Ver Versão Completa : Motor da l200 continua acelerando sozinho em movimento
Rudclaudio
24/09/2014, 20:20
Ola caros amigos, tenho uma l200 GLS 2002 turbo diesel e estou tendo problemas ultimamente, ja gastei bastante e ainda nao consegui resolver o problema, vamos la, ela estava apagando sozinha quando ia reduzir para parar em um semaforo ou passar em uma lombada, um mecanico sujeriu que eu trocasse o filtro de combustivel pois ele estaria entupido, troquei o filtro e coloquei um original, o problema voltou a acontecer em menos de uma semana apos a troca, voltei ao mecanico e ele disse que seria sujeira e que novamente o filtro estaria entupido, baixei o tanque, esgotei filtrei o diesel e realmente estava bastante sujo, lavei o tanque (saiu bastante sujeira e ferrugem) os "apagoes" em movimento sessaram, porem agora ela esta se mantendo acelerada quando em movimento, eu acelero e tiro o pé e se deixar ela dá o maximo no conta-giro, mas quando piso da embreagem ela volta ao normal, ja troquei cabo de acelerador tbm, so acontece com ela em movimento, nao acontece com ela parada, o desempenho esta normal, a potencia tambem, ainda nao vi bomba, mas sera que com esses sintomas pode ser bomba ?? ou somente resquicios da sujeira e ar que ficou no sistema ?? este procedimento da lavagem do tanque foi feito hoje de tarde. Espero que possam me ajudar, e que nao seje bomba ou algo mais grave, ja que aqui na minha cidade as peças dela chegam a valores absurdos, compensando as vezes ate viajar ate a capital a 120 km daqui so para comprar uma peça.
SAPO-BOMBA
24/09/2014, 23:29
Já olhou os retornos dos bicos injetores? Peça pra um bombista olhar seu carro...
Se ela está acelerando sozinha até o máximo no conta-giro, acho que está começando a passar óleo para a sua turbina.
Corre o risco do motor dar aquelas disparadas e não desligar, mesmo tirando a chave da ignição.
Veja logo isto.:concordo:
https://www.youtube.com/watch?v=eZZ09LlqPrU
Rudclaudio
27/09/2014, 10:53
Ola colegas, vamos la com a continuação desta saga, rsrsrs, levei ao bombista, ele me disse que seria alguma sujeira prendendo o avanço da bomba injetora, ela é completamente mecanica ainda, nao tem nada eletronico, o problema persistiu, a unica coisa que mudou é que agora estou 580 reais mais pobre, aproveitei o pedi um checape na turbina, taixa de compresao boa, sem oleo dentro dela, mas o prolema continua, alguem tem mais alguma sugestao ?? ja estou ficando sem possibilidades e sem dinheiro, ele sugeriu que eu colocasse a alimentação do combustivel direta, sem passar pelo filtro, tambem fiz isso e continua igual. e agora ??
SAPO-BOMBA
27/09/2014, 12:48
Olhou os retornos dos bicos injetores como eu falei? Ou não?
O melhor que vc faz é tirar essa bomba injetora e testar NA BANCADA. Aí o problema aparece e o cara vai se virar pra resolver.
de_correa
27/09/2014, 21:35
Ola, Como falado anteriormente ve na bomba o parafuso de retorno vem a mangueira retorno dos bicos entra numa derivaçao pra bomba (junta no parafuso tipo banjo na bomba o retorno dela e dos bicos) e dai retorna ao tanque pode estar meio entupido nesse parafuso tem furo fino. alem disso turbina babando oleo e aquela mangueira da tampa valvulas que vai a mangueira filtro (tem que ver bem pq gostam de condenar a turbina mas esse motor normalmente joga oleo por essa mangueira). aqui na capital tem mecanico (manja muito ele) que especialista mit qualquer coisa passo tel dele depois. ok abraços
Rudclaudio
16/10/2014, 13:51
Amigos, olhei tudo isso sim que voces me disseram, e esta novela acabou assim, havia uma sujeira parecida com aquelas colas de silicone de temperatura travando o avanço da bomba, só que alem disso, havia tambem uma valvula dentro da bomba que nao era dela (gambiarra), eu nao sabia que ja tinham mexido nesta bomba, mas o problema foi resolvido pelo melhor bombista da minha cidade (segundo indicações de outros mecanicos) chama-se Joao Mikio (orientais)... ficou em 780 reais, agora um novo capitulo de uma outra novela se inicia, ela esta esquentando depois que passo 100km/h, com ar e sem ar tbm, em um percurso de 120 km ontem tive que para 5 vezes para completar a agua, quando ela começava a passar da temperatura normal de trabalho eu parava e completava, as vezes ia 1L de agua, outras vezes ia 2,5 + ou - , um mecanico me disse que poderia ser sujeira no radiador, tirei ele e lavei, realmente saiu sujeira mas nem tanto, ja vi o outro topico sobre este mesmo problema e ja descartei todas as possibilidades citadas la, o motor é novo, passou por uma revisao esta semana, estou usando aditivo como o indicado para ela, mas mesmo assim ela esquenta, me mandaram olhar as temperaturas das mangueiras de admissao e retorno do radiador, fiz isso, a principio a temperatura da mangueira inferior é igual a da superior, logo, podemos quase descartar a valvula termostatica certo ??, me resta o que agora ?? a bomba d'agua ??
