PDA

Ver Versão Completa : Fusca Baja - Orientações para iniciante



andrergcosta
18/09/2014, 00:33
Olá, boa noite a todos!

Gostaria de obter mais informações e dicas a respeito de como montar um fusca baja. Vou relatar um pouco do que aprendi nas minhas pesquisas e depois farei questionamentos mais específicos.

Já pesquisei no fórum e em outros sites a respeito e vi que existem basicamente três categorias de baja: corridas, exposição e o de uso misto. No meu caso me identifiquei com o de uso misto, pois pretendo usa-lo na minha rotina diária e para passeios em praias e dunas, no máximo pegar uma estrada de barro, mas nada que se compare a uma trilha. Com base nessa minha escolha, gostaria de obter informações a respeito de:


Motor 1500 ou 1600;
Investir em um fusca com lataria e interior mais conservado ou pegar um mais barato, mas com serviços a serem feitos e até peças a serem substituídas;
Como quero legalizar as alterações (colocar kit baja, aumentar o vão livre e colocar freios a disco nas 4 rodas), vi que o pessoal indica adquirir um já com documento alterado. Entretanto, os que achei são caros e estão muito longe (+ de 2500km) de onde moro, vou gastar muito para legalizar;
Li muito sobre a adaptação da suspensão IRS, mas para o uso em praias e dunas necessito desse tipo de suspensão ou basta mexer nos facões para alterar seu vão livre. Quais as outras opções que eu teria;

Para o início do tópico, essas dúvidas já devem dar muito pano para as mangas. Outras irão surgir com o passar do tempo e de acordo com as respostas de vocês. Mas de ante mão, quero agradecer a todos que possam me ajudar na realização desse projeto.

Obrigado e boa noite para todos.

Gomes Pride
18/09/2014, 08:02
Bem vindo Andre, eu tbm pretendo montar um baja para legalizar então conversei com o Nill e ele me disse para usar somente a lataria e retirar todo assoalho, pretendo fazer estilo os bajas americanos, eu nunca fiz trilha em dunas ñ sei como o carro se comporta mas se vc puder colocar suspensão traseira IRS e o cambio com homocinética é bem melhor e vc tem mais curso de suspensão, motor se ñ for AP com certeza 1600 box bem preparado com um bom filtro de AR e radiador de óleo externo bomba de óleo de 30 mm e filtro externo tbm, entra no site TheSamba.com :: Volkswagen Classifieds, photos, shows, forums, and information (http://www.thesamba.com) aqui vc vai ter muitas ideias.
Boa Sorte

andrergcosta
19/09/2014, 00:36
Olá Gomes!

Obrigado pelas boas vindas ao fórum. De acordo com o que entendi é que seria melhor adquirir um carro mais fraco, que tenha serviços a serem feitos ao invés de pegar um mais conservado. Entretanto, nas minhas buscas não consegui encontrar nenhum fusca mais barato com motor 1600, sempre acho com motor 1300. O que me leva a ter de comprar o motor a parte. Com relação a suas dicas da suspensão e do 1600 box preparado, você teria ideia de quando seria o gasto, algo aproximado. Como mencionei no titulo do tópico sou iniciante, então me desculpem se em dado momento eu fizer uma pergunta que pareça boba, visto que ainda estou adquirindo conhecimento.

PitucoDH
19/09/2014, 13:20
Cara, se você não quer gastar muito abandona as dunas, pois necessita de bem mais potência!
tanto o 1500 quanto o 1600 tem potência suficiente para o dia a dia e uma brincadeirinha no barro!! hehe
a respeito do que o gomes falou, a maioria eu acho besteira, por exemplo o fusca tem o melhor filtro de ar que se pode imaginar, é só mante-lo limpo e com óleo no nível!
Irs é muito bom! Recomendo!
Já o cambio com homocinética é frescura se vc n pretende erguer muito, caso contrário também recomendo!
Radiador de óleo externo e bomba de óleo melhor seria bom só se vc fosse usar o motor em condições que ele esquentaria muito, ou um giro muito alto
Espero ter ajudado!
Da uma olhadinha no meu tópico! \/
Um Abraço!

andrergcosta
19/09/2014, 20:23
Blz PintucoDH!

