Conectar

Ver Versão Completa : Jeep 6x6...

Marcelo A. Marchiodi
04/01/2004, 13:23
Salve galera!
Meu nome é Marcelo e sou novo no grupo, tenho notado que o pessoal realmente participa das discussões neste grupo (diferente de outro grupo que eu participo...).
Estou com idéia de fazer um Jeep 6x6, penso no CJ 5 (carroceria alargada) com eixos de Rural (mais largos e estáveis... estou certo???) e um motor diesel tipo o 2.8 da S 10.
Será que alguém poderia me indicar um caminho, dar umas dicas, sugestões ou simplesmente discutir a idéia?
Valeu!
Abraços!

Giovani
04/01/2004, 14:31
Salve galera!
Meu nome é Marcelo e sou novo no grupo, tenho notado que o pessoal realmente participa das discussões neste grupo (diferente de outro grupo que eu participo...).
Estou com idéia de fazer um Jeep 6x6, penso no CJ 5 (carroceria alargada) com eixos de Rural (mais largos e estáveis... estou certo???) e um motor diesel tipo o 2.8 da S 10.
Será que alguém poderia me indicar um caminho, dar umas dicas, sugestões ou simplesmente discutir a idéia?

:D Fala Marcelo!!!

:D Seja Bem-vindo ao Fórum!!!
:D Vc viu aquele CJ 6x6 que saiu numa 4x4&Cia.??? Se não tiveres a revista posso escanear. Ele foi todo fabricado com componentes da própria cx. Willys. :wink:
:D Bom, além de aumentar a largura, vc terá que aumentar o comprimento do Jeep, até porquê essa mecânica da S-10 é bem grandinha, o que deixaria o cardã traseiro bem curto. :wink:
[]'s
[]'s

Eduardo Chaves
04/01/2004, 14:37
PessoALL,

Eu acho que para esse projeto o ideal seria partir de um CJ-6 Bernardão...

[]'s parpiteirus...

leopoldo
04/01/2004, 14:58
Marcelo, esquece o CJ5, não tem espaço para isso.

parta de um CJ6 como a ford tentou nos anos 70, aqui esta o protótipo que foi apresentado no salão do automóvel. Só que era 6x4.

Procure trabalhar só o comprimento, não mexeria na largura, vai ficar mais fácil legalizar e bem mais barato também.

Agora vai ser 6x6 mesmo?

ou 6 rodas com tração em 4 rodas?

De qualquer modo, vais quebrar a cabeça para montar esse bichinho.

leopoldo
04/01/2004, 15:25
Ah, ia me esquecendo.

Nos EUA tem um que pertence ao Sr. Kevin Cooper, de Portland, Oregon.
êle desenvolveu 3 protótipos para chegar à configuração final.

O segredo está em como obter uma saída a mais na trasferência para acionar o eixo adicional.

Só que no caso, êle partiu de um CJ8.

leopoldo
04/01/2004, 15:55
E para quem achava que 6x6 no jeep 3 era novidade ou fácil de fazer.....

Sandro Tannuri
04/01/2004, 17:45
Fazer um Jeep 6x6 e muito facil, talvez caro, mas realmente muito facil.

Basta procurar por dois eixos Rockwell 2,5 ton, para os que estão boiando este eixo vem em caminhões americanos antigos usados ate hoje pelo Exercito Brasileiro, por aqui chamamos de Reu.
A flange onde se prende o cardan fica por cima do eixo que tem uma saida para outro eixo bastanto colocar um pequeno cardan entre os dois.

Para a galera que acha eles meio grandes para um Jeep, la fora eles são usados com pneus acima de 44" pois assim ficam de tamanho adequado.

Abraços,

leopoldo
04/01/2004, 18:34
Sandro,

Desse jeito você vai enfartar o rapaz 10 vêzes seguidas.

