PDA

Ver Versão Completa : De Niva de novo!



mauricio_silva
16/09/2014, 17:53
Olá caros Camaradas!

É, não consegui resistir... comprei um Niva!
Não é o primeiro (é o segundo...), mas quase pode-se dizer que é sim, pois me livrei..., quero dizer, vendi o meu primeiro russinho há 11 anos. Faz tempo. Naquela época ainda havia a Bomer de São Bernardo (ah, saudades...), pneus Michelin no tamanho original para o russinho (na verdade, a Michelin parou a importação daqueles excelentes pneus alguns anos antes; QUE SAUDADES!!!!), pneus Maggion que copiavam os "originais russos" (saudades mais ou menos... aqueles pneus não eram tão bons assim...). A lista dos Camaradas do Niva "bombava" (mas já apresentava sinais de redução de comentários).
Quem comprava Niva queria (na maioria das vezes) um 4x4 "baratinho" para "detonar" no off road. Todo mundo queria saber qual peça equivalente poderia ser colocada no lugar da original, ou qual o maior tamanho possível de pneu que poderia ser usado.
Bem, um Samurai, um Pajero Full e um Grand Vitara depois, aqui estou eu com um Niva.
Muito papo, pouca ação. Seguem as primeiras fotos da "viatura".
Ainda vai ter muito o que fazer no carrinho. Vou atualizando, conforme as novidades forem chegando.
[]s.

rfdex
16/09/2014, 19:11
Parabéns!!!!!! Originalíssimo hein. Se pudesse ($$$), certamente teria um aqui na garagem. Só quem teve esta viatura sabe o que é. Mas então, sendo um pouco indiscreto, quanto pagou? Quanto à nostalgia das suas citações, realmente tenho saudade daquele tempo que a lista dos Camaradas bombava. Meia hora longe do PC você perdia discussões inteiras. Os diversos sites especializados de fanáticos apaixonados pelo russo (Niva Clube do RGS, Bruno Mega e o Mega Niva, Niva Clube de Itanhandu, Niva Clube do ABC, etc, etc). Fiz bons amigos nesse meio, mesmo estando distante do "miolo" dos Nivas, que era RJ-SP-RS. Abraço

Flugêncio
16/09/2014, 20:03
Olá caros Camaradas!

É, não consegui resistir... comprei um Niva!
Não é o primeiro (é o segundo...), mas quase pode-se dizer que é sim, pois me livrei..., quero dizer, vendi o meu primeiro russinho há 11 anos. Faz tempo. Naquela época ainda havia a Bomer de São Bernardo (ah, saudades...), pneus Michelin no tamanho original para o russinho (na verdade, a Michelin parou a importação daqueles excelentes pneus alguns anos antes; QUE SAUDADES!!!!), pneus Maggion que copiavam os "originais russos" (saudades mais ou menos... aqueles pneus não eram tão bons assim...). A lista dos Camaradas do Niva "bombava" (mas já apresentava sinais de redução de comentários).
Quem comprava Niva queria (na maioria das vezes) um 4x4 "baratinho" para "detonar" no off road. Todo mundo queria saber qual peça equivalente poderia ser colocada no lugar da original, ou qual o maior tamanho possível de pneu que poderia ser usado.
Bem, um Samurai, um Pajero Full e um Grand Vitara depois, aqui estou eu com um Niva.
Muito papo, pouca ação. Seguem as primeiras fotos da "viatura".
Ainda vai ter muito o que fazer no carrinho. Vou atualizando, conforme as novidades forem chegando.
[]s.

Essa doença não tem cura! Seja bem vindo de volta ao Hospício!
A Peituda era show, esse já tem apelido?
Grande abraço

mauricio_silva
16/09/2014, 20:50
Grande Flugêncio!!!

Sim, esse Niva já tem um apelido!!! É grudastaya (:shock:)!!! Calma, melhor mesmo é o nome em russo (alfabeto cirílico): грудастая.
O que significa? Hehehe, suspense...
O Gil já tinha comentado do LADA FANS. Vou reativar minha conta no Facebook e entrar na comunidade. Ah, o carrinho foi direto de Jaguariúna (interior de São Paulo, onde eu o comprei) para a oficina do Wilson fazer uma revisão geral, em São Paulo. Foi, obviamente, de guincho, pois não tinha nada de freios e a direção estava duuuuura (ops!!!). E o Wilson já achou que um dos coxins do motor está quebrado... dura (ops!!!) é a vida de niveiro...
Grande rfdex, tudo bem contigo?
Eu sempre ficava de "olho" nos anúncios de Nivas. Quando apareceu este, fui ver o carro. Mas, na minha cabeça, a compra era somente questão de preencher o cheque... Dito e feito. O carro vai precisar de "um pouco de carinho", pois ficou muito tempo parado. E ele só tem 70.000 km rodados! Tem umas "coisinhas" de funilaria (lanternagem) para fazer, mas não parece ter nenhuma parte "podre" de verdade. O motor é original e não mostra muitos sinais de ter sido mexido (até a tomada de ar do motor para o carburador está lá, bem como a tomada de tensão do lado do reservatório do fluído de freio e a carenagem da ventoinha do radiador, o que é difícil de achar nos modelos mais "usados"). Já o interior, este vai precisar de um pouco de trabalho. O painel está todo rachado (típico de carro parado ao Sol), os bancos dianteiros estão sem as travas (ficam soltos) e os cintos de segurança estão com as máquinas quebradas. Nada muito grave, mas que não pode deixar de ser feito.
Quanto ao preço, paguei 4.000 "latinhas" (cotação da lata de cerveja: R$ 3,00), um preço bem razoável, lembrando da necessidade de investir no "binchim" para ele ficar "rodável".
Uma coisa é certa: nada de ter pressa. Vou arrumar o carro "aos pouquinhos" (minha ansiedade diz: "faça logo tudo de uma vez"; mas o "bom censo do bolso" manda "pegar leve"...), com as peças corretas para deixar o carro em ordem.
"Deixe um Niva me levar, Niva leva eu. Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu!":cool:
[]s.

mauricio_silva
16/09/2014, 21:14
Hoje, 16/09, fui até Jaguariúna pegar o meu Niva. Eu o havia comprado semana passada, no dia 09/09, mas somente hoje consegui acertar o transporte do carro até São Paulo, onde será feita uma revisão geral.
Combinei com o guincheiro para ele pegar o carro às 11:00hs. Eu moro em São João da Boa Vista, que dista cerca de 100 km de Jaguariúna. E eu tinha de despachar o veículo (pagar o guincheiro e indicar o endereço de entrega em São Paulo). Cheguei na loja onde estava o Niva por volta das 10:45hs. Desnecessário dizer que o guincho teve "um pequeno atraso", chegando às 13:50hs.
Nesse meio tempo, fiquei "brincado" com meu novo "brinquedo", examinando daqui e dali, dando (oooops!!) umas voltinhas com carro no quarteirão, fazendo o tempo passar até o guincho chegar.
Voltei para SJBV, depois de almoçar na estrada. Fui para casa e esperei o horário para pegar minha filha na escolinha. Quando entrei no carro (um Citroen Aircross), senti um cheiro familiar: uma mistura de curvim deteriorado com gasolina e óleo de motor. Espere um pouco, o Citroen está cheirando como um Niva!!!
Será que estava havendo uma crise de identidade entre França e Rússia? O Citroen estava querendo se "disfarçar de Niva"?
Não, nada disso. Aliás, pobre Aircross, não era dele que vinha o odor característico. Era de mim. Mesmo com um mínimo contato, eu já "cheirava a Niva"...
Niva, um carro que "marca" seu proprietário...
Está na hora de tomar banho...
[]s.

junior silva
21/09/2014, 23:32
Ta show de bola seu niva Parabéns!!!

Múcio Luiz
21/09/2014, 23:54
Olá Maurício!

Parabéns pelo Niva! Qdo decidi entrar no mundo 4x4 cogitei muito o russinho, mas não encontrei nenhum em bom estado. Já o seu parece estar bem inteiro. Lembro-me qdo eu era moleque em Mogi das Cruzes e eu ia na CSS Lada de lá pra babar.
Como um colega falou acima, é uma doença. Depois que eu comprei a Explorer não me acostumo com outro carro. Além do mais ela é o meu único carro (não tenho um Citroën, não sou rico, rsrsrs), mas como a minha tá no estaleiro trocando embreagem e fazendo o freio, tô c/ a Palio Adventure do sogrão. Que saudade da minha vtr...

[]s!

mauricio_silva
23/09/2014, 19:49
Olá Maurício!

Parabéns pelo Niva! Qdo decidi entrar no mundo 4x4 cogitei muito o russinho, mas não encontrei nenhum em bom estado. Já o seu parece estar bem inteiro. Lembro-me qdo eu era moleque em Mogi das Cruzes e eu ia na CSS Lada de lá pra babar.
Como um colega falou acima, é uma doença. Depois que eu comprei a Explorer não me acostumo com outro carro. Além do mais ela é o meu único carro (não tenho um Citroën, não sou rico, rsrsrs), mas como a minha tá no estaleiro trocando embreagem e fazendo o freio, tô c/ a Palio Adventure do sogrão. Que saudade da minha vtr...

[]s!

Olá Múcio Luiz, tudo bem?

Eu também estava bem feliz com o meu Grand Vitara 1998. Lá tinha jogado fora...quero dizer "investido" quase o valor do carro em consertos e regulagens. Mas a família aumentou e o pequeno japinha "ficou pequeno". Ai, vende-se o Grand Vitara e compra-se um Air Cross. Bonito, vistoso, com bastante espaço para cadeirinha, gastão de combustível e nada de capacidade off road.
Com parte da família morando à mais de 200 km, ter (pelo menos) um carro "em ordem" é fundamental. E que comporte a "mudança" que é viajar com uma criança pequena.
Mas a esposa trabalha e nosso horários "não batem". Assim, juntei a "oportunidade" de ter um carro extra, com a vantagem de voltar a ter um 4x4. Quando apareceu esse Niva, a equação ficou completa.
Agora, é só esperar o carrinho ficar pronto.
[]s.

Múcio Luiz
23/09/2014, 22:23
Olá Múcio Luiz, tudo bem?

Eu também estava bem feliz com o meu Grand Vitara 1998. Lá tinha jogado fora...quero dizer "investido" quase o valor do carro em consertos e regulagens. Mas a família aumentou e o pequeno japinha "ficou pequeno". Ai, vende-se o Grand Vitara e compra-se um Air Cross. Bonito, vistoso, com bastante espaço para cadeirinha, gastão de combustível e nada de capacidade off road.
Com parte da família morando à mais de 200 km, ter (pelo menos) um carro "em ordem" é fundamental. E que comporte a "mudança" que é viajar com uma criança pequena.
Mas a esposa trabalha e nosso horários "não batem". Assim, juntei a "oportunidade" de ter um carro extra, com a vantagem de voltar a ter um 4x4. Quando apareceu esse Niva, a equação ficou completa.
Agora, é só esperar o carrinho ficar pronto.
[]s.

Resumindo: Vc juntou a fome c/ a vontade de comer! :cool:

[]s!

mauricio_silva
25/09/2014, 10:47
Resumindo: Vc juntou a fome c/ a vontade de comer! :cool:

[]s!

YES!!!:euforico:

[]s.

Ricardo Passoni
25/09/2014, 11:59
Fala Mauricio é uma vez picado pela doença , sempre futricando a procura de um rs! so quem já teve um para entender rs! o cheiro de gasolina e fácil acabar e so colocar álcool rs! , parabéns pela viatura , ta bonita !
Abraço

mauricio_silva
26/09/2014, 00:13
Fala Mauricio é uma vez picado pela doença , sempre futricando a procura de um rs! so quem já teve um para entender rs! o cheiro de gasolina e fácil acabar e so colocar álcool rs! , parabéns pela viatura , ta bonita !
Abraço
Olá Ricardo, tudo bem com você?
Bom, o carrinho vai precisar de um pouco de trabalho. Ele já está "internado" na "clínica do Dr. Wilson" em São Paulo. Vão ser trocadas todas as mangueiras (eram originais, com 24 anos nas costas) e será feito um reforço na logarina que prende a caixa de direção (problema típico de Niva). Uma "geral" no carburador e no sistema de freios também serão feitas, assim como no sistema de embreagem. A suspensão está em ordem, bem como o assoalho. O motor também está ok. Os pneus serão trocados.
O interior vai exigir mais trabalho, pois os cintos de segurança estão todos quebrados (já comprei um jogo dos dianteiros), os bancos dianteiros não estão travando no lugar (as travas do assoalho simplesmente desapareceram) e o painel está todo rachado (por causa do Sol; o carro ficou parado ao relento).
Tem também uns pontos de ferrugem (na porta do passageiro, na moldura do para-brisas e na tampa traseira) e as lanternas vão precisar ser trocadas (rachadas e descoloridas).
Não tem jeito: carro com mais de 20 anos que não tenha nada para fazer ou acabou de passar por uma reforma ou saiu de uma cápsula do tempo.
Aos poucos vou dando (ops!!!) um "trato na viatura". E vou deixando-a de acordo com o meu gosto.
Vai ficar legal!!!:torcendo:
[]s.

mauricio_silva
04/10/2014, 01:48
Quando eu comprei esse Niva, o que mais me chamou a atenção foi o estado geral do carro. Apesar dos 24 anos, conservava a aparência original, o que é bastante raro de se ver atualmente. A maioria dos Niva passou por profundas mudanças, transformações mesmo. Isso pelos mais variados motivos, desde de a dificuldade de se encontrar peças originais de qualidade até a intenção de melhorar o desempenho geral do veículo, principalmente para situações off road. E ai sobram pneus maiores, suspensões elevadas, trocas de partes do motor, quando não do motor todo e mais uma série de trocas de peças russas por equivalentes nacionais. Entre adaptações e "adaptraições" (valeu pelo termo, Gil:concordo:), lá se vai a originalidade do russinho.
Acabei por optar em preservar o Niva. Deixá-lo o mais original possível, mesmo com os necessários (e inevitáveis) reparos por vir. Nessa linha de pensamento, tinha de encontrar pneus na medida 175/80 R16. Procurei nos sites dos fabricantes/importadores e descobri que a Yokohama tinha um pneu exatamente nessas medidas, do modelo Geolandar. É um pneu para uso misto, com um bonito desenho na banda de rodagem. Mais ainda: havia um revendedor autorizado da marca aqui na cidade onde moro. "Vai ser fácil" - pensou o "pobre inocente" aqui.
Com o carro no conserto em São Paulo, resolvi ir até a revendedora autorizada da Yokohama (uma loja grande, especializada em pneus rodas e suspensões) encomendar os pneus. O atendente me olhou de forma estranha, alegando que não conhecia pneus na medida solicitada, seja da marca que for. Mostrei no site do fabricante que tal pneu existia, na marca, modelo e dimensões solicitadas. Consultando o estoque, me informou que não havia nenhum. Não me surpreendi, pois já imaginava que seria necessário pedir os pneus para o fornecedor. Relutantemente e já sugerindo modelos e medidas alternativas, o vendedor contata o fornecedor. Alguns minutos de espera e chega a bomba: a Yokohama não importava tal medida de pneus para o Brasil. Estranhei. Ele ainda sugeriu um outro modelo, "quase igual", mas para caminhonetes de carga. Agradeci a atenção e fui embora. "P da vida".
Contatei o serviço de atendimento ao consumidor da Yokohama, pedindo confirmação da informação recebida na revendedora e mostrando minha indignação com a possível inexistência de um produto anunciado no site brasileiro. Rapidamente recebi uma resposta educada e esclarecedora: a Yokohama trás sim o pneu Geolandar 175/80 R16 para o Brasil. Mas em quantidades mínimas, devido a baixa procura. E, no momento, não havia nenhum desses pneus em estoque. Mas...
Existia um jogo disponível numa revendedora da marca. Na cidade de Belém do Pará. O contato foi passado na mesma mensagem.
Bem, nem tudo estava perdido: bastava comprar os pneus e transportá-los por cerca de 3.000 km. Tudo isso num dentro de um valor "razoável". Tentei um "plano B": comparar no exterior e importar.
Achei uma loja nos EUA onde havia os pneus da media 175/80 R16 (não eram da marca Yokohama, mas até ai...). Com o preço de US$ 63,00 por unidade. Com as taxas de importação e frete, o custo total dos 4 pneus ficaria em módicos R$ 3.200,00. Sem chance para a importação direta.
Voltando para a primeira opção, contatei a loja em Belém para verificar se eles realmente tinham os pneus. O atendente estranhou as medidas solicitadas ("Tem certeza que não é 275/80 R16? Tenho!"). Mas confirmou a existência do jogo disponível. E eles estavam em promoção (de verdade). Mostrei interesse mas expliquei a minha situação: além de comprar, precisava transportá-los até São Paulo. E para tal, precisaria contratar uma transportadora. O atendente me desejou boa sorte.
Agora eu só precisava encontrar uma transportadora que cobrasse um preço razoável. Não deveria ser tão difícil...
Uma coisa necessita ser esclarecida: não sou empresário (nem micro empresário). O transporte deveria ser feito para uma pessoa física e não jurídica. A maioria das transportadoras, infelizmente, somente faz o serviço para empresas. Para pessoas físicas, restava o transporte expresso, nos moldes do Sedex dos Correios. Como custo médio de R$ 1.400,00. Sem chance, de novo.
Será possível que não haveria na face deste "Brasilzão" uma única transportadora que fizesse o serviço para pessoa física, por um preço decente?
Muita procura, muitos telefonemas, muitos contatos com amigos e consegui uma empresa que poderia fazer o transporte. E num precinho "bem camarada". É com essa que eu vou!
Comprei os pneus (via depósito bancário) e paguei a transportadora. Somente teria de contatar a "filial de Belém" para agendar e confirmar o frete. As coisas estavam andando.
Reconheço que nunca fiz uso de uma transportadora. E que não conheço nada sobre o que é necessário para se transportar mercadoria pelo país. Contatando a "filial de Belém" da transportadora, descobri que a referida "filial" era na verdade um empresa terceirizada, prestadora de serviços para a empresa. E os mesmos não estavam acostumados a tratar diretamente com os clientes, principalmente se não fossem de outras empresas de transporte. Se estabeleceu um diálogo entre "cegos e surdos mudos"...
Pedi auxílio para a pessoa que eu contatara em São Paulo, inclusive no que se referia a documentação necessária. Foi solicitado uma cópia da Nota Fiscal do produto. Como tinha comprado os pneus como pessoa física, na nota fiscal o endereço constante era da minha residência em SJBV. E o local de entrega dos pneus seria em São Paulo, na oficina do Wilson onde o carro está sendo consertado. "Deu zebra"...
O endereço de entrega teria de constar na NF. E a transportadora não atende a cidade de SJBV. Pedi a loja que mudasse o endereço constante na NF. Mas eles alegaram que isso implicaria no cancelamento da NF e mais uma série de outros problemas. Para bom entendedor, eles não iriam mudar o endereço.
Pedi, implorei para que o pessoal da transportadora "quebrasse um galho" e entregasse os pneus num outro endereço. O máximo que eu consegui foi um "talvez".
Agora estou esperando, sem saber direito onde vão parar os pneus que eu comprei. "Talvez" sejam entregues na oficina do Wilson. "Talvez", fiquem parados no depósito da transportadora em Osasco.
Da minha parte, tenho de buscar o carro em São Paulo, pois o serviço do mecânico já está pronto. Provavelmente, volto para SJBV com os pneus velhos... E sabe-se lá quando (e onde), voltarei para pegar os pneus "vindos de Saturno"...
[]s.

Múcio Luiz
04/10/2014, 04:35
Rapaz... que novela! Eu não seria tão paciente e teria optado por uma medida alternativa, tipo 6.50 ou 7.50 X 16 (diagonais), só como exemplo. Tomara que essa história de persistência tenha um final feliz. :)

[]s!

mauricio_silva
04/10/2014, 08:15
Rapaz... que novela! Eu não seria tão paciente e teria optado por uma medida alternativa, tipo 6.50 ou 7.50 X 16 (diagonais), só como exemplo. Tomara que essa história de persistência tenha um final feliz. :)

[]s!

