PDA

Ver Versão Completa : Rockwell 2 1/2ton

FernandoRisso
12/01/2006, 10:04
Pessoal,

Aproveitando o gancho do Elmer e um início de conversa no tópico sobre Dana 60, além da discussão sobre a Unlimited, achei melhor criar um tópico para opiniões.

Voltando do sul, passei por um desmanche de carros militares na BR101 próximo a Joinville em que havia vários eixos militares empilhados, pareciam rockwells, mas não sei se eram de 2 1/2 ton ou 5 ton. Alguém do sul pode ajudar ? Conhecem o lugar ?

As principais questões são:

- Disponibilidade destes eixos no país. Onde podem ser encontrados ? Qto custam ?
- Existem peças disponíveis para esses eixos, como semi-eixos, rolamentos etc ?

Acredito que essa seja uma opção mais barata que qq Dana 60 e muito mais forte.

Tb encontrei eixos de Unimog na argentina, mas o transporte inviabilizou o processo, se for o caso pode-se tentar uma forma para baratear e vermos os primeiros carros com eixos-portais por aqui.

[]'s cutucando o pessoal pra ir pra Unlimited...

equipeminas4x4
12/01/2006, 16:17
Vai um semi-eixo de 1,5", 35 estrias, SAE 4340 ????

[]´s

Luiz Andre S Rodrigues
12/01/2006, 19:16
Marcel,
Que raio de semi-eixo é esse??? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

abs,

FernandoRisso
12/01/2006, 19:46
Marcel,

Parabéns... está ficando muito bom :palmas:

Estou falando de unlimited e não super, por favor !!! :mrgreen: Por 3k vou ter cruzetas 2 vezes maior que essa !!! :pensativo: :mrgreen:

[]'s :mrgreen:

Sandro Tannuri
12/01/2006, 20:26
Marcel,

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Agora a coisa começou a ficar boa.

Frisso,

Aqui no RJ tinha um desmanche cheio de Rockwells, mas fechou.
Os gringos usam muito esses eixos com pneus 44" para cima, alguns ainda cortam ele por baixo deixando só a parte da coroa. Mas mesmo cortando ele vai ficar baixo com pneus menores que 44".
Outro problema seria o peso, mas para trilha pesada isso não seria ruim.
Eles tem Detroit Locker como opção mas não sei se todos ja vem com ele.
Tem uns gringos malucos que usam semieixos reforçados, procure por Dan Dibble no Pirate4x4.
Quanto aos Mogs, se quiser topo rachar a empreitada.

Abraços,

leovalle
12/01/2006, 22:33
Marcel,
Que raio de semi-eixo é esse??? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

abs,

Os RockBone começam a se tornar realidade. :palmas: :palmas: :palmas:

Depois desse vem o meu e o do Robles :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

Stephan
13/01/2006, 08:29
Vai um semi-eixo de 1,5", 35 estrias, SAE 4340 ????

[]´s

Ué? de onde você fotografou o meu semi-eixo? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

equipeminas4x4
13/01/2006, 10:08
Ué? de onde você fotografou o meu semi-eixo?

Por acaso, vc mandou fazer um bloqueio de 35 estrias? Num adianta muito ter 1,5" no meio e nas extremidades reduzir pra 30 ou 19 estrias. :concordo: :concordo:

[]´s

Sandro Tannuri
13/01/2006, 21:16
Marcel,

Bloqueio de 35 estrias existe por ai há bastante tempo. :concordo:
Alguns ate para D44. :concordo:
É verdade que nenhum nacional, ate agora. :palmas:

Abraços,

equipeminas4x4
16/01/2006, 09:32
Eu sei disso. Foi o que sugeri para o Ed Chaves, ou usar o FullLock 35 ou comprar um airlock 35 estrias, se tivesse interesse de usar esse eixo.
O que perguntei pro ADI é se o eixo dele, tem 35 ou se é original com 19 ou 30 estrias. :concordo:

[]´s

equipeminas4x4
23/01/2006, 13:38
Mais uma fotinha da criança....