Desde que comecei a procurar informação sobre o assunto vi seu tópico, mas como sou iniciante, as dúvidas são muitas e não irão cessar nem tão cedo, kkkkk. Entretanto, já está dando para ter uma boa ideia das coisas. Minha preocupação seria comprar um carro um pouco mais barato, mas acabar gastando muito para consertar o básico dele, salão, funilaria e outros pormenores. O mais barato que achei, com motor 1600 foi R$ 3.900,00, mas a lataria tem alguns pontos de ferrugem e o por dentro aparenta que tem algum serviço para fazer. Achei outro por R$ 5.200,00, com motor 1600, a funilaria está ok e por dentro está bom. Abaixo fotos dos fuscas:

Fusca 80 (R$ 3.900,00)
Info. do vendedor: Fusca emplacado e sem multas, com serviços de lanternagem para fazer. Motor, salão e suspensão OK.

477936477935477937

Fusca 86 (R$ 5.200,00)
Info. do vendedor: carro com alarme, trava, som e jogo de rodas. (Falta saber como está a documentação)

477938477939477940

O que acham?

andrergcosta
20/09/2014, 11:32
Bom dia pessoal!

O que acham desse kit para suspensão IRS

Suspensão Irs Sob Encomenda - R$ 1.800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587352801-suspenso-irs-sob-encomenda-_JM#redirectedFromSimilar)

Vale a pena ou é melhor fazer de outra forma.

PitucoDH
20/09/2014, 14:20
Cara, você pretende gastar quanto?? com 4 mil vc faz um baja inteiro!!
Olha o meu fusca:
477954
Paguei 1200, foi barato, mas o motor é 1500, e na teoria era pra funcionar (o cara que comprei é um pikareta) mas veio sem pegar e nem freiar, mas mesmo assim não foi caro, o motor é pouca coisa e os freios que vão dar um pouco mais de trabalho, mas até é bom porque aí vou acabar revisando todo o sistema de freio mesmo!!
Eu não teria coragem de estragar esses fuscas, cortando eles, inclusive o meu acho que vou ajeitar e vender, pois está em quase perfeito estado e documentado!!
Um Abraço!

andrergcosta
20/09/2014, 16:12
PitucoDH minha ideia é gastar pouco, entretanto, fico com receio de comprar um carro muito sucateado e acabar gastando muito com a reforma. Em relação a cortar o carro, tenho pretensão de instalar um kit baja.

Tomando por base os valores de fusca na minha região, estou querendo investir no máximo R$ 10.000,00, mas quero fazer o dinheiro render bons frutos e deixa-lo bem arrumado, pois como mencionei pretendo usa-lo de forma mista.

PitucoDH
20/09/2014, 21:58
Mesmo assim, esses valores são muito altos, eu levaria o primeiro por 2000, 2500 e o segundo por 3000 ou 3500
pega o primeiro, aonde a pintura esta ruim bota alguns adesivos!!
Mas ainda recomendo pegar um não tao bom...
Vc pretende documentar ele?
Um Abraço!

andrergcosta
21/09/2014, 00:32
Pretendo sim documentar e em relação aos fuscas meu pensamento era algo nesses valores que você mencionou, mas o problema está em achar algum nesse valor.

F100 corrente
21/09/2014, 09:26
Olá pessoal estou montado kart cross com motor de 250 e caixa do fox, será que pode acontecer de queimar embreagem?

oliveiraideal
21/09/2014, 10:36
cara, meu irmão mora em joão pessoa, eu estive aí esses dias.. se você quiser, eu estava na mesma dúvida, acabei comprando um bloco do 1600 no standard (original, 0mm de corte, ou seja sem cortes) montei tudo com kit novo de lojas de peças, e acabei pondo um ap 2.0, e o meu motor está parado, com embreagem e etc lá.. pensei já em vender ele por uns 1500-2000, pois foi isso que gastei só de peças nele (sem contar o bloco e nem a mão de obra), se você quiser pode avisar.. eu troquei o motor pelo ap pois recebei o mesmo num negócio, e ele está parado..

