Ver Versão Completa : ajuda com parte hidráullica
pessoal preciso de uma ajuda para diagnosticar um possivel problema na parte hidráulica o carro.
percebi que a agua do reservatório anexo do radiador vinha baixando freqüentemente e resolvi fazer uma inspeção.
constatei que era necessário as substituições de mangueiras do radiador, Abracadeiras, assim como a tampa da carcaça e a tampa termostato que apresentavam corrosão.
levei o carro em um mecânico de confiança e fizemos todas as substituições colocando fluido original toyota e água deionizada.feito isso constatei novamentea água baixando no reservatório auxiliar mas sem baixar no radiador. O radiador foi vistoriado eu não apresenta falhas ou vazamento.
gostaria de saber se é normal o nível do reservatório auxiliar baixar com frequência. vale citar q ele ainda está na zona entre o minimo é o máximo mas acredito que com o passar do tempo a água descerá além do mínimo.
Ainda pergunto: com qual freqüência vcs completam o reservatório anexo do radiador?
A vtr é uma sr5 2001 que esta comigo a pouco tempo. Abraços
TCHEIGOR
26/09/2014, 18:27
Tche é estranho baixar o nível do reservatório, isso só acontece se tem um vazamento na parte pressurizada ou então, o que seria bom mas acho improvável é se for o próprio reservatório rachado/furado.
Nesse sistema não se completa o reservatório, e o nível de água tem que ser visto sempre no radiador.
O reservatório está ali para armazenar a ocasional expansão da água dentro do radiador, quando o líquido do radiador ultrapassa a pressão de trabalho (pressão da tampa do radiador), a mola da tampa cede e a água vai pro reservatório. Quando a pressão do radiador volta ao normal, cria-se dentro do radiador um vácuo, que 'suga' a água do reservatório de volta pra dentro do radiador, até as pressões se igualarem. Se tiver um furo no sistema pressurizado, acontece de esse vácuo não de formar e o reservatório vai ficando cada vez mais cheio e transborda, e se não estiver de olho pode faltar água no radiador.
Contigo tá acontecendo o contrário, pelo visto o vácuo tá puxando a água do reservatório, mas tá havendo perda de água por algum outro ponto. Eu aposto em um microfuro, manda fazer um teste de pressão no sistema! E fica de olho no nível do radiador!
feitosac
27/09/2014, 11:35
Dummar,
Como voce trocou peças e depois completou com o liquido e agua, pode ter ficado ar no sistema, e agora ele está expulsando o ar aos poucos, ja aconteceu comigo, mais depois de umas 3 completadas ficou normal, o importante é vigiar o nivel no radiador.
Se realmente continuar o problema, como o Tcheigor falou pode ter um microfuro, se o seu carro tem ar quente, verifique as mangueiras mais finas que vão na válvula e talvez o radiador que fica dentro do carro.
Abs.
Abs.
TCHEIGOR
27/09/2014, 19:29
Bem pensado, isso explica o porque o sistema tá funcionando e o vácuo puxando a água de volta! Deve ser ar mesmo, vai completando e fica de olho no nível!
Dummar,
Como voce trocou peças e depois completou com o liquido e agua, pode ter ficado ar no sistema, e agora ele está expulsando o ar aos poucos, ja aconteceu comigo, mais depois de umas 3 completadas ficou normal, o importante é vigiar o nivel no radiador.
Se realmente continuar o problema, como o Tcheigor falou pode ter um microfuro, se o seu carro tem ar quente, verifique as mangueiras mais finas que vão na válvula e talvez o radiador que fica dentro do carro.
Abs.
