PDA

Ver Versão Completa : COMPUTADOR DE BORDO RANGER 3.0 DIESEL XLT - 2008 zerando

rodrigomata
23/09/2014, 09:27
Bom dia pessoal;

A poucos meses adquiri uma RANGER XLT 3.0 DIESEL 2008, com 142 mil KM, fiz todas as revisões, trocas de óleo, filtros e tudo que se deve fazer ao comprar um carro usado.

É minha primeira 4x4 diesel e sou totalmente novato, já tive o mesmo carro a gasolina e gostei demais, por isso resolvi comprar a diesel pela autonomia e pelo motor poderoso. Mais como nada e 100% a gigante começou a dar uns probleminhas, segue:

1 - Já aconteceu umas 4 vezes, na partida de manha a mesma zera todo o computador de bordo (TRIP, KM/L e etc)
2 - o ford my connection desliga e liga sozinho direto, as vezes ficas dias sem acontecer, mais sempre quando da problema no compuadotr de bordo, da problema com o som.
3 - o marcador de KM/L as vezes fica estavel, me dando a media de tempos em tempos, e quando acontece de zerar ele faz a media a cada acelerada. qual o correto?

Desde já venho agradecer ao forum que na minha opnião e o melhor do brasil em 4x4 e estarei sempre a disposição.

Abraço ...

Imperador!
23/09/2014, 09:53
Aí é simples amigo, é sua bateria que está indo pro saco. Troque a bateria que elimina o problema.

rodrigomata
23/09/2014, 10:19
Esse forum e f...., :curtir:valeu pela dica super rápida, tentarei trocar hoje na hora do almoço, e posto os resultados futuros.

Alguma sugestão de bateria, ou a MOURA 70 e a melhor opção mesmo???

Abraço...

Daniel.Shimomoto
23/09/2014, 10:31
Bateria para a Ranger tem que ter 75A para cima. Se ainda assim continuar zerando, mande refazer o motor de partida. É ele que pode estar demandando corrente demais e zerando o Computador de Bordo.

Com relação ao consumo, quando se zera o inidcador de consumo ele começa a fazer a média novamente. E naturalmente começa do zero e vai fazendo a média de km. Se você andar 1 km, ele vai fazer a média de 1km, conforme vai andando, o numero de dados vai aumentando. Por isso que no inicio, a cada acelerada, o consumo dispara.

Abraços

Imperador!
23/09/2014, 13:18
Bateria para a Ranger tem que ter 75A para cima. Se ainda assim continuar zerando, mande refazer o motor de partida. É ele que pode estar demandando corrente demais e zerando o Computador de Bordo.

Com relação ao consumo, quando se zera o inidcador de consumo ele começa a fazer a média novamente. E naturalmente começa do zero e vai fazendo a média de km. Se você andar 1 km, ele vai fazer a média de 1km, conforme vai andando, o numero de dados vai aumentando. Por isso que no inicio, a cada acelerada, o consumo dispara.

Abraços

X2!
Na minha usava Bosch S5 75A, mas já vi gente adaptando 90A na Ranger. Mas preferi não modificar as bases da bateria, afinal a de 75A (se não usar som pesado) atende perfeitamente.

rodrigomata
23/09/2014, 16:59
Pessoal, levei a viatura no eletricista para a troca da bateria, para minha surpresa a mesma estava OK após teste do eletricista, e o mesmo me mostrou ate um lacre de troca com data de 14/04/2014. Disse ao mesmo o que estava ocorrendo e ele me pediu para fazer alguns testes, mais como estava em horário de almoço não pude esperar.

Marquei no sábado para verificação, irei solicitar tbem verificação da tensão do motor de arranque como disse nosso amigo Daniel, volto para postar o resultado...

Ps: A viatura ta 100%, mais o FORD MY CONNECTION continua desligando e ligando sozinho, kkkk...

Abraços...

RalisonMichiles
23/09/2014, 18:51
A minha XLT 2008 estava assim também. A bateria era nova, Moura 75A e zerava na partida.

Desliguei o receptor que havia instalado nela e parou o problema.

Imagino que alguma coisa esteja "roubando" carga na partida.

Sorte ai!!!!!

Daniel.Shimomoto
23/09/2014, 19:06
X2!
Na minha usava Bosch S5 75A, mas já vi gente adaptando 90A na Ranger. Mas preferi não modificar as bases da bateria, afinal a de 75A (se não usar som pesado) atende perfeitamente.

Imperador!

Cara, é que você está em Fortaleza mas aqui no estado de São Paulo, no inverno, mesmo uma bateria nova e de boa procedencia de 75A, num dia frio, ela 'zera' o Computador de Bordo.

Só não zerava quando a Ranger era nova. Depois de mais velha, ela zerava com uma certa frequencia no inverno. E mesmo depois de ter mandado revisar o motor de partida.

Abraços

Imperador!
24/09/2014, 07:32
Imperador!

Cara, é que você está em Fortaleza mas aqui no estado de São Paulo, no inverno, mesmo uma bateria nova e de boa procedencia de 75A, num dia frio, ela 'zera' o Computador de Bordo.

Só não zerava quando a Ranger era nova. Depois de mais velha, ela zerava com uma certa frequencia no inverno. E mesmo depois de ter mandado revisar o motor de partida.

Abraços

Ah é, Daniel, tem o detalhe o "frio" escaldante de Fortaleza mesmo! Além do que o NGD não tem velas aquecedoras, correto?

Acho que deveria investigar melhor a bateria nosso amigo, porque não é só a amperagem da bateria que conta, mas tem que ver a tensão da partida também...

marcoswiedemann
24/09/2014, 21:11
Minha tambem apresentou esse problema de zera o painel, levei em um eletricista fez o teste da bateria e estava tudo bem.
Ate que um belo dia de manha ela não deu partida, simples a bateria arriou de vez.
Na primeira partida ela ta fraca zerando o painel, logo depois o alternador carrega a mesma e não apresenta defeito no teste.
Mas como ja foi comentado pode trocar a sua bateria, e verifica se os cabos estão bem fixos.

Daniel.Shimomoto
24/09/2014, 21:59
Ah é, Daniel, tem o detalhe o "frio" escaldante de Fortaleza mesmo! Além do que o NGD não tem velas aquecedoras, correto?

Acho que deveria investigar melhor a bateria nosso amigo, porque não é só a amperagem da bateria que conta, mas tem que ver a tensão da partida também...

Está ai uma boa pergunta: Não sei!

Vez ou outra aparecia o simbolo da vela aquecedora na primeira partida, luz essa que fica dentro do quadrante do velocimetro, mas essa lampada não aparece no Bulb test que pode ser feito apertando o botão do hodometro e segurando enquanto se dá a partida.

Vou pesquisar mais!

Grande Abraço