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Ver Versão Completa : Aumento do nível do oleo lubrificante



RS001
21/09/2014, 10:17
Senhores, tenho um problema de aumento do nível do óleo lubrificante na frontier 2013, já foram feitos as trocas dos anéis do bico, regulagem dos bicos e troca dos tubos de retorno, mas continua aumentando e a CCS não consegue resolver, a CCS troca o óleo a cada 3000 KM enquanto não se resolve. Alguém teria o conhecimento da causa?

marcelohmuller
22/09/2014, 13:17
Como assim? Aumento no nível do óleo lubrificante? Tipo, tu coloca 7 litros de óleo, marca "X" na vareta, e após alguns dias está "x+1"????

RODVOTISCH
22/09/2014, 15:30
Nao é agua misturando com o oleo e consequentemente aumentando o nivel...? Vc reparou o oleo com cor mais clara que o normal?

PauloJ
22/09/2014, 21:21
E o reservatório do radiador não baixa?

RS001
23/09/2014, 13:54
Isso mesmo o nível do óleo aumenta, não é água, por algum lado entra óleo combustível. Preciso de ajuda para identificar por onde este óleo entra no carter.

PauloJ
23/09/2014, 14:11
Turbina é um suspeito...

ednaldoalencar
07/11/2014, 22:24
Turbina não causa isso, geralmente tubo de retorno, selo das unidades injetoras e bomba de combustivel, no seu caso se ainda ta na garantia exija que troquem a bomba de combustivel pois ela é uma grande vilã deste defeito.

nunesmarlon
14/07/2016, 18:53
Estou com esse problema em julho 2016. Luz dpf acesa mesmo catalisair trocado. Pode ser injeção?

ElsioJr
06/09/2016, 18:25
Turbina não causa isso, geralmente tubo de retorno, selo das unidades injetoras e bomba de combustivel, no seu caso se ainda ta na garantia exija que troquem a bomba de combustivel pois ela é uma grande vilã deste defeito.

Ednaldo, não entendi o por quê da bomba de combustivel ter relação com o aumento do nível. Você consegue explicar melhor isso ai?

[]s

ElsioJr
06/09/2016, 19:24
Ednaldo, retireri a mangueira de retorno de combustivel que entra para dentro da tampa de valvula e tentei assopra-la, porém não consegui.
Era mesmo para não conseguir ou isso significa que o retorno ta entupido? Pode ser esse o meu problema.

Sergio c
08/09/2016, 09:11
Ednaldo, retireri a mangueira de retorno de combustivel que entra para dentro da tampa de valvula e tentei assopra-la, porém não consegui.
Era mesmo para não conseguir ou isso significa que o retorno ta entupido? Pode ser esse o meu problema.
Mas o retorno de combustível não tem que ir direto para o tanque de combustível???? e não para a tampa de válvulas....

ElsioJr
11/09/2016, 11:53
Mas o retorno de combustível não tem que ir direto para o tanque de combustível???? e não para a tampa de válvulas....


Não Sergio, ela sai passa pelos injetores, (dentro da tampa de válvulas) e vai para a bomba de alta.

E respondendo a minha pergunta mesmo, não da para assoprar.
Eu soltei a mangueira que liga no caninho que sai da tampa de válvulas e estava tendo o retorno de combustível.

valdemir p campos
19/09/2016, 11:23
Ola, estou com esse problema com a minha Frontier 2013 190cv do nível do óleo subir e aumentar o consumo, a primeira vez que aconteceu foi quando o motor disparou resumido tive que trocar os 4 bicos andei + ou - 390km com um tanque e obs que o consumo tinha aumentado fui medir o óleo e tinha subido outra vez.
Levei no mecânico ele tirou os bicos e testou e estava tudo ok, resolveu tirar a bomba para trocar o retentor que estava um pouco ressecado.
Retirei o carro com o nível do óleo na medida certa, zerei o cb que estava marcando 5.9km por litro enchi o tanque nos primeiros dias o cb marcou 7.9km por litro isso no transito de São Paulo quando estava perto da reserva obs no cb que tinha caído para 7.0km que deu um total de 470km com 66 litros de diesel (isso medido na bomba) , zerei o cb e enchi o tanque outra vez rodei uns 80km e obs no cb que estava marcando 5.9km por litro fui medir o óleo e outra vez tinha subido o nível.
Pesquisei e falaram que provavelmente e a bomba de alta, mas se foi trocado o retentor? a outra coisa para trocar ou só trocando a mesma?.
Algum amigo já passou por isso ou pode me ajudar com alguma informação.

ElsioJr
22/09/2016, 23:55
Eu vou levar a minha para ver a bomba semana que vem.