Abs.
guilhermeabreu
27/09/2014, 19:41
DUMMAR , TCHEIGOR E FEITOSA
A explicação do TCHEIGOR esta correta , mas só não concordo em caso de microfuro no sistema , pois se tiver um microfuro no sitema NÃO TERÁ/FORMARÁ VÁCUO NO SITEMA e a água não voltará para o radiador depois que o motor esfriar , na minha opinião INFELIZMENTE seu carro esta com problema de cabeçote e a água esta sendo consumida pelo motor , ou seja a água esta pasando pelo cabeçote e sendo queimada junto com o combustível , MAS EXISTE SIM A POSSIBILIDADE QUE O FEITOSA falou de ter ar no sistema e como ele falou se vc completar com água umas 3 a 4x e continuar sumindo é pq tem problema no cabeçote .
TCHEIGOR
27/09/2014, 21:24
Pois tbem pensei nisso Guilherme, mas dependendo do lugar do furo e do tamanho só vaza com pressão positiva. Quando esfria pode formar vácuo suficiente pra puxar a água de volta se a mangueira de retorno do reservatório oferecer resistência menor do que o furo. A pressão vai se igualar pelo caminho mais fácil, e no caso de um furo muito pequeno esse caminho mais fácil acaba sendo o retorno do reservatório. Vamos torcer pra que seja coisa pequena! hehehe
guilhermeabreu
27/09/2014, 21:29
Pois tbem pensei nisso Guilherme, mas dependendo do lugar do furo e do tamanho só vaza com pressão positiva. Quando esfria pode formar vácuo suficiente pra puxar a água de volta se a mangueira de retorno do reservatório oferecer resistência menor do que o furo. A pressão vai se igualar pelo caminho mais fácil, e no caso de um furo muito pequeno esse caminho mais fácil acaba sendo o retorno do reservatório. Vamos torcer pra que seja coisa pequena! hehehe
TCHEIGOR
Entendo a sua agonia para que não seja algo grave , mas por menor que seja o furo , o AR PASSA muito mais fácil do que a água e por um microfuro o ar passa e não faz vácuo , PASSEI POR ESTA AGONIA DE NÃO VER E SABER POR ONDE A ÁGUA ESTAVA SUMINDO E DE TÃO P QUE FIQUEI , TEIMEI COM O MECA QUE DISSE ESTAR TUDO EM ORDEM E ELE TEIMANDO QUE AQUELE PEQUENO SIMIÇO DE ÁGUA ERA NORMAL 100ML A CADA 1000KM , que havia mandado o cabeçote pra retífica e a retífica falou que estava bom , MESMO ASSIM COMPREI UM CABEÇOTE NOVO E " MANDEI ELE TROCAR " e após ter trocado a água parou de sumir só assim que anunciei e vendi a BONEQUINHA .
Abraço
pessoal obrigado por todas as respostas.
realmente estou preocupado pois depois de todas as trocas constato que o problema inicial ainda continua.
com o novo sistema instalado considerei sim a possibilidade de vácuo de ar no sistema mas a proporção que a água tem um sumido é a mesma de quando foi para a revisão.pensei na possibilidade da junta cabeçote ter alguma avaria e ali estar a razão do problema.faz algum sentido esse achismo??
a proporção de sumiço da agua é de 300km rodados e o reservatório auxiliar foi do max. ao min. Mas ainda não desceu do mínimo,tenho vigiado ali e o radiador.
feitosac
28/09/2014, 17:04
Dummar,
Vamos pelo lado mais simples, pelo visto voce ainda não completou a agua, pois ainda não desceu do minimo, se esta rodando e o minimo se manteve, acredito mais na tese do ar no sistema e ele ja estabilizou, é o mais provável, para não correr riscos, voce pode completar até o máximo e continuar rodando mansinho, sem exigir muito do carro, depois posta o resultado.
Abs.
guilhermeabreu
28/09/2014, 19:01
DUMMAR
É por aí que o FEITOSA falou , vc não relatou se andou só os 300km ou mais , se agora ele esta no mínimo e não esta abaixando mais , concordo plenamente com o FEITOSA , mas se vc completar e continuar a sumir neste ritmo que vc citou , para vc gastar menos , SUGIRO O QUE VC PENSOU EM FAZER QUE É : trocar a junta do cabeçote , se continuar a sumir COMPRA UM CABEÇOTE NOVO que vai resolver este problema .
