Ver Versão Completa : KIT DE SUSPENSÃO TOYOTA PARA F-75
Serelepe
13/01/2006, 20:39
Continuo fazendo meu orçamento para a restauração da minha F-75 e encontrei esse kit de suspensão completo da Toyota para F-75.
O preço que tão pedindo(Não vô colocar o site aqui porque não conheço bem aas regras do fórum) é R$ 1.690,00.
Será que o preço é esse mesmo ou tá caro?
Como vocês estão vendo o Serelepe não dorme de toca não.
Ele é meio lerdinho no assunto mas também num vai sair gastando a torto e direito sem saber se tá gastando no lugar certo; e por isso eu gostaria mais uma vez da ajuda dos amigos. Será que esse trem tá com um preço justo ou seria mais conveniente eu arquear aquelas molas enferrujadas mesmo, ou comprar em separado?
OUtra pergunta: Quais as surpresas que eu terei quando desmontar tudo pra trocar a suspensão? Tipo terminal de direção, eixo. Será que um embuchamentozinho resolve parte do problema?
Amigo,
A suspensão da Azulinha eu sempre faço na Molas FF aqui de Sampa, conceituada empresa que só trabalha com suspensões de caminhões. :idea:
Recomendo!!! :arrow:
www.molasff.com.br
Dá uma orçada lá... não é barato, mas o serviço é de primeira.
Abraço,
=Loras=
Serelepe
14/01/2006, 12:27
Loras,
Obrigado pela dica.
Eu descobri um moleiro agora de manhã.
Fica na ponte do Socorro (Santo Amaro-SP).
O orçamento que ele me passou é de R$ 430,00 para arquear e reforçar os 4 fechos de mola (R$ 200,00 os fechos dianteiros e R$ 230,00 os fechos traseiros).
Este preço não inclui a mão de obra de montagem e desmontagem.
Como o carro está a 400 km de São Paulo, eu desmontaria os fechos, traria pra São Paulo e depois montaria.
Tô estudando ainda se esta é uma boa alternativa.
Abraço,
Hum... arquear os feixes nunca é uma boa alternativa... :parede:
Pesquise com calma no fórum e encontrarás os porquês. Em seu lugar, eu investiria de vez em uma mudança mais definitiva, ao invés de apenas "remediar" a situação. :concordo:
Abraço,
=Loras=
DinoGuimaraes
14/01/2006, 21:15
e facil montar um kit com molejos de toyota, use os suportes de mola do caminhao 608, cabe certinho no chassis, somente o dianteiro que vc tem que aumentar os chacis em cerca de 20 cm, mas fica show de bola, estou pra fazxer na minha pick up. so falta um pouco de coragem $$$ e sai bem mais barato que esses 1600$$$ pedidos.
rafaelsouza
15/01/2006, 02:07
Ai amigo Serelepe, ainda não vi as adapt de mola de toy nas F 75 mas por experiencia própria, arquear mola da certo só no primeiro dia, vc dorme e quando acorda a viatura tá torta pro lado :parede:
Serelepe
15/01/2006, 10:37
rafaelsouza, DinoGuimaraes, Loras,
É pessoal,
Pelo que vi a questão do arqueamento dos feichos de mola é unanimidade (Não funciona).
Definitivamente esta hipótese já está descartada.
O que surge agora é uma dúvida cruel com relação a levantar o carro para que eu possa colocar os pneus maiores.
Eu ví que existem várias opções para levantar a carroceria, mas neste quesito parece não haver unanimidade. As opções que consegui levantar são:
01) Trocar os calços da carroceria
Pergunto: Esta é uma boa opção e com isso eu ganharia quanto em altura sem prejudicar a carroceria?
02) Colocar jumelos maiores
Pergunto: O que mais me preocupou nesta opção é aquela questão do eixo dianteiro ficar fora de ângulo e o pneu tombar. Será que todo mecânico sabe deste problema?
03) SPOA (que é colocar os eixos por baixo dos feichos de mola
Pergunto: Esta parece ser a opção mais votada, mas qual seria o custo aproximado para esta alteração e como funciona isso?
Será que qualquer mecânico consegue fazer este serviço ou é coisa para especialista?
Outra pergunta:
Com a desqualificação do arqueamento eu vou colocar feichos de mola novos (custa R$ 200,00 cada um dianteiro, o traseiro eu ainda não cotei).
Como eu defino os amortecedores? Posso comprar os originais sem problema ou vai depender da definição da altura?
Desculpem esse monte de pergunta, mas como sabem eu sou um analfabeto no assunto, mas tô animado com a questão da restauração do carro e preciso muito da ajuda dos companheiros.
Serelepe
16/01/2006, 22:21
Algumas informações interessantes que o fornecedor me passou com relação ao KIt:
"Os jumelos que acompanham são jumelos de Toyota (mais altos que o original da Toyota).
A altura comparando com o da F75 é a mesma.
O feixe da toyota normalmente fica mais plano (mais baixo) do que o da F75, mas isso depende do quanto está arqueado.
Ou seja, vc pode deixar o carro mais alto, mas se quiser bem mais alto a melhor solução é colocar os eixos pra baixo dos feixes."
Em Tempo: Se alguém puder comentar um pouquinho sobre SPOA eu agradeço.
