PDA

Ver Versão Completa : Radio para expedições (substituir o Yaesu FT-1900)



abreu
27/09/2014, 22:23
Amigos, meu Yaesu FT-1900 bateu as botas.
Depois de problemas nos botões agora não sai mais som nenhum e o valor do concerto compensa mais comprar outro rádio. Ele já é o substituto do meu antigo 1802.

Sempre me atendeu muito bem, mas pensei em pedir uma opinião para o pessoal sobre um novo rádio para usar no carro.
Estou preparando o carro para expedições pela América Latina.

Então qual seria a melhor opção de rádio hoje para ter no carro?
Vale a pena um Dual Band?

Abraços.

andre_agostinho
28/09/2014, 13:52
Amigos, meu Yaesu FT-1900 bateu as botas.
Depois de problemas nos botões agora não sai mais som nenhum e o valor do concerto compensa mais comprar outro rádio. Ele já é o substituto do meu antigo 1802.


Sempre me atendeu muito bem, mas pensei em pedir uma opinião para o pessoal sobre um novo rádio para usar no carro.
Estou preparando o carro para expedições pela América Latina.


Então qual seria a melhor opção de rádio hoje para ter no carro?
Vale a pena um Dual Band?


Abraços.


Ola abreu...sempre que falam em expedição ...eu sempre creio que qto maior a abrangência melhor. Se está pensando em ir pra Argentina, Chile, vale a pena o dual band...e tb um bom e velho PX.
HA MUITOS DXistas nesses países. Inclusive com canais de emergencia nacional.
porem a situação na argentina está complicada com muita violência"...o PX PODE SER UMA BOA OPÇÃO PARA COONVERSAS COM los hermanos e sobre la situacion de vostro pais
la..e no Chile, o radio amador e faixa cidadão são mais difundidas que aqui E REALMEMTE acho que eh uma boa logo um dual band.
tenho um yaesu 7900 dual que já me tirou de enrosco no UHF...
MEU PX VOYAGER 158 egtl dx não abro mão .....para essas aventuras, e falo longe o quanto puder...sempre tem alguém do outro lado...meu radio é todo ajustado...coisa que o celular muitas vezes, no meio de uma estrada deserta não da conta...
logo, minha sugestão é: PX DOS BONS...lsb...usb..q ..ANTENA MARIA MOLE CO-faseada na traseira ( veja que meu Bóris tem. A antena co-faseada vai te dar muita amplitude....tx rx. E tb um py dual se tiver investindo nisso...

abreu
29/09/2014, 22:24
André, muito obrigado pela resposta.

Acho que vou investir um pouco mais e pegar o 7900 então.

Quanto ao PX, vou ver a possibilidade de instalar um segundo radio no carro.

Eu tenho 2 HT chineses (BaoFeng) que são DualBand. Para o preço deles, eles até que são muito competentes!
BAOFENG UV5R 1.5" LCD 5W 136~174MHz / 400~520MHz Dual Band Walkie Talkie w/ 1-LED Flashlight (Black) - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/baofeng-1-5-lcd-5w-136-174mhz-400-470mhz-dual-band-walkie-talkie-w-1-led-flashlight-black-129389)

Um deles eu já uso há 2 anos, e 100% perfeito até o momento.
O outro comprei recentemente para deixar no carro, pois em viagem e etc, sempre tem um amigo sem rádio, e para facilitar a comunicação eu empresto o HT (sei que não é muito correto, mas a segurança compensa a contravenção).

Quanto a Argentina e Chile, como você faz lá para encontrar as freqüências em que o pessoal fala?|
Deixa o rádio no scan direto?

Abraços.

andre_agostinho
30/09/2014, 23:05
Scan é a melhor opção ..... Da pra procurar as repetidoras de la e programar o radio pra buscar as repetidoras..eu acho mais viável ....quanto ao px...la quase toda canaleta tem gente falando...eles realmente usam bastante....
como nos EUA Que tem muito aficionado por faixa do cidadão....

Alexandre Mello
02/10/2014, 07:23
Melhor custo x benefício em rádio Dual Band (VHF / UHF) é o Voyager VR-D588UV. Adquiri um deste há 3 meses e o equipamento, apesar de 100% chinês é muito bom.

Ao contrário do Yaesu FT-7900 o Voyager VR-D588UV possui Duplo VFO (2 frequências simultâneas) com controles independentes para cada banda e faz função Cross Band Repeater.

É o concorrente do Yaesu FT-8800, custando metade do preço deste. Quando adquiri há 3 meses atrás, paguei R$ 750,00 à vista na Rua Santa Ifigênia, 611 (Loja Bravo Victor - Rafael / Dan).

Rádio compacto e leve, com 50W em VHF e 40W em UHF. Escuta Aviação em AM e possui Frente Destacável, podendo embutir o corpo do rádio e deixar apenas a frente no painel do veículo.

Faço uso intenso e diário deste equipamento em operação móvel. Rádio valente que aguenta trabalhar em potência máxima. Utilizo muito para conexão à Repetidoras de VHF e UHF em SP.