Obrigado Feitosac. Conferi agora e ainda falta dois dedos para a água cravar no minimo DP reservatorio. Como meus atuais percursos são curtos vou observar se ela ainda vai descer mais antes de completar o reservatório novamente. Confesso que pensar em cabeçote deixou meu domingo um tanto tenso. A vtr tem procedência, era do tio da minha mulher. Ele vendeu para pegar uma sw4 e disse que caso eu vendesse novamente ele seria o 1o comprador.... Vamos torcer mas que o problema parece estar igual parece :(
Em tempo,não sei qual o sentido disso mas percebo que agua na primeira metade do reservatório (do max. Até o meio) some muito mais rapidamente do que a segunda metada( do meio para o min.) alguma explicação? Muito obrigado
guilhermeabreu
29/09/2014, 13:46
Em tempo,não sei qual o sentido disso mas percebo que agua na primeira metade do reservatório (do max. Até o meio) some muito mais rapidamente do que a segunda metada( do meio para o min.) alguma explicação? Muito obrigado
DUMMAR
Não tem explicação , peço a vc para que complete o reservatório com água até o máximo uma vez por semana , assim vc terá uma noção melhor deste sumiço d'água , e coloca aqui pra gente a quantidade que tem sumido e qtos km tem percorrido na semana , assim fica mais fácil de analisar .
Vou completar com agua deionisada Amanha e colocarei uns 100 ml do fluido
original que ja estou usando para reforçar a cor e powder ver se realmente nao ha vazamentos no reservatorio. A viscosidade do fluido "suja" mais e deixa melado em caso de vazamentos...
pessoal boa tarde
acabei de descobrir que o problema eram as mangueiras da frente aquelas de água quente mais fininhas...
o mecânico disse que além de trocar as mangueiras ele travou a válvula termostatica na posição aberta para proporcionar uma circulação contínua da água e disse que esse procedimento evita futuros aquecimentos por diminuir a pressão da circulação
gostaria da opinião de vocês sobre este procedimento feito por ele. obrigado
Rubens Linhalis
06/10/2014, 17:53
pessoal boa tarde
acabei de descobrir que o problema eram as mangueiras da frente aquelas de água quente mais fininhas...
o mecânico disse que além de trocar as mangueiras ele travou a válvula termostatica na posição aberta para proporcionar uma circulação contínua da água e disse que esse procedimento evita futuros aquecimentos por diminuir a pressão da circulação
gostaria da opinião de vocês sobre este procedimento feito por ele. obrigado
Opnião: Troca a válvula termostática e o mecânico.
O cara fez gambiarra. E travar a válvula aberta? Pq não rancou ela logo?
guilhermeabreu
06/10/2014, 18:16
Opnião: Troca a válvula termostática e o mecânico.
O cara fez gambiarra. E travar a válvula aberta? Pq não rancou ela logo?
X2 as suas palavras
Troque a válvula e o mecânico JÁ , antes que ele faça mais cagada em seu carro .
Mas como havia falado que era cabeçote afirmei isto pq se não vê vazamento em lugar algum é pq esta passando água pela junta do cabeçote e sendo consumida , MAS COMO VC FELIZMENTE VIU POR ONDE A ÁGUA ESTA SUMINDO , PARABENS , o seu carro não tem problema grave nenhum a não ser o seu mecânico que é muito ruim .
Abraço feliz por vc não ter um grande prejuízo , MAS A VÁLVULA TERMOSTÁTICA TEM QUE ESTAR LÁ , NOVA E ORIGINAL DE PREFERÊNCIA .