Além de botar os eixos por baixo das molas o que mais precisa ser feito? Esta alteração é simples?
rafaelsouza
17/01/2006, 09:54
E aí Serelepe, vamos lá
1- Com relação aos calços de carroceria é praticamente inevitavel vc vai precisar levantar um pouco pra isso eu te aconselho os kits www.topkits.com.br sou representande deles é o que tem de mais moderno em matéria de calços veja comentarios
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1166&postdays=0&postorder=asc&&start=40
2 - Esse negocio de jumelos maiores é relativo acho que não podem ser muuito maiores aí da problema, com relação ao angulo da roda vc pode colocar uma cunha no suporte que ele vai ficar no angulo certo
3- com relação ao SPOA vou te falar é MUITO complicado e provavelmente mais caro e precisa ser feito por um especialista e não é todo especialista que manja heim !! se ficar bem feito é uma boa opção
os amortecedores precisam ser redimensionados com certeza
essa é minha opinião
espere os comentarios dos amigos :concordo:
Serelepe
17/01/2006, 22:14
rafaelsouza,
Amigo Rafael,
Decididamente eu vou colocar 4 feixos de molas novos (e com reforço). Já estou concluindo a cotação.
Vou também colocar jumelos pouco maiores que os originais e aí vai a minha primeira dúvida:
Não sei quais os tamanhos dos jumelos. Preciso medir o que tem nela que deve ser original para definir qual colocar.
Decididamente também vou trocar os calços da carroceria (são 15 calços ao todo).
Preciso dimensionar exatamente o tamanho dos jumelos e o tamanho dos calços de carroceria para não correr o risco de levantar o carro demais ou de menos. Acho que de 10 cm a 15 cm seria o suficiente visto que os feixes serão novos, correto?
Eu sou meio oreiudinho pra fazer conversão de unidade de medida, mas calços de 2 polegadas levantariam a carroceria em 5 cm, é isso?
Neste caso eu colocaria qual dos jumelos? Você pode me ajudar?
E para concluir, qual é o custo destes calços que você representa? Gostei da garantia de 4 anos.
Abraço pro amigo,
rafaelsouza
18/01/2006, 02:19
Serelepe meu amigo,
Sobre os 4 feixes novos que vc vai colocar, vou te dar mais uma dica,sei que teu carro tá bem longe daqui e sei também que vc tá fazendo uma cotação de preço MAS considere o fato de comprar os feixes na MOLAS FF, como indicado pelo nosso amigo LORAS, vou te dizer porque: primeiro porque eles são revendedores autorizados FABRINI que é a melhor marca que vc vai encontrar, segundo porque as vezes as molas mesmo novas dão uma pequena diferença de altura e se vc comprou com eles, eles te darão assistencia com relação a isso
Agora falando dos jumelos, tenho que medir os da berinja, mas vc vai encontrar praticamente um padrão quanto a esse assunto no mercado,mas prometo que amanhã ou melhor hoje te dou a medida e te indico onde comprar
Falando dos calços agora não me lembro que altura de pneu vc vai colocar mas vou considerar que vc vai colocar uns 33" que fica show de bola :dance: realmente vc vai ter que subir a carroceria uns 15 cm e talvez ter que fazer uns cortinhos na lata :mrgreen: é, não se assuste é quase imperceptivel só umas pontinhas onde o pneu vai pegar por causa da largura, voltando a falar dos calços eu te aconselho a (se for possivel) esperar um pouquinho mais pois estaremos lançando em breve uma solução para essas alturas na faixa das 3" deixa eu te explicar porque, a ideia é trazer os seus suportes de chassis mais para cima e utilizar uma quantidade menor de calços, evitando oefeito alavanca, comercialmente falando quanto maior a quantidade de calços eu vender, melhor para mim,mas como procuramos vender soluções em body lift e não"calços de carroceria" seria no minimo desonesto da minha parte,.Logo teremos um kit realmente "plug and play" de suportes de carroceria com calços especiais para situações como a sua, VAI FICAR SHOW :wink:
sua conversão é por ai mesmo 1"= 25,4mm
quando tiver o preço do kit vc postarei no topico
até :concordo:
Serelepe
19/01/2006, 22:30
rafaelsouza,
Grato Rafael,
Estou com um orçamento em mãos, de uma loja aqui de Santo Amaro e já solicitei dois novos orçamentos, um para o Josewal e o outro para MolasFF. Vou estudar a melhor alternativa quando estiver com os 3 orçamentos em mãos.
Quanto ao Jumelos quando puder você me fala.
Quanto aos calços também não tenho tanta pressa.
Estou fazendo as coisas com muita calma e com todo o tempo do mundo; assim que vocês lançarem o novo kit você me conta.
Abraço pro amigo.
rafaelsouza
19/01/2006, 22:38
Salve Brother Serelepe :concordo:
tava me sentindo orfão de pai e mãe desde a ultima mensagem pra vc não consegui logar noforum mais
mas agora tá blz :D
amanhã eu te passo o tamanho do danado do jumelo
[],s
rafaelsouza
24/01/2006, 09:20
Promessa é dívida !! ta ai a medida dos jumelos da berijela ( que nunca me deram problemas )
Dianteira 11 cm
Traseira 13cm
estas medidas são de centro de furo a centro de furo
Falou :concordo:
Serelepe
25/01/2006, 11:29
rafaelsouza,
Grande Rafael, obrigado!
Esta semana ainda eu pego os feixes.
MolasFF o melhor orçamento, e ainda contando com as ótimas indicações dos amigos.
Abraço,
Serelepe
25/01/2006, 11:31
rafaelsouza,
Grande Rafael, obrigado!
Esta semana ainda eu pego os feixes.
MolasFF o melhor orçamento, e ainda contando com as ótimas indicações dos amigos.
Abraço,
rafaelsouza
25/01/2006, 17:29
precisou, estamos as ordens :concordo:
Arnaldo Tomazetti
27/01/2006, 09:00
Se vc for trocar os jumelos por outros maiores, tem que fazer a correção do ângulo de caster (que deve ser de 3°, conforme especificação) senão dá shimmy, uma cunha (conforme já foi dito acima) no ângulo certo, resolve isso, e procure (ou mande fazer) jumelos tipo "H" pra não tirar a rigidêz lateral da suspensão.
Eu não trocaria as molas originais pela da Toyota, considero as originais muito boas.