Olá Múcio Luiz.
Cara, chega uma hora que dá vontade de "jogar tudo para cima" e mandar uns e outros para "aquele lugar" :freaking:. Porém, virou "caso pessoal".
Pensei comigo: não vou desistir! Eu vou conseguir aqueles pneus! Acho que fiz umas 20 ligações para Belém do Pará. Nem quero pensar na conta telefônica...
E eu ainda não desisti da "guerra": vou ligar para transportadora e "encher o saco" daquele povo para que os pneus sejam entregues em São Paulo antes da próxima sexta-feira (10/10), quando vou pegar o carro.
É, aquele ditado "quem não chora, não mama" é 1.000% verdadeiro...
[]s.

mauricio_silva
04/10/2014, 08:32
Posso dizer que tenho aprendido muito com a compra desse Niva. E uma das "lições" é: quando for comprar um carro usado exija que seja feita uma vistoria prévia no veículo.
Eu já notara que o número de oficinas credenciadas para fazer vistorias prévias nos veículos havia aumentado. Pensei ser um "fenômeno de mercado", um daqueles muitos modismos sazonais que vez por outra aparecem. Uma forma de "agregar valor" aos carros usados na hora da venda. Ledo engano...
A vistoria prévia é uma exigência legal para transferência de carros usados, em São Paulo pelo menos. Também é usada para fazer o emplacamento quando da mudança de municipalidade.
Então, caros camaradas, fiquem atentos: se forem comprar um carro usado, em São Paulo ao menos, exijam do vendedor a vistoria prévia dentro da validade (é, a vistoria tem uma validade). Caso contrário, a responsabilidade cairá para o comprador. Além do custo, há a "perda de tempo".
Não preciso dizer que comprei o Niva sem a vistoria prévia, né?:parede:
[]s.

mauricio_silva
04/10/2014, 08:51
Quem compra um carro usado tem 30 dias para transferir a documentação para o nome do novo proprietário, isso eu já sabia. Também sabia que quem perdesse o prazo teria de pagar uma multa.
A surpresa foi saber que além da multa, há a perda de 5 pontos na carteira da habilitação. Considero isso injusto, pois quem atrasa a transferência cometeu uma falta administrativa e não uma infração de trânsito. Um abuso!
Abuso ou não, é dessa forma que as coisas acontecem...:putz:
Mais um aprendizado. Terei de pegar o carro em São Paulo, fazer a vistoria do mesmo, contratar um despachante (já tentei resolver os problemas com licenciamento e transferência de carros diretamente, sem o uso de um despachante; infelizmente, não é um serviço para "amadores", como eu sou...) e agendar um emplacamento do carro. Tudo isso antes dos famigerados trinta dias. Se não, multa na cabeça e cinco pontos a menos na carteira de habilitação.
Definitivamente, este não é um país para "amadores"...
[]s.

rfdex
04/10/2014, 09:40
Maurício, quanto à questão do transporte, procure por "centrais de frete" pela internet que achará. São centrais que "organizam" fretes para caminhões que vão ou voltam vazios de determinados locais. Por exemplo: de SP a Belém certamente há caminhões levando eletrônicos e até veículos (cegonhas). E esses geralmente retornam vazio, dai aproveitam para tirar um "troco" ao menos para pagar o diesel na volta. E quem faz esses arranjos são as centrais de frete. Quanto à burocracia, vejo muita gente reclamando dos trâmites em órgãos de trânsito. Aqui em Brasília a coisa mais difícil de ver é um despachante de DETRAN, pois é comum qualquer cidadão desenrolar a documentação de transferência do veículo perante o próprio órgão. E não é nada impossível, ao contrário, até bem fácil e quase sem fila dependendo do local e horário que você vai. Quanto ao prazo de 30 dias para transferência, realmente é infração de trânsito e punido também com ponto na CNH. Isto visa pressionar o comprador para transferir imediatamente o seu veículo recém comprado, de modo também a proteger o vendedor das devidas responsabilidades, já que nem todos os vendedores comunicam o DETRAN a venda do veículo dentro do também prazo de 30 dias (sempre que vender um veículo, preencha e reconheça o DUT e após isso, tire cópia autenticada e envie ao DETRAN para informá-lo da venda, pois dessa forma qualquer infração ou responsabilidade sobre o veículo não mais recairá sobre você). É isso! Abraço

mauricio_silva
04/10/2014, 10:21
Maurício, quanto à questão do transporte, procure por "centrais de frete" pela internet que achará. São centrais que "organizam" fretes para caminhões que vão ou voltam vazios de determinados locais. Por exemplo: de SP a Belém certamente há caminhões levando eletrônicos e até veículos (cegonhas). E esses geralmente retornam vazio, dai aproveitam para tirar um "troco" ao menos para pagar o diesel na volta. E quem faz esses arranjos são as centrais de frete. Quanto à burocracia, vejo muita gente reclamando dos trâmites em órgãos de trânsito. Aqui em Brasília a coisa mais difícil de ver é um despachante de DETRAN, pois é comum qualquer cidadão desenrolar a documentação de transferência do veículo perante o próprio órgão. E não é nada impossível, ao contrário, até bem fácil e quase sem fila dependendo do local e horário que você vai. Quanto ao prazo de 30 dias para transferência, realmente é infração de trânsito e punido também com ponto na CNH. Isto visa pressionar o comprador para transferir imediatamente o seu veículo recém comprado, de modo também a proteger o vendedor das devidas responsabilidades, já que nem todos os vendedores comunicam o DETRAN a venda do veículo dentro do também prazo de 30 dias (sempre que vender um veículo, preencha e reconheça o DUT e após isso, tire cópia autenticada e envie ao DETRAN para informá-lo da venda, pois dessa forma qualquer infração ou responsabilidade sobre o veículo não mais recairá sobre você). É isso! Abraço

Olá rfdex, tudo bem?

Valeu pelas dicas. E é bom saber que pelo menos em algum lugar é possível fugir dos despachantes.
A transferência de veículos precisa ser feita no prazo, como você diz, mas acho injusto a pontuação na CNH. Tudo bem em relação a multa. Porém os pontos da CNH deveriam ser restritos a infrações de trânsito. Se não, há dupla punição. Ou, no mínimo, um desvio de função (os pontos deveriam ser computados para inabilidade ou negligência na condução de veículos).
De qualquer forma o nível de burocracia do país cria sérios obstáculos entre o serviço público e os cidadãos. Assim abre-se oportunidades para ação de "especialistas" (como os despachantes).
[]s.

Marcelo Cleto
05/10/2014, 11:22
Ola,

Nao entendi bem qto pagou em cada pneu yokohama...
A uma semana comprei 4 pneus 6,70xR16 rodo rural po 300,00 cada.....esqueci o revendedor aina vendeu e 6x sem juros
Sao otimos pneus e a Pireli do Brasil continua a fabrica-los

Abraços
MC

Flugêncio
05/10/2014, 12:39
Bom dia!
Se ainda não resolveu o transporte. :: Transbrasiliana Cargas :: (http://www.transbrasilianacargas.com.br/)
Pode vir no bagageiro do ônibus como encomenda.

Freitas
05/10/2014, 21:06
Alguns anos atras comprei um jogo de roda com pneus para meu Niva
Jogo de pneus estava em Santos e veio para Campinas pelo onibus
foi embalado com plastico bolha vendedor envio eu retirei na rodoviaria

Freitas

mauricio_silva
09/10/2014, 00:04
Ola,

Nao entendi bem qto pagou em cada pneu yokohama...
A uma semana comprei 4 pneus 6,70xR16 rodo rural po 300,00 cada.....esqueci o revendedor aina vendeu e 6x sem juros
Sao otimos pneus e a Pireli do Brasil continua a fabrica-los

Abraços
MC
Olá Marcelo, tudo bem?
O modelo Rodo Rural não atenderia a minha necessidade/desejo. São pneus diagonais que necessitam de câmeras e não apresentam bom desempenho "in road". Além disso, foram projetados para veículos maiores, como Toyota Bandeirantes.
Eu resolvi apostar nos Geolandar da Yokohama, mesmo tendo de "me virar nos trinta" para conseguir um jogo. Mas o preço final (pneus + frete) não ficou dos mais absurdos: cerca de R$ 400,00 por cada pneu.
Agora, se eu não tivesse a idéia de deixar o carro o mais original possível/viável, os Rodo Rural seriam uma séria opção.
[].

mauricio_silva
09/10/2014, 00:05
Bom dia!
Se ainda não resolveu o transporte. :: Transbrasiliana Cargas :: (http://www.transbrasilianacargas.com.br/)
Pode vir no bagageiro do ônibus como encomenda.

Grande Flugêncio!!!

Já está resolvido. Os pneus chegam por volta do dia 21/10 em São Paulo.
[]s.

mauricio_silva
09/10/2014, 00:08
Alguns anos atras comprei um jogo de roda com pneus para meu Niva
Jogo de pneus estava em Santos e veio para Campinas pelo onibus
foi embalado com plastico bolha vendedor envio eu retirei na rodoviaria

Freitas
Olá.

A opção de usar um ônibus para transportar os pneus foi a primeira idéia que tive. Mas não encontrei uma empresa que realizasse o serviço...
[]s.

mauricio_silva
09/10/2014, 00:12
Entre tapas e beijos, agonia e extase, parece que me entendi com a transportadora. Os pneus tem previsão de chegada a São Paulo em 21/10/2014. E no endereço que eu pedi.
Vamos aguardar antes de sair comemorando... Mas eles estão vindo!!!
[]s.:euforico:

mauricio_silva
26/10/2014, 00:31
:(

No dia 10/10 fui até a oficina em São Paulo para pegar o Niva. Ele tinha ficado lá desde o dia 19/09. O Wilson deu uma bela geral no carro, trocando o que estava ruim e ajustando o que fosse preciso. Além disso, deu uma geral na parte interna, consertando os cintos de segurança e fazendo (literalmente) travas para os bancos traseiros. Além disso, mexeu um pouco na parte elétrica do carro (fazendo os esguichos e os limpadores funcionarem). Freios regulados, assim como a embreagem, mangueiras trocadas, fluídos substituídos e radiador com água limpa, o Niva estava pronto. Ele mesmo me avisou que ainda faltavam algumas coisinhas na parte elétrica, mas que o carro estava em condições de viajar para São João da Boa Vista.
Depois de almoçar com alguns amigos, era hora de voltar para casa da minha mãe, na zona norte da cidade. Trajeto escolhido (óbvio): ligação norte-sul (Rubem Berta, 23 de Maio, Tiradentes). Descartei a marginal, porque ainda não conhecia o carro. Somente tinha dado uma volta no quarteirão. O motor respondia bem, os freios cumpriam seu dever. A direção era extremamente pesada, combinação de caixa de direção original e pneus maiores que a medida padrão (175/80 R16). Faróis, setas e lâmpadas indicadoras funcionavam perfeitamente.
E lá fui eu. Pegando a 23 de Maio, me lembrei da característica típica das sextas-feiras paulistanas: o trânsito infernal. E lá fui eu, na base do "para e anda". Uma hora depois, mal tinha andado 10km e ainda estava na 23 de Maio. A temperatura do motor, que estava subindo, já quase batia no final da escala do marcador.
Pouco antes do Viaduto Pedroso (depois do Viaduto da Beneficência Portuguesa), num dos momentos de "anda e para", o carro morre. E não pega mais. Eu estava na pista da esquerda, tentando fugir do tráfego para a zona leste. Tentei dar a partida uma, duas, várias vezes. Nada do carro pegar.
Menos de um minuto depois, aparece um "marronzinho" (funcionário da CET) de moto. - Vamos jogar o carro no canteiro, vamos jogar o carro no canteiro! - indica ele. Rapidamente, com ajuda de uns vendedores ambulantes do local, o carro é empurrado para cima do canteiro central da 23 de Maio. - Agora você aciona o seguro. - me indica mais uma vez o "marronzinho". - Eu não tenho seguro, por favor peça para uma picape da CET vir me ajudar! - pedi. Se ele me ouviu, não mostrou qualquer indicação. E lá se foi, provavelmente com a sensação de "dever cumprido", me deixando no meio do canteiro com o carro sem funcionar.
Um dos ambulantes chega perto de mim e avisa (quase como uma ameaça): - Melhor você sair logo daqui, pois depois de anoitecer fica muito perigoso!
O meu "smartphone" é um verdadeiro devorador de carga de bateria. Eu estava com menos de 5% da carga, suficiente para uns três telefonemas, no máximo. Liguei para uns amigos, pedido socorro e que mandasse um guincho, pois não sabia se somente uma carga de bateria seria suficiente para fazer o Niva andar (eu já tinha tentado faze-lo pegar no tranco, sem resultados). Na sequência, o celular morre, da mesma forma que o carro. Eu estava incomunicável.
Fiquei pensando o quê fazer. Tentei pedir ajuda para os outros motoristas, pois o trânsito continuava pesado. Recebi palavras solidárias e só. No máximo, uma chamada para a CET. Tentei parar um guincho de seguradora. Mas fui ignorado, apesar da minha insistência. Entrei no carro para esperar, imaginado que alguém ainda poderia vir me ajudar.
De repente, uma pessoa começa a bater na janela do carro. Era um rapaz, de uns 17 anos, no mínimo. Ele tinha uma expressão ameaçadora e falava: - Tio, passa o que você "tiver" para cá!
Disse que não tinha nada, apenas um carro com defeito, como ele mesmo podia ver. -"Vamo", Tio! Passa o que você tiver!
Sai do Niva, gritando que nada tinha. O rapaz se afastou. Foi então que percebi que estava cercado por outras "crianças". Eram umas dez, no mínimo.
Se eu desse algum dinheiro para eles, provavelmente a turba toda cairia sobre mim, levando carteira, mala de viagem (tinha chegado aquele dia a São Paulo, de ônibus) e o que mais conseguissem carregar. Fiquei do lado de fora, encarando uns e outros. Não sei se por medo ou pena, eles se mantiveram a distância. Na 23 de Maio, vi chegando uma viatura da Rota.
Corri para a beirada da pista, gesticulando e gritando por socorro. O grupo dispersou e sumiu da minha vista. A viatura parou.
Pedi ajuda para os policiais, explicando a minha situação. O soldado me disse que eles estavam indo atender a uma diligência e que não poderiam ficar ali. Pedi que chamassem outra viatura, pois eu estava na iminência de ser assaltado. Ouvi uma desculpa e o soldado disse que não poderia fazer nada. A viatura saiu cantando pneus. Pelo menos, o grupo se dispersara. Eu estava sozinho.
A tarde já tinha virado noite, mas o trânsito continuava pesado no sentido da zona norte. - Vou pegar minhas coisas e largar o carro! - pensei. Mas teria de atravessar a 23 de Maio para chegar a calçada (naquela região, a avenida é murada, dificultando qualquer acesso à pé) e subir um acesso para a Rua Vergueiro. O local não era nada convidativo e eu ainda correria o risco de ser assaltado. Além disso, o carro seria completamente perdido (depredado pelos "locais"). Era uma situação do tipo "se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come".
Do nada, aparece um Voyage antigo, que sobe no canteiro e para do meu lado. Não reconheci no momento o amigo mecânico, que eu telefonara mais de uma hora antes. Confesso que demorou uns instantes até "cair a ficha": tinha alguém para me ajudar!
Ele perguntou o que tinha acontecido. Rapidamente, pegou uma bateria reserva no porta-malas do Voyage e colocou no Niva. O carro pegou, finalmente!
-Vamos embora! Rápido! - disse ele. Entre parar e trocar a bateria, não tinham se passado mais do que dois minutos. Com o carro funcionado, voltei a pista da 23 de Maio. Mesmo com a temperatura subindo novamente, consegui chegar a casa da minha mãe. Eram quase 21:00hs.
No dia seguinte, passei na oficina para agradecer (e pagar) "meu salvador". Ele disse: - Eu lhe salvei de uma boa. Você não reparou que havia um monte de gente na sombra de uma árvore a uns 10 metros do carro? Eles estavam se preparando para te pegar! - Provavelmente era o grupo que mais à tarde havia me cercado.
Naquele mesmo dia, troquei a bateria do Niva por uma de primeira linha (a bateria velha era daquelas marcas "genéricas"). Retornei para São João da Boa Vista no domingo. O carro mantinha a temperatura de 90ºC, se eu não acelerasse muito (mantendo 100 km/h). Não tive maiores percalços na viagem.
Qualquer carro é passível de ter um problema mecânico, principalmente numa situação de trânsito pesado. Mas a postura dos serviços públicos (CET e Polícia Militar) foi de absoluta indiferença. Ou seja, como cidadão pagador de impostos, fui totalmente desassistido quando da minha necessidade. E foi somente a boa vontade de um amigo que me tirou daquela situação crítica.
Foi com um Niva, carro usado, e antigo. Mas poderia ter sido com qualquer outro veículo (durante o tempo que fiquei parado, vi vários guinchos transportando carro bem mais novos que o russinho).
Triste é a nossa sina: pagar por serviços que não nos atende. Fico imaginando se eu tivesse tido um problema de saúde enquanto dirigia. Provavelmente, teria facilitado a vida daquelas "crianças" (seria mais fácil me assaltar) e viraria mais um número numa estatística qualquer.
Foi uma experiência terrível, que não desejo a ninguém, mas que infelizmente estamos todos sujeitos a passar.
[]s.

mauricio_silva
26/10/2014, 00:37
:euforico:
Pelo menos uma notícia boa: meus pneus chegaram! E foram enviados no endereço que eu pedi.
Rapaz, foi demorado, precisou de muita conversa, mas chegaram!
Tenho de agradecer ao pessoal de Belém e da transportadora. No final, tudo deu certo.
Infelizmente, ainda não pude pegar os pneus, pois preciso ir para São Paulo. Ainda bem que eles estão na casa da minha mãe e não na oficina do Wilson. Não estou a fim de pegar a 23 de Maio por enquanto...:discordo:
[]s.

mauricio_silva
26/10/2014, 01:06
Quando cheguei em São João da Boa Vista, depois dos percalços de São Paulo, fui fazer a vistoria de transferência do carro. E andei um pouco com o "russinho" para sentir a viatura.
A caixa de direção original deixa as manobras duras demais. Sem condições de fazer uma baliza ou uma manobra mais precisa com o carro parado. É praticamente impossível girar o volante.
Também tinham as pendências da parte elétrica do carro. Então, levei numa oficina da região (a Auto Elétrica do Idalgo, em Águas da Prata). Aproveitei e comprei um faróis amarelos de longo alcance.
Embora seja uma auto elétrica, a oficina do Idalgo faz todos os serviços mecânicos. Então aproveitei para ver o por quê do Niva estar aquecendo tanto.
Em princípio, o Idalgo não queria pegar o carro ("Eu não conheço nada sobre Nivas." - ele argumentou). Mas depois de uma boa conversa ("Então, você está tendo a oportunidade de aprender a mexer com Nivas!") ele topou.
A parte elétrica teria muita coisa a ser feita (eu queria que tudo voltasse a funcionar, lavador limpador dos faróis inclusive; já tinha comprado um motor original para o propósito). Mas eu não sabia o "quanto" precisaria ser feito...
A luz indicadora de carga do alternador do painel não funcionava (o Wilson já havia dito isso). Segundo o Idalgo, era porque o carro estava com o regulador de tensão queimado! Agora fazia sentido a bateria antiga ter perdido a carga...
Quanto ao aquecimento, o radiador estava entupido e com parte de colmeia sem circulação de ar (devido a detritos). Teria de fazer uma limpeza e varetamento. E algumas soldas. Segundo ele (Idalgo) aquele carro não estava em condições de circular. Pensando bem, tive muita sorte, tanto em São Paulo quanto na viagem de volta para SJBV.
Bem o carro está naquela oficina desde o dia 14/10. Nesse meio tempo, consegui comprar uma caixa de direção aliviada Gemmer, usada mas com garantia (valeu Júnior, da Atacama 4x4). E ela chegou antes do carro sair da oficina. Agora o Niva vai ficar bem mais fácil de conduzir (quando colocar os pneus novos então...:cool:).
Mas ainda não peguei o "bichim"... Segundo o Idalgo, agora ele quer testar o carro, para ver se não será necessário mexer no comando de válvulas (também já comprei o jogo de juntas, só por precaução...:mrgreen:).
Depois de pronta a parte elétrica (e a mecânica) ficará faltando a tapeçaria (os bancos dianteiros vão precisar de travas e outras "cositas más"...) e a funilaria.
É, meu Niva gosta mesmo de uma oficina...:putz:
[]s.

rfdex
26/10/2014, 16:12
É amigo, por essas e outras que ando com corda, cabo de chupeta e ferramentas na viatura. Cansei de rebocar veículos que morreram em meio a ponte aqui em Brasília ou em trânsitos pesados - o que é papel do órgão de trânsito. Procuro fazer a minha parte para ficar com a consciência tranquila. E nas poucas vezes que precisei sempre apareceu alguém para ajudar. Outro conselho (vale até para cidades grandes): numa situação como ocorreu, feche o carro e saia de perto do mesmo. Principalmente quando estiver em meio a locais desabitados (como em rodovias e principalmente à noite). Antes mexerem no carro que em você ou sua família. Procure ficar em um ponto que possa "vigiar" o veículo, mas que ninguém o veja até que o socorro chegue. Nessas horas também vale anotar os dados daqueles que, por obrigação legal tem que nos amparar, e terminam não amparando. Por exemplo, as placas da viaturas da CET e PM para posteriormente registrar uma reclamação ou eventualmente usar em um processo judicial contra o Estado. Mas sorte que deu tudo certo! Um abraço

Marcelo Cleto
27/10/2014, 12:36
Ola a todos.....
Étriste ver niveiros achando que o problema sao seus nivas....
Incrivel ..........nao é o primeiro niveiro a deixar o carro no MAGO wilson e o carro parar no caminho de volta.......conheço pelo menos 3 alem de mim .......
Verifique a valvula termostastica ......muitos retiram essa valvula podendo ocorrer exatamente esse aumeto de temperatura...
Em tempo continuem levando seu carros no MAGO wilson...... e continuem achando que os deifeitos sao mero azar

Abraços a todos
MC

mauricio_silva
27/10/2014, 15:31
Ola a todos.....
Étriste ver niveiros achando que o problema sao seus nivas....
Incrivel ..........nao é o primeiro niveiro a deixar o carro no MAGO wilson e o carro parar no caminho de volta.......conheço pelo menos 3 alem de mim .......
Verifique a valvula termostastica ......muitos retiram essa valvula podendo ocorrer exatamente esse aumeto de temperatura...
Em tempo continuem levando seu carros no MAGO wilson...... e continuem achando que os deifeitos sao mero azar

Abraços a todos
MC

Olá Marcelo, tudo bem com você?