[]´s

equipeminas4x4
23/01/2006, 13:45
Mais uma para o deleite dos competidores de TRC. :mrgreen:

[]´s

equipeminas4x4
23/01/2006, 17:00
Isso vai montado nisto....

[]´s

Sandro Tannuri
23/01/2006, 23:19
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

E muito bom ver coisas assim surgindo aqui. Parabens Ensimec!!!!!!!!

Abraços,

Sa_Mourao
24/01/2006, 08:28
Os parafusos 4 parafusos do sistema de direção não são muito pequenos ?

PS.: Sobre os eixos de Unimog..... aqueles do uruguay, pesa quanto cada um ?

[ ]s

FernandoRisso
24/01/2006, 08:36
Felipe,

Sobre os eixos de unimog encontrei na argentina e pesam de 200 a 250kg cada um, mas já vem com bloqueio a cabo, portais e a relação é de 7.46:1 :shock:

Porém para serem colocados debaixo de qq coisa precisa-se fazer a conversão do pinhão para usar cardãns convencionais e fazer freios a disco sob medida, caso contrário só vão caber rodas aro 20".

[]'s

Dennis Figueiredo
24/01/2006, 09:00
fernando, tem idéia de custos?

FernandoRisso
24/01/2006, 09:05
Dennis,

Encontrei um par do 411 que são um pouco mais estreitos (WMS = 57" = D44 Rural) que os 404, que são os mais usados, por US$ 1.200,00... o problema foi o custo do transporte que chegou a US$ 600,00 sem taxas de despacho e td a burocracia, ai o negócio naum deu certo, tava ficando muito caro, e além do mais tem que confiar no argentino que te vendeu :putz: O melhor msm seria ir até lá e ver o eixo e depois despachar de alguma forma.

Depois de pensar, desisti... vai ficar pra depois :pensativo:

[]'s

Marcio Vargas
24/01/2006, 09:24
Me passa a cidade, o peso e as medidas que eu faço uma cotação bem abaixo disso ai pra vc's, para o transporte

equipeminas4x4
24/01/2006, 09:59
Os parafusos 4 parafusos do sistema de direção não são muito pequenos ?

[ ]s

Fofoleth

Vc precisa entender a montagem. Neste caso tá superdimensionado... :concordo: :concordo:

[]´s

equipeminas4x4
27/01/2006, 17:41
Sras. e Srs.

O eixo mais reforçado já feito no Brasil, para uso extremo off-road está nascendo...... :dance: :dance: :dance: :dance: :palmas: :palmas: :palmas:

O ROCK BONE está chegando.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=31879

[]´s

FernandoRisso
30/01/2006, 10:19
Marcel,

Muito bom msm :palmas: ... só tenho algumas perguntas ?

Qual o WMS ? É igual de Rural ?
As cruzetas são de D60 ?
Qual o diâmetro e espessura dos tubos ?
E a melhor de todas... qto custa ? :mrgreen:

[]'s

ribon
30/01/2006, 10:57
É Franco... Acho que tem neguinho que nem esta dormindo mais... HEHEHEHE

[ ]´s

equipeminas4x4
30/01/2006, 14:23
o WMS é maior q o da Rural. O Franco poderá falar com maior precisão, pois o q solicitei pra ele é q a largura total de lateral a lateral do pneu, tivesse 2,10m com rodas off-set -25 e pnsu 13,5" de largura.

As cruzetas não são do Dana60, mas é uma bem próxima, pois não se fabrica a do Dana 60 no Brasil.

As demais informações são com o Franco mesmo.