O chassi não pode ficar muito afastado dos eixos, caso contrário os cardãs vão ficar muito inclinados e vão trabalhar "forçados" provocando quebra de cruzeta quando vc estiver numa trilha pesada.
Calços de carroceria ficam mais adequados do que levantar a suspensão.
abs
rafaelsouza
27/01/2006, 10:44
Bem Lembrado, Arnaldo, essas cunhas vendem na FF também e é baratinho e se não colocar da shimmy mesmo!
Elmer_Jeep
27/01/2006, 12:12
Se vc for trocar os jumelos por outros maiores, tem que fazer a correção do ângulo de caster (que deve ser de 3°, conforme especificação) senão dá shimmy, uma cunha (conforme já foi dito acima) no ângulo certo
Ou se quiser fazer um serviço decente manda girar as bolotas do munhão, levantando o pião e acertando o angulo de caster sem essa gambi de cunhas.
resolve isso, e procure (ou mande fazer) jumelos tipo "H" pra não tirar a rigidêz lateral da suspensão.
Cuidado que jumelos muito altos dão o mesmo efeito de molas arqueadas, logo logo esticam as molas fazendo com que percam a ação. Já usei jumelo alto no meu Jeep, não vou negar, mas foi por menos de um ano e coloquei os de tamanho original, meus feixes(toyota/fabrini) já tem 5 anos/110mil km rodados e estão perfeitos.
Meu pai insiste em usar jumelo alto, ele tem uma F75 com feixes band e já está no segundo jogo de feixes dianteiro em 2 anos/50mil rodados :parede:
Eu não trocaria as molas originais pela da Toyota, considero as originais muito boas.
Vale a pena trocar, eu uso e recomendo, os feixes são mais longos e flexíveis, as buchas duram muito mais tempo e se vc posicionar os jumelos pra trabalharem próximos de 45° vai ganhar um pouco mais de conforto. :wink:
E não precisa alongar o chassi :!:
O chassi não pode ficar muito afastado dos eixos, caso contrário os cardãs vão ficar muito inclinados e vão trabalhar "forçados" provocando quebra de cruzeta quando vc estiver numa trilha pesada.
Não vejo problema nenhum nisso, ainda mais na F75 que tem uma boa distancia entreeixos, é só corrigir o alinhamento do pião dos diferenciais, em especial o dianteiro.
Meu Jeep é Spoa, cardâ trazeiro extremamente curto, trabalha muito inclinado, a suspensão tá articulando pra caramba e não tive problemas com estrangulamento de cruzetas...
Calços de carroceria ficam mais adequados do que levantar a suspensão.
abs
Só o fato de usar feixes band mesmo spUa vai deixar a suspensão mais alta que a original, discordo do que o Fornecedor disse ao Serelepe sobre o feixe band ficar mais baixo que os feixes F75. :discordo:
A F75 do meu pai tem pneus 900x16 com feixes band e a porcaria daqueles jumelos altos... :putz: E a carroceria apesar de não ser original está fixada ao chassi sem nada de calços pra levantar. :concordo:
[]'s
HUm.... realmente não existe almoço de graça!!!! :mrgreen:
Todas as alternativas, para se fazer bem feito, exige $$$$. Umas mais, outras menos, mas eu aconselho não economizar nesta hora, para não ter problemas depois... :concordo:
Estude todas as alternativas, e depois faça a que mais se encaixa em sua necessidade: :arrow:
1-) Calços: dependendo do material ganha-se um pouco de conforto; altura excessiva pode ser prejudicial e desalinhar a lataria, causando trincas; será necessário esticar respiros, tubulação dos freios, cabos, mangueira de combustível, alavanca do câmbio, etc... (dependendo da altura levantada).
Acredito que dentre as opções deve ser a mais barata...
2-) Feixes de Toyota: é necessário trocar os suportes nos chassis, talvez nos eixos, exige solda e mão de obra competente.
3-) SPOA: sem dúvida a mais complexa de todas. É necessário saber muito bem o que se faz, para não estragar. Terá de alterar cardãs, sistema de direção, tubulação dos freios, etc... Entre as 3 deve ser a de maior custo, mas sem dúvida nenhuma o resultado é 100% (desde que bem feito!!!)
4-) Jumelos maiores: altera toda a geometria da suspensão, incluindo aí o famoso Shimmy e perda de conforto... além disso, como a suspensão trabalhará mais "dura" pode comprometer o chassis no longo prazo...
Uso molas de Toyota com jumelos originais (na dianteira) e recomendo!!!! :D
Abraço,
=Loras=
Arnaldo Tomazetti
27/01/2006, 14:53
"Ou se quiser fazer um serviço decente manda girar as bolotas do munhão, levantando o pião"
Nas F-75 que conheço, na dianteira o jumelo está na parte da frente do feixe de mola, ao trocar o jumelo original por outro mais alto, estaremos "diminuindo" o ângulo de caster, se levantar o pião estaremos "diminuindo" o ângulo de caster ainda mais, sendo que precisamos exatamente do contrário, ou seja, "aumentar" o ângulo de caster e pra isso o pião vai abaixar.
"acertando o angulo de caster sem essa gambi de cunhas".
Na carcaça do diferencial tem uma sapata de apoio dos feixes "soldada" e se está soldada é porque é fixa, pra mexer alí teríamos que cortá-la e soldá-la em nova posição, pra isso teríamos que drenar o óleo e desmontar tudo antes de soldar, pelo menos é isso que a técnica manda sem "gambis". Cunha não é gambiarra, é um recurso plenamente aceito no meio mecânico, é uma peça largamente usada e tem pra vender até em concessionária, a não ser que o senhor possa enumerar os problemas que seu uso acarreta.
