Ver Versão Completa : Levantando o troller 3.2 2013
PERIODONTISTA
23/09/2014, 18:53
Olá amigos,
Depois de algum tempo consegui realizar meu antigo sonho de consumo. Saí de um hatch para o meu primeiro 4x4 Troller. Como sou praticamente ignorante no assunto gostaria muito da ajuda dos especialistas deste grupo. Sei que existem vários tópicos com receitas para levantar o bugão, mas confesso que é muita coisa e algumas informações são muito técnicas para o meu pouco conhecimento. Gostaria de receitas práticas para a minha grande dúvida. Minha idéia é substituir os pneus originais por sapatos mais altos e mais agressivos. Deixar a viatura mais imponente e com cara de mal se é que me entendem. Não sei o que usar. Se troco apenas os pneus daí tenho medo de dar curso. Preciso aumentar as molas e usar calços apartir de que medida de pneu ?. Enfim…. o que fazer ? Apartir de qual medida de pneu devo usar outros acessórios e quais usar. Minha idéia usar pneus 31 ou 32 AT BF, mas aceito sugestões. Lembrando que esse é meu único veículo, para usar na cidade e asfalto e me aventurar por trilhas leves a moderadas nos finais de semana. Obrigado pela ajuda
Martin427
23/09/2014, 19:34
Olá amigos,
Depois de algum tempo consegui realizar meu antigo sonho de consumo. Saí de um hatch para o meu primeiro 4x4 Troller. Como sou praticamente ignorante no assunto gostaria muito da ajuda dos especialistas deste grupo. Sei que existem vários tópicos com receitas para levantar o bugão, mas confesso que é muita coisa e algumas informações são muito técnicas para o meu pouco conhecimento. Gostaria de receitas práticas para a minha grande dúvida. Minha idéia é substituir os pneus originais por sapatos mais altos e mais agressivos. Deixar a viatura mais imponente e com cara de mal se é que me entendem. Não sei o que usar. Se troco apenas os pneus daí tenho medo de dar curso. Preciso aumentar as molas e usar calços apartir de que medida de pneu ?. Enfim…. o que fazer ? Apartir de qual medida de pneu devo usar outros acessórios e quais usar. Minha idéia usar pneus 31 ou 32 AT BF, mas aceito sugestões. Lembrando que esse é meu único veículo, para usar na cidade e asfalto e me aventurar por trilhas leves a moderadas nos finais de semana. Obrigado pela ajuda
31: igual o pneu original.
32: um pouco maior, mas não pega em nada e o velocímetro passa a marcar exatamente a velocidade real, sem margem de segurança. O hodômetro fica ligeiramente mais baixo, mas nada pra se preocupar.
33: necessário alargadores de pelo menos 30mm ou rodas com offset negativo em pelo menos 25mm (com tala 8) ou 30mm (com tala 7,5 (original)). Em ambos os casos, ainda é necessário limitar um pouco o esterçamento através dos parafusos de regulagem perto do cubo da roda. O velocímetro passa a marcar cerca de 8 km/h a menos que o real e o hodômetro entre 8,5 e 9,5% a menos também.
Ainda sobre os 33: sem alargador ou roda com offset negativo, vai precisar limitar MUITO o esterço, e na traseira, os pneus vão pegar no prato das molas quando o eixo inclinar nas trilhas. E nas rodas originais, os 33 ficam ligeiramente mal assentados, fazendo o carro dançar um pouco em cima dos pneus. Isso é por que eles devem ser montados em rodas com tala pelo menos 8, segundo a própria BF. Funciona na original? Sim. Muita gente usa. Mas fica bem melhor com tala 8 - usei os dois e a diferença é MUITO clara.
E se é seu único carro, pense duas vezes antes de levanta-lo. Com os 33, fica com quase 2,10 de altura e não entra em diversos shoppings e garagens de prédio. Com 33 + lift, fica intratável, pelo menos em São Paulo. A estabilidade também piora bastante, mas ai deixo para quem já ergueu o carro dar mais detalhes.
Ah, e tá bem difícil achar BF 32 AT. Você vai acabar tendo que escolher entre 31 ou 33.
abraço,
Martin
homerohermida
23/09/2014, 20:04
Comprei mês passado o 32 MT. É bem mais fácil de achar.
PERIODONTISTA
23/09/2014, 20:33
31: igual o pneu original.
32: um pouco maior, mas não pega em nada e o velocímetro passa a marcar exatamente a velocidade real, sem margem de segurança. O hodômetro fica ligeiramente mais baixo, mas nada pra se preocupar.
33: necessário alargadores de pelo menos 30mm ou rodas com offset negativo em pelo menos 25mm (com tala 8) ou 30mm (com tala 7,5 (original)). Em ambos os casos, ainda é necessário limitar um pouco o esterçamento através dos parafusos de regulagem perto do cubo da roda. O velocímetro passa a marcar cerca de 8 km/h a menos que o real e o hodômetro entre 8,5 e 9,5% a menos também.
Ainda sobre os 33: sem alargador ou roda com offset negativo, vai precisar limitar MUITO o esterço, e na traseira, os pneus vão pegar no prato das molas quando o eixo inclinar nas trilhas. E nas rodas originais, os 33 ficam ligeiramente mal assentados, fazendo o carro dançar um pouco em cima dos pneus. Isso é por que eles devem ser montados em rodas com tala pelo menos 8, segundo a própria BF. Funciona na original? Sim. Muita gente usa. Mas fica bem melhor com tala 8 - usei os dois e a diferença é MUITO clara.
