Conectar

Ver Versão Completa : calafetar parabrisa, alguém sabe como fazer?

dea_arendt
22/09/2014, 14:37
boa tarde pessoal!

eu troquei as borrachas dos vidros da minha toy...mas me avisaram q eu teria q calafetar o parabrisa...

e bem, peguei uma chuva e toooooda agua entrou dentro dela

realmente virou uma cachoeira!

eu estou procurando lugares em Curitiba e ninguém sabe como fazer isso com a Toyota bandeirante (INACREDITÁVEL!)

Já q não posso terceirizar, vou fazer eu mesmo, e tenho certeza que irá ficar muito melhor!

Mas antes de mais nada, gostaria de saber dos grandes mestres toyoteiros oq vcs já tiveram de experiências sobre o assunto! Qual marca comprar? Qual melhor maneira de fazer?

obs: procurei um tópico sobre mas não encontrei nada sobre o assunto...

desde já, muito obrigado!

abraço! dennys

Vacaria
22/09/2014, 14:48
Fala, Xará!
Estou por Curitiba e também estou tendo problemas de entrada de água na Band, principalmente com a chuvinha que tivemos no sábado... Onde tu compraste as borrachas para os vidros? Estou precisando, especificamente, para os vidros traseiros, da janela corrediça (Band curta, 2001).
Quanto à calafetar o pára-brisa, confesso que nunca ouvi falar disso. E olha que recentemente fui brindado com uma pedra no meu e tive de trocar o vidro, mas não precisei fazer calafetagem alguma... Tudo bem que aproveitei a mesma borracha que tinha anteriormente, mas pelo que acompanhei da instalação não houve necessidade de passar produto algum na borracha.
Abraços.
Denis.

dea_arendt
22/09/2014, 15:10
dae xará!

e pior que realmente somos! hahahah dois denis!

então, eu compro sempre as minhas peças com o seu Airton! Da 4x4 peças...o senhor la é sensacional! Parceiro mesmo...preço na faixa! O tel dele: 9503-7487...ou 3018 4490 (só falar q é amigo do dennys, da Toyota branca), é do lado do shopping cidade
ou veja no toyoteiros (o numero eu já não sei...mas no facebook tem uma comunidade deles lá!)

E ele tem umas borrachas bem parrudas, largas mesmo!
Diz que calafetar é realmente selar com um produto...vou ver oq q eu faço aqui. Vou esperar as respostas da galera!

Nem me fale dessa chuva, eu estava dando uma volta no caminho do vinho no sábado e tive que desistir, de tanta agua que entrou! Fui pra casa e voltei pra lá só no domingo...

fabiano r
22/09/2014, 15:18
dae xará!

e pior que realmente somos! hahahah dois denis!

então, eu compro sempre as minhas peças com o seu Airton! Da 4x4 peças...o senhor la é sensacional! Parceiro mesmo...preço na faixa! O tel dele: 9503-7487...ou 3018 4490 (só falar q é amigo do dennys, da Toyota branca), é do lado do shopping cidade
ou veja no toyoteiros (o numero eu já não sei...mas no facebook tem uma comunidade deles lá!)

E ele tem umas borrachas bem parrudas, largas mesmo!
Diz que calafetar é realmente selar com um produto...vou ver oq q eu faço aqui. Vou esperar as respostas da galera!

Nem me fale dessa chuva, eu estava dando uma volta no caminho do vinho no sábado e tive que desistir, de tanta agua que entrou! Fui pra casa e voltei pra lá só no domingo...

Solução paleativa com uma certa durabilidade!

Cola de para brisa. É a base de puliuretano então é bom usar luvas pois se sujar as mãos e se tentar limpar com solvente vai ficar com a mão suja por uns dias...

Compra a cola de para brisa (ela é preta) compra um rolo de fita crepe essas que o chapeador usa vc vai encontrar no mesmo lugar q comprar a cola dai vem o trabalho chato vc tem q colocar duas fitas uma na lata deixando um pequeno espaço entre a lata e a borracha do para brisa e outra fica sobre a borracha, a intenção e colocar uma pequena camada da cola sobre a borracha e sobre a lata fazendo um filete e logo em seguira passar algo em cima para alisar (eu usei o dedo mesmo) sem esperar secar muito vai retirando a fita com calma para não arrancar a cola e para não encostar a cola na lata se encostar tira na hora com um pano.