"Cuidado que jumelos muito altos"
Não falei nada de jumelo "muito alto" apenas mais alto, e claro, dentro dos limites do bom senso, e falei também em formato "H"
"Não vejo problema nenhum nisso, ainda mais na F75 que tem uma boa distancia entreeixos"
O cardã dianteiro do Jeep ou da F-75 são praticamente do mesmo tamanho, e o problema da quebra de cruzeta é uma fato, não um chute.
"é só corrigir o alinhamento do pião dos diferenciais, em especial o dianteiro".
Isso não é possível, pelos mesmos motivos que já citei acima (do caster) e também porque tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã, qualquer bom mecânico sabe disso, ou deveria saber...
Quanto à troca dos feixes "originais" por outros "não originais" no meu carro eu não trocaria, porque tem que mexer nos oito suportes, tirando a originalidade do veículo, e continuo achando os originais muitos bons
abs
Elmer_Jeep
27/01/2006, 16:10
Arnaldo Tomazetti, por favor não me leve a mal com o seguinte comentário, mas...
... agora que vi sua idade percebi que vc é parecido com meu pai, ele tem 55 anos, é mecânico, tem oficina e ainda assim põe dificuldade em tudo quando se fala de adaptação :parede:
Não vou discutir com vc, vou respeitar sua réplica porque assim como o meu velho vc deve ter suas razões particulares pra pensar e expor sua opinião. :concordo:
Também não retiro uma palavra em relação às informações e afirmações que postei no comentário anterior, garanto que tudo isso é possível pois já fiz modificações desse nível em vários veículos da linha Jeep, incluindo o meu que se o sr tiver um tempinho pra conferir é só clicar na minha assinatura que abre a página com fotos e comentários. :mrgreen:
Peço desculpas mais uma vez e lamento te informar a realidade mas esse lance de "manter originalidade" é impossível e até um caminho inverso quando se busca melhorias no desempenho das nossas viaturas.
1 abraço e até a próxima :wink:
Isso não é possível, pelos mesmos motivos que já citei acima (do caster) e também porque tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã, qualquer bom mecânico sabe disso, ou deveria saber...
Olá Arnaldo!!!
SPOA é a melhor alternativa para levantar a suspensão com feixes de mola. Jumelão, arqueamento, calço de carroceria, etc... É pura gambi!
A solução de correção do cáster, cortando a solda do munhão já era batida em 2003!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393#2223
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5d324a2ecc0dc5785e74122827370f35.jpg
Fazendo isso, não é preciso nem mexer no cardã original. :concordo:
[]'s
PS: Elmer, peguei a foto emprestada... :mrgreen:
Elmer_Jeep
27/01/2006, 17:11
E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo :wink:
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
uma boa explicação do Bill
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7850#92391
aqui o comentário foi meu
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&postdays=0&postorder=asc&&start=20
comentário do Mauro e do Mestre Leopoldo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
acho q tá bão.
1 abraço.
rafaelsouza
27/01/2006, 18:49
Aí galera Arnaldo , Elmer, Loras Giovani.
Elmer meu Brother, Nasci dentro da oficina que éra do meu avô, que agora é do meu Pai, e trabalho lá até hoje, parace que temos isso em comum, já vimos todos os tipos de serviços e gambiarras, concordo com vc que a adaptação é a saida para nós que gostamos destes carros velhos amamos mecanica e não abrimos mão do melhor desempenho possível, vamos continuar mudando tudo, algumas vezes dá certo e outras dá errado aí desmontamos tudo e começamos tudo de novo.
agora o que é muito show é a oportunidade que temos de atravez deste forum trocarmos essas ideias e aprendermos com os erros e acertos da galera.
Viva o forum :palmas: e suas discussões e as opiniões dos amigos que enrriquecem o nosso conhecimento.
Caramba tô parecendo politico :shock:
[],s e bom final de semana pra galera
Elmer_Jeep
27/01/2006, 19:02
rafaelsouza, concordo em gênero, número e grau.
Vamos continuar adaptando, errando, acertando, inventando, inovando e o principal, COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS E AJUDANDO :!:
Além de acabar com certos mitos, tabus e crenças que cercam esse segmento.
abração.
rafaelsouza
27/01/2006, 19:13
Amigos, é importante conseguirmos perceber que ADAPTAÇÂO E GAMBIARRA são duas palavras bem diferentes :stop: , eu, pelo menos sempre que menciono a palavra ADAPTAR ou ADAPTAÇÂO, estou me referindo a mudanças "geralmente para melhor " que fazemos na viatura de forma segura e com o minimo de conhecimento técnico e que só indicamos para os amigos tentando ajudar e normalmente temos segurança ao faze-lo pois se não a fizemos já nós mesmos em nossas viaturas, somos testemunhas de amigos que se deram muito bem ADAPTANDO, e o resto é GAMBIARRA
[],s
Arnaldo Tomazetti
27/01/2006, 19:44
Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada, mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...
Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
-Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
-Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
-Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)
Por favor, essa "conversa" está interessante, gostaria de continuá-la...mas sem esse papo de "- Ah, você está velho, porísso não aceita conceitos novos"...ou "faça do meu jeito que fica decente"...isso pode me levar a pensar que és destemperado...
abs
Elmer_Jeep
28/01/2006, 11:46
Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada,
Bom dia, não sei porque o sr se ofendeu, voltei a ler a página anterior e em momento nenhum afirmei que sua opinião estava errada, considero como ultrapassada, apenas usei seu comentário "do contra" pra mostrar que existem muitos "prós".
mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...
Tem certeza que não perguntaram sobre spOa :?:
Enviada: Seg, 16 Janeiro 2006 21:21h
Em Tempo: Se alguém puder comentar um pouquinho sobre SPOA eu agradeço.
Além de botar os eixos por baixo das molas o que mais precisa ser feito? Esta alteração é simples?
depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...
não vou me deter à nossas diferenças pessoais, já lhe pedi as devidas desculpas e gostaria de esclarecer que o termo "meu velho" é quando eu me refiro ao meu pai seja pessoalmente ou aqui no fórum como já escrevi em diversos tópicos.