Dá uma olhada neste vídeo do PY2OK (Márcio) sobre o equipamento: Voyager vr-d588uv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=P9U-oG_IGRU)

andre_agostinho
02/10/2014, 18:06
Melhor custo x benefício em rádio Dual Band (VHF / UHF) é o Voyager VR-D588UV. Adquiri um deste há 3 meses e o equipamento, apesar de 100% chinês é muito bom.

Ao contrário do Yaesu FT-7900 o Voyager VR-D588UV possui Duplo VFO (2 frequências simultâneas) com controles independentes para cada banda e faz função Cross Band Repeater.

É o concorrente do Yaesu FT-8800, custando metade do preço deste. Quando adquiri há 3 meses atrás, paguei R$ 750,00 à vista na Rua Santa Ifigênia, 611 (Loja Bravo Victor - Rafael / Dan).

Rádio compacto e leve, com 50W em VHF e 40W em UHF. Escuta Aviação em AM e possui Frente Destacável, podendo embutir o corpo do rádio e deixar apenas a frente no painel do veículo.

Faço uso intenso e diário deste equipamento em operação móvel. Rádio valente que aguenta trabalhar em potência máxima. Utilizo muito para conexão à Repetidoras de VHF e UHF em SP.

Dá uma olhada neste vídeo do PY2OK (Márcio) sobre o equipamento: Voyager vr-d588uv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=P9U-oG_IGRU)
fala alexandre....boa dica eu não conhecia....por falar nisso ...que tipo de antena vc usa? Porque tenho uma dual no Bóris mas não consigo pegar aviacao....não sintonizo nada ...somente quando saio do AM ...ou seja 108 -120 não sintonizo ...

Alexandre Mello
02/10/2014, 19:39
fala alexandre....boa dica eu não conhecia....por falar nisso ...que tipo de antena vc usa? Porque tenho uma dual no Bóris mas não consigo pegar aviacao....não sintonizo nada ...somente quando saio do AM ...ou seja 108 -120 não sintonizo ...

Estou utilizando uma antena Nagoya NL-770S Dual Band. Estacionária dela é melhor em UHF do que em VHF. Consigo escutar bem aviação, pois o Aeroporto Internacional de Guarulhos fica próximo de minha residência.

Para distâncias maiores, utilizo uma SteelBras AP-0189 monobanda (VHF) que também capta aviação em AM.

abreu
04/10/2014, 00:55
Valeu pessoal!

Vou separar os rádios, então terminei indo no Yaesu 1900 mesmo.

Qual seria a melhor opção de antena, Steelbras 5/8 ou Aquario 5/8?

Abraços.

andre_agostinho
05/10/2014, 04:10
Valeu pessoal!

Vou separar os rádios, então terminei indo no Yaesu 1900 mesmo.

Qual seria a melhor opção de antena, Steelbras 5/8 ou Aquario 5/8?

Abraços.
Fala abreu...qqer uma vai bem.....bons QSO's
abs

GLIDER
21/11/2014, 19:32
Valeu pessoal!

Vou separar os rádios, então terminei indo no Yaesu 1900 mesmo.

Qual seria a melhor opção de antena, Steelbras 5/8 ou Aquario 5/8?

Abraços.


das nacionais movel VHF de 5/8 eu iria de TODAY RIO com bobina bem grande e mola.

Antenas Today - Antenas Móveis VHF. (http://www.antenastoday.com.br/lista.produto.php?tp=2)

Antena Móvel Today Rio 5/8 VHF Mola - Radiocom (http://www.radiocomtoledo.com/antena-/517-antena-movel-today-rio-5-8-vhf-.html)

andre_agostinho
22/11/2014, 00:46
das nacionais movel VHF de 5/8 eu iria de TODAY RIO com bobina bem grande e mola.

Antenas Today - Antenas Móveis VHF. (http://www.antenastoday.com.br/lista.produto.php?tp=2)

Antena Móvel Today Rio 5/8 VHF Mola - Radiocom (http://www.radiocomtoledo.com/antena-/517-antena-movel-today-rio-5-8-vhf-.html)
Ola GLIDER , essas eu não conheço ....mas vi la no site e parecem ser muito boas...

GLIDER
22/11/2014, 07:44
Ola GLIDER , essas eu não conheço ....mas vi la no site e parecem ser muito boas...

fala agostinho! olha eu tinha uma frontier com uma Aquário e fui medir e não ficava bom, eu até duvidei do cara mas fui ver nos instrumentos e eles não mentem, mas pensei vou comprar outra antena da mesma marca pois poderia ser ela e ruim de novo, quero dizer falava e tal sem ruídos ou "frituras "do outro lado o pessoal ouvia, mas nos instrumentos estava com as medições fora do recomendado de estacionaria e roe isso iria refletir em que a antena não iria entregar a potencia correta e talves esquentaria mais o radio que já esquenta naturalmente. Ai troquei por esta por recomendação de um técnico em radio comunicação, ficou excelente fez apenas o corte para a frequência que opero e pronto. Tudo nela é superlativo grossura da vareta, mola, bobina tudo parrudo eu recomendo. Saliento que os cabos conectores e radio era tudo de marca e zerado sem emendas e com aterramento do radio no ponto do negativo geral da viatura e antena com aterramento feito pelo suporte no capuz. Agora só uso Today 5/8 com mola. Na Ranger levei apenas a antena e o radio pois o cabo comprei outro pois teria que ser maior por onde passei deixei todo esticado e sem dar voltas e a antena esta no santo antonio mais aterrado que isso acho que não dá, o radio esta no negativo geral do carro fiz nova medição e incrivelmente não precisei mecher em nada do cabo ou antena. Ralei para colocar o suporte no santo antonio da ranger pois não tem pontos planos...