E se é seu único carro, pense duas vezes antes de levanta-lo. Com os 33, fica com quase 2,10 de altura e não entra em diversos shoppings e garagens de prédio. Com 33 + lift, fica intratável, pelo menos em São Paulo. A estabilidade também piora bastante, mas ai deixo para quem já ergueu o carro dar mais detalhes.
Ah, e tá bem difícil achar BF 32 AT. Você vai acabar tendo que escolher entre 31 ou 33.
abraço,
Martin
Martim obrigado pelas dicas. Acho que devo ir de 32 AT então. Outra coisa, a troca dos amortecedores por Rancho ou off shock que me parecem ter 2' a mais que o original e calços nas molas seria interessante com pneu 31 ou 32 ?
Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..
Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2
Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!
Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..
Fica a dica..
Abraço!
Baron
Boa noite ,
usei quase um ano o pneu bf 32 mud , o carro fica original , só que sofria nas trilhas .
agora coloquei pneus 35 com offshocks de 2" e molas ironmam de 2" também , estou gostando bastante desta configuração , o carro ficou com 2,05 m de altura , para trilha ficou muito bom e no dia dia só é meio chato pra ficar entrando e saindo por causa da altura .
ah eu chipei ele para 250 cv , senão acho que iria ficar muito chocho
Nao estou conseguindo postar fotos, qdo conseguir coloco das duas configurações
eduardodesaa
23/09/2014, 22:48
Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..
Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2
Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!
Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..
Fica a dica..
Abraço!
Baron
Baron, a viatura ficou boa então... e sabe quanto ficou de altura?? Passa dos 2,05 metros??
Tenho interesse em fazer tbem, porém tenho que entrar em garagens dessa altura...
Abraço.
Acho que com pneus 33 sem mexer na suspencao ele irá ficar abaixo dos 2 m , 1,975 pra ser mais exato, até o snorkel
eduardodesaa
23/09/2014, 23:01
Boa noite ,
usei quase um ano o pneu bf 32 mud , o carro fica original , só que sofria nas trilhas .
agora coloquei pneus 35 com offshocks de 2" e molas ironmam de 2" também , estou gostando bastante desta configuração , o carro ficou com 2,05 m de altura , para trilha ficou muito bom e no dia dia só é meio chato pra ficar entrando e saindo por causa da altura .
ah eu chipei ele para 250 cv , senão acho que iria ficar muito chocho
Nao estou conseguindo postar fotos, qdo conseguir coloco das duas configurações
Pirillo, blz
Sua viatura ta com pneu 33" e offshocks de 2" e molas de 2" e entra de boa em lugares de 2,05 é??
Fico feliz em saber, pq tenho mt vontade de fazer isso...
Abraço.
PERIODONTISTA
24/09/2014, 00:22
Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..
Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2
Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!
Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..
Fica a dica..
Abraço!
Baron
Obrigado Baron !
Quer dizer que posso colocar 33' e apenas alargadores. E se depois quiser trocar os amortecedores por off shock 2' e colocar calço de mola 2' continua bem os pneus 33 ' ?
PERIODONTISTA
24/09/2014, 00:23
Boa noite ,
usei quase um ano o pneu bf 32 mud , o carro fica original , só que sofria nas trilhas .
agora coloquei pneus 35 com offshocks de 2" e molas ironmam de 2" também , estou gostando bastante desta configuração , o carro ficou com 2,05 m de altura , para trilha ficou muito bom e no dia dia só é meio chato pra ficar entrando e saindo por causa da altura .
ah eu chipei ele para 250 cv , senão acho que iria ficar muito chocho
Nao estou conseguindo postar fotos, qdo conseguir coloco das duas configurações
Pirilo quero ver as fotos sim ! valeu
Willian Del Piero Rocha
24/09/2014, 09:14
Coloca os 33" MUD com alargadores AVM que tu não vai se arrepender..
Usei 1 ano os BF 32" MUD, e um dia estacionei do lado de um Troller com os 33" e a diferença no visual é grande (minha opinião).. principalmente pelo fato que coloquei os 12,5" de largura.. fica muito bonito.. tenho um T4 3.2
Nunca tive problema em entrar em nenhum lugar (não precisei erguer o carro), a única mudança que eu fiz foi a instalação dos alargadores AVM pra poder esterçar sem pegar em nada (rodas originais) e para afastar dos pratos na traseira.. simples, e ficou show!
Alem de tudo, com os pneus um pouco para fora da carroceria me poupa em muito a lateral do jipe em trilhas.. pois os pneus que pegam nos barrancos.. além de ficar mais macio ainda pra rodar..
Fica a dica..
Abraço!
Baron
Baron ,com os pneus para fora da carroceria ,nunca teve problema com a policia rodoviária (estadual ou federal).
Obrigado Baron !
Quer dizer que posso colocar 33' e apenas alargadores. E se depois quiser trocar os amortecedores por off shock 2' e colocar calço de mola 2' continua bem os pneus 33 ' ?
Fica show!
Uso amortecedores OffShox.. conforto muda da agua pro vinho (melhor investimento segundo minha mulher)..
