PDA

Ver Versão Completa : C14 diesel - maxion s4t + zf 4x2 - Adaptação



Croisfelt
25/09/2014, 23:25
Fala galera do 4x4,:safari-rig:
Gostaria de compartilhar com todos a obra que estou realizando, a reforma de uma C14 1974.:drool:
comprei esta caminhonete a algum tempo, o motor da mesma ja se encontrava a diesel no documento (Não valeria a pena voltar para gasolina), um Perkins 4cc e uma caixa de 4 marchas (não sei qual) e o diferencial positivo(provavelmente original).
Dando umas voltas com ela percebi que o trem não andava nem na descida, e como o intuito éra uma caminhonete para viagens vi a necessidade de fazer alguns transplantes.:pensativo:
Resumindo...

Suspenção da D20 Moderna (mesma da silverado),
Motor Maxion S4T 120cv.
Caixa ZF - 5° drive.
Diferencial ainda o mesmo, provavelmente o original(vou fazer uns testes e se necessário a troca do mesmo futuramente).

Troca da suspenção para conseguir um bom sistema de freios (agora a disco), pois antes era a tambor, e não iria ser uma boa ideia.
Motor Maxion pois não encontrei nenhum MWM com bom Custo beneficio. Pensei até em pegar o 2.8Turdo Diesel que equipa a S10 até 2004 - com bomba injetora, mas esse motor é uma raridade na minha região.
Cambio ZF 5° louca para um melhor aproveitamento, já que não haverá transporte de cargas.

Estou fazendo a adaptação do motor esta semana, Os coxinhos da frente do motor terão que ser os da D20 Antiga (os mais baixos). Os suportes da D20 Moderna deixaram o motor muito alto e fora de nível.
Estamos verificando qual será a melhor adaptação dos de traz, ou os 2 coxinhos presos na capa-seca(modelo silverado), ou o coxinho na trazeira da caixa de cambio(Este coxinho é do cambio Clark, vou tentar adaptar para o ZF).
Não sou experiente em motores nem em mecânica, li vários artigos e postagens em fóruns e achei que essa seria uma boa escolha.
Gostaria de já agradecer possíveis dicas e concelhos.
Qualquer duvida, vou tentar ser o mais claro possível com o que eu tenho em mãos.

Obrigado a todos. E Ao 4x4 Brasil.:brinde:

Segue algumas fotos dela ainda na oficina. Quando estiver com o motor adaptado eu posto mais fotos e dados do que realmente deu certo.
LINK COM FOTOS:D
https://drive.google.com/folderview?id=0B_wM70L4YqoOS1c5MEJmbHFaajA&usp=sharing

reslima
26/09/2014, 08:19
Croisfelt, tranquilo? Sou de Engenheiro Beltrão/PR, acho que fica a uns 60km de Farol.
Parabéns, sua C14 está muito bonita, quanto ao motor, sempre escutei falar muito bem do S4T, tenho certeza que ficará muito bom no teu veículo. Dá uma olhada em uma D20 moderna, pra matar a dúvida com relação aos coxins e suportes do motor, elas saíram com esse motor aí, talvez nem precise fazer nenhuma enjambração. Recentemente troquei o motor carburado da minha A10 1986 por um injeção eletrônica e pra não ter que fazer nenhuma adaptação, usei tudo da C20 1996, suportes, coxins e etc. Só precisei refurar o agregado e chassi.
Abraço e qqer coisa to por aí.
Renato

sallespickup
27/09/2014, 20:30
bela modificação!!!
quanto ao coxim é mole, pega o coxim da D40 de 93 em diante que dara certinho no cambio ZF e usa a travessa original da D10 e D20 com cambio 240V
quanto ao diferencial aproveita e compra só a coroa e pinhão 11x39 da D20 turbo e coloca ai não precisa mudar a caixa satelite, pois senão continua com um final curto, mesmo com 5 drive, qualquer duvida me procura no picapes GM que sempre estou por la
abs