Pelo que eu vi as possíveis causas podem ser:

Bico
Retorno do combustivel
Bomba

Robson souza
22/04/2017, 07:29
Olá amigo vc resolveu o problema do nível do óleo já gastei uma grana e ninguém sabe o que é

enricof18
24/04/2017, 19:05
Amigos, quando o nível de óleo lubrificante aumenta por conta da mistura de óleo diesel com o óleo lubrificante, só pode ser quatro coisas: Bicos, bomba de alta, tubo de retorno dos bicos injetores ou defeito na injeção. Bicos e bomba, no teste em laboratório vocês saberão se o defeito é neles. 90% dos casos é culpa do tubo de retorno dos bicos, principalmente após algum serviço onde foi necessário retirar os bicos, onde na hora de recolocar os bicos, o tubo não é apertado corretamente ou as arruelas de vedação estão danificadas. Mas eu já peguei um caso onde havia um furo minúsculo nesse tubo, onde só consegui observar com ajuda de uma lente de aumento, então é bom inspecionar esse tubo muito bem. Nos casos das 2013 em diante, problemas no DPF, como a luz acesa direto ou quando foi instalado algum módulo para burlar o DPF, pode ocasionar isso. Quando a luz do DPF acende, ou quando a pressão no DPF está no limite para acender a luz no painel, a injeção trabalha injetando diesel na fase de escape dos cilindros para desobstruir o DPF, esse processo é a regeneração, e a Frontier consegue fazer esse processo de maneira automática. O problema é que se a regeneração é feita por um longo período esse diesel vai escorrendo aos poucos através dos anéis até o cárter, e aí o nível de óleo sobe. Em média, uns 200 ml a cada 500 km, mas pode ser bem mais que isso.

Muito cuidado com nível de óleo subindo sozinho, insistir em rodar com o motor dessa forma vai destruir ele por dentro por falta de lubrificação. Turbocompressor é o primeiro a estragar.

Marcogyn27
29/04/2017, 23:34
Olá amigo vc resolveu o problema do nível do óleo já
gastei uma grana e ninguém sabe o que é

Eu tbm estou com esse problema alguém resolvem

enricof18
30/04/2017, 16:09
Alguém sabe o q pode ser.. tô com mexmoo problema

Olha minha resposta, falei dos 4 itens que pode ser...

Marcogyn27
01/05/2017, 22:04
Olha minha resposta, falei dos 4 itens que pode ser...
Olha troquei cano de retorno troquei bomba de alta e não resolveu continua subindo.
E quando ela passa de 120km acende a luz filtro de particulas e ela perde a força..

adelar luis kachniacz
19/08/2017, 09:19
Bom dia! Tenho uma nissan frontier 2015. Constatei tambem, vendo que outros colegas tiveram esse mesmo problema, o nivel do oleo lubrificante tendo aumento do nivel. Fui a um bombista, testados bico a bico, tudo certo. Na ccs nissan me passaram q nem devo mexer na bomba. Problema seria uso urbano. Teria q dar umas esticadas e andar com ela mais em alta rotaçao.

adelar luis kachniacz
19/08/2017, 09:32
Estou com mesma situação de aumento do viveu do oleo lubrificante frontier 2015. Testei bicos, tudo ok. Ontem na ccs nissan me passaram que o problema é uso urbano. Que tenho que andar com ela em alta rotaçao, senao o leitor joga mais diesel, e esse excesso entra minimamente pelos pistoes, indo para o carter. Me orientaram a andar assim mesmo, pois gastaria dinheiro a toa, mexendo em bomba ou outro componente.

walkyrio gomes
05/09/2017, 22:04
prezados senhores, também estou com o mesmo problema, o nível óleo do cárter aumenta na proporção de 1 litro para cada 2000 km.
alguém imagina o que pode ser. Tenho uma frontier 2012/2013

enricof18
06/09/2017, 06:41
prezados senhores, também estou com o mesmo problema, o nível óleo do cárter aumenta na proporção de 1 litro para cada 2000 km.
alguém imagina o que pode ser. Tenho uma frontier 2012/2013

Nesse mesmo tópico eu comentei sobre 4 itens que podem fazer o nível de óleo do motor subir. Da uma olhada.

Ximansc
21/11/2017, 10:26
Bom dia pessoal. Temos na familia uma nissan Frontier Sv 2013 e esta apresentando o mesmo problema, o nivel do oleo sobe de uma forma que se vc nao perceber ela começa a jogar oleo pelo respiro da tampa e acaba caindo na tubulação de admissão, joga diretamente na queima e ela fica fumaçando direto.... levamos em um especialista em injeção de diesel, foi testado bicos, retorno e bomba e não foi constatado nenhum defeito, pelo que q nos informaram isso é um defeito na programação da injeção e a nissan nao assume o erro.... já mexeram em varias com o mesmo problema e sem solução.... o que estamos fazendo é trocar o oleo mais cedo, mas pra mim isso é um absurdo .... se alguem tiver mais casos postem, pois acredito que tenha muita gente com o mesmo problema..... abraço !!!