O trabalho é chato mas fica um tempão sem entrar água pelo para brisa (no meu caso a água entrava entre a borracha e a lata) amanhã tiro uma foto de perto p vcs verem como fica.

guilhermeabreu
22/09/2014, 21:45
AMIGOS

A maneira mais fácil de calafetar o parabrisa é com SILICONE daquelas de tubo , vc compra um aplicador deve custar uns R$20,00 e 2 a 3 tubos de silicone , vc deve comprar da marca LOCTITE pois este silicone não reage/agride o aço .

Vc faz em casa com a maior facilidade da seguinte maneira :

Coloque o tubo de silocone no aplicador , coloque o bico e corte a ponta do bico enviesado deixando um buraco de uns 3 a 4 mm de diâmetro , vc enfia o bico entre o parabrisa e a borracha e vai apertando o gatilho do aplicador para ir saindo o silicone e andando com o aplicador para vc preencher o espaço entre o vidro e a borracha , vai andando com o aplicador até dar a volta completa no para brisa .

Depois de fazer entre a borracha e o vidro , vc vai fazer a mesma coisa entre a borracha e a lata , desta forma vc vai impedir que a água entre entre o vidro e a borracha e entre a borracha e a carroceria , e seu para brisa ficará totalmente impermeável a água .

Pode fazer com silicone preto , da melhor acabamento . Fiz isto qdo tive uma BAND a muitos anos atras . Demora no máximo uns 30 minutos esta aplicação e sem ajudante .

Abraço

dea_arendt
23/09/2014, 09:02
AMIGOS

A maneira mais fácil de calafetar o parabrisa é com SILICONE daquelas de tubo , vc compra um aplicador deve custar uns R$20,00 e 2 a 3 tubos de silicone , vc deve comprar da marca LOCTITE pois este silicone não reage/agride o aço .

Coloque o tubo de silocone no aplicador , coloque o bico e corte a ponta do bico enviesado deixando um buraco de uns 3 a 4 mm de diâmetro , vc enfia o bico entre o parabrisa e a borracha e vai apertando o gatilho do aplicador para ir saindo o silicone e andando com o aplicador para vc preencher o espaço entre o vidro e a borracha , vai andando com o aplicador até dar a volta completa no para brisa .

Depois de fazer entre a borracha e o vidro , vc vai fazer a mesma coisa entre a borracha e a lata , desta forma vc vai impedir que a água entre entre o vidro e a borracha e entre a borracha e a carroceria , e seu para brisa ficará totalmente impermeável a água .

Pode fazer com silicone preto , da melhor acabamento . Fiz isto qdo tive uma BAND a muitos anos atras . Demora no máximo uns 30 minutos esta aplicação e sem ajudante .

Abraço

valeu pessoal!

já já mando fotos pros senhores atestarem! sabadão de manha vou dar um check up geral nos vidros!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png

Sérgio Bambirra
23/09/2014, 09:47
Na minha tb entrava MUITA água pelo parabrisa. Calafetei com massa de calafetar mesmo e resolveu por um bom tempo, uns 2 anos mais ou menos. Na última viagem em que peguei chuva voltou a entrar um pouco, mas vou tentar dar uma repassada no serviço tirando as aletas de fixação do parabrisa, coisa que não fiz anteriormente e suspeito que possa ser o local de infiltração.

Sds.