Te falo isso dos 32" porque eu tinha no meu e sempre que via um 33" ficava na vontade.. ai um dia pintou uma oportunidades e eu fiz uma "troca".. o carro fica MUITO mais "encorpado", principalmente com os espaçadores.. e referente aos espaçadores instala os AVM que não tem rolo.. tem um topico que abri sobre pintura de rodas, la tem umas fotos dele.. senão mais a noite posto aqui..
Qualquer coisa, vamos falando.
Abraço!
Baron
Pirillo, blz
Sua viatura ta com pneu 33" e offshocks de 2" e molas de 2" e entra de boa em lugares de 2,05 é??
Fico feliz em saber, pq tenho mt vontade de fazer isso...
Abraço.
Fala Eduardo, ultima vez que medi não deu 2m não.. ficou perto.. pouco mais de 1,95m (como o Pirillo comentou)...
OBS: Altura da suspensão original, sem calços..
Abraço!
Baron ,com os pneus para fora da carroceria ,nunca teve problema com a policia rodoviária (estadual ou federal).
Fala Willian!
Nunca tive problemas, nem conheço relatos de quem teve aqui na região.. até porque é dificil pararem jipe.. normalmente pessoal do offroad no geral não incomoda no transito.. ai a policia pega leva..
Os pneus ficam em torno de uma polegada pra fora.. eu pessoalmente acho mais bonito.. porque o carro parece o dobro de mais largo..
Fabio_Roberto
24/09/2014, 10:58
Fala Willian!
Nunca tive problemas, nem conheço relatos de quem teve aqui na região.. até porque é dificil pararem jipe.. normalmente pessoal do offroad no geral não incomoda no transito.. ai a policia pega leva..
Os pneus ficam em torno de uma polegada pra fora.. eu pessoalmente acho mais bonito.. porque o carro parece o dobro de mais largo..
O meu fica para fora e nunca fui incomodado em SP, pego sempre rodovias e nunca me pararam... nem para pedir documentos.. Mas se o guarda quiser ele pode encher o saco....
Adrianotbl
24/09/2014, 11:51
Olá amigos,
Depois de algum tempo consegui realizar meu antigo sonho de consumo. Saí de um hatch para o meu primeiro 4x4 Troller. Como sou praticamente ignorante no assunto gostaria muito da ajuda dos especialistas deste grupo. Sei que existem vários tópicos com receitas para levantar o bugão, mas confesso que é muita coisa e algumas informações são muito técnicas para o meu pouco conhecimento. Gostaria de receitas práticas para a minha grande dúvida. Minha idéia é substituir os pneus originais por sapatos mais altos e mais agressivos. Deixar a viatura mais imponente e com cara de mal se é que me entendem. Não sei o que usar. Se troco apenas os pneus daí tenho medo de dar curso. Preciso aumentar as molas e usar calços apartir de que medida de pneu ?. Enfim…. o que fazer ? Apartir de qual medida de pneu devo usar outros acessórios e quais usar. Minha idéia usar pneus 31 ou 32 AT BF, mas aceito sugestões. Lembrando que esse é meu único veículo, para usar na cidade e asfalto e me aventurar por trilhas leves a moderadas nos finais de semana. Obrigado pela ajuda
Fala Murilo(Periodontista), ainda tenho alguns calços(não lembro a medida) q usava na suspensão do meu, se tiver interesse, avisa, q procuro e podemos negociar.
Abraço
PERIODONTISTA
24/09/2014, 12:48
Beleza Adriano. Estou indo amanhã ver as viaturas que estão na fita. Na volta conversamos.
PERIODONTISTA
24/09/2014, 12:52
Baron vi as fotos de sua viatura . Muito linda realmente. Aquela configuração é pneu MUD 33, Alargador de roda, amortecedores off shock certo ? Vc usa calço nas molas ?
Fica show!
Uso amortecedores OffShox.. conforto muda da agua pro vinho (melhor investimento segundo minha mulher)..
Te falo isso dos 32" porque eu tinha no meu e sempre que via um 33" ficava na vontade.. ai um dia pintou uma oportunidades e eu fiz uma "troca".. o carro fica MUITO mais "encorpado", principalmente com os espaçadores.. e referente aos espaçadores instala os AVM que não tem rolo.. tem um topico que abri sobre pintura de rodas, la tem umas fotos dele.. senão mais a noite posto aqui..
Qualquer coisa, vamos falando.
Abraço!
Baron
Martin427
24/09/2014, 13:01
Eu medi o meu com 33 + suspensão original e deu pouco mais de 2 metros no snorkel. Vou dar uma checada no fim de semana pra confirmar.
Eu não entro em lugar nenhum onde a altura seja menor que 2,10.
O meu esta com Mud km2 33 e alargadores. Altura medida 2,02 ate a ponta do snorkel. Isso sem bagageiro. Apenas as barras laterais originais. T4 3.2 2014
478482
O meu saiu da ccs desse jeito
William Bescro
24/09/2014, 16:51
Caro Martin,
Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
Grato.
William
foto com os pneus 35 antes de levantar a suspencao
Fabio_Roberto
24/09/2014, 17:09
Caro Martin,
Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
Grato.