enricof18
21/11/2017, 19:44
Bom dia pessoal. Temos na familia uma nissan Frontier Sv 2013 e esta apresentando o mesmo problema, o nivel do oleo sobe de uma forma que se vc nao perceber ela começa a jogar oleo pelo respiro da tampa e acaba caindo na tubulação de admissão, joga diretamente na queima e ela fica fumaçando direto.... levamos em um especialista em injeção de diesel, foi testado bicos, retorno e bomba e não foi constatado nenhum defeito, pelo que q nos informaram isso é um defeito na programação da injeção e a nissan nao assume o erro.... já mexeram em varias com o mesmo problema e sem solução.... o que estamos fazendo é trocar o oleo mais cedo, mas pra mim isso é um absurdo .... se alguem tiver mais casos postem, pois acredito que tenha muita gente com o mesmo problema..... abraço !!!

Como está seu DPF?

Ximansc
26/11/2017, 17:33
Como está seu DPF?

Olá amigo, esqueci de mencionar isso, foi feito limpeza e regeneração. Está ok. O problema persiste, foi desmontado até a tampa de válvula e trocado aqueles reparos da tubulação que passa dentro da tampa.

enricof18
27/11/2017, 19:50
Olá amigo, esqueci de mencionar isso, foi feito limpeza e regeneração. Está ok. O problema persiste, foi desmontado até a tampa de válvula e trocado aqueles reparos da tubulação que passa dentro da tampa.

Mas verificaram a pressão no DPF depois da regeneração?

Flávio Leite
14/11/2018, 15:04
Amigo, conseguiu resolver seu problema?

Glaicon
15/11/2018, 08:09
O tópico tem quatro anos, e ninguém trouxe a solução definitiva.
Apesar de vontade de alguns em ajudar, a omissão em trazer a resolução dos problemas deixou o diagnóstico apenas no campo das hipóteses.
Lamentável.:pensativo:

enricof18
15/11/2018, 14:37
Essa questão de aumento do nível de óleo lubrificante no motor, só existem 4 possibilidades: Vazamento pelo tubo de retorno dos bicos; Vazamento pelo eixo da bomba de alta, Bicos injetores com problemas de estanqueidade ou módulo fazendo regeneração automática direto, seja por um DPF que está no limite da pressão aceitável, seja por uma reprogramação via módulo para "eliminar o DPF" que foi mal feita.

Não foge disso, a maior parte dos casos é por vazamento no tubo de retorno dos bicos, depois vem aqueles que rodam com o DPF muito saturado, principalmente quem não usa óleo lubrificante de especificação adequada. Bicos gotejando e vazamento pelo eixo da bomba de alta pode acontecer, mas são mais raros. Por fim, quem faz reprogramação no módulo para "eliminar o DPF" pode sofrer isso também.

Ou seja, não é uma solução apenas, cada caso é um caso.

Glaicon
16/11/2018, 06:15
Essa questão de aumento do nível de óleo lubrificante no motor, só existem 4 possibilidades: Vazamento pelo tubo de retorno dos bicos; Vazamento pelo eixo da bomba de alta, Bicos injetores com problemas de estanqueidade ou módulo fazendo regeneração automática direto, seja por um DPF que está no limite da pressão aceitável, seja por uma reprogramação via módulo para "eliminar o DPF" que foi mal feita.

Não foge disso, a maior parte dos casos é por vazamento no tubo de retorno dos bicos, depois vem aqueles que rodam com o DPF muito saturado, principalmente quem não usa óleo lubrificante de especificação adequada. Bicos gotejando e vazamento pelo eixo da bomba de alta pode acontecer, mas são mais raros. Por fim, quem faz reprogramação no módulo para "eliminar o DPF" pode sofrer isso também.

Ou seja, não é uma solução apenas, cada caso é um caso.
Quando eu disse "apesar da vontade de alguns em ajudar", estava me referindo e elogiando exatamente os que colocaram essas hipóteses nas mensagens anteriores, pois já dão o rumo certo.
O meu lamento foi para os usuários que apresentaram o problema e não voltaram para confirmar o diagnóstico, depois da solução apresentada.
Admiro quando a pessoa retorna e confirma a resolução do defeito.
Isso enriquece o fórum e economiza tempo e dinheiro para os demais.:concordo:

henrique pires
11/07/2019, 19:18
No meu caso foi ao contrario,o nível de óleo vivia subindo. depois que eliminei o DPF via reprogramação da ECU nunca mais o nível de óleo subiu !! ja fiz duas trocas de óleo depois que eliminei o DPF e nas duas vezes o nível estava normal !!

SANCHES_DF
15/08/2019, 04:13
No meu caso foi ao contrario,o nível de óleo vivia subindo. depois que eliminei o DPF via reprogramação da ECU nunca mais o nível de óleo subiu !! ja fiz duas trocas de óleo depois que eliminei o DPF e nas duas vezes o nível estava normal !!