Gomes Pride
21/09/2014, 12:48
Então Pituco ñ conheço nenhum IRS que ñ use cambio com Homocinética ou cruzetas, cambio com eixo rígido uma hora vc vai ter problemas nas travas da caixa satélite a ñ ser que faça que coloque uma porca usinada para as castanhas ñ soltarem te deixando ñ mão, fora a posição \ / dos pneus, quanto a filtro de ar com óleo sai fora furada, um filtro de ar de kombi ou esportivo é barato e custo beneficio compensa, radiador de óleo externo e uma bomba de óleo de 30 mm é opcional já que o motor box aquece rápido principalmente o cilindro 3, ainda mais quando o cara tira todas as latas do motor estragando a refrigeração.

Andre procure saber como é para fazer a legalização no seu estado, aqui em Minas é complicado melhor comprar um já legalizado ou consultar o Nill, que já legalizou algumas gaiolas aqui do fórum, a suspensão IRS que vc postou excelente é de uma empresa aqui de Minas em Eloí Mendes mas o preço meio salgado, tente tirar as medidas de uma original e fazer uma, tem bastante informação na net.

Abraço

andrergcosta
21/09/2014, 19:03
cara, meu irmão mora em joão pessoa, eu estive aí esses dias.. se você quiser, eu estava na mesma dúvida, acabei comprando um bloco do 1600 no standard (original, 0mm de corte, ou seja sem cortes) montei tudo com kit novo de lojas de peças, e acabei pondo um ap 2.0, e o meu motor está parado, com embreagem e etc lá.. pensei já em vender ele por uns 1500-2000, pois foi isso que gastei só de peças nele (sem contar o bloco e nem a mão de obra), se você quiser pode avisar.. eu troquei o motor pelo ap pois recebei o mesmo num negócio, e ele está parado..

Como faria para dar uma olhada nele. Normalmente fica mais fácil no final de semana, com exceção do próximo que vou viajar a trabalho. Qualquer coisa me manda uma mensagem.

andrergcosta
21/09/2014, 19:16
Então Pituco ñ conheço nenhum IRS que ñ use cambio com Homocinética ou cruzetas, cambio com eixo rígido uma hora vc vai ter problemas nas travas da caixa satélite a ñ ser que faça que coloque uma porca usinada para as castanhas ñ soltarem te deixando ñ mão, fora a posição \ / dos pneus, quanto a filtro de ar com óleo sai fora furada, um filtro de ar de kombi ou esportivo é barato e custo beneficio compensa, radiador de óleo externo e uma bomba de óleo de 30 mm é opcional já que o motor box aquece rápido principalmente o cilindro 3, ainda mais quando o cara tira todas as latas do motor estragando a refrigeração.

Andre procure saber como é para fazer a legalização no seu estado, aqui em Minas é complicado melhor comprar um já legalizado ou consultar o Nill, que já legalizou algumas gaiolas aqui do fórum, a suspensão IRS que vc postou excelente é de uma empresa aqui de Minas em Eloí Mendes mas o preço meio salgado, tente tirar as medidas de uma original e fazer uma, tem bastante informação na net.

Abraço

Como não entendo o suficiente e nem conheço ninguém que possa fazer por mim, vou acabar optando por comprar a peça pronta. E nas minhas pesquisas, vi orientação sobre comprar peças com nota fiscal para apresentar na legalização do carro.

Aproveitando o momento Gomes, em relação a suspensão dianteira qual o caminho a seguir, pois também achei uma para vender, mas o preço é ainda mais caro do que a que postei anteriormente (kit de suspensão especial para fusca baja, buggy, gaiolas bugre, BRM etc (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-suspens-o-especial-para-fusca-baja-buggy-gaiolas-bugre-brm-etc.html)). Como sou iniciante, fico pensando se estou seguindo o caminho correto.

Vou seguir sua orientação e falar com Nill e procurar um despachante local para obter mais informações sobre a legalização.

andrergcosta
22/09/2014, 01:59
Sai para comprar as fraldas da minha filha ontem a noite e na volta fui dar um passeio com ela pelo bairro na esperança de que ela dormisse. Ao virar em uma esquina eis que me deparo com um Fusca com kit baja Rodão. Tirei algumas fotos dele para mostrar a vocês. Não tinha placa de vende, mas mais tarde vou tentar localizar o dono para saber se tem interesse em vende-lo, além de obter mais informações a respeito do carro, principalmente documentação e o motor (pois pela minha ignorância não consegui identificar que motor é).