A válvula termostática tinha sido "retirada" (inutilizada é melhor dizer). O Wilson trocou e colocou uma nova.
O radiador estava bastante comprometido, isso eu pude observar quando ele foi retirado do carro aqui em SJBV.
Estou tentando fazer a melhor manutenção que eu posso. Até agora, fiz tudo o que manda o "figurino", pedindo todas as correções e manutenções que o Niva pedia (que os mecânicos e eletricistas indicaram), usando peças novas de boa procedência (vindas da Ucrânia ou nacionais equivalentes de marcas reconhecidas, como Bosch), sem "choro nem vela".
Infelizmente, meu conhecimento de mecânica, espaço, tempo e dinheiro são limitados, assim não tenho como confirmar se o que foi prometido foi cumprido ou se o problema indicado era o real defeito. Mas até agora, aceitei e deixei fazer tudo o que foi colocado com crítico para o Niva funcionar.
Máquinas quebram e pessoas falham. Se tem que haver alguém para ser "o" culpado pelos problemas do meu Niva, talvez seja a natureza, o destino, Deus, sei lá...
Mas o que eu posso culpar sem o mínimo arrependimento nem medo de estar errado, foram os serviços da CET e da Polícia Militar de São Paulo, que me deixaram "na mão" quando deles precisei. Como cidadão, fui ignorado nas minhas necessidades e graças a negligência desses serviços/servidores fui exposto a sérios riscos a minha vida/integridade, bem como meu patrimônio. Esses sim eu aponto o dedo e acuso, sem a mínima dúvida.
[]s.

alexandre roveri
27/10/2014, 20:31
A AutoVaz fazendo suas vitimas,..........

mauricio_silva
27/10/2014, 23:20
Depois de comprar o Niva, foi necessário deixá-lo em condições de uso. Assim foi feito:

-Regulagem, ajuste e limpeza do carburador.
-Regulagem do motor.
-Troca de platinado.
-Troca de mangueiras.
-Troca da válvula termostática.
-Regulagem do sistema de freios.
-Troca das lonas.
-Troca dos fluídos (óleo, freio, embreagem, arrefecimento).
-Limpeza e "varetagem" do radiador.
-Troca de bateria.
-Troca da caixa de direção (normal pela aliviada Gemmer).
-Revisão geral do sistema elétrico.
-Troca/adaptação do regulador de tensão.
-Revisão geral do alternador.
-Instalação dos faróis de neblina.
-Instalação da chave geral do guincho elétrico.
-Recuperação dos cintos de segurança.
-Troca das lentes dos retrovisores externos.
-Compra do jogo de ferramentas básico.

Bom, depois disso tudo feito, o carro veio para casa (a minha casa).
Seguem algumas fotos.

mauricio_silva
27/10/2014, 23:24
Imagens noturnas do Niva.

Marcelo Cleto
28/10/2014, 16:57
Ola a Todos....

Tudo beleza comigo e com voce?
Etsa bem bonito o seu niva.......agora e ser feliz em um bólido Russo......kkkk
Mauricio aproveite e assim que puder substitua o platinado por igniçao eletronica......
qto as lmitaçoes mecanicas depois desta experiencia niveira seras quase um MAGO...

abraços a voce e todos
MC

rfdex
28/10/2014, 18:01
Showwwww!!!!!!

eliasFerreira
28/10/2014, 19:43
Muito bonito o russo.

Que pneu é esse? Parece um militar com o sulco dos cravos em diagonal.

mauricio_silva
28/10/2014, 21:41
Muito bonito o russo.

Que pneu é esse? Parece um militar com o sulco dos cravos em diagonal.

Olá.

O nome desse pneu é Pantera 300, medidas 6.00 R16. Realmente, o desenho lembra o militar, mas em diagonal. É um pneu colombiano que eu nunca vira antes. Mas eles não estão em bom estado. Ressecados e rachados, precisam ser substituídos logo.
O conjunto novo será dos Yokohama Geolandar G12 175/80 R16, já comprados.
[]s.

mauricio_silva
28/10/2014, 21:49
Ola a Todos....

Tudo beleza comigo e com voce?
Etsa bem bonito o seu niva.......agora e ser feliz em um bólido Russo......kkkk
Mauricio aproveite e assim que puder substitua o platinado por igniçao eletronica......
qto as lmitaçoes mecanicas depois desta experiencia niveira seras quase um MAGO...

abraços a voce e todos
MC

Hehehe... tenho muito o que aprender ainda para chegar perto de ser "aprendiz de mago".:angel:
O fato é que o carro ainda vai precisar de "muito carinho". A parte de funilaria nem começou... e tem um trabalho legal para ser feito. Da mesma forma, a tapeçaria vai exigir bastante. O bancos, por exemplo, estão sem travas. E tem um carpete que está cobrindo "muita coisa"...
Ainda vai precisar de mão de obra. Mas pretendo deixar o russinho bem legal (mais voltado para a originalidade).
A troco do platinado pela ignição eletrônica está nos planos. Só que eu acabei de trocar o platinado. Então essa modificação vai ter de esperar um pouco ainda.
O que eu não consegui esperar foi a troca da caixa de direção original pela aliviada Gemmer. Fez uma diferença enorme.
[]s.

mauricio_silva
28/10/2014, 21:51
Showwwww!!!!!!

Hehehe, ainda falta um pouco para ficar bom. Mas devagarinho, eu chego lá.
[]s.

shuther4x4
29/10/2014, 00:12
Parabéns pela viatura Mauricio. Meu primeiro 4x4 foi um Niva, o Barnabé rs. Só me trouxe bons momentos e AMIZADES!

mauricio_silva
29/10/2014, 10:09
Parabéns pela viatura Mauricio. Meu primeiro 4x4 foi um Niva, o Barnabé rs. Só me trouxe bons momentos e AMIZADES!
Olá!

Meu primeiro 4x4 também foi um Niva! Mas não esse. O antigo, eu o vendi há 11 anos. E de lá para cá, sempre tenho tido pelo menos um veículo 4x4, a exceção do final de 2013 até agora. Com esse Niva, voltei as origens.
[]s.

reslima
29/10/2014, 10:40
Lindo carro!

mauricio_silva
29/10/2014, 16:56
Niva e oficina: mais que uma parceria, um caso de amor...:parede:

É, não deu nem 24 horas e o Niva volta para a oficina. Motivo: vazamento de óleo do diferencial dianteiro e da caixa de câmbio. Não parece ser coisa complicada, uma junta e dois retentores. Mas...
A mão de obra vai ser grande...:putz:
Quando terminar de consertar o carro, terei um carro novo! (Porque troquei todas a peças...:roll:).
[]s.

Múcio Luiz
29/10/2014, 17:48
Fala Maurício!

Há pouco mais de um mês passei um apuro com a Explorer (ficou totalmente sem freio - cilindro mestre e hidrovácuo) no meio de uma avenida de Suzano, tbém numa sexta à tarde, mas consegui chegar na casa do meu sogro.
Realmente é revoltante a postura daqueles que deveriam nos servir mas nos deixam à mercê do perigo. Graças a Deus está tudo bem com vc e com o russinho, que aliás tá ficando cada vez mais bonito.

[]s!


:(

No dia 10/10 fui até a oficina em São Paulo para pegar o Niva. Ele tinha ficado lá desde o dia 19/09. O Wilson deu uma bela geral no carro, trocando o que estava ruim e ajustando o que fosse preciso. Além disso, deu uma geral na parte interna, consertando os cintos de segurança e fazendo (literalmente) travas para os bancos traseiros. Além disso, mexeu um pouco na parte elétrica do carro (fazendo os esguichos e os limpadores funcionarem). Freios regulados, assim como a embreagem, mangueiras trocadas, fluídos substituídos e radiador com água limpa, o Niva estava pronto. Ele mesmo me avisou que ainda faltavam algumas coisinhas na parte elétrica, mas que o carro estava em condições de viajar para São João da Boa Vista.
Depois de almoçar com alguns amigos, era hora de voltar para casa da minha mãe, na zona norte da cidade. Trajeto escolhido (óbvio): ligação norte-sul (Rubem Berta, 23 de Maio, Tiradentes). Descartei a marginal, porque ainda não conhecia o carro. Somente tinha dado uma volta no quarteirão. O motor respondia bem, os freios cumpriam seu dever. A direção era extremamente pesada, combinação de caixa de direção original e pneus maiores que a medida padrão (175/80 R16). Faróis, setas e lâmpadas indicadoras funcionavam perfeitamente.
E lá fui eu. Pegando a 23 de Maio, me lembrei da característica típica das sextas-feiras paulistanas: o trânsito infernal. E lá fui eu, na base do "para e anda". Uma hora depois, mal tinha andado 10km e ainda estava na 23 de Maio. A temperatura do motor, que estava subindo, já quase batia no final da escala do marcador.
Pouco antes do Viaduto Pedroso (depois do Viaduto da Beneficência Portuguesa), num dos momentos de "anda e para", o carro morre. E não pega mais. Eu estava na pista da esquerda, tentando fugir do tráfego para a zona leste. Tentei dar a partida uma, duas, várias vezes. Nada do carro pegar.
Menos de um minuto depois, aparece um "marronzinho" (funcionário da CET) de moto. - Vamos jogar o carro no canteiro, vamos jogar o carro no canteiro! - indica ele. Rapidamente, com ajuda de uns vendedores ambulantes do local, o carro é empurrado para cima do canteiro central da 23 de Maio. - Agora você aciona o seguro. - me indica mais uma vez o "marronzinho". - Eu não tenho seguro, por favor peça para uma picape da CET vir me ajudar! - pedi. Se ele me ouviu, não mostrou qualquer indicação. E lá se foi, provavelmente com a sensação de "dever cumprido", me deixando no meio do canteiro com o carro sem funcionar.
Um dos ambulantes chega perto de mim e avisa (quase como uma ameaça): - Melhor você sair logo daqui, pois depois de anoitecer fica muito perigoso!
O meu "smartphone" é um verdadeiro devorador de carga de bateria. Eu estava com menos de 5% da carga, suficiente para uns três telefonemas, no máximo. Liguei para uns amigos, pedido socorro e que mandasse um guincho, pois não sabia se somente uma carga de bateria seria suficiente para fazer o Niva andar (eu já tinha tentado faze-lo pegar no tranco, sem resultados). Na sequência, o celular morre, da mesma forma que o carro. Eu estava incomunicável.
Fiquei pensando o quê fazer. Tentei pedir ajuda para os outros motoristas, pois o trânsito continuava pesado. Recebi palavras solidárias e só. No máximo, uma chamada para a CET. Tentei parar um guincho de seguradora. Mas fui ignorado, apesar da minha insistência. Entrei no carro para esperar, imaginado que alguém ainda poderia vir me ajudar.
De repente, uma pessoa começa a bater na janela do carro. Era um rapaz, de uns 17 anos, no mínimo. Ele tinha uma expressão ameaçadora e falava: - Tio, passa o que você "tiver" para cá!
Disse que não tinha nada, apenas um carro com defeito, como ele mesmo podia ver. -"Vamo", Tio! Passa o que você tiver!
Sai do Niva, gritando que nada tinha. O rapaz se afastou. Foi então que percebi que estava cercado por outras "crianças". Eram umas dez, no mínimo.
Se eu desse algum dinheiro para eles, provavelmente a turba toda cairia sobre mim, levando carteira, mala de viagem (tinha chegado aquele dia a São Paulo, de ônibus) e o que mais conseguissem carregar. Fiquei do lado de fora, encarando uns e outros. Não sei se por medo ou pena, eles se mantiveram a distância. Na 23 de Maio, vi chegando uma viatura da Rota.
Corri para a beirada da pista, gesticulando e gritando por socorro. O grupo dispersou e sumiu da minha vista. A viatura parou.
Pedi ajuda para os policiais, explicando a minha situação. O soldado me disse que eles estavam indo atender a uma diligência e que não poderiam ficar ali. Pedi que chamassem outra viatura, pois eu estava na iminência de ser assaltado. Ouvi uma desculpa e o soldado disse que não poderia fazer nada. A viatura saiu cantando pneus. Pelo menos, o grupo se dispersara. Eu estava sozinho.
A tarde já tinha virado noite, mas o trânsito continuava pesado no sentido da zona norte. - Vou pegar minhas coisas e largar o carro! - pensei. Mas teria de atravessar a 23 de Maio para chegar a calçada (naquela região, a avenida é murada, dificultando qualquer acesso à pé) e subir um acesso para a Rua Vergueiro. O local não era nada convidativo e eu ainda correria o risco de ser assaltado. Além disso, o carro seria completamente perdido (depredado pelos "locais"). Era uma situação do tipo "se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come".
Do nada, aparece um Voyage antigo, que sobe no canteiro e para do meu lado. Não reconheci no momento o amigo mecânico, que eu telefonara mais de uma hora antes. Confesso que demorou uns instantes até "cair a ficha": tinha alguém para me ajudar!
Ele perguntou o que tinha acontecido. Rapidamente, pegou uma bateria reserva no porta-malas do Voyage e colocou no Niva. O carro pegou, finalmente!
-Vamos embora! Rápido! - disse ele. Entre parar e trocar a bateria, não tinham se passado mais do que dois minutos. Com o carro funcionado, voltei a pista da 23 de Maio. Mesmo com a temperatura subindo novamente, consegui chegar a casa da minha mãe. Eram quase 21:00hs.
No dia seguinte, passei na oficina para agradecer (e pagar) "meu salvador". Ele disse: - Eu lhe salvei de uma boa. Você não reparou que havia um monte de gente na sombra de uma árvore a uns 10 metros do carro? Eles estavam se preparando para te pegar! - Provavelmente era o grupo que mais à tarde havia me cercado.
Naquele mesmo dia, troquei a bateria do Niva por uma de primeira linha (a bateria velha era daquelas marcas "genéricas"). Retornei para São João da Boa Vista no domingo. O carro mantinha a temperatura de 90ºC, se eu não acelerasse muito (mantendo 100 km/h). Não tive maiores percalços na viagem.
Qualquer carro é passível de ter um problema mecânico, principalmente numa situação de trânsito pesado. Mas a postura dos serviços públicos (CET e Polícia Militar) foi de absoluta indiferença. Ou seja, como cidadão pagador de impostos, fui totalmente desassistido quando da minha necessidade. E foi somente a boa vontade de um amigo que me tirou daquela situação crítica.
Foi com um Niva, carro usado, e antigo. Mas poderia ter sido com qualquer outro veículo (durante o tempo que fiquei parado, vi vários guinchos transportando carro bem mais novos que o russinho).
Triste é a nossa sina: pagar por serviços que não nos atende. Fico imaginando se eu tivesse tido um problema de saúde enquanto dirigia. Provavelmente, teria facilitado a vida daquelas "crianças" (seria mais fácil me assaltar) e viraria mais um número numa estatística qualquer.
Foi uma experiência terrível, que não desejo a ninguém, mas que infelizmente estamos todos sujeitos a passar.
[]s.

mauricio_silva
30/10/2014, 13:39
Olá Múcio, tudo bem com você?

Cara, foi uma experiência terrível, que somente não foi pior porque o desfecho acabou bem.
Concordo com você: revolta ver e sentir na pele a negligência como a população em geral é tratada pelos servidores que ali deveriam estar para dar assistência. Lamentável, sem dúvida.
Ainda bem que tanto você quanto eu nos "safamos" de coisa pior. Mas que susto, não?
[]s.


Fala Maurício!

Há pouco mais de um mês passei um apuro com a Explorer (ficou totalmente sem freio - cilindro mestre e hidrovácuo) no meio de uma avenida de Suzano, tbém numa sexta à tarde, mas consegui chegar na casa do meu sogro.
Realmente é revoltante a postura daqueles que deveriam nos servir mas nos deixam à mercê do perigo. Graças a Deus está tudo bem com vc e com o russinho, que aliás tá ficando cada vez mais bonito.

[]s!

mauricio_silva
07/11/2014, 16:35
É carro antigo, há muito parado, tem problema de junta. E de retentores também.
Depois de deixar o Niva para trocar uma junta e dois retentores da caixa de transferência e do diferencial dianteiro, foi constatado que todos (TODOS) os retentores e juntas da transmissão e do cárter estavam em mal estado... :parede:
Juntas e retentores não são assim tão caros. Mas a mão de obra que deu para tirar toda a transmissão, caixa de câmbio e transferência incluídas, vai custar caro...:putz:
E dá-lhe oficina no russinho...
[]s.

Múcio Luiz
07/11/2014, 18:45
É carro antigo, há muito parado, tem problema de junta. E de retentores também.
Depois de deixar o Niva para trocar uma junta e dois retentores da caixa de transferência e do diferencial dianteiro, foi constatado que todos (TODOS) os retentores e juntas da transmissão e do cárter estavam em mal estado... :parede:
Juntas e retentores não são assim tão caros. Mas a mão de obra que deu para tirar toda a transmissão, caixa de câmbio e transferência incluídas, vai custar caro...:putz:
E dá-lhe oficina no russinho...
[]s.

Dá-lhe oficina e lá se vai o rico dinheirinho! :-( Só loucos como a gente pra gostar dessas coisas velhas! E não sei se é o seu caso, mas no meu é o meu único carro e eu viajo muito. Por mais que a gente mantenha a manutenção em dia sempre terá uma ou outra coisinha pra fazer. :safari-rig:

[]s!

mauricio_silva
07/11/2014, 20:23
Dá-lhe oficina e lá se vai o rico dinheirinho! :-( Só loucos como a gente pra gostar dessas coisas velhas! E não sei se é o seu caso, mas no meu é o meu único carro e eu viajo muito. Por mais que a gente mantenha a manutenção em dia sempre terá uma ou outra coisinha pra fazer. :safari-rig:

[]s!

Olá Múcio!
4x4 (tração) + 24 (idade) = 40 (insanidade :screwy:)
Ainda bem que eu tenho outros dois carros (civis) mais novos, que não dão tanto gasto de oficina. Embora, os outros dois estejam precisando de funilaria... :parede:
Cada carro, uma família. Mais esposa e filha.
Tô lascado!!!:shock:
[]s.

mauricio_silva
09/11/2014, 23:06
Depois de todo o suplício que passei e da completa demonstração de inépcia tanto da PM quanto da CET, hoje recebo uma notificação de multa por trafegar em horário proibido em São Paulo.:parede:
PQP!!! Bando de FDP, indiferentes na hora de prestar socorro, mas plenamente competentes para fazer autuações.
CET, vocês são uma corja de ineptos, cuja única função é a extorsão do dinheiro dos motoristas! No mais, aqui :odedo: para os cidadãos.
Revoltante!!!
[]s.

Marcelo Cleto
10/11/2014, 12:22
Cet......inoperantes......bando de bocais......ignorantes .......

marficn
09/12/2014, 18:51
Parabéns pela viatura Mauricio. Meu primeiro 4x4 foi um Niva, o Barnabé rs. Só me trouxe bons momentos e AMIZADES!

amigo, vi num post sobre pneu para niva que vc colocou o genius tyres 1001 no niva 195/75/16. Estou querendo comprar esse pneu pq tenho um niva, mas não conheço o pneu. Vc que usou pode contar como foi o desempenho off-road e deslocamentos no asfalto?

mauricio_silva
21/01/2015, 01:44
É, viver não é fácil... E os últimos tempos não tem sido "bolinho" para mim...
Mas vamos que vamos, pois o tempo não para e a vida segue em frente.
Depois de um tempo "morno", chegou a hora de fazer o trabalho mais "grosso" no russinho: a funilaria e o acabamento interno.
Decidi fazer mais ou menos em sequência, desmontando o interior do carro para fazer a funilaria e ir "adiantando" o trabalho do tapeceiro.
Antes disso, Niva que é Niva não nega a vocação para ir em oficina mecânica: os vazamentos de óleo continuaram e a embreagem "abriu o bico".
O mecânico quase teve um "piti" quando eu falei que o carro voltou a vazar óleo. E só não me expulsou da oficina por pena (do bolso dele :mrgreen:...): só de mão de obra para trocar a embreagem, foi R$ 400,00 :parede:. E como quem está na chuva é para se queimar, troquei os cilindros superior e inferior, além do platô, disco, rolamento e retentor.
Definitivamente, Niva não é um carro para iniciantes...:banido:
Depois eu atualizo melhor a condição do russinho.
[]s.

mauricio_silva
21/01/2015, 12:23
Bom, com a chegada de algumas peças importadas, o conserto do vazamento de óleo (até começar a vazar de novo:roll:...) e a troca da embreagem, estava na hora de preparar o "Sarna" para a próxima etapa da reforma: funilaria, pintura e tapeçaria. Ou seja, hora de desmontar o interior do carro.
O primeiro a sair foi o painel. E a sua retirada mostrou alguns pontos onde água da chuva entrava pela borracha do para-brisas.
O vidraceiro fez um bom serviço (sério!!!:curtir:): conseguiu tirar o para-brisas (que está trincado; substituição a vista...) sem quebra-lo. E ainda disse que daria para aproveitar a borracha da vedação. De qualquer forma, comprei uma vedação nova. Vai que o antiga não consiga reter a água.
[]s.

mauricio_silva
21/01/2015, 12:26
O tapeceiro, para preparar o carro para a funilaria, desmontou todo o interior do Niva.

mauricio_silva
21/01/2015, 12:35
A funilaria (lanternagem) parece com um monstro: começa pequena, só em alguns detalhes e termina mexendo no carro inteiro :putz:.
Os "pequenos detalhes" foram crescendo e revelando vários pontos de ferrugem ocultos. E dá-lhe lixadeira e retalhos de metal.
[]s.

mauricio_silva
21/01/2015, 12:43
Desde antes de começar a reformar o Niva "Sarna", procurei por peças e itens que valorizassem o russinho sem, no entanto, o tirar sua "originalidade". Busca daqui e dali, consegui algumas boas peças.
[]s.

luiz albano
21/01/2015, 18:36
No meu foi feita funilaria completa por um chapista que considero um artista,pra que se tenha idéia esperei sete meses para que ele pegasse o serviço,levou três meses,agora está na pintura,por sinal Mauricio qual a marca e medidas dos pneus da foto?Como cortei um pouco os paralamas quero usar BF/TA 225/75/16.

mauricio_silva
21/01/2015, 19:46
No meu foi feita funilaria completa por um chapista que considero um artista,pra que se tenha idéia esperei sete meses para que ele pegasse o serviço,levou três meses,agora está na pintura,por sinal Mauricio qual a marca e medidas dos pneus da foto?Como cortei um pouco os paralamas quero usar BF/TA 225/75/16.
Olá Luiz, tudo bem?
Os pneus são 175/80 R16, medidas originais do Niva. São da marca Yokohama, modelo Geolandar G012. Mais difícil de achar que político honesto...:chorandoderir:.
[]s.

mauricio_silva
21/01/2015, 20:01
Quando comprei esse Niva, fiquei preocupado que o assoalho estivesse enferrujado. Mas não, o metal estava em excelente condição. Méritos para o antigo dono, que já o havia trocado. É, o assoalho foi trocado num outro trabalho de funilaria, anterior a compra do carro. E foi bem feito :euforico:!
Já a entrada de ar, estava parecendo um ninho. E da-lhe ferrugem...:cry:
[]s.