Estou com o mesmo problema, nível do óleo subindo entre as trocas. Quem realizou a eliminação do DPF pra você, tem o contato para repassar?

enricof18
15/08/2019, 12:11
Estou com o mesmo problema, nível do óleo subindo entre as trocas. Quem realizou a eliminação do DPF pra você, tem o contato para repassar?

Problema tão comum, é só verificar a pressão no DPF, a temperatura nos dois sensores de temperatura e aplicar a correta manutenção no sistema com base nessas informações. As vezes nem é culpa do DPF e já querem ir eliminando a peça...

Polaa
04/06/2020, 09:37
Bom dia galera, estou tento um problema com a minha frontier que acabei de comprar... Ela está com o nível de óleo até que bastante acima do nível máximo e eu acho que está contaminando com diesel ( por causa do cheiro do óleo) e oque poderia ser feito? Como diesel entra no cárter? Valeu galera, abraços.

enricof18
04/06/2020, 21:06
Bom dia galera, estou tento um problema com a minha frontier que acabei de comprar... Ela está com o nível de óleo até que bastante acima do nível máximo e eu acho que está contaminando com diesel ( por causa do cheiro do óleo) e oque poderia ser feito? Como diesel entra no cárter? Valeu galera, abraços.

Como já expliquei isso em outros posts, nível de óleo alto é sim por adição de diesel e pode ter pelos seguintes motivos:

1) Vazamento na linha de retorno dos bicos.
2) Vazamento nas linhas de alimentação dos bicos.
3) DPF com pressão alta ou com algum sensor de temperatura do DPF com defeito.
4) Problemas decorrentes de alguma reprogramação para eliminar o DPF.
5) Vazamento pelo eixo da bomba de alta.

Existe um jeito de chegar na causa, é observando quão rápido sobe o nível de óleo. Quando é algum vazamento de diesel pra dentro do motor, seja na linha de retorno dos bicos, seja nas linhas de alimentação dos bicos ou pelo eixo da bomba de alta, o nível de óleo sobe rapidamente. Mais de litro as vezes em menos de 200 km. Já se o problema é relacionado ao DPF, seja por um DPF com pressão alta, ou com algum sensor de temperatura quebrado, ou ainda algum defeito gerado por uma reprogramação para eliminar a função do DPF via módulo, esse nível de óleo demora mais a subir, geralmente sobe um litro em coisa de mil a dois mil km.

Pra diagnosticar de maneira precisa, a primeira coisa é botar o scanner e verificar os dados do DPF, pra saber se está tudo ok com a peça, ou se foi feita reprogramação para eliminar a função do DPF. O problema é que 99% dos mecânicos não fazem ideia do que verificar quanto aos dados do DPF.

Sobre a possibilidade de ser vazamento no eixo da bomba, exite essa possibilidade, mas essa seria a última coisa a ser observada, pois é algo muito, mas muito raro de acontecer.

Att.

Enrico.

Sergio c
04/06/2020, 21:19
Mas que bronca esse aumento do nível do óleo do motor dessas Frontier de 2012 em diante. Comprei em 2011 uma Frontier Atacck 0km, modelo 12, andei 5 anos e 100.000km e quase e nenhum problema. Mas tive amigos que compraram a 2012 em diante, 190cvs, que seguidamente tinham problemas com o sensor da turbina e entrava em modo de segurança. Depois veio esse problema do aumento do óleo lubrificante. A minha ainda não era obrigatório o uso do diesel S10, usava sempre o S500.

Polaa
05/06/2020, 17:27
Como já expliquei isso em outros posts, nível de óleo alto é sim por adição de diesel e pode ter pelos seguintes motivos:

1) Vazamento na linha de retorno dos bicos.
2) Vazamento nas linhas de alimentação dos bicos.
3) DPF com pressão alta ou com algum sensor de temperatura do DPF com defeito.
4) Problemas decorrentes de alguma reprogramação para eliminar o DPF.
5) Vazamento pelo eixo da bomba de alta.

Existe um jeito de chegar na causa, é observando quão rápido sobe o nível de óleo. Quando é algum vazamento de diesel pra dentro do motor, seja na linha de retorno dos bicos, seja nas linhas de alimentação dos bicos ou pelo eixo da bomba de alta, o nível de óleo sobe rapidamente. Mais de litro as vezes em menos de 200 km. Já se o problema é relacionado ao DPF, seja por um DPF com pressão alta, ou com algum sensor de temperatura quebrado, ou ainda algum defeito gerado por uma reprogramação para eliminar a função do DPF via módulo, esse nível de óleo demora mais a subir, geralmente sobe um litro em coisa de mil a dois mil km.

Pra diagnosticar de maneira precisa, a primeira coisa é botar o scanner e verificar os dados do DPF, pra saber se está tudo ok com a peça, ou se foi feita reprogramação para eliminar a função do DPF. O problema é que 99% dos mecânicos não fazem ideia do que verificar quanto aos dados do DPF.