William
Olha aqui o meu com 33"x12,5 BF espaçador 38 mm e calço de mola 30 mm..
https://www.youtube.com/watch?v=AAffsIPKX5U
Aqui no X não raspa em nada...
478487
Martin427
24/09/2014, 17:55
Caro Martin,
Também estou desejando realizar um upgrade no Laranjão (T4-2013), seus argumentos foram bem esclarecedores, contudo, gostaria de perguntar se eventualmente, na medida 33", os pneus não pegam na virada externa dos para-lamas quando a suspensão esta sendo mais exigida numa trilha?
Grato.
William
William,
Sempre um prazer ajudar.
Respondendo: com alargadores 30mm e rodas originais, não pega. Com rodas tala 8 com offset -25 (que é o que uso), não também. Mas nesse setup, precisa limitar um pouquinho mais o esterço; em compensação, com tala 8, o pneu assenta muito melhor e melhora sensivelmente a diribilidade no asfalto.
33 e rodas originais sem alargadores pega em tudo e mais um pouco na trilha, e tem que limitar o esterço a ponto de você ficar preso em vagas apertadas.
A referência que tenho são de 33' BF AT. Existem alguns 33 no mercado que são um pouco maiores quando novos, então se você pretende usar outro 33, seria legal achar um colega forista que confirme como é.
T4 3.2
BF 33 MUD x 12,5" + alargadores AVM (altura original da suspensão)
William Bescro
24/09/2014, 22:10
Muito Show...
Obrigado pela atenção!!!
Abç!
William Bescro
24/09/2014, 22:20
Valeu Martin,
Ajudou pra caramba...
Alias, quando queremos melhorar a performance e consequentemente a aparência, arriscando garantias.... os receios de fazer besteira, e piorar a dirigibilidade, nos deixa muito na dúvida... Afinal, ninguém quer gastar uma bela grana e com isso passar a ter dificuldades de condução.... como por exemplo as viaturas normais rebaixadas com arão e pneuzão mas que não permitem andar mais de 20 km/h em asfaltos remendados....
Grande Abç!
eduardodesaa
24/09/2014, 22:32
Fala Eduardo, ultima vez que medi não deu 2m não.. ficou perto.. pouco mais de 1,95m (como o Pirillo comentou)...
OBS: Altura da suspensão original, sem calços..
Abraço!
Baron, fecho então, isso que vou fazer... colocar os 33" sem medo...
Mas queria msm era colocar calços... 2"ou 3"passam de 2,05 metros será?
Abraço.
eduardodesaa
24/09/2014, 22:36
T4 3.2
BF 33 MUD x 12,5" + alargadores AVM (altura original da suspensão)
Ta show de bola heim Baron, vou deixar o meu assim tbem... de início e pneu, depois uma offshox pra patroa não reclamar...
Abraço.
Baron, fecho então, isso que vou fazer... colocar os 33" sem medo...
Mas queria msm era colocar calços... 2"ou 3"passam de 2,05 metros será?
Abraço.
Fala Eduardo, com calços, ai voce soma a altura atual com os 33"..
Original com os pneu 33" -> 1,95 m
Calço de 2" + pneu 33" --> 1,95 + 0,05 = 2,0 m
Calço de 3" + pneu 33" --> 1,95 + 0,076 = 2,02 m
OBS: cuidado que se sua porta tem exatos 2,05... com 2,02 a chance de não passar é gigante!! hehe.. pega um pouco de imperfeição / inclinação do solo, tanque vazio, pneu muito cheio.. simplesmente não passa hehe..
De qualquer forma voce vai precisar dos espaçadores para rodar com as rodas originais, senao vai raspar nas bandejas dos amortecedores e quando esterçar.. portanto minha sugestão é colocar os pneus MUD 33" e espaçadores e rodar.. ja fiz de tudo com o carro e nunca pegou em canto nenhum nessa configuração.. todos componentes mecanicos aguentam bem o tranco e nao requer nenhuma maior modificação.. erguer seria mais por estética nesse caso.. (minha opinião).
OBS: até mesmo na hora de vender, pneu 33" tem muito mais saida.. até nisso vale mais a pena.. novamente.. essa é a minha sugestão veja o que melhor te atende.
Qualquer dúvida vamos falando.
Abraço!!
Baron
Galera, cuidado com os cálculos na hora de trocar o pneu. Teoricamente, os pneus 33" deveriam acrescentar no máximo uns 3 cm na altura, mas não é bem assim:
478654 478655 478656 478657
Dependendo da marca que você escolher, eles podem ser significativamente maiores ou menores.
E trocando as rodas por offset -25 ou -44 15x8 ou 15x10 não pega em nada!
Dá pra por até pneu 35" e não precisa nem fazer lift pra caber. Mas, na trilha esbarraria os 35". Pra trilha com 35", acho que com BL de 1", já não esbarraria e não precisa mudar nada pra BL de 1" - Isso considerando a suspensão em estado original e com manutenção em dia - as molas originais em perfeito estado (altura) e sem calços, com batentes originais inteiros. Se não me engano a mola original possui uns 28 cm de prato a prato. Se estiver um pouco cansada, com 27, 26 ou 25 ou menos cm obviamente já deve esbarrar.
Pneu 35" sem lift - Só inverteu o suporte do farol de milha e só esbarra no peito de aço (uma esmerilhada e não encostaria).