Então, vamos ao que interessa:
Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
-Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
O bujão está no lugar original, a tampa é original e o diferencial continua recebendo 1,5Lt de óleo que é o recomendado, só o que mudou foi a forma de abastecer os diferenciais pois é necessário subir numa rampa de aproximadamente 30° para nivelar os eixos dianteiro e trazeiro respectivamente.
-Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
Como em todo sistema diferencial a lubrificação é feita por salpisco, o movimento da coroa pulveriza o óleo em direção ao duto dos rolamentos do pião :wink: Mas como o sr é alguém experiente no assunto eu não preciso explicar esse processo. :mrgreen:
-Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)
Segundo o que o sr. falou na resposta anterior "tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã" nesse caso a explicação do bill não serve pra nada pois lá estamos falando de cardâs que funcionam inclinados e de acordo com o seu conceito "tem que seguir alinhamentos paralelos".
O cardâ trazeiro do meu Jeep trabalha bastante inclinado/angulado/"forçado" e não deu "contra-golpe" mesmo quando a suspensão abre ao máximo(o que faz o cardâ inclinar ainda mais). E se o sr. não tivesse se ofendido com minha mensagem da página anterior já teria lido essa resposta quando escrevi que não tenho problemas com estrangulamento de cruzetas, ou seja durante a extensão máxima da suspensão os garfos da cruzeta não se chocam pois escolhi modelos com cavidade acentuada e que posteriormente foram retrabalhados por mim pra garantir o máximo de aproveitamento do movimento das cruzetas.
E lembrando que:
No caso de uma F75 com suspensão mais alta tanto a angulação do pião dos diferenciais quanto a inclinação dos cardâs será menor que no meu CJ5 justamente por causa da maior distancia entreeixos, o que ameniza grande parte dos possíveis problemas que já citei e que não encaro como impecílios :concordo:
Creio que a conversa continua "interessante" :twisted:
1 abraço.
Arnaldo Tomazetti
28/01/2006, 12:52
Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
-O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
-Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
-Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
-Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
-Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
um grande abraço
Elmer_Jeep
28/01/2006, 13:31
Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
Blzinha, obrigado pelos comentários e observações acho q agora entramos no espírito da coisa :palmas: :concordo:
Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
-O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
Certamente dá arrasto sim e como vc notou não tinha espaço mesmo pra fixar os terminais um pouco mais pra fora, tanto por causa do próprio high steer que deixa os terminais acima da linha de centro da roda, também pelas dimensões dos terminais(bem maiores que os originais) e ainda por causa das rodas 15x10 são largas pros dois lados da face de montagem. Resumindo, nesse caso não está perfeito, mas me satisfaz plenamente :mrgreen:
-Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
Pois é, também analisei essa possibilidade até pelo fato de que a barra de direção ficaria mais protegida, mas pra não ter que mexer na caixa e em várias outras coisas resolvi montar da forma que está. Até porque se fosse fazer com todo capricho que procuro ter aliado ao pouco tempo disponível para tantas modificações acredito que ainda não estaria pronto, ah e ainda tem o meu velho que embaça pra caramba, mas no final aceita as novidades e sempre me ajuda :lol:
-Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
O cardâ anterior(que enrolou) vibrava desde o primeiro dia, com esse já cheguei à 120 normalmente e fiquei esperando pelo barulinho que o outro fazia e até agora nada, certamente trabalhando nessa posição as cruzetas não tem a mesma durabilidade, quando der sinal de vibração creio que será o desgaste prematuro das cruzetas.
-Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
Eu também não :lol:
-Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
Pensando nisso foi que construí meus eixos híbridos, carcaças de F75 com bolotas de munhão da toyota, estas são maiores que as originais do Jeep/F75, assim como rolamentos, pinos mestres, carcaças de munhão, mangas de eixo, cubos de roda, etc...
Ah, e sobre os parafusos de fixação dos pinos mestres, na toyota são 4 prisioneiros 14mm, bem mais resistentes que os 3/8 da linha Jeep :wink:
E mais, to louco pra colocar pneus maiores, 37" ou 38" :twisted:
Aguenta :?:
Não sei, vou saber na prática :!:
Cara, vc tem que conhecer uma galera q roda de pneu 36 e até maior com eixos originais... :shock:
Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
um grande abraço
ok, faz um tópico na na FROTA 4X4 BRASIL pra gente ver tuas viaturas.
1 abraço.
Arnaldo Tomazetti
28/01/2006, 16:05
Se instalar pneu maior fica até melhor, pois atenua o braço de alavanca
Obs: maior no diâmetro, não mais largo
http://img392.imageshack.us/img392/3903/imagem4fs.jpg (http://imageshack.us)
Serelepe
29/01/2006, 11:44
Loras, rafaelsouza, Arnaldo Tomazetti, Jipeiro_RR,
Bem pessoal, por falta de informação não é que vou deixar de fazer um bom trabalho na suspensão.
Não pretendo fazer alterações muito complexas e também pretendo manter ao máximo a originalidade.
O carro não vai pegar trilha pesada; o máximo é rodar numas estradas de terra de péssima qualidade no interior de São Paulo e um pouco na cidade.
- Vou colocar os feixes originais da F-75; talvez indo mais ou menos na linha de raciocínio do amigo Arnaldo que é manter a originalidade.(MolasFF também indicadas pelo amigo Loras, e também o melhor preço)
- Vou colocar jumelos de 11 cm na dianteira e 13 na traseira; medidas utilizadas pelo amigo Rafael.
- Vou pesquisar um pouco mais na questão das cunhas que corrigem o ângulo do cáster, pois fiz esta pergunta para o fornecedor e ele, apesar de ter as cunhas para vender não me respondeu se realemnte preciso colocar. Disse que o certo é trocar os feixes, depois rodar pra ver se realmente vai haver a necessidade de se colocar as cunhas.