Sobre a possibilidade de ser vazamento no eixo da bomba, exite essa possibilidade, mas essa seria a última coisa a ser observada, pois é algo muito, mas muito raro de acontecer.

Att.

Enrico.

Valeu amigo, porém troquei o óleo e filtro de óleo dela ontem, medição estava exata no máximo da vareta, cheguei em casa e estava no máximo da vareta, hoje de manhã antes de ligar o carro fui ver e estava 5 ou 6 cm acima do nível máximo, exatamente o mesmo nível que estava antes de trocar o óleo... Andei com o carro depois, liguei, desliguei e não passa desse nível, fica uns 5 ou 6 cm pra cima do nível máximo sem subir mais. Um tanto quanto esquesito, vc já viu algo assim? Posso andar com o carro assim? Pois estava programado uma viagem de 400km. Obrigado pela atenção.

enricof18
05/06/2020, 20:31
Valeu amigo, porém troquei o óleo e filtro de óleo dela ontem, medição estava exata no máximo da vareta, cheguei em casa e estava no máximo da vareta, hoje de manhã antes de ligar o carro fui ver e estava 5 ou 6 cm acima do nível máximo, exatamente o mesmo nível que estava antes de trocar o óleo... Andei com o carro depois, liguei, desliguei e não passa desse nível, fica uns 5 ou 6 cm pra cima do nível máximo sem subir mais. Um tanto quanto esquesito, vc já viu algo assim? Posso andar com o carro assim? Pois estava programado uma viagem de 400km. Obrigado pela atenção.

A Frontier suja o tubo da vareta e as vezes ao tirar ela, da uma falsa impressão de nível alto. Você tem que olhar os dois lados da vareta. Um deles vai estar mostrando o nível real, pois o óleo vai até um ponto e acima não terá mais nada. Do outro lado, geralmente onde tem as duas dobras da vareta para fora, vai ser onde o nível "estará alto". Mas até nesse lado da pra sacar onde está o nível de fato, pois da ponta até o nível estará completamente com óleo, ai terá uma falha pequena, limpa de óleo, e depois outra parte com óleo.

Se puder, com o motor frio, tire a vareta, limpe ela bem, insira totalmente no tubo, retire ela e tire foto dos dois lados da vareta e poste aqui no fórum, vamos matar essa charada fácil fácil.

Polaa
05/06/2020, 21:25
A Frontier suja o tubo da vareta e as vezes ao tirar ela, da uma falsa impressão de nível alto. Você tem que olhar os dois lados da vareta. Um deles vai estar mostrando o nível real, pois o óleo vai até um ponto e acima não terá mais nada. Do outro lado, geralmente onde tem as duas dobras da vareta para fora, vai ser onde o nível "estará alto". Mas até nesse lado da pra sacar onde está o nível de fato, pois da ponta até o nível estará completamente com óleo, ai terá uma falha pequena, limpa de óleo, e depois outra parte com óleo.

Se puder, com o motor frio, tire a vareta, limpe ela bem, insira totalmente no tubo, retire ela e tire foto dos dois lados da vareta e poste aqui no fórum, vamos matar essa charada fácil fácil.


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tirei essas duas fotos agora. quando coloquei do lado "contrário", parece que ficou quase no nível máximo realmente, engraçado que quando fiz a troca de óleo ela ficou exatamente em cima da bolinha da indicação máxima, sera que não há nenhum problema? grato!

enricof18
06/06/2020, 14:12
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tirei essas duas fotos agora. quando coloquei do lado "contrário", parece que ficou quase no nível máximo realmente, engraçado que quando fiz a troca de óleo ela ficou exatamente em cima da bolinha da indicação máxima, sera que não há nenhum problema? grato!

Pela segunda foto deu pra perceber que o nível de óleo está sim alto, e bem alto inclusive.

Pra ter 100% de certeza, você teria que drenar esse óleo e medir a quantidade que sair pelo dreno. Mas pelo que eu estou vendo, pelo menos 3 litros acima do nível.

Mario Guerra
09/06/2020, 13:09
Conheço gente que tem frontier antiga 2012, 1014 e 2015, e todas pra lá de rodadas. Nenhuma com relatos de problemas, pelo contrário, manutenção zero. Aqui na região o pessoal tem achado ela mais resistente que a propria hilux.
Precisa ver se as manutenções estão em dia e bem feitas, e em autorizadas porque tem um pessoal detonando as frontier eliminando egr, filtros, etc. Remendam tudo.
Quando localizar o problema da sua, conte pra nós o que era. Mas a frontier é muito resistente e não é para dar problemas frequentes. A 2012/13 teve um problema num lote de sensor, muita gente nem sabe porque trocaram já nas revisões. As que vieram depois só deram problemas por conta de combustível ruim e manutenção mau feita.
Toda máquina requer cuidados. Cuide bem e terá uma boa caminhonete.
Tive uma triton que eu malhava muito, mas cuidei bem da manutenção dela e nunca fiquei na rua com ela. Só é dura e fraca.
A frontier também é uma ótima caminhonete. Compre uma amarok, uma toro ou uma ranger para voce ver o que é viver o inferno.
Abraço

