PDA

Ver Versão Completa : Melhor 4x4 para iniciante



CID MOREIRA
12/01/2006, 16:34
Tenho apenas 17 anos mas já me interesso muito pelo off-road....

Gostaria de saber dos mais experientes qual seria o melhor carro para se começar a dirigir nas trilhas...........com o porém de também ser bom no asfalto.............

Já me falaram muito bem do vitara.....por ser mais carro q jipe no asfalto e ser bem bom no mato..........Se possível queria mais algumas dicas e opções.......

Agradeço muito a todos.... :concordo:

Ronaldo B.
12/01/2006, 16:50
CID,

Seguem abaixo alguns links de tópicos abertos por pessoas que já tiveram a mesma dúvida que você, caso você não tenha lido esses tópicos ainda, sugiro você dar uma olhada, já vai ser um bom começo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15866

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14791

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15413

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15299

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3295

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12646

[]´s

CID MOREIRA
15/01/2006, 22:20
Ronaldo agradeço a resposta.

mas ainda não é exatamnte o q eu procuro.......os carros q vc me passou são carros mais caros do q eu procuro........afinal desculpem-me essa falha.........o carro deve estar rodando em no máximo 23 ou 24 mil..............andei vendo jipes nesta faixa e cheguei
:arrow: no vitara,
:arrow: na l200 até 94( a qual nao acho ser um bom crro para c iniciar por ser mto longa),
:arrow: no samurai,
:arrow: no niva(o qual não julgo bom em asfalto),
:arrow: na sportage(a qual julgo fraca para o off-road),
:arrow: e no troller 96 ou 97.......
tirei algumas conclusões por mim mas gostaria q vcs.....mto mais entendidos do assunto do q eu.....m mostrassem a real desses veículos.........e se possível aumentassem a lista......

[]'s e mto obrigdo novamnte.........
CID

samukanvas
15/01/2006, 22:28
Vixe cara,

Bem vindo ao fórum.... :concordo:

Na sua lista eu não ví CJ... :pensativo: É barato e bão di mais pra iniciar.... tudo baratinho!!! :concordo: O que acha?

Dirço
16/01/2006, 10:04
Cid!

Quanto mais aberto o leque de opções, mais difícil ficará a escolha...

Não só pelos valores de aquisição colocados;
mas as indicações passadas, são as que mais se encontra rodando; tanto em trilhas como em estradas....

Engesa; Samurai; Suzuki; Troller (quanto a esse, não sei se conseguirá por aqueles valores que quer investir).

É questão pessoal / gosto .... valor / jeep / cor.... é por aí.
De resto; é procurar andar em todos possíveis para definir.

Quanto a trilhas; sempre (se for o piloto), a preferência por trilhas leves e passeios4x4....

Oller
16/01/2006, 11:55
Cid,

pelas suas necessidades/expectativas, aconselho mesmo o Vitara. Foi meu primeiro jipe, hoje tenho Troller, portanto não estou puxando brasa pra minha sardinha. O Vitara é um carro normal no asfalto, na cidade e estrada. Na trilha, original, ele vai bem em trilha fácil até média. Comprei um Troller porque eu queria trilhas pesadas. Só por isso.

Com 24K, vc compra um Vitara em bom estado, 2 portas 97/98, igual o que eu tive.

Não compre Troller 96/97, foram feitos quase artesanalmente, não existe um igual ao outro

Se quiser mais alguma informação sobre o Vitara avisa

[]s

Loras
17/01/2006, 00:05
CID,

O melhor 4x4... hum... isto já rendeu muita conversa aqui no fórum. A resposta é mais correta, em minha opinião é: depende!!! :mrgreen:

De uma séria de fatores: :arrow:

1-) Qual o uso da viatura?
2-) Será seu único carro?
3) Você gosta e faz questão de por a mão na massa?
4-) Se importa de andar sem seguro com um carro visado?
5-) Qual sua experiência com 4x4?
6-) Qual a sua exigência mínima de conforto?
7-) Teria problemas em possuir uma viatura grande?
8-) Quanto tempo pretende ficar com ele?
9-) Quantas pessoas andam normalmente com você?
10-) O preço da gasolina é problema?
11-) etc.

O melhor 4x4 para você pode ser desde um Land Rover até uma Outback. :concordo:

Tenha paciência, leia bastante o fórum, aprenda a utilizar a pesquisa, e aos poucos vai tirando sua próprias conclusões. Não existe receita pronta. :!:

Ande em todos os modelos possíveis, converse com os proprietários, e você chega lá.

Atualmente possuo uma F-75 toda modificada. Motor e câmbio modernos, direção e embreagem hidráulicas, pneus 33, freio a disco, etc... (se procurar por Azulinha no site, encontrarás).

Minha avaliação: :arrow:

1-) Prós:
- caçamba e espaço para carga
- não preciso fazer seguro, apenas contra terceiros
- não sou visado para assaltos / sequestros
- manutenção barata e simples
- consumo de carro 1.0 no GNV
- entre eixos maior, por isso mais confortável que CJ
- não capota tão facilmente na trilha pelo mesmo motivo
- carro de fácil identificação pelos amigos
- não é somente um carro, e sim uma comunidade toda!!!

2-) Contra:
- consumo na gasolina
- pouca autonomia no GNV
- carro desconfortável e limitante algumas atividades do dia a dia na cidade (vagas e manobristas)
- cabe apenas 3 pessoas
- manutenção mais frequente e exigente que qualquer 4x2
- carro de fácil identificação pelos inimigos (principalmente saindo do motel, quando consegue entrar nele... hahahaha)

Em sua lista, eu acrescentaria também a Camper... www.camper.com.br

Por essa faixa de preço, você acha coisa boa.