Ricardo Passoni
21/01/2015, 21:08
Mauricio ja vi esta historia do francês Jaque rs... Legal o que vc esta fazendo , tenha paciência de monge rs!
Abraço

mauricio_silva
21/01/2015, 21:33
Mauricio ja vi esta historia do francês Jaque rs... Legal o que vc esta fazendo , tenha paciência de monge rs!
Abraço
Oi Ricardo, tudo bem com você?

É, Le Jaque está pegando forte nessa empreitada. E ainda nem comecei a mexer nas rodas (que serão reformadas, centralizadas, balanceadas e pintadas). Se eu tivesse achado um jogo de rodas do Pantanal a um preço acessível, num estado razoável e num local que eu pudesse pegar, o russinho já estaria de "sapatos novos". Mas a experiência de trazer os pneus de Belém do Pará para São Paulo já foi suficiente. Agora no máximo peças ucranianas da Lada Power.
A funilaria vai indo bem. O funileiro é caprichoso e está fazendo um bom serviço. O pintor é que ficou "assustado". Inicialmente ele pensou que o serviço seria (bem) menor. Mas depois que se começa mexer na lataria, é um tal de ferrugem para todos os lados. Nada assustador, mas muitos "servicinhos". De repente, mando pintar o carro inteiro (na verdade, é praticamente isso mesmo), interior e exterior.
Além disso, tem o tapeceiro. Os bancos dianteiros vão ser trocados e recapados com "couro ecológico", assim como os assentos traseiros e as laterais traseiras. Vai ficar "bonitão".
De pouco em pouco, o Niva vai ficando pronto. E o bolso, cada vez mais magro...:putz:
[]s.

Ricardo Passoni
22/01/2015, 21:12
Se você tivesse comprado este Niva em 2002 rs! E não o outro putz rs faz tempo .... Eu teria um jogo de rodas do Pantanal rs! Eu troquei as minhas por ferro , pois fazia todo fim de semana trilha , era Pinheirinho , Pimheirinho e Pinheirinho e claro Presunto , enfim Serra da Cantareira o sabado todo.... Rs . quanto as rodas leva para jatear e pinta de branco igual a alguns Nivas que vieram para o Brasil.
Estou acompanhando a empreitada rs . Precisando estamos aqui . (SP / Campinas )
Abraco

mauricio_silva
22/01/2015, 23:23
Se você tivesse comprado este Niva em 2002 rs! E não o outro putz rs faz tempo .... Eu teria um jogo de rodas do Pantanal rs! Eu troquei as minhas por ferro , pois fazia todo fim de semana trilha , era Pinheirinho , Pimheirinho e Pinheirinho e claro Presunto , enfim Serra da Cantareira o sabado todo.... Rs . quanto as rodas leva para jatear e pinta de branco igual a alguns Nivas que vieram para o Brasil.
Estou acompanhando a empreitada rs . Precisando estamos aqui . (SP / Campinas )
Abraco

Hehehe.
O outro Niva (a "Peituda") eu tinha comprado no ano 2000. E também comprei o jogo de rodas do Pantanal, novinhas lá na Bomer. Coloquei um jogo de pneus Michelin 175/80 R16. Também instalei um jogo de bancos da Rally Desing.
O carro tinha ficado bem legal. Mas depois do problema com os pivôs (que estavam quebrando com poucos quilômetros rodados) decidi vender o carro, pois acreditei que não haveria mais peças de reposição de qualidade disponíveis e a preços acessíveis.
Comprei um Samuca 95 que estava muito bom também. Provavelmente eu o teria até hoje, não fosse uma manutenção desastrosa que fora feita (me entregaram o carro sem óleo no motor).
Agora voltei as origens.
Acredito que dentro de um mês (mais ou menos) o "Sarna" deva estar rodando.
[]s.

rfdex
23/01/2015, 00:35
Niva é Niva. Foi meu único carro entre 2001 e 2004, me deixando na mão apenas uma única vez. Abraço!

Ricardo Passoni
23/01/2015, 03:50
Lembro do Samurai, via ele no Pacaembu de quinta rs! , estava muito bonito ! Putz esqueçeram de por óleo !!!! Ate concessionaria Honda de Campinas esqueçe de apertar o parafuso do dreno do carter ..... Estamos mesmo perdidos, lembro de ter visto ele pela Zona Norte, depois que vc mudou-se para São João ... Quanto ao nome deste "Sarna" nem precisa falar rs . Pivôs de Niva lembro de várias histórias principalmente a do Gil na , minha frente , nas dunas de Ilha Comprida , epoca boa rs! E de lembrar que fui com meu recém comprado Niva so com uma revisão basica rs! Ponto atrasado , não passando de 80km/h rs , fui e voltei ....



Hehehe.
O outro Niva (a "Peituda") eu tinha comprado no ano 2000. E também comprei o jogo de rodas do Pantanal, novinhas lá na Bomer. Coloquei um jogo de pneus Michelin 175/80 R16. Também instalei um jogo de bancos da Rally Desing.
O carro tinha ficado bem legal. Mas depois do problema com os pivôs (que estavam quebrando com poucos quilômetros rodados) decidi vender o carro, pois acreditei que não haveria mais peças de reposição de qualidade disponíveis e a preços acessíveis.
Comprei um Samuca 95 que estava muito bom também. Provavelmente eu o teria até hoje, não fosse uma manutenção desastrosa que fora feita (me entregaram o carro sem óleo no motor).
Agora voltei as origens.
Acredito que dentro de um mês (mais ou menos) o "Sarna" deva estar rodando.
[]s.

mauricio_silva
23/01/2015, 10:09
Niva é Niva. Foi meu único carro entre 2001 e 2004, me deixando na mão apenas uma única vez. Abraço!
Olá.

Eu já não tive tanta sorte assim... Meu primeiro Niva me deixou na mão várias vezes! Numa delas, ele parou numa saída da ponte João Dias em São Paulo. O trânsito estava miserável (como sempre em São Paulo...:mrgreen:) e o carro simplesmente "apagou" (o que não era novidade: aquele Niva "apagava" se a temperatura do motor subisse muito, como foi o caso na época). Parei meio que encostado na mureta, mas ainda assim atrapalhando o trânsito. Fui xingado de todos os nomes possíveis...:oops:. Cerca de meia hora depois, o carro esfriou e pude voltar a andar.
O atual Niva também me deixou na mão numa circunstância crítica, fato que relatei nesse tópico.
Niva, confie sempre; mas tenha um telefone de guincheiro/mecânico no bolso, mesmo que seja só para dar sorte...;)
[]s.

mauricio_silva
23/01/2015, 10:26
Lembro do Samurai, via ele no Pacaembu de quinta rs! , estava muito bonito ! Putz esqueçeram de por óleo !!!! Ate concessionaria Honda de Campinas esqueçe de apertar o parafuso do dreno do carter ..... Estamos mesmo perdidos, lembro de ter visto ele pela Zona Norte, depois que vc mudou-se para São João ... Quanto ao nome deste "Sarna" nem precisa falar rs . Pivôs de Niva lembro de várias histórias principalmente a do Gil na , minha frente , nas dunas de Ilha Comprida , epoca boa rs! E de lembrar que fui com meu recém comprado Niva so com uma revisão basica rs! Ponto atrasado , não passando de 80km/h rs , fui e voltei ....

Eu fiquei "indo e vindo" de São João da Boa Vista para São Paulo por dois anos (tempo de realmente decidir se queria mesmo mudar para o interior e para vender o apartamento do Tucuruvi). Na época eu andava com um Pajero Full 3.5. Parecia que eu dirigia um "sobrado". E o Samuca ficava com a minha esposa. Pouco antes de mudar para SJBV, mandei fazer a famigerada revisão (para limpar a entrada de ar do capo também, que só poderia ser feita desmontando o painel do carro). O serviço não foi bem feito (painel solto) e "esqueceram" de colocar óleo no motor depois da troca. O "japinha" ainda rodou mais de 100 km antes do motor "abrir o bico" de vez.
Com a "Peituda", a quebra de pivôs poderia ter sido trágica. Poderia ter ocorrido na Fernão Dias, onde eu andava a mais de 100 km/h com o Niva. Só que naquele dia eu resolvi fazer o caminho por estradas de terra. E lá se foi o pivô. Se eu estivesse em velocidade, este texto teria de ser psicografado...:angel:
Ai eu vivi a história do adesivo: minha esposa chega para mim e diz que ou eu vendia o Niva ou ela iria embora. Como eu estava de "saco cheio" de fazer manutenção e o carro não ser confiável, vendi o carro e fiquei com a esposa (sem arrependimentos, pode acreditar).
Agora, com o "novo Niva", espero que a história seja diferente.
[]s.

mauricio_silva
10/04/2015, 21:08
Ok, reformar um carro é um exercício de paciência, disso eu já sabia. :pipoca:
Mas convenhamos, deixar o carro por praticamente dois meses no tapeceiro e até agora não ter visto nenhum progresso significativo no trabalho é para "judiar" de qualquer um.:parede:
Caramba, já está na hora de acabar o serviço!!!:freaking:

rfdex
10/04/2015, 22:26
Quero passar longe desse tapeceiro...

mauricio_silva
12/04/2015, 21:55
Quero passar longe desse tapeceiro...
O cara até que é bom de serviço (em termos de qualidade e preço). Mas vai devagar...:zzz:
E eu estou (para lá de) ansioso para pegar o carro!!!
Paciência é uma virtude. Mas também acaba!!!:mrgreen:
[]s.

mauricio_silva
24/04/2015, 21:07
Finalmente, resultados visíveis do acabamento!!!

mauricio_silva
26/04/2015, 12:29
Infelizmente a oficina Aerocar da cidade de São Paulo deixou de trabalhar com o comando esportivo para o Niva, não mais fabricando, comercializando ou instalando o produto. A alegação é a necessidade da inspeção veicular na cidade. Pena que o restante do país, como mercado consumidor, deixou de ser considerado.:semideia
Em fim, o que não pode ser resolvido, resolvido está. Assim, contatei a Sobe de jundiaí. Eles ainda fazem esse trabalho, a partir de um eixo comando e de uma polia já existentes. Adquiri, então, um eixo e uma polia e pretendo fazer o serviço com eles.
Os originais do carro, pretendo conservar, por via das dúvidas.
Assim que tiver resultados, vou atualizando.
[]s.

rfdex
26/04/2015, 15:53
Noossa, esses kits foram famosos ha 10-15 anos atras!!

mauricio_silva
26/07/2015, 23:08
Paciência, paciência e mais paciência...:parede::parede:
É, o carro ainda não está pronto...
Ok, sou (parcialmente) culpado disso: durante os trabalhos com a parte da tapeçaria, pedi que fosse instalado ar condicionado no carro. Não foi fácil, não foi simples e foi demorado (demais) até ficar pronto. E, como se não bastasse, mudei alguns planos, reformando totalmente a forração do carro (pretendia deixar as forrações das portas com o acabamento original) e instalando um tampão no porta malas.
O problema é que o eletricista responsável pela instalação do ar condicionado (adaptação de peças, com direito a toques "mágicos", tenho de reconhecer) trabalha "semana sim, semana não". E nem sempre dá prioridade ao meu carro. Resultado: desde abril que o carro está "empatado" na oficina de tapeçaria.
E, como se não bastasse, o tapeceiro alega (de forma justa) que a tapeçaria é a última coisa a ser feita no carro, pois se for "adiantada", pode sofrer danos (rasgos e sujeira) enquanto houver trabalhos elétricos sendo feitos.
De forma simples: um depende do serviço do outro. E o primeiro trabalha a "passos de tartaruga com artrose".
Acabei por comprar e reformar um jogo de rodas de liga leve do Niva Pantanal. Montei os pneus nas rodas e elas estão "esperando" para serem instaladas faz quase quatro meses.
Tomara que até o final de agosto o carro volte a ficar "andável"...:safari-rig:
[]s.

mauricio_silva
26/07/2015, 23:17
Ah, comprei um comando de válvulas usado da Aerocar (com a respectiva polia).
Mas não vou instalar agora (quero ver como é que o carro se comporta com o ar condicionado; ai parto para mais "atualizações").
Instalei também um "reforçador" de ignição do Roberto Sukys. Funcionou que é uma beleza, mantendo a marcha lenta estável e uniforme. :concordo:
Outra adaptação foi feita nas portas, que agora vão contar com uma guarnição vinda do VW Santana. Parabéns ao tapeceiro, que tirou um "coelho da cartola" para fazer isso.
[]s.

mauricio_silva
26/07/2015, 23:26
Ar condicionado para o Niva até existe original. Mas não era um "gela saco" o que eu queria.
E, como se não bastasse, gostaria que o Niva ficasse com o painel original, sem cortes ou outras "adaptações" (como se não fosse uma adaptação a instalação do ar condicionado... :rolleyes:).
E toca "adaptar", projetar, etc.
[]s.

mauricio_silva
26/07/2015, 23:35
Segue mais algumas fotos da instalação do ar condicionado.
[]s.

rfdex
27/07/2015, 13:50
Simplesmente fantastico!!!!!!

mauricio_silva
27/07/2015, 18:04
Uma questão que gerou uma série de discussões foi onde instalar o compressor do ar condicionado e como acioná-lo usando a polia do motor.
A solução foi adaptar uma polia sobre a original e instalar o compressor sob o alternador. Também foi instalado um extensor, para afastar a ventoinha do bloco do motor e aproximar do radiador. Seguem as fotos.
[]s.

mauricio_silva
27/07/2015, 18:12
O painel original estava muito rachado. Assim, era preciso reformá-lo também. A base da porta teve de ser preparada para o revestimento.
Segue as fotos.
[]s.

mauricio_silva
27/07/2015, 18:13
Simplesmente fantastico!!!!!!

Obrigado rfdex!!!:concordo:
[]s.

Múcio Luiz
27/07/2015, 20:14
Essa restauração tá ficando chique!

A guarnição do Santana foi uma tremenda sacada. Lembrou-me a antiga Ford Royale que eu tive.

[]s!

mauricio_silva
27/07/2015, 20:52
Essa restauração tá ficando chique!

A guarnição do Santana foi uma tremenda sacada. Lembrou-me a antiga Ford Royale que eu tive.

[]s!

Obrigado Múcio Luiz. A ideia de usar a guarnição do VW Santana foi puro impulso: eu estava na loja de auto peças quando vi a peça em exposição. Achei que ficaria boa no Niva e comprei. Nem imaginava o quão complicado seria a adaptação (pois a peça não é plana no lado do encaixe na porta). O tapeceiro fez um trabalho campeão!!!
[]s.

mauricio_silva
22/09/2017, 23:14
Olá prezados "CamaLadas" :)

Faz um "tempão" que eu não escrevo nada no tópico. Já passou da hora de fazer uma atualização.
O certo é que o meu Niva "$arna" ficou pronto! :cool:
Só que não...
Bom, a tapeçaria foi feita, o ar condicionado instalado. Mas...
O ar condicionado nunca funcionou "para valer"... :(
Na verdade, devido a demora de quase um ano para fazer a funilaria (lanternagem), tapeçaria e instalação do ar condicionado, :shock:resolvi "botar pressão" para que o carro ficasse pronto. Resultado: o ar condicionado não escoava a água resultante da expansão do gás. E o interior do carro ficava alagado... E quando chovia, o problema piorava...:putz::parede:
Assim, deixei o "russinho" em "banho-maria", esperando para terminar o que precisava ser feito num outro momento.
Passa o tempo e o "momento" não chegava.
Mas "chegou"!!! :dance:
Encontrei um mecânico que se dispôs a fazer o ar condicionado funcionar e regular o motor (para manter a "marcha lenta" quando o ar estiver ligado).
Tem mais algumas "coisinhas" para fazer (como o reparo no motor do limpador do vidro traseiro).
Vamos em frente e ver o que dá (ops!!!).
Por enquanto, seguem algumas fotos do carro.
[]s.

mauricio_silva
22/09/2017, 23:29
Seque algumas fotos do interior do carro.
[]s.

mauricio_silva
23/09/2017, 12:31
Seguem mais imagens do carro.
[]s.

mauricio_silva
24/09/2017, 11:18
Olá.
Um dos meus maiores (se não, o maior... :parede:) "perrengues" com um Niva se deu por aquecimento do motor. Não é novidade para ninguém que conheça o "russinho" que o sistema de arrefecimento do carro não é dos mais eficazes.
Então, uma modificação que melhora (muito) a troca de calor no motor é uma adaptação simples, feita a partir do reservatório do Fiat Uno.
Fiz no "$arna" e o resultado compensou.
Recomendo para todos os "Camaladas" :concordo:.
Segue o link do site do amigo "GRAUÇÁ", onde o procedimento completo está descrito. Ideia do amigo "Fuynha", grande niveiro.
"GRAUCA 4x4 Offroad - Lada Niva: Sistema Selado de Arrefecimento by Fuynha Mustelidae (post 1092) (http://grauca4x4.blogspot.com.br/2016/01/sistema-selado-de-arrefecimento-by.html)
[]s.

mauricio_silva
24/09/2017, 11:42
Olá.
Quando imaginei fazer a instalação do ar condicionado no Niva, sabia que estaria percorrendo caminhos pouco conhecidos, fazendo adaptações que seriam únicas e dependentes da qualidade do profissional responsável. Aliás, achar alguém disposto a fazer as ditas adaptações, de acordo com o que eu queria, também não foi tarefa das mais simples.
Não posso reclamar da "engenharia" envolvida; o trabalho foi bem feito, de forma caprichosa. Lentamente (beeeem lentamente...:zzz:), mas seguindo a proposta de deixar o Niva mais original possível (mesmo que somente na aparência).
Um dos maiores problemas foi escolher o local da instalação do compressor. Se fosse colocado do lado direito do motor, iria ocupar o lugar do estepe. Eu quis manter o estepe no cofre do motor e ainda deixar espaço para colocação da bomba manual de encher os pneus. Tudo em nome da aparência de originalidade.
Assim, o compressor deve de ser instalado do lado esquerdo do motor, numa posição mais baixa. E outro problema surge...
Devido a posição escolhida para instalação, o protetor do cárter teve de ser parcialmente retirado (a parte do lado esquerdo; lembrando que o protetor do cárter original do Niva é dividido em três partes: uma central e duas laterais). Com isso, porém, o compressor ficou "perigosamente exposto" a algum dano, quando o carro passasse por algum obstáculo.
Então, nada de trilhas ou mesmo andanças por estradas de terra, tirando toda "graça" de se ter um Niva...:neutral:
[]s.

mauricio_silva
24/09/2017, 11:58
De que adianta ter um Niva que não pode andar na terra??? Melhor ter um Fiat 147...
Não tinha jeito, tal situação precisava ser corrigida.
A mudança da posição do compressor foi descartada (já fora um "inferno" :twisted: instala-lo onde estava...). A única opção seria um novo protetor do cárter, especialmente projetado e construído para a minha necessidade. Mas quem poderia "assumir" a tarefa?
Contatos vão, conversas vêm, acabei por conhecer o Rodrigo "Odin" de Caçapava, Vale do Paraíba em São Paulo. Ele tem uma oficina de projetos especiais. E um Niva que parece mais uma "palafita" de tão alta que é sua suspensão (projetada por ele mesmo).
Conversando, marquei uma visita a oficina. E mostrei o que eu queria que fosse feito.
"Sem problemas, vamos fazer!" - disse o Rodrigo, com decisão.
Em um único dia, o protetor do cárter foi feito e instalado no "$arna". Gostei (muito) do resultado. O compressor ficou protegido e o trabalho foi muito bem feito.
Se alguém se interessar ou precisar de serviços de suspensão e projetos especiais, recomendo. Segue o link do site.
Odin4x4 (http://odin4x4.herokuapp.com/)
[]s.

mauricio_silva
24/09/2017, 12:05
O novo protetor do cárter permite agora que o "$arna" trafegue por trechos off road sem a preocupação de danificar o compressor do ar condicionado. E seu formato plano vai evitar que galhos ou outros detritos fiquem presos no fundo do carro.
Não pretendo usar o Niva para trilhas mais "radicias"; apenas passeios e deslocamentos off road.
Assim, este protetor deve atender minha necessidade.
[]s.

mauricio_silva
24/09/2017, 12:46
A premissa básica da reforma do Niva "$arna" é "manter a originalidade ao máximo possível".
Mas como manter "original" uma adaptação de ar condicionado?
Primeiramente, quis manter o acoplamento da manivela externa de partida, permitindo uma eventual partida manual do carro. Assim, quando foi instalada a polia para acionamento da correia do compressor, o encaixe foi mantido :master:. Porém...
A ventoinha mecânica ficou no espaço da nova correia. Retirar a ventoinha mecânica e instalar outra elétrica? Nem pensar!!!:discordo:
Assim, foi instalado um espaçador no hélice, dando espaço para a correia e a ventoinha conviverem. Tudo devidamente balanceado para evitar vibrações. Deu trabalho...
O condensador do ar condicionado foi instalado na frente do radiador, com uma ventoinha elétrica própria. O filtro ficou do lado esquerdo, atrás da luz de seta. Sem perder o espaço para o macaco...:roll: :master:
[]s.

titanium
25/09/2017, 07:16
Poxa... seu russinho está uma graça!
Parabéns!
Muito bonito e cuidado!
:D

Dá gosto de ver uma viatura dessas...