[]´s

Sandro Tannuri
30/01/2006, 23:29
Nem sei porque ainda perguntamos sobre medidas ao Marcel. Ele não sabe uma. :putz:
Nem a largura do proprio pneu que comprou. :mrgreen:

Abraços,

Stephan
31/01/2006, 08:26
As cruzetas são do F600 (cardã) e agüentam bastante....
Franco...parabéns ! :palmas: :palmas: :palmas: ficou muito bonito...a única pena é por na mão do animal de orelhas pontudas e felpudas do Marcel pra testar!, devia arrumar alguém com mesmo sangue pra esse serviço! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

equipeminas4x4
31/01/2006, 12:51
Sandro, seu pequeno bolisco

Usamos uma medida base no projeto, até pq cada um usa uma medida diferente. Tem 12,5", 14,5" , 13,5" e outras. Portanto, como já percebi q o Sr. não entende nada de projeto, visto as gambiarras q faz no Hulk, nem adianta te falar as medidas.... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Sandro Tannuri
31/01/2006, 21:51
Bolisco é bom ou ruim? :twisted:

... pois o q solicitei pra ele é q a largura total de lateral a lateral do pneu, tivesse 2,10m com rodas off-set -25 e pnsu 13,5" de largura.

Pequena besta mineira, qual a medida dos pneus que você comprou? Tomara que tenha espaço sobrando nos planos pois vai passar de 2,10.

Abraços,

Franco
31/01/2006, 22:10
PessoAll

Realmente o meu saco ja não aguenta mais e eu não vejo a hora de terminar esse peso morto que será colocado no Kalango :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas a melhor parte é que esse eixo realmente me deixou feliz, foi uma realização e, caraca, com ficou grande........ :shock: :shock: :shock: :shock:

ÉEEEEEEEEEE Sandrão, te cuida, a supermaçia de eixos Made in USA está acabando e (fora problemas técnicos por inesperiência) logo mais, com sorte e com algumas garopas na mesa, o RockBone vai ter filinhos, rsrsrsr

(garopa = 100 paus)

Bom, agora alguma infromação util:

a) O RockBone sempre terá a cara do cliente (até certos limites, é claro). Então bitola, redução, angulos de inclinação do globo, pino mestre, caster, comprimento do braço de direção entre ourtos são definidos pelo/com o cliente.

b) O RockBone é muito caro. Está bruto por R$ 12.000,00. Mas um boa parte deste capital pode ser depeciados pelo fornecimento da maior parte dos componentes que quase representam 50 % do custo do diferencial, como globo Dana44, rolamentos, coroa/Pinhão, garfos+cruzetas, Roda-Livres Dana60, Pinças de freio, discos de freio, terminais, entre outros. Só ai ja foi quase R$ 5.000,00 Faz a conta (tudo NOVO, lógico). Bom fica um jogo de Coroa-pinhão da Richmond, com perfil deslocado. É caro mais não quebra, rsrsrs

c) Tem garantia de 12 meses, se bem que acho que poderia dar garantia de 10 anos que ainda não ia me encomodar, rsrsrsrsrs

qq dúvida, as ordens,mas uma mensagem pra franco@ensimec.com. Se não gostou de algo, é só falar, so todo ouvidos (de olha na tela)

Sandro Tannuri
31/01/2006, 22:39
Franco,

Realmente ficou muito bom, acho que para o trial (sem ser com o Bill é claro) vai aguentar bem o tranco. :palmas:

IMHO os pontos fracos são a coroa e peão, os tracionadores do bloqueio e a cruzeta, considerando que os semi eixos tem 1,5" é claro. :concordo:

ÉEEEEEEEEEE Sandrão, te cuida, a supermaçia de eixos Made in USA está acabando ...

Basta colocar uma bola de D60 "High Pinion" forjada com mais altura livre que um D44, os tubos com 3,125" de diâmetro e 1/2" de parede ,um bom bloqueio para D60 alem de um par de CTMs que fica igualzinho a qualquer Dynatrac. :mrgreen:

Abraços,

FernandoRisso
02/02/2006, 11:22
Franco,

Obrigado pelas informações e parabéns pelo desenvolvimento do eixo, esse é o início dos eixos customizados aqui no Brasil com a mesma qualidade que os gringos fazem, muito bom :palmas: O preço tb é muito bom... :mrgreen: Acredito que são poucos que tem cultura e $$$ para investir o preço de um jeep convencional em um eixo, mas as coisas estão caminhando para isso e com futuro patrocínios para o esporte essa realidade vai ser alterar.