478100478095478096478097478098478099

PitucoDH
22/09/2014, 13:05
Parece motor de fuaca, mas esta com algo que parece dois alternadores, talvez seja de um gol a ar

andrergcosta
22/09/2014, 15:34
Olá pessoal!

Boas novas, falei com o dono do baja e ele disse que não vendia, depois pediu 5 mill. Me fiz de doido joguei uma conversa por dentro da outra e perguntei qual o valor mesmo para vender, aí ele ficou dizendo que não ia vender os colegas dele incentivaram para vender. Pedi que ele pensasse sobre o assunto que na quarta feira ia lá saber qual a decisão dele.

O carro já tem o kit baja da rodão, documentado como buggy, documento em dia, motor 1300 e segundo ele salão novo e outras partes. E aí o que vocês dizem a respeito, pois na minha visão até 5 mil tá valendo, por já está documentado como buggy, já tem o kit baja igual ao da foto abaixo, com os para-choques e estribos laterais, ficaria faltando fazer a lanternagem pintura e as alterações da suspensão, me orientem.

478179

PitucoDH
22/09/2014, 17:34
muito bom, porém eu colocaria outro motor, ou o cilindro e pistão, e faria um test drive antes...

andrergcosta
22/09/2014, 21:08
Mas em relação ao valor 5 mil estaria de acordo, já que está documentado e com o kit, mesmo tendo de ainda trocar o motor por um 1600.

vinijost
22/09/2014, 21:27
Mas em relação ao valor 5 mil estaria de acordo, já que está documentado e com o kit, mesmo tendo de ainda trocar o motor por um 1600.


o valor está muito bom! eu iria em frente! só em pensar que a documentação está Ok já é um alivio! vai fundo!!!

Gomes Pride
23/09/2014, 07:38
Andre vai em frente cara o preço esta bom, mas joga 4000 no peito dele kkkk, se vc fosse fazer um so em documentação vai gastar R$3000, o motor é do fusca mesmo com dínamo para rodar a ventoinha de refrigeração e um alternador de outro carro adaptado, da uma volta nele antes e ve como esta o motor, de uma olhada se é 1600 ou 1500, se vc ficar com ele mesmo compre um kit de ignição eletrônica e troca esse alternador por um original.

andrergcosta
23/09/2014, 16:23
Andre vai em frente cara o preço esta bom, mas joga 4000 no peito dele kkkk, se vc fosse fazer um so em documentação vai gastar R$3000, o motor é do fusca mesmo com dínamo para rodar a ventoinha de refrigeração e um alternador de outro carro adaptado, da uma volta nele antes e ve como esta o motor, de uma olhada se é 1600 ou 1500, se vc ficar com ele mesmo compre um kit de ignição eletrônica e troca esse alternador por um original.

O dono falou que o motor é um 1300, então de cara tenho de troca-lo. Agora na documentação dele o que tem de diferente é que no campo tipo tem buggy no final, teria de ter mais alguma observação ou isso é o suficiente?

marcitech
29/09/2014, 01:57
Amigão, vi que você encontrou um possível Baja para compra, que bom, torço para que consiga fechar o negócio pois como informaram somente a documentação custaria em torno de uns R$ 2 mil, então se você adquirir por 4 ou 5 mil realmente será um bom negócio pois seria o mesmo que adquirir um fusca normal por uns 2 mil e fazer toda adaptação.

Agora caso não consiga comprar eu sugiro montar um Fusca no estilo Class11, pesquise na internet, é um fusca praticamente normal com pouca ou nenhuma alteração na carroceria, porém com a suspensão trabalhada e que fica muito alta a ponto de caber uma garrafa de 2 litros em baixo do Fusca. Esse modelo Class11 apesar de toda modificação na suspensão não necessita (ao menos eu creio que não) alteração na documentação porque não há alterações na carroceria e as rodas apesar de bem maiores, não ultrapassam o limite dos paralamas.

