo apenas de ver que o carro realmente está aquecendo. O que me aconselham?
487539
A temperatura subiu mais um pouco antes de chegar em casa.
OBS - Aqui no Rio tem feito muito calor e, nesta fotos, estava retornando para casa em um dia de trabalho.
Sds
Antonio
Normalmente o ponteiro fica entre 1/4 e 1/2 da escala. A tua está de 1/2 para 3/4 mas dentro do limite ( considerando que a indicação está correta ). É bom ter um segundo marcador mais preciso. Na manutenção vc trocou a válvula termostática ?
A band tem ar ? Aqui no fórum tem um tópico sobre a adaptação de uma hélice 10 pás que melhora bem a refrigeração, especialmente em dias quentes e com o trânsito parado http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/77683-faca-voce-mesmo-helice-10-pas-toyota-bandeirantes.html
Abs
Kraken_DAGG
21/12/2014, 11:30
Sim, a termostática foi trocada tb. Quero crer que o problema está no indicador. Porque não estava fazendo nada demais. Apenas um "transitozinho" entre Higienópolis e Tijuca. Transito bem "mais ou menos", não muito travado e tb não muito pesado. A minha Band não tem turbina, o que, ao meus ver não justifica aumentar esta temperatura. Este carro foi adquirido zero e honestamente, não tem historico de ter sido nem um pouco !esmerilhado....
ou ver o topico da helice de 10 pás....
Obrigado Dimasi
Sds
Antonio
PS- De qualquer forma, já agendei de retornar em Janeiro no mecânico para instalação to indicador novo (vou ver se coloco um digital) e , um de temperatura de óleo tb....
Informo consequencias das modificações.
Glauco mendes
21/12/2014, 15:02
Pessoal o radiador de Attie usa é esse da foto do Marea turbo, ligado encima da turbina.
Kraken_DAGG
28/03/2015, 17:35
Senhores,
Boa tarde!
Eu mesmo infelizmente "desvirtuei" este tópico (desculpem). Gostaria de retornar ao assunto principal.
Fiz um bate volta (RJ =>Cabo frio) hoje, referencia band curta 92, 5 marchas, careta (sem turbo) pneus 215/65 r16. Radiador, bomba dágua, termostática, mangueiras do circuito de arrefecimento NOVOS, hélice de 8 pás, medidor de temperatura de água de mercúrio.
Viagem tranquila 100 / 110 km/h. Temperatura do liquido de arrefecimento 80~82 nesta velocidade, quanto a velocidade cruzeiro caiu para 80/90, durante 30 minutos a temperatura foi a 75C. Neste ponto não tenho do que reclamar.
O problema é o óleo. Assim que deixa o motor em marcha lenta, a pressão caia para menos de 2 bar. Mas rodando estava tranquilo 4~5 bar.
Preciso me preocupar? Vale a pena colocar um manômetro adicional para não ter de confiar no de fábrica?
Alguém seguiu a frente com a questão do radiador de óleo?
Obrigado
abs
Antonio
Kraken_DAGG
29/03/2015, 10:12
Senhores,
Seguem respostas... finalmente encarei aquelas caixas velhas e empoeiradas e encontrei hj o manual..
EM outras palavras, tudo tranquilo.... A faixa vermelha do indicador de óleo (original do carro) marca o limite para pressão em rotação cruzeiro e não em lenta...
497360
Mas é sempre bom ter um manômetro adicional, assim como um marcador de temperatura de preferência com alarme.
Kraken_DAGG
30/03/2015, 21:48
Mas é sempre bom ter um manômetro adicional, assim como um marcador de temperatura de preferência com alarme.
Vc saberia informa qual o limite da temperatura do óleo?
A temperatura de degradação dos óleos atuais é muito alta. Muito superior ao limite para fundir o motor. Me referi a temperatura da água ou do bloco do motor.
jsuttili
08/02/2017, 11:03
Ressuscitando o tópico.....
Estou com um pouco de problema com temperatura no meu 364 5m Tubo Intercooler, quando em serra eu aperto o acelerador a temperatura ta subindo muito.... já tenho ventoinha de 8 pás de alumínio... agora to instalando a coifa/refletor do radiador... e vou instalar um radiador de óleo pra refrigerar o óleo que saí da turbina..... como o espaço é bem reduzido, vou instalar um radiador de Moto na saída.... A minha ideia é colocar o da CB 300.... que fica fácil adaptar. Espero que ajude bastante...
543219
Sergioporto
08/02/2017, 13:11
Estou com um pouco de problema com temperatura no meu 364 5m Tubo Intercooler, quando em serra eu aperto o acelerador a temperatura ta subindo muito.... já tenho ventoinha de 8 pás de alumínio... agora to instalando a coifa/refletor do radiador... e vou instalar um radiador de óleo pra refrigerar o óleo que saí da turbina..... como o espaço é bem reduzido, vou instalar um radiador de Moto na saída.... A minha ideia é colocar o da CB 300.... que fica fácil adaptar. Espero que ajude bastante...
543219
Acontece a mesma coisa na minha .Apertar o pé numa subida tem que aliviar porque temperatura sobe.Se vai colocar ,coloca aqui tuas impressões de como ficou .Interessante seria colocar manômetro de temperatura do óleo ,pois se temperatura de óleo sobe a pressão também cai,e muito.Se houvesse espaço encima do motor ,cortaria o capo e colocaria grades do Volvo igual ao que Elmer colocou.
titanium
07/11/2020, 07:58
543219
Salve Suttili,
Deu resultado o radiador?