Pessoal boa noite
obrigado mais uma vez pelas respostas esclarecedoras.
como iniciante no mundo 4x4 algumas duvidas (ainda que primarias) se fazem presentes.
-Qual a função dessa valvula termostatica?
- uma vez ela travada na posicao aberta quais danos isso pode acarretar?
- O carro pode rodar com a válvula travada?
- alguem recomenda algum mecanico bom no rio capital?
muito obrigado
abraços
TCHEIGOR
07/10/2014, 13:15
E aí Dummar, tudo certo?
a função da válvula é fazer o motor trabalhar na temperatura de projeto. quando vc liga o motor frio, ela vai estar fechada e só vai abrir, dando condição de circulação do líquido do arrefecimento para o radiador, quando ela atingir a temperatura certa (varia, mas é em torno dos 80°C em muitos casos).
Aí o líquido de arrefecimento começa a circular, e a válvula fica aberta até que o líquido volta a baixar dos 80°C. Dessa forma o motor atinge mais rápido a temperatura de trabalho e a mantém.
O ruim de andar sem é que vc vai rodar mais tempo com o motor fora da temperatura ótima. Não é uma peça essencial, mas é uma proteção pro motor a longo prazo. Mas dá pra rodar sem e muitos até preferem por não ter risco dessa válvula falhar (travar fechada). Vamos supor que vc abriu pra checar a válvula e ela tá horrível, oxidada e tal e vc não tem no momento onde comprar outra. Melhor coisa é tirar ela do que correr o risco de ela travar fechada.
Vamos ver se alguém te indica um bom mecânico aí!
Salve Tcheigor.
Foi exatamente isso que aconteceu
hj fui buscar a vtr e ele me disse que ela estava em péssimas condições de uso e diferentemente do que eu escrevi acima, ele não a travou aberta e sim a retirou. Me explicou que algumas pessoas não usam ( inclusive ele em sua japa) mas era para eu comprar uma ORIGINAL que ele instalava e vida que segue. :)
Falando em original hj liguei para a Toyota ( Botafogo - RJ) e o atendente de sempre, Zé Carlos, me informou que existem 2 modelos de válvula termostática compatíveis com minha Hilux 2001 sr5. Um modelo é fabricado no japão e outro na argentina e curiosamente o modelo japonês é mais barato. 132 reais a japa contra 179 do modelo argentino... A única explicação que ele tinha é que a argentina já vem com uma borracha de vedação e a japonesa precisa de uma junta ( 19 Reais).
Optei pela japa.
Curioso, não acham?
abração!!
guilhermeabreu
07/10/2014, 22:53
DUMMAR
Se comprou tudo bem , mas deveria fazer cotação na AMERICA OU FERRAÇO , pois esta válvula o pessoal tem comprado a R$65,00 a R$75,00.
Mas se já comprou já era .
Postando novidades...
Ja rodei uns 120km desde a troca da mangueira e a água não baixou nem um cabelinho
:) :) :) :) :) :)
Fazendo as contas de cabeçote etc etc eu que estava perdendo o sono e meu cabelos rsrsrs
Guilherme, obrigado pela dica
Liguei para lá, uma não tinha e na outra estava 105 reais fora a junta que nenhuma delas tinha para pronta entrega.Isso somado ao frete para o Rio ficou bem próximo do que eu já tinha aqui.
mas ja guardei esses dois contatos para cotações futuras!!
muito obrigado!!
abraços!!
TCHEIGOR
09/10/2014, 17:21
boa notícia, mas continua de olho, 120km é muito pouco. depois que rodar uns 2 tanques e tudo estiver ok, aí sim pode ficar tranquilo!
Na torcida pra que continue bom!
feitosac
11/10/2014, 00:28
Dummar,
Fico feliz que conseguiu resolver o problema de uma forma economica.
Abs.
Pessoal Bom dia!
Gostaria de tirar mais uma duvida.