484517

andre_agostinho
23/11/2014, 23:34
Muito bom...eu tenho uma nagoya dual na vtr, mas tenho que confessar que embora eu tenha pago até caro por ela...não é la essas coisas...
vou providenciar uma dessa pra minha proxima vtr...to procurando uma cheroka sport...

afernandonm
08/03/2015, 09:26
Pessoal,

Estou pretendendo comprar o Rádio Voyager VR-D588UV Dual Band, mas tenho a seguinte dúvida: Se ele não for homologado quais os riscos eu corro, o que isso implica? Quem fiscaliza?

Abraço

Alexandre Mello
09/03/2015, 11:04
Pessoal,

Estou pretendendo comprar o Rádio Voyager VR-D588UV Dual Band, mas tenho a seguinte dúvida: Se ele não for homologado quais os riscos eu corro, o que isso implica? Quem fiscaliza?

Abraço

Ótimo equipamento. Melhor relação custo/benefício em se tratando de um dual band. Tenho um desses há 1 ano e utilizo bastante quase todas as funções do equipamento, alternando entre uso base e móvel.

Custa metade do preço de um Yaesu FT-8800 e faz as mesmas funções. Obviamente não é um Yaesu, mas um equipamento 100% Made In China da Voyager, fabricante chinês. Contudo, vale a pena a aquisição do equipamento.

Referente a fiscalização por parte da Anatel, são raríssimos os Rádios Homologados em utilização entre os Radioamadores. Isto se deve principalmente ao Custo Elevado dos Rádios Homologados, que além de atenderem as Características Técnicas impostas pela Anatel, precisam ter Nota Fiscal para poder entrar com Pedido de Homologação junto a Anatel, ou então, em caso de Revendedores que já vendem o Rádio Homologado, eles repassam ao Cliente os Custos do Processo de Homologação.

Fiscalização para verificar se o Rádio é ou não Homologado só ocorre em caso de Denúncia efetuada junto à Anatel, ou seja, alguém tem que denunciar formalmente, para que os Fiscais da Anatel venham até sua residência verificar se o Rádio é ou não Homologado, coisa que dificilmente irá ocorrer, desde que sua Estação Radiobase não cause interferências em equipamentos eletrônicos dos vizinhos.

Quanto a Fiscalização Policial em Veículos, eles verificam apenas o COER e a "Licença para Funcionamento de Estação", onde consta seu Indicativo de Chamada, Classe e Potência Média Máxima, que varia de acordo com a Classe do Radioamador.

Voyager VR-D588UV não é possível Homologar, pois ele vem com a Transmissão Aberta em VHF de 136 a 174 MHz e em UHF de 400 a 490 MHz.

Segundo a Legislação que Regulamenta o Serviço de Radioamador, os equipamentos só podem Transmitir de 144 a 148 MHz em VHF e de 430 a 440 MHz em UHF.

Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas.

Abraços!

rfdex
09/03/2015, 13:17
Só lembrando que o uso sem a licença ou de equipamento não autorizado é crime federal. Abraço

afernandonm
11/03/2015, 12:30
Ótimo equipamento. Melhor relação custo/benefício em se tratando de um dual band. Tenho um desses há 1 ano e utilizo bastante quase todas as funções do equipamento, alternando entre uso base e móvel.

Custa metade do preço de um Yaesu FT-8800 e faz as mesmas funções. Obviamente não é um Yaesu, mas um equipamento 100% Made In China da Voyager, fabricante chinês. Contudo, vale a pena a aquisição do equipamento.

Referente a fiscalização por parte da Anatel, são raríssimos os Rádios Homologados em utilização entre os Radioamadores. Isto se deve principalmente ao Custo Elevado dos Rádios Homologados, que além de atenderem as Características Técnicas impostas pela Anatel, precisam ter Nota Fiscal para poder entrar com Pedido de Homologação junto a Anatel, ou então, em caso de Revendedores que já vendem o Rádio Homologado, eles repassam ao Cliente os Custos do Processo de Homologação.

Fiscalização para verificar se o Rádio é ou não Homologado só ocorre em caso de Denúncia efetuada junto à Anatel, ou seja, alguém tem que denunciar formalmente, para que os Fiscais da Anatel venham até sua residência verificar se o Rádio é ou não Homologado, coisa que dificilmente irá ocorrer, desde que sua Estação Radiobase não cause interferências em equipamentos eletrônicos dos vizinhos.