Walter da Camper
16/10/2014, 14:17
Se você está tendo que completar até 2,5L de água, a primeira coisa é ver por onde essa água está saindo. Tampa do radiador, mangueiras, junta da bomba ou da termostática... Antes de gastar dinheiro faça uma pente fino para localizar o vazamento.
As vezes o vazamento é mascarado pela evaporação de pingar em lugar quente, ou pelo vento da hélice. Tem que abrir o capô num lugar com bastante claridade, deixar o motor ligado e ir caçando...
Rudclaudio
16/10/2014, 20:21
Desculpe, falha minha... A agua some porque sai pelo suspiro do radiador, ali perto da tampa e vai para o reservatório, quando ele enche a agua sai pelo ladrão e vai em bora... Só assim, nao tem outra forma, já procur i por vazamentos e nao encontrei nenhum...
Desculpe, falha minha... A agua some porque sai pelo suspiro do radiador, ali perto da tampa e vai para o reservatório, quando ele enche a agua sai pelo ladrão e vai em bora... Só assim, nao tem outra forma, já procur i por vazamentos e nao encontrei nenhum...
Então é o motor jogando pressão para os dutos de arrefecimento.
Ou junta de cabeçote queimada, ou o próprio cabeçote trincado.
Verifique logo isso.:concordo:
Então é o motor jogando pressão para os dutos de arrefecimento.
Ou junta de cabeçote queimada, ou o próprio cabeçote trincado.
Verifique logo isso.:concordo:
Se tirou o radiador, teve que colocar agua, certo? Se não for colocado da maneira correta pode estar cheio de ar nos dutos. Não sei sobre seu carro, mas geralmente tem uns respiros que tem que abrir na hora de completar. Também, a válvula termostática pode travar aberta ou fechada, ou aleatoriamente, dependendo do dia... As vezes a solenóide dela trava e destrava dando este comportamento. Não entra agua nova, o reservatorio fica cheio e quando retorna a do radiador sai pelo ladrão.
de_correa
19/10/2014, 13:06
Bom pelo menos uma parte resolvido, tem que ver depois de dar uma volta com ela sem esquentar muito ela se abrindo tampa radiador( cuidado com isso para nao se queimar) e ver se água esta circulando e se não ta espumando o aditivo ou borbulando se estiver pode ser junta ou cabecote. vi caso que era só falta aperto dos parafusos numa pajero mas e raro
Moipessoa
19/10/2014, 20:27
Bom, nao vi nenhuma sugestao a respeito.
Comece pelo mais barato, troque a valvula tampa do radiador. Custa R$40,00.
A mangueira de retorno deve estar mais quente do que a que sai do radiador.
Outro teste importante e a embreagem viscosa, que faz a ventuinha girar na velocidade correto e jogar um volume de ar suficiente no radiador para resfriar.
Rudclaudio
24/10/2014, 18:51
Boa tarde caros colegas 4x4, por fim a solução do meu problema, mandei novamente para a oficina, um especialista abriu e envaretou novamente meu radiador, e disse que haviam 35 dutos da colmeia que nao tinham mais salvação, troquei meu radiador e tudo ficou perfeito novamente, em fim, posso usufruir de minha 4x4 da melhor maneira possível, muito obrigado pela atenção, gracas a deus nao precisei ver cabeçote nem nada mais grave, agora, amanha descendo para uma trilha no passo do lontra, no pantanal sul-matogrosense... Abraços... Acompanho fielmente o forum... Ate a próxima.