478658
Esses troller são o modelo anterior ao 2009 (2006-2008), mas nos 2009-2013 não acho que seja diferente. A dica que dou é trocar as rodas, pois as originais não possuem a tala recomendada pra usar os 33x12,5 ou 35x12,5. As originais podem acomodar os 33x10,5 ou então forçar a barra nas originais e usar alargadores, o que eu não faria.
eduardodesaa
26/09/2014, 18:49
Fala Eduardo, com calços, ai voce soma a altura atual com os 33"..
Original com os pneu 33" -> 1,95 m
Calço de 2" + pneu 33" --> 1,95 + 0,05 = 2,0 m
Calço de 3" + pneu 33" --> 1,95 + 0,076 = 2,02 m
OBS: cuidado que se sua porta tem exatos 2,05... com 2,02 a chance de não passar é gigante!! hehe.. pega um pouco de imperfeição / inclinação do solo, tanque vazio, pneu muito cheio.. simplesmente não passa hehe..
De qualquer forma voce vai precisar dos espaçadores para rodar com as rodas originais, senao vai raspar nas bandejas dos amortecedores e quando esterçar.. portanto minha sugestão é colocar os pneus MUD 33" e espaçadores e rodar.. ja fiz de tudo com o carro e nunca pegou em canto nenhum nessa configuração.. todos componentes mecanicos aguentam bem o tranco e nao requer nenhuma maior modificação.. erguer seria mais por estética nesse caso.. (minha opinião).
OBS: até mesmo na hora de vender, pneu 33" tem muito mais saida.. até nisso vale mais a pena.. novamente.. essa é a minha sugestão veja o que melhor te atende.
Qualquer dúvida vamos falando.
Abraço!!
Baron
Baron, perfeito sua explicação, tem até as metragens hehe...
Vou deixar anotado aqui pra fazer essa configuração... E pintar os aros tbem de grafite, pra ficar mais caveirão hehe
Fazer o lift é pra estica sim, dai faço mais tarde...
Abraço.
eduardodesaa
26/09/2014, 18:55
Galera, cuidado com os cálculos na hora de trocar o pneu. Teoricamente, os pneus 33" deveriam acrescentar no máximo uns 3 cm na altura, mas não é bem assim:
478654 478655 478656 478657
Dependendo da marca que você escolher, eles podem ser significativamente maiores ou menores.
E trocando as rodas por offset -25 ou -44 15x8 ou 15x10 não pega em nada!
Dá pra por até pneu 35" e não precisa nem fazer lift pra caber. Mas, na trilha esbarraria os 35". Pra trilha com 35", acho que com BL de 1", já não esbarraria e não precisa mudar nada pra BL de 1" - Isso considerando a suspensão em estado original e com manutenção em dia - as molas originais em perfeito estado (altura) e sem calços, com batentes originais inteiros. Se não me engano a mola original possui uns 28 cm de prato a prato. Se estiver um pouco cansada, com 27, 26 ou 25 ou menos cm obviamente já deve esbarrar.
Pneu 35" sem lift - Só inverteu o suporte do farol de milha e só esbarra no peito de aço (uma esmerilhada e não encostaria).
478658
Esses troller são o modelo anterior ao 2009 (2006-2008), mas nos 2009-2013 não acho que seja diferente. A dica que dou é trocar as rodas, pois as originais não possuem a tala recomendada pra usar os 33x12,5 ou 35x12,5. As originais podem acomodar os 33x10,5 ou então forçar a barra nas originais e usar alargadores, o que eu não faria.
Jorgão, dica boa essa das talas... Queria colocar um AllTerrain e pelo o que eu vi era tala 12,5... Dai nos aros originais vai ficar ruim né?? Não queria comprar as mangels ou outra, pq vai sobrar as originais.
Tem ideia da tala do aro original?
Abraço.
Jorgão, dica boa essa das talas... Queria colocar um AllTerrain e pelo o que eu vi era tala 12,5... Dai nos aros originais vai ficar ruim né?? Não queria comprar as mangels ou outra, pq vai sobrar as originais.
Tem ideia da tala do aro original?
Abraço.
Salvo engano, as rodas originais são 15x7,5
Ruim, ruim não deve ficar, pois tem um monte de gente usando assim, mas prefiro seguir a recomendação da BF e usar a tala mínima exigida, pois além do mais, isso evita o uso de espaçadores e permite fazer 2 jogos de pneus.
eduardodesaa
02/10/2014, 20:17
foto com os pneus 35 antes de levantar a suspencao
Pirillo, como vc usa 35", gostaria de fazer uma pergunta:
To querendo trocar os pneus pra 33" ou 35", fiquei feliz e mais empolgado ao ver o preço do 35" ser mais barato que os 33" hehe
Minha dúvida é, meu troller é original, caso eu coloque os 35" precisa trocar suspensão, ou colocando apenas um alargador já resolve? pelo o que eu vi aqui no fórum o pneu arrasta na suspensão...
Abraço
eduardodesaa
02/10/2014, 20:20
Fala Eduardo, com calços, ai voce soma a altura atual com os 33"..