Quanto a Fiscalização Policial em Veículos, eles verificam apenas o COER e a "Licença para Funcionamento de Estação", onde consta seu Indicativo de Chamada, Classe e Potência Média Máxima, que varia de acordo com a Classe do Radioamador.

Voyager VR-D588UV não é possível Homologar, pois ele vem com a Transmissão Aberta em VHF de 136 a 174 MHz e em UHF de 400 a 490 MHz.

Segundo a Legislação que Regulamenta o Serviço de Radioamador, os equipamentos só podem Transmitir de 144 a 148 MHz em VHF e de 430 a 440 MHz em UHF.

Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas.

Abraços!


Alexandre,

Obrigado pelas informações. Optei pelo Voyager mesmo.

E agora estou precisando de uma informação. Você poderia me passar as dimensões da frente do aparelho. Encomendei um console e o fabricante precisa dessas medidas para poder fazer o corte de acordo. E como ainda não recebi o rádio, não tenho como passar.

Se puder ajudar ficarei grato.

Abraço

Fernando

GLIDER
12/03/2015, 09:47
por falar em Anatel, já paguei tudo que precisa para ficar em ordem para mais 1 ano... lembrando o limite de pagamento é até dia 30 deste mês....

Alexandre Mello
12/03/2015, 10:57
Alexandre,

Obrigado pelas informações. Optei pelo Voyager mesmo.

E agora estou precisando de uma informação. Você poderia me passar as dimensões da frente do aparelho. Encomendei um console e o fabricante precisa dessas medidas para poder fazer o corte de acordo. E como ainda não recebi o rádio, não tenho como passar.

Se puder ajudar ficarei grato.

Abraço

Fernando

Segue as Dimensões do Equipamento:

21,2 Cm - Comprimento

13,9 Cm - Largura

4 Cm - Altura

Peso - 1,14 Kg

Especificações no Manual do Transceiver.

afernandonm
12/03/2015, 15:32
Segue as Dimensões do Equipamento:

21,2 Cm - Comprimento

13,9 Cm - Largura

4 Cm - Altura

Peso - 1,14 Kg

Especificações no Manual do Transceiver.


Alexandre,

Muito obrigado!!!

Abraço

guilhermejcp
27/09/2015, 00:10
Boa noite.

tenho um radio HT dual band móvel e estou querendo comprar um pra colocar no carro e me interessei nesse voyager.

Como nunca mexi com rádio (apenas numa expedição) tenho umas dúvidas:

1 - Posso comprar um rádio para dois carros e quando viajar trocar de acordo com o carro?

2 - Preciso ter duas ou mais licenças já que um rádio pode atender dois carros e mais o rádio HT?

Boa noite.

IsmaelMatos
28/09/2015, 22:42
Guilherme, boa noite,

Para você operar rádios nas faixas de frequência de radioamador, você precisa ser radioamador (titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER)! Seja um HT dual band ou não. Veja isso com a Anatel ou a Labre aí de Goiás.

Para operar rádios na Faixa do Cidadão (PX), as exigências são diferentes e mais simples.

Há 2 tipos mais comuns de licença de estação de radio amador: fixa e móvel. Uma estação é um conjunto de equipamentos de rádiotransmissão e vai dos rádios às antenas - pode ser um rádio ht ou vários modelos de várias marcas, não faz diferença, desde que sejam sempre equipamentos homologados. Nada impede que você tenha o mesmo rádio usado em casa ou no escritório (no caso, duas licenças para estação fixa, uma para casa e outra para o escritório) e em meia-dúzia de carros ou que carregue meia-dúzia de rádios numa mochila para acampar no alto de uma montanha (basta uma licença para estação móvel). Não existe uma amarração entre uma estação e um equipamento qualquer.

Espero ter esclarecido.

Saudações,

Macbsenior
01/10/2015, 17:23
Não vou falar de legislação, pois já esclareceram muito nos comentários anteriores. Mas quero lembrar um detalhe muito útil para quem tem radio VHF/UHF full dual ou seja visualiza e escuta duas frequências V/U V/V U/U a maior parte deles conta com a função cross band que praticamente transforma o rádio em um repetidor. o uso conjunto de um Rádio deste tipo e um HT Baofeng ( Todos tem esta função cross band) permite que de longe da Pick-Up com o ht você acione repetidores ou simplesmente receba e transmita comunicação direta com muito mais potência a partir de um pequeno Baofeng.

Outra dica é vale a pena investir em uma antena Comet. Especialmente a CA-2X4SR VHF e UHF de alto ganho (VHF 3.8dbi e UHF 6.2dbi) com 3 bobinas custa cerca de 70 dólares e mede cerca de um 1,05m tem também o cabo da Comet CK 3M5 prontinho com os conectores estácionária perfeita custa 42 dólares. Estes equipamentos valem cada centavo. A boa estação começa pela antena. Lembrando que uma estação móvel opera em condições muito mais criticas dos que as fixas.

Fica a dica.