[]'s querendo ver os dynatrac tomando porrada dos rockbone !!!! :mrgreen:

billj
02/02/2006, 11:38
[]'s querendo ver os dynatrac tomando porrada dos :

Bom, que o produto da Ensimec tem potencial, não tenho dúvida. Mas até chegar num Dynatrac igual ao do Sandro, isso vai demorar um pouco.

Começando com um R&P Dana 60 dentro de uma bolota com vão livre maior que um D44 convencional.............

Infelizmente, isso ficará difícil para a Ensimec justificar economicamente, pois a demanda para este produto no Brasil dificilmente vai pagar os custos de fabricação dos fundidos............

Abraços,

Beto Lacerda
02/02/2006, 11:50
demanda para este produto no Brasil dificilmente vai pagar os custos de fabricação dos fundidos............

ou seja nos durangos continuamos fundidos :lol:
[]'s

leovalle
02/02/2006, 13:05
Bill,

Mas desde quando é preciso de um Dynatrec pra ganhar do Sandro?

Desde que se tenha um carro confiável, mesmo que ele esteja de gaiola de 200 Kg, além do peso exagerado, tem o tamanho do braço exagerado. :twisted:

[]'sd

equipeminas4x4
02/02/2006, 13:40
Só pra fazer vontade em quen não tem um Dynatrac..... E fica em casa chupando dedo e reclamando q a vida não foi gentil.... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Marcio Vargas
02/02/2006, 13:55
Caralh****

Daki a poko tão usando eixos de patrola....

Acho que esses mineiros tem algum problema com tamanho,,, Só pode...

FernandoRisso
02/02/2006, 16:06
Vixe... depois de ver as fotos fiquei até com vergonha dos semi-eixos de rural... :oops:

Acho que não vou ter coragem de acelerar... :parede: :mrgreen:

[]'s

Sandro Tannuri
02/02/2006, 23:12
Já mandei esses mineiros SF hoje? :pensativo:
Ganhar de mim é mole, quero ver ganhar do QT01. :mrgreen:

Abraços,

leovalle
02/02/2006, 23:25
Já mandei esses mineiros SF hoje? :pensativo:
Ganhar de mim é mole, quero ver ganhar do QT01. :mrgreen:

Abraços,

O QT01 infelizmente não vai correr.... pelo menos foi o que o ED me disse hoje por tel. Medo é foda :twisted:

[]'s

Gilbertojipeiro38
03/02/2006, 19:09
Outro dia tava vem na ESPN de madrugada uma prova da UROC, e o cara que ganhou tinha uma gaiolinha com eixos agricolas ( redutor planetario no cubo de roda), esses eixos sao muito usados nos tratores e tem peças e preços mais em conta (R$ 24.000,00) e nao sao tao pesados assim como parece.

tentem o site da ZF ou Dana tem tambem o Carraro

Elmer_Jeep
03/02/2006, 19:22
Gilbertojipeiro38, alguma coisa parecida com esse dianteiro:
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=47197&stc=1&d=1131505511

[]'s

Gilbertojipeiro38
04/02/2006, 08:48
Isso ai Elmer

Cilindro hidraulico ja incorporado e coroa pequena ja que tem reducao no cubo

equipeminas4x4
07/02/2006, 17:59
Olha ae minha gente.......... Tá pronto......