Troller-a-vista
23/09/2014, 10:52
pelo que entendi, o parabrisa da toy é afixado com uma borracha, igual os demais vidros é isso?

se for, o ideal é comprar uma borracha nova, nao vai estancar com 100% de perfeicao todas as vezes, mas certamente vai deixar tudo MAIS SEGURO e melhor.

vc pode utilizar a cola de parabrisa como indicado, basta fazer um corte de aproximadamente 1 a 1.5 cm nesse formato no bico /\ , essa seria a solução definitiva, essa cola é a melhor opcao, pois ela endurece mas ainda se mantem com uma pequena e improtante flexibilidade para nao deixar o vidro quebrar ou partir e vai durar a vida inteira sem problemas de vazamentos e ressecamentos.

o ruim dela é que se errar, já era, convem voce pedir para um profissional fazer isso, muita cola lambreca e já era, pouca cola não vai colar direito, tem que ser correto e preciso, serviço limpo e rápido, se o vidro entrar torto as chances de arrumar sao pequenas sem deixar uma marca gigantesca de cola preta em tudo que é lugar.

mas a cola de parabrisa é para ser usada diretamente na lata e no vidro, ate onde eu sei, nao se usa ela na borracha, ao menos eu nao vi ate hoje.

eu faria com silicone mesmo, há diversos silicones hoje, uns modernos e muito bons! já vem na bisnaguinha, proprio pra colar vidros, porcelanas etc, anti-mofo (importante isso!).

Silicone é prático, mesmo fazendo lambança é fácil limpar e corrigir, alem de barato, entao se errar ou faltar, da pra ir na loja comprar mais sem problemas.

Silicone nao é perfeito, se não aplicar direito ou não esperar a cura ou tiver sujeira, ele nao pega direito, portanto, limpe tudo muito bem, retire o parabrisa, lave bem com esponja e sabão, o mesmo com a borracha, deixe secar, convem ate passar um pano com alcool pra tirar qqr sujeira e gordura que possa ter ficado. como tempo o silicone vai partindo, perdendo a forca, perde a cola, enfim... ele vai se desfazendo, entao tenha em mente que daki uns 2 anos ou mais vai precisar refazer. Mas tambem nao é nenhum fim do mundo, em 30 min como disseram estará pronto.

Denise Ávila
23/09/2014, 11:13
Oi Colegas!
Um lugar crítico também é pelos eixos dos limpadores. Outro que o lanterneiro da LOBA mostrou que vaza também e quase ninguém percebe é pelos parafusos da dobradiça do capô, aquela que fica bem em cima do porta luvas. Cai água dentro e escorre para o chão. Tem que botar os parafusos com silicone ou aquele trava roscas da Loctite, nº 242 de média penetração que dizem ser o bicho. Tá bem carinho ainda pois é lançamento. Todos os parafusos da Loba foram postos com silicone, mas assim que o preço dele baixar vou comprar para quando precisar refazer a calafetação.
Bjcão

DeMelo
23/09/2014, 12:05
AMIGOS

Abraço

Existe um silicone mais resistente, o preto que o Dr Guilherme citou acima. É melhor vc usar ele! Vá a uma casa especializada e pegue as referências antes de comprar. Quanto à calafetação na band, é feita como em qualquer outro carro, os caras que disseram que não sabiam, na verdade não queriam fazer, pois dá trabalho e pouco dinheiro.
abçs

estyvybeykr
23/09/2014, 16:33
Um produto que também é muito eficaz e usado pelos borracheiros é o sebo de carneiro,( normalmente utilizado para facilitar a montagem de pneus de caminhão e ônibus) quando refiz a Band troquei as borrachas de todos os vidros e na montagem foi usado este sebo.
Não tenho vazamentos pelos vidros fixos somente pelos quebra vento.

É claro que se a peça foi lanternada(feito serviço de funilaria) e se houve diferença no alinhamento, o ideal e realmente uma dessas opções que os amigos descreveram.

Forte abraço.

Estevão

guilhermeabreu
23/09/2014, 16:57
LEMBRO E INSISTO EM DIZER QUE :

O silicone é muito bom e muito fácil de aplicar , usei na minha BAND e nunca mais tive infiltração de água pelo para brisa e INSISTO EM DIZER QUE : O SILICONE SE NÃO FOR DA LOCTITE ELE REAGE COM O AÇO DE CORRÓI A CHAPA COM O DECORRER DO TEMPO .