Repetindo meus últimos passos descobri que havia um pequeno vazamento na mangueira de água quente que foi sanado e no mesmo instante a válvula termostática foi retirada pois a mesma não estava em boas condições.
Rodei 400 km sem a válvula e a agua se manteve no mesmo lugar.
Semana passada voltei lá e instalei a válvula termostática ORIGINAL e vida que segue.
Hj depois de abrir o capô para dar uma conferida vi que a água do reservatório havia abaixado uns 2 dedos...
Ok, resolvi dar um desconto pois para instalar a válvula vi que havia sido perdido um tanto de agua ( que foi reposto junto com mais um litro de aditivivo toyota original) e de fato reparei que entrou bastante ar no sistema além do que, na semana anterior o sistema havia se comportado bem com uma rodagem razoavél...
As perguntas que ficam são:
Existe alguma relação entre a instalação da válvula e a volta de problemas que nos 400 km rodados sem ela não apareceram?
400 km sem a valvula e tudo perfeito! 250 com a valvula nova e o sistema baixou 2 dedos de agua no reservatório.
preocupação ou apenas ar?
Obrigado!!!
guilhermeabreu
20/10/2014, 12:56
Pessoal Bom dia!
Gostaria de tirar mais uma duvida.
Repetindo meus últimos passos descobri que havia um pequeno vazamento na mangueira de água quente que foi sanado e no mesmo instante a válvula termostática foi retirada pois a mesma não estava em boas condições.
Rodei 400 km sem a válvula e a agua se manteve no mesmo lugar.
Semana passada voltei lá e instalei a válvula termostática ORIGINAL e vida que segue.
Hj depois de abrir o capô para dar uma conferida vi que a água do reservatório havia abaixado uns 2 dedos...
Ok, resolvi dar um desconto pois para instalar a válvula vi que havia sido perdido um tanto de agua ( que foi reposto junto com mais um litro de aditivivo toyota original) e de fato reparei que entrou bastante ar no sistema além do que, na semana anterior o sistema havia se comportado bem com uma rodagem razoavél...
As perguntas que ficam são:
Existe alguma relação entre a instalação da válvula e a volta de problemas que nos 400 km rodados sem ela não apareceram?
400 km sem a valvula e tudo perfeito! 250 com a valvula nova e o sistema baixou 2 dedos de agua no reservatório.
preocupação ou apenas ar?
Obrigado!!!
Caro DUMMAR
Como vc mesmo falou o ato de vc reinstalar a válvula saiu um pouco d'água e entrou ar no ciscuito , agora vc completou , vamos aguardar vc andar mais uns 1000km pelo menos para verificar se baixou alguma coisa , o ato de ter a válvula não tem nada a haver com fazer baixar água , a não ser que ao instalar a nova vávula vc não colocou a junta e com isto pode estar vazando pela junta da válvula nova .
Ao comprar a válvula nova tem algumas que vem sem a junta , outras vem com uma junta de metálica como aconteceu com a minha e apesar de eu ter colocado esta junta metálica ficou vazando água daí eu usei silicone vermelho alta temperatura e acabou o vasamento por ali .
Sugro a vc verificar se não esta vazando água por ali na junta da válvula termostática .
Abraço
Caro DUMMAR
Como vc mesmo falou o ato de vc reinstalar a válvula saiu um pouco d'água e entrou ar no ciscuito , agora vc completou , vamos aguardar vc andar mais uns 1000km pelo menos para verificar se baixou alguma coisa , o ato de ter a válvula não tem nada a haver com fazer baixar água , a não ser que ao instalar a nova vávula vc não colocou a junta e com isto pode estar vazando pela junta da válvula nova .
Ao comprar a válvula nova tem algumas que vem sem a junta , outras vem com uma junta de metálica como aconteceu com a minha e apesar de eu ter colocado esta junta metálica ficou vazando água daí eu usei silicone vermelho alta temperatura e acabou o vasamento por ali .
