Ver Versão Completa : Como passar o cabo da antena PY do parachoque até o console de teto - Troller
Amigos,
Estou instalando a antena PY no Troller, e o suporte já foi fixado no parachoque traseiro, lado direito (motorista).
Antes que eu faça furos desnecessários, ou que eu passe o cabeamento por lugar errôneo, alguém poderia informar qual é o melhor caminho para levar o cabo da antena do parachoque traseiro até o console de teto, que fica próximo ao retrovisor interno?
Agradeço antecipadamente pela ajuda.
Rubens
GPBarbosa
21/09/2014, 23:07
pela lado, esquerdo, do motorista, olhando por dentro da caixa de rodas existem duas tampas.
Passando o cabo por elas, vc vai conseguir levar perto do autofalante no pé do motorista, de lá até o console no teto eu não sei.
O meu PY eu instalei sobre a tampa da caixa de fusível.
PS. para isso será necessário utilizar um passa fio.
Meu palpite é;
entre o painel e o parabrisa, bem no canto, tem um fresta acho q é possível passar o cabo por ali e escoder entre a borracha do parabrisa, levando até o local onde vc deseja... MAS É PALPITE...
Castelan
22/09/2014, 16:54
Boa Tarde Rub,
Na minha instalação, preferi passar o cabo da antena entre o forro do teto e a capota e fixar a antena no teto junto ao bagageiro, ao invés do para-choque.
Para isso, usei um arame como guia e passei o cabo pelo olhal de borracha, por onde sai o fio do desembaçador do vidro traseiro, e levei-o até a abertura de encaixe da luz interna próxima ao retrovisor. Como essa luz passa a ser fixada no console de teto, a instalação fica bem fácil e não aparece fio algum.
Já os fios de energia, levantei o carpete e passei eles pelo chão, desde os pés do carona até o teto, subindo por dentro da lateral traseira próximo a porta e fixando eles no santo-antônio onde ficam escondidos pelo revestimento de espuma.
Boa Tarde Rub,
Na minha instalação, preferi passar o cabo da antena entre o forro do teto e a capota e fixar a antena no teto junto ao bagageiro, ao invés do para-choque.
Castelan, boa noite!
Nesta configuração, como ficou a transmissão e recepção do seu rádio?
Me disseram que no teto, por o bagageiro não ser aterrado e não ter um plano terra, as transmissões e recepções ficam comprometidas.
Muito obrigado pela explicação e uma forma de instalação a ser considerada.
Rubens
pela lado, esquerdo, do motorista, olhando por dentro da caixa de rodas existem duas tampas.
Barbosa boa noite,
Muito obrigado pela indicação. Não tinha nenhuma ideia de como fazer. Agora já tenho o caminho a ser seguido.
A vantajem de usar no parachoque é o plano terra, o aterramento e a possibilidade de usar antena de 5/8 de ondas.
Abraços e novamente obrigado,
Rubens
Castelan
23/09/2014, 07:56
Bom dia Rub,
No meu primeiro Troller, quando fiz essa instalação, levei um fio terra junto com o cabo da antena. Já no segundo Troller, fiz a mesma instalação, porém, resolvi aterrar no bagageiro e não percebi nenhuma diferença. O rádio PY funciona muito bem e está assim até hoje.
Passando o cabo por elas, vc vai conseguir levar perto do autofalante no pé do motorista, de lá até o console no teto eu não sei.
O meu PY eu instalei sobre a tampa da caixa de fusível.
PS. para isso será necessário utilizar um passa fio.
Meu palpite é;
entre o painel e o parabrisa, bem no canto, tem um fresta acho q é possível passar o cabo por ali e escoder entre a borracha do parabrisa, levando até o local onde vc deseja... MAS É PALPITE...
Rub e Barbosa,
passei o cabo pela caixa de roda usando as 2 tampas mencionadas. Na tampa perto da porta vc pode ver a fixaçao do cinto de segurança. Soltei o cinto e acabamento plástico (interno do carro) e fiz um furo na fibra. Passei o cabo pelo furo, subi por tras do acabamento e depois por dentro da espuma do santo antonio. Na direçao do console, fiz um furo na espuma do santo antonio e pronto. cabo da antena no lugar.
Para a energia, fiz o mesmo caminho apenas ao contrario, puxei (+ e terra) direto da bateria entrando na abertura que fica perto da bateria. Usando um passa-cabo, cheguei na caixa do alto-falante e de lá segui até a abertura na caixa de roda onde havia feito o furo para o cabo da antena. depois foi seguir o cabo da antena.
[]'s
Reinaldo
Reinaldo,
Obrigado pela informação.
Por acaso você poderia postar fotos da instalação (passagem do caco) ilustrar o caminho que você fez?
Abs,
Rubens
Reinaldo,
Obrigado pela informação.
Por acaso você poderia postar fotos da instalação (passagem do caco) ilustrar o caminho que você fez?
Abs,
Rubens
Rubens,
infelizmente não tenho fotos e no momento não estou em Curitiba onde está o carro.
Vou ficar devendo essas fotos por mais um tempo.
abs,
Reinaldo
cmurteira
26/09/2014, 08:11
Senhores, bom dia!
Cada vez eu fico mais impressionado com este fórum e com seus membros, pois aqui sempre se consegue ajuda. Pode-se até não conseguir a resposta de imediato, mas sempre tem alguém tentando ajudar e dando ideias é realmente muito legal essa postura dos membros aqui do fórum.
Eu queria agradecer a Rubens, Barbosa, Castelan e Reinaldo, pois estou com meu PY "instalado":discordo: no console de teto a 2 semanas e não definia como passar os cabos de alimentação e da antena. Mas como o Rubens leu meu pensamento e criou este tópico:euforico: meu problema está resolvido. :cool:
Assim que passar os cabos, seguindo as orientações dos senhores, posto aqui. Vou tirar fotos durante a instalação.
Mais uma vez muito obrigado a todos.:concordo:
Claudio,
Fico feliz por ter ajudado.
Pena que já foi o tempo em que este fórum era mais dedicado a esclarecimentos a ajuda.
Hoje tem muito tópico com um bando de "ativistas de sofá" cheios de opiniões e afirmações e nenhum conteúdo.
Boa sorte na instalação.
xibiu!!!
28/09/2014, 17:42
Embora eu não tenha um Troller, admiro muito a marca , e gosto muito de rodar nos vários tópicos do 4x4 BRASIL,para saber sobre as principais novidades automotivas.
O conhecimento vem com a prática e por isso não podemos ficar com medo de darmos alguma opinião diferente da dos outros ou termos vergonha de mostrar que sabemos menos do que os muitos engenheiros de mecânica automotiva que existem no fórum.
É justamente por isso que visito os diversos tópicos do site , lendo sobre diversas marcas de automóveis e assuntos variados e por muitas vezes,mesmo eu não ensinando ou aprendendo nada de mecânica , as vezes aprendo bastante o quanto diferente são as pessoas!!
E isso, também é aprendizagem...!
Sejamos (eu e todos) mais modestos e aproveitemos tudo de bom que o 4x4 BRASIL tem para nos oferecer e aprendamos além da boa mecânica ,respeitar as diversidades humanas , senão parecerá que damos mais valor à máquinas , que à pessoas!!!