Abraço!

mauricio_silva
25/09/2017, 11:09
Olá titanium.
Obrigado. Está dando um trabalhinho, mas o carro está ficando do jeito que eu quero.
Valeu!!! :concordo:
[]s.


Poxa... seu russinho está uma graça!
Parabéns!
Muito bonito e cuidado!
:D

Dá gosto de ver uma viatura dessas...

Abraço!

mauricio_silva
07/03/2018, 01:05
Quando pensei em instalar um sistema de ar condicionado no Niva, eu nem imaginava a "dor de cabeça" que iria ter...:putz:
Já tinha visto experiências anteriores, como no caso do "MegaNiva" (fonte de inspiração, tenho de dizer). Parecia ser algo factível, que daria algum trabalho, mas que no final seria um sucesso. Era somente caso de encontrar o "profissional certo" e a coisa terminaria a bom termo. Ledo engano, primário engano...:parede:
De "profissional" em "profissional", o único "resultado" que obtive foi "uma leve brisa refrescante" saindo dos difusores de ar. E isso, quando considerei que a instalação havia sido um sucesso. Sabia de nada o "inocente" aqui...:angel::bananadança:
Como o Niva ficava muito tempo parado, considerei "normal" o fato de vez por outra precisar dar uma carga na bateria para fazer o carro pegar. Não me preocupei com isso. Nem mesmo quando depois de um curto percurso com o ar condicionado ligado ter deixado o Niva sem buzinar (imaginei que havia oxidação nos contatos do volante).
Como a ventilação era mínima e a temperatura do ar nas saídas dos difusores não era muito baixa, imaginei ("inocentemente"...:oops:) que bastaria uma troca de ventoinha e uma carga de gás para o ar condicionado ficar "perfeito". Eu tinha conhecido um especialista em ar condicionado automotivo (devido a um problema no ar condicionado da Ford Ranger), levei o Niva até a sua oficina para fazer este "servicinho simples" e aproveitar e "dar uma geral na parte elétrica", uma vez que lá também se faz serviços elétricos, (a adaptação do motor Bosch no sistema do limpador de para brisas não tinha ficado boa e o limpador traseiro não estava funcionado) com peças novas compradas na Lada Power. E ai, a "casa caiu para mim"...
Logo que cheguei na oficina, o Niva "apagou" e não pegou mais. O eletricista/técnico em ar condicionado pegou uma bateria nova e ligou ao carro. Ao conectar os pólos positivos das duas baterias, ocorreu um tremendo arco voltaico. "Tem algum curto circuito no seu carro", disse o homem.
-Então, veja o que você pode fazer - disse eu.
E logo o problema apareceu: era o ar condicionado.:shock:
Quando fora instalado, não houve uma adequação do sistema elétrico para a nova carga que o ar condicionado exigiria. Resultado, toda vez que era acionado, o ar condicionado, juntamente com o restante da carga elétrica normal do Niva, exigiam mais do que o alternador era capaz de fornecer. Resultado: a bateria ia sendo descarregada mesmo com o carro em movimento. Eu teria de trocar o alternador e reformar o sistema elétrico para comportar o ar condicionado.:cry:
E não parou por ai. Os dutos de gás do sistema passam muito próximo ao coletor do escapamento. E a posição do compressor, muito baixa, o deixa vulnerável (mesmo com a adaptação do protetor de cárter) a água e outros elementos.
Resumidamente: a instalação do ar condicionado e o sistema elétrico do Niva estavam comprometidos...:putz::freaking:
Em outras palavras, a instalação do sistema de ar condicionado terá de ser totalmente refeita, com a adequação do sistema elétrico do carro...:(
Quando dei o "nickname" de $arna para o Niva, nunca imaginaria o quão correto eu estava...:pensativo:
E vamos em frente, porque este Niva VAI TER um sistema de ar condicionado funcional!!!
Virou questão de "honra"!:cavalo:
[]s.

jorgeffn
07/03/2018, 12:21
Quando pensei em instalar um sistema de ar condicionado no Niva, eu nem imaginava a "dor de cabeça" que iria ter...:putz:
Já tinha visto experiências anteriores, como no caso do "MegaNiva" (fonte de inspiração, tenho de dizer). Parecia ser algo factível, que daria algum trabalho, mas que no final seria um sucesso. Era somente caso de encontrar o "profissional certo" e a coisa terminaria a bom termo. Ledo engano, primário engano...:parede:
De "profissional" em "profissional", o único "resultado" que obtive foi "uma leve brisa refrescante" saindo dos difusores de ar. E isso, quando considerei que a instalação havia sido um sucesso. Sabia de nada o "inocente" aqui...:angel::bananadança:
Como o Niva ficava muito tempo parado, considerei "normal" o fato de vez por outra precisar dar uma carga na bateria para fazer o carro pegar. Não me preocupei com isso. Nem mesmo quando depois de um curto percurso com o ar condicionado ligado ter deixado o Niva sem buzinar (imaginei que havia oxidação nos contatos do volante).
Como a ventilação era mínima e a temperatura do ar nas saídas dos difusores não era muito baixa, imaginei ("inocentemente"...:oops:) que bastaria uma troca de ventoinha e uma carga de gás para o ar condicionado ficar "perfeito". Eu tinha conhecido um especialista em ar condicionado automotivo (devido a um problema no ar condicionado da Ford Ranger), levei o Niva até a sua oficina para fazer este "servicinho simples" e aproveitar e "dar uma geral na parte elétrica", uma vez que lá também se faz serviços elétricos, (a adaptação do motor Bosch no sistema do limpador de para brisas não tinha ficado boa e o limpador traseiro não estava funcionado) com peças novas compradas na Lada Power. E ai, a "casa caiu para mim"...
Logo que cheguei na oficina, o Niva "apagou" e não pegou mais. O eletricista/técnico em ar condicionado pegou uma bateria nova e ligou ao carro. Ao conectar os pólos positivos das duas baterias, ocorreu um tremendo arco voltaico. "Tem algum curto circuito no seu carro", disse o homem.
-Então, veja o que você pode fazer - disse eu.
E logo o problema apareceu: era o ar condicionado.:shock:
Quando fora instalado, não houve uma adequação do sistema elétrico para a nova carga que o ar condicionado exigiria. Resultado, toda vez que era acionado, o ar condicionado, juntamente com o restante da carga elétrica normal do Niva, exigiam mais do que o alternador era capaz de fornecer. Resultado: a bateria ia sendo descarregada mesmo com o carro em movimento. Eu teria de trocar o alternador e reformar o sistema elétrico para comportar o ar condicionado.:cry:
E não parou por ai. Os dutos de gás do sistema passam muito próximo ao coletor do escapamento. E a posição do compressor, muito baixa, o deixa vulnerável (mesmo com a adaptação do protetor de cárter) a água e outros elementos.
Resumidamente: a instalação do ar condicionado e o sistema elétrico do Niva estavam comprometidos...:putz::freaking:
Em outras palavras, a instalação do sistema de ar condicionado terá de ser totalmente refeita, com a adequação do sistema elétrico do carro...:(
Quando dei o "nickname" de $arna para o Niva, nunca imaginaria o quão correto eu estava...:pensativo:
E vamos em frente, porque este Niva VAI TER um sistema de ar condicionado funcional!!!
Virou questão de "honra"!:cavalo:
[]s.

Maurício, em primeiro lugar, parabéns pelo Niva! tá lindo! Dá gosto de ver!

Putz... que novela esse ar heim! Mas é isso aí, não pode desistir! Ao menos já sabe dos problemas e o que tem de ser feito! Siga em frente e boa sorte!

abs!

mauricio_silva
07/03/2018, 23:57
Olá.

Pois é Jorgeffn, ainda tem bastante coisa a ser feita e refeita...
Tomara que agora eu realmente tenha encontrado um profissional capacitado, que consiga deixar o carro do jeito que eu quero.
Se a primeira impressão é a que fica, confesso ter ficado bem impressionado com o trabalho dele. E gostei muito das ideias dadas para o projeto.
Tomara que agora a coisa "ande favoravelmente". Meu bolso agradece...
[]s.


Maurício, em primeiro lugar, parabéns pelo Niva! tá lindo! Dá gosto de ver!

Putz... que novela esse ar heim! Mas é isso aí, não pode desistir! Ao menos já sabe dos problemas e o que tem de ser feito! Siga em frente e boa sorte!

abs!

titanium
08/03/2018, 06:57
Caro Maurício, é com tristeza que leio esse relato.

Não é nada animador investir tanto tempo e dinheiro e ao final de uma adaptação, ter de refazer tudo.

MAS coisa caprichada assim dá trabalho mesmo, então desejo sorte e força para você seguir na sua empreita!

Abraço!

mauricio_silva
08/03/2018, 08:34
Obrigado titanium.:concordo:

Quando eu ouvi o que precisaria ser feito, confesso ter ficado "tentado" a dizer: "Arranca toda essa merd@!!!":sad:
Mas respirei fundo e pensei, ainda com esperança: "Quem sabe agora a coisa anda?":pensativo:
Então, como diz a letra da música, "Começar de novo!".
Para o bem ou para o mal, tomara que desta vez não demore tanto tempo, como da primeira.
Pode não parecer, mais ainda estou otimista. Ainda...:roll:
[]s.


Caro Maurício, é com tristeza que leio esse relato.

Não é nada animador investir tanto tempo e dinheiro e ao final de uma adaptação, ter de refazer tudo.

MAS coisa caprichada assim dá trabalho mesmo, então desejo sorte e força para você seguir na sua empreita!

Abraço!

Oliver
08/03/2018, 15:20
Mauricio,

Tive um Niva por 11 anos, Ar-Concicionado, suspensão levantada, pneus ATX, Motor com preparação e interior melhorado e cheio de traquitanas.

Meu ar condicionado funcionava muito bem, era um gela-saco com frente Springuer, o compressor ficava bem alto no cofre do motor acima do alternador e troquei a ventoinha mecânica por uma elétrica.

Não descarregava bateria, o maior problema que tive foi o suporte do compressor que foi feito com aço quebradiço, mas quando mandei fazer outro com material de melhor qualidade ficou resolvido.

Esse compressor embaixo do carro vai te dar muito problema.

Abraço

mauricio_silva
08/03/2018, 16:50
Grande Oliver!!!

De certa forma, eu conheço você. Ou melhor, conheço um "causo" onde você esteve envolvido.
http://web.archive.org/web/20030215053505/http://nivasite.com.br
Você chegou a participar do 1º Encontro Nacional dos Camaradas do Niva em Itamonte, em 2002? Eu estive lá. Na época, meu Niva era a "Peituda".
A ideia de instalar o ar condicionado no Niva surgiu exatamente da experiência do Bruno Mega com o MegaNiva.
Mas o Bruno estava mais disposto a "cortar/colar/modificar" o Niva do que eu. Minha ideia sempre foi de manter o Niva com (pelo menos) a aparência original do modelo Pantanal. Então, não queria (e ainda não quero) mudanças significativas na aparência do painel do carro. Poderia ter "seguido a risca" a receita do Bruno Mega. Mas quis fazer diferente, do meu jeito. E estou "apanhando" por isso...:parede:
O compressor baixo "já era". A instalação vai mudar, posicionando-o mais para cima, do lado direito (perto de onde fica o suporte da "bomba de encher pneus).
Não quero um carro para fazer trilhas; quero, isso sim, um veículo diferente, capaz de "aventuras off road" mas sem ser "radical". Um carro mais para "antigomobilismo" do que uma "fera para as trilhas". Assim, preservei originais a altura e o tamanho dos pneus, bem como a aparência geral.
Fui atrás de um jogo completo de ferramentas originais. E, mesmo com o ar condicionado, é possível dar a partida usando a manivela.
É este o objetivo geral: uma "relíquia" dos anos 90 (80, 70) mas com a comodidade do ar condicionado.
[]s.



Mauricio,

Tive um Niva por 11 anos, Ar-Concicionado, suspensão levantada, pneus ATX, Motor com preparação e interior melhorado e cheio de traquitanas.

Meu ar condicionado funcionava muito bem, era um gela-saco com frente Springuer, o compressor ficava bem alto no cofre do motor acima do alternador e troquei a ventoinha mecânica por uma elétrica.

Não descarregava bateria, o maior problema que tive foi o suporte do compressor que foi feito com aço quebradiço, mas quando mandei fazer outro com material de melhor qualidade ficou resolvido.

Esse compressor embaixo do carro vai te dar muito problema.

Abraço

titanium
09/03/2018, 06:59
Obrigado titanium.:concordo:

Quando eu ouvi o que precisaria ser feito, confesso ter ficado "tentado" a dizer: "Arranca toda essa merd@!!!":sad:
Mas respirei fundo e pensei, ainda com esperança: "Quem sabe agora a coisa anda?":pensativo:
Então, como diz a letra da música, "Começar de novo!".
Para o bem ou para o mal, tomara que desta vez não demore tanto tempo, como da primeira.
Pode não parecer, mais ainda estou otimista. Ainda...:roll:
[]s.

Pois é... não desanime!
Pense que pagou por um curso chamado "Como encontrar um bom eletricista".

Muito provavelmente, em razão do erro do anterior, você encontrou esse eletricista. E isso pode, a longo prazo, ser muito importante para a manutenção do seu jipinho.

:)

Vai na Fé!

Abraço!

mauricio_silva
09/03/2018, 08:59
A história é um pouco mais complexa...
Na verdade, eu já conhecia este eletricista/técnico em ar condicionado. Ele fora a minha "primeira opção" quando do inicio do projeto do ar condicionado do Niva. Mas ele não aceitou a empreitada na época. Então, fiz com quem topou instalar o ar condicionado.
Ontem (08/03), ele disse que acompanhou toda a minha "epopeia", sabendo cada passo que eu dera. Conhecia os outros profissionais com que eu deixei o carro e as "manotadas" feitas. Coisa de cidade pequena, onde os profissionais da mesma áreas se conhecem.
Então, perguntei por que ele havia topado fazer o serviço agora. Resposta: pela minha teimosia em instalar o ar condicionado no Niva. Acho que tem a ver com alguma filosofia oriental de vida (ele é descendente de japonês), sei lá...:-|
De qualquer forma, tomara que ele consiga fazer o serviço "direitinho". Pelo que vi também, não é de ficar enrolando. Já comprou peças (que já estão na oficina):shock: e está fazendo o trabalho andar.
Vamos torcer, né?8---)
[]s.



Pois é... não desanime!
Pense que pagou por um curso chamado "Como encontrar um bom eletricista".

Muito provavelmente, em razão do erro do anterior, você encontrou esse eletricista. E isso pode, a longo prazo, ser muito importante para a manutenção do seu jipinho.

:)

Vai na Fé!

Abraço!

Oliver
09/03/2018, 16:39
Grande Oliver!!!

De certa forma, eu conheço você. Ou melhor, conheço um "causo" onde você esteve envolvido.
http://web.archive.org/web/20030215053505/http://nivasite.com.br
Você chegou a participar do 1º Encontro Nacional dos Camaradas do Niva em Itamonte, em 2002? Eu estive lá. Na época, meu Niva era a "Peituda".
A ideia de instalar o ar condicionado no Niva surgiu exatamente da experiência do Bruno Mega com o MegaNiva.
Mas o Bruno estava mais disposto a "cortar/colar/modificar" o Niva do que eu. Minha ideia sempre foi de manter o Niva com (pelo menos) a aparência original do modelo Pantanal. Então, não queria (e ainda não quero) mudanças significativas na aparência do painel do carro. Poderia ter "seguido a risca" a receita do Bruno Mega. Mas quis fazer diferente, do meu jeito. E estou "apanhando" por isso...:parede:
O compressor baixo "já era". A instalação vai mudar, posicionando-o mais para cima, do lado direito (perto de onde fica o suporte da "bomba de encher pneus).
Não quero um carro para fazer trilhas; quero, isso sim, um veículo diferente, capaz de "aventuras off road" mas sem ser "radical". Um carro mais para "antigomobilismo" do que uma "fera para as trilhas". Assim, preservei originais a altura e o tamanho dos pneus, bem como a aparência geral.
Fui atrás de um jogo completo de ferramentas originais. E, mesmo com o ar condicionado, é possível dar a partida usando a manivela.
É este o objetivo geral: uma "relíquia" dos anos 90 (80, 70) mas com a comodidade do ar condicionado.
[]s.

Maurício,

O Niva do Mega ficou complicado demais e o ar condicionado nunca funcionou a contento.
O meu gelava bem, o problema era a namorada que ficava com frio e reduzia o termostato, ai ficava quente do meu lado.

Estude direitinho o que vai fazer, e principalmente a questão da ventoinha elétrica. Não tem razão para ficar sem bateria.

O meu Niva somente produzia menos energia do que consumia com os 8 faróis, ar condicionado e somzão ligados.

Abraço

mauricio_silva
10/03/2018, 21:34
Beleza.
Valeu pela dica.:concordo:
[]s.


Maurício,

O Niva do Mega ficou complicado demais e o ar condicionado nunca funcionou a contento.
O meu gelava bem, o problema era a namorada que ficava com frio e reduzia o termostato, ai ficava quente do meu lado.

Estude direitinho o que vai fazer, e principalmente a questão da ventoinha elétrica. Não tem razão para ficar sem bateria.

O meu Niva somente produzia menos energia do que consumia com os 8 faróis, ar condicionado e somzão ligados.

Abraço

mauricio_silva
17/03/2018, 23:52
Bom, vamos lá...:neutral:
O técnico em ar condicionado que está fazendo o trabalho indicou uma série de providências que deverão ser tomadas. Vamos a elas:

Troca da caixa do evaporador por uma "universal" de quatro saídas. O sistema de ventilação original será descartado.
Troca de posição do compressor do ar condicionado. A nova posição será mais alta, permitindo a (re)colocação do protetor de cárter original do Niva.
Aproveitamento das alavancas do painel do Niva. Uma vai servir para controlar a velocidade do circulador de ar e a outra, a recirculação externa de ar.
Troca das mangueiras de pressão do fluído refrigerante (gás).
Possível troca do compressor do ar condicionado.
Adequação do sistema elétrico, com troca de cabos e, possivelmente, do alternador (a opção parece cair sobre o do Santana, de 120A).
Regulagem de operação do sistema, permitindo a refrigeração adequada da cabine.

Tem sido de grande ajuda/inspiração o tópico sobre ar condicionado do site do Niva Clube do Rio Grande do Sul.
Ar Condicionado (http://www.nivaclube.com.br/Ar%20Condicionado.html)
Acredito que agora o $arna irá ter um ar condicionado funcional.
Tomara...:rolleyes:
[]s.

mauricio_silva
20/03/2018, 17:22
Olá.
A (re)instalação do equipamento de ar condicionado do Niva $arna está em andamento.
As saídas de ar originais foram trocadas por um modelo "universal". O resultado até que ficou bom!:concordo:
Da mesma forma, o evaporador foi instalado na parte de trás do painel.
O alternador original será trocado por outro da linha VW Gol de 90A.
O compressor também será trocado, mudando posição de instalação.
Seguem as primeiras fotos do trabalho.
[]s.

jorgeffn
20/03/2018, 17:26
Olá.
A (re)instalação do equipamento de ar condicionado do Niva $arna está em andamento.
As saídas de ar originais foram trocadas por um modelo "universal". O resultado até que ficou bom!:concordo:
Da mesma forma, o evaporador foi instalado na parte de trás do painel.
O alternador original será trocado por outro da linha VW Gol de 90A.
O compressor também será trocado, mudando posição de instalação.
Seguem as primeiras fotos do trabalho.
[]s.

Boa!!!!

Agora vai!!!! :palmas::palmas:

abs!

mauricio_silva
20/03/2018, 17:39
Olá.
A oficina onde deixei o carro está fazendo um trabalho verdadeiramente profissional.:euforico:
Felizmente!!!:cool:


Boa!!!!

Agora vai!!!! :palmas::palmas:

abs!

Rafa_Sbs
21/03/2018, 15:17
Estou de olho neste pneu também, Yokohama G012 175/80, mas o preço é bem salgado. Pode me contar suas impressões sobre a rodagem em asfalto e trilhas leves, nível de ruído e coisas assim?

mauricio_silva
21/03/2018, 20:17
Estou de olho neste pneu também, Yokohama G012 175/80, mas o preço é bem salgado. Pode me contar suas impressões sobre a rodagem em asfalto e trilhas leves, nível de ruído e coisas assim?
Olá.
Se a ideia é o uso "moderado" do russinho, este é o pneu ideal.
É silencioso, tem boa aderência, é resistente, um pneu excelente.
Vale o investimento.
[]s.

mauricio_silva
21/03/2018, 20:53
Como já havia escrito, o compressor mudará de lugar, ficando mais para cima no cofre do motor e agora, do lado esquerdo.
Bem, verdade seja dita, o compressor também será trocado...:putz:
O próprio técnico já disse: "A ideia é fazer para nunca mais precisar ser refeito". Gostei. :concordo:
[]s.