Bigsd
09/06/2020, 15:00
Conheço gente que tem frontier antiga 2012, 1014 e 2015, e todas pra lá de rodadas. Nenhuma com relatos de problemas, pelo contrário, manutenção zero. Aqui na região o pessoal tem achado ela mais resistente que a propria hilux.
Precisa ver se as manutenções estão em dia e bem feitas, e em autorizadas porque tem um pessoal detonando as frontier eliminando egr, filtros, etc. Remendam tudo.
Quando localizar o problema da sua, conte pra nós o que era. Mas a frontier é muito resistente e não é para dar problemas frequentes. A 2012/13 teve um problema num lote de sensor, muita gente nem sabe porque trocaram já nas revisões. As que vieram depois só deram problemas por conta de combustível ruim e manutenção mau feita.
Toda máquina requer cuidados. Cuide bem e terá uma boa caminhonete.
Tive uma triton que eu malhava muito, mas cuidei bem da manutenção dela e nunca fiquei na rua com ela. Só é dura e fraca.
A frontier também é uma ótima caminhonete. Compre uma amarok, uma toro ou uma ranger para voce ver o que é viver o inferno.
Abraço

Com certeza !!

Tem 151 colegas no grupo de whatsapp da Frontier 2ª geração para confirmar isso. Não é caminhonete de dar problemas fácil não. Já tive uma antiga e realmente é bastante confiável.

Polaa
11/06/2020, 13:50
Conheço gente que tem frontier antiga 2012, 1014 e 2015, e todas pra lá de rodadas. Nenhuma com relatos de problemas, pelo contrário, manutenção zero. Aqui na região o pessoal tem achado ela mais resistente que a propria hilux.
Precisa ver se as manutenções estão em dia e bem feitas, e em autorizadas porque tem um pessoal detonando as frontier eliminando egr, filtros, etc. Remendam tudo.
Quando localizar o problema da sua, conte pra nós o que era. Mas a frontier é muito resistente e não é para dar problemas frequentes. A 2012/13 teve um problema num lote de sensor, muita gente nem sabe porque trocaram já nas revisões. As que vieram depois só deram problemas por conta de combustível ruim e manutenção mau feita.
Toda máquina requer cuidados. Cuide bem e terá uma boa caminhonete.
Tive uma triton que eu malhava muito, mas cuidei bem da manutenção dela e nunca fiquei na rua com ela. Só é dura e fraca.
A frontier também é uma ótima caminhonete. Compre uma amarok, uma toro ou uma ranger para voce ver o que é viver o inferno.
Abraço

Amigo, consegui resolver o problema, tirei o óleo dela e vi que tem 7 litros mesmo, ou seja. O problema era somente a vareta. Kkkkkk a medição estava errada

Polaa
11/06/2020, 13:54
Pela segunda foto deu pra perceber que o nível de óleo está sim alto, e bem alto inclusive.

Pra ter 100% de certeza, você teria que drenar esse óleo e medir a quantidade que sair pelo dreno. Mas pelo que eu estou vendo, pelo menos 3 litros acima do nível.

Obrigadão amigo, você me ajudou muito!!

Bigsd
12/06/2020, 16:55
Amigo, consegui resolver o problema, tirei o óleo dela e vi que tem 7 litros mesmo, ou seja. O problema era somente a vareta. Kkkkkk a medição estava errada

Que boa notícia !! Fico feliz com a solução.

Pois é, nós estranhamos isso. Isso nunca foi algo comum na Frontier. Tem alguns modelos onde esse problema realmente acontece com muita frequência, mas na Frontier, no grupo ninguém até hoje relatou algo parecido.

Eu ia até postar um comentário de um colega nosso do grupo que leu a sua mensagem, e tinha pedido para te avisar que não tinha litros a mais aí não, que provavelmente era um problema de medição.
Ele conhece bem Frontier (trabalha em autorizada). Ele bateu o olho na sua mensagem e já disse que não tinha nada de anormal, e tinha até se proposto a ajudar, mas já vi que não será mais necessário.
Precisando, estamos por aqui.

Ciro Alencar
12/06/2020, 17:28
Pois é, nós estranhamos isso. Isso nunca foi algo comum na Frontier. Tem alguns modelos onde esse problema realmente acontece com muita frequência, mas na Frontier, no grupo ninguém até hoje relatou algo parecido.

Relataram sim, aqui mesmo, alguns usuários com uma, duas ou três postagens que entraram para enfatizar o problema e nunca mais entraram... nem com a solução... Quem sabe alguns não ressuscitem agora que você comentou isso... kkkk.....

