Conectar

Ver Versão Completa : Usar 4x4H ou 4x4L em trilhas com atoleiros?



H.Junior
19/09/2014, 23:28
Opa galera, comprei meu Samurai 97 a 1 mês, e fiz duas trilhas médias. Fiquei com uma dúvida, a trilha que faço tem uma estrada de terra batida, as vezes com erosões, as vezes com atoleiros e em outros momentos apenas terra batida aonde conseguimos boa velocidade. Minha dúvida é se devo usar 4x4 reduzida todo momento? Ou usar 4x4h na terra batida e engrenar 4x4 reduzida somente nas erosões e atoleiros? Posso mudar de 4x4L para h sem precisar parar o carro? E de 4x4h para 4x2? Devo usar primeira ou segunda reduzida na lama?

Agradeço a atenção e desculpa a pergunta bôba.

Rainer 89
20/09/2014, 00:43
Junior,

A 4x4L é para ser usada apenas em trechos especificos. Como subidas e decidas muito ingremes ou com pouca aderencia, erosões ou areia muito fofa (onde seja muito dificil andar no 4x4H).
No barro batido se estiver seco e com aderencia o idel é até mesmo andar na na 4x2 para não forçar os componentes da transmição. Em lama o ideal é andar na na 4x4H.
Sobre o acionamento para passar de 4x4H para 4x4L (e ao contrario) vc deve parar o veiculo e colocar em ponto morto. Para passar do 4x2 para o 4x4H vc pode passar em movimento com as rodas dianteira alinhadas desde q a roda livre seja manual e esteja acionada.

Att,

Mauro B
20/09/2014, 09:50
A menos que vá passar de 50 km/h eu já ponho a reduzida logo que saio da estrada pavimentada. O carro fica mais firme e, se aparecer muita lama ou subida íngreme, não é necessário parar para fazer isso.

pauloneto
21/09/2014, 11:51
Eu uso reduzida o tempo todo quando estou na terra, seja ela terra batida, lama, terra fofa, etc.. O Jimny tem um motor fraquinho de mais e a reduzida ajuda muito a não ficar forçando o carro em primeira e segunda todo momento.

H.Junior
21/09/2014, 21:19
Pessoal, obrigado pelas dicas. Fiz uma trilha ontem e segui a orientação de andar maior tempo com reduzida. Achei que a viatura sofreu menos, principalmente a embreagem e câmbio, pois quase não saí da segunda, apenas usei primeira nas subidas e descidas, e com isso raramente precisei usar a embreagem. Acho que nos carros automáticos não mude muito a história, mas como o Paulo Neto falou, com o motor fraco do samurai, precisamos ajudar com a reduzida. Minha dúvida continua em relação ao desgaste, usei 4x4h na terra batida onde chegamos até a 50km/h e a reduzida quando começou a trilha propriamente, o que correspondeu a 80% de todo trajeto, mas será que o uso tão intenso da reduzida não estrague as engrenagens. Salientando que usei primeira raramente para não forçar as pontas de eixo.

hitner
22/09/2014, 13:27
Terra batida, use 4x2. Evita desgastar os diferenciais.
Deixe o 4x4 para os terrenos irregulares e com menor aderência.
A regra é, 4x4 só devagar.
Andou rápido, 4x2. Asfalto, nunca, jamais use 4x4.
A não ser que você esteja fazendo rally e tenha patrocínio para trocar o carro sempre que precisar.

WOT
22/09/2014, 17:39
Pessoal, obrigado pelas dicas. Fiz uma trilha ontem e segui a orientação de andar maior tempo com reduzida. Achei que a viatura sofreu menos, principalmente a embreagem e câmbio, pois quase não saí da segunda, apenas usei primeira nas subidas e descidas, e com isso raramente precisei usar a embreagem. Acho que nos carros automáticos não mude muito a história, mas como o Paulo Neto falou, com o motor fraco do samurai, precisamos ajudar com a reduzida. Minha dúvida continua em relação ao desgaste, usei 4x4h na terra batida onde chegamos até a 50km/h e a reduzida quando começou a trilha propriamente, o que correspondeu a 80% de todo trajeto, mas será que o uso tão intenso da reduzida não estrague as engrenagens. Salientando que usei primeira raramente para não forçar as pontas de eixo.

Junior, em relação ao desgaste das engrenagens, pode ficar tranquilo.
As engrenagens da reduzida a grosso modo são iguais às do câmbio, e se um câmbio dura a vida toda do veículo, a reduzida também irá durar.

O que vc não deve fazer é utilizar o 4x4 em terrenos com alta aderência, como asfalto, pois o Samurai não tem diferencial central, então não vai compensar a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, podendo eventualmente ocasionar uma quebra.

No mais, divirta-se.

H.Junior
22/09/2014, 21:07
478226
Valeu pelas dicas, vou seguir as orientações. Este é o tipo de terra batida que falei.

Treco
23/09/2014, 02:49
Pessoal... Fiz uma trilha ontem e segui a orientação de andar maior tempo com reduzida...

E aí Junior, beleza?
Também moro em Garanhuns e vejo que vc está começando agora nesse mundo.
Conhece alguém do Jeep Clube de Garanhuns? Lá me conhecem como Ceará. Nosso ponto de encontro fica na Casa do Radioamador, do lado do Santa Sofia. É só chegar lá a qualquer hora que tem sempre alguem mexendo em jipe por lá.
Vamos marcar umas trilhas pra colocar em uso essa reduzida aí...
Abraço,

H.Junior
23/09/2014, 12:35
E aí Junior, beleza?
Também moro em Garanhuns e vejo que vc está começando agora nesse mundo.
Conhece alguém do Jeep Clube de Garanhuns? Lá me conhecem como Ceará. Nosso ponto de encontro fica na Casa do Radioamador, do lado do Santa Sofia. É só chegar lá a qualquer hora que tem sempre alguem mexendo em jipe por lá.
Vamos marcar umas trilhas pra colocar em uso essa reduzida aí...
Abraço,
Opa Ceará, vi alguns vídeos seus com o Jimny no youtube, show de bola. Sou cunhado de Rodrigo(cara veia), não sei se você conhece, mas ele anda a muito tempo com a turma de vocês fazendo trilhas. Conheci fio terra e ele me convidou a participar do encontro de vocês todas as quintas lá na casa do rádio, qualquer hora apareço lá. Prazer te conhecer e depois vamos marcar umas trilhas mesmo pra vcs me passarem as dicas do negocio, pena que está meio seco agora, mas a gente cata uma laminha.