Original com os pneu 33" -> 1,95 m
Calço de 2" + pneu 33" --> 1,95 + 0,05 = 2,0 m
Calço de 3" + pneu 33" --> 1,95 + 0,076 = 2,02 m
OBS: cuidado que se sua porta tem exatos 2,05... com 2,02 a chance de não passar é gigante!! hehe.. pega um pouco de imperfeição / inclinação do solo, tanque vazio, pneu muito cheio.. simplesmente não passa hehe..
De qualquer forma voce vai precisar dos espaçadores para rodar com as rodas originais, senao vai raspar nas bandejas dos amortecedores e quando esterçar.. portanto minha sugestão é colocar os pneus MUD 33" e espaçadores e rodar.. ja fiz de tudo com o carro e nunca pegou em canto nenhum nessa configuração.. todos componentes mecanicos aguentam bem o tranco e nao requer nenhuma maior modificação.. erguer seria mais por estética nesse caso.. (minha opinião).
OBS: até mesmo na hora de vender, pneu 33" tem muito mais saida.. até nisso vale mais a pena.. novamente.. essa é a minha sugestão veja o que melhor te atende.
Qualquer dúvida vamos falando.
Abraço!!
Baron
Dae Baron,
Tava pesquisando os pneus 33" ou 35" e vi que o preço do 35" é mais barato, fiquei mt empolgado hehe
Porém fico com 2 dúvidas...
1- a altura da viatura vai ficar em torno dos 2,0 m (pneu 35" sem calço)
2- é possível colocar 35" sem calço? (não vai pegar em nada será)
Abraço
Vinicius.goncalvesmoreira
03/10/2014, 08:53
Dae Baron,
Tava pesquisando os pneus 33" ou 35" e vi que o preço do 35" é mais barato, fiquei mt empolgado hehe
Porém fico com 2 dúvidas...
1- a altura da viatura vai ficar em torno dos 2,0 m (pneu 35" sem calço)
2- é possível colocar 35" sem calço? (não vai pegar em nada será)
Abraço
O Abreu em um outro tópico colocou os 35" no 2013 dele com rodas offset -25 e disse que não pega em nada. Não levantou a viatura também. Mas acredito que se encher o carro (combustível + bagagem e passageiros) deva raspar na parte superior da fibra das caixas de rodas traseiras. Acho que o ideal para os 35" seja um lift de pelo menos 30mm.
Abraço
jipeiroMT
03/10/2014, 16:53
O Abreu em um outro tópico colocou os 35" no 2013 dele com rodas offset -25 e disse que não pega em nada. Não levantou a viatura também. Mas acredito que se encher o carro (combustível + bagagem e passageiros) deva raspar na parte superior da fibra das caixas de rodas traseiras. Acho que o ideal para os 35" seja um lift de pelo menos 30mm.
Abraço
x2
Rodei com 35" no meu 2007 sem lift e raspava um pouco em algumas situações. Depende muito do uso do sujeito. Com 1", estando a suspensão em dia, já não deve raspar. Como não tenho limite de altura, troquei as molas por uma de 2", e passa longe de raspar. As rodas devem ser obrigatoriamente trocadas por uma de offset negativo ou deve-se usar espaçadores.
eduardodesaa
03/10/2014, 19:27
O Abreu em um outro tópico colocou os 35" no 2013 dele com rodas offset -25 e disse que não pega em nada. Não levantou a viatura também. Mas acredito que se encher o carro (combustível + bagagem e passageiros) deva raspar na parte superior da fibra das caixas de rodas traseiras. Acho que o ideal para os 35" seja um lift de pelo menos 30mm.
Abraço
Vinicius, blz
Então cara, vi sim o tópico do Abreu, mas ta mt extenso hehe... daiii fiz a pergunta aquii
Minha intenção é colocar os 35 nos aros originais e com alargadores...
Mas então é aconselhavel um lift de pelomenos 30mm que seria 1 polegada né...
Abraço!!
eduardodesaa
03/10/2014, 19:30
x2
Rodei com 35" no meu 2007 sem lift e raspava um pouco em algumas situações. Depende muito do uso do sujeito. Com 1", estando a suspensão em dia, já não deve raspar. Como não tenho limite de altura, troquei as molas por uma de 2", e passa longe de raspar. As rodas devem ser obrigatoriamente trocadas por uma de offset negativo ou deve-se usar espaçadores.
JipeiroMT, blz...
Aconselhavel um lift de pelo menos 1 polegada... né
Mas da de pôr os 35 nos aros originais com alargadores de 38mm né... fica bom né...
Abraço!!
eduardo, boa noite
eu troquei as rodas , pus uma de ferro com offset negativo, acredito que com as originais vc tera que por alargadores.
usei alguns dias sem subir a suspensão , acho que se for pra trilha ela ira pegar, subi duas polegadas , 5 cm
,ficou muito bom vou tentar por fotos das duas configurações
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eduardo , pra trilha ele ficou muito bom.
fiz uma trilha com ele estes dias em 40 min , com os pneus 32 demorei 4 horas e usei o guincho pelo menos umas 3 vezes.
ele esta chipado, nao precisei mexer em relação , estou gostando muito
Tem um tópico bem completo..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/72519-receita-troller-com-35-a.html
Sinceramente recomendo você andar em um antes para "sentir".. muda muito perto do original (MUITO)
33" não tem errada.. é o mais simples (mesmo assim espaçadores no caso de rodas originais).. 35" eu só usaria com calços (não gosto de nada raspando.. tem que girar, torcer e fazer tudo sem pegar hehe).. 37".. a brincadeira muda mais ainda.. tem que repensar muita coisa.. até mesmo relação.. qualquer configuração destas o carro fica show.. mas se com 32" você estava receoso com a altura final da viatura.. ou você arrancou o portão de casa ou está pensando mais com a emoção que com a razão hehehe..