Que bom que resolveu o seu problema, Polaa. Fim do susto.
Abraços

vanvancarneiro2021
15/03/2021, 15:43
Com certeza !!

Tem 151 colegas no grupo de whatsapp da Frontier 2ª geração para confirmar isso. Não é caminhonete de dar problemas fácil não. Já tive uma antiga e realmente é bastante confiável.
Boa tarde. Gostaria de participar desses grupos de whattsapp. Se alguém puder me adicionar, agradeço demais. 61 999221164 Vanderlei DF. Tenho uma frontier ATTACK SV 2014 e está com esse problema de aumentar o nível de óleo.

AJM UNAI
26/03/2021, 19:48
Boa noite, minha Frontier 2012 163cv possui remap DPF delet e EGR Off, de uns quatro meses pra cá vinha entrando em modo de regeneração fictício, somente mudando o tempo de injeção, fiz reparo de bico, retorno e ontem foi efetuado um reset no módulo do sensor de pressão diferencial, que de ontem para hoje já não percebi mais a fumaça branca de vez em quando, como se tivesse excesso de diesel na queima.
No scaner também tinha a função de reset do DPF que mesmo não existindo a peça, o parâmetros no módulo foi reiniciado. Amanhã trocarem o óleo, que vou retirar medindo a quantidade, pois creio estar contaminado e estava acima do nível. Vou colocando no fórum informações futuras. Obrigado Enrico, as informações nortearam as manutenções.

taaomp
14/06/2021, 16:24
Amigos,

Conseguiram solucionar o problema?
Tenho uma 2013/2014 S 2.5. Comprei já com 160mil. Troquei o oleo e filtro. Rodei uns 2000k daí ascendeu a LUZ do DPF e fiz regeneração forçada. Parou por uns instantes. Daí a LUZ voltou a ascender e percebi que o nível do óleo estava um pouco alto, assim como na foto do colega do post anterior.
Agora vou trocar o óleo para tirar o óleo 'sujo' e acompanhar se vai subir novamente. Quando for troca, vou pedi para certificar se teve ou não aumento, para saber se é problema de vareta.

Percebi que apesar de todos falarem ser um problema, somente um único usuário certificou o volume (retirando todo o óleo) e constatou ser um problema da vareta. Os demais conseguiram identificar se é isso mesmo?

enricof18
14/06/2021, 18:55
Amigos,

Conseguiram solucionar o problema?
Tenho uma 2013/2014 S 2.5. Comprei já com 160mil. Troquei o oleo e filtro. Rodei uns 2000k daí ascendeu a LUZ do DPF e fiz regeneração forçada. Parou por uns instantes. Daí a LUZ voltou a ascender e percebi que o nível do óleo estava um pouco alto, assim como na foto do colega do post anterior.
Agora vou trocar o óleo para tirar o óleo 'sujo' e acompanhar se vai subir novamente. Quando for troca, vou pedi para certificar se teve ou não aumento, para saber se é problema de vareta.

Percebi que apesar de todos falarem ser um problema, somente um único usuário certificou o volume (retirando todo o óleo) e constatou ser um problema da vareta. Os demais conseguiram identificar se é isso mesmo?

O jeito certo de verificar o nível de óleo é o seguinte: Na ponta da vareta tem dois furos, que indicam o nível mínimo (furo mais próximo da ponta) e nível máximo (furo mais distante da ponta) e tem também dois ressaltos na vareta, também próximos da ponta. Você vai olhar o nível de óleo do lado da vareta que os ressaltos ficam do lado oposto, explicando melhor, do lado da vareta em que esses ressaltos formam dois vales. O lado em que os ressaltos são pra fora da vareta limpam o tubo onde a vareta é inserida e isso faz dar a falsa sensação de nível acima do máximo. Já do lado em que os ressaltos formam o vale é o lado que se deve realmente verificar o nível de óleo.

Jonas Mendes
26/10/2023, 10:38
O jeito certo de verificar o nível de óleo é o seguinte: Na ponta da vareta tem dois furos, que indicam o nível mínimo (furo mais próximo da ponta) e nível máximo (furo mais distante da ponta) e tem também dois ressaltos na vareta, também próximos da ponta. Você vai olhar o nível de óleo do lado da vareta que os ressaltos ficam do lado oposto, explicando melhor, do lado da vareta em que esses ressaltos formam dois vales. O lado em que os ressaltos são pra fora da vareta limpam o tubo onde a vareta é inserida e isso faz dar a falsa sensação de nível acima do máximo. Já do lado em que os ressaltos formam o vale é o lado que se deve realmente verificar o nível de óleo.

Já sofri com essa “falsa” leitura da vareta, só depois de muito bater cabeça e fazer vários testes descobri, mais certeza mesmo só tive depois de drenar todo óleo para verificar quantidade real.