Rafa_Sbs
21/03/2018, 20:57
Obrigado pela resposta! Será para uso moderado sim pequenas expedições pelo interior de Santa Catarina. Boa sorte em seu mega projeto!

mauricio_silva
21/03/2018, 22:59
Muito obrigado.:concordo:
E bons passeios pelo bonito estado de Santa Catarina. :wink:
[]s.


Obrigado pela resposta! Será para uso moderado sim pequenas expedições pelo interior de Santa Catarina. Boa sorte em seu mega projeto!

mauricio_silva
27/03/2018, 00:20
E seque a saga.:rolleyes:
Agora o novo alternador já foi instalado.
E o compressor do ar condicionado já está com o suporte definido. Ambos poderão ser ajustados (tração na correia) via parafuso. O sistema ficou muito bem planejado e executado.
Segue algumas fotos.
[]s.

mauricio_silva
27/03/2018, 00:25
Segue anexo mais algumas imagens do gabarito do suporte e da posição em que o compressor ficará instalado.
[]s.

mauricio_silva
03/04/2018, 16:50
Olá.
Realmente, está havendo evolução na instalação/adaptação do ar condicionado no Niva. Um dos pontos que tem me chamado a atenção está justamente no visual do equipamento.
Eu não queria que o painel do Niva ficasse "irreconhecível", cheio de botões destoantes do desenho original nem com saídas de ar que perecessem resultados de "gambiarras". Mas queria (quero) um equipamento eficaz, capaz de resfriar o interior do veículo e promover uma boa circulação de ar.
Assim, entre "prós e contras", se faz necessária a adaptação das saídas de ar para que sejam compatíveis com o sistema de condicionamento ambiental.
Ficou decidido que seriam usadas as saídas "universais" redondas. O resultado agradou, pois não ficou "conflitante" com o desenho do painel do carro. Da mesma forma, foram colocadas, além das saídas centrais no topo do painel, mais duas laterais.
Apesar de ser uma adaptação, o resultado ficou muito bom. Parecem ter sido feitas para o carro.
O trabalho tem evoluído bem. E o "russinho" vai ficar bem "fresquinho" :rolleyes: .
Estou apostando que "agora vai"!8---)
[]s.

mauricio_silva
03/04/2018, 16:58
As alavancas originais foram aproveitadas. Servem agora para controlar a velocidade/fluxo do ar e para abrir a ventilação externa.
O botão do acionamento do ar condicionado ficou "um pouco diferente", mas nada muito destoante do conjunto em geral.
[]s.

mauricio_silva
04/04/2018, 11:34
Prezados amigos, desejo a todos um feliz dia nacional do off road!!!!

:safari-rig::euforico::drunk::palmas:
[]s

jorgeffn
04/04/2018, 14:07
Prezados amigos, desejo a todos um feliz dia nacional do off road!!!!

:safari-rig::euforico::drunk::palmas:
[]s

Para todos nós!!!!!

e tá ficando bacana o Niva... as entradas de ar ficaram muito boas!!!


abs!

mauricio_silva
04/04/2018, 20:14
Valeu jorgeffn!!!:concordo:
Uma coisa se pode dizer do meu Niva: ele dá um trabalho!!!:mrgreen:
[]s.


Para todos nós!!!!!

e tá ficando bacana o Niva... as entradas de ar ficaram muito boas!!!


abs!

jorgeffn
04/04/2018, 21:27
Valeu jorgeffn!!!:concordo:
Uma coisa se pode dizer do meu Niva: ele dá um trabalho!!!:mrgreen:
[]s.

Aproveitando o dia né, se não der trabalho, não é 4x4! Não é jipe! :twisted:! Inclusive acho que esse é uma das coisas que faz com que sejamos viciados neles!

abs!

mauricio_silva
04/04/2018, 21:56
"A gente chora mais não derrapa!!!":cool:
"Se ter carro 4x4 fosse uma atitude racional, entrada de Shopping era atoleiro!!!":mrgreen:
"Na subida você me aperta; na lama a gente acerta!!!":lol:
"Optar por ter um 4x4 não é escolher um veículo; é escolher um estilo de vida!!!":dance:
"4x4: É velho, anda devagar, bebe muito, mas trepa que é uma beleza!!!"8---)
"Off road: quando a estrada acaba, a diversão começa!!!":safari-rig:
"Jipeiro que é jipeiro tem mais ferramentas no carro que uma loja de ferragens tem na vitrine!!!":chorandoderir:
"Prática de off road não é para quem tem adrenalina no sangue; é para quem tem ADRENALAMA!!!":roll:
[]s.


Aproveitando o dia né, se não der trabalho, não é 4x4! Não é jipe! :twisted:! Inclusive acho que esse é uma das coisas que faz com que sejamos viciados neles!

abs!

mauricio_silva
07/04/2018, 18:34
E seguem os trabalhos com a reinstalação do ar condicionado. Praticamente tudo foi substituído/trocado...:putz::parede:
Bom, vendo pelo lado positivo, a instalação anterior não permitia que o ar condicionado funcionasse. Então, não é de se estranhar as trocas...:pensativo:
O novo suporte do compressor está (quase) pronto. A fixação dianteira já foi feita. Falta o suporte traseiro. O compressor será fixado em dois pontos, para prevenir possíveis danos com a vibração natural do motor.
O condensador do ar condicionado também foi trocado, assim como a sua ventoinha elétrica. O chicote elétrico também foi refeito, deixando os relês e fusíveis dentro da cabine do carro. Melhor assim, mais protegido.
E assim continua o projeto, muito mais complexo e trabalhoso do que inicialmente pensado...:neutral:
[]s.

mauricio_silva
07/04/2018, 18:47
Este é novo conjunto condensador/ventoinha do ar condicionado.
Bem mais robusto que o anterior...:dance:
[]s.

mauricio_silva
06/05/2018, 15:08
Como diria o esquartejador: "vamos por partes..." :rolleyes:

Primeiramente, o compressor e o alternador já estão devidamente instalados e funcionais.:concordo:
Também já foram instalados o condensador e a ventoinha.:smile:
Foi instalado um novo sistema de canister (do Chevrolet Corsa 2001 MPFI), substituindo o original do Niva (que ocupava muito espaço).:wink:
A parte interna do carro está completa (painel, saídas de ar, botões e alavancas). :cool:
O sistema elétrico para alimentação do ar condicionado está pronto e funcional.:dance:
O sistema do ar condicionado já está com o gás.:euforico:


Assim, ficou faltando uma primeira volta, para verificar o desempenho do sistema.
No dia 04/05/2018, o "$arna" saiu para a primeira volta de teste com o ar condicionado. Medidores de pressão do gás no compressor conectados; termômetros nas saídas ar também. E fomos andar com o Nivinha.
O trajeto escolhido foi curto, um trecho de ruas de bairro e um percurso numa estrada vicinal movimentada e com várias lombadas. Ventilação ligada, ar condicionado operando em modo pleno.
Nos primeiros metros, o carro pareceu "amarrado", sem a mínima disposição para andar. Considerando que o motor estava frio e o Niva parado a mais de um mês, nada de anormal. Quando o carro chegou na estrada, dei (ops!!!) uma esticada na marcha. O Nivinha respondeu bem. O ar condicionado funcionou, soprando ar gelado pelas quatro saídas. A temperatura chegou a 3,8 ºC nas saídas principais (topo do painel) e de 4,3 ºC nas saídas laterais. O tempo de funcionamento não permitiu que a temperatura interna da cabine baixasse muito, mas o ar saiu bem gelado. A pressão no compressor ficou um pouco mais alta que o esperado pelo técnico/mecânico/MacGyver/eletricista responsável pela instalação/adaptação/milagre do ar condicionado.
Resultado do primeiro teste de rua: o ar condicionado funciona e o motor do carro dá conta de operá-lo. :dance: :euforico:
Mas...:stop:
Ainda falta algumas adaptações, como o sistema de marcha lenta funcional com o acionamento do ar condicionado. Além disso, deverá ser necessário um ajuste no carburador, adaptando a giclagem a nova carga do motor. Possivelmente, será necessário a instalação do comando de válvulas esportivo da Aerocar/Sobe, para aumentar o torque do motor.
Ou seja, um boa etapa foi cumprida. Mas ainda falta "um pouco" (tomara que seja pouco mesmo...:???:) para deixar o carro funcional.
O preço disso tudo? Sei lá... Já gastei R$ 1.200,00; mas o total ainda vai subir...:putz:
Se for somado o que já fora gasto com a primeira instalação, o preço vai ficar estratosférico...:parede:
Não posso dizer que era o que eu esperava (queria ter aproveitado a instalação anterior); mas o trabalho que está sendo feito é de qualidade, tenho de reconhecer; muito superior a primeira versão.:palmas:
Como diz o "velho deitado": "Não existe almoço de graça!".
E não existe mesmo...:-|
[]s.

mauricio_silva
11/05/2018, 23:24
Olá prezados "CamaLadas".
Bom, o mais "pesado" já acabou. Os serviços de tornearia e corte de chapas metálicas terminaram.
O compressor escolhido já foi instalado, com direito a confecção dos suportes.
O acabamento interno também está (praticamente) pronto; faltam alguns detalhes de forração no porta luvas e no assoalho.
E então? Refrigera ou não?:?:
Ainda não...:shock:
Como já havia adiantado no post anterior, agora começou a etapa de ajustes. O primeiro teste foi (muito) promissor, mas não indicou plena operacionalidade do sistema...:putz:
Ao que parece, é necessário resfriar ainda mais o gás quando este passar pelo condensador. A ventoinha escolhida não está dando conta. Possivelmente, será necessária a instalação de mais uma ventoinha, ou trocar a atual por outra de maior potência.
O problema é que o espaço para tais instalações está muito limitado. Parece que vai ter de se fazer "a mágica da redução da espessura da grade dianteira", para poder acomodar a ventoinha...
Além disso, a marcha lenta precisa ser regulada.
Quando o compressor do ar condicionado é acionado com o carro parado ou em marcha lenta, há uma redução na rotação do motor (devido a carga mecânica que o compressor representa). Se não houver uma "compensação" automática da queda do giro, o carro "morre".Assim, é necessário que o motor seja "acelerado". E este sistema precisa ser adaptado ao carburador, que originalmente não foi projetado para tal.
Isto está "quebrando a cabeça" do técnico: como desenvolver o sistema de aumento automático da rotação do motor que funcione adequadamente com o ar condicionado.:parede:
Enquanto estas questões não forem resolvidas, nada de ar condicionado funcional...:(
Está perto, mais ainda não chegou...:|
[]s.

mauricio_silva
21/05/2018, 17:22
Olá.
Por enquanto, seguem os ajustes do ar condicionado. Então, não há muita novidade a ser relatada.
Mas, niveiro que é niveiro fica sempre fuçand..., quer dizer, pesquisando na internet alguma novidade para o russinho.
E não é que eu me deparei com uma oportunidade das boas? Pois é, teve um anúncio no Mercado Livre de uma retífica da caixas de direção do Niva. Mas não é que a caixa retificada era uma Gemmer francesa?:shock:
Pedi ao vendedor a confirmação de que a peça era uma Gemmer. Confirmação feita, fiz a compra, ainda na dúvida se estava fazendo um bom negócio. Na pior hipótese, venderia a peça pelo preço de compra, adequado para uma caixa de direção original retificada.
Hoje a caixa de direção chegou. E se tratava realmente de uma Gemmer!:cool:
Assim, acabei por ficar com uma peça de reposição de qualidade, retificada é verdade, mas com o preço de uma caixa original russa.
Com isso, o $arna fica com duas caixas de direção Gemmer aliviada: uma instalada e outra para reposição, quando necessário.
Vale a pena ficar atento, pois hoje em dia estas caixas de direção estão ficando raras. E quando se acha, o preço é bem alto (mais que o dobro do que eu paguei).
[]s.

mauricio_silva
28/05/2018, 00:15
Não é necessário ser nenhum "expert" em assuntos automotivos para perceber o que é evidente: comparado aos carros atuais, um Niva do começo da década de 1990 está para lá de defasado. Mesmo acessórios comuns (e obrigatórios) em qualquer "carro de básico" de hoje em dia estão ausentes no "russinho". Exemplos: direção hidráulica/eletro assistida, vidros/travas/retrovisores elétricos, ar condicionado, injeção eletrônica de combustível, motor flex. Isto para não falar de cinto de segurança pré tracionado, "air bag", ABS.
O interior dos Nivas é bastante "espartano", tendo o mínimo necessário para informar ao motorista/condutor a situação do veículo. Os bancos são baixos e pouco confortáveis. Como o carro só tem duas portas, é necessário reclinar os bancos dianteiros para acessar os traseiros. E esse procedimento é feito com um movimento pantográfico, que necessita de força física para ser executado. O espaço interno não é dos piores, desde que o número máximo de ocupantes seja quatro. O porta malas é pequeno, embora o volume de carga possa aumentar (e muito) com o rebatimento dos bancos traseiros. O desempenho "in road" é modesto, permitindo velocidades de cruzeiro de 90 km/h, com máxima de 130 km/h. A aceleração também não empolga. Normalmente, o interior do veículo tem cheiro de combustível e o consumo do carro dificilmente é maior do que 7 km/l na cidade.
Então, por que ter um Niva? Exercício de masoquismo? Nostalgia? Afinidade ideológica com a "Mãe Rússia"?:pensativo:
Bom, os motivos para se ter um determinado veículo variam muito, sendo pessoal de cada um (óbvio:roll:). Mas uma coisa é certa: quem tem um Niva em 2018, tem mais do que motivações racionais.
Racionalmente, o Niva há muito deveria ter sido esquecido. Principalmente porque, diferentemente do que ocorria no início dos anos de 1990, hoje o consumidor brasileiro tem várias opções de veículos off road, mais modernos, seguros e de (muito) melhor desempenho do que o do "russinho".
Mas o Niva cativa. É praticamente impossível ficar indiferente ao veículo: ou se ama ou se odeia. E quem odeia determinado carro, não terá um deles na garagem.
Foi-se o tempo que um Niva era a opção "baratinha" para um veículo "off road". Proporcionalmente falando, os Nivas estão caros (pois cada vez fica mais difícil de encontrar um, mesmo que não esteja em bom estado). Há modelos mais novos que tem preço equivalente. Não se pode esquecer que a moda "off road/aventureira" está passando, deixando disponível veículos "aventureiros" acessíveis aos compradores.
Mas o Niva não é um SUV? E SUVs estão "na moda".8---)
Muito já se foi discutido sobre o que é um Niva, ou em qual categoria de veículos ele deveria se encaixar. Particularmente, não o considero um SUV que normalmente é um veículo orientado para o conforto e desempenho (exatamente os "atributos" que faltam ao "russinho"). Vejo-o como um "off road popular", um carro para o dia a dia e para "aventuras fora das estradas". Um veículo simples, para quem quer um carro sem "ostentação", mas que seja capaz de enfrentar ruas esburacadas e lombadas. Que possa sair da estrada sem o risco de bater o fundo numa valeta ou "costela de vaca".
Infelizmente, não temos a disposição do mercado automotivo brasileiro os modelos mais atuais do Niva.
Não tenho dúvidas que há um mercado para o Niva (ou Lada 4x4). Mas não seria um mercado "premium", nicho que todas as montadoras/importadores querem ocupar, mesmo com modelos "populares". Assim, duvido que tenhamos a importação seriada do modelo.
Resta, então, manter e preservar os poucos "velhinhos" sobreviventes das peripécias de quase três décadas de usos e abusos. E ainda ficar cativado pelo Niva, mesmo sendo ele um carro ultrapassado para os padrões atuais. Por que foram poucos os modelos que mantiveram o seu desenho e mecânica básicos por mais de quarenta anos.
E se isto não for uma demonstração evidente de qualidade, não sei mais o que seria.;)
Vida longa para o Niva!!!:safari-rig:
[]s.

rfdex
28/05/2018, 13:29
Isso mesmo!

mauricio_silva
29/05/2018, 21:20
Olá.
Conforme eu já houvera informado em um post anterior, é necessária a adaptação de um controle de aceleração para dar (ops!!! :shock:) estabilidade a marcha lenta. Assim, é preciso que se faça uma sistema automático que permita manter a rotação do motor quando o ar condicionado for acionado. Se não, o motor pode morrer ou o carro ficar permanentemente acelerado.
A solução foi usar o sistema de controle do Opala com ar condicionado. E instalar um suporte no carburador (no caso específico, o Weber). Foi isto o que foi feito.
Seguem as imagens da adaptação, com direita a alavanca de controle de aceleração (igualmente projetada do zero).
Uma coisa tem ficado clara para mim: adaptar um sistema de ar condicionado pode ser tudo, menos uma coisa simples, tipo "plug and play".
Aproveitando que o carburador foi retirado, o mesmo sofrerá uma manutenção preventiva, buscando trocar peças desgastadas e fazer ajustes, condição imprescindível para o bom funcionamento do carro e do ar condicionado.
[]s.

rfdex
30/05/2018, 19:03
Top. To me coçando pra comprar um Niva original aqui em Brasilia. Mas já to com uma F1000 reformando... o russinho faz parte da minha vida e do meu coração.

mauricio_silva
30/05/2018, 22:22
Fala rfdex, tudo bem contigo?
Cara, a vida é uma só. Se for para passar vontade, que seja por um motivo muito bem justificado. E como eu já escrevi antes, comprar um Niva é atitude de pura emoção. Se você encontrar um Niva ajeitado ai em Brasília e tiver condições de adquiri-lo, faça isto.
Está cada vez mais difícil de encontrar um Niva "em ordem" (que não foi "detonado"). E com o passar do tempo, pior vai ficar.
Por falar em Niva em bom estado, dê uma olhadela nesta "teteia":
Registros Automotivos do Cotidiano: Lada Niva Pantanal 1993 (http://www.essevaleumafoto.com/2016/11/lada-niva-1993.html)
Vou confessar: eu babei! :drool:
Se o "Sr. Bolso" permitisse, e ele estivesse a venda, eu tentaria comprar.:mrgreen:
Não tem jeito: uma vez cativado pelo Niva, não tem volta!;-)
[]s.


Top. To me coçando pra comprar um Niva original aqui em Brasilia. Mas já to com uma F1000 reformando... o russinho faz parte da minha vida e do meu coração.

rfdex
01/06/2018, 13:09
Show este niva!!! Pois é Maurício. Estou vendo o que fazer... hehehe. Tive um Niva e um Laika. Arrependimento ter vendido os dois... Estou terminando a F-1000 e depois ficarei livro pra avaliar o russo. Poste mais do seu! Abraço

mauricio_silva
01/06/2018, 14:20
Olá rfdex.
Eu fiz duas "sessões de fotos" do Niva $arna: uma logo depois que eu o comprei (no estado em que ele se encontrava) e logo depois dos trabalhos de funilaria/pintura e estofamento interno. Nos posts anteriores deste tópico, eu publiquei boa parte delas. Mais para frente, pretendo fazer uma coletânea de imagens, reunindo todas as etapas.
O fato é que o meu Niva passou mais tempo em oficinas e manutenções do que comigo, desde a sua compra há quase quatro anos :shock: . Eu só tive duas oportunidades de fazer um percurso mais longo com o carro: quando o trouxe de São Paulo para São João da Boa Vista e quando fui para Caçapava instalar o protetor do cárter. E de uma oportunidade para outra, o carro já havia sofrido uma série de modificações. Falando de forma direta, embora tenha o Niva há quatro anos eu pouco conheço do carro (em termos de desempenho e conforto). Então, quando terminar a instalação do ar condicionado, é como se eu estivesse para receber um "Niva novo".
Eu aprendi muito com esta empreitada. Descobri que, muito diferentemente do que aparece nos programas de televisão, reformar/customizar um carro é um trabalho complexo, cheio de imprevistos e surpresas. E não adianta somente ter boa vontade e disponibilidade de recursos ($); é preciso encontrar o profissional certo, capaz de tocar a empreitada a diante.
No caso específico do ar condicionado, eu não imaginava o quão complexo é sua instalação. Envolve funilaria, mecânica, elétrica, acabamento, praticamente tem de mexer no carro todo. Cada etapa é um processo de engenharia. E é preciso muita engenharia para que as adaptações não virem "adaptraições", como diria o amigo Gil Roberto (Niva SUVdesenvolvido).
Não posso dizer que fiz "uma reforma profunda" no carro (nem cheguei a desmontar ou trocar o motor). E mesmo assim, o trabalho foi (está sendo) dureza.
A pergunta que eu sempre me faço é: vale a pena fazer tudo isso? :pensativo:
E hoje, para mim, a resposta mais honesta é: (ainda) não sei.
Mas de uma coisa tenho certeza: é bem mais fácil e prático manter a originalidade do carro. Principalmente tendo sites nacionais e internacionais que dispõem das peças originais da Auto Vaz.
Assim, deixo o seguinte recado: quem quiser transformar um Niva num SUV, num "monstro off road" ou em qualquer outra coisa "diferente de um Niva original" pense bem e planeje ainda melhor. Escolha profissionais competentes e que estejam dispostos a fazer o serviço. E prepare o bolso, pois os custos serão sempre maiores que o planejado :parede:.
Não quero com este relato desanimar ninguém, apenas expor meus pontos de vista baseados na minha experiência prática.
Amigos niveiros, conservem o seus Nivas. Se forem fazer adaptações, façam de forma criteriosa, com paciência e por um motivo bastante realista. Ou o resultado final poderá fugir (muito) do esperado.
[]s.