Rudclaudio
24/10/2014, 18:54
Já tinha trocado a tampa do radiador também, e valvula termostática e tudo, descartando as possibilidades mais baratas, mas enfim, resolvido...
de_correa
24/10/2014, 20:03
Que bom camarada, axou radiador aqui estado mmesmo?
Moipessoa
26/10/2014, 08:36
Já tinha trocado a tampa do radiador também, e valvula termostática e tudo, descartando as possibilidades mais baratas, mas enfim, resolvido...
aproveitando...
evite usar água da torneira ou mineral (pior ainda). use o fluido no radiador, pois se estava entupida, provavelmente, é pq foi usado agua ferruginosa e entupiu a colmeia.
daniloinfor
18/02/2015, 11:26
Amigo, tenho uma L200 Savana, ano 2009. E estou tendo um problema com ela e já levei em vários mecânicos da cidade e até agora nenhum conseguiu resolver o meu problema.
Quando estou andando nela (principalmente em velocidade baixa). Acontece que as vezes (tipo umas 2 ou 3 vezes por semana) ela acelera sozinha, como se eu tivesse topado o pé no acelerador que chega ao ponto de subir fumaça preta e com cheiro de queimado e acende a luz da injeção eletrônica. Tenho que apertar a embreagem rapidamente para que ela não saia do lugar e desligar o carro o mais rápido possível.
Meu medo é que aconteça um acidente grave. Por isso preciso resolver esse problema o mais breve possível.
Obs.: Já troquei bomba, sensor de rotação, sensor da válvula EGR (marrom), mandei verificar se não tá indo óleo pra turbina, módulo eletrônico… Só falta mandar refazer toda a instalação elétrica.
Já não sei mais o que fazer.
Alguém pode me ajudar?!
de_correa
18/02/2015, 23:48
Cara VC mandou limpar turbina, esse egr suja muito ela outra tenta outro esse módulo injeção delas da muito pau mas Ve se consegue um pra testar nao troque PEÇAS exija a solução leve em alguem que mexa mas com Mitsubishi ou l200. Okk te mas
Rafael_Pitangui
19/02/2015, 17:59
Amigo, não sei se o seu caso, mas pode ser intercooler com óleo. Em alguns caminhões mais antigos, com bomba mecânica, travava e só parava quando acabava com o diesel e como a pressão era tanta sugava todo o óleo do motor até fundir! Sobe uma fumaceira doida.
A um tempo uma pessoa postou isso aqui. Não sei que fim levou, procura direitinho que acha!
acontecendo o mesmo porem peguei agua no diesel pode ser sujeira
Troller-a-vista
19/02/2015, 22:34
leva num mecanico direito, teu problema eh na turbina, o oleo sobe pra ela e ela dispara. procura por MOTOR DISPARADO
Miranda_MG
19/02/2015, 23:27
leva num mecanico direito, teu problema eh na turbina, o oleo sobe pra ela e ela dispara. procura por MOTOR DISPARADO
É... Esse assunto já foi discutido por aqui. E, se acontecer, parece que a única forma de resolver é tapando a admissão de ar. No caso do vídeo, mais difícil do que em uma picape... Hehehe...
http://youtu.be/ewi7hNCfego
Abraço,
Miranda
SergioMedeiros
20/02/2015, 22:08
O caso dele não é nem de longe um disparo do motor por problemas na turbina. Ele desliga o carro na chave quando acelera, coisa que não aconteceria num motor disparado.
Rafael_Pitangui
21/02/2015, 09:48
O caso dele não é nem de longe um disparo do motor por problemas na turbina. Ele desliga o carro na chave quando acelera, coisa que não aconteceria num motor disparado.
Mesmo em carros com bomba eletrônica? Se desligar a chave o que mantem ela funcionando?
SergioMedeiros
21/02/2015, 22:26
Mesmo em carros com bomba eletrônica? Se desligar a chave o que mantem ela funcionando?
Independente se for eletrônico ou não, pois o que alimenta o "disparo" é a falha no retentor da turbina, que envia óleo lubrificante do motor direto para o coletor de ar. Desligando a chave, voce corta a alimentação de Diesel nos bicos, mas o Oleo lubrificante, que vai junto com o ar da turbina, faz o papel de combustivel no lugar do Diesel.
E o pior que isso é um ciclo, pois quanto mais óleo lubrificante no pistao, mais o motor gira, consequentemente girando mais a turbina e mandando mais óleo. O motor sobe a giros altissimos, o que faz colar tudo.