E caro é apelido,......mas de repente êle acertou aquelas 6 dezenas e não sabe onde gastar.

fugger
04/01/2004, 19:24
:D Vc viu aquele CJ 6x6 que saiu numa 4x4&Cia.??? Se não tiveres a revista posso escanear. Ele foi todo fabricado com componentes da própria cx. Willys. :wink:
[]'s

:? Interessante.
:? Se vc puder escanear e postar aqui seria legal. Não que muito irão fazer isso( CJ 6x6), mas que é interessante é! E quem sabe surgem novas idéias pra outras coisas :P

[]'s ainda 4x4

monge
04/01/2004, 21:35
Fala Gente.... :D

Desculpa a pergunta mas PRA QUÊ??? :roll: :)

Só para ter um carro diferente? :D

Já pensou naquelas esteiras que se nào me engano na argentina vendem para se colocar no lugar das rodas? :D

Acho que chama mais atenção do que um jeep 6x6... se bem que também não é uma coisa comum de se ver... :D :D

[]'s

Eugênio

Giovani
04/01/2004, 21:47
:? Interessante.
:? Se vc puder escanear e postar aqui seria legal. Não que muito irão fazer isso( CJ 6x6), mas que é interessante é! E quem sabe surgem novas idéias pra outras coisas :P

:D Grande Fugger!!!

:D Já tá nos Downloads. O atalho é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=13718#13718
:D E surgem idéias novas sim, como uma boa opção para fazer 1 ou 2 guinchos mecânicos... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
04/01/2004, 21:48
Concordo com o Monge :D

Só com q iria gastar nessa adaptação compraria, um GMC 1943 6x6 :D q tava encostado lá na Régis, por 15000, com guincho mecânico e tudo 8)

Só precisava de uma pinturinha :roll:

[s]

proença
05/01/2004, 00:03
puxa, vc vai ter um trabalhão...
tenho um conhecido que inventou de colocar o motor da S-10 diesel num CJ, que tava inteiro...
ele teve que praticamente fazer um jipe novo...
o motor é imenso...o câmbio maior ainda...
teve que emendar capo, teve dificuldade com a direção, radiador...
o cardã traseiro fiquei pequeno e nao sei se teve que emendar o dianteiro..
colocou o eixo traseiro da S-10, mas ele e maior...ficou feinho...
não sei como ficou andando, mas acho que não ficou muito bom...
sem contar que não colocou a tração dianteira...

[]'s

Marcelo A. Marchiodi
05/01/2004, 01:28
Pô galera, valeu pela colaboração, obrigado mesmo... a todos!
Eu já venho pesquisando este assunto na net já a algum tempo, mas resolvi colocar em discussão (sempre se aprende alguma coisa nova...), fiquei bastante satisfeito com a repercussão! Obrigado!
Estou consciente de que vou ter muita dor de cabeça pra fazer uma aberração dessas, mas fazer o quê... é um sonho!
Ah sobre aquele TJ 6x6 amarelo, tem o site (www.usa6x6.com) com toda a sequência de transformação dele, de uma Dodge Ram e outras maluquices 6x6; posso dizer que comecei a me inspirar vendo este site...
Novamente obrigado a todos pela atenção!!!

Abraços!

leopoldo
05/01/2004, 08:04
Caro Marcelo,

Comentários e brincadeiras a parte, pois para todos nós que metemos a mão na graxa temos noção do que é um projeto desses, nunca desista do seu sonho e se esse é seu sonho, não se acanhe pelas dificuldades não.
Vá atrás, não tenha medo de copiar, pois é assim que você conseguirá desenvolver o seu próprio CJ e novas idéias.
Se o custo é o problema, vá devagar, montado e pesquisando a forma mais SEGURA e barata para cada item.
Veja os CJ do Sandro, do Giovani, e o meu; se a análise de custo fosse o mais importante, nunca teriam saído da prancheta. O seu é trabalho de 2 a 6 anos.
No fim, o que interessa é a sua felicidade e sensação de realização quando abrir a porta da garagem e bicho estiver lá, prontinho para um passeio.
Se você realmente tiver coragem e seguir em frente com este projeto, vai gastar dinheiro, vai passar noites mal dormidas, vai ter brigas com a esposa ou a namorada, pode até ficar sem elas mas se precisar de ajuda, aqui está umde seus apoios, este forum.

Não largue mão; é melhor morrer tentando que ficar velho pensando todos os dias que poderia ter sido feito, ou pior, descobrir que enquanto voce vacilou, o vizinho, que entendia menos ainda de Jeep montou um e está feliz.

Aliás, é um ótimo parâmetro para os filhos (se voce ainda não os tiver) de quem é você.

BOA SORTE e CONTE COM TODOS.