Abraços.

guilhermejcp
04/10/2015, 17:26
Não vou falar de legislação, pois já esclareceram muito nos comentários anteriores. Mas quero lembrar um detalhe muito útil para quem tem radio VHF/UHF full dual ou seja visualiza e escuta duas frequências V/U V/V U/U a maior parte deles conta com a função cross band que praticamente transforma o rádio em um repetidor. o uso conjunto de um Rádio deste tipo e um HT Baofeng ( Todos tem esta função cross band) permite que de longe da Pick-Up com o ht você acione repetidores ou simplesmente receba e transmita comunicação direta com muito mais potência a partir de um pequeno Baofeng.

Outra dica é vale a pena investir em uma antena Comet. Especialmente a CA-2X4SR VHF e UHF de alto ganho (VHF 3.8dbi e UHF 6.2dbi) com 3 bobinas custa cerca de 70 dólares e mede cerca de um 1,05m tem também o cabo da Comet CK 3M5 prontinho com os conectores estácionária perfeita custa 42 dólares. Estes equipamentos valem cada centavo. A boa estação começa pela antena. Lembrando que uma estação móvel opera em condições muito mais criticas dos que as fixas.

Fica a dica.

Abraços.

Pessoal,

obrigado pelas dicas.

Alguém já viu ou ouviu falar desses rádios abaixo? Pelo preço dá pra comprar dois e ainda sobra um pouco. O último pode funcionar tanto como PX como PY? É isso mesmo?

http://pt.aliexpress.com/store/product/Free-Shipping-2-Tone-5-Tone-DTMF-QYT-20W-Dual-Band-Mini-Mobile-Ham-Radio-Programming/1922203_32480382438.html?storeId=1922203

http://pt.aliexpress.com/store/product/CE-FCC-Quad-Band-Hi-Power-FM-Amateur-Ham-Radio-Transceiver-2M-6M-10M-70cm/705692_32346632544.html

sandro_ventania
10/10/2015, 19:45
Quilherme, esses rádios são cópias das marcas renomadas, o funcionamento deles é bom, o acabamento que pode não ser dos melhores.
O ultimo é um quadribanda, com uma das bandas cobrindo as faixas de PXs realmente, porém somente em FM e o PX usa AM ou SSB...complicou né?
Eu gostei mais do outro...bem pequeno, dá pra colocar em qualquer cantinho do carro...voto nele.

guilhermejcp
01/11/2015, 20:58
Quilherme, esses rádios são cópias das marcas renomadas, o funcionamento deles é bom, o acabamento que pode não ser dos melhores.
O ultimo é um quadribanda, com uma das bandas cobrindo as faixas de PXs realmente, porém somente em FM e o PX usa AM ou SSB...complicou né?
Eu gostei mais do outro...bem pequeno, dá pra colocar em qualquer cantinho do carro...voto nele.


Tentando resumir, o Quadribanda não consegue se comunicar com o PX, isso?

Gostei mais o do outro mesmo, pequeno e não muito caro.

Ricardo Piovan
03/11/2015, 14:29
Fala pessoal

Uso na minha Xterra um FT-1900 com antena Aquárius 1/4. Funciona muito bem, sem nenhuma interferencia em TX e RX em VFO e repetidoras... Muito bom mesmo.

Na Ranger, estou usando um FT-7800 R com antena 5/8 dual band da Steel Bras. Já é a segunda antena que troco, pois ela ou quebra na base ou no arame, e a Tx e RX não é muito boa..... Aliás, acho horrível ...

Nunca usei Nagoya,mas já vi nesse tópico reclamações ..... Nunca tinha ouvida falar na Today Rio. dei uma procurada na net, mas não achei um modelo móvel dual band da Today Rio. Existe ? Alguma dica de onde comprar ??

Colocando em sequencia (Steel Bras x Nagoya x Today Rio), qual é a melhor e a qual é a pior entre elas ?

Abraço a todos

GLIDER
04/11/2015, 09:06
Fala pessoal

Colocando em sequencia (Steel Bras x Nagoya x Today Rio), qual é a melhor e a qual é a pior entre elas ?

Abraço a todos

depende de qual modelo de cada marca está comparando, para falar alto, claro e longe depende de radio, antena, instalação, tamanho do irradiante vs frequencia, cabo, conectores, até a solda, etc, esse negocio de antena dual, é igual pneu AT nem bom para uma coisa nem para outra, os mais puristas tem duas antenas no carro, para falar bem em cada tipo de tx/rx, eu uso para vhf movel no "pé de borracha" single band uma today 5/8 bobinada com mola na base, já tentei a 5/8 da aquario que dizem ser seteelbras ( mesmo fabricante ou grupo dizem não tenho certeza) e não ficou bom. O preço da today que é nacional e de Terezopolis é mediano, as nagoya japonesas tem de preço mediano até o "infinito"... só digo o seguinte a antena 5/8 vhf da today tem um irradiante robusto, mola robusta e bobina de respeito, mais pesada que as da steelbras. Radiocomunicação é uma coisa interessante pois o seu bolso é o limite, igual equipar carro, ou uma central de audio e video, o ceu é o limite.