- Ahh! A roda libre também já comprei; contando com as dicas dos amigos. R$ 285,00 na mod.401 cromada.
Abraço e obrigado a todos
edukafouri
29/01/2006, 14:41
Serelepe;
Comprei uma F-75 a pouco tempo e a primeira coisa que eu fiz foi o arqueamento dos feixes de mola. Pra mim resolveu e muito, pois acabei colocando pneus 265/75 R16 e rodas de F1000 R16. No arqueamento troquei todas as buchas dos jumelos e os dois feixes dianteiros por feixes usados e em ótima condição de outra F-75. O serviço junto com as peças ficou em R$ 460,00 e ela ainda continua em pé.
Agora vou partir para a troca do embuchamento e colocar freios a disco. A carroceria é de madeira, mas já tirei, estou encurtando ela, deixando do tamanho do chassi.
Falow.
Arnaldo Tomazetti
29/01/2006, 17:15
Arquear feixe é um recurso que funciona, depende de quem faz o serviço e depende também do estado geral dos feixes (tem alguns que não dá). Tem que ser feito a frio, o cara arqueia os dois feixes simultaneamente (vai formando os dois feixes lado a lado) mantendo criteriosamente a mesma altura e mantendo também o mesmo raio em todas as folhas, de forma que tenham contato por igual de cabo a rabo.
Pra que os feixes não cedam prematuramente, tem que observar se os jumelos estão na vertical, conforme desenho abaixo, isso depois de tudo montado, com o peso do carro já sobre a suspensão, se der pra dar uma volta (pra assentar) melhor ainda...é importante que os jumelos fiquem na vertical...
Não menos importante é que o jumelo seja no formato "H" (como nos caminhões)
O ângulo de caster recomendado na F-75 é 3° positivo, se os jumelos ficarem na vertical, provavelmente o caster estará nos necessários 3° e não precisa de cunha (provavelmente, tem que conferir)
http://img392.imageshack.us/img392/5896/imagem13eh.jpg (http://imageshack.us)
rafaelsouza
30/01/2006, 18:33
Aí Arnaldo e Serelepe, fui conferir na Berijela e tá com cunhas, elas estão inteirinhas sei que tem algumas que quebram mas essas tão inteiras, só pra informação :concordo:
Serelepe
05/02/2006, 15:44
Arnaldo Tomazetti, rafaelsouza,
Eu tenho uma opinião parecida com a do amigo Arnaldo a respeito de manter a originalidade do carro.
Se possível vou procurar manter ao máximo, mas fico com uma dúvida com relação a direção.
A direção da F-75 parece que já nasceu ruim, e pelo que andei pesquisando fica bem caro pra se fazer uma manutenção completa.
Será que neste caso não compensaria optar pela substituição?
Estou pensando em começar a cotar a direção hidráulica da S10 e para isso precisaria novamente da ajuda dos amigos.
Além da caixa de direção quais seriam os outros ítens do conjunto que eu teria que cotar?
Abraço
marcoamieiro
10/02/2006, 19:55
Olá, sou novato no forum e aspirante a 4X4, ainda estou procurando uma viatura pra comprar.
Como sou novato e não entendo nada de mecânica, gostaria que alguém me explicasse o que é "SHIMMI".
Obrigado.
rafaelsouza
10/02/2006, 20:11
pra falar de uma forma bem facil, é o seguinte, vc está com seu 4x4 em velocidade média e derrepente as rodas "tem um ataque epilético" ou seja começam a trepidar de maneira muuuito brusca obrigando vc a praticamente parar o carro e parace que o jeep vai desmontar, problema causado normalmente por desgaste dos rolamentos que firmam a direção das rodas dianteiras. a causa mais comum é essa que te passei mas no contexto do tópico o shimmy é causado pela mudança no angulo de alinhamento dos rolamentos, espero que tenha entendido, tentei explicar da maneira menos tecnica que consegui, continue pesquisando q vc vai entender melhor :concordo:
marcoamieiro
10/02/2006, 20:31
Valeu Rafael, agora entendi o tal Shimmy. Obrigado
marcoamieiro, seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil!
Ponha "shimmy" na pesquisa do Fórum e boa leitura! Tem muita coisa sobre o assunto. :concordo:
De modo geral é uma trepidação ou balanço nas rodas dianteiras, como o Rafael já explicou. Mas a causa do problema é bem diversa... Podendo ser até uma soma de vários pequenos problemas.
Pesquise, caso ainda tenha dúvidas, use um dos tópicos onde o assunto já foi discutido, assim os pariticipantes dele serão notificados e irão responder. :concordo:
[]'s
Arnaldo Tomazetti
10/02/2006, 23:33
Ahe Marco ! Tudo beleza ??? Quando cê pegar sua Rural, uma das primeiras coisas que cê vai perceber é o bendito do Shimmy...hehehe...direita, esquerda, direita esquerda...numa fração de segundo...
Daí faça o que o Giovani e o Rafael explicaram...
boa sorte amigo,
dalmo cruz torres
17/02/2006, 13:20
Salve galera do fórum, estou com uma dúvida terrível, tava pensando em colocar molas helicoidais na lurdinha(minha F-75), mas estava olhando carros ,com feixes de molas melhorados , trabalhando e me convenci a manter feixes de molas na lu. Agora a dúvida, minhas molas originais estão uma $#%, como vou ter que comprar muitas laminas novas para consertar os conjuntos, acho que é hora de pensar em uma mudança mais radical. Por isso venho no melhor point de idéias 4x4 do Brasil para pedir ajuda.
Que molas eu ponha na minha camionete? Ela já está no Hangar, sem as molas dianteiras e sem seus suportes no chassis(ia mandar refazer).
A única coisa que sei é que vou passar os feixes para cima dos eixos. Quem puder me ajudar!!