Cuidado que ele nao vai passar em casa hein hehe.. pra ter ideia, com os 33" na praia eu preciso pedir pra patroa descer e segurar o portão erguido, pois qualquer mínima inclinação o carro não passa.. fica a dica!
Boa escolha e posta fotos!
Valeu!!
eduardodesaa
04/10/2014, 12:20
eduardo , pra trilha ele ficou muito bom.
fiz uma trilha com ele estes dias em 40 min , com os pneus 32 demorei 4 horas e usei o guincho pelo menos umas 3 vezes.
ele esta chipado, nao precisei mexer em relação , estou gostando muito
Pirillo, tudo certo...
Eu realmente faço trilhas leves e ano mais em dunas e praias... dai acho que não tem mt torção, porém msm assim vou colocar um lift pra garantir né hehe
Como estou pensando em fazer:
- Pneu 33" + alargador + aros originais
- Pneu 35" + alargador + aros originais + lift de 2" (acho que fica bom né?)
Como li anteriormente, os 35" vão ficar maio "sambando", seria bom um aro com tala maior né...
Abraço
eduardodesaa
04/10/2014, 12:28
Tem um tópico bem completo..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/72519-receita-troller-com-35-a.html
Sinceramente recomendo você andar em um antes para "sentir".. muda muito perto do original (MUITO)
33" não tem errada.. é o mais simples (mesmo assim espaçadores no caso de rodas originais).. 35" eu só usaria com calços (não gosto de nada raspando.. tem que girar, torcer e fazer tudo sem pegar hehe).. 37".. a brincadeira muda mais ainda.. tem que repensar muita coisa.. até mesmo relação.. qualquer configuração destas o carro fica show.. mas se com 32" você estava receoso com a altura final da viatura.. ou você arrancou o portão de casa ou está pensando mais com a emoção que com a razão hehehe..
Cuidado que ele nao vai passar em casa hein hehe.. pra ter ideia, com os 33" na praia eu preciso pedir pra patroa descer e segurar o portão erguido, pois qualquer mínima inclinação o carro não passa.. fica a dica!
Boa escolha e posta fotos!
Valeu!!
Baron, blz ai ctg??
Verdade cara, quando vi o preço dos 33 e dos 35, me deu um brilho nos olhos, colocar os 35 pq a diferença de preço é pouca...
Daiiii peguei sua planilha anterior ali e fiz um calculo simples:
Como tava nos post's anteriores: Calço de 2" + pneu 33" --> 1,95 + 0,05 = 2,0 m
Então, se colocar 35" sem o calço, vai ficar 2,0 m tbem hehe
Mas bem como vc falou, tbem não gosto de nada pegando em nada ou arranhando... se eu colocar o calço de 2" com pneu 35", teoricamente vai ficar com uns 2,05 m
Mas 2,05 m acho que não vai rolar hehe
Aqui em casa tbem, se bater vento o portão desce um pouco e com certeza fica uns 2,0 m
No YouTube eu assisti um videos do "tavares", acho que ele acessa o forum tbem, e ele usa uma antena no parachoque dianteiro, não sei pra que que é, já comentei no vídeo e ele não respondeu ainda, mas tive uma ideia de colocar tbem uma antena dessas da altura da viatura, quando entrar em algum lugar, se a antena pegar a viatura tbem vai pegar, e da de ver se pega pq ela vai estar no parachoque dianteiro hehe
Abraço!!
A tala da minha roda e 8 e ficou tranquilo
Paulo Fogaça
05/10/2014, 11:48
Pessoal, bom dia
Eu tive um 3.2 2012/2013 e coloquei pneus 37". Para isto precisei trocar as molas originais para molas com + 3" (coloquei da Rota 4x4). Inicialmente ficou bom, mas em trilhas pegava demais nos paralamas traseiros. Então fiz um BL de 3"também. Aí sim ficou bom. Porém este BL dá um pouco de dor de cabeça, pois tem que trocar uma peça original que é ligada na turbina e tem sensores por uma outra peça fabricada para poder compensar o aumento da distância entre a turbina e o filtro de ar. Só que no meu caso o meu 3.2 era extremamente problemático e vivia mais na concessionária do que comigo e o problema de luz da injeção acendendo e perda de potência continuou e a concessionária passou a alegar que o problema era pelo BL. Assim eu voltei tudo ao original, o problema persistiu e eu optei em vender o carro e voltar para o 3.0.
Mas a receita ideal é: molas 3" e BL de 3", o bugão fica na mão e não raspa em nada.