Sugro a vc verificar se não esta vazando água por ali na junta da válvula termostática .
Abraço
Ola Guilherme! mais uma vez obrigado pela atenção!
então, quando eu comprei a válvula ela veio sem a junta e eu tive que comprar a mesma à parte.
Ao ver o mecânico abrir a carcaça da válvula vi que ela estava SEM nenhuma junta e não vazava...
Ele colocou a válvula nova no lugar e colocou a junta também.
Uma curiosidade é que essa junta, ORIGINAL, de formato triangular, sobra um pouquinho de nada pra fora em cada um 3 dos ângulos. As pontas desse triângulo da junta depois do furo do parafuso são retas e essas micro abas ficam de fora. mas não creio que seja isso. Não observei vazamentos tb… a principio td limpo…
Vou ficar de olho aqui!
Obrigado!
480923
Então…
completei a água e ela baixou mais um dedo no reservatório no periodo de 2 dias…
não vi vazamentos aparentes marcado em nenhuma parte, mas vou continuar de olho…
não sei quanto tempo depois posso descartar a possibilidade de ar no sistema mas confesso que se continuar baixando vou abrir a carcaça do termostato, sacar a válvula e ver se o sumiço de água continua.
Se a água parar de sumir que vão ser elas… rs Ai eu não sei o que pensar...
guilhermeabreu
22/10/2014, 22:31
Então…
completei a água e ela baixou mais um dedo no reservatório no periodo de 2 dias…
não vi vazamentos aparentes marcado em nenhuma parte, mas vou continuar de olho…
não sei quanto tempo depois posso descartar a possibilidade de ar no sistema mas confesso que se continuar baixando vou abrir a carcaça do termostato, sacar a válvula e ver se o sumiço de água continua.
Se a água parar de sumir que vão ser elas… rs Ai eu não sei o que pensar...
DUMMAR
Esquece disto vai ter trabalho a toa a única maneira de a água SUMIR ter relação com a válvula termostática é se a junta não esta vedando direito , a presença ou não da válvula termostática no lugar NÃO INTERFERE EM NADA EM SUMIÇO DE ÁGUA EM HIPÓTESE ALGUMA .
DUMMAR
Esquece disto vai ter trabalho a toa a única maneira de a água SUMIR ter relação com a válvula termostática é se a junta não esta vedando direito , a presença ou não da válvula termostática no lugar NÃO INTERFERE EM NADA EM SUMIÇO DE ÁGUA EM HIPÓTESE ALGUMA .
Ola Guilherme Muito grato por mais uma ajuda.
Reparei que as mangueiras superiores do radiador (aquelas fininhas) que passam em dupla entre a ventoinha e a tampa da correia dentada e que mais a direita e fazem um "C" não foram trocadas… um mole daqueles… :( :(
essas mangueiras ORIGINAIS já foram providenciadas.
Tenho uma teoria (leiga) e gostaria de saber se ela é plausível:
Ao retirar a válvula percebi que o sistema passou a trabalhar diversas vezes com a temperatura de serviço bem abaixo do normal.
Percebi também que em longas retas ou descendo a serra de Teresópolis, por exemplo, ou no transito mesmo, o ponteiro colava do lado esquerdo, indicando a temperatura bem abaixo do que marcaria normalmente.
Diferentemente de quando estava sem valvula, notei hoje após uma melhor observação que novamente apareceram os respingos (quase em forma forma de borrifo) em cima da tampa do filtro de ar que fica na horizontal. Achei que isso tivesse sido resolvido mas vejo que não. Exatamente ali perto passam as mangueiras finas em forma de "C"
Sendo assim concluo ( na base do "achismo" e da observação) que ao recolocar a válvula, o circuito (fechado) por onde a água corre até atingir a temperatura de abertura, passou a trabalhar novamente na temperatura/pressão ideal. Essa temperatura/pressão por menor e mais natural que seja voltou a ser constante e sem "refrescos".Com isso mangueiras citadas acima que me parecem fadigadas no corpo e na conexão voltaram a vazar e o problema deixou de estar camuflado.