Ricardo Piovan
04/11/2015, 09:17
Pelo que pesquisei, a Today não possui Dual Band ........

Quando vc se refere a usar 2 antenas, teria que tirar uma e colocar outra em função da faixa de frequencia (UHF / VHF) que o operador vai usar no momento ? Ou existe uma forma de manter ambas instaladas e fazer a seleção ?

No meu caso vou querer uma dual band mesmo .... então acredito que entre Nagoya e Steel Brass/Aquarius, a Nagoya seja melhor certo ?

Abraço

GLIDER
04/11/2015, 09:22
sim ter duas antenas fisicas instaladas com cabos dedicados. Olha eu prefiro a Marca Nagoya ao invez de steelbras, a Today tem uma pagina de produtos que é muito mais ou menos, mas com relação a antena 5/8 te garanto que vc vai sair satisfeito e pagando menos que uma nagoya, mas me foi muito bem recomendada, e parece que não tem dual no seu portfolio. Mais profundidade tem que esperar os mais entendidos se manifestarem, mas tem algums tipos de projeto de intalação utilizando acopladores...

Ricardo Piovan
04/11/2015, 10:12
Oi Gluider.

Vou descartar então a Steel Brass. Vou de Nagoya ou Today caso tenha uma antena Dual.

Eu desconhecia essa opção de 2 cabos dedicados instalados. Como é isso ? Tem uma espécie de T com uma saída comum para o rádio e 2 saídas sendo uma para dada antena ? É isso mesmo ? O radio faz a seleção sozinho da antena que irá usar ou existe uma espécie de botoneira que o operador escolhe a antena que vai usar ?

Abraço

Cleo
28/01/2016, 17:12
Nunca tive um rádio movel e nem nunca falei em um,kkkk, pretendo adquirir um PX e gostaria de saber se o Motorola EM-200 é bom ou indicariam uma outra marca?

Cleo
26/02/2016, 10:59
E aí pessoal alguma dica, algum comentário?
O da Intelbrás é bom?

rfdex
26/02/2016, 23:56
Melhor usar um radio vhf. Tira a licenca de radioamador e opera. Bem tranquilo! Abraço

VOVÔ DO TROLLER
07/03/2016, 17:30
Boa noite pessoal. Tem uma antena no mercado livre para colocar no lugar da original do rádio Icom IC V85, cuja potencia maxima de entrada de watts é de 10 watts. Será que realmente aumenta a potência? ou é conversa mole de vendedor? Muito obrigado. Válter.

Roger_RJ
07/03/2016, 21:16
Boa noite pessoal. Tem uma antena no mercado livre para colocar no lugar da original do rádio Icom IC V85, cuja potencia maxima de entrada de watts é de 10 watts. Será que realmente aumenta a potência? ou é conversa mole de vendedor? Muito obrigado. Válter.

Caro Válter, antena não amplifica potência, embora ela possa ampliar o ganho (especificado em dBi ou dBd), basicamente diminuindo o ângulo de irradiação (numa antena omni-direcional, como uma antena vertical) ou concentrando o lóbulo de irradiação numa mesma direção (como nas antena direcionais ou yagis).

No caso de uma antena de HT, que é vertical e omni-direcional, ela só irá diminuir ângulo de irradiação e, consequentemente, aumentar o ganho, se ela for maior eletricamente (em comprimentos de onda) que a antena original.

Bem, tentei ser extremamente conciso pois dá pra falar páginas e páginas sobre ganho e irradiação de antenas mas, deixando o blá-blá-blá técnico de lado, na grande maioria das vezes, trocar a antena do seu HT por outra só vai valer a pena se ela for maior que a original e tiver uma qualidade de construção MUITO boa. Desconfie das antenas pequenas e baratas.

Se você deseja melhorar o sinal do seu HT recomendo instalar uma boa antena externa na viatura e ligá-la no HT. Isso sim irá melhorar seu sinal tanto na recepção quanto na transmissão. ;-)

VOVÔ DO TROLLER
07/03/2016, 23:46
Caro Válter, antena não amplifica potência, embora ela possa ampliar o ganho (especificado em dBi ou dBd), basicamente diminuindo o ângulo de irradiação (numa antena omni-direcional, como uma antena vertical) ou concentrando o lóbulo de irradiação numa mesma direção (como nas antena direcionais ou yagis).

No caso de uma antena de HT, que é vertical e omni-direcional, ela só irá diminuir ângulo de irradiação e, consequentemente, aumentar o ganho, se ela for maior eletricamente (em comprimentos de onda) que a antena original.

Bem, tentei ser extremamente conciso pois dá pra falar páginas e páginas sobre ganho e irradiação de antenas mas, deixando o blá-blá-blá técnico de lado, na grande maioria das vezes, trocar a antena do seu HT por outra só vai valer a pena se ela for maior que a original e tiver uma qualidade de construção MUITO boa. Desconfie das antenas pequenas e baratas.