Show este niva!!! Pois é Maurício. Estou vendo o que fazer... hehehe. Tive um Niva e um Laika. Arrependimento ter vendido os dois... Estou terminando a F-1000 e depois ficarei livro pra avaliar o russo. Poste mais do seu! Abraço

rfdex
02/06/2018, 08:18
Sim Maurício, concordo contigo. Lembro da sua história quando buscou a máquina em SP. Sou frequentador do fórum desde 2005. Tive meu Niva entre 2001 e 2004. Comprei originalíssimo e por ser à época veículo do dia a dia, resolvi instalar um motor VW diesel nele, com o Rogério Bacellar. Se pesquisar minhas mensagens no fórum, verá a saga que foi de forma resumida. À época minha caixa de ferramenta se resumia a 20 chaves de boca, algumas de fenda, um alicate, uma esmerilhadeira e uma solda elétrica. Não imagino o que teria feito com o Niva com o arsenal de ferramentas que possuo hoje. Teria deixado ele impecável ainda mais! Meu niva foi o primeiro a diesel do Centro-Oeste, aprovado no INMETRO e DETRAN sem qualquer jeitinho ou intereferência de despachantes. O veículo era impecável. Era meu xodó. Só o vendi por questões financeiras da família à época. Em 2011 achei um Laika única dona, comprei e ressucitei porque estava parado há muito tempo. Estava inteiramente original. Encostei meu carro e ele virou o do dia a dia. Mas estava morando em um logal sem garagem e tive de desfazer dele em meados de 2012. Uma pena! Eu sou fã da Lada. O Niva então ficará para sempre em minha memória. Um dia pretendo possuir outro, mas por ora não disponho de recursos financeiros para tanto. Vi o anúncio de um 99 com injeção eletrônica ao preço de 28 mil. Confesso que se tivesse bala na agulha, ele seria meu! Um abraço

mauricio_silva
02/06/2018, 14:12
Grande rfdex, você teve uma "saga e tanto".
Meu primeiro Niva foi comprado em 2000, na antiga Bomer de São Bernardo do Campo. Era um Niva 93/94 branco, com os adesivos do Pantanal. Estava em bom estado. Mas me fez passar muita raiva:putz::freaking:!!!
Ele tinha a "vocação" para me deixar na mão em momentos críticos: parou no acesso a ponte João Dias em São Paulo, atolou numa trilhazinha no Real Parque (tive de ser resgatado por um amigo/cunhado na época com uma Toyota Bandeirantes) em plena semana, quebrou a suspensão na véspera de uma viagem a Monte Verde, simplesmente não "pegou" no dia de um passeio, só para lembrar os principais "causos".
Eu instalei bancos da Rallye Desing, coloquei um jogo de rodas de liga leve do modelo Pantanal (compradas novinhas em folha na Bomer), calçadas com pneus Michelin, troquei o carburador por outro original russo.
E depois de um quase acidente fatal, optei por vender o Niva em 2003.
Neste período tive um Suzuki Samurai (2003-2010), um Pajero Full 3.5l (2006-2010) e um Suzuki Grand Vitara (2010-2014).
Ai, apareceu este Niva cinza. Comprei e estou "reformando" desde então.
E ainda este ano, pretendo aproveitar o "russinho gelado" (com ar condicionado).
[]s.


Sim Maurício, concordo contigo. Lembro da sua história quando buscou a máquina em SP. Sou frequentador do fórum desde 2005. Tive meu Niva entre 2001 e 2004. Comprei originalíssimo e por ser à época veículo do dia a dia, resolvi instalar um motor VW diesel nele, com o Rogério Bacellar. Se pesquisar minhas mensagens no fórum, verá a saga que foi de forma resumida. À época minha caixa de ferramenta se resumia a 20 chaves de boca, algumas de fenda, um alicate, uma esmerilhadeira e uma solda elétrica. Não imagino o que teria feito com o Niva com o arsenal de ferramentas que possuo hoje. Teria deixado ele impecável ainda mais! Meu niva foi o primeiro a diesel do Centro-Oeste, aprovado no INMETRO e DETRAN sem qualquer jeitinho ou intereferência de despachantes. O veículo era impecável. Era meu xodó. Só o vendi por questões financeiras da família à época. Em 2011 achei um Laika única dona, comprei e ressucitei porque estava parado há muito tempo. Estava inteiramente original. Encostei meu carro e ele virou o do dia a dia. Mas estava morando em um logal sem garagem e tive de desfazer dele em meados de 2012. Uma pena! Eu sou fã da Lada. O Niva então ficará para sempre em minha memória. Um dia pretendo possuir outro, mas por ora não disponho de recursos financeiros para tanto. Vi o anúncio de um 99 com injeção eletrônica ao preço de 28 mil. Confesso que se tivesse bala na agulha, ele seria meu! Um abraço

mauricio_silva
10/06/2018, 23:43
Vamos atualizar.
Como já escrevi antes, é preciso fazer uma adaptação para permitir o controle da marcha lenta do carro quando o ar condicionado for ligado. O Fernando (técnico em ar condicionado de automotivo que está implementando o novo sistema de condicionamento para o meu Niva) consegui fazer uma adaptação funcional. Foram usadas peças de um carburador de Opala e um suporte especialmente projetado. Mas...
O carburador precisava de "uma geral". E o que deveria ser uma troca de reparos, com (no máximo) um embuchamento de eixo acabou por virar uma troca completa da peça. Ou seja, comprei outro carburador para o carro. :shock: :putz:
Já que é para fazer, faça bem feito. Já que está mexendo, aproveita e ajusta o carburador. Já que está gastando, gaste um pouco mais.
Já estou começando a odiar essa expressão "já que..."...:parede:
[]s.

mauricio_silva
21/06/2018, 22:32
Caros "CamaLadas", parece que a saga do ar condicionado terminou.
Hoje, 21/06/2018, peguei o Niva com o ar condicionado instalado e funcionado.:euforico:
E quando eu falo funcionando, é funcionando mesmo, ventilando a cabine com eficiência e com o ar bem frio.:dance:
O Fernando da Art Ar aqui de São João da Boa Vista realmente fez acontecer, deixando o ar condicionado funcional em todos os aspectos. E o funcionamento é silencioso, fazendo bem menos barulho que a ventoinha original do Niva.
O compensador da rotação da marcha lenta está funcionando bem, mantendo a rotação do motor quando o sistema de refrigeração é acionado. Talvez ainda precise de algum ajuste, pois agora é que o carro vai começar a andar de verdade.
Falando em andar, numa primeira "vota de testes" peguei um trecho de rodovia. O motor não pereceu sentir muito a carga mecânica extra. Alcancei facilmente a velocidade de 110km/h e poderia ter indo até mais rápido.
Não cheguei a pegar grandes ladeiras, mas nas subidinhas que eu passei, o motor se comportou bem, sem demonstrar fraqueza. Ou seja, o carro andou normalmente, sem parecer estar "amarrado". Teve a penas um discreta redução de potência, nada que uma acelerada mais forte ou um esticada de marcha não compense.
O resultado final (pelo menos até agora...) agradou: é um carro com ar condicionado como qualquer outro vindo de fábrica. Ok, talvez a comparação com um modelo mais avançado, com ar digital multi zonas e resfriamento rápido da cabine, fique injusta. Mas o sistema faz o que tem de fazer: deixa o ambiente da cabine refrigerado, sem ficar nada a dever ou alcançar. Dá para andar tranquila e confortavelmente com as janelas fechadas (quebra vento incluso). Eu gostei e fiquei satisfeito.:concordo:
Agora é ir fazendo ajustes conforme a necessidade surgir. E ir curtindo o "$arna refrigerado".
[]s.

mauricio_silva
21/06/2018, 23:21
Bom, com o ar condicionado instalado e funcionado, agora é hora de atender a outras necessidades.
Por exemplo, o vidro térmico traseiro.
É praticamente impossível encontrar um vidro térmico traseiro do Niva totalmente funcional. Sempre haverá uma (ou muitas mais) trilhas interrompidas. Comprar um vidro novo é complicado (para trazer da Ucrânia, sem quebrar ou danificar). E os usados, bom ai é uma "caixa de surpresas"...:pensativo:
A alternativa é o reparo. Eu encontrei um produto que parece ser capaz de reparar as trilhas rompidas. Comprei e agora (em breve) vou utiliza-lo.
Tomara que o vidro térmico volte a funcionar corretamente. Depois do reparo feito, vou postar o resultado.
[]s.

mauricio_silva
23/06/2018, 00:49
Olá.
Como eu já havia escrito, o ar condicionado está instalado e funcionando. O desempenho do carro não parece ter sido significativamente afetado e a temperatura da cabine pode ficar bem baixa. O ar refrigerado sobra bem pelas quatro saídas.
Vez por outra, porém, o carro morre quando se reduz a rotação, tirando o pé do acelerador, se o ar condicionado estiver ligado. O Fernando, o técnico "MacGyver" da Art Ar que instalou o ar condicionado, já havia me alertado sobre a possibilidade disso ocorrer. Segundo ele, a alavanca de acionamento do compensador de marcha lenta é um pouco curta, fazendo com que o momento (torque) para abertura da entrada de combustível no carburador seja um pouco baixo. Pode ser somente caso de se usar o componente para as peças irem se ajustando. Ou será necessário que uma nova peça, mais longa, tenha de ser instalada. Faz parte dos ajustes previstos pós instalação.
Estas são as primeiras fotos do Niva "$arna" com o ar condicionado completamente instalado. Reparem nas saídas de ar refrigerado.
[]s.

mauricio_silva
02/09/2018, 10:42
:(
Agora eu gostaria de estar escrevendo sobre os ajustes do ar condicionado ou de como ficou o reparo do vidro térmico traseiro.
Mas o assunto passa (bem) longe disso.
Depois de pegar o Niva, andei um pouco com o carro e reparei que antigos problemas ainda persistiam: os cubos das rodas dianteiras estavam aquecendo muito, principalmente da direita. E vazamentos de óleo que insistiam em "reaparecer", mesmo depois de "concertados". Então, tive a "brilhante":semideia ideia de aproveitar o momento e acabei deixando o carro num mecânico novo, que recentemente fizera um (bom) trabalho em outro dos meus carros, para reparar o aquecimento do cubo da roda (que poderia provocar o travamento da mesma) e consertar os vazamentos de óleo. Pedi um serviço de qualidade, bem feito e sem pressa.
Acho que ele entendeu a parte do "sem pressa". E levou ao pé da letra: faz dois meses que ele está com o carro.:putz::parede:
E desde junho que eu não vejo o meu Niva. Não pude fazer os ajustes do ar condicionado, nem o reparo do vidro térmico.
Bom, então só me resta ter (ainda mais) paciência.
Espero logo atualizar o tópico, com alguma novidade realmente "nova" e interessante. Até lá, haja...:news-coffee:
[]s.

Oliver
03/09/2018, 13:46
Maurício,

Estava lendo o tópico e fiquei com saudade do meu Niva, fiquei lembrando tudo que fiz nele e com ele.

porem esse seu ultimo post, me fez voltar a realidade, na minha vida atual não há lugar para um Niva, pois isso tudo que você descreve eu fazia em casa sozinho ou acompanhado por alguns amigos, mas com 20 e poucos anos tinha tempo, e quando não tinha rodava a noite fazendo sem sentir sono no dia seguinte, não dá mais para mim.

Mas dou a maior força, o Niva é um brinquedão, obrigado por compartilhar.

Abraço

manuel s.rodrigues
04/09/2018, 15:50
Como diria o esquartejador: "vamos por partes..." :rolleyes:

Primeiramente, o compressor e o alternador já estão devidamente instalados e funcionais.:concordo:
Também já foram instalados o condensador e a ventoinha.:smile:
Foi instalado um novo sistema de canister (do Chevrolet Corsa 2001 MPFI), substituindo o original do Niva (que ocupava muito espaço).:wink:
A parte interna do carro está completa (painel, saídas de ar, botões e alavancas). :cool:
O sistema elétrico para alimentação do ar condicionado está pronto e funcional.:dance:
O sistema do ar condicionado já está com o gás.:euforico:


Assim, ficou faltando uma primeira volta, para verificar o desempenho do sistema.
No dia 04/05/2018, o "$arna" saiu para a primeira volta de teste com o ar condicionado. Medidores de pressão do gás no compressor conectados; termômetros nas saídas ar também. E fomos andar com o Nivinha.
O trajeto escolhido foi curto, um trecho de ruas de bairro e um percurso numa estrada vicinal movimentada e com várias lombadas. Ventilação ligada, ar condicionado operando em modo pleno.
Nos primeiros metros, o carro pareceu "amarrado", sem a mínima disposição para andar. Considerando que o motor estava frio e o Niva parado a mais de um mês, nada de anormal. Quando o carro chegou na estrada, dei (ops!!!) uma esticada na marcha. O Nivinha respondeu bem. O ar condicionado funcionou, soprando ar gelado pelas quatro saídas. A temperatura chegou a 3,8 ºC nas saídas principais (topo do painel) e de 4,3 ºC nas saídas laterais. O tempo de funcionamento não permitiu que a temperatura interna da cabine baixasse muito, mas o ar saiu bem gelado. A pressão no compressor ficou um pouco mais alta que o esperado pelo técnico/mecânico/MacGyver/eletricista responsável pela instalação/adaptação/milagre do ar condicionado.
Resultado do primeiro teste de rua: o ar condicionado funciona e o motor do carro dá conta de operá-lo. :dance: :euforico:
Mas...:stop:
Ainda falta algumas adaptações, como o sistema de marcha lenta funcional com o acionamento do ar condicionado. Além disso, deverá ser necessário um ajuste no carburador, adaptando a giclagem a nova carga do motor. Possivelmente, será necessário a instalação do comando de válvulas esportivo da Aerocar/Sobe, para aumentar o torque do motor.
Ou seja, um boa etapa foi cumprida. Mas ainda falta "um pouco" (tomara que seja pouco mesmo...:???:) para deixar o carro funcional.
O preço disso tudo? Sei lá... Já gastei R$ 1.200,00; mas o total ainda vai subir...:putz:
Se for somado o que já fora gasto com a primeira instalação, o preço vai ficar estratosférico...:parede:
Não posso dizer que era o que eu esperava (queria ter aproveitado a instalação anterior); mas o trabalho que está sendo feito é de qualidade, tenho de reconhecer; muito superior a primeira versão.:palmas:
Como diz o "velho deitado": "Não existe almoço de graça!".
E não existe mesmo...:-|
[]s.
Maurício, Você mandou muito bem.Linda sínteses.Parabéns!!!!!

manuel s.rodrigues
04/09/2018, 15:57
Maurício, estava lendo todo o tópico e ia responder neste, afirmando que Você fez uma síntese perfeita.Nada a acrescentar, porém sai do computador e mexeram acabei respondente sobre outro ítem, que também esta muito bem esplanada. Mas este, especificamente, esta perfect, Parabéns. O comentário fica para os dois ítens, que são ótimos. o ítem é PORQUE TER UM LADA HOJE EM DIA!!!

mauricio_silva
05/09/2018, 01:20
Olá.
Puxa vida, muito obrigado pelo comentário elogioso.:wink:
O Nivinha está agora num outro mecânico, verificando umas outras "coisinhas" (vazamentos de óleo, cubo da roda esquentando, troca do silenciador do escapamento). Acredito que esta semana fique "pronto" ("consertado", seria melhor dizer...)
E ai vou terminar os testes/ajustes do sistema de ar condicionado.
As novidade serão relatadas também.
[]s.

Maurício, estava lendo todo o tópico e ia responder neste, afirmando que Você fez uma síntese perfeita.Nada a acrescentar, porém sai do computador e mexeram acabei respondente sobre outro ítem, que também esta muito bem esplanada. Mas este, especificamente, esta perfect, Parabéns. O comentário fica para os dois ítens, que são ótimos. o ítem é PORQUE TER UM LADA HOJE EM DIA!!!

mauricio_silva
05/09/2018, 01:47
Fala Oliver, tudo bem com você?

Bom, eu tinha me prometido que não teria mais um Niva, se o mesmo não importado por um representante legal do fabricante. Não cumpri minha promessa.
Não preciso dizer que quem tem um "russinho" vive numa "gangorra de emoções". "Amor e ódio" andam juntos de mãos dadas. Como já escrevi antes: quem tem um Niva hoje em dia não o tem por razões "racionais". E este é bem o meu caso: poderia ter outro 4x4, mas optei pelo Niva. Por quê? (hehehehehe...)
Uma mistura de teimosia com saudosismo, mais uma "pitada" (bem grande) de emoção. Não existe outro 4x4 como o Niva, com seus "Camaradas", "CamaLadas", "Família", "Admiradores" e outros tantos insanos que ficam comprando peças da Ucrânia e "rezando" para que as mesmas não fiquem retidas na Alfândega Federal de Curitiba (aliás, Curitiba resolveu sair, de vez, do "anonimato"...).
Um Niva não é um veículo para simplesmente levar os ocupantes do ponto "A" até o ponto "B"; é antes de mais nada, um "estilo de vida". Insano? Sem dúvida. Divertido? Sim, na maioria das vezes. Monótono? Nunca!!!
Uma coisa eu digo: nunca subestime o "vírus da Lada"; uma vez proprietário de um Lada (Nivas em particular), a "contaminação" é certa. Mais dia menos dia, ele ataca. E ai você se depara com um anúncio de um Niva "ajeitado", num precinho "camarada". Vai lá só "para dar uma olhada" no carro e matar "saudades". De repente, está negociando preço. E num aperto de mão, percebe que se tornou proprietário de uma "maravilha russa", que só precisa de um "concertinho básico", quase que uma "revisão programada", de tão simples e fácil de fazer :chorandoderir:. É assim que acontece. É assim que (re)começa.
Arrependimentos? Não propriamente; apenas "aprendizados mais duros".
"For ever Niva! Niva For ever!"
[]s.



Maurício,

Estava lendo o tópico e fiquei com saudade do meu Niva, fiquei lembrando tudo que fiz nele e com ele.

porem esse seu ultimo post, me fez voltar a realidade, na minha vida atual não há lugar para um Niva, pois isso tudo que você descreve eu fazia em casa sozinho ou acompanhado por alguns amigos, mas com 20 e poucos anos tinha tempo, e quando não tinha rodava a noite fazendo sem sentir sono no dia seguinte, não dá mais para mim.

Mas dou a maior força, o Niva é um brinquedão, obrigado por compartilhar.

Abraço

mauricio_silva
20/01/2019, 22:16
Era para ser...mas o resultado foi péssimo!:parede::curtir_nao:
Primeiramente o "mecânico" ficou com o carro por quase 2 meses. E o que ele fez foi uma grande "merd@". :-(
Ele mexeu no carburador (o que eu não pedi e nem deveria ter sido feito, porque os ajustes estavam sendo feitos pelo instalador do ar condicionado). O resultado? Os terminais das alavancas de acionamento foram quebrados e "consertados" com cola. Detalhe: isso não me foi avisado. Como se não fosse o suficiente, o "expert" montou o carburador de forma errada, inutilizando o sistema de compensação automática de aceleração para manter a rotação do veículo com o ar condicionado funcionando.
E, sei lá porque, quebrou a manivela do vidro da porta do passageiro.:shock:
Eu fico pensando, por que raios semelhante criatura se propõem a ser um mecânico de automóveis?:semideiaVá trabalhar com desmonte de carros ou demolição de construções, sei lá...
Enfim, mais um "pedregulho" na caminhada de deixar o "$arna" funcional.
Mas eu vou em frente, porque tenho um 4x4!!!:wink:
[]s.

mauricio_silva
05/04/2019, 21:18
O "$arna" está há quatro meses numa oficina. Nenhuma novidade...:news-coffee:
Está sendo feita a instalação dos vidros elétricos e do sistema de alarme (eu sei: é só colocar um logotipo grande da Lada e terei o melhor alarme anti furto que existe...dããããããã:razz: ) com travas elétricas nas portas.
Dia 22 deste mês, o carro vai para a oficina mecânica, para (tentar) resolver o problema crônico de vazamento de óleo e de falhas no motor (devido a instalação do ar condicionado). Talvez eu instale um comando de válvulas esportivo (Aerocar/Sobe) que eu comprei faz um tempinho.
Quanto a minha sanidade mental, bom a resposta é bastante óbvia...:screwy:
[]s.

mauricio_silva
01/05/2019, 19:46
Olá.
Eu quase fico sem acreditar, mas o Niva "$arna" está andando (bem) novamente!!!:euforico:
O acerto/ajuste do carburador deu certo! O carro está bem regulado e funcionando direitinho, com ar condicionado e tudo!:dance:
Os vidros elétricos ficaram muito bons. Nada mais de alavanca quebrada porque o movimento dela é ao contrário dos outros carros. Agora é só apertar um botão que os vidros sobem e descem sem maiores dificuldades.
E o alarme com trava elétrica das portas (que faz subir os vidros que estejam abertos) deixou o carro muito mais prático de fechar. Além disso, uma mudança no sistema elétrico faz com que os faróis se apaguem quando a chave é desligada. Nada mais de "esquecer" os faróis ligados. Por falar em faróis, substitui os antigos de neblina por um par a LED. São mais brilhantes e consomem menos energia elétrica (que pode ser usada na ventoinha do ar condicionado e no sistema de som novo).
Agora é hora de "usar um pouco" o carro. Aliás, já rodei mais de 120 km em dois dias. Um recorde!!!:roll:
Segue algumas imagens.
[]s.

mauricio_silva
01/05/2019, 19:48
Com a instalação do (novo) sistema de som, o tampão traseiro foi trocado.
O novo ficou muito bom, parecendo mesmo ser original do Niva.
[]s.

mauricio_silva
01/05/2019, 19:51
Os antigos faróis de neblina consumiam 55W de potência por cada. Os novos, com menos da metade da potência, iluminam bem mais.
[]s.

mauricio_silva
01/05/2019, 19:58
O sistema de som foi modificado, permitindo um melhor volume e qualidade sonora. Os alto falantes "twitters" ficaram sobre o painel. E os falantes dianteiros, em baixo, no acabamento das caixas de rodas. A iluminação interna, bem como as lanterna (que ficam ao lado dos piscas dianteiros) usam lâmpadas LED.
[]s.

mauricio_silva
01/05/2019, 20:03
O rádio do Niva permite atender (e fazer) chamadas telefônicas. O microfone foi instalado na parte de baixo do painel, próximo aos controles do ar condicionado.
Na coluna da direção, foi instalado uma micro chave que permite o travamento/destravamento das portas.
[]s.

xibiu!!!
01/05/2019, 20:44
Caro mauricio_silva.