Que molas eu ponha na minha camionete?
A única coisa que sei é que vou passar os feixes para cima dos eixos. Quem puder me ajudar!!
Já está no lugar certo, veja o título desse tópico... :mrgreen:
Aqui tem mais:
Adaptação de feixes de mola Toyota
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3208&postdays=0&postorder=asc&&start=0
Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079
SPOA - Cardã dianteiro muito inclinado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675
SPOA em CJ's
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393
Lingueta: uma solução para os SPOAdos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899
[]'s e boa leitura... :concordo:
dalmo cruz torres
17/02/2006, 20:20
Valeu Giovani, cê tá em todas em!! Vou já dar uma olhada no que v/c indicou.
dalmo cruz torres
19/02/2006, 21:02
Ai Giovani, como passou o fim de semansa, muita lama? tô estudando os tópicos que cê me mandou, são muito esclarecedores, muito obrigado. Eu queria te perguntar uma coisa, em uma outra mensagen eu te perguntei o que v/c faria diferente em seu jipe se fosse faze-lo hoje,e v/c me respondeu que iria fazer uma suspensão four link(é isso mesmo?) o que é suspensão four link? A respeito da F-75, eu me resolvi por colocar as molas da Band mesmo, mas até agora não entendi se o melhor é colocar o jumelo na frente das molas dianteiras ou atrás delas, que v/c acha?
Mais uma vez muito obrigado pela atenção, até mais.
Eu queria te perguntar uma coisa, em uma outra mensagen eu te perguntei o que v/c faria diferente em seu jipe se fosse faze-lo hoje,e v/c me respondeu que iria fazer uma suspensão four link(é isso mesmo?) o que é suspensão four link?
Fala Dalmo!!!!
É uma suspensão com 4 braços (links), que ligam o eixo ao chassi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=3447
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=3448
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=5773
Tem mais no tópico do Spider, no Frota 4x4. :concordo:
A respeito da F-75, eu me resolvi por colocar as molas da Band mesmo, mas até agora não entendi se o melhor é colocar o jumelo na frente das molas dianteiras ou atrás delas, que v/c acha?
Ando sem sorte, não tô achando nada... :lol:
Na frente é melhor para o cardã. Atrás é melhor para o conforto. Algumas Toyotas têm problemas crônicos de quebra das molas dianteiras, justamente por ter o jumelo na frente. Não absorvem os impactos. Um amigo meu conseguiu quebrar 3 em pouquíssimo tempo.
Se fizer SPOA, corrija o ângulo para o cardã, assim não corre o risco dele escapar e pode usar os jumelos atrás. :concordo:
[]'s
dalmo cruz torres
20/02/2006, 13:21
MAis uma vez, Valeu Giovani. Eu tava planejando fazer isso mesmo, girar o eixo dianteiro depois de fazer o Spoa. Assim, girando o eixo, v/c acha então que eu não terei mais problemas em colocar os jumelos atrás das molas? BLZ!! A camionete já tá parada, sem o eixo dianteiro,vou começar a fazer a mudança agora mesmo. Mais uma vez, muito obroigado pela atenção. Quando puder mando fotos.
A camionete já tá parada, sem o eixo dianteiro,vou começar a fazer a mudança agora mesmo. Mais uma vez, muito obroigado pela atenção. Quando puder mando fotos.
Vc pesquisou bem sobre o SPOA? Viu como fazer o giro do eixo nos munhões??
Qualquer dúvida é só pedir. Pode me enviar uma MP com suas dúvidas, por menores que sejam. :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
20/02/2006, 18:13
mas até agora não entendi se o melhor é colocar o jumelo na frente das molas dianteiras ou atrás delas,
Caso ainda esteja com dúvidas além do tópico que o mestre Giovani postou anteriormente tem esse aqui também com mais dicas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10114
[]'s
dalmo cruz torres
24/02/2006, 15:41
Aí Giovani, como tão as coisas por aí, tudo bem? Eu tive dando uma pesquisada sobre como girar o diferencial(munhões), o Elmer também tá me dandoumas dicas, eu já encomendei as molas, vão chegar na semana que vem. Eu vou colocar as molas e seus suportes e depois corrigir o que for necessário nos eixos, vou aproveitar para passar a barra que liga as duas rodas para a parte de cima dos munhões, como o Élcio(do CJ 4.9) fez, acho que vai ficar legal. A única coisa que ainda não sei é se vou precisar por alargadores de rodas, é que eu vou continuar usando os pneus argentinos, e não sei se ela vai ficar muito alta, se ficar, vou compensar a largura com os alargadores. Eu já desmontei o eixo traseiro e vou aproveitar para fazer umas mudanças na caixa de redução, ela tava ligada ao cambio por um cardãzinho, vou fazer um flange para conectá-los direto, assim eu elimino dois cardãns, já que o cardã dianteiro era dividido em duas partes(dois cardãns). Como ela já está parada, vou fazer uma geral nela, quem sabe eu termino em uns dois ou tres meses? Tem que ter esperança né!!
Por hora, eu queria agradecer o pessoal do fórum pela paciencia com os novatos, e pela consideração e pela atenção prestadas em responder as perguntas, as vezes inocentes demais.
VALEU :palmas: :concordo:
A única coisa que ainda não sei é se vou precisar por alargadores de rodas, é que eu vou continuar usando os pneus argentinos, e não sei se ela vai ficar muito alta, se ficar, vou compensar a largura com os alargadores.
:D Fala Dalmo!!!
Grandes progressos... Se continuar nesse ritmo é possível que fique pronta nesse prazo. :concordo:
Sobre essa sua observação, dos alargadores... Confesso que não sou fã desses "acessórios", mas não use isso com a intenção de ganhar estabilidade. Ponha então uma barra estabilizadora, que o efeito será muito superior. Pode fazer com um engate rápido, para desconectar nas trilhas.