Toda forma tem que ficar atendo pois pelo que vejo esse problema de passar diesel para óleo motor é problema crônico, tanto que se não me engano o óleo motor especificado possui um agente específico para manter a lubrificação nessas situações.

enricof18
26/10/2023, 18:08
Já sofri com essa “falsa” leitura da vareta, só depois de muito bater cabeça e fazer vários testes descobri, mais certeza mesmo só tive depois de drenar todo óleo para verificar quantidade real.

Toda forma tem que ficar atendo pois pelo que vejo esse problema de passar diesel para óleo motor é problema crônico, tanto que se não me engano o óleo motor especificado possui um agente específico para manter a lubrificação nessas situações.

Realmente a especificação do óleo do motor das Frontier 2013 em diante precisa ter a especificação ACEA C3 ou ACEA C4, e essa especificação, dentre outras propriedades, tem a capacidade de se manter eficaz com uma leve adição de diesel, proveniente do sistema de regeneração do DPF.

Agora subir o nível de óleo de maneira que se perceba isso na vareta, ou na hora de drenar o óleo do motor e perceber que tem um litro ou até mais do que o normal, não é um problema CRÔNICO, e em 99% dos casos é por conta do sistema DPF que tem algum problema de sensores e que não foi diagnosticado. Por isso a importância de monitorar a injeção do veículo, de preferência a cada revisão de 10 mil km, para verificar o funcionamento correto do sistema DPF.

Jerfson
30/08/2024, 14:03
Minha frontier apresenta o mesmo problema. Ano 2014. Vinha apresentando problemas no DPF que após limpeza com produtos ficou resolvido. Entretanto 2 meses depois a luz acendeu novamente e desconfio que o diesel contaminando luvrificante está sendo o vilão.
O nivel sobe em mais de um litro em menos de mil km. Vou mandar remover bomba e trocar retentor do eixo e removerem bicos para verificar calibração e outros problemas.

Me preocupa o nivel de conhecimento dos mecanicos que tenho pra me atender. Na remoção dos bicos ele consegue detectar os problemas de vazamento no retorno?

enricof18
09/09/2024, 15:56
Minha frontier apresenta o mesmo problema. Ano 2014. Vinha apresentando problemas no DPF que após limpeza com produtos ficou resolvido. Entretanto 2 meses depois a luz acendeu novamente e desconfio que o diesel contaminando luvrificante está sendo o vilão.
O nivel sobe em mais de um litro em menos de mil km. Vou mandar remover bomba e trocar retentor do eixo e removerem bicos para verificar calibração e outros problemas.

Me preocupa o nivel de conhecimento dos mecanicos que tenho pra me atender. Na remoção dos bicos ele consegue detectar os problemas de vazamento no retorno?

Esse tipo de situação, a primeira coisa a ser verificada são os dados do DPF via scanner. Problema de retorno dos bicos ou vazamento de diesel pelo eixo da bomba são raros. Se algum dos sensores responsáveis pelo monitoramento do sistema DPF estiverem com algum problema, também vai aumentar o nível de óleo do motor.

Jerfson
29/12/2024, 23:57
Esse tipo de situação, a primeira coisa a ser verificada são os dados do DPF via scanner. Problema de retorno dos bicos ou vazamento de diesel pelo eixo da bomba são raros. Se algum dos sensores responsáveis pelo monitoramento do sistema DPF estiverem com algum problema, também vai aumentar o nível de óleo do motor.

Foi removido bomba e bicos, nada de errado.
Conferido canos, todos ok. Trocadas as arruelas por precaução.

Óleo segue a subir e verifiquei a turbina está jogando um pouco de óleo no intercooler.
Vou tentar achar quem saiba conferir os sensores do DPF.

Quanto a luz do DPF, não acende desde a mensagem anterior.

enricof18
30/12/2024, 09:12
Foi removido bomba e bicos, nada de errado.
Conferido canos, todos ok. Trocadas as arruelas por precaução.

Óleo segue a subir e verifiquei a turbina está jogando um pouco de óleo no intercooler.
Vou tentar achar quem saiba conferir os sensores do DPF.

Quanto a luz do DPF, não acende desde a mensagem anterior.

"Turbina jogando um pouco de óleo no intercooler" é algo absolutamente normal. E esse óleo não vem da turbina, vem da ventilação do cárter. Da tampa de válvulas sai uma mangueira que termina na mangueira do filtro de ar, joga vapor de óleo bem na entrada da turbina, quando a turbina pressuriza isso, o óleo fica líquido, então é absolutamente normal ter um pouco de óleo em intercooler e coletor de admissão.

Não é porque a luz do DPF não está acesa que o DPF não possa estar passando por algum tipo de problema que justifique o aumento do nível de óleo lubrificante. Por exemplo, quando os sensores de temperatura do DPF não estão funcionando, ai eles ficam com valores travados de temperatura, o nível de óleo do motor vai subir e a luz do DPF pode não acender.

Não caia na bobeira de eliminar o DPF...