Marcelo A. Marchiodi
07/01/2004, 00:40
Valeu demais Leopoldo, com um apoio desses pode ter certeza que não vou desistir, não vou sossegar enquanto não ver a geringonça andando :D
Vocês ainda vão ver esta máquina andando :D tenham certeza!!!
Levei 5 anos pra fazer meu cara de cavalo (simples de tudo... porém um Jeep!) e não vou desanimar com o 6x6!
Obrigado pela força!

Abraços!!!

Sasquatch13
20/11/2005, 23:12
Alguem teria um projeto de suspenção traseira 6x6 e uma t-case?

[]´s

Sasquatch

Luciano de Castro
22/11/2005, 13:25
Salve Sasquatch,
Já tive duas experiências com 6x6.
Um REO, que tem eixos ROCKWELL, onde ele tem entrada e saída de cardã, de forma que os dis eixos traseiros são ligados por um cardã.É muito mais simples.
Um FORD F600 6x6, que a cx de transferência tem duas saídas para dois cardãs traseiros, um eixo tem a bola do diferencial no centro, e ao lado um rolamento de centro para o cardã da traseira. O último eixo tem a bola deslocada do centro, e recebe o cardã que veio do rolamento de centro do eixo intermediário.
Os eixos do REO são muito pesados, sei disso porque carreguei um bocado de vezes, com uso de carregadeira, talha e trator.
Os americanos usam esses eixos para fazer BIG FOOTS, a foto postada mostra um par desses eixos, com freio a disco adaptado no diferencial.
O sistema da FORD é totalmente diferente.
É preciso tomar cuidado com o curso da suspensão traseira, se não os cardãs se desengatam.
Qual seu projeto?
Lula

Rogério Tortato
22/11/2005, 14:24
Marcelo,

o primeiro willys 6x6, salvo engano chamava-se MT-TUG e foi projetado na década de 40 (não tenho certeza)

eu também sou "engenheiro noturno", ou seja, quando estou com insônia por causa dos problemas do dia a dia, fico imaginando e bolando "besteiras" (no bom sentido).

já projetei também um jeep 6x6 e, inclusive para eliminar o problema de dois cardãs na traseira, cheguei a imaginar um só diferencial com o sistema "boomerang" nas extremidades, como nos veículos militares urutu e cascavel, ou essas patrols que fazem terraplanagem, mas deve ficar bem carinho.

esse é um dos projetos que tenho, fazer um 6x6, mas como tenho outros vários, acho que vai demorar um pouco.

de qualquer forma, nos mantenha informados.

abraços e boa sorte na empreitada.

ah, só pra saber, o jeep que acima foi mencionado, que saiu na revista 4x4 e cia, foi posto a venda algum tempo depois e, salvo engano estava em São Paulo e o preço era algo em torno de R$ 30.000,00 ou pouco mais.

mas acho que voce é dos meus, quer fazer e não comprar feito né?

té mais.

Rogério Tortato
22/11/2005, 14:31
só pra complementar

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8667

Sasquatch13
22/11/2005, 20:23
Luciano, usar os eixos Rockwell, seria muito facil... O bom mesmo seria bolar um negocio Tuipiniquim...

[]´s Sonhando alto...

Sasquatch

Cesar Rocha
22/11/2005, 21:54
A Rockwell fabricou eixos pesados em Osasco-SP, na planta da extinta Braseixos, se não me engano até 94.

Abraços

ortiz
22/11/2005, 23:36
Uma vez em viagem vi um Dodge 6x6 nem sabia o que era um colega que me falou dele.....alguem sabe alguma coisa deste carro/caminhão....vou procurar foto dele

Ronaldo Petri
23/11/2005, 00:43
Veja esta foto que encontrei de um jeep daqui do brasil mesmo, e estava vendendo, não lembro muito bem o preço, mas era em torno de 30.000, ele estava com motor de opala 4.1. Da pra ver os eixos.

Stephan
23/11/2005, 07:31
Uma solução simples é usar a saída da tomada de força da T case original e colocar um segundo cardã lá!.

Até que é fácil, se fica bom, não sei.

Rogério Tortato
23/11/2005, 13:27
Stephan,

o problema é que, em tal caso, quando se reduz, um dos eixos não fica reduzido, justamente o que se liga na saída central da t-case, por isso, nestes casos, obrigatoriamente deve-se adaptar duas t-cases.

abraços.