PDA

Ver Versão Completa : Suspensão XJ com GNV



Fábio
13/01/2006, 10:54
Os pneus da minha XJ 97/98 estão indo embora..... Minha suspensão também está bem arriada (não só a traseira, como também a dianteira.) Com isso, acho que já está na hora de começar a pensar em pneus maiores e uma suspensão nova e mais alta.

Pneus não tenho duvida: Serão os BF AT 31x10,5. Já a suspensão, estou com bastante receio devido ao kit GNV que sobrecarrega o peso da minha traseira. Outra coisa acho que não tenho como fugir: Como as molas estão cansadas, terei de optar por um kit com feixe novo e não somente um add-a-lift.

Pensei num kit com 3" pra disnteira e 4,5" pra traseira, prevendo a sobrecarga do cilindro de gás. Isso seria correto ou uma putza besteira?

Existe um kit melhor que outro? Existe alguma solução nacional (ouvi um papo que o pessoal da Rota4x4 tava mechendo com isso)? Qual é a melhor relação custo/beneficio? QUE FAÇO?!?!?!?! :P

[]´s

Wallace
15/01/2006, 10:47
Os kits nacionais que "vi" estavam mais caros que os kits HDS importados.
Não sei se a ideia do 4,5 atrás é boa, pode acabar precisando de um SYE.

Fred.
04/02/2006, 23:59
Qdo o kit de 3'' esta instalado pra colocar pneus 31 o estepe de maior tamanho ( 31 ) cabe no local habitual no porta malas ?

Grato

Marcelo Carvalhal
05/02/2006, 15:40
Qdo o kit de 3'' esta instalado pra colocar pneus 31 o estepe de maior tamanho ( 31 ) cabe no local habitual no porta malas ?

Grato

Cabe até pneu 35", vc só tem que trocar o parafuso de dentro que fica preso na lateral do carro, ele que determina a profundide da RODA :concordo:
Brincadeira, acho que só consegue colocar até 32" por culpa do teto e da profundidade :concordo:

Fábio
07/02/2006, 14:40
Os kits nacionais que "vi" estavam mais caros que os kits HDS importados.
Não sei se a ideia do 4,5 atrás é boa, pode acabar precisando de um SYE.

Completamente afastado do forum e listas, mas ainda com problema na suspensão.... :parede:

Wallace, o problema que vejo com o kit de 3" é que não tem molas, apenas o add alift, certo? Isso não deve ser suficiente para molas cansadas, nem ao menos para o peso extra.

Alguma dica?

[]´s sem tempo nem pra pensar em 4x4

AG
09/02/2006, 10:27
Fabio, bom dia.
Tenho uma Cheroka 97, com kit GNV 25 m3, pneus BF 31,5 e alterei a altura a suspensão.

Levantei a traseira 3 polegadas apenas adicionando uma lâmina a mais e arqueando.

Na frente, coloquei calço em PU com 2,5 polegadas.

Em termo de adaptação, precisa-se trocar os amortecedores por um com maior curso e "fazer" a bieleta da barra estabilizadora.

Ficou muito bom ,continua estável e visualmente, LINDA !!!

ABRAÇOS

AGUINALDO

Fábio
09/02/2006, 11:56
Aguinaldo,

Valeu a dica, mas duas coisas que não curto em suspensões são arqueamento de molas nem calços. Mesmo que não vá fazer uso mais pesado do Jeep.

Sei que o kit HDS usa calços de 1" nas molas traseiras mas até ai é tolerável e faço vistas grossas pra isso, mesmo porque as outras soluções seriam jumelos maiores (igualmente abominável) ou mudanças pesadas de suspensão.

[]´s

Paulo Souza
15/02/2006, 08:54
Fábio, só para constar, minha XJ usa pneu Bf Mud 31 e meu estepe é um BF AT 31, não cabe de jeito nenhum no porta malas no lugar dele original, pois simplesmente a porta não fecha, a não ser que você solte o encosto do banco traseiro que fica horrível. Pense bem pois o estepe sendo 31 vai te ocupar um bom espaço de porta malas. Eu já vi duas opções que até agora não estou decidido, vi uma XJ com suporte traseiro (horrível) e uma com rack no teto, no meu caso se colocar o estepe no teto não entro na garagem de casa, por isso a busca por opções continua......

Abraço,

Paulo Souza
15/02/2006, 08:56
Fábio, aliás ado eu estava com GNV no meu carro simplesmente não tinha porta malas.

Fábio
15/02/2006, 09:24
Paulão,

Meu cilindro é de 18m3. Ainda sobrou um pequeno espaço pra umas 2 malas.... Mas sem chances de utilizar step maior que o original.

Aliás nunca tive e nem pretendo ter um jipe com step igual ao tamanho dos pneus de rodagem: CJ usava pneus 35", Camper 32" e Samurai 31".... Haja step!!!!!

[]´s

Mossi
23/01/2007, 04:05
Considerando que o carro é utilizado eventualmente com 4 ou 5 pessoas, é realmente necessário reforçar a suspensão trocando os amortecedores no caso de colocação de GNV em uma Cherokee Sport? Mas não estamos falando de um caminhãozinho?

Caso positivo que tipo de amortecedor é necessário?

Abraço,

Marco

Wallace
25/01/2007, 13:22
Em principio seria recomendado mudar a mola e não o amortecedor.
Mas pode ser uma opção usar também os ranchos RS 9000 X com regulagem.

gutoxj98
25/01/2007, 14:49
Ola a todos

Coloquei GNV na minha XJ tbem, e nao fiz nada na susp ainda, quando ando com 2 pessoas atras o curso dos amort. ficam muito comprometidos, e qualquer ondulacao maior na estrada chega a encostar nos batentes.....Ou seja .....ASSIM NAO DÁÁÁÁÁ !!!

Bom tem uma loja na Av.Robert Kennedy ( depois procuro o numero e coloco aqui), .....ele cobra 80,00 cada lado para colocar mais um feixe de mola.......nao tive tempo ainda......

Acho que se o curso original dos amort nao for alterado, nao tem necessidade de troca-los.

Um Abraço a Todos
e aguardem o evento que estou preparando.

Guto XJ98