Se você deseja melhorar o sinal do seu HT recomendo instalar uma boa antena externa na viatura e ligá-la no HT. Isso sim irá melhorar seu sinal tanto na recepção quanto na transmissão. ;-)

Valeu Roger, eu estava pensando na antena Nagoya Na 767. Obrigado
Antena telescópica BOBINADA VHF/UHF


Frequência:
UHF : 430MHz - 400 ~ 480MHz
VHF: 144MHz - 136 ~ 174MHz
2,15Db - vhf
3,15dB - uhf
Impedância: 50 OHM
Max. Power 10W
Tamanho recolhida: 23cm - Esticada: 98cm

neson
10/03/2016, 12:13
Caro Válter, antena não amplifica potência, embora ela possa ampliar o ganho (especificado em dBi ou dBd), basicamente diminuindo o ângulo de irradiação (numa antena omni-direcional, como uma antena vertical) ou concentrando o lóbulo de irradiação numa mesma direção (como nas antena direcionais ou yagis).

No caso de uma antena de HT, que é vertical e omni-direcional, ela só irá diminuir ângulo de irradiação e, consequentemente, aumentar o ganho, se ela for maior eletricamente (em comprimentos de onda) que a antena original.

Bem, tentei ser extremamente conciso pois dá pra falar páginas e páginas sobre ganho e irradiação de antenas mas, deixando o blá-blá-blá técnico de lado, na grande maioria das vezes, trocar a antena do seu HT por outra só vai valer a pena se ela for maior que a original e tiver uma qualidade de construção MUITO boa. Desconfie das antenas pequenas e baratas.

Se você deseja melhorar o sinal do seu HT recomendo instalar uma boa antena externa na viatura e ligá-la no HT. Isso sim irá melhorar seu sinal tanto na recepção quanto na transmissão. ;-)

Roger, no sentido de melhor performance, qual a melhor antena para VHF?

Roger_RJ
11/03/2016, 22:12
Roger, no sentido de melhor performance, qual a melhor antena para VHF?

Neson, supondo que você esteja falando de antenas para instalação móvel, entre as dual band (VHF/UHF) recomendo as Comet e Diamond. Ambas são japonesas, mas com o dólar nas alturas estão saindo bem caras atualmente.

A Today, de Teresópolis/RJ, faz uma boa antena mono banda para VHF, com bobina na base. Seria minha opção se quisesse uma antena apenas para VHF.

neson
11/03/2016, 22:24
Maravilha, Roger!
Muito obrigado!
onde conseguir as Comet e Diamond?

Roger_RJ
11/03/2016, 23:10
Maravilha, Roger!
Muito obrigado!
onde conseguir as Comet e Diamond?

Antes da subida do dólar era fácil encontrar no Mercado Livre e na RadioHaus. Agora tem bem menos disponibilidade, embora ainda encontre alguns modelos.

Você as encontra com facilidade no ebay e nas grandes lojas americanas de radioamadorismo, como: Universal Radio, Amateur Electronic Supply, Ham Radio Outlet, Gigaparts, Hamcity, DX Engineering.

Como sugestão indico a Comet CA-2X4SR. É uma dual band com cerca de 1 metro de cumprimento, bom desempenho e custo razoável, cerca de 70 dólares lá fora. Pra ter uma ideia, fiz uma simulação na DX Engineering e com o frete mais em conta, ela sai por cerca de 700 reais já com os impostos.

neson
12/03/2016, 08:34
Roger, breve irei aos EUA, já sai bem melhor, aproveita e, por favor, me sugira uns modelos de rádios!
Não querendo abusar do amigo!

neson
12/03/2016, 08:34
Inclusive portátil!

Roger_RJ
14/03/2016, 23:55
Roger, breve irei aos EUA, já sai bem melhor, aproveita e, por favor, me sugira uns modelos de rádios!
Não querendo abusar do amigo!

Neson, existem três grandes fabricantes de rádios para radioamadorismo que são Yaesu, Icom e Kenwood. Todas três são japoneses e fabricam vários modelos para uso fixo, móvel e portátil com excelente qualidade. Com quaisquer equipamentos dessas três você estará bem servido. Atualmente vários fabricantes chineses estão entrando forte nesse mercado como Baofeng, TYT, Wouxun e outros. Embora produzam equipamentos mais simples e baratos alguns tem um custo-benefício muito bom. Para em uso em jipe sempre prefiro rádios que sejam fáceis de usar e com controles intuitivos.

Como rádio móvel e baseado nessas premissas que citei gosto do Yaesu FT-7900R pois é robusto, fácil de usar e tem a grande vantagem de ter a frente removível. Você pode instalar o corpo do rádio no porta malas ou embaixo do banco e a frente do rádio no painel ou console da viatura, ocupando bem menos espaço. Não sei a viatura que você usa, mas pra quem usa um Jimny como eu, onde os espaços na cabine são mínimos, isso é bastante útil. Se optar por esse modelo não se esqueça de adquirir o kit de separação.