[]´s

Beto Lacerda
08/02/2006, 09:33
que beleza hein ...
agora só falta um carro e um piloto dignos de um eixo como esse :twisted:
[]'s achando um desperdicio tudo isso p/ o lagartixa :twisted:
ps.: ensimec :palmas:

equipeminas4x4
08/02/2006, 09:35
Bom é fazer eixo pro seu carro, pois ae num quebra nunca.....

ps.: Mas tb num anda.... :twisted: :twisted:

[]´s

Dennis Figueiredo
08/02/2006, 10:12
Marcel, é logico que sou leigo no assunto, mas... esse grampos da cruzeta não ficaram meio desproporcionais com o resto do conjunto? Digo, ta tudo forte pra KCT, mas parece que os grampos não vão aguentar tudo que o resto do conjunto vai.

equipeminas4x4
08/02/2006, 11:12
Bom, esses grampos são usados no cardan não é à toa.

[]´s

ribon
08/02/2006, 11:25
Marcel,

Vai usar esta tampa do diferencial mesmo?

O Franco não ia fazer uma nova?

Cara tá muito SHOW...

[ ]´s

leovalle
08/02/2006, 13:31
A tampa nova a anta do Franco esqueceu de fazer e vem em seguida. Será de aço, muito parecida com as do Dynatrec.

[]'s

Franco
10/02/2006, 17:08
Anta é a mãe

e isso é revendedor meu :putz: :putz: :putz: :putz:

Sim, sim, a tampa nova nem ta pronta em no cerebro ( ou celebro para os mineiros), mas um dia desses fica pronto.

Quanto aos grampos, o grande segredo é que eles são meio descartáveis. Isso significa que voce compra eles 0 Km, torquea uma vez, troquei duas vezes e torquea tres vezes, e ai deu, joga fora, poruqe o parafuso ja fluiu e fatalmente vai falhar.

Os grampos são mais seguros que as chapas comparafusos que o Stephan usa, pois a tração se produz na mesma peça. Na chapa do Stephan a tração e consequencia do aperto de parafusos de segura o copo da cruzeta e isso pode gerar menos precarga por fluir.

Como neste ponto a coisa é critica então não pode haver margem de erro, o grampo e discartável e ele sempre precisa se apertado com torquimetro para atingir o limite de escoamento igual nos dois lados. QQ outra tentativa fatalmente vai provocar quebra.

Bom, logo saberemos :mrgreen: :mrgreen:

Ahhhhhh Marcel, o eixo ja embarcou , faz 5 minutos...........

equipeminas4x4
10/02/2006, 17:12
Ahhhhhh Marcel, o eixo ja embarcou , faz 5 minutos...........

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

[]´s

Sandro Tannuri
13/02/2006, 23:55
Por mim o Marcel tinha que SF sempre :mrgreen: , mas acho que estes eixos vão durar muito.
Os pontos fracos são a coroa e peão e depois a cruzeta ou vice versa, se montasse um com a bola e as cruzetas do D60 usando CTMs seria inquebravel para pneus ate 40". Sem contar com o Bill dirigindo é claro. :mrgreen:

Abraços,

billj
14/02/2006, 09:39
Por mim o Marcel tinha que SF sempre :mrgreen: , mas acho que estes eixos vão durar muito.
Os pontos fracos são a coroa e peão e depois a cruzeta ou vice versa, se montasse um com a bola e as cruzetas do D60 usando CTMs seria inquebravel para pneus ate 40". Sem contar com o Bill dirigindo é claro. :mrgreen:

Abraços,

Qq tenho eu com isso???.......... :pensativo:

Sou muito cuidadoso com o equipamento.......... :mrgreen:

Franco, estive tirando umas medidas em Pinda dos semi-eixos do ADI, a carniça dele estava estacionado ao lado do Spider. Com algumas adaptações pequenas, aquele troço cabe no munhão do Troller......... :concordo: Topa fazer??? Dando certo, acredito que você terá um semi-eixo com excelente aceitação no mercado, um "upgrade" para o Troleiros......

Prontifico-me de ser piloto de teste............ :mrgreen:

Abraços do pilotão,