Troller-a-vista
23/09/2014, 17:03
eu nao aplicaria o silicone preto, nao o conheco, pode ate ser melhor, mas a minha preocupacao eh que sendo bom ou ruim, uma hora vai ser preciso troca-lo, disso nao tem como fugir... e se errar, o silicone transparente/translucido é muito mais facil de corrigir, ter em mente que em quase 100% dos usos de silicone se faz lambrequeira, eu nao arriscaria muito.. e se precisar tirar no outro dia pra refazer? vai sentar e chorar?

guilhermeabreu
23/09/2014, 18:09
eu nao aplicaria o silicone preto, nao o conheco, pode ate ser melhor, mas a minha preocupacao eh que sendo bom ou ruim, uma hora vai ser preciso troca-lo, disso nao tem como fugir... e se errar, o silicone transparente/translucido é muito mais facil de corrigir, ter em mente que em quase 100% dos usos de silicone se faz lambrequeira, eu nao arriscaria muito.. e se precisar tirar no outro dia pra refazer? vai sentar e chorar?

TROLLER-A-VISTA

Vc não imagina como é fácil de aplicar , não borra nada a medida que vc vai apertando o gatilho da pistola o silicone vai saindo e a medida que vc vê ele querendo sair da borracha é só andar com a pistola pra frente e pronto , não borra nada e silicone se vc quiser tirar é só passar uma faca afiada ou estilete que vc corta e depois que retirar o vidro , é um abraço vai com o estilete e corta rodo ele que ficar na lata , eu fiz isto , por isto afirmo que é muito fácil de aplicar e o resultado é 100% garantido , Não estou falando para usar a BISNAGUINHA que aperta com a mão estou falando do tudo de silicone que é colocado numa pistola própria para aplicação que custa no máximo R$20,00 .

Parece até que esta aplicação é bicho de sete cabeças , uma criança de 12 anos consegue fazer com extrema tranquilidade . E se mesmo assim vc conseguir sujar fora do que é preciso , antes de endurecer que demos aí uns 10 minuto , é só vc passar um pano velho , estopa ou flanela que vc retira o excesso sem ficar um sinal de silicone que vazou mais do que devia , o SILICONE NÃO SECA INSTANTÂNEAMENTE e nem tem o poder de adesão TÃO INTENSO como cola de vidro . A cola de vidro é o saci pra sair depois de seca .

Abraço

Oliver
23/09/2014, 18:16
LEMBRO E INSISTO EM DIZER QUE :

O silicone é muito bom e muito fácil de aplicar , usei na minha BAND e nunca mais tive infiltração de água pelo para brisa e INSISTO EM DIZER QUE : O SILICONE SE NÃO FOR DA LOCTITE ELE REAGE COM O AÇO DE CORRÓI A CHAPA COM O DECORRER DO TEMPO .

Guilherme,

Não necessáriamente tem que ser o Loctite, apesar de ser o melhor.
Existem 2 tipos de silicone:
um com cura ácida, este é o que destroi a pintura
e outro neutro, este é o que devemos usar.

A 3M Loctite tem os dois tipos de cura, então tem que verificar npo rótulo qual se está usando.

Abraço

Troller-a-vista
23/09/2014, 20:21
guilhermeabreu: estou de acordo com vc, assino embaixo, nao mudo uma palavra... seja no silicone azul, verde, transparente, preto, amarelo ou cor de burro qdo foge.

entendi e sempre acreditei que seja isso mesmo, mas qdo eu digo sobre um erro ou algo assim, nao é na aplicacao do silicone e sim na aplicacao do vidro e da borracha, muitas vezes pode escapar, pode escorrer, pode numa pancada ou forcadinha espirrar o silicone q esta na borracha para outras partes do veiculos por exemplo no banco e vc só notar horas depois... ou entao pode estar faltando 5 mm e ter que retirar todo o parabrisa pra refazer ... e ai vai ter q limpar o parabrisa e a borracha, e isso seja qual silicone for, é um saco, principalmente onde estiver com ranhuras e sulcos na borracha, certamente vao mais de 10 minutos, ate mais de 30 pra limpar td, ai o silicone normal é mais facil pra retirar que um mais potente..

mas enfim, passar o silicone é moleza mesmo, seja qual for ele. alias eu faria o mesmo chanfro da cola de parabrisa no bico do silicone e faria com a mesma "tecnica" vai agilizar e muito o servico alem de deixar td mais uniforme e melhor.