Como HT gosto do Yaesu FT-60R pelos recursos e robustez e do Baofeng UV-5R que, embora seja bem pouco intuitivo e de qualidade inferior às três grandes, ele é compacto, leve e muito barato. Até aqui no Mercado Livre ele é bem barato, nem sei se vale a pena trazer de fora. É um bom rádio backup ou até como HT principal, se você se acostumar com ele. Recomendo adquirir os cabos de alimentação pelo isqueiro e uma bateria extra pra cada.

Todos esses três que citei são rádios dual band, ou seja, operam em VHF e UHF. Existem outros mais caros e com recursos mais sofisticados mas, como falei, pra uso móvel prefiro rádios de uso fácil e intuitivo.

neson
15/03/2016, 13:32
Roger, boa tarde!
Fostes nomeado meu consultor para assuntos de comunicação! rsrsrsrs
Primeiro muito obrigado pelas respostas, vou de Yaesu FT-7900R, conforme sugeriu (uso um Troller!), quanto ao preço na RADIOHAUS, é quase o mesmo preço do exterior e o dobro do mercado livre e etc! tem algum segredo?

Neson

Roger_RJ
15/03/2016, 13:42
Roger, boa tarde!
Fostes nomeado meu consultor para assuntos de comunicação! rsrsrsrs
Primeiro muito obrigado pelas respostas, vou de Yaesu FT-7900R, conforme sugeriu (uso um Troller!), quanto ao preço na RADIOHAUS, é quase o mesmo preço do exterior e o dobro do mercado livre e etc! tem algum segredo?

Neson

A Radiohaus é um empresa, paga impostos e salários. Com o dólar no patamar atual é impossível ela ter preços mais competitivos. Comprei muito lá quando o dólar estava nos 2,00 reais. Agora tá impossível.

Se você vai viajar pra fora é melhor comprar lá.

R-Mendes
27/04/2016, 18:36
Pessoal, boa tarde. Estou procurando um rádio base, já li muita coisa, até já havia feito uma opção (Icom 2200h), mas li que quase todos disponíveis para venda são falsificados (made in China). Li também que pararam de fabricar em 2000, algo assim. É sério? Quais os mais atuais com bom CxB?

suzukibh
04/07/2016, 00:06
Melhor custo x benefício em rádio Dual Band (VHF / UHF) é o Voyager VR-D588UV. Adquiri um deste há 3 meses e o equipamento, apesar de 100% chinês é muito bom.

Ao contrário do Yaesu FT-7900 o Voyager VR-D588UV possui Duplo VFO (2 frequências simultâneas) com controles independentes para cada banda e faz função Cross Band Repeater.

É o concorrente do Yaesu FT-8800, custando metade do preço deste. Quando adquiri há 3 meses atrás, paguei R$ 750,00 à vista na Rua Santa Ifigênia, 611 (Loja Bravo Victor - Rafael / Dan).

Rádio compacto e leve, com 50W em VHF e 40W em UHF. Escuta Aviação em AM e possui Frente Destacável, podendo embutir o corpo do rádio e deixar apenas a frente no painel do veículo.

Faço uso intenso e diário deste equipamento em operação móvel. Rádio valente que aguenta trabalhar em potência máxima. Utilizo muito para conexão à Repetidoras de VHF e UHF em SP.

Dá uma olhada neste vídeo do PY2OK (Márcio) sobre o equipamento: Voyager vr-d588uv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=P9U-oG_IGRU)

Alex esse Radio pega quais frequencias ? E fala em quaos frequencias? Serve como py e px? Abcs pu4TCR

Perambulante
18/09/2016, 01:18
Passando e registrando.

Brunospf
22/10/2017, 03:32
Eu montei minha estação de radio na L200 pensando em expedições. Mes que vem, se Deus quiser, zarpo para o Ushuaia e carretera austral.

Uso dois rádios, um Icon IC 2200h, vhf, aberto para rx/tx tambem na faixa nautica. E um yaesu ft 857, aberto para operar também nos 11 metros (faixa do px). No primeiro uso uma antena 1/4 de onda Aquario, mas deixo dentro do carro uma today 5/8 para viagens. No segundo uso duas antenas. Uma Atas 120 para HF e 50 metros e uma antena nagoya dual band com plano terra dedicado para vhf/uhf.

Até agora estou satisfeito. Vamos ver se na viagem um px dedicado fará falta.

sds

Bruno




Passando e registrando.

guilhermejcp
17/06/2018, 22:27
Eu montei minha estação de radio na L200 pensando em expedições. Mes que vem, se Deus quiser, zarpo para o Ushuaia e carretera austral.

Uso dois rádios, um Icon IC 2200h, vhf, aberto para rx/tx tambem na faixa nautica. E um yaesu ft 857, aberto para operar também nos 11 metros (faixa do px). No primeiro uso uma antena 1/4 de onda Aquario, mas deixo dentro do carro uma today 5/8 para viagens. No segundo uso duas antenas. Uma Atas 120 para HF e 50 metros e uma antena nagoya dual band com plano terra dedicado para vhf/uhf.

Até agora estou satisfeito. Vamos ver se na viagem um px dedicado fará falta.

sds

Bruno

Não está levando nenhum py?