Parabéns pelo seu Lada Niva.
Muito capricho e muita dedicação.
:palmas::palmas::concordo:

Abraço;

mauricio_silva
02/05/2019, 10:38
Caro mauricio_silva.

Parabéns pelo seu Lada Niva.
Muito capricho e muita dedicação.
:palmas::palmas::concordo:

Abraço;

Olá, xibiu!!!, tudo bem com você?
Cara, muito obrigado pelo elogiou.:cool:
Está dando (ops!?!?!) um trabalhão para deixar o "russinho" do jeito que eu quero. Na verdade, tenho aproveitado muito pouco o carro, que tem ficado mais em oficinas do que na minha garagem. Mas o projeto está num ponto que me agrada. O Niva está bom de dirigir e confortável. É claro que o objetivo não é ter um veículo "preparadão" para trilhas, mas sim um 4x4 capaz de encarar passeios e viagens com um pouco de conforto e confiabilidade. Claro, que se "pintar" uma aventurazinha um pouco mais "radical", quero ter condições de encarar o desafio.
Pretendo ainda instalar um comando de válvulas esportivo (Aerocar/Sobe) que já possuo e uma direção elétrica para facilitar as manobras. Mas isso é mais para frente. Por hora, que aproveitar e dirigir o Niva.
[]s.

mauricio_silva
03/05/2019, 19:45
Bom, como é que eu posso dizer...
Peguei o Niva, estava tudo bem, o carro andava de acordo, o ar condicionado estava funcionado e de repente...
Ele parou e não pegou mais.:shock: :parede::putz::freaking:
Acho que não preciso mais de mecânicos; o que eu preciso é de um bom padre exorcista...
Só pode ser "zica" da brava...:-(
[]s.

xibiu!!!
03/05/2019, 22:00
Bom, como é que eu posso dizer...
Peguei o Niva, estava tudo bem, o carro andava de acordo, o ar condicionado estava funcionado e de repente...
Ele parou e não pegou mais.:shock: :parede::putz::freaking:
Acho que não preciso mais de mecânicos; o que eu preciso é de um bom padre exorcista...
Só pode ser "zica" da brava...:-(
[]s.

Não vão me dizer agora que isso aconteceu depois que elogiei o seu Niva. :discordo:
Foi só coincidência, com certeza!!! :shock:

mauricio_silva
03/05/2019, 23:54
Não vão me dizer agora que isso aconteceu depois que elogiei o seu Niva. :discordo:
Foi só coincidência, com certeza!!! :shock:

Hehehehehe:chorandoderir:

Não, não tem nada a ver. Foi somente uma (triste) coincidência.
De fato, parece que cada vez que eu mexo ou conserto alguma coisa no "$arna" (é o nickname do Niva) aparece um outro problema.
De verdade, nem é uma surpresa. Afinal, foram muitas as adaptações que eu fiz no carro. Assim, vez por outra algum "defeito" acaba por aparecer.
Para instalar o ar condicionado, tive de fazer muitas mudanças no sistema elétrico, como colocar um novo alternador/regulador de tensão. E instalar os vidros e travas elétricas só aumentou aquilo que já estava complicado.
É um problema elétrico, tenho certeza (o Niva "apagou"; provavelmente o alternador não conseguiu carregar a bateria). Então, vou começar pela verificação do estado da bateria e do alternador. Acredito que esteja ai o problema.
De qualquer forma, se alguém souber de um bom (e barateiro) "exorcista de demônios automotivos", por favor me passe o contato.:roll: :screwy:
Melhor prevenir de todos os lados (ou de todos os "Ladas"...):putz::banido:
Definitivamente, meu Niva prefere oficinas a garagem de casa...:-|
E o meu bolso ó...:odedo2:
Ter um Niva é viver de aventuras. Mesmo sem dirigir o carro...:pensativo: :safari-rig:
[]s.

mauricio_silva
04/05/2019, 22:00
... mas que é capaz de parar um Niva!:shock:
O problema com o meu Niva, como suspeitei, era realmente no sistema elétrico. Graças a ele, a bateria não recebia carga suficiente do alternador. O que era? Mal contato na lâmpada espia da bateria no painel do carro.:shock: :?: :shock:
Por mais "doido" que pareça, se a lâmpada espia não estiver funcionando adequadamente, o alternador também não funcionará.:putz::shock: :putz:
Jamais imaginei que uma lâmpada indicadora pudesse interferir no funcionamento do sistema monitorado. Confesso estar "chocado": uma simples mal contato num soquete de uma lâmpada foi capaz de impedir a carga da bateria. Nunca imaginei que o sistema de carga da bateria tivesse uma fraqueza destas.
Vivendo, aprendendo e gastando dinheiro no processo (bateria nova + conserto)...:|
[]s.

xibiu!!!
04/05/2019, 22:21
Caro mauricio_silva.

Essa "lampadinha" que fica no painel, serve exatamente para a visualização do funcionamento ou falha do alternador, e ela é ligada em série com a placa de diodos do alternador.
É ela (a lampadinha) que excita o campo magnético e faz com que o alternador comece a carregar a bateria após a partida do motor.
Quando o alternador começa carregar, um diodo inverte a polaridade dessa ligação em serie com a lâmpada e ela se apaga.
Explicando a grosso modo é assim que funciona.
Por isso é sempre importante prestar atenção se a lâmpada de indicação de carga da bateria no painel liga quando ligamos a chave de partida.
Pode ser que a bateria já esteja zerada de carga, então ela não obviamente não vai ligar.
Mas se a lampadinha não ligar no painel, mesmo tendo carga na bateria, então deve ser avaliado, pois pode ser que esteja tendo mal contato no soquete ou ela se queimou.
Então, se já está tudo certo e consertado agora, como diz o título do tópico, então vamos "de Niva de novo!"
:palmas::concordo:

mauricio_silva
05/05/2019, 09:47
Caro mauricio_silva.

Essa "lampadinha" que fica no painel, serve exatamente para a visualização do funcionamento ou falha do alternador, e ela é ligada em série com a placa de diodos do alternador.
É ela (a lampadinha) que excita o campo magnético e faz com que o alternador comece a carregar a bateria após a partida do motor.
Quando o alternador começa carregar, um diodo inverte a polaridade dessa ligação em serie com a lâmpada e ela se apaga.
Explicando a grosso modo é assim que funciona.
Por isso é sempre importante prestar atenção se a lâmpada de indicação de carga da bateria no painel liga quando ligamos a chave de partida.
Pode ser que a bateria já esteja zerada de carga, então ela não obviamente não vai ligar.
Mas se a lampadinha não ligar no painel, mesmo tendo carga na bateria, então deve ser avaliado, pois pode ser que esteja tendo mal contato no soquete ou ela se queimou.
Então, se já está tudo certo e consertado agora, como diz o título do tópico, então vamos "de Niva de novo!"
:palmas::concordo:





Pois é, foi exatamente o que o eletricista disse.
Mas ainda fico "abismado" com este sistema, pois com a lâmpada apagada parece estar tudo bem. Como você bem observou, é preciso estar atendo no momento de ligar o veículo, pois se a lâmpada não acender é porque há um problema.
Juro que eu não tinha reparado nisso.
E fiquei a pé por essa causa.:neutral:
[]s.

J.Bacellar
14/05/2019, 03:23
Maurício,
É inspirador ver alguém com tamanha perseverança. Depois de vários anos passando por mexânicos, e por fim uma situação de quase abandono, há um mês retomei o ânimo e agora estou eu mesmo colocando a mão na massa. Decidi que só não vou fazer a parte pesada de lataria e de mecânica, além de itens de segurança com os quais não me sinta apto a manusear.
Como resultado da minha negligência dos últimos anos, a parte mais urgente é uma corrosão avançada no piso junto ao túnel do câmbio e na caixa de ar. Enquanto não encontro um profissional que saiba o que vai fazer, estou desmontado o Niva de cabo a rabo e finalmente confrontando as teorias acumuladas em anos de fóruns e pesquisas na internet com a prática.
É bom saber que tem mais gente curtindo a máquina. Estava me sentido um maluco sozinho, agora sei que tenho companhia, rs.
Abraço e boa sorte na jornada.

mauricio_silva
14/05/2019, 08:36
Maurício,
É inspirador ver alguém com tamanha perseverança. Depois de vários anos passando por mexânicos, e por fim uma situação de quase abandono, há um mês retomei o ânimo e agora estou eu mesmo colocando a mão na massa. Decidi que só não vou fazer a parte pesada de lataria e de mecânica, além de itens de segurança com os quais não me sinta apto a manusear.
Como resultado da minha negligência dos últimos anos, a parte mais urgente é uma corrosão avançada no piso junto ao túnel do câmbio e na caixa de ar. Enquanto não encontro um profissional que saiba o que vai fazer, estou desmontado o Niva de cabo a rabo e finalmente confrontando as teorias acumuladas em anos de fóruns e pesquisas na internet com a prática.
É bom saber que tem mais gente curtindo a máquina. Estava me sentido um maluco sozinho, agora sei que tenho companhia, rs.
Abraço e boa sorte na jornada.

Hehehehehe, "maluco sozinho"?!?!? De jeito nenhum!!! Ter um Niva é ser um "maluco em boa companhia"!!!:mrgreen::screwy:
Dê uma olhada neste tópico do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/106783-porque-ter-um-niva.html
Creio que ficará (bem) mais claro o que é ser um "Niveiro".
Leia e divirta-se.:concordo:
Ah, e muito obrigado pelos elogios.;) Tenho certeza que você terá em breve um carro que seja capaz de lhe trazer muitas satisfações (e raiva, frustrações, tudo isso misturado...:roll:). Vá com paciência e perseverança. E nunca se esqueça de aproveitar o momento e se divertir.
"Se a vida lhe der um limão, esmague-o com um 4x4!!!":mrgreen:8--)
[]s.

robinho_rpe
16/05/2019, 16:52
Olá caros Camaradas!
É, não consegui resistir... comprei um Niva!
Não é o primeiro (é o segundo...), mas quase pode-se dizer que é sim, pois me livrei..., quero dizer, vendi o meu primeiro russinho há 11 anos. Faz tempo. Naquela época ainda havia a Bomer de São Bernardo (ah, saudades...), pneus Michelin no tamanho original para o russinho (na verdade, a Michelin parou a importação daqueles excelentes pneus alguns anos antes; QUE SAUDADES!!!!), pneus Maggion que copiavam os "originais russos" (saudades mais ou menos... aqueles pneus não eram tão bons assim...). A lista dos Camaradas do Niva "bombava" (mas já apresentava sinais de redução de comentários).
Quem comprava Niva queria (na maioria das vezes) um 4x4 "baratinho" para "detonar" no off road. Todo mundo queria saber qual peça equivalente poderia ser colocada no lugar da original, ou qual o maior tamanho possível de pneu que poderia ser usado.
Bem, um Samurai, um Pajero Full e um Grand Vitara depois, aqui estou eu com um Niva.
Muito papo, pouca ação. Seguem as primeiras fotos da "viatura".
Ainda vai ter muito o que fazer no carrinho. Vou atualizando, conforme as novidades forem chegando.
[]s.

Boa tarde Maurício meus parabéns polo seu niva
Como já é o seu segundo niva acredito que vc já tenha bastante experiência e como comprei o meu é
Não tenho experiência praticamente nem uma gostaria de conta não apenas com a sua ajuda mas com a de todos desta comunidade especial
Estou tendo uma dificuldade para conseguir o motor
Do limpador de parabeniza do meu niva gostaria de saber se vc ou alguém da comunidade saberia me informar onde consigo comprar ou se tem alguma adaptação viável para substituir
Grato a todos da comunidade des de Já

Oliver
16/05/2019, 17:17
robinho,

Pesquisa básica:
Motor do Limpador do Para-Brisa do Niva - Pecas Lada (https://www.ladaparts.com.br/portas-e-janelas/motor-do-limpador-do-para-brisa-do-niva-pecas-lada/)

verifique se o que está quebrado é a engrenagem de nylon, é o fusível do sistema, facil de achar e trocar.

Abraço

mauricio_silva
17/05/2019, 13:16
Boa tarde Maurício meus parabéns polo seu niva
Como já é o seu segundo niva acredito que vc já tenha bastante experiência e como comprei o meu é
Não tenho experiência praticamente nem uma gostaria de conta não apenas com a sua ajuda mas com a de todos desta comunidade especial
Estou tendo uma dificuldade para conseguir o motor
Do limpador de parabeniza do meu niva gostaria de saber se vc ou alguém da comunidade saberia me informar onde consigo comprar ou se tem alguma adaptação viável para substituir
Grato a todos da comunidade des de Já
Olá.
Dê uma olhadela neste tópico (antigo) do fórum.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/13183-motor-do-limpador-de-parabrisa-dianteiro.html
Tem também o modelo original, vindo da Ucrânia pela Lada Power (loja confiável, com boa reputação em geral; a importação no Brasil é que está um pouco "embaçada"...).
Electric 1600: Lada Niva / 2101-2107 Windscreen Wiper Gear Motor Reinforced (https://ladapower.com/catalog/niva-1600/electric/lada-niva-windscreen-wiper-gear-motor-reinforced-detail)
[]s.

Helio Gr
25/06/2019, 12:11
Amigos do Rio, me disseram que na altura de Maricá ainda existe (sobrevive!?) uma oficina de Nivas, que inclusive possui viaturas à venda. Será que a informação ainda é válida?
Também procurei uma em Resende (estive lá recentemente), mas não achei.

mauricio_silva
13/07/2019, 10:10
Olá a todos.
Como está o Niva "$arna", depois de tantas idas e vindas?
O ar condicionado (e os sistemas de apoio) estão funcionado muito bem. As travas elétricas (e o alarme :shock:), bem como os vidros elétricos, também.
O problema de falta de potência foi resolvido; o carro está andando bem, mesmo sem a instalação do comando de válvulas esportivo (Aerocar/SOBE).
Então, está tudo em ordem, certo? Ah...quase... tem um probleminha novo... e não é com o Niva propriamente...
Eu "desenvolvi" Síndrome do Túnel do Carpo nas duas mãos. E a direção mecânica do "russinho" não me permite fazer manobras com o carro parado, mesmo usando a caixa de direção aliviada Gemmer (a famosa caixa francesa).
Parece piada de mau gosto: agora que o carro está em condições de andar (bem), acabo com um problema de saúde que me dificulta utilizá-lo! :sad::freaking:
Bem, então o que fazer? Acho que terei de vender o Niva... (:chorandoderir:Calma, é uma piada! Não vou vender mesmo o russinho!!)
Pelo jeito, terei de instalar um sistema de direção elétrica no carro.
É a próxima etapa da (eterna) reforma do "$arna".
[]s.

mauricio_silva
13/07/2019, 13:25
Caramba, agora que estou com o problema nas mãos, me sinto realmente velho...:-(
Mais um pouco, viro o "vovozinho do Niva"...
[]s.

Helio Gr
13/07/2019, 21:30
Diga isso não meu amigo!! Desejo melhoras!!!

mauricio_silva
14/07/2019, 01:21
Diga isso não meu amigo!! Desejo melhoras!!!
Valeu meu camarada!!!:concordo:
Estou fazendo fisioterapia uma vez por semana. Está melhorando um pouco, mas é um processo leeeeeeeeento que só vendo...:zzz:
Tomara que fique bem melhor do que umas duas semanas atrás (eu praticamente não tinha sensibilidade alguma na mão direita...:sad:
Segue a vida. De 4x4...:mrgreen:
[]s.

mauricio_silva
14/07/2019, 21:10
Bateu uma certa nostalgia.:brinde:
Compartilho as imagens dos meus dois Nivas, a antiga "Peituda" e o atual "$arna".
[]s.

Helio Gr
15/07/2019, 09:18
Bateu uma certa nostalgia.:brinde:
Compartilho as imagens dos meus dois Nivas, a antiga "Peituda" e o atual "$arna".
[]s.

O $arna está um espetáculo! Parabéns!

mauricio_silva
15/07/2019, 10:22
O $arna está um espetáculo! Parabéns!
Valeu Helião!!!!
Eu nunca havia gast... er... "investido" :mrgreen: tanto num carro como no "$arna".
E, pelo jeito, ainda vou "investir" mais...:angel:
[]s.

Helio Gr
17/07/2019, 09:32
Valeu Helião!!!!
Eu nunca havia gast... er... "investido" :mrgreen: tanto num carro como no "$arna".
E, pelo jeito, ainda vou "investir" mais...:angel:
[]s.

Creio que vale muito à pena este investimento. O Niva já é um clássico, um senhor, e o $arna parece ter saído da loja ontem.....

mauricio_silva
01/09/2019, 01:09
Olá.
Mesmo com o problema das mãos, tenho tentado usar o Niva "$arna" com alguma frequência.
Dia desses, voltando do trabalho com o "russinho", um gato resolve atravessar a rua bem na minha frente. Ato reflexo, piso "com tudo" no pedal do freio. E ai...:shock:
A traseira do carro resolveu continuar andando, "ultrapassando" a dianteira. Num momento eu estava vendo a rua, depois comecei a ver a calçada e terminei por voltar a ver a rua, só que ao contrário. Eu tinha dado um "giro de 180º" com o Niva.:putz:
Foram alguns segundos (ou nem isso...) comigo sendo um verdadeiro passageiro, sem qualquer controle do carro.
Tive sorte: não bati em ninguém (nem na guia, nem em qualquer outro obstáculo) e ninguém bateu no "$arna".:o
Mesmo mantendo uma boa manutenção do carro, o sistema de freios não estava funcionando direito.
Fica a dica: mesmo que seja para ouvir do mecânico que o carro não tem nada, é bom fazer uma visita periódica a oficina.
Eu já falei e repito: Nivas são "chegados" em oficinas. Não dá para ir contra a natureza do carro...:rolleyes:
[]s.

mauricio_silva
01/09/2019, 01:13
Ah, o gato sobreviveu. Tomou um "baita susto" mas não se machucou.:mrgreen:
[]s.

mauricio_silva
15/09/2019, 20:43
Prezados...
Os "obstáculos" que a vida nos trás torna qualquer trilha num trajeto simples e facilmente superável.
Na "trilha da vida" os "obstáculos" são muito mais difíceis, mesmo para quem tem "espírito off road".
Ontem, 14/09/2019, me deparei com um deles: a minha avó foi "fazer trilhas" no "andar de cima", deixando a família "perdidinha".
Ela foi uma das primeiras pessoas que eu levei para andar de Niva (o antigo, já vendido desde 2003) e que sempre elogiou o "russinho". Deu inclusive o "nickname" do carro: "Peituda".
Ela descansou; para aqueles que ficaram, agora começa a dificuldade.
Fique em paz, vó querida.
[]s.

xibiu!!!
15/09/2019, 21:11
Prezados...
Os "obstáculos" que a vida nos trás torna qualquer trilha num trajeto simples e facilmente superável.
Na "trilha da vida" os "obstáculos" são muito mais difíceis, mesmo para quem tem "espírito off road".
Ontem, 14/09/2019, me deparei com um deles: a minha avó foi "fazer trilhas" no "andar de cima", deixando a família "perdidinha".
Ela foi uma das primeiras pessoas que eu levei para andar de Niva (o antigo, já vendido desde 2003) e que sempre elogiou o "russinho". Deu inclusive o "nickname" do carro: "Peituda".
Ela descansou; para aqueles que ficaram, agora começa a dificuldade.
Fique em paz, vó querida.
[]s.

Caro mauricio_silva.

Assim como nas trilhas, nas nossas vidas as vezes a gente precisa ligar a tração e reduzida, e ter muita força e fé nessa hora, para conseguir atravessar as dificuldades do caminho, principalmente dando apoio a quem está do seu lado e precisa mais do que nunca, que continue sendo forte!
Minhas sinceras condolências à toda sua família enlutada.

mauricio_silva
15/09/2019, 23:22
Caro mauricio_silva.

Assim como nas trilhas, nas nossas vidas as vezes a gente precisa ligar a tração e reduzida, e ter muita força e fé nessa hora, para conseguir atravessar as dificuldades do caminho, principalmente dando apoio a quem está do seu lado e precisa mais do que nunca, que continue sendo forte!
Minhas sinceras condolências à toda sua família enlutada.
Prezado xibiu!!!
Agradeço pelas palavras de apoio, necessárias neste momento.
Muito obrigado!!!
[]s.

iago adr
03/01/2023, 15:02
Boa tarde Mauricio, tive a grata surpresa de achar suas postagens hj e passei a manhã toda aqui no trabalho lendo sua saga com o $arna, como vai você e o nivinha? ambos recuperados? Acho muito bacana sua forma de escrita e projeto, gostaria de acompanhar mais atualizações! Abraço!!