estyvybeykr
23/09/2014, 20:54
guilhermeabreu: estou de acordo com vc, assino embaixo, nao mudo uma palavra... seja no silicone azul, verde, transparente, preto, amarelo ou cor de burro qdo foge.

entendi e sempre acreditei que seja isso mesmo, mas qdo eu digo sobre um erro ou algo assim, nao é na aplicacao do silicone e sim na aplicacao do vidro e da borracha, muitas vezes pode escapar, pode escorrer, pode numa pancada ou forcadinha espirrar o silicone q esta na borracha para outras partes do veiculos por exemplo no banco e vc só notar horas depois... ou entao pode estar faltando 5 mm e ter que retirar todo o parabrisa pra refazer ... e ai vai ter q limpar o parabrisa e a borracha, e isso seja qual silicone for, é um saco, principalmente onde estiver com ranhuras e sulcos na borracha, certamente vao mais de 10 minutos, ate mais de 30 pra limpar td, ai o silicone normal é mais facil pra retirar que um mais potente..

mas enfim, passar o silicone é moleza mesmo, seja qual for ele. alias eu faria o mesmo chanfro da cola de parabrisa no bico do silicone e faria com a mesma "tecnica" vai agilizar e muito o servico alem de deixar td mais uniforme e melhor.

Troler a vista , acredito que a aplicação da forma que o amigo Guilherme se refere seria com o vidro já instalado e não no ato da instalação do vidro a carroceria.

guilhermeabreu
23/09/2014, 23:43
Troler a vista , acredito que a aplicação da forma que o amigo Guilherme se refere seria com o vidro já instalado e não no ato da instalação do vidro a carroceria.

ESTEVÃO E TROLLER-A-VISTA

Muito bem lembrado , não percebi que o TROLLER estava falando como se o vidro estivesse fora do lugar e colocaria o silicone na hora de colocar o vidro , bem lembrado ESTEVÃO , o que falei é com relação ao parabrisa já estando no lugar . Se foi assim mesmo que o TROLLER entendeu .

Abraço

dea_arendt
24/09/2014, 11:45
animal pessoal!!!
foda que ta chovendo muito em Curitiba! hahahaha to ferrado! por enquanto vou andando com o carro vazando agua sem parar...vamos ver se fds eu consigo deixar ele na garagem seco pra efetuar a "siliconada"

então, sobre a massa de calafetar, eu fui em uma loja comprar e me disseram q não serve pra nada! q o máximo que acontece é ela abrir espaço na borracha e entrar agua de qualquer jeito...
to de saco cheio de todos lojistas terem alguma opinião contraria, parece que não querem vender as coisas pra mim! hahahah

esse silicone, eu compre especificamente em loja de artigos automotivos? ou posso comprar na leroy merlim?
eu tenho a pistola em casa pra usar esse tipo de silicone, mas nunca reparei no tipo!

abraço!

guilhermeabreu
24/09/2014, 12:38
animal pessoal!!!
foda que ta chovendo muito em Curitiba! hahahaha to ferrado! por enquanto vou andando com o carro vazando agua sem parar...vamos ver se fds eu consigo deixar ele na garagem seco pra efetuar a "siliconada"

então, sobre a massa de calafetar, eu fui em uma loja comprar e me disseram q não serve pra nada! q o máximo que acontece é ela abrir espaço na borracha e entrar agua de qualquer jeito...
to de saco cheio de todos lojistas terem alguma opinião contraria, parece que não querem vender as coisas pra mim! hahahah

esse silicone, eu compre especificamente em loja de artigos automotivos? ou posso comprar na leroy merlim?
eu tenho a pistola em casa pra usar esse tipo de silicone, mas nunca reparei no tipo!

abraço!

Aqui em minha cidade tem o silicone em todos os lugares , normalmente vendem em lojas que vendem máquinas , furadeiras , dobradiças , parafusos , borrachas automotivas , tintas , papelaria , lojas de peças .

Troller-a-vista
24/09/2014, 14:06
massa de calafetar vc usa em vidro de JANELA DE CASA, sao aquelas massinhas que endurecem e seguram o vidro. nao tem nada haver com um carro, borracha, torcao, vento, buraco etc... fazer isso num carro é pedir pra ter problemas serios e comprar outro parabrisa (q deve ser uma facada acima de 500 reais!)