Boa pesquisa!!!! :D

Abraço,

=Loras=

guilhermeabreu
06/02/2006, 23:25
CID MOREIRA

Pelo seu exposto eu indicaria :

1 - Um ENGESA f-1 ou f-2 se sua altura for em torno de 1,80 m

2 - Um SAMURAI se for de estatura menor

Tenho 1,80 m e não consigo andar num CJ , acho que sofro de claustofobia , não consigo ficar em lugares apertados .
Os dois jipes citados acima são INQUEBRÁVEIS , vc da páu neles , e eles não quebram .

Sou suspeito em falar pq tenho um ENGESA , tenho um amigo que já fez de tudo para quebrar o SAMURAI dele e ELE o SAMURAI não quebra .

E os dois são bons tb de asfalto , ando com o meu a 120 -130 Km/h de velocidade cruzeiro no asfalto e vai ate a uns 155Km/h de final , não medi ainda pois meu velocímetro ficou doido com as modificações de pneu , relação de diferencial , motor , etc. A veloc. de cruzeiro tirei qdo meu irmão andou comigo com um GPS , e na época não tinha estrada para colocar para ver qual seria a veloc. final do BICHO .

edalmaso
11/02/2006, 11:17
Meu amigo, também sou novo no forum e apesar de já ter tido vários Jeeps e um Engesa ... também compartilho da sua angústia sobre o que comprar (assim como tamtos outros novatos).Tenho lido bastante e achei que esta resposta do Loras é a melhor que encontrei. Lembre-se apenas que na decisão vai pesar muito o lado emocional (como em todo carro), afinal quando vc encontrar o carro certo seu coração vai avisar. Acho que seu medo, assim como o meu é evitar uma ROUBADA, ou seja, ficar com um mico daqueles e vira motivo de piada no meio da galera 4X4. O problema é que por uma questão de ética ou de companherismo, todos do forum são muito "cuidadosos" para não falar mal de nenhuma viatura e assim não magoar alguém. Uma pena, não? Bom ... vou te dar minha contribuição: se é para se divertir na maiorialha das TRILHAS e este não for ser o seu único "carro", vai para um CJ5 (o bom e velho Willis). Ache um bom por uns R$15mil e guarde o resto. Se for para usar no dia-a-dia, vai de Samurai (rustico) ou Vitara (+mais conforto). Ah, e fuja dos micos (ex. algo que custa quase R$ 100mil novo mas que um usadão você acha por R$ 20mil. Boa sorte!

Jose Augusto Bagorra
19/09/2006, 17:51
Meu caro
1ª opção Samurai
2ª opção Vitara
3ª opção JPX Montez

Felypenoob
19/09/2006, 19:12
Trilha eh samurai, sem duvida!

Tenho 17, quase nenhuma experiencia e uso o Samurai.

Puro divertimento. O motor nao "parece" confiavel a julgar pelo tamanho mas eh garantido que o trabalho da suzuki em motor, cambio, caixa e eixos foi muito bem feito.

No caso de vc aloprar e enfiar pneus 31", vai de X-crawler que vc sai de todo buraco.



Outras opçoes legais:

Trolha (Mais caro, mas melhor)
Vitara (Mais caro pra equipar, mas te dara mais conforto, se isso for criterio importante)
Engesa (mais caro, mais opçoes de customizaçao)

lucasnassif_offroader4x4
07/10/2006, 23:05
Cid,

compre um CJ e seja feliz!!!! :dance: :dance:

Abssssss.......

__________________________________________________ ________
Willys CJ5 1967 6cc original
Mto satisfeito com o carro!!!! Faz trilha de verdade!!

pcervieri
07/10/2006, 23:31
Cid,

compre um CJ e seja feliz!!!! :dance: :dance:

Abssssss.......

__________________________________________________ ________
Willys CJ5 1967 6cc original
Mto satisfeito com o carro!!!! Faz trilha de verdade!!


Como disse o lucasnassif,

compra um cj

jon
08/10/2006, 12:30
gosto de band :dance: mas nao aconselho por ser meio "robusto" :parede:

CID MOREIRA
08/10/2006, 17:09
Bom galera........

Eu e meu pai pesquisamos e achamos mais negócio um vitara msm......
o krro vai ser usado em viagens, assim o conforto é importante..e pelo q vi, o carrinho vai mto bem em trilhas.......
O samuka é bom....mas daí o conforto pra eu viaja ia fik d lado............
Engesa e Band são jipes mais caros pra c correr atras.....
CJ é só jipe né...num tem nem como eu pensa em viaja c ele não tive MUUUUUIIIITO mexido.....
o trolha é mto caro....aliás um absurdo o gasolina ser quase o msm preço do diesel.....

O q o Felypenoob disse q o vitara é caro pra preparar eu não acho q seja tanto, afinal d começo não c mexe em mta coisa....eu acho.....

Bom..ficam aí as minhas conclusões.........c vcs descordarem por favor flem pq eu tenho pouca experiencia no ramo.......

[]'s agradecidos.....

lucasnassif_offroader4x4
08/10/2006, 20:31
Cid,

boa escolha! o vitara num é ruim nao!! Realmente, o CJ é mto valente na trilha, mas pra viajar fica devendo...

Boa sorte para vc e seu pai nessa escolha!

Abssss..

__________________________________________________ ___
Willys CJ5 1967 --> escolhendo o nome ainda!
Por enquanto é "Bagrão"