Eu só instalaria alargadores para que uma determinada roda coubesse sobre as pinças de freio, isso se não tiver outra opção de roda... :mrgreen:
[]'s
dalmo cruz torres
28/02/2006, 19:47
Estou com uma dúvida, se alguem puder me ajudar... comprei um conjunto para adaptar as molas da Toy na minha F-75, agora o vendedor me avisou que as molas que ele está mandando são do Toy de 92 para baixo, eu não sei se são essas as molas as mais indicadas para a adaptação, alguem sabe?
Elmer_Jeep
01/03/2006, 13:55
dalmo cruz torres, MP respondida.
Se tentarem empurrar as molas da band antiga recuse, as melhores são da 95 em diante.
[]'s
dalmo cruz torres
14/05/2006, 20:26
Galera, como estão as coisas, vamos avivar esse tópico?
Quem puder me ajudar.. Estou com uma dúvida, alguem sabe porque nas molas traseiras das camionetes Toy Band o furo do pino de centro(aquele que centra o eixo) é mais próximo do olhal dianteiro da mola do que nos jipes? Eu peguei as medidas das molas dos Toy Bnd de 95 para cima e ví que as molas traseiras têm o mesmo comprimento em todos os modelos, diferenciando-se a quantidade de laminas, a espessura das mesmas e a distancia entre o olhal dianteiro e o pino central. A impressão que tenho é que na camionete essa distância é menor para que diminua a ''alavanca'' que o eixo faz sobre a mola, assim podendo carregar mais peso, será isso mesmo?
Eu coloquei as molas dianteiras do Band em minha camionete, gostei tanto que, apesar das minhas molas traseiras estarem boas, estou pensado em colocar as molas do Band na traseira também, mas não sei qual dos modelos de molas ,da Band, eu coloco e se o ivestimento realmente compensa. Em tempo, as molas traseiras da F-75(originais) têm o mesmo comprimento que as traseiras do Toy Band, são mais estreitas, finas, com o olhal das molas mais estreito(beeem mais) e cada feixe tem, se não me engano, 13 laminas.
Alguem opina? :pensativo:
DinoGuimaraes
15/05/2006, 00:22
voltando ao topico, nao saberia responder sua pergunta, mas como ficou as molas na dianteira? onde comprou e quanto pagou pelo kit dianteiro? ficou mais macio?
abracos.
José Augusto
15/05/2006, 00:37
Dalmo o feixe trazeiro da F75 já é bem comprido é mais largo e espesso que o feixe diânteiro e se vc não mexeu muito na F75 ele deve estar com um dimensionamento coêrente, como vc mesmo afirmou tem o mesmo tamanho dos de toy, não acho que vai ganhar alguma coisa (se comparamos ambos novos e bem instalados).
Guarde o dinheiro para outra coisa, por que com certeza elas aparecerão.
[]s não trocando 6 por meia duzia.
dalmo cruz torres
15/05/2006, 11:45
José Augusto, tenho quew concordar com v/c , a troca não vale a pena. Dinoguimarães, as molas dianteiras ficaram , como eu posso diser... Show, será que isso responde a sua pergunta?
marcelo henrique
26/12/2012, 10:15
Já está no lugar certo, veja o título desse tópico... :mrgreen:
Aqui tem mais:
Adaptação de feixes de mola Toyota
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3208&postdays=0&postorder=asc&&start=0
Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079
SPOA - Cardã dianteiro muito inclinado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675
SPOA em CJ's
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393
Lingueta: uma solução para os SPOAdos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899
[]'s e boa leitura... :concordo:
nenhum tópico funciona, =(
marcelo henrique
26/12/2012, 10:17
E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo :wink:
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
uma boa explicação do Bill
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7850#92391
aqui o comentário foi meu
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&postdays=0&postorder=asc&&start=20
comentário do Mauro e do Mestre Leopoldo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
acho q tá bão.
1 abraço.
que pena que os links nao funcionam"
marcelo henrique
28/12/2012, 12:30
Olá Arnaldo!!!
SPOA é a melhor alternativa para levantar a suspensão com feixes de mola. Jumelão, arqueamento, calço de carroceria, etc... É pura gambi!
A solução de correção do cáster, cortando a solda do munhão já era batida em 2003!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393#2223
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5d324a2ecc0dc5785e74122827370f35.jpg
Fazendo isso, não é preciso nem mexer no cardã original. :concordo:
[]'s
PS: Elmer, peguei a foto emprestada... :mrgreen:
ola amigo tem algum topico atualizado sobre esse tema pq esse ai nao da certo.
marcelo henrique
31/12/2012, 16:14
Giovani esse tópico não esta mais funcionando? mudou o link?
marcelo henrique
31/12/2012, 16:20
E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo :wink:
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
uma boa explicação do Bill
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7850#92391
aqui o comentário foi meu
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&postdays=0&postorder=asc&&start=20
comentário do Mauro e do Mestre Leopoldo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
acho q tá bão.
1 abraço.
fala Élmer esses tópicos mudaram o link?
XAVIER S4T
13/01/2013, 20:02
suspensão de toyota em F75, já vi aqui no DF, fica bom demais, depende também de quem faz o serviço...
lucianobarbosa
21/01/2013, 17:52
Ola Elmer estive acompanhando o topico muito interessante e polemico com varias opinioes e sugestoes mas gostaria se possivel vc sugeri-se alguns tópicos mais atualizados pois esse links não estão abrindo, eu e acredito que tem bastante gente interessado no assunto desde ja agradeço sua atenção abraçosss
E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo :wink:
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
uma boa explicação do Bill
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7850#92391
aqui o comentário foi meu
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&postdays=0&postorder=asc&&start=20
comentário do Mauro e do Mestre Leopoldo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5675&postdays=0&postorder=asc&highlight=expansor&start=40
acho q tá bão.
1 abraço.
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