GuilhermeAdolf
24/09/2014, 18:22
Eu calafetei o parabrisa com uma massa que não seca, ela apenas molda no formato que você deixar. Na caixa diz "Massa para Calafetar juntas, fendas e etc", não sei qual a diferença para essas outras que secam.
Minha band entra muita água pelo parabrisa. Ela 'bebe' água da chuva pela junção do quadro do parabrisa com a parte abaixo, do capô e principalmente por aquelas que levam 5 ou 6 parafusos, unindo o quadro com a lataria de baixo. Já tentei passar silicone transparente utilizando essa pistola mencionada, mas ele vai soltando com o tempo por conta da vibração, além de pegar muita sujeira.

AndreyPrevidelli
24/09/2014, 19:26
Olá pessoal.
Na minha Band, usei espuma expandida usada na instalação de janelas de pvc ou alumínio. Apara os excessos depois e somente dar acabamento.
Água, jamais rsrsr
abc
Andrey

guilhermeabreu
24/09/2014, 22:20
massa de calafetar vc usa em vidro de JANELA DE CASA, sao aquelas massinhas que endurecem e seguram o vidro. nao tem nada haver com um carro, borracha, torcao, vento, buraco etc... fazer isso num carro é pedir pra ter problemas serios e comprar outro parabrisa (q deve ser uma facada acima de 500 reais!)

TROLLER

Esta massa que vc fala é MASSA DE VIDRACEIRO e a massa que estamos falando é MASSA DE CALAFETAR automotiva , esta não endurece nunca , é na cor cinza , ela não seca e nem cola , ela apenas CALAFETA tapa os buracos e saem com extrema facilidade se ficar exposta , é feita para calafetar vidros de carros , mas eu particularmente usei o SILICONE e resolvi o problema de entrar água na BAND que tive .

estyvybeykr
25/09/2014, 10:15
Eu calafetei o parabrisa com uma massa que não seca, ela apenas molda no formato que você deixar. Na caixa diz "Massa para Calafetar juntas, fendas e etc", não sei qual a diferença para essas outras que secam.
Minha band entra muita água pelo parabrisa. Ela 'bebe' água da chuva pela junção do quadro do parabrisa com a parte abaixo, do capô e principalmente por aquelas que levam 5 ou 6 parafusos, unindo o quadro com a lataria de baixo. Já tentei passar silicone transparente utilizando essa pistola mencionada, mas ele vai soltando com o tempo por conta da vibração, além de pegar muita sujeira.

Guilherme Adolf com certeza as borrachas entre o quadro e a parede corta fogo estão ruins.
São duas borrachas, uma mais larga e macia e a outra mais fina que inclusive fica exposta pelo lado de dentro na Band, se caso não tiver o sobre painel dá até para vela.

Mas normalmente a que deve estar detonada é a que fica entre uma peça e outra.

Estevão

GuilhermeAdolf
25/09/2014, 18:55
Guilherme Adolf com certeza as borrachas entre o quadro e a parede corta fogo estão ruins.
São duas borrachas, uma mais larga e macia e a outra mais fina que inclusive fica exposta pelo lado de dentro na Band, se caso não tiver o sobre painel dá até para vela.

Mas normalmente a que deve estar detonada é a que fica entre uma peça e outra.

Estevão

Estevão, imaginei o mesmo, que fosse a borracha. O problema é: como trocar? Só desmontando acredito.

estyvybeykr
26/09/2014, 12:26
Estevão, imaginei o mesmo, que fosse a borracha. O problema é: como trocar? Só desmontando acredito.

Tem que desmontar sim Adolf , não é possível trocar sem retirar o quadro.

Carlo Pecca
26/09/2014, 13:51
È para tirar o quadro do parabrisa é só soltar os 489mil parafusos do teto e outras cositas mais.
Brincadeira a parte, tem que soltar o teto para mexer no guadro do parabrisa. Olha... tenta colocar um pouco de massa de silicone (bisnaga) em toda volta externa e interna e depois pinta!