A suspensão IRS que usam é essa que você viu no Mercado Livre mesmo, ou adaptado da Varant II, a da Kombi requer muitas adaptações a ponto de inviabilizar, é mais garantido comprar a do ML. Existem uns kits de suspensão dianteira tipo "duplo A" também interessantes... Blog da iMohr: Suspensão dianteira duplo A para Fusca (http://imohr.blogspot.com.br/2012/01/suspensao-dianteira-duplo-para-fusca.html)

No futuro montarei um Class11, vou buscar por um modelo conservado e trabalhar a suspensão com substituição das rodas em um primeiro momento, só depois é que vou avaliar as alterações no motor, se adquiro um motor a ar mais novo já com injeção eletrônica, ou um AP, ou até mesmo quem sabe o motor EA111 do Fox utilizado nas últimas Kombis, pra isso pretendo ficar de olho nos leilões de sucatas de Kombi pra poder arrematar todo o conjunto, motor, caixa, embreagem, radiador, chicote elétrico, centralina, painel, etc... E o melhor, adquirindo no leilão é mais fácil legalizar as peças no fusca.

Um abraço.
Márcio.

andrergcosta
29/09/2014, 10:23
Valeu pelas dicas marcitech.

E atualizando o pessoal que está me ajudando neste projeto, ainda não tive condições de ir falar com o dono do fusca. Ainda esta semana darei noticias sobre o desenrolar da negociação.

Agora vai mais uma questão. Falando com amigos meus eles me disseram que o fusca seria desconfortável para mim, devido a minha altura (1,82 m). E o pior que eu nunca andei em um fusca, pelo menos na minha altura atual, para saber se isso procede. O que vocês podem me falar a respeito disso.

PitucoDH
29/09/2014, 19:00
Nao seria muito ruim pela sua altura, mas seria bom colocar o banco mais pra tras...
Mas fusca ao meu ver é ótimo de andar!
Um Abraço!!

CAPT GOTTLIEB
11/10/2014, 11:25
Meu BAJA foi montado sobre um chassis de um Fusca 1968. Quase tudo foi trocado, inclusive a carroceria que é 1975. O motor é VW PBA 095 gasolina 1600 cc. Tem um carburador Solex H - 30 PIC e ignição eletrônica, com distribuidor sem platinado. Gostaria de saber duas coisas:
1- Qual seria a melhor bobina de ignição para este tipo de motor: Bosch 9220081054 (azul) ou Bosch 9220081067 (Vermelha)?
2- Um amigo me disse achar que este motor VW PBA 095 equipava a Variant II e usava 2 carburadores. Sendo assim este motor deveria ter 67 CV enquanto outros 1600 mais antigos apenas 57 CV. Seria isso mesmo? Ou este motor equipava outro VW?
Agradeceria muito se algum companheiro pudesse me esclarecer melhor. Muito obrigado.480163

arthureduard
14/10/2014, 15:27
Boa tarde!

Sou de fortaleza e tenho um baja rodão para brincar nas dunas. Motor ap 2.0 a alcool com cambio forjado. Antes usava transmissão de fusca depois mudei para irs. Para quem gosta é diversão pura. Segue algumas fotos e video.
https://www.youtube.com/watch?v=UCm13oB9ZkY&list=UU1huRStFaRa20UcwQ-bMSVg

480504480505480503480506480507

CAPT GOTTLIEB
01/11/2014, 15:50
Meu BAJA foi montado sobre um chassis de um Fusca 1968. Quase tudo foi trocado, inclusive a carroceria que é 1975. O motor é VW PBA 095 gasolina 1600 cc. Tem um carburador Solex H - 30 PIC e ignição eletrônica, com distribuidor sem platinado. Gostaria de saber duas coisas:
1- Qual seria a melhor bobina de ignição para este tipo de motor: Bosch 9220081054 (azul) ou Bosch 9220081067 (Vermelha)?
2- Um amigo me disse achar que este motor VW PBA 095 equipava a Variant II e usava 2 carburadores. Sendo assim este motor deveria ter 67 CV enquanto outros 1600 mais antigos apenas 57 CV. Seria isso mesmo? Ou este motor equipava outro VW?
Agradeceria muito se algum companheiro pudesse me esclarecer melhor. Muito obrigado.480163


Acabei descobrindo. O motor VW P BA 095 equipou a Brasília 1600 de 1973 a 1976 e tinha originalmente apenas um carburador Solex H30 PIC.