Ver Versão Completa : Ajuda em teste muito simples
Conto com os amigos para um teste muito simples .
1 - De frente para o Engesa balançar o para-choques lado direito e ao mesmo tempo verificar o volante .
2 - Ainda de frente para o Engesa balançar o para-choques lado esquerdo e ao mesmo tempo verificar o volante .
Pergunta : O que aconteceu com o volante ( ficou imovel ou gira ) ???
Obrigado
Danilo
Amanhã faço isso e respondo o que aconteceu.
No meu caso farei de 2 formas:
1a - sem pressão nos amortecedores
2a - com os amortecedores com a calibragem alta
acho que deve dar diferença de comportamento :pensativo:
Como estão seus amortecedores e molas dianteiras?
[]'s
Caro ddr54!
Não pode deixar de observar suas questões!
Quando se balança a frente da viatura, a tendência é o volante mexer, pois a barra que liga a caixa de direção ao cubo, está inclinada, portanto quando do movimento fará um movimento que se completo, seria um circulo, tanto em torno da caixa, quanto em tormo do pivô do cubo de roda (imaginou).
Assim sendo, quando abaixa a suspensão o pitman da caixa será sempre levado para o lado esquerdo, se erguer a suspensão viatura, este será puxado para o lado direito.
Portanto a direção gira.
No caso dos veículos que as barras "saem da caixa" linha volks, fiat, chevrolet, isso não ocorre, mais nas camionetes ocorre, igual no Engesa.
Espero ter ajudado.
Atte,
Gentil Filho.
FábioGondim
13/01/2006, 00:32
Olha, a teoria até pode ser a de que o volante deve mexer, mas subi no parachoque do DOURADO, e balancei bastante o carro de cada lado. O volante não mexeu nadinha (pelo menos que eu pudesse perceber). Aí, subi nos estribos e fiz a mesma coisa e, mais uma vez, o volante ficou lá, paradinho! :?
All ,
Estou usando amortecedores HDS novos .
Balançando a viatura pelo parachoque lado motorista o volante fica praticamente parado .
Balançando do outro lado o volante gira uns 20 graus .
Segundo o mecanico seria algum empeno no munhão .
Quando o engesa está em certa velocidade e você tira o pé do acelerador ele parece que flutua , não chega a ficar sem controle mas se percebe claramente um certo desconforto na direção .
Também li algum topico deste forum sobre um suposto erro de projeto no Engesa ( Barra panhard ) .
Danilo
FábioGondim
13/01/2006, 14:41
Quando o engesa está em certa velocidade e você tira o pé do acelerador ele parece que flutua , não chega a ficar sem controle mas se percebe claramente um certo desconforto na direção .
Também li algum topico deste forum sobre um suposto erro de projeto no Engesa ( Barra panhard ) .
Gente, eu não sinto nada disso... O volante não mexeu no teste e não sinto desconforto nenhum ao tirar o pé do acelerador... Seria interessante cada um dizer qual é a Fase do seu Engesa, pois essas características podem estar associadas a uma Fase específica, sei lá.
Eriksom Teixeira Lima
13/01/2006, 21:02
:?: :!: :?: :!: :pensativo:
Faça o seguinte, peça para alguém girar o volante lentamente os tais 20º para esquerda e para a direita. Deite debaixo do seu engesa e verifique cada terminal de direção, cada bucha da panhard, cada bucha do tensor (no diferencial e no chassis).
Aproveite e tire uma foto de frente, das barras, incluindo o pitman.
Em QAP
Eriksom
Boa idéia .
Vou combinar com o mecanico e vamos verificar .
Depois informo aqui o que encontramos .
Danilo
Olha, a teoria até pode ser a de que o volante deve mexer, mas subi no parachoque do DOURADO, e balancei bastante o carro de cada lado. O volante não mexeu nadinha (pelo menos que eu pudesse perceber). Aí, subi nos estribos e fiz a mesma coisa e, mais uma vez, o volante ficou lá, paradinho! :?
é isso aí Drs !!!! tb fiz o teste hj e a direção ficou estática... paradin, paradin :stop: :stop:
Estou com os terminais e buchas zerados. Hj mandei fazer alinhamento e balanceamento e tá td blz :concordo:
[]'s
FábioGondim
15/01/2006, 10:58
Eu também fiz alinhamento e balanceamento nesta semana. As buchas foram trocadas há menos de um mês. Tá tudo zeradinho. Não mexe nada no volante quando o carro balança. Não sei se é certo ou errado, se é bom ou ruim... mas não balança. Também, aparentemente, não estou tendo problema nenhum com a direção. Está confortável e transmitindo segurança. :pensativo:
O problema de projeto da Panhard só faz as buchas dela trabalhar mais forças e ai tem um desgaste prematuro.
Com as buchas boas não afeta nada.
FábioGondim
15/01/2006, 21:21
Pronto! Falou quem entende do assunto. Não precisamos mais ficar tateando no escuro.
Valeu, Wallace! :concordo:
Eriksom Teixeira Lima
16/01/2006, 09:09
Wallace
O problema que eles se referem é o do deslocamento transversal do eixo se o carro saltar. É inerente a panhard. Se foi msg aqui no Fórum, deve ter sido algo do Bill falando sobre suspensões.
Eriksom
Para aqueles que a direção não mexeu , parabéns pois seu engesa está em perfeitas condições .
No meu caso foi detectada a barra de direção empenada .
Foi acertada na prensa e a direção ficou ótima .
Ainda tenho que alinhar pois o volante ficou fora de posição .
Danilo
Ainda tenho que alinhar pois o volante ficou fora de posição .
Danilo
Tava agora a pouco de baixo do PREDATOR alinhando a minha direção.... ficou BLZ !!
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
17/01/2006, 17:03
No meu caso foi detectada a barra de direção empenada .
Foi acertada na prensa e a direção ficou ótima .
De empeno de munhão :?: :!: para empeno da barra de direção :pensativo:
Eriksom
PS: para alinhar, primeiro ache o centro de sua caixa de direção, depois, somente depois regule o comprimento da barra.