Sds,
RANGER FEDERAL
05/10/2014, 18:26
Pessoal, bom dia
Eu tive um 3.2 2012/2013 e coloquei pneus 37". Para isto precisei trocar as molas originais para molas com + 3" (coloquei da Rota 4x4). Inicialmente ficou bom, mas em trilhas pegava demais nos paralamas traseiros. Então fiz um BL de 3"também. Aí sim ficou bom. Porém este BL dá um pouco de dor de cabeça, pois tem que trocar uma peça original que é ligada na turbina e tem sensores por uma outra peça fabricada para poder compensar o aumento da distância entre a turbina e o filtro de ar. Só que no meu caso o meu 3.2 era extremamente problemático e vivia mais na concessionária do que comigo e o problema de luz da injeção acendendo e perda de potência continuou e a concessionária passou a alegar que o problema era pelo BL. Assim eu voltei tudo ao original, o problema persistiu e eu optei em vender o carro e voltar para o 3.0.
Mas a receita ideal é: molas 3" e BL de 3", o bugão fica na mão e não raspa em nada.
Sds,
Paulo,
37 fica monstro. Tem fotos dele assim?
Precisou de algum reforço? Semi eixo, suspensão dianteira, algo na direção...
Valeu
eduardodesaa
05/10/2014, 20:24
A tala da minha roda e 8 e ficou tranquilo
Pirillo,
Se ficou tranquilo, com as originais devem ficar parecido...
Vou colocar nas originais msm... Só vou pintar de grafite pra ficar meio caveirão hehe
Abraço
Paulo Fogaça
06/10/2014, 22:51
Ranger, boa noite
Fica realmente monstrão!! kkk!!!
Eu não reforcei nada, mas conforme for quebrando vou reforçando... semi eixo, homocinética e assim vai. Mas até agora não quebrou nada.
Segue fotos:
479709479711479713479710
Paulo,
37 fica monstro. Tem fotos dele assim?
Precisou de algum reforço? Semi eixo, suspensão dianteira, algo na direção...
Valeu
RANGER FEDERAL
08/10/2014, 01:29
Ranger, boa noite
Fica realmente monstrão!! kkk!!!
Eu não reforcei nada, mas conforme for quebrando vou reforçando... semi eixo, homocinética e assim vai. Mas até agora não quebrou nada.
Segue fotos:
479709479711479713479710
Paulo,
Está de parabéns pela viatura! Muito bom gosto. Realmente ficou monstruosa.
Obrigado pelas fotos.
Abraço
RONIE_VALIM
21/10/2014, 18:24
Boa tarde Paulo!
O que foi preciso fazer para usar o BL de 3"? Estou querendo fazer BL de 2" pois meu carro já tem lift de 4" e acho que só 2" de BL já resolve o meu problema, o que acha que terei que modificar?
Paulo Fogaça
21/10/2014, 21:37
Ronie, boa noite
No caso do 3.2 foi preciso trocar uma peça que liga a turbina ao filtro, porém no meu caso a concessionária passou a alegar que os problemas eram por causa disto. Tem também um ajuste na alavanca do cambio, flexíveis de freio e se não me engano também na coluna de direção. Fiz o meu BL na Rota 4x4 e se quiser posso pedir para detalhar e te passo mais detalhes. Troquei também as molas e não coloquei calço nelas.
:curtir:
Boa tarde Paulo!
O que foi preciso fazer para usar o BL de 3"? Estou querendo fazer BL de 2" pois meu carro já tem lift de 4" e acho que só 2" de BL já resolve o meu problema, o que acha que terei que modificar?
RONIE_VALIM
22/10/2014, 00:42
Ronie, boa noite
No caso do 3.2 foi preciso trocar uma peça que liga a turbina ao filtro, porém no meu caso a concessionária passou a alegar que os problemas eram por causa disto. Tem também um ajuste na alavanca do cambio, flexíveis de freio e se não me engano também na coluna de direção. Fiz o meu BL na Rota 4x4 e se quiser posso pedir para detalhar e te passo mais detalhes. Troquei também as molas e não coloquei calço nelas.
:curtir:
Obrigado pelas informações Paulo!
Eu já fiz um BL de 3" em um camionete que tive e tenho uma boa noção do que precisa de cuidados, mas antes de fucar no jipe queria ter certeza e também queria ter a solução!
Seria pedir demais verificar a alavanca do câmbio e a coluna de direção, dependendo de como for, radiador, mangueiras e etc...? Talvez umas fotos?! 👍👍👍
Eu vou fazer a suspensão abrir mais mexendo nas bieletas ou talvez até tirando as barras estabilizadoras, e com isso os pneus estão raspando. Por isso minha necessidade de fazer o BL entendeu?!
Um abraço!!!
Paulo Fogaça
24/10/2014, 20:50
Ronie, boa noite
Esta semana ele esta na oficina trocando o guincho e fazendo uns ajustes para uma trilha pesas que vou fazer em 01 e 02/11. Quando pegar ele tiro uma fotos e coloco aqui, ok? Abraço!
Obrigado pelas informações Paulo!
Eu já fiz um BL de 3" em um camionete que tive e tenho uma boa noção do que precisa de cuidados, mas antes de fucar no jipe queria ter certeza e também queria ter a solução!
Seria pedir demais verificar a alavanca do câmbio e a coluna de direção, dependendo de como for, radiador, mangueiras e etc...? Talvez umas fotos?!
Eu vou fazer a suspensão abrir mais mexendo nas bieletas ou talvez até tirando as barras estabilizadoras, e com isso os pneus estão raspando. Por isso minha necessidade de fazer o BL entendeu?!
Um abraço!!!
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