Minha teoria é inadmissível ou faz algum MÍNIMO sentido??
Farei as substituições que faltam e posto aqui.
Muito Obrigado!!
TCHEIGOR
24/10/2014, 10:55
Pra mim faz sentido sim. Troque as mangueiras e boa sorte!
Ola Guilherme Muito grato por mais uma ajuda.
Reparei que as mangueiras superiores do radiador (aquelas fininhas) que passam em dupla entre a ventoinha e a tampa da correia dentada e que mais a direita e fazem um "C" não foram trocadas… um mole daqueles… :( :(
essas mangueiras ORIGINAIS já foram providenciadas.
Tenho uma teoria (leiga) e gostaria de saber se ela é plausível:
Ao retirar a válvula percebi que o sistema passou a trabalhar diversas vezes com a temperatura de serviço bem abaixo do normal.
Percebi também que em longas retas ou descendo a serra de Teresópolis, por exemplo, ou no transito mesmo, o ponteiro colava do lado esquerdo, indicando a temperatura bem abaixo do que marcaria normalmente.
Diferentemente de quando estava sem valvula, notei hoje após uma melhor observação que novamente apareceram os respingos (quase em forma forma de borrifo) em cima da tampa do filtro de ar que fica na horizontal. Achei que isso tivesse sido resolvido mas vejo que não. Exatamente ali perto passam as mangueiras finas em forma de "C"
Sendo assim concluo ( na base do "achismo" e da observação) que ao recolocar a válvula, o circuito (fechado) por onde a água corre até atingir a temperatura de abertura, passou a trabalhar novamente na temperatura/pressão ideal. Essa temperatura/pressão por menor e mais natural que seja voltou a ser constante e sem "refrescos".Com isso mangueiras citadas acima que me parecem fadigadas no corpo e na conexão voltaram a vazar e o problema deixou de estar camuflado.
Minha teoria é inadmissível ou faz algum MÍNIMO sentido??
Farei as substituições que faltam e posto aqui.
Muito Obrigado!!
guilhermeabreu
25/10/2014, 17:26
UMMAR
Tem sentido sim como o TCHEIGOR falou troque as mangueiras e troque as abraçadeiras se elas não derem aperto suficiente e depois fala pra gente .
Pessoal, Boa noite!
após uma boa observação descobri que se tratava de abraçadeiras mal apertadas…
:shock::shock:
As mangueiras estão carecendo de substituição por uso sim ( o que farei em breve depois de me capitalizar novamente) mas NÃO estão estão furadas :) :)
antes de retirá-las percebi que ainda era possível meia volta no parafuso das abraçadeiras. Fiz o aperto e 250 km depois a água parou de baixar e não notei marca de vazamento.
Postarei em breve notícias quanto tiver uma quilometragem maior rodada mas acho que está resolvido :)
Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos!!
Pessoal boa tarde.
Volto aqui para postar novidades e recorrer aos amigos experiêntes.
Reparei ultimamente que a tampa do reservatório de água tem ficado marcada com restos do fluido.
Meu reservatório é aquele que não é pressurizado. ele têm na tampa uma mangueirinha que vai para o radiador e outra curtinha que funciona como uma espécie de ladrão. Exatamente nessa tampa que de tempos em tempos eu vejo uma borra ao redor.
a tampa do reservatório mal vedada pode causar perda de agua no mesmo?
Pode parecer uma pergunta com resposta obvia mas como ele não é hermético e já possui um ladrão sera que a tampa mal vedada é a responsável por isso?
Lembrando que é uma tampinha plástica bem simples que tem as mangueirinhas em cima dela.
Lembrando que as mangueiras já foram verificadas. O que sai parece ser MESMO pela tampa.
Um Abração