Pra desligar, somente engatando a quinta marcha, pisando fundo no freio e soltando bruscamente o pé da embreagem. Torcer pra embreagem estar boa. Se for automatico, tem que cortar ou desconectar a mangueira que sai do intercooler e liga no coletor. Abafar a entrada de ar tambem funciona em alguns casos, mas não pode ter nenhum buraco no duto inteiro.
Rafael_Pitangui
22/02/2015, 19:18
Independente se for eletrônico ou não, pois o que alimenta o "disparo" é a falha no retentor da turbina, que envia óleo lubrificante do motor direto para o coletor de ar. Desligando a chave, voce corta a alimentação de Diesel nos bicos, mas o Oleo lubrificante, que vai junto com o ar da turbina, faz o papel de combustivel no lugar do Diesel.
E o pior que isso é um ciclo, pois quanto mais óleo lubrificante no pistao, mais o motor gira, consequentemente girando mais a turbina e mandando mais óleo. O motor sobe a giros altissimos, o que faz colar tudo.
Pra desligar, somente engatando a quinta marcha, pisando fundo no freio e soltando bruscamente o pé da embreagem. Torcer pra embreagem estar boa. Se for automatico, tem que cortar ou desconectar a mangueira que sai do intercooler e liga no coletor. Abafar a entrada de ar tambem funciona em alguns casos, mas não pode ter nenhum buraco no duto inteiro.
Bela explicação! Sabia que era grave mas não tenso assim! srsrsr...Esse final da explicação eu não sabia.
Acho que o pior seria chegar perto de uma viatura assim, o barulho deve ser insuportável.
Até mais!
daniloinfor
24/02/2015, 15:12
Boa tarde. Meu caso tá meio tenso mesmo. Mas essa semana fiz uma coisa que ainda não tinha feito antes. Quando a caminhonete acelerou, eu estava em uma reta, daí pisei mais ainda pra acelerar mesmo. Quando fiz isso, ela desacelerou, voltando ao normal. Não sei se isso pode ajudar em algo, mas....
SergioMedeiros
24/02/2015, 20:18
Vc já passou ela no scanner?
Walter da Camper
24/02/2015, 20:22
Ta parecendo defeito no dispositivo eletrônico do pedal do acelerador (um potenciômetro). Se acendeu a luz da injeção, tem que passar no scanner para ver se o código do erro corresponde ao pedal do acelerador.
Boa tarde. Meu caso tá meio tenso mesmo. Mas essa semana fiz uma coisa que ainda não tinha feito antes. Quando a caminhonete acelerou, eu estava em uma reta, daí pisei mais ainda pra acelerar mesmo. Quando fiz isso, ela desacelerou, voltando ao normal. Não sei se isso pode ajudar em algo, mas....
daniloinfor
25/02/2015, 15:36
Vc já passou ela no scanner?
Já sim. Mas o problema é que quando passa o scanner, não identifica falha alguma, pois o problema não é permanente, ele vai e volta quando estou andando nela.
SergioMedeiros
25/02/2015, 15:46
Já sim. Mas o problema é que quando passa o scanner, não identifica falha alguma, pois o problema não é permanente, ele vai e volta quando estou andando nela.
Os alarmes, quando acontecem, ficam memorizados. Só apagam com algum comando.
Os alarmes, quando acontecem, ficam memorizados. Só apagam com algum comando.
tive o mesmo defeito esses dias, código 11 sensor do pedal do acelerador, e 12 pressão do turbo,
eu nao sei se foi pq eu estava com um sprint booster no meu pedal, mas retirei e parou.. mas hoje ao desligar ela deu uma acelerada ja sem a chave de uns 2 segundos. Estou preocupado.
daniloinfor
01/03/2021, 12:20
Boa tarde, grupo.
Tenho uma l200 savana ano 2009 e de uns tempos para cá ela começou a acelerar sozinha. As vezes andando e as vezes até mesmo parada. O que pode ser?
Segue o link do vídeo L200 acelerando sozinha. - YouTube (https://youtu.be/TpD-LAoladY)
agulhas_negras
01/03/2021, 14:19
a minha TR4 acelera sozinha se eu coloco em ponto morto com o carro em movimento. Tem um sensor de velocidade que fica maluco, acha que tem que acelerar mesmo em ponto morto
aí eu ando sempre engrenado
daniloinfor
01/03/2021, 16:55
No meu caso, ou eu acelero mais (em ponto morto) ou jogo uma marcha mais alta